• Nenhum resultado encontrado

: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share ": Brapci ::"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

D o

utsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

39 S e m i n á r i o s o b r e P u b l i c a ç õ e s O fi c i a i s B r a s i l e i r a s , 23-27 jul., 1979, t r a n s c r e v e - s e

p a r t e d a e x p o s i ç ã o d o S r . J o s é H u g o d e M e d e i r o s D i a s , g e r e n t e c o m e r c i a l d a d i r e -t o r i a r e g i o n a l d a E m p r e s a B r a s i l e i r a d e C o r -r e i o s e T e l é g -r a fo s .

"A renovação do serviço postal bra-sileiro teve início em 1969 quando, a 20 de março daquele ano, pelo Decreto Lei n9 509, foi concretizada a transformação do antigo DCT em Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, permitindo, daí pa-ra frente, aplicar-se filosofia empresarial moderna em todas as áreas de atividades para que pudéssemos, em pouco tempo, oferecer serviços em maior número e de melhor qualidade e, ao introduzir técnicas . operacionais mais eficientes com custos reduzidos, fazer crescer a demanda e pro-duzir melhores resultados.

Em 1974, terminado o período ini-cial em que a nova Empresa teve por preo-cupação básica a sua própria implantação, foram definidas e adotadas as diversas po-líticas para recuperação e desenvolvimento dos Correios, com o objetivo principal de criar um serviço postal eficiente e econômi-co, ajustado a dois fatores externos, que se impunham como restrições operacionais: " a necessidade de um crescimento

ba-lanceado, em duas direções - na de um correio industrial, de renda

ra-Exigências e

procedimentos

postais para as

publicações

oficiais

(2)

zoável e onde, pelos seus usuários, a Empresa se coloca como um dos mo-tores do desenvolvimento econômi-co, e na de um correio doméstico on-de, com outras preocupações além do rendimento, ela presta um serviço pú-blico;

os grandes desníveis de utilização en-tre as regiões, em virtude das diferen-ças de densidade demográficá e de ca-racterísticas sócio-econômicas, desní-veis que forçavam o estabelecimento de administrações e metas diferentes, proporcionais à demanda".

Hoje, 10 anos são passados e vemos que o esforço desenvolvido vem atingindo plenamente os objetivos fixados; já não se transfere à ECTa irresponsabilidade de um documento não remetido e não se justifi-cam conveniências pessoais como: "você não recebeu? mandei pelos Correios!". Conseguimos recuperar a confiança do pú-blico brasileiro em seus Correios. Salmos, desde 1977, do malfadado déficit financei-ro: livramo-nos das subvenções governa-mentais, equilibramos nossas contas e as despesas já são cobertas por nossas pró-prias arrecadações.

Na verdade, o progresso brasileiro continua em aceleração e a prosperidade dos negócios continua gerando inúmeras necessidades, na área das comunicações. Os Correios, pela dinâmica de sua própria finalidade, estão conscientizados do papel que lhes cabe como fator de integração na-cional e têm atuado constantemente em todas as fases do processo postal - Aten-dimento, Transporte e Distribuição - para que seu crescimento, dentro do sistema, se-ja seguro, eficiente e harmonioso.

Julgamos ainda oportuno ressaltar que o processo de reforrnulação da Empre-sa Brasileira de Correios e Telégrafos vem se tornando acentuado, graças à adequa-da política de Recursos Humanos a que es-tamos submetidos, representada sintetica-mente por 4 (quatro) Centros de Treina-mento - Porto Alegre, Bauru, Belo

Hori-88

Documento

zonte e Recife - implantados para revigo-ramento técnico-administrativo de todo pessoal de nível médio e uma Escola Su-perior de Administração Postal/ESAP, ins-o tala da em Brasília, desde 15 de M aio de 1978, única do tipo na América do Sul, res-ponsável pela formação e aperfeiçoamento de nossos chefes e executivos.

