• Nenhum resultado encontrado

(Aprovado em Reunião Ordinária do Colegiado do Curso - Ata 06/ 2018 de 06/08/2018) Dois Vizinhos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "(Aprovado em Reunião Ordinária do Colegiado do Curso - Ata 06/ 2018 de 06/08/2018) Dois Vizinhos"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Coordenadoria do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE

TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR, CAMPUS DOIS VIZINHOS

(Aprovado em Reunião Ordinária do Colegiado do Curso - Ata 06/ 2018 de 06/08/2018)

Dois Vizinhos

(2)

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E

BIOTECNOLOGIA UTFPR- DOIS VIZINHOS

CAPÍTULO I

DOS OBJETIVOS E CARACTERIZAÇÃO

Art. 1º - Este documento estabelece as Normas Complementares para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos, conforme disposto no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para os Cursos de Graduação da UTFPR (Resolução 18/18 - COGEP de 11 de abril de 2018).

Art. 2º - O trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste na aplicação dos conhecimentos adquiridos em uma ou mais disciplinas da grade curricular do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, sendo uma atividade de natureza técnica, científica, social ou ambiental, desenvolvida e implementada ou implementada individualmente pelo acadêmico.

Parágrafo único - Caso mais de um acadêmico esteja trabalhando em um mesmo projeto, estes devem desenvolver trabalhos distintos e individuais, nos quais devem ser explicitadas suas respectivas contribuições.

CAPÍTULO II DAS FASES

Art. 3º - O TCC do Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é dividido em três fases: Proposta, Projeto e Monografia, sendo as fases de Proposta e Projeto realizadas junto à Disciplina "TCC 1" e a Monografia junto à disciplina

"TCC 2".

Art. 4º - O acadêmico deve cursar as disciplinas TCC 1 e TCC 2 no oitavo e nono períodos, respectivamente, conforme a matriz curricular. Quando em comum acordo com o orientador, o aluno poderá realizar o TCC 1 a partir do sétimo período (aluno regular do 7º

(3)

período).

Parágrafo único - Os casos de que tratam o Art. 4º deverão ser solicitados ao Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e ao Professor Responsável pelo TCC, até 60 dias antes da matrícula da disciplina TCC 1 (Anexo 1 - Solicitação de Matrícula na disciplina TCC 1 no 7º período). A resposta deverá ser emitida em até 30 dias, a contar do protocolo de solicitação.

Seção I - DA PROPOSTA DE TCC (TCC 1)

Art. 5º - Uma Proposta de TCC consiste em um documento que sumarize as principais ideias do tema a serem desenvolvidas pelo acadêmico no projeto de TCC. O acadêmico deverá, preferencialmente, desenvolver suas propostas junto com seu Professor Orientador.

Art. 6º - A Proposta de TCC deve ser entregue pelo acadêmico em data e local estabelecidos pelo Professor Responsável pelo TCC. Na proposta, o acadêmico deve apresentar de forma clara o tema, objetivos, métodos a serem empregados e resultados esperados; bem como justificativa de relevância do tema, destacando sua originalidade, viabilidade e contribuições (Anexo 2 - Proposta de TCC).

§ 1º - A assinatura pelo docente do documento referente ao Art. 6º configura seu aceite para orientar o acadêmico na condição de Professor Orientador e concordância com a proposta submetida.

§ 2º - A proposta será submetida à avaliação por dois professores (internos e/ou externos à UTFPR que não são orientadores do acadêmico) com área de atuação compatíveis com o tema proposto, os quais darão seus pareceres (Anexo 3 - Parecer da Proposta de TCC).

Seção II

DO PROJETO (TCC 1)

Art. 7º - Aprovada a proposta, o acadêmico poderá iniciar a elaboração do projeto de TCC, em consonância com as orientações do Professor Responsável pelo TCC e do Professor Orientador e atendendo às exigências de redação de acordo com as normas da UTFPR vigentes. O projeto deve, preferencialmente, apresentar os elementos contidos no documento modelo do Anexo 4 (Estrutura do Projeto de TCC): introdução, revisão de literatura,

(4)

objetivos, delineamento experimental, material e método, recursos, resultados preliminares (se cabível), resultados esperados, cronograma do projeto, referências bibliográficas, e outros conforme sugestões do Professor Orientador.

