• Nenhum resultado encontrado

Total de votos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Total de votos"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1. Os alunos do 12.º ano da Escola «Bom Estudante» pretendem organizar uma viagem de finalistas a uma cidade espanhola. Os delegados das oito turmas reuniram-se para escolher essa cidade. Como não conseguiram consenso, decidiram que seriam todos os alunos do 12.º ano a eleger o destino da viagem, sendo Granada, Madrid, Sevilha e Vigo as cidades colocadas à votação.

Cada aluno, no seu boletim de voto, ordena as quatro cidades, de acordo com a ordem das suas preferências, sendo o seu voto atribuído à cidade colocada em primeira preferência.

Na tabela (quadro de preferências) que se segue, estão registados as sequências das preferências obtidas na votação e o número correspondente de boletins.

O método escolhido para apurar a cidade a eleger como destino da viagem de finalistas foi o método preferencial, de acordo com os seguintes critérios e etapas:

• contabiliza-se o número de votos obtidos, na primeira preferência, por cada cidade;

• caso uma cidade obtenha a maioria absoluta de votos na primeira preferência, ela é eleita vencedora e o processo termina;

• caso contrário, elimina-se da eleição a cidade que obteve o menor número de votos, na primeira preferência, e o quadro de preferências é reestruturado, passando a incluir menos uma cidade (consequentemente, também menos uma preferência);

• a este «novo» quadro de preferências, aplicam-se novamente todos os procedimentos anteriores, pela ordem enunciada;

• o processo repete-se até uma das cidades obter maioria absoluta de votos, na primeira preferência.

Tendo em conta os resultados da votação expressos na tabela:

1.1. Calcule o número de votos que cada uma das cidades obteve, na primeira preferência.

1.2. Indique o número mínimo de votos que uma cidade deveria ter obtido, na primeira preferência, para ser eleita vencedora na primeira contagem.

1.3. Determine, segundo o método descrito, qual é a cidade aonde se vai realizar a viagem de finalistas.

Na sua resposta deve incluir, obrigatoriamente, o número de votos obtidos, na primeira preferência, por cada cidade, em cada uma das contagens que efectuar para determinar a cidade a visitar.

1.4. Determine quantos alunos frequentam o 12.º ano de escolaridade na Escola «Bom Estudante», sabendo que 4% dos alunos do 12.º ano não votaram.

Preferências Votos

1.ª Madrid Vigo Sevilha Granada Madrid Granada

2.ª Sevilha Sevilha Granada Madrid Vigo Sevilha

3.ª Granada Granada Vigo Vigo Sevilha Madrid

4.ª Vigo Madrid Madrid Sevilha Granada Vigo

Total de votos 50 60 40 14 30 22

Prova 835 • Página 3/ 11

(2)

2. Na actualidade, há uma crescente preocupação com a preservação da natureza, nomeadamente, quanto à necessidade de proteger espécies que se encontram em vias de extinção.

Considere que uma certa espécie animal se encontrava em vias de extinção. Para a proteger, tomaram- -se medidas proteccionistas, designadamente, a criação de uma área protegida, no seu habitat natural.

Admita que, no início, apenas existiam 8 animais da espécie nessa área. A tabela seguinte traduz a contagem anual do número de animais nela existentes.

O gráfico seguinte representa os dados da tabela, através de uma nuvem de pontos.

12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 00 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 y

x

Anos decorridos desde a criação da área

protegida (x)

Número de animais existentes na área

protegida (y)

0 8

1 9

2 13

3 18

4 24

5 30

6 38

7 45

8 62

9 75

10 84

11 88

12 100

(3)

2.1. Com recurso à calculadora, determine o modelo de regressão linear, de equação

y = ax + b

, que se ajusta à nuvem de pontos apresentada.

Indique os valores de

a

e de

b

, com uma aproximação às décimas.

2.2. Um modelo alternativo ao modelo de regressão linear, que podemos ajustar à nuvem de pontos apresentada, é o modelo logístico. No caso concreto, o recurso à calculadora permite obter o modelo logístico de equação

De acordo com este modelo, estime o número de animais existentes, na área protegida, 20 anos após a criação da mesma.

Apresente o resultado arredondado às unidades.

