• Nenhum resultado encontrado

EDIÇÃO DIGITAL IMPORTÂNCIA DA CULTURA PARA A SAÚDE MENTAL EM DEBATE ESTE SÁBADO EM CONDEIXA VESPERTINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDIÇÃO DIGITAL IMPORTÂNCIA DA CULTURA PARA A SAÚDE MENTAL EM DEBATE ESTE SÁBADO EM CONDEIXA VESPERTINO"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

FICHA TÉCNICA: EQUIPA DO CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS Lino Vinhal, Luís Santos, Nádia Moura, Luís Carlos Melo, Zilda Monteiro, Catarina Duarte, Cristiana Dias e Patrícia Teixeira PAGINAÇÃO Grupo Media Centro

DIRECTOR LINO VINHAL

www.campeaoprovincias.pt | telef. 239 497 750 | e-mail: campeaojornal@gmail.com

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021 | N.º 368 | ANO 2

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

VESPERTINO

DE SEGUNDA A SEXTA,

ÀS 16:00 / 17:00 HORAS

EDIÇÃO

DIGITAL

24 PÁGINAS

De 2.ª a 6.ª-Feira, às 17:00 horas vá a

na barra lateral encontra “Campeão Digital”. CLIQUE E LEIA!

Pode também encontrar o link de ligação

no Facebook do Campeão em

www.campeaoprovincias.pt

www.facebook.com/campeaodasprovincias

IMPORTÂNCIA DA CULTURA

PARA A SAÚDE MENTAL EM DEBATE

ESTE SÁBADO EM CONDEIXA

(2)

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

2

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

O

auditório do Museu PO.RO.S,

em Condeixa-a-Nova, recebe, este sábado (2), uma conferên-cia subordinada ao tema “O Patrimó-nio Cultural como Promotor da Saúde Mental”.

Com a presença de diversos espe-cialistas na área da saúde mental, da cultura e da museologia, a conferên-cia é promovida pelo Museu PO.RO.S, com a colaboração da Câmara Muni-cipal de Condeixa-a-Nova, no âmbito das Jornadas Europeias do Património que, este ano, decorrem sob o tema “Património Inclusivo e Diversificado | #patrimonioenosso”, por proposta da Direcção-Geral do Património Cultu-ral, entidade coordenadora nacional.

“É uma excelente oportunidade para valorizarmos o papel da cultura

na promoção da saúde mental, uma área fundamental para o desenvol-vimento da sociedade e tantas vezes relevada”, disse Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, que presidirá à ses-são de abertura da conferência.

O autarca destaca ainda que o Mu-seu PO.RO.S “tem sido pró-activo na disponibilização de recursos e ferra-mentas de acessibilidade para os mais variados públicos e comunidades e, sobretudo, no momento que atraves-samos, de recuperação da pandemia que nos afectou a todos, com fortes impactos emocionais, a oportunidade de juntar os mais reputados especia-listas para discutir a importância da cultura e dos agentes culturais na pro-moção da saúde mental não podia ser

desperdiçada”.

A conferência “O Património Cul-tural como Promotor da Saúde Men-tal”, que decorrerá entre as 10h30 e as 17h00, contará com a presença, entre outros, de Susana Menezes, directora regional de Cultura do Centro (“Cultu-ra e bem-estar: Da autoestima à inclu-são social”, 10h45); de João Redondo, psiquiatra e coordenador do Centro de Prevenção e Tratamento do Trau-ma Psicológico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (“Património Cultural, Saúde e Bem-Estar”, 11h30); e de João Neto, presidente da Associa-ção Portuguesa de Museologia (“Mu-seus: Desafiando o presente para ga-nhar o futuro”, 12h00).

Da parte de tarde participam na conferência o médico psiquiatra Car-los Braz Saraiva (“A arte como inclusão e liberdade em saúde mental”, 14h00); Catarina Gomes (o projecto “Manicó-mio”, 14h30; e ainda o músico e pro-motor André Sardet (o projecto “Cul-tura na sua rua”, 15h00).

A conferência terminará com uma mesa redonda, pelas 16h00, sob o tema “Que futuro”, com a participação de João Nuno Calvão (Universidade de Coimbra), Paulo Trincão (Museu de Ciência UC e Exploratório – Centro de Ciência Viva Coimbra), Rui Ramos (Fundação ADFP – Templo Ecuménico e Parque Biológico da Lousã) e Vítor Dias (Museu Monográfico de Conim-briga).