Art. 8º - O acadêmico bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC ou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBIT pode utilizar seu projeto de pesquisa como projeto de TCC, desde que o mesmo esteja registrado na Direção de Pesquisa e Pós-graduação - DIRPPG ou aprovado pela Coordenação de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Projetos desenvolvidos por acadêmicos com bolsas de outra natureza serão analisados pelo Professor Responsável pelo TCC, desde que estejam vinculados à área do curso e atendam ao Art. 1º.

do Capítulo I.

Art. 9º - Os projetos de TCC envolvendo animais devem ser submetidos à apreciação do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UTFPR, em consonância com as resoluções normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). Um documento atestando a submissão do Projeto de TCC ao CEUA assinado pelo Professor Orientador deve ser entregue ao Professor Responsável pelo TCC até a data limite de entrega do Projeto de TCC (Anexo 5 - Declaração de submissão de Projeto de TCC ao CEUA).

Art. 10º - Os projetos de TCC envolvendo Patrimônio Genético Brasileiro e/ou Conhecimento Tradicional Associado, nos termos da Lei 13.123/2015, devem estar cadastrados no Sistema Nacional de Gestão de Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen). Um documento atestando o cadastro do Projeto de TCC junto ao SisGen deve ser entregue ao Professor Responsável pelo TCC até a data limite de entrega do Projeto de TCC (Anexo 6 - Declaração de cadastro de Projeto de TCC no SisGen).

Art. 11º - Os projetos de TCC envolvendo seres humanos devem ser submetidos à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP) da UTFPR, em consonância com as resoluções normativas do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Um documento atestando a submissão do Projeto de TCC ao CEP assinado pelo Professor Orientador deve ser entregue ao Professor Responsável pelo TCC até a data limite de entrega

(5)

do Projeto de TCC (Anexo 7 - Declaração de submissão de Projeto de TCC ao CEP).

Seção III

DA MONOGRAFIA (TCC 2)

Art. 12º - Deve ser redigida pelo acadêmico, em consonância com as orientações do Professor Responsável pelo TCC e do Professor Orientador, e atender às exigências de redação de acordo com as normas vigentes da UTFPR. A monografia deve preferencialmente apresentar os elementos contidos no modelo do Anexo 8 (Estrutura da Monografia de TCC 2): introdução, revisão de literatura, objetivos, delineamento experimental, material e método, resultados, discussão, conclusões, referências bibliográficas, e outros conforme sugestões do Professor Orientador.

§ 1º - Tanto os projetos de TCC quanto as monografias que não estiverem de acordo com as normas vigentes da UTFPR não serão homologados pelo Professor Responsável pelo TCC.

§ 2º - A versão final da monografia deve ser homologada pelo Professor Orientador, ou seja, o Professor Orientador fará a conferência das correções sugeridas pela banca antes da submissão da versão final. Após isso, esta deverá ser submetida à biblioteca digital, na submissão original de solicitação de defesa de TCC, a versão final até data definida no calendário da disciplina de TCC 2.

§ 3º - A submissão de monografias de TCC envolvendo experimentação animal deve acompanhar o certificado de aprovação pelo CEUA da UTFPR.

§ 4º - A submissão de monografias de TCC envolvendo seres humanos deve acompanhar o certificado de aprovação pelo CEP da UTFPR.

CAPÍTULO III DO TEMA

Art. 13º - O tema para o TCC deve possibilitar a utilização dos principais conhecimentos adquiridos no Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Parágrafo único - É desejável que a escolha do tema seja realizada em conjunto com o Professor Orientador, a fim de facilitar o desenvolvimento do TCC.

(6)

CAPÍTULO IV DOS PRAZOS

Art. 14º - A entrega da Proposta para a disciplina de TCC 1 será de, no máximo, 30 (trinta) dias após início do semestre letivo.

Art. 15º - Os procedimentos para a entrega do Projeto (TCC 1) e Monografia (TCC 2) serão publicados em edital pelo Professor Responsável pelo TCC com a homologação da Coordenação do Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Art. 16º - A data de entrega do Projeto (TCC 1) e Monografia (TCC 2) será de 10 (dez) dias antes do início do período de bancas de defesa do semestre letivo, definido pela Coordenação do Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

§ 1º - Cópias do Projeto (TCC 1) ou Monografia (TCC 2) serão enviados aos membros das bancas 7 (sete) dias antes do início do período de bancas de defesa.

§ 2º - O prazo para entrega das versões finais do Projeto (TCC 1) e Monografia (TCC 2) será de, no máximo, 15 (quinze) dias após a data de defesa.

