• Nenhum resultado encontrado

PNA (Povo Não Alcançado) TEM ATÉ IGREJA!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PNA (Povo Não Alcançado) TEM ATÉ IGREJA!"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PNA

(Povo Não Alcançado) TEM ATÉ IGREJA!

O último censo de Missões registrava que ainda havia 2.227 povos não alcançados pelo Evangelho. São pequenas etnias que representam 6% da população mundial. Porém, a igreja do Senhor Jesus avança e nada pode detê-la. Vejamos um desses milagres da expansão do Reino de Deus:

Na Amazônia, numa região próxima ao rio Maraã, vivem os índios Kambeba, Kokama e Miranha. Eram tidos, até pouco tempo atrás, como grupos indígenas ainda não alcançados pelo Evangelho (PNA). Faziam parte dos 2.227 PNAs. Ta- manha foi a surpresa do missionário ao chegar ali e ver a presença de uma forte igreja evangélica, louvando a Deus.

Procurando os autores daquele trabalho missionário, en- controu alguns crentes ribeirinhos, especialmente o Sr. João.

Eram pessoas simples, alguns iletrados, mas com tremenda paixão pelo Senhor Jesus. Viviam em um “flutuante” formado por um cômodo apenas e, além das redes, possuíam apenas uma cadeira e uma panela. Contaram como, através do co- mércio com os índios, conseguiram lhes pregar o Evangelho e plantar ali uma igreja. O missionário perguntou-lhe como vieram parar ali, numa região tão distante.

Respondeu Seu João: “Vim ganhar a vida”.

“E como está a vida?”

“Vai muito bem. Já plantamos 6 igrejas”.

Aqueles eram missionários sem sustento, aplausos ou reconhecimento. Eram servos de Jesus que confundiam o ganhar a vida com o ganhar almas. Homens que passavam privações profundas para que o Evangelho chegasse até ao final do rio Maraã.

Os liberais, que não crêem na Bíblia, afirmam que a ‘Mis- sio Dei’ (Missão de Deus), pela sua supremacia, dispensa a Missão da Igreja. Dizem que devemos ser apenas contem- pladores das maravilhas que Deus faz .

Apesar desta filosofia ser incrédula e formulada pelos libe- rais, na prática tem sido a atitude de muitos crentes e igrejas.

Contudo, sabemos, pela Bíblia Sagrada, que a Igreja não é um membro contemplativo do Reino de Deus, excluída da

“Missio Dei” e chamada a ser alienada, sem vida e sem pai- xão. A Bíblia Sagrada, ensina o contrário desta filosofia liberal.

A igreja do Senhor é parte do Projeto de Redenção escrito pelo Senhor para a salvação de todo aquele que crê.

Ano XX - nº 683 • FortAlezA, 30 de Setembrode 2007

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIstoé VIda www.cristoevida.com

(2)

O DOMINGO DA NOVA ALIANÇA

Que dia da semana devemos consagrar ao SENHOR Deus, em cumprimento ao princípio do Quarto Mandamento,

em Êxodo 20:8-11?

8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;

10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o es- trangeiro que está dentro das tuas portas.

11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

O Sétimo Dia foi dado a Israel, como povo da Antiga Aliança, pra que celebrassem ao SENHOR por Sua tremenda obra da criação - Êxodo 31:15-18.

Em Apocalipse temos a Celebração de Dois Grandes Eventos:

4:10-11 - A Criação. Mas, em 5:9-10, o novo Cântico celebra o maior feito: A Redenção.

Na Nova Aliança (Mt 26:28; Hb 9:12,15; 10:9-10), o princípio se manteve, mas o dia foi mudado para o primeiro dia da semana, pois celebra-se a Redenção:

1 - DOMINGO: A Ressurreição de Cristo - Marcos 16:1 e 9, o evento que sela a salvação - Romanos 1:4. Todas aparições de Jesus ressuscitado, quando diz o dia, foram no domingo (João 20:1,19,26;

Lucas 24:13-15). Não é de estranhar que logo os discípulos chamas- sem de “dia do Senhor”.

2 - DOMINGO: O Início da Igreja - Atos 2:1 - que marca a fundação do povo da Nova Aliança (Pentecoste significa 50º dia, contava-se 7 sábados após a Páscoa [7x7=49], o dia seguinte [50º dia] era o Dia de Pentecoste, que caía no primeiro dia da semana).

Por isso, encontramos Paulo reunindo os discípulos no PRIMEIRO DIA DA SEMANA para celebrar a Ceia do Senhor - Atos 20:7. E a recomendação que as coletas fossem feitas no PRIMEIRO DIA DA SEMANA - 1 Coríntios 16:1-2.

