• Nenhum resultado encontrado

BIBLIOTECA CENTRAL Histórico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "BIBLIOTECA CENTRAL Histórico"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

BIBLIOTECA CENTRAL

Histórico

A Biblioteca Central foi criada em 18 de outubro de 1972, como Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina, por meio da Resolução 123/72. Estava vinculada academicamente ao Centro de Educação, Comunicação e Artes e subordinada, administrativamente, à Reitoria. Coordenava os serviços das bibliotecas setoriais mantidas pelas antigas faculdades.

Em 1981, em decorrência de uma nova estrutura organizacional, e visando a facilitar o acesso à informação, foram unificadas as bibliotecas setoriais localizadas no campus universitário. Dessa forma, reuniu-se os acervos das 04 bibliotecas setoriais (CCB, CCH, CCE e CESA), permanecendo apenas as duas bibliotecas setoriais como extensão da Biblioteca Central fora do campus universitário: Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde e Biblioteca Setorial de Odontologia.

Em outubro de 1989 nascia mais uma biblioteca setorial localizada fora do campus: a Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos.

Em 2004, por meio da Resoluções do Conselho Universitário 01 e 02, de 22 de janeiro de 2004, e do Ato Executivo 022/2004, a Biblioteca Central passou a ser órgão de apoio da UEL, subordinada administrativamente à Reitoria.

Ainda em 2004, comprovando-se que a área física da Biblioteca Central estava integralmente comprometida, buscou-se recursos para a construção de 853m2 na zona oeste do campus. Passados vinte e quatro anos de centralização dos acervos, surgia a primeira biblioteca setorial dentro do campus universitário, inaugurada em agosto de 2005, albergando parte da coleção bibliográfica dos cursos oferecidos pelo CECA, CESA, CLCH e CEFE. Essa alternativa desafogou em parte o acervo bibliográfico da BC, embora não tenha solucionado o problema.

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina (SB/UEL) tem por finalidade apoiar as Unidades de Ensino da Universidade, nas funções de ministrar ensino, realizar pesquisa e desenvolver programas de extensão.

Compreende a Biblioteca Central, que centraliza em um único espaço físico todo o acervo concernente às áreas Biológicas, Exatas, Agrárias e Tecnológicas, as Bibliotecas Setoriais do Centro de Ciências da Saúde-CCS, que atende aos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, da Clínica Odontológica

(2)

Universitária-COU que atende ao Curso de Odontologia, do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos-EAAJ, que atende aos estagiários da área jurídica, e da Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (alunos e professores da área de humanidades), esta ainda não instituída formalmente, em vista do novo Regimento da BC não estar aprovado pelas instâncias superiores da UEL.

Missão

A Biblioteca Central tem por missão promover o acesso, a recuperação e a transferência da Informação para toda a comunidade universitária, de forma atualizada, ágil e qualificada, visando contribuir para a formação profissional do cidadão, colaborando, dessa forma, no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade como um todo.

Possui em seu acervo obras de todas as áreas do conhecimento, com a finalidade de dar suporte ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Atende todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UEL.

Estrutura Administrativa

Conta com a seguinte estrutura administrativa:

1. Conselho Deliberativo (é o órgão de deliberação superior, presidido pelo Vice-Reitor e coordenado pelo Diretor da Biblioteca Central);

2. Diretor;

3. Comissão de Biblioteca (tem caráter consultivo, assessorando a BC na otimização de seus serviços em benefício da educação e da cultura. É composta por um docente representante de cada Centro de Estudos, três representantes discentes, Chefes das Divisões de Formação e Desenvolvimento da Coleção e de Referência da BC, sendo presidida pelo diretor da Biblioteca);

4. Secretaria Executiva (unidade de apoio técnico-administrativo da Diretoria, à qual está subordinada);

5. Divisão de Formação e Desenvolvimento de Coleções;

6. Divisão de Processos Técnicos;

7. Divisão de Referência;

8. Divisão de Circulação;

(3)

9. Divisão de Bibliotecas Setoriais (compreende a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (BS/CCS), Biblioteca Setorial da Clínica Odontológica Universitária (BS/COU), Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (BS/EAAJ), e Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BS/CH).

