• Nenhum resultado encontrado

EDITAL. Edital para contratação de empresa para licenciamento de direito de uso e de exploração exclusiva de criação protegida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL. Edital para contratação de empresa para licenciamento de direito de uso e de exploração exclusiva de criação protegida"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Edital para contratação de empresa para licenciamento de direito de uso e de exploração exclusiva de criação protegida

Edital n.° AUI-001/2008

Processo n.° 23079.002905/2008-37

Este Edital se regerá pela Lei n.° 10.973/2004 e Decreto n.° 5.563/2005

Data para encerramento dos envelopes propostas, devidamente identificados com o número do presente edital: 09/04/2008 – às 10:00horas.

Adequação ao Decreto n.° 5.563 de 11/11/2005:

O presente Edital é apresentado em conformidade com a Lei da Inovação, regulamentada pelo Decreto n.° 5.563 de 11/11/2005.

Dispensa de Licitação de acordo com o art 7º do Decreto 5.563 de 11/11/2005: É dispensável, nos termos do art. 24, inciso XXV, da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, a realização de licitação em contratação realizada por ICT ou por agência de fomento para a transferência de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de exploração de criação protegida.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, torna público, para conhecimento geral, as condições destinadas a seleção de proposta mais vantajosa, para contratação de empresa ou consórcio de empresas, para o licenciamento de direito de uso e exploração, em caráter exclusivo, do pedido de patente n.° PI 0705059-3, de sua titularidade. O referido pedido de patente é intitulado “HIDROLISADOS DE QUERATINA, PROCESSO PARA SUA PRODUÇÃO E COMPOSIÇÕES COSMÉTICAS CONTENDO OS MESMOS”, tendo sido depositado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial em 28/06/07. O licenciamento, ora referido, diz respeito ao pedido de patente PI 0705059-3 e aos direitos de propriedade intelectual a ele diretamente relacionados e tem com escopo a utilização, produção e comercialização de um hidrolisado de queratina, o processo de hidrólise da queratina e da composição contendo o referido hidrolisado. Os hidrolisados de queratina têm aplicação na indústria de cosmética capilar. Esses compostos são peptídeos com propriedades para a reconstrução da fibra capilar utilizando metodologias adequadas, conforme especificações detalhadas no anexo-I. Os hidrolisados podem ser ainda incorporados em cremes capilares de tratamento, escovas reconstrutoras, condicionadores, concentrados de queratina e outros produtos similares.

1. LOCAL PARA A ENTREGA DOS ENVELOPES:

1.1. Os envelopes propostas deverão ser entregues até o dia e horário estabelecidos no preâmbulo, no seguinte endereço: Agência UFRJ de Inovação, Av. Pedro Calmon,

(2)

550, Prédio da Reitoria, 8° andar, sala 810B, Cidade Universitária, Rio de Janeiro -RJ, CEP 21941-901.

1.2. Os envelopes Propostas apresentados à UFRJ após a data e horário fixado no presente edital, serão devolvidos, ainda fechados, aos respectivos interessados. 2. OBJETO

2.1. Objeto do licenciamento da tecnologia protegida:

A tecnologia é intitulada “HIDROLISADOS DE QUERATINA, PROCESSO PARA SUA PRODUÇÃO E COMPOSIÇÕES COSMÉTICAS CONTENDO OS MESMOS”. O objeto do presente Edital, portanto, é o licenciamento do referido pedido de patente PI 0705059-3 e dos direitos de propriedade intelectual a ele diretamente relacionados, licenciamento este com exclusividade para produção e comercialização de hidrolisados de queratina, nas seguintes condições:

• para uso na indústria cosmética; • em área geográfica irrestrita;

• a licença será válida por um período de 4 (quatro) anos, podendo ser renovado por igual(is) período(s).

2.2. Descrição sucinta da tecnologia protegida:

A tecnologia trata um método para a hidrólise da queratina por meio de processos microbiológicos e/ou enzimáticos. Nessa tecnologia, a queratina é oriunda de penas de diversas aves, preferencialmente, de frangos. Os hidrolisados são peptídeos de baixa massa molecular com propriedades adequadas para a reconstrução da fibra capilar. Podem ser incorporados em cremes capilares de tratamento, escovas reconstrutoras, condicionadores, concentrados de queratina e outros produtos similares.