Por que há, no Novo Testamento, exortações para cumprirmos todos os nove mandamentos, mas não há NENHUMA VEZ a exortação para guardar o Sábado?

Ao rebAnhode deuS – Pr. José Nogueira

ESTUDANDO NOSSO PACTO

Toda semana vamos repassar um ponto ou dois de Nosso Pacto como membros da IBF Cristo é Vida. Queremos, se Deus nos permitir, estudar cada um dos artigos que compõem este importante documento que integra a lista dos três com- promissos de fundação de nossa igreja: A CONFISSãO DE Fé, O ESTATUTO LEGAL, e o PACTO DE MEMBREZIA.

No Pacto assumimos nossa postura ética e nossa identi- dade distintiva como igreja local. Pois queremos não apenas servir ao SENHOR, mas também honrá-lo em nossa convi- vência fraterna e em nossa unidade na luta “pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Judas, versículo 3).

(3)

TEOLOGIA DE MISSÕES MAIS SOBRE

O SUPREMO CHAMADO DE JESUS

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15)

Não fomos chamados simplesmente a converter as nações mas sim a viver a fé que pregamos. é o que mostra-nos 1 Coríntios 4:9 quando o texto afirma que os “apóstolos” (representando o movimento missionário) eram postos em “último lugar”, como se “condenados à morte”. E termina dizendo que “nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos quanto a homens”.

O termo para “espetáculo” neste verso é “theatron” de onde temos a palavra “teatro” em português. “Theatron” literalmente significava

“estar em um palco sendo observado”. A idéia é de um grupo teatral se apresentando em um palco iluminado por tochas. Cada palavra dita, gesto realizado, movimento ou intenções estavam sendo cui- dadosamente observados pelo auditório. A verdade simples que sai deste texto é que você e eu, a Igreja de Jesus Cristo, estamos sendo observados, e não apenas por homens mas também por anjos. A ênfase desta afirmação é uma Igreja que existe para apenas procla- mar o Evangelho, mas sim de MARTÍRIO: um povo santo que, antes de mais nada, foi chamado para testemunhar a realidade de sua fé, custe o que custar.

No dia 13 de agosto de 1727 houve um avivamento missionário entre um grupo de Checos refugiados na Saxônia (atual Alemanha) , chamados de Morávios. O líder daquele movimento era Nicolau Von Zinzendorf e esta pequena igreja enviou missionários para todos os continentes da terra e mudou o rumo da nossa história. Já ao fim deste movimento Zinzendorf desejou fortemente enviar um missionário para alcançar os esquimós no Ártico e decidiu desafiar o oleiro da aldeia.

Um homem de meia idade, solteiro, que fazia vasos de barro para viver. Mas Zinzendorf não tinha mais dinheiro e nem uma equipe para enviar com ele como fizera no passado. Após orar ele o chamou em um fim de tarde e disse: “Creio que é vontade do Senhor que alcancemos os esquimós e quero lhe desafiar a ser este missionário. Não temos dinheiro para lhe dar, portanto, se aceitar você irá como peregrino e com certeza, pela distância e dificuldade de chegar à região, não creio que jamais poderá regressar”. Aquele oleiro pensou por um momento e disse: “Falar de Jesus ? Se você puder me dar um par de sapatos usados, amanhã cedo eu irei”. Imagino que aquele homem estivesse descalço e sua única exigência ao dar a sua vida à causa de Jesus foi um par de sapatos usados.

Hoje, mais de 50% dos esquimós são crentes no Senhor Jesus.

PORTANTO, declaramos ser anti-bíblica a vontade de ver a terra arada sem pôr as mãos no arado. Repudiamos o falar de querer ver o Evangelho sendo pregado por todo o mundo sem estar disposto à possibilidade do envolvimento pessoal e do sacrifício para vencer as barreiras e dificuldades.

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIstoé VIda Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE - Telefone: (85) 3286.3330

Pr. Nogueira (8841.3710) - Pr. Joaquim (8712.6796) - Pr. Luiz (8875.9719) Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP • Diaconia de TI & M Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 450 cópias • www.cristoevida.com

INFOrMISSÕES

(4)

MISSÕES OrEMOS POr NOSSOS ESPIAS

“Disse o SENHOR a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que hei de dar ao filhos de Israel”

Números 13:1-2 Antes do povo de Israel entrar na Terra de Canaã, a terra prometida, o

SENHOR Deus lhes ordenou que mandassem espias para pla- nejar melhor o plano de ocupação daquela terra prometida por Deus. Hoje, 3.500 anos depois, estamos planejando entrar na Terra de Israel com nossa família missionária (Se Deus quiser, a Família Kedoshim irá para Israel em 2009). Antes do Roberto e sua família serem enviados por nossa igreja, também planejamos ir a Israel para conhecer melhor aquele campo missionário.