Caso proceda a arredondamentos nos cálculos intermédios, utilize três casas decimais.

2.3. As grandes áreas territoriais ocupadas pela espécie e os recursos alimentares disponíveis são alguns dos factores que condicionam o número de animais na área protegida.

Suponha que se previa que esta área viria a atingir a sua capacidade máxima, quanto à população de animais desta espécie, aproximadamente 25 anos após a sua criação.

Num pequeno texto, indique, justificando, de entre o modelo de regressão linear (por si determinado no item 2.1.) e o modelo logístico (apresentado no item 2.2.), qual é o que interpreta a situação descrita para o primeiro meio século de existência da área protegida.

No seu texto deve, obrigatoriamente, referir duas razões distintas: uma que fundamente a sua opção quanto à eliminação de um dos modelos e outra que apoie a sua escolha do outro modelo.

Caso não tenha respondido ao item 2.1., e somente neste caso, considere que a equação do modelo de regressão linear é

y = 8,3x – 3,4

.

,

,

, x

y e−0 355

125 445

=1 + 18 351×

Prova 835 • Página 5/ 11

(4)

3. Diversos estudos destacam a importância dos hábitos de leitura no desenvolvimento do nível de literacia (capacidade de processamento da informação escrita na vida quotidiana). No sentido de incentivar o gosto pela leitura, o Governo Português tem implementado vários projectos como, por exemplo, o Plano Nacional de Leitura.

Em Outubro de 2007, o Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE), do Ministério da Educação, publicou um estudo intitulado «Os Estudantes e a Leitura», cuja intenção foi fornecer indicações sobre o desenvolvimento de apetências e capacidades de leitura dos estudantes portugueses dos ensinos básico e secundário.

O estudo foi conduzido, no ano lectivo 2006/2007, por meio de inquéritos a estudantes portugueses dos diferentes ciclos de escolaridade, utilizando amostras representativas de cada uma das populações em estudo.

Relativamente aos alunos que frequentavam o ensino secundário, a amostra foi recolhida em 61 escolas do Continente, sendo constituída por 4738 alunos, dos quais 43% pertenciam ao sexo masculino e 57%

ao feminino.

Uma das questões incluídas no inquérito era:

«Qual das seguintes frases exprime melhor o teu gosto pela leitura?

– Sou viciado na leitura.

– Gosto muito de ler.

– Gosto de ler de vez em quando.

– Gosto pouco de ler.

– Não gosto nada de ler.»

O gráfico e a tabela que se apresentam de seguida traduzem as respostas obtidas à questão anterior, em função do sexo:

• o gráfico refere-se ao sexo feminino e apresenta as frequências relativas em percentagem

60 50 40 30 20 10 Frequência relativa (%) 0

Intensidade do gosto de ler

31

6 49

11 3

Não gosto

nada de ler. Gosto

pouco de ler. Gosto de ler de vez em

quando.

Gosto muito

de ler. Sou viciado na leitura.

(5)

• a tabela refere-se ao sexo masculino e apresenta as frequências relativas acumuladas em percentagem.

3.1. Num pequeno texto, tendo em conta os dados apresentados no gráfico e na tabela, indique, justificando, se é verdadeira ou falsa a seguinte afirmação: «A moda da intensidade do gosto de ler é a mesma para ambos os sexos, mas, neste inquérito, as raparigas revelaram um maior gosto pela leitura do que os rapazes».

No seu texto deve, obrigatoriamente, apresentar todas as percentagens necessárias à sua fundamentação.

3.2. No inquérito referido – e de acordo com os elementos apresentados no estudo citado – dos 4738 estudantes inquiridos, 25 não responderam à questão mencionada (Qual das seguintes frases exprime melhor o teu gosto pela leitura?). Dos estudantes que responderam a esta questão, 221 optaram por «Sou viciado na leitura.»

Com base nos dados relativos à amostra dos estudantes que responderam à questão, construa um intervalo com uma confiança de 95% para a proporção de estudantes do ensino secundário, do Continente, que se identificam como sendo apaixonados pela leitura («Sou viciado na leitura.»).

Nos cálculos intermédios, caso proceda a arredondamentos, utilize quatro casas decimais.