2.3. Estágio atual da tecnologia:

O estágio atual da tecnologia, objeto do presente edital, encontra-se na fase de testes laboratoriais.

3. DAS PROPOSTAS

3.1. As propostas deverão ser apresentadas em envelope lacrado e indevassado, devidamente identificado com a razão social do proponente, endereço completo, CNPJ, Inscrição Estadual e/ou Municipal.

3.2. As propostas deverão ser impressas em tinta indelével e assinadas pelo representante legal da empresa proponente, autorizado a contrair obrigações em seu nome, devidamente identificado. Todas as páginas da proposta deverão ser

(3)

3.3. As propostas não poderão conter rasuras, emendas ou entrelinhas que obscureçam seu perfeito entendimento e não serão aceitas propostas enviadas por telex, fax, telegrama ou via Internet.

3.4. No caso de consórcio de empresas deverá ser apresentado Termo de Formalização do consórcio, assinado pelos partícipes, bem como a eleição do representante para fins do presente edital.

4. CONDIÇÕES OBRIGATÓRIAS PARA A CONTRATAÇÃO 4.1. Da regularidade jurídica e fiscal:

a. As empresas interessadas deverão apresentar os seguintes documentos:

i. Constituição das Empresas: (a – Ltda. – Contrato Social consolidado ou todas as alterações; b – S.A. – Estatuto, última Ata de eleição dos administradores, devidamente registrados e publicados).

ii. Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

iii. Prova de Inscrição – Estadual e/ou Municipal. iv. Regularidade de inscrição no C.N.P.J.

v. Regularidade com a Fazenda Federal: a – Procuradoria da Fazenda Nacional; b – Secretaria da Receita Federal.

vi. Regularidade com a Fazenda Estadual. vii. Regularidade com a Fazenda Municipal. viii. Regularidade com F.G.T.S.

ix. Regularidade com I.N.S.S.

b. As empresas estrangeiras que não funcionem no País, tanto quanto possível, atenderão, às exigências dos parágrafos anteriores mediante documentos equivalentes, autenticados pelos respectivos consulados e traduzidos por tradutor juramentado, devendo ter representação legal no Brasil com poderes expressos para receber citação e responder administrativa ou judicialmente.

(4)

4.2. Da qualificação técnica e econômico-financeira para a exploração da tecnologia:

As empresas interessadas deverão apresentar os seguintes documentos:

i. Atividade econômica e histórico da empresa condizente com o objeto a ser licenciado;

ii. Comprovação da estabilidade financeira da empresa e capacidade de investimentos, mediante a apresentação do balanço do último exercício social; e

iii. Total de funcionários atuantes em todas as unidades da empresa.

5. CRITÉRIOS TÉCNICOS OBJETIVOS PARA QUALIFICAÇÃO DA CONTRATAÇÃO MAIS VANTAJOSA:

As empresas interessadas serão avaliadas de acordo com os critérios e pontuações abaixo:

Critério Comprovação Pontos (0 a 10)

5.1 - Tempo de atuação no mercado. No caso de consórcio, considera-se tempo da empresa mais antiga.

Declaração da empresa.

1 ponto a cada 5 anos completos comprovados

5.2 - Possuir setor/departamento de P&D em atividade

Declaração da empresa

1 ponto

5.3 - Dispor de pessoal capacitado a absorver e eventualmente aperfeiçoar a tecnologia contida no objeto da patente.

Curriculum vitae

do(s) técnico(s) envolvido(s)

1 ponto por cada pesquisador capacitado na área

5.4 - Ter experiência em licenciamento de produto no Brasil ou exterior.

Comprovante do licenciamento

1 ponto para cada licenciamento comprovado

5.5 - Ter lançado novo produto nos últimos 18 meses. Relatório contendo a data de

lançamento e as informações do produto.