No plano inicial, Roberto e família pretendem se instalar na cidade de Ramla, que fica entre Jerusalém e Telaviv. Ali farão parte daquela comunidade, onde pregarão o Evangelho de Jesus para a salvação de todo aquele que crê, como diz Romanos 1:16,

“pois não m envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê, primeiro do judeu e também do grego”.

Como na Estratégia do Êxodo incluía a ida dos espias a fim de espiarem a terra, assim também traçamos a Estratégia de Missões e chamamos de Projeto Calebe, que consiste em visitar Israel para ver melhor em que condições os Kedoshim vão ter que trabalhar.

A viagem do Pr. José Nogueira e Roberto Kedoshim está mar- cada para o dia 09 de dezembro, e eles passarão dez dias em Isra- el. Eles, assim, poderão trazer para a igreja melhores informações da situação atual daquele região: política, segurança, perspectivas missionárias, custo de vida e estratégia evangelística.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

1 - Oremos pelas condições financeiras da viagem a Israel. A IBF Cristo é Vida custeará a metade das passagens, e os espias o restante. Oremos para que haja recursos para cobrir essas despesas, além das refeições e viagens que farão em Israel.

2 - Oremos pelos passaportes e documentação necessária para a viagem.

3 - Oremos para que o Projeto Calebe cumpra a sua finalidade de “espiar”

a terra de Israel a fim de traçarmos a estratégia de Deus para alcançar o proposto pelo Senhor Jesus, em Atos 1:8 (“Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e serei minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”).

Chegou a nossa hora de alcançarmos Jerusalém e Judéia.

4 - Oremos por um despertamento missionário ainda maior em nossa igreja, e que isto se evidencie nos envolvimentos dos irmãos nessa parte da Missão, com orações, interesse, e apoio.

(5)

Desde dezessete de feve- reiro estou desenvolvendo um ministério pastoral em São Gonçalo. Esse tem sido um bom período para ir conhecendo o campo e a congregação que

agora pastoreio. A região de São Gonçalo conta com cerca de quarenta e um mil habitantes, sendo que a sede com apenas dez mil pessoas.

Em minha opinião há uma forte indiferença à religiosidade e apego extremado ao mundanismo. Também percebo uma supervalorização do trabalho o que prende as pessoas ao materialismo e ao mesmo tempo proporciona terreno para as igrejas milagreiras ou liberais.

Tenho dado tempo integral ao ministério pastoral. Faz parte de minha agenda visitas pastorais, discipulados e pregações, ensino na EBD e, agora, mais recentemente, a supervisão das obras de construção de nossa futura sede. Essa última tem me tomado muito tempo. Junto com a liderança local temos pensado e posto em prática muitas realizações missionárias para a região. Estamos investindo nas mais diferentes frentes como estudos bíblicos individuais, cultos evangelísticos campais, exibição de filmes. Completando a empreitada temos um programa diário de rádio com meia hora de duração.

Deus já tem nos dado alguns frutos de nosso trabalho. A liderança oficial da igreja tem se dado como exemplo na evangelização e por meio destes pessoas receberam a Cristo. é nossa obrigação, mas o fazemos com o objetivo de incentivar os irmãos a esta obra. O que tem ocorrido, graças a Deus.

Estamos orando para iniciarmos uma obra em um lugarejo cerca de vinte quilômetros da sede onde há um casal de crentes de nossa congre- gação (Munguba ou assentamento).

Agradecemos imensamente a oferta que vocês nos enviaram para a obra de construção (R$ 3.000). Esse valor dará um considerável impulso.

RELATÓRIO DO TRABALHO

01. Discipulados por Estudos Bíblicos (individuais): 06 02. Conversões por Estudos Bíblicos (individuais): 03 03. Desistência dos Cursos Bíblicos (individuais): 01

04. Número de Membros: 13

05. Congregados: 09

06. Assistência:

- Atividades durante a semana 10

- EBD 10

- Culto Dominical 18

ATIVIDADES DA CONGREGAÇÃO Terça-feira » Koynonia (casa dos irmãos) Quinta-feira » T.O.M. (sede dos cultos – creche)

Sábado » Cultos Evangelísticos Domingo » EBD e Culto

MOTIVOS DE ORAÇÃO

1 - Orar por nossas construções. Estamos iniciando a construção de um local para nossos cultos, EBD e atividades semanais.

2 - Orar por conversões através dos Estudos Bíblicos, Cultos Dominicais e Cultos Evangelísticos.

3 - Orar por maior participação e freqüência dos membros nas atividades da Congregação.

4 - Orar pela manutenção do Programa de Rádio, para que haja maior audiência e frutos de conversões.