Tabela 1: Número de servidores na Biblioteca da UEL – 2000 a 2012

Fonte: PRORH/DAS/DCS

Gráfico 1: Número de servidores na Biblioteca da UEL – 2000 a 2012

81 78 77 82 77 78 84 83 78 77 80 80 79

1 1 1 1 1 1 0 0 0 0 1 1 1

0 20 40 60 80 100

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

Técnicos-Administr. Docentes

Tabela 2: Número de estagiários na Biblioteca da UEL – 2000 a 2012

OBS: (1) Além dos 17 estagiários em 2012, da PROGRAD, tivemos 03 estagiários do Ensino Médio, em 20 horas semanais cada.

(4)

Estrutura Física

Área Física Disponível do Sistema de Bibliotecas da UEL

Biblioteca Área Física Total

Acervo e Leitura

Administração Outras Áreas

Biblioteca Central 3.800 m2 2.197 m2 920 m2 683 m2

BS/CCS 1.720,56 m2 665,58 m2 292,77 m2 762,21 m2

BS/COU 270 m2 240 m2 30 m2 --

BS/EAAJ 100 m2 80m2 20m2 --

BS/CH 854m2 573,32 11,46 269,22

Fonte: BC/Secretaria Executiva

Dados atualizados até dezembro/12.

Acervo Bibliográfico

A coleção do Sistema de Bibliotecas compreende livros, e-books, periódicos, jornais, mapas, cartas, fotocópias, discos, fitas gravadas, partituras, microfilmes, cd’s, diapositivos e material similar que futuramente possa ser incluído nesta lista.

Serviços prestados pelo Sistema de Bibliotecas

Com o objetivo de promover o acesso e o uso da informação à comunidade universitária, o Sistema de Bibliotecas presta os seguintes serviços: empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas; treinamento de acesso a bases de dados;

pesquisa no Portal da Capes e busca retrospectiva na coleção de livros e periódicos da BC/UEL; educação de usuários; visitas orientadas; comutação bibliográfica; normalização de documentos; solicitação de cópias via COMUT;

catalogação-na-publicação; reprodução de documentos e outros.

Realiza também serviço de Referência Virtual, atendendo a centenas de usuários, seja respondendo aos e-mails (Rede Internet) ou a questões formuladas através do formulário eletrônico Fale Conosco.

Atende ainda pelo Disque Normas, dando orientação pelo telefone quanto à formatação e normalização de documentos. Disponibiliza também a rede WI-FI para acesso à internet sem fio.

(5)

O Sistema de Bibliotecas disponibiliza, em seu site, outras facilidades aos usuários, quais sejam: horário de atendimento; regulamento de circulação e empréstimo; dados estatísticos; reserva e renovação de material bibliográfico;

solicitação de material de informação para fazer parte do acervo; prestação de contas dos livros adquiridos por compra e doação; doação e permuta de material bibliográfico etc. Os docentes poderão indicar livros para serem adquiridos pela Divisão de Formação e Desenvolvimento da Coleção, a qualquer momento. Os títulos solicitados podem ser aqueles indicados nas ementas das disciplinas como bibliografia básica ou complementar, bem como outros títulos para uso em laboratórios, pesquisa e extensão. A Política de Desenvolvimento da Coleção do Sistema de Bibliotecas da UEL estabelece que para livro-texto nacional será adquirido 01 (um) exemplar para cada 10 (dez) alunos. No caso do livro-texto importado será adquirido apenas um exemplar de cada título. Para os livros de leitura complementar será adquirido apenas 01 (um) exemplar para cada disciplina, exceto nos casos em que haja demanda. Os casos especiais serão estudados pela Comissão de Biblioteca.

Tudo isso pode ser conhecido acessando o site da Biblioteca Central www.uel.br/bc/portal

Acompanhando as tendências tecnológicas, e visando ampliar ainda mais o diálogo permanente e direto com a comunidade universitária e externa, estamos também nas redes sociais. Acesse nosso Twitter, Blog, Chat, Facebook, Flickr e Youtube, e em fase de implantação o Slideshare e Delicious.