Relativamente aos valores dos extremos do intervalo, apresente-os arredondados às milésimas.

Intensidade do gosto de ler Frequência relativa acumulada (%)

Não gosto nada de ler. 12

Gosto pouco de ler. 38

Gosto de ler de vez em quando. 82

Gosto muito de ler. 97

Sou viciado na leitura. 100

Prova 835 • Página 7/ 11

(6)

4. A Vanda decidiu investir na leitura durante as férias em casa da sua avó. Com esse objectivo, resolveu seleccionar dois livros da biblioteca da sua avó, de entre os seus três géneros preferidos: policial, aventura e romance de ficção científica.

Na biblioteca da sua avó, os livros pretendidos estão distribuídos por duas estantes, uma contendo apenas romances de ficção científica e a outra com 15 livros policiais e 20 livros de aventuras.

4.1. A avó da Vanda sugeriu-lhe que fizesse, da seguinte forma, a selecção da estante de onde quer retirar o primeiro livro: lançar dois dados equilibrados, numerados de 1 a 6, e registar a soma das pontuações das faces voltadas para cima. Caso a soma das pontuações seja um múltiplo de cinco, a Vanda escolherá um livro da estante que contém os romances de ficção científica. Caso contrário, seleccionará um livro da outra estante.

Qual é a probabilidade de a Vanda vir a seleccionar o primeiro livro para ler da estante que só contém romances de ficção científica?

Apresente o resultado na forma de fracção.

Sugestão:Pode ser-lhe útil construir uma tabela de dupla entrada.

4.2. Afinal, a Vanda preferiu seleccionar os dois livros da estante que contém os livros policiais e de aventuras.

Os livros estavam numerados de 1 a 35, sendo os primeiros 15 números referentes aos livros policiais e os restantes aos livros de aventuras. Por isso, a Vanda decidiu colocar, dentro de um saco opaco, as peças do jogo «loto», numeradas de 1 a 35, e retirar, ao acaso, sucessivamente e sem reposição, duas dessas peças.

Em cada uma das tiragens, a Vanda observou o número da peça retirada e seleccionou o livro com número igual ao dessa peça.

Seja

X

a variável aleatória que representa o número de livros policiais seleccionados.

Através de uma tabela, apresente a distribuição de probabilidade (função massa de probabilidade) da variável aleatória

X

, que representa o número de livros policiais seleccionados pela Vanda.

Apresente as probabilidades na forma de fracção.

Na construção da tabela de distribuição de probabilidade, percorra as seguintes etapas:

• identifique os valores que a variável aleatória

X

pode tomar;

• determine, para cada um desses valores, a probabilidade que lhe está associada.

FIM

(7)

Página | 1 de 5   

   

Proposta de Resolução do Exame de Matemática Aplicada às Ciências Sociais Cod. 835 – 2ª Fase 2008 

  1. 

1.1.  Número de votos na 1ª preferência: 

ƒ Madrid – 50 + 30 = 80 votos; 

ƒ Vigo – 60 votos; 

ƒ Sevilha – 40 votos; 

ƒ Granada – 14 + 22 = 36 votos. 

 

1.2. Para ser eleita vencedora na primeira contagem, uma cidade teria que ter obtido uma maioria abso‐

luta de votos na primeira preferência, ou seja o número mínimo de votos necessários na primeira  preferência seria metade do total registado mais um voto. 

O número total de votos é 216; metade é 108. Então o número mínimo de votos necessários para  ser eleita vencedora na primeira contagem é 109. 

 

1.3. Como na primeira contagem nenhuma cidade obteve 109 votos, é necessário fazer uma segunda  contagem, eliminando Granada, a cidade menos votada. 

Quadro de preferências reestruturado: 

 

Preferências  Votos 

1ª  Madrid  Vigo  Sevilha  Madrid  Sevilha 

2ª  Sevilha  Sevilha  Vigo  Vigo  Madrid 

3ª  Vigo  Madrid  Madrid  Sevilha  Vigo 

Total de votos  50  60  40  14+30=44  22 

 

Número de votos na 1ª preferência: 

ƒ Madrid – 50 + 44 =94 votos; 

ƒ Vigo – 60 votos; 

ƒ Sevilha – 40 + 22 = 62 votos. 