Art. 17º - O Professor Responsável pelo TCC não receberá a Proposta (TCC 1), o Projeto (TCC 1) ou a Monografia (TCC 2) em atraso. Assim, o acadêmico deverá requerer junto ao Colegiado do Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia que seu trabalho seja admitido após o prazo. Não havendo deferimento, o acadêmico não receberá nota na disciplina.

Parágrafo único - Casos especiais e com entendimento do Professor Responsável pelo TCC deverão ser encaminhados ao Coordenador do Curso para análise.

CAPÍTULO V

DO ACOMPANHAMENTO

Art. 18º - Conforme indicado no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso para os Cursos de Graduação da UTFPR (Resolução nº 18/18 - COGEP, de 11 de abril de 2018), o acompanhamento dos trabalhos (TCC 1 e TCC 2) deve ser feito por meio de reuniões previamente agendadas entre orientador e orientando com periodicidade mínima mensal.

§ 1º - O Anexo 9 (Acompanhamento das Atividades de Orientação de TCC)

(7)

apresenta um modelo para anotação dos assuntos tratados entre Professor Orientador e orientando.

§ 2º - A ficha de orientação será usada para comprovar a frequência nas orientações individuais e deverá ser entregue ao Professor Responsável pelo TCC à ocasião da submissão do Projeto (TCC 1) e Monografia (TCC 2).

CAPÍTULO VI

DA COMPOSIÇÃO DAS BANCAS

Art. 19º - As bancas de TCC do Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia são responsáveis por aprovar, opinar sobre ou rejeitar os Projetos de TCC 1 ou Monografias de TCC 2.

Art. 20º - Cabe ao Professor Orientador solicitar a participação de três professores para a banca de seus orientandos, sendo dois membros titulares e um membro suplente; e efetuar o agendamento das mesmas, buscando escolher o professor em consonância da afinidade do mesmo com a área do TCC.

§ 1º - O Professor Orientador deve entregar ao Professor Responsável pelo TCC o Formulário de Agendamento de Banca de TCC (Anexo 10 - Formulário de Agendamento de Banca de TCC), contendo a data, horário, local e composição da banca, indicando o Presidente da Banca (1º Membro Titular), os dois membros titulares convidados (2º e 3º Membros Titulares) e o Membro Suplente, contendo assinatura de todos os membros da banca e do acadêmico, até 5 (cinco) dias antes da data limite de entrega do TCC (Projeto de TCC 1 ou Monografia de TCC 2).

§ 2º - A assinatura dos membros no documento citado no Parágrafo 1º caracteriza o seu aceite e sua disponibilidade de horário para participação da banca, inclusive na condição de suplente.

§ 3º - O documento citado no Parágrafo 1º caracteriza a anuência do Professor Orientador para apresentação do trabalho em banca pública.

§ 4º - A não entrega do documento citado no Parágrafo 1º nos prazos estabelecidos caracteriza a reprovação do acadêmico.

Art. 21º - As bancas de TCC (1 e 2) são formadas por três professores, incluindo o Professor Orientador.

(8)

§ 1º - Os professores convidados devem ser, preferencialmente, do Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, os quais deverão indicar o aceite do convite para ser membro da banca.

§ 2º - A banca poderá ter a participação de um profissional da área de conhecimento do TCC.

§ 3º - Cabe ao Professor Orientador presidir a banca examinadora. Na impossibilidade de participação do Professor Orientador e havendo um Professor da UTFPR registrado como Coorientador, caberá a este a presidência da banca. Em caso de impedimento do Professor Orientador e do Coorientador de presidir a banca de defesa, a presidência será definida pelo Professor Responsável pelo TCC.

§ 4º - O Professor Coorientador apenas poderá participar da banca de defesa na impossibilidade de participação do Professor Orientador.

§ 5º - Cabe ao Presidente da Banca garantir a execução da mesma, efetuando a convocação do suplente, quando necessário, bem como buscar soluções para eventuais problemas que inviabilizem a execução da banca.

§ 6º - Após a defesa, o Presidente da Banca deverá entregar ao Professor Responsável pelo TCC as fichas de avaliação (Anexo 11 - Ficha de avaliação do Projeto de TCC ou Anexo 12 - Ficha de avaliação da Monografia de TCC) devidamente preenchidas e assinadas pelos membros da banca e pelo acadêmico.

Art. 22º - As bancas são formadas para avaliar cada TCC individualmente, sendo dissolvidas após a decisão final sobre a aprovação, ou não, de cada trabalho.