Redes de Informação Acessadas

O Sistema de Bibliotecas da UEL participa das seguintes redes de informação:

Redes de Processamento da Informação

- Bibliodata/Calco. A Rede BIBLIODATA é uma rede de catalogação cooperativa.

Redes de Informação Especializada

- LILACS - Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde. O Sistema é coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde através da BIREME.

(6)

- INIS - Coordenado pelo Centro de Informações Nucleares - CIN. Conta com a participação de mais de 120 países e organizações

internacionais.

- ENERGY - Base de dados bibliográficos cooperativa, área de energia. A CNEN, através do CIN - Centro de Informações Nucleares, incorpora a literatura brasileira à base de dados ENERGY.

- BVS – Biblioteca Virtual em Saúde – LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, SciELO.

Redes de Compatibilização da Informação

- CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas. Coordenado pelo IBICT.

- Catálogo Coletivo de Anais de Eventos. Coordenado pelo Centro de Informações Nucleares-CIN.

- Catálogo Coletivo de Normas Técnicas. Coordenado pelo Centro de Informações Nucleares-CIN.

- SeCs - Catálogo Coletivo. Descrição bibliográfica dos títulos; o acesso ao formato eletrônico e descrição das coleções de bibliotecas.

Redes de Serviços de Informação.

- COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica. Coordenado pelo IBICT, permite a obtenção de cópias de documentos.

- BIREME -.Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

A Universidade Estadual de Londrina está entre as 400 instituições brasileiras selecionadas para participar da missão da CAPES de promover a elevação da qualidade do ensino superior através do fomento à pós-graduação. O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 33.000 títulos de periódicos nacionais e internacionais, fornecidos por diversos editores/distribuidores, e a mais de 130 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

Além do Portal de Periódicos o Sistema de Bibliotecas acessa outras bases de dados para atender os cursos da UEL, utilizando a Rede Internet para acessar os bancos de dados "livres", disponíveis através de "home pages" de

(7)

diferentes instituições de ensino e pesquisa, como: IBICT; PRODASEN (Senado Federal); BIREME; Comissão Nacional de Energia Nuclear; SUPRIR; CENAGRI;

EMBRAPA; IBGE, INEP (Bibliografia Brasileira de Educação), PROSSIGA;

Sistema de Bibliotecas do Paraná

A Divisão de Referência da Biblioteca Central mantém treinamentos permanentes a professores/pesquisadores/alunos que tenham interesse em mais esse serviço.

Biblioteca Digital da Produção Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da Universidade Estadual de Londrina

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL utiliza o Sistema Nou-Rau desenvolvido pela UNICAMP. Disponibiliza teses, dissertações dos cursos em nível de pós-graduação (Stricto Sensu). Atualmente, o banco de dados da Biblioteca Digital da UEL conta com aproximadamente 2.137 trabalhos disponíveis e em texto completo, com 97.484 downloads.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL exerce papel de fundamental importância, considerada um grande diferencial para as avaliações de cursos junto a CAPES e MEC.

No Brasil, as universidades têm implementado bibliotecas digitais, visando democratizar o acesso à produção intelectual da comunidade acadêmico-científica.

A Biblioteca Digital da UEL compõe a Rede Brasileira de Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). No âmbito internacional, faz parte da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), coordenado pela Virginia Institute of Technology and State University (Virginia Tech).

O comprometimento institucional é muito importante para a qualidade da Biblioteca Digital. A Sociedade da Informação é uma realidade, e a universidade pública deve ter o compromisso de dar acesso ao conhecimento produzido das diferentes atividades didático-pedagógicas, de pesquisa e de extensão desenvolvidas em seu espaço institucional.

(8)

Portal de Periódicos Científicos da UEL-SEER

O Portal de Periódicos Científicos da UEL é um espaço virtual que reúne e divulga periódicos científicos correntes produzidos na Universidade Estadual de Londrina. O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). É um software desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos.