Após esta rápida digressão, em que procuramos ressaltar alguns aspectos rele-vantes do que se tem feito na reorganiza-ção de nossos Correios, cada vez desejados mais eficientes no desempenho de suas atri-buições institucionais, mister se faz, ao pas-sarmos ao tema principal de nosso encon-tro - Exigências e Procedimentos Postais para a Publicação Oficial - relembrar a to-dos, alguns termos do diploma legal que outorga à União, em regime de monopó-lio e através da Empresa Brasileira de Cor-reios e Telégrafos, a exploração das seguin-tes atividades postais:

Recebimento, transporte e entrega, no território nacional e a expedição para o exterior, de carta e cartão pos-tal;

Recebimento, transporte e entrega, no território nacional, e a expedição para o exterior, de correspondência agrupada.

Ainda pela Lei n'! 6538 de 22 de Ju-nho de 1978, já cognominada de Nova Lei do M onopólio Postal, os objetos postais acima referidos estão definidos da seguinte maneira:

CART A - objeto de correspondên-cia, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de na-tureza administrativa, social, comer-cial ou quaisquer outras, que conte-nha informação de interesse especí-fico do destinatário;

CARTÃO POSTAL - objeto de cor-respondência de material consistente, sem envoltório, contendo mensagem e endereço;

CORRESPONDENCIA AGRUPADA

- reunião, em volume, de objetos da

R. bras. Bibliotecon. Doe. 14(1/2):87-91, jan./jun. 1981

Exigências e procedimentos postais para as publicações oficiais

mesma ou de diversas naturezas, quando, pelo menos um deles, for su-jeito ao monopólio postal, remetidos

a pessoas jurídicas de direito público ou privado e/ou a suas agências, fi-liais ou representantes.

Dito isto, iniciaremos o arrolamento . dos produtos e serviços da ECT que, por

suas naturezas e finalidades, estão mais liga-dos ao cotidiano dos editores e profissio-nais da documentação:

1.

SRQPONMLKJIHGFEDCBA

C A R T A S : são todos os objetos de correspondência que têm, em princípio, ca-ráter de uma informação ATUAL e PES-SOAL; considera-se, também, carta todo objeto de correspondência com endereço, cujo conteúdo só possa ser desvendado por violação.

Na categoria de C,ARTAS está inclu-sa também toda correspondência social do tipo saudações natalinas, cumprimentos por aniversários, convites para casamentos e formaturas, fórmulas de pêsames, etc.

Ultimamente também tivemos incluí-das nesta categoria, todas as mensagens transmitidas por registros sonoros - fitas cassetes - e embaladas em invólucro

pró-oprio denominado "FONOPOSTAL". Normalmente, o acondicionamento mais usado para a C ART A é o envelope e o fato de ser apresentado aberto ou fechado não altera o valor de sua tarifação, aplica-da de acordo com seu peso, até 2 quilos; pode ainda, a CARTA, ser apresentada em forma de rolo.

Sobre envelopes, desejamos lembrar que a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, dando atendimento às

solicitações dos CORREIOS, já estabele-ceu padrões para a fabricação dessas sobre-cartas, tendo sido feita ampla divulgação dos mesmos em todo território nacional através, principalmente, da impressão da si-gla RPC, em todos eles, significando Reco-mendado Pelos Correios.

Esta medida surgiu da própria evo--lução dos serviços postais no Brasil que, pa-ra agilização no tpa-ratamento da

correspon-R. bras. Bibliotecon, Doe. 14(1/2):$7-91, jan.jjun, 1981

dência, demandam sofisticados equipamen tos eletrônicos para automação das opera-ções de triagem e separação de cartas. Es-tes equipamentos asseguram rapidez e boa qualidade no escoamento do crescente vo-lume do tráfego postal e já se encontram em funcionamento nas cidades de São Pau-lo, Brasília e Rio de Janeiro, planejando-se, nas etapas subseqüentes, implantações nas cidades de Salvador, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba.

Por tudo isto é que, aproveitando a oportunidade.. ressaltamos a importância do uso dos envelopes RPC's, bem como do correto endereçamento da correspon-dência, hoje tão evidenciada através do "tape" de televisão intitulado "Bê a bá dos Correios".