CAPÍTULO VII DA AVALIAÇÃO

Seção I - DA AVALIAÇÃO DO TCC 1

Art. 23º - A avaliação do projeto para a disciplina de TCC 1 será dividida em:

a) Submissão da Proposta para o TCC (Anexo 2 - Proposta de TCC).

b) Submissão e defesa do Projeto de TCC.

Art. 24º - Para a avaliação da Proposta de TCC, o acadêmico deverá submeter uma

(9)

cópia digital da proposta, seguindo as instruções publicadas em edital pelo Professor Responsável pelo TCC.

§ 1º - A proposta será encaminhada para avaliação por dois professores de áreas relacionadas ao tema da proposta, os quais darão parecer de (i) Aprovada; (ii) Aprovada com ressalvas ou (iii) Reprovada (Anexo 3 - Parecer da Proposta de TCC).

§ 2º - Caso a proposta seja Aprovada, o acadêmico seguirá com a elaboração do Projeto de TCC.

§ 3º - Caso a proposta seja Aprovada com ressalvas, o acadêmico terá um prazo de 7 (sete) dias para fazer as alterações e apresentar a proposta ao Professor Responsável pelo TCC para reavaliação.

§ 4º - Caso a proposta seja Reprovada, o acadêmico terá um prazo de 14 (quatorze) dias para a entrega de uma nova proposta. Caso a proposta seja novamente reprovada, o acadêmico será automaticamente reprovado na disciplina de TCC 1.

Art. 25º - Para a apresentação do Projeto de TCC, o acadêmico deverá submeter uma cópia digital do projeto e uma cópia impressa do formulário de acompanhamento das atividades de orientação (Anexo 9 - Acompanhamento das Atividades de Orientação de TCC) com as devidas assinaturas seguindo as instruções publicadas em edital pelo Professor Responsável pelo TCC. Cópias impressas do projeto poderão ser requeridas mediante solicitação da banca examinadora.

§ 1º - A avaliação do Projeto de TCC consiste em defesa oral do mesmo, perante banca examinadora que avaliará os itens contidos no Anexo 11 (Ficha de avaliação do Projeto de TCC) e demais itens apresentados no Regulamento de TCC para os cursos de Graduação da UTFPR.

§ 2º - O período de duração da apresentação do Projeto de TCC deverá ser distribuído da seguinte maneira:

a) Apresentação oral pelo acadêmico de até, no máximo, 20 (vinte) minutos;

b) Arguição da banca com questionamentos e ponderações de até, no máximo, 20 (vinte) minutos para cada membro da banca.

c) A nota obtida está condicionada à realização das correções apontadas pela banca avaliadora e à entrega da versão final do Projeto de TCC para registro.

Art. 26º - Para ser aprovado na disciplina de TCC 1, o acadêmico deverá ter nota e frequência que atenda a regulamentação da UTFPR em vigor.

(10)

Seção II - DA AVALIAÇÃO DO TCC 2

Art. 27º - Para a apresentação da Monografia de TCC, o acadêmico deverá submeter uma cópia digital da monografia e uma cópia impressa do formulário de acompanhamento das atividades de orientação (Anexo 9 - Acompanhamento das Atividades de Orientação de TCC) com as devidas assinaturas seguindo as instruções publicadas em edital pelo Professor Responsável pelo TCC. Cópias impressas da monografia poderão ser requeridas mediante solicitação da banca examinadora.

§ 1º - A avaliação da Monografia de TCC consiste em defesa oral da mesma, perante banca examinadora que avaliará os itens contidos no Anexo 12 (Ficha de avaliação da Monografia de TCC) e discutirá a nota final em sessão privada.

§ 2º - O período de duração da apresentação e defesa da Monografia de TCC pelo acadêmico deverá ser distribuído da seguinte maneira:

d) Apresentação oral pelo acadêmico de até, no máximo, 30 (trinta) minutos;

e) Arguição da banca com questionamentos e ponderações de até, no máximo, 20 (vinte) minutos para cada membro da banca.

f) A nota obtida está condicionada à realização das correções apontadas pela banca avaliadora e à entrega da versão final da Monografia de TCC para registro e arquivamento.

Art. 28º - Para ser aprovado na disciplina de TCC 2, o acadêmico deverá ter nota e frequência que atenda a regulamentação da UTFPR em vigor.