O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia.

O Portal conta com 22 títulos de periódicos científicos de acesso livre, como segue: Antíteses, ASSOBRAFIR Ciência, BBR – Biochemistry and Biotechnology Reports, Discursos Fotográficos, Entretextos, Espaço para a Saúde, Estudos Interdisciplinares em Psicologia, História & Ensino, Geografia (Londrina), Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Informação & Informação, Mediações: Revista de Ciências Sociais, Projetica, Revista de Direito Público, Revista de Estudos Contábeis, Scientia Iuris, Semina: Ciências Agrárias, Semina:

Ciências Biológicas e da Saúde, Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, Semina: Ciências Sociais e Humanas, Serviço Social em Revista, Signum:

Estudos da Linguagem.

E-BOOKS

O Sistema de Bibliotecas da UEL, consciente de seu papel no acesso e difusão do conhecimento e desenvolvimento da pesquisa científica, incorporou ao seu acervo livros eletrônicos (os chamados e-books).

Trata-se de 1897 títulos de livros digitais das editoras Springer e Willey Blackwell, disponibilizados em textos completos, relacionados às áreas de Arquitetura, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências da Terra e Meio Ambiente, Ciências da Vida, Ciências do Comportamento, Ciências Sociais,

(9)

Design e Artes, Direito, Economia, Engenharias, Física e Astronomia, Humanas, Matemática e Estatísticas, Medicina (Veterinária e Saúde), Psicologia, Química e Web Design. Recentemente adquiriu-se 539 títulos da IEEE nas áreas de Engenharia, Computação, Tecnologia Wireless e Software, Energia, Telecomunicações e Tecnologia Biomédica.

Tabela 3 - Evolução do Acervo – 2000 a 2012

Fonte: Relatórios da Divisão de Processos Técnicos/BC

(1) Recomendação do MEC: para cada 12 aluno, 1 exemplar de livro

(2) Fascículos Nacionais e Importados; e, por conta de avaliação da coleção houve uma redução de 2011 para 2012 de 30 títulos correspondentes a 10.907 fascículos

(3) Outros Títulos: Discos, filmes, Mapas, fitas cassetes, CD-Rom, Fotos, Fitas de vídeo, DVD, Partituras, Disquetes, etc

Gráfico 2 - Evolução do Acervo de Títulos de Livros - 2000 a 2012

147.224

140.824

135.937

131.430

125.559

119.779

114.526

108.119

102.087

95.954

87.874

85.180 150.674

50.000 70.000 90.000 110.000 130.000 150.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

(10)

Gráfico 3 - Evolução do Acervo de Exemplares de Livros - 2000 a 2012

252.028

145.970 150.198 161.370 171.381 183.590 195.857 204.005 211.509 221.729 230.469 238.000 246.966

100.000 120.000 140.000 160.000 180.000 200.000 220.000 240.000 260.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

Gráfico 4 - Evolução do Acervo de Títulos de Periódicos Nacionais - 2000 a 2012

4.140

2.960 3.018 3.215 3.332 3.429 3.478 3.581 3.679 3.946 4.029 4.100 4.126

0 1.000 2.000 3.000 4.000 5.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

Gráfico 5 - Evolução do Acervo de Títulos de Periódicos Importados - 2000 a 2012

2.293

1.994 2.062 2.135 2.177 2.201 2.208 2.243 2.269 2.288 2.300 2.310 2.314

1.000 1.500 2.000 2.500 3.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

(11)

Gráfico 6 - Evolução do Acervo de Fascículos de Periódicos Nacionais e Importados - 2000 a 2012

373.484

301.077 300.673 314.999 322.649 331.036 337.357 344.757 352.049 360.120 364.486 371.301 378.360

200.000 250.000 300.000 350.000 400.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

Gráfico 7 - Evolução do Acervo de Outros Títulos - 2000 a 2012

3.734

955 972 1.052 1.069 1.152 2.136 2.236 2.385 2.708 2.679 3.236 3.678

0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

Gráfico 8 - Evolução de Outras Unidades do Acervo - 2000 a 2012

5.475

4.252 4.369 4.733 4.921 5.052 6.105 6.337 5.094 5.130 4.417 5.045 5.587

3.000 4.000 5.000 6.000 7.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

(12)