Ao endereçar sua correspondência, certifique-se do correto número do CEP -Código de Endereçamento Postal - da localidade onde se encontra seu destina-tário; os CORREIOS, para maior comodi-dade de seus usuários, já fizeram publicar 2 volumes do Guia Postal Brasileiro, nos quais poderão ser encontrados os números

dos códigos de todos os municípios bra-sileiros, bem como os códigos de ruas e (ou) logradouros das cidades que já com-pletaram seus próprios distritamentos: São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Brasília.

O número do CEP deverá ser inscri-to sem qualquer sinal de pontuação entre os 5 dígitos que o compõem; recomenda-mos ainda, quando do endereçamento de cada correspondência, o não esquecimento dos dados completos do REM ETENTE, pois só assim poderemos assegurar a efe-tiva devolução do objeto, no caso de não ser localizado seu destinatário.

As CARTAS assim preparadas pode-rão ser postadas, conforme exigências dos usuários, das seguintes maneiras:

- S i m p l e s - é a modalidade normal de serviço aplicada ao tratamento de todas as correspondências, tanto para âmbito nacional como internacional;

- R e g i s t r a d a s - é a modalidade

(3)

Documento

de serviços aplicada a todos os objetos cujo (Colis Postaux); devem ser apresentadas encaminhamento se processa, por exigên- abertas, possibilitando a verificação de cia do usurário, com maior controle.

.E

seu conteúdo.

utilizada nos regimes nacional e interna- Para maior rapidez e segurança no cional e tem sua aplicação obrigatória transporte dos materiais de seus usuários, nas correspondências com valor decla- a ECf vem de oferecer CAIXAS de

ENCO-rado; M ENDAS padronizadas que, apresenta-

SRQPONMLKJIHGFEDCBA

- A v i s o d e R e c e b i m e n t o ( A R ) - das em 5 (cinco) tamanhos, certamente serviço que permite comprovar ao reme- facilitarão em muito a solução do pro-tente a entrega do objeto ao destinatá- blema da embalagem dos objetos que tran-rio; âmbito nacional e internacional; sitam pelos Correios.

- E n t r e g a a o p r ó p r i o d e s t i n a t á r i o 4. C O L I S P O S T A U X - designação ( M P ) - quando é exigida a entrega da dada às encomendas internacionais. São correspondência unicamente ao destinatá- remessas contendo objetos, materiais ou

rio mediante identificação; produtos, com peso máximo de 20 kg,

per-V a l o r d e c l a r a d o - serviço que mutadas entre países signatários de Acordo consiste no recebimento e entrega de específico.

objetos contendo valores de qualquer Há países que não admitem o COLIS

espécie; só executado no regime nacional. com peso acima de 10 kg; a relação deles

É obrigatória a declaração de valor nos está à disposição do público nas Agências

objetos abaixo relacionados: autorizadas à execução desse tipo de

ser-cartas contendo quaisquer papéis viço.

representativos de valor ao porta- Todo COLIS deve conter, em carac-dor, selos postais e títulos da dí- teres latinos e algarismos arábicos, sobre

vida pública; o próprio pacote ou sobre uma etiqueta

encomendas contendo moedas fortemente atada a ele, os endereços do metálicas, metais preciosos, pe- remetentê e destinatário; aconselha-se in-dras preciosas e semi-preciosas clusive, ao remetente, colocar no interior

e jóias; do COLIS uma cópia de seu endereço e

todos objetos expedidos contra do endereço do destinatário.

reembolso. 5. P E T I T P A Q U E T - conforme

Em se tratando de v a l o r e m e s p é c i e , sua tradução, são pequenas encomendas; a remessa será feita em envelope especial, são remessas postais internacionais cujo transparente, restringindo-se às localida- conteúdo apresenta caracteristicas de amos-des onde não se executa o serviço de Va- tras ou mercadorias, souvenir, presente,

les Postais' sem valor comercial.