MISSÕES LOCAIS:

São Gonçalo do Amarante - Ceará Pr. Luis Flor & Família

(6)

notAS & notíciAS

Tema do Bimestre:

Doutrinas Batistas Fundamentalistas

Agenda de OUTUBRO

• 06 (sábado) - Culto de Ações de Graça pelos 70º aniversário da irmã Fransquinha Aguiar.

• 07 (domingo) - Batismo Bíblico e Celebração da Ceia do Senhor.

• 12 (sexta-feira) - feriado:

Encontro com pastores e diáconos.

• 21 (domingo) - EBD e Culto:

Dia das Crianças (Programação Especial).

• 27 (sábado) - Casamento de Ligy e Alexandre Paulo.

• 31 (quarta-feira) - TOM:

Programação de Aniversário da Reforma Protestante.

CULTO DE AÇÕES DE GRAÇA 70º ANIVERSÁRIO

DA IRMã FRANCISCA AGUIAR Sábado, dia 06 de outubro, às 19 horas, realizaremos um Culto em Ações de Graça pela vida de nossa amada irmã em Cristo Fransquinha Aguiar. Ela que tem dado um bom testemunho de sua fé, sido uma bênção para sua famí- lia e para nós, completará 70 anos.

E vamos juntos louvarmos ao SE- NHOR Deus por Sua fidelidade e graça na vida de nossa irmã.

BATISMO BÍBLICO

No dia 7 de outubro (próximo domingo) haverá mais uma cele- bração de batismo. Então, no pró- ximo Dia das Primícias, o primeiro domingo do mês, teremos as celebrações das duas ordenanças bíblicas para a igreja (Batismo e Ceia do Senhor), a Consagração das Primícias ao SENHOR Deus e a doação de alimentos para as famílias necessitadas.

RETIRO DAS DORCAS (DATA ANTECIPADA) MULHERES DE DEUS ENFRENTANDO A REALIDADE

Devido à viagem do Pr. José Nogueira a Israel, antecipamos o Retido do Ministério Dorcas para os dias 30 de novembro, e 01 e 02 de dezembro. O Retiro será no Hotel Don’Ana, com o tema: “MULHERES DE DEUS ENFRENTANDO A REALIDA- DE”. As inscrições e poupanças podem ser feitas com a Liderança do Ministério Dorcas.

MISSÕES NO ARATURI

Nos fins-de-semana uma família de nossa igreja fica responsável pelos Cultos.

• OUTUBRO 07 - Fernando e Iraci;

14 - Pr. Joaquim e Lourdes;

21 - Rômulo e Diana;

28 - Mota e Linda

• NOVEMBRO 07 - Fernando e Iraci;

14 - Pr. Joaquim e Lourdes;

21 - Rômulo e Diana;

28 - Marcus Antônio e Lúcia

• DEZEMBRO 02 - Fernando e Iraci;

09 - Pr. Joaquim e Lourdes;

16 - Rômulo e Diana;

23 - Bonifácio e Ilzanir;

30 - Pr. Luiz e Glória.

SEMANA DE NOSSA IGREJA 08h30 - Reunião de Oração: Pastores e Diáconos

09h00 - Escola Bíblica Dominical (EBD): Classes de Estudos Bíblicos.

16h00 - Ensaio do Coral Cristo é Vida

18h00 - Culto de Adoração a Deus e Pregação da Palavra de Deus 19h00 - Koinonia: Estudo Bíblico e Reunião de Oração

15h00 - CBD - Centro Bíblico Discipular 19h00 - T.O.M. - Tempo de Oração por Missões 17h00 - CBD - Centro Bíblico Discipular

19h00 - CTBPL - Curso de Treinamento Bíblico para Pastores e Líderes 15h00 - EBEC - Escola Bíblica de Evangelização de Crianças 16h00 - Grupos de Evangelismo - Visitas de Evangelização 19h00 - Programação da Mocidade Cristo é Vida

SÁBADODOMINGOQUARTA

SEGUNDASEXTA

Referências

Documentos relacionados

Foi conservado um corpo substancial de material pedagógico produzido pelo compositor: solfejos, trechos de ópera (em redução para canto e fortepiano), canzonette e ariette (com

O presente artigo tem como objetivo identificar a evidenciação e mensuração de ativos intangíveis em instituições financeiras tendo como caso específico o Banrisul. Para

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

O desenvolvimento infantil passou a fazer parte de todas as ações para promoção da saúde da criança proposto pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) na década de 90

Para a atividade de Controle do Espaço Aéreo, o DECEA elabora os Manuais e as ICA’s (Instrução do Comando da Aeronáutica), enquanto os RBAC’s (Regulamentos Brasileiros da

A Casa Eficiente, elaborada pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações – LABEEE da Universidade Federal de Santa Catarina é um importante