Tabela 4 - Evolução do número de usuários e de Circulação do Sistema de Bibliotecas - 2000 a 2012

Fonte: BC

Gráfico 9 - Número de Usuários e de Frequência do Sistema de Bibliotecas - 2000 a 2012

617 715 514 713 967 917 873 892 929 879 782 754 784

9.472 9.435 9.006 9.624 11.657 12.559 12.078 11.876 11.516 11.270 10.877 10.389 9.735

812 862 911 1.792 2.216 2.879 3.109 3.129 3.273 3.309 3.211 3.203 3.257

662 583 450 644 934 927 762 773 808 768 662 562 478

0 3.000 6.000 9.000 12.000 15.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

Docente Graduação Pós-Graduação Técnico-Administrativo

Gráfico 10 - Número de Empréstimos e de Consultas no Sistema de Bibliotecas - 2000 a 2012

275.751 209.659 232.868 366.979 367.777 407.960 438.325 436.576 459.727 453.740 479.071 436.061 466.743

565.726 427.941 495.246 654.400 653.913 586.023 617.167 569.951 432.809 376.206 265.779 208.258 181.528

100.000 200.000 300.000 400.000 500.000 600.000 700.000 800.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

Empréstimos Consultas

(13)

Parcerias em 2012:

 Continuidade de parceria da UEL/BC com a UNICAMP, na cessão do software NOU RAU para publicação das teses e dissertações na Biblioteca Digital da UEL.

 Parceria com o IBICT para a utilização do software SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas).

 Continuidade de acordo de cooperação técnica com o IBICT, com o objetivo de manutenção da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

 Membro da CROSSREF, junto à Associação PILA-Estados Unidos, cujo objetivo é dar visibilidade internacional aos periódicos científicos produzidos pela UEL, por meio do Digital Object Identifier (DOI).

 Continuidade de parceria com a BIREME, incluindo a Biblioteca Setorial da COU \como biblioteca cooperante da Rede.

 Continuidade de parceria com a CAPES, para uso do portal de periódicos científicos.

 Continuidade de parceria com o Depto. De Ciência da Informação do CECA, possibilitando campo de estágio supervisionado para os alunos do Curso de Biblioteconomia.

 Parceria com os coordenadores dos colegiados dos cursos de graduação, visando maximizar a aplicação dos recursos para a aquisição de materiais de informação, com foco nas avaliações do MEC/INEP.

 Continuidade de convênio com a FAUEL, para o estabelecimento de um programa de atendimento à sociedade.

 Adesão ao sistema CAPES WEBTV;

(14)

AVALIAÇÃO DA UNIDADE EM RELAÇÃO AO PLANO DE AÇÃO – 2012

Com relação aos objetivos estabelecidos para o ano de 2012, apresentam-se os seguintes resultados:

1. Resultados plenamente alcançados:

a) Aquisição de estantes de aço para a armazenagem de livros e periódicos do depósitos da BC e setoriais, no prédio Reynaldo Ramon.

b) Implementação do serviço de normalização bibliográfica e treinamento de usuários, na Biblioteca Setorial de Ciências Humanas.

c) Capacitação dos servidores do Sistema de Bibliotecas, possibilitando a participação em eventos nacionais.

2. Resultados parcialmente alcançados:

a) desburocratização dos processos de descarte de obras inservíveis constantes do acervo do SB/UEL;

b) construção da nova Biblioteca Central;

c) continuidade da revisão da “Política de Desenvolvimento de Coleções do SB/UEL”;

d) continuidade dos trabalhos em conjunto com a Assessoria de Auditoria Interna, no sentido de alterar a resolução que trata da doação de material de informação, com vistas a dar maior agilidade aos processos;

e) padronização dos procedimentos para a centralização dos controles, na BC, das compras de material de informação com recursos provenientes dos cursos conveniados;

f) continuidade dos trabalhos visando a implantação da cobrança automática dos livros em atraso, via email;

g) continuidade dos trabalhos em conjunto com a Assessoria de Auditoria Interna, no sentido de alterar a Resolução que trata da doação de material de informação, com vistas a dar maior agilidade ao processo;

h) continuidade de assessoria para implantação de periódicos da UEL no DOAJ (Directory of Open Acess Journal);

i) padronização dos procedimentos para a centralização dos controles, na BC, das compras de material de informação com recursos provenientes dos cursos conveniados;.