Mais uma vez, nenhuma cidade obteve 109 votos, logo é necessário fazer uma terceira contagem,  eliminando agora Vigo, a cidade menos votada. 

(8)

Quadro de preferências reestruturado: 

Preferências  Votos 

1ª  Madrid  Sevilha 

2ª  Sevilha  Madrid 

Total de votos  50 + 44=94  60+40+22=122  

Número de votos na 1ª preferência: 

ƒ Madrid – 94 votos; 

ƒ Sevilha – 122 votos. 

A cidade onde se vai realizar a viagem de finalistas, utilizando o método descrito, é Sevilha. 

 

1.4. Uma vez que 4% dos alunos do 12º ano desta escola não votaram, 216 votos correspondem a 96% 

dos alunos do 12º ano.  

O número total dos alunos é    225. 

225 alunos frequentaram o 12º ano nesta escola. 

  2. 

2.1. O modelo de regressão linear que se ajusta à nuvem de pontos apresentada é: 

8,2  3,5   estando os valores apresentados arredondados às décimas. 

2.2. De acordo com o modelo logístico, que se ajusta aos dados da situação, o número de animais exis‐

tentes, na área protegida, 20 anos após a sua criação, calcula‐se: 

20   ,

  ,       ,   124  animais (resultado arredondado às unidades). 

2.3. De entre os dois modelos considerados, o de regressão linear e o logístico, o que melhor interpreta  a situação descrita para o primeiro meio século de existência da área protegida é o modelo logístico. 

Uma das razões que afasta o modelo linear,  8,2  3,5, é o facto de    0   3,5, ou seja,  prevê um número negativo de animais no início da criação da área protegida, enquanto que o  modelo logístico,        , ,    ,    prevê cerca de 6 animais,    0   6, o que se adequa  mais à realidade que são 8. 

O modelo logístico é preferível por estimar igualmente em 125 o número de animais tanto ao fim  dos 50 anos,    50   125, como ao fim de 25,    25   125, altura em que se previa que a área  protegida atingisse a sua capacidade máxima. 

(9)

Página | 3 de 5   

A visualização dos gráficos dos dois modelos juntamente com a respectiva nuvem de pontos permite  confirmar a adequabilidade do modelo logístico para interpretar a situação durante o primeiro meio  século. 

  Janela de Visualização:0,50 0,200 

  3. 

3.1. Comece‐se por construir a tabela, referente ao sexo masculino, das frequências relativas em percen‐

tagem. 

Intensidade do gosto de ler  Frequência relativa (%) 

Não gosto nada de ler  12 

Gosto pouco de ler  26 

Gosto de ler de vez em quando  44 

Gosto muito de ler  15 

Sou viciado na leitura  3 

 

Para analisar a afirmação escrita entre aspas nesta questão, considere‐se inicialmente a frase “a  moda da intensidade do gosto de ler é a mesma para ambos os sexos”.  Ora, da tabela das frequên‐

cias relativas para o sexo masculino conclui‐se que a moda da intensidade do gosto de ler é fazê‐lo  de vez em quando, apresentando uma percentagem de 44 no estudo elaborado. Do gráfico de bar‐

ras referente à frequência relativa, em percentagem, da intensidade do gosto de ler no sexo femini‐

no, conclui‐se que a moda é também “Gosto de ler de vez em quando”, com uma preferência de  49%. Desta forma constata‐se que a moda da intensidade do gosto de ler é a mesma em ambos os  sexos. 

 

Passe‐se a analisar a segunda parte da afirmação, “as raparigas revelaram um maior gosto pela lei‐

tura do que os rapazes” e calcule‐se a percentagem dos que revelaram pelo menos algum gosto pela  leitura: 

(10)

‐ nas raparigas, 11 + 49 + 31 + 6 = 97%; 

‐ nos rapazes,  26 + 44 + 15 + 3 = 88%. 

Donde se conclui que as raparigas revelaram um maior gosto pela leitura do que os rapazes. 

A afirmação na sua globalidade, “A moda da intensidade do gosto de ler é a mesma para ambos os  sexos, mas, neste inquérito, as raparigas revelaram um maior gosto pela leitura do que os rapazes”,  é verdadeira. 