CAPÍTULO VIII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 29º - Reserva-se ao acadêmico o direito à publicação de artigos e relatórios oriundos do TCC, na qualidade de primeiro autor, até um limite de seis meses da data de sua aprovação.

Parágrafo único - Transcorrido esse período, caso o acadêmico não tenha elaborado os artigos e relatórios, o Professor Orientador poderá fazê-lo definindo, a seu critério, a ordem de autoria das publicações.

(11)

Art. 30º - O acadêmico poderá redigir o seu Projeto de TCC 1 e Monografia de TCC 2 em Inglês, desde que tenha a anuência do Professor Orientador (Anexo 13 - Parecer do Professor Orientador para elaboração do TCC em língua estrangeira), a qual deverá ser entregue ao Professor Responsável pelo TCC até a data limite para entrega da Proposta de TCC.

Art. 31º - O número máximo de trabalhos orientados simultaneamente por cada docente será de 4 (quatro) alunos.

Parágrafo único - O número máximo de orientações poderá ser aumentado em determinados períodos caso o número de alunos superar em mais de 4 (quatro) vezes o número de docentes (efetivos e não afastados) do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Art. 32º - O professor responsável pela disciplina de TCC 1 será, preferencialmente, o professor responsável pela disciplina de TCC 2.

Art. 33º - Os acadêmicos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia regularmente matriculados a partir do 6º período devem assistir às bancas de defesa de TCC 2.

Art. 34º - O acadêmico poderá convalidar ou ter a consignação de créditos de TCC caso atenda ao disposto no Artigo 4º do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso para os Cursos de Graduação da UTFPR (Resolução nº 18/18 - COGEP, de 11 de abril de 2018).

Parágrafo único - Caso o TCC tenha sido desenvolvido em uma instituição não conveniada com a UTFPR, será concedida a convalidação caso o acadêmico tenha publicado um artigo em periódico com Qualis A1, A2 ou B1 na área de Biotecnologia, referente ao tema desenvolvido no TCC.

Art. 35º - Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Art. 36º - O presente regulamento complementar entra em vigência após sua aprovação pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

(12)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Coordenadoria do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Anexo 1 - Solicitação de Matrícula na Disciplina TCC 1 no 7º Período

Prezados(as) Professor(a): _______________________________________, Coordenador(a) do Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Professor(a) _________________________________________, responsável pela Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, vimos por meio

desta requerer a matrícula do(a) acadêmico(a)

______________________________________ na Disciplina de TCC1 (TC18I).

INCLUIR JUSTIFICATIVA PARA REALIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE TCC 1 NO 7º PERÍODO DO ACADÊMICO.

Dois Vizinhos, _____ de ____________________ de ________

Assinatura do(a) Aluno(a)

Professor(a) Orientador(a)

(13)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Coordenadoria do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Anexo 2 - Proposta de TCC

Título da Proposta:

Acadêmico(a):

Professor(a) Orientador(a):

Dois Vizinhos, _____ de ____________________ de ________

_____________________________________

Assinatura do(a) Aluno(a)

_____________________________________

Assinatura do(a) Orientador(a)

Estrutura sugerida: Introdução (destacando justificativa e relevância), Objetivos, Métodos, Resultados Esperados, Cronograma (2-3 páginas) e referências bibliográficas.

(14)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Coordenadoria do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Anexo 3 - Parecer da Proposta de TCC

Data:

Título do Trabalho:

Acadêmico(a):

Professor(a) Orientador(a):

Avaliação Avaliador(a):

Instituição:

Área e Subárea:

Parecer da Proposta ( ) Aprovada

( ) Aprovada com Ressalvas ( ) Reprovada

(Nome/Carimbo do avaliador) Avaliador

Observações

(15)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Coordenadoria do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Anexo 5 - Declaração de submissão de Projeto de TCC ao CEUA

Título do Trabalho:

Acadêmico(a):

Professor(a) Orientador(a):

Prezado(a) Professor(a) _________________________________________, responsável pela Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos, declaro que o referido Projeto de TCC elaborado sob minha orientação foi submetido à apreciação do CEUA - UTFPR de acordo com as orientações vigentes do mesmo.

Dois Vizinhos, _____ de ____________________ de ________

Professor(a) Orientador(a)

(16)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Coordenadoria do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Anexo 6 - Declaração de cadastro de Projeto de TCC no SisGen

Título do Trabalho:

Acadêmico(a):

Professor(a) Orientador(a):

Prezado(a) Professor(a) _________________________________________, responsável pela Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos, declaro que o referido Projeto de TCC elaborado sob minha orientação encontra-se cadastrado no SisGen.