3. Resultados não alcançados:

a) Instalação da plataforma DSpace para abrigar repositórios de acesso livre;

b) Criação do repositório institucional da UEL;

c) Negociações com a ATI para o desenvolvimento de uma forma de inserção das referências bibliográficas nos planos de atividades/programas das disciplinas, de forma a possibilitar a verificação automática no banco de dados do VIRTUA, e confirmar se os títulos indicados pelos docentes constam do acervo do Sistema de Bibliotecas/UEL.

(15)

PLANEJAMENTO DE AÇÕES A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO – 2013 a 2016

Objetivos Ações

Período de Realização Curto Médio Longo

2013 2014 2015 2016

1. Melhoria do espaço físico

- Construção do novo prédio da

Biblioteca Central X X X

2. Fortalecimento da coleção

- Aquisição de material de informação, conforme solicitação dos professores, de forma a atender as recomendações

do INEP/MEC e CAPES X X X X

- Prover o Sistema de Bibliotecas de material de informação para atender aos

programas de ensino à distância X X X X

- Estabelecimento de parceria permanente com os colegiados de cursos de graduação e pós-graduação, no sentido de assessorar a BC na indicação de bibliografia básica e complementar, com vistas à avaliação

do INEP/MEC X X X X

- Garimpagem de editais para obtenção de recursos para aquisição de material

de informação/material

permanente/equipa\mentos X X X X

- Conclusão da revisão da “Política de Desenvolvimento de coleções do

SBUEL” X X

3. Melhoria dos serviços prestados

- Implantação do serviço de auto-

atendimento na BSCH X X

- Implantação do serviço de auto-

atendimento na BC X X

- Dar continuidade à implementação da

automação da coleção de periódicos X X - Implantação de etiquetas RFID nos

itens da coleção de periódicos X X

- Dar continuidade à catalogação de materiais recebidos por doação, que estão aguardando o processamento

técnico X X

- Implantação da Plataforma DSpace para abrigar repositórios de acessos

livres X

- Implantação do Repositório

Institucional da UEL X X

- Implantação da cobrança automática

de livros em atraso, via email X X

- Recuperação das vagas em aberto, em substituição ao pessoal

exonerado/aposentado/relotado X X

Referências

Documentos relacionados

Disponível em (nome do arquivo no corpus ou endereço web): Acessado em (data): Responsável:.. OBSERVAÇÕES SOBRE A

Análise da percepção de produtores rurais e representantes de instituições locais sobre a conservação de recursos florestais como base para iniciar o programa de

Este instituto surge de uma comoção doutrinária e jurisprudencial para uma maior proteção da vítima, objetivando flexibilizar o ônus da prova do autor ao visar a reparação do dano

Maravilhas da Matemática foi escrito para vários públicos: o leitor curioso e não especialista para puro entretenimento (gênero que Malba Tahan não teve concorrentes);

Mesmo que ainda não existam ainda muitos estudos empíricos que comprovem a correlação entre responsabilidade social e governança corporativa com o valor ou o

A compreensão do significado da gestão universitária realizada por enfermeiros docente que atuaram e/ou atuam como gestores do curso de graduação em enfermagem em

a) Paciente com estenose de artéria poplítea e oclusão de artéria ilíaca comum distal. b) Paciente com oclusão da origem da artéria femoral superficial e de artéria fibular. c)

Somerville et al. Clinical scale rapid expansion of lymphocytes for adoptive cell transfer therapy in the WAVE® bioreactor. Journal of Translational Medicine