 

3.2. O intervalo com uma confiança de 95% para a proporção de estudantes do ensino secundário, do  Continente, que se identificam como sendo apaixonados pela leitura é do tipo: 

 

   ̂  1,96  ̂  1 ̂

   , ̂    1,96 ̂ 1 ̂

  sendo  ̂ 221

4713  0,0469 

    4713 

     

̂  1,96  ̂ 1 ̂

0,0469 1,96 0,0469 1 0,0469

4713 0,041 

̂  1,96  ̂ 1 ̂

0,0469 1,96 0,0469 1 0,0469

4713 0,053 

 

O intervalo pedido é   0,041 ;   0,053 . 

  4. 

4.1. Registe‐se numa tabela de dupla entrada os resultados possíveis da soma das pontuações das faces  voltadas para cima ao lançar dois dados numerados de 1 a 6. 

Soma  Dado 1 

Dado 2 

2  3  4  5  6  7 

3  4  5  6  7  8 

4  5  6  7  8  9 

5  6  7  8  9  10 

6  7  8  9  10  11 

7  8  9  10  11  12 

 

(11)

Página | 5 de 5   

Para que a Vanda seleccione um romance de ficção científica, a soma das pontuações tem de ser um  múltiplo de cinco. Pela observação da tabela, o conjunto dos múltiplos de cinco é  5, 10 . A probabi‐

lidade de obter um múltiplo de cinco, no lançamento de dois dados equilibrados registando a soma  das pontuações das faces voltadas para cima, é   uma vez que há 7 múltiplos de cinco, assinalados  na tabela, num total de 36 casos possíveis. 

 

4.2.   ‐ “Número de livros policiais seleccionados numa estante que contém livros policiais numerados  de 1 a 15 e de aventuras numerados de 16 a 35”. 

 

 pode tomar os valores: 

ƒ Zero – não são seleccionados livros policiais, ou seja, são seleccionados dois de aventuras; 

ƒ Um – é seleccionado um livro policial e um de aventura (não necessariamente por esta  ordem); 

ƒ Dois – são seleccionados dois livros policiais. 

Calculem‐se as respectivas probabilidades: 

ƒ   0         

Tanto na primeira como na segunda extracção, são retiradas duas peças com números com‐

preendidos entre 16 e 35. Na primeira extracção há 20 peças favoráveis num total de 35 possí‐

veis e na segunda já só há 19 em 34 (uma vez que não há reposição da primeira peça). 

ƒ   1      

Dois casos a considerar: sair livro policial seguido de aventura ou sair livro de aventura seguido  de policial. No primeiro caso, uma peça favorável à primeira extracção é uma peça com um  número compreendido entre 1 e 15, num total de 35 possíveis, na segunda extracção uma peça  favorável é uma peça com um número compreendido entre 16 e 35 num total de 34 peças pos‐

síveis. No segundo caso, uma peça favorável à primeira extracção é uma peça com um número  compreendido entre 16 e 35, num total de 35 possíveis, na segunda extracção uma peça favorá‐

vel é uma peça com um número compreendido entre 1 e 15, num total de 34 peças possíveis. 

ƒ   2       . 

Tanto na primeira como na segunda extracção, são retiradas duas peças com números com‐

preendidos entre 1 e 15. Na primeira extracção há 15 peças favoráveis num total de 35 possíveis  e na segunda já só há 14 em 34 (uma vez que não há reposição da primeira peça). 

 

Número de livros Poli‐

ciais  0  1  2 

Probabilidade asso‐

ciada 

38

119  60

119  21 119   

 

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Os experimentos de revegetação na área minerada pela CRM em Candiota consistiram na implementação de sistemas de plantio e monitoramento do crescimento das plantas

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

São sugeridos, a partir da percepção de que a sociedade brasileira está inserida em um contexto de hiperlativização do Executivo, enfraquecimento institucional do Poder Legislativo

Etapas seqüenciais de fotogravação (tipo lift-off) para definição dos contatos superiores (fotorresiste AZ5214E), deposição (pela evaporadora por feixe de elétrons com vácuo de