• Nenhum resultado encontrado

MAC5701 Tópicos em Ciência da Computação Plano de Estudos: Reutilização de Software

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MAC5701 Tópicos em Ciência da Computação Plano de Estudos: Reutilização de Software"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

MAC5701

Tópicos em Ciência da Computação Plano de Estudos: Reutilização de Software

Claudia de Oliveira Melo email: claudia@ime.usp.br Orientadora: Ana Cristina Vieira de Melo

09 de abril de 2004

1 Introdução

Este documento descreve o plano de estudos que será realizado como parte da dis- ciplina MAC5701 - Tópicos em Ciência da Computação, na área de Engenharia de Software e Reutilização. A pesquisa será utilizada na elaboração da minha proposta de dissertação de mestrado, que abordará Classificação, Armazenamento e Seleção de Componentes Java para a construção de um ambiente de reuso efetivo.

1.1 Motivação

A produtividade de software aumentou nas últimas décadas, mas não o suficiente para acompanhar o que a demanda da indústria exige. Esse fato, comumente chamado de crise de software, continua a existir, mesmo após muitos estudos na área de Engenha- ria de Software e Inteligência Artificial.

A reutilização apareceu como uma das poucas abordagens reais para tratar esse pro- blema, aumentando a produtividade e a qualidade que a indústria necessitava. Vários avanços foram conseguidos em bibliotecas, técnicas de classificação, criação e distri- buição de componentes reutilizáveis, ambientes de apoio à reutilização, entre outros.

Mesmo assim o grau de reutilização manteve-se muito aquém das expectativas.

Novos paradigmas e técnicas têm surgido para viabilizar o aumento do grau de reutili- zação, aprofundando-se em um dos quatro tipos de artefatos de software:

1. Reuso de Dados;

1

(2)

2. Reuso de Arquitetura;

3. Reuso de Projeto;

4. Reuso de Código.

A minha pesquisa está direcionada em paradigmas e técnicas para a Reutilização de Código.

2 Classificação, Armazenamento e Seleção de Compo- nentes

No processo de reuso existe uma primeira fase de geração do componente, seguida da definição da interface, classificação e armazenamento do componente, para posterior busca. Cada uma destas operações necessita atenção no que diz respeito à abstração, configuração, parametrização, entre outros, de forma a obter uma maior capacidade de reutilização.

Quer os componentes tenham sido pensados para serem freqüentemente reutilizados, quer tenham sido desenhados para situações concretas, eles são passíveis de reutiliza- ção em determinado caso concreto. No processo de produção pretende-se identificar as características relevantes de cada componente para reutilização. Estas características são depois atribuídas em uma representação que permita a sua classificação, que traduz o resultado do processo de produção. Este é um dos mais complexos passos de todo o processo de reutilização. Se a classificação for incorreta, o componente nunca mais será encontrado, ou só será selecionado para situações impróprias. Por outro lado, se a classificação for muito geral, o componente será selecionado quase sempre, anulando as vantagens da classificação em si.

Além disso, as estruturas de armazenamento devem ser dimensionadas para uma bibli- oteca de componentes crescente e complexa. De nada adiantará algoritmos inteligentes se a informação for mal estruturada, pois os resultados das buscas serão ruins. Um bom repositório deve facilitar o trabalho dos algoritmos de busca de componentes, aumen- tando a performance das buscas e aumentando a satisfação do usuário.

3 Plano de Estudos

O plano de estudos consiste em pesquisar as seguintes áreas relacionadas à Classifica- ção, Armazenamento e Seleção de Componentes Orientados a Objetos:

2

(3)

Métodos de Classificação e Seleção de Componentes OO: estudar os méto- dos clássicos (ex: palavra-chave, facetas, casamento de interfaces e compor- tamento), descobrir novos métodos (ex: semântica) e definir quais deles serão utilizados como ponto de partida.

Métodos de Armazenamento de Componentes: estudar técnicas de armazena- mento de componentes para aumentar a precisão e a flexibilidade das buscas.

Reuso e o Ciclo de Vida Orientado a Objetos: Os princípios de orientação a objetos e seus principais elementos como: encapsulamento, herança e polimor- fismo, resultam de uma preocupação direta com a reutilização e manutenção de software. É necessário descobrir como tirar proveito desses elementos para a construção de um ambiente de reuso efetivo.

Métodos formais: estudar o papel dos métodos formais na melhoria do processo de reutilização e como aplicá-los.

Linguagem Java: estudar o conjunto de elementos OO que a linguagem oferece, pois a implementação que testará as novas técnicas de reutilização será escrita para reuso de código Java.

Referências

[1] Ted J. Biggerstaff and Alan J. Perlis. Software Reusability - Vol. I. Concepts and Models. Addison-Wesley, 1989.

[2] M. R. Girardi and B. Ibrahim. A similarity measure for retrieving software arti- facts.

[3] Scott Henninger. An evolutonary approach to constructing effective software reuse repositories. ACM Transactions on Software Engineering and Methodology, Vol.

6, No. 2, Pages 111-140, 2003.

[4] Sametinger J. Software Engineering with Reusable Components. Springer, 1997.

[5] Hafedh Mili, Fatma Mili, and Ali Mili. Reusing software: Issues and research directions. IEEE Transactions on Software Engineering, 21(6):528-561, 1995.

[6] R. T. Mittermeir, H. Pozewaunig, A. Mili, and R. Mili. Uncertainty aspects in component retrieval. Int. Conf. on Information Processing and Management of Uncertainty in Knowledge-Based Systems – IPMU98, 1998.

[7] Young Park. Organizing and retrieving class components based on types of reuse.

ACM Transactions on Software Engineering, 1999.

3

(4)

[8] Vijayan Sugumaran and Veda C. Storey. A semantic-based approach to component retrieval. The DATA BASE for Advances in Information System - Summer 2003.

(Vol 34, No. 3), 2003.

4

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Somado ao alcance virtual, vêm sendo realizados, desde o segundo semestre de 2015, no Colégio da Polícia Militar de Goiás Unidade Carlos Cunha Filho em Rio Verde (CPMG Rio Verde)

Resumo: O presente trabalho corresponde a um estudo empírico descritivo e exploratório que aborda comportamentos e falas de atores políticos que participaram do processo legislativo

As micotoxinas são compostos químicos tóxicos provenientes do metabolismo secundário de fungos filamentosos e conhecidas pelos danos causados à saúde humana e

onde Qe são as forças de origem externa ao sistema e Qc são as forças de reação. Estas equações não podem ser utilizadas diretamente, pois as forças de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

AMU Análise Musical MTOB Música de Tradição Oral Brasileira. AMUA Análise Musical Avançada MUSITEC Música