Dois Vizinhos, _____ de ____________________ de ________

Professor(a) Orientador(a)

(17)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Coordenadoria do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Anexo 7 - Declaração de submissão de Projeto de TCC ao CEP

Título do Trabalho:

Acadêmico(a):

Professor(a) Orientador(a):

Prezado(a) Professor(a) _________________________________________, responsável pela Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos, declaro que o referido Projeto de TCC elaborado sob minha orientação foi submetido à apreciação do CEP - UTFPR de acordo com as orientações vigentes do mesmo.

Dois Vizinhos, _____ de ____________________ de ________

Professor(a) Orientador(a)

(18)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Coordenadoria do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Anexo 9 - Acompanhamento das Atividades de Orientação de TCC (TCC1 ou TCC 2)

Título do Trabalho:

Acadêmico(a):

Professor(a) Orientador(a):

Reuniões de Planejamento

Data Assunto Assinatura do aluno Assinatura do orientador

Observações:

(19)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Coordenadoria do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Anexo 10 - Formulário de Agendamento de Banca de TCC

Nome completo do(a) aluno(a):

Assinatura : _______________________________________________________________________

Título do Trabalho:

Nome completo do(a) Presidente da Banca (1º Membro Titular):

Assinatura : _______________________________________________________________________

Nome completo do 2º Membro Titular: Instituição

Assinatura : _______________________________________________________________________

Nome completo do 3º Membro Titular: Instituição

Assinatura : _______________________________________________________________________

Nome completo do Membro Suplente: Instituição

Assinatura : _______________________________________________________________________

Data da Defesa Horário: Local

Assinatura do(a) Professor(a) Orientador(a): _____________________________________________

(20)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Coordenadoria do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Anexo 11 - Ficha de Avaliação do Projeto de TCC (TCC 1)

Título do Trabalho:

Data da Defesa:

Acadêmico(a): Ass.:

Banca Examinadora

Orientador(a): Ass.:

Membro 1: Ass.:

Membro 2: Ass.:

Escrita Apresentação Arguição Total Orientador(a):

Membro 1:

Membro 2:

Média Final:

Ao término da avaliação, favor entregar esta ficha ao Professor Responsável pelo TCC, com assinatura da banca avaliadora e do acadêmico.

A nota obtida no trabalho escrito está condicionada à realização das correções apontadas pela banca avaliadora e à entrega da versão final do trabalho para arquivamento.

Observações

(21)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Coordenadoria do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Anexo 12 - Ficha de Avaliação da Monografia de TCC (TCC 2)

Título do Trabalho:

Data da Defesa:

Acadêmico(a): Ass.:

Banca Examinadora

Orientador(a): Ass.:

Membro 1: Ass.:

Membro 2: Ass.:

Escrita Apresentação Arguição Total Orientador(a):

Membro 1:

Membro 2:

Média Final:

Ao término da avaliação, favor entregar esta ficha ao Professor Responsável pelo TCC, com assinatura da banca avaliadora e do acadêmico.

A nota obtida no trabalho escrito está condicionada à realização das correções apontadas pela banca avaliadora e à entrega da versão final do trabalho para arquivamento.

Observações

(22)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Coordenadoria do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Anexo 13 - Parecer do Professor Orientador para elaboração do TCC em língua estrangeira

Título do Trabalho:

Acadêmico(a):

Professor(a) Orientador(a):

Prezado(a) Professor(a) _________________________________________, responsável pela Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos, conforme exigências descritas no Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso, declaro ser favorável à redação da referida monografia no idioma Inglês.

Dois Vizinhos, _____ de ____________________ de ________

Professor(a) Orientador(a)

Referências

Documentos relacionados

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Conforme identificamos, Plínio Salgado e Rolão Preto, assim como Alfredo Pimenta e Gustavo Barroso, também compartilhavam elementos mitológicos que possuíam como

Em 1989, são implantados no município de Santos os primeiros Núcleos de Atenção Psicossocial (NAPS) que funcionam 24 horas, são criadas cooperativas, residências

Fazendo um comparativo entre os resultados apresentados nesses trabalhos com os resultados do presente trabalho, pode-se concluir que para as cargas de baixa potˆencia analisadas

E, mesmo que hoje não seja mais possível seguir em trilhas marcadas pela categorização, negligência e exclusão das diferenças, também sabemos que, nascidos e constituídos em