1 ponto para cada produto lançado

5.6 - Proposta de percentual fixo de royalties sobre o faturamento líquido das vendas, resultantes da comercialização dos produtos fabricados em razão do licenciamento do Direito de Uso e Exploração da Tecnologia, pelo prazo do contrato, tendo como percentual mínimo 3,0% (três por cento).

Declaração da empresa.

Classificação de 1 a 2 pontos, sendo o valor máximo para a proposta que apresentar os maiores porcentuais de royalties, devendo ser calculada a proporcionalidade para as demais.

(5)

custo de oportunidade e ressarcimento de ao menos parte dos valores investidos pelo titular, tendo como pagamento mínimo o valor de R$ 90.000,00 (noventa mil reais)

empresa

6. DO JULGAMENTO

O julgamento das propostas será feito pela COMISSÃO DE SELEÇÃO ESPECIAL PARA LICENCIAMENTO DE DIREITO DE USO E EXPLORAÇÃO DA CRIAÇÃO PROTEGIDA COM EXCLUSIVIDADE designado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, composto de no mínimo três membros.

6.1. CRITÉRIOS PARA O JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

As propostas receberão pontuação de acordo com o quadro de critérios exposto no item 5. Será selecionada a proposta que obtiver o maior número de pontos. Em caso de empate será considerada vencedora a empresa que apresentar o menor prazo, julgado exeqüível pela Comissão de Seleção, para o inicio da comercialização e do conseqüente pagamento de royalties.

Em caso de surgimento de apenas uma empresa interessada, a Comissão de Seleção poderá decidir pela não concessão da licença objeto do presente edital caso os critérios constantes do item 5 não sejam satisfatoriamente atendidos, notadamente no que se refere ao item 5.2.

7. APRESENTAÇÃO DO RESULTADO

O extrato do resultado constando o nome da empresa vencedora será publicado no Diário Oficial da União – DOU e no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ www.pr2.ufrj.br. em até 10 dias após o julgamento das propostas.

8. ANULAÇÃO OU REVOGAÇÃO DO EDITAL

O presente Edital poderá ser anulado ou revogado, a critério da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, não cabendo à mesma indenizar ou compensar as empresas proponentes.

10. DO LOCAL E HORÁRIO PARA INFORMAÇÕES

As empresas proponentes poderão solicitar à Agência UFRJ de Inovação acesso aos anexos e esclarecimentos complementares a este edital, por escrito, via e-mail

(6)

(ricardo.pereira@pr2.ufrj.br), podendo fazê-lo via fac-símile por meio do n.°(21) 2598-1838, de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 às 17:00 horas, até no máximo de 05 (cinco) dias úteis que antecedem a data marcada para a entrega dos envelopes. Todos os esclarecimentos complementares deverão conter o número deste edital, seguido pelo nome da empresa.

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

Fica fazendo parte integrante do presente edital:

ANEXO I - Pedido de privilégio de invenção depositado no INPI sob o número PI 0705059-3

12 - DO FORO

Fica eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, em uma das Varas da Fazenda Pública, com renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser, para dirimir eventuais dúvidas decorrentes da licitação, não resolvidas na esfera administrativa, arcando a parte vencida com todos os ônus decorrentes da sucumbência, inclusive honorários advocatícios.

Rio de Janeiro, 10 de março de 2008

Prof. Aloísio Teixeira Reitor

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

Documentos relacionados

· Nunca utilizar o cooktop faltando peças, consulte a Rede de Postos Autorizados Fischer para reposição /substituição de peça. · Nunca adaptar peças ao cooktop, pois além de

Uma dose diária inicial de 30 mg/kg pode ser considerada para pacientes recebendo mais que 14 mL/kg/mês de hemácias (aproximadamente mais de 4 unidades/mês para um adulto) e

Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos sobre o comércio internacional e o bem-estar de três cenários que buscam uma nova estratégia comercial para o

Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

Para cavernas da Serra do Ramalho, região localizada no sudoeste da Bahia e parte da Bacia do Médio São Francisco (Figura 6 - localização), foram registrados

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ torna público e comunica aos interessados em apresentar propostas para cumprimento do objeto deste Edital que, até 30 dias após a