A sessão de encerramento estará a cargo da ministra da Cultura, Graça Fonseca, através de uma mensagem em vídeo.

Museu PO.RO.S recebe

debate sobre importância da

cultura para a saúde mental

(3)

3

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

O

secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, de-fendeu, ontem (30), melhor pagamento aos produtores de uvas, para nomeadamente promover a qualidade dos vinhos e espumantes portugueses.

É importante assegurar que “o preço que as em-presas pagam aos produtores seja cada vez mais elevado, para permitir que os agricultores tenham melhores condições de vida e tenham maior mo-tivação para tratar bem as suas vinhas, e produ-zir cada vez melhor produto”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, à margem da visita à Estação Vitivinícola da Bairrada, em Anadia.

“Que nos permita melhorar a qualidade e com este processo, projectar a imagem dos vinhos portugueses e dos espumantes em geral”, subli-nhou.

“Queremos posicionarmo-nos de forma a que, no mercado nacional” e “sobretudo no merca-do internacional, possamos tirar partimerca-do dessas oportunidades que nos colocam e, com isso, criar valor para as regiões, para as empresas e para os agricultores”, explicou.

Rui Martinho referiu que Portugal, nos últimos anos, no que diz respeito aos vinhos portugue-ses, “tem melhorado extraordinariamente a sua imagem”, pois o país tem conseguido “exportar cada vez mais” tem “conseguido criar mais valor”.

“Não só exportamos mais” como “aquilo que ex-portamos é pago a um valor mais elevado, esta-mos a criar mais valor”, destacou.

O secretário de Estado da Agricultura e do De-senvolvimento Rural adiantou que, no que diz respeito ao espumante, a “exportação não tem o peso que nós gostávamos que tivesse”.

Durante a manhã, o governante visitou a Adega Cooperativa de Távora Varosa e durante a tarde

a Estação Vitivinícola da Bairrada, em Anadia, de onde seguiu para a Adega Cooperativa de Canta-nhede.

Ainda de acordo com Rui Martinho, na região de Távora Varosa, cerca de 80% das massas viní-colas do vinho que é certificado é dirigido ao es-pumante, por isso a exportação naquela região é “absolutamente decisiva”.

Relativamente aos espumantes, Rui Martinho indicou que este “segmento do vinho tem tido um crescimento enorme ao longo dos anos”, ou seja, aumentou o consumo de espumante.

O secretário de Estado lembrou a meta dos mil milhões de euros de exportações de vinho até 2023, preconizada pelo Governo, referindo que está “convencido” que será possível atingi-la.

Na visita à Estação Vitivinícola da Bairrada o go-vernante considerou que a sua presença era um “sinal claro” de que será feita alguma coisa no sentido de promover o espumante em Portugal e uma “indicação clara” de que o projecto do centro de investigação de espumantes vai ser concreti-zado.

“Queremos de facto que seja uma infraestrutura que fique ao serviço do sector e da região e dar--lhe uma utilidade concreta, no sentido de poten-ciar esse desenvolvimento estratégico”, concluiu.

Anadia: Governo

defendeu melhor pagamento

aos produtores de uvas

(4)

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

4

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Rua Adriano Lucas, 216 - Fração D, Eiras | 3020-430 Coimbra

Tel.: 239 497 750 | radioregionaldocentro@gmail.com

OUÇA A

www.radioregionalcentro.pt

$UiGLR

QDSDOPD

GDPmR

'LVSRQtYHOSDUDGRZQORDGHP

5È',25(*,21$/'2&(1752

0DLVIiFLOHVFXWDU

'HVFDUUHJXHRDSOLFDWLYRGD

(5)

5

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

A

Biblioteca e o Museu de Pampilhosa da Ser-ra associaSer-ram-se à As-sociação Portuguesa para a Educação e Formação de Adultos (Apefa) para assina-lar o Mês da Alfabetização das Literacias, que se come-morou em Setembro.

No concelho foi dinamiza-da a actividinamiza-dade “Reviver tra-dições: da espiga à farinha!” nas duas valências da San-ta Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra – UCCI e ERPI –, sendo que a acção se inseriu na “Iniciativa Na-cional de Educação e Forma-ção de adultos”. Segundo o Município, as sessões desen-volvidas “visaram promover e comemorar a literacia, sen-sibilizar para o direito uni-versal à educação e para a aprendizagem ao longo da vida”.

Partindo deste pressupos-to, mediante sugestão