- V a l e P o s t a l - serviço de emissão São objetos de correspondência e de título norniuativo, representativo de obedecem as normas de conveção da UPU, depósito feito em moeda nacional, a ser têm seu peso limitado a 1 kg e as dimen-levantado em uma Unidade Postal, maneira sões são as mesmas aplicadas às cartas. simples de enviar dinheiro pelos Correios A Austrália, Birmânia, Bolívia,

Ca-M onopólio Postal. nadá, Chile, Colômbia e Cuba não

execu-As ENCOM ENDAS, quando entre- tam intercâmbio do PETIT PAQUET com gues aos CORREIOS para fins de encami- peso acima de 500 g.

nharnento, estão sujeitas às mesmas normas Os PETITS PAQUETS, da mesma de endereçamento que os demais objetos forma que os COLIS, são submetidos, na postais e podem ser expedidas tanto no importação e exportação, à fiscalização regime nacional como no internacional alfandegária e são passíveis de pagamento

90

R. bras. Bibliotecon. Doc. 14(1/2): 87-91,jan.fjun. 1981

Exigências e procedimentos postais para as publicações oficiais

de direitos aduaneiros a critério da Al-fândega.

Seu acondicionamento deve ser tal que permita uma rápida' e fácil verificação do conteúdo, exceção feita aos que já fo-ram vistoriados por autoridades competen-tes; é exigida, ainda, a colocação de forma bem legível, no anverso do objeto, das pala-vras "PETIT P AQUET".

6 . R E E M B O L S O P O S T A L - serviço postal que tem sua tramitação exclusiva-mente no território nacional; consiste no recebimento, encaminhamento e entrega, pelos Correios, de cartas, impressos e en-comendas e no pagamento, aos remetentes, do valor neles indicado, recebido dos des-tinatários.

Épor este tipo de serviço que a ECT consegue fazer a aproximação entre o ven-dedor ou produtor e o consumidor. A mer-cadoria é mais divulgada e seu consumo, pelos centros menos favorecidos, mais faci-litado.

Pelo REEM BOLSO POSTAL promo-ve-se a interiorização de produtos e artigos que, normalmente, só são encontrados nos grandes centros.

O serviço de reembolso pode ser uti-lizado por qualquer tipo de usuário mas, às entidades que executam remessas de obje-tos em grande quantidade, será concedido o chamado "tratamento especial às pessoas jurídicas" .

Para beneficiar-se desse "tratamento especial", o cliente interessado deverá inscrever-se na Diretoria Regional a que es-tiver subordinada a Unidade Postal com a

R. bras. Bibliotecon. Doc. 14(1/2): 87-91, jan./jun. 1981

qual pretenda operar, ocasião em que será cientificada dos seus direitos, deveres e responsabilidades para com a ECT e desta para com sua empresa ou estabelecimento.

Consideramos, ainda, oportuno rela-cionar mais alguns produtos e serviços de nossa ECT que, também por suas condições e fínalídades, podem influir positivamente num melhor resultado a ser colhido pelas Senhoras e pelos Senhores, no âmbito de cada uma de suas jurisdições:

AEROGRAM A - é o papel de car-ta, envelope e selo já associados. Solução prática, simples e econômi-ca. Escreva à vontade e deposite em uma das inúmeras CAIXAS DE CO-LET A espalhadas por toda a cidade.

M ÁQUINA DE FRANQUEAR

-solução para quem escreve muitas cartas; substitui a selagem tradicio-nal, é mais rápida, racionaliza o tra-balho e diminui a despesa pois, con-forme o valor da carga, a ECT ofere-ce descontos de até 6% .

CARTA/CARTÃO RESPOSTA

-objetos que dispensam selagem. São distribuídos como encartes em revis-tas, catálogos e periódicos. Facili-tam ao comércio e à indústria o aten-dimento de pedidos de mercadorias e informações técnico-comerciais. SERCA - conhecido mais vulgar-mente como serviço de malotes, pro-porciona segurança e regularidade na troca de correspondências entre ma-trizes e filiais, órgãos centrais e regio-nais, empresas e seus representantes.

Referências

Documentos relacionados

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a quantidade de lodo de esgoto produzido pela ETE Belém, estação que produz lodo aeróbio e utiliza a caleação como método

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Mãos para fora, protegendo uma escrita seca de corpo molhado Anfíbio esse lugar.. Ela não obedece a gravidade sobe e toma todo o corpo folhas e

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um

Esta dissertação tem como objetivo analisar as relações entre doenças, conhecimento e ocupação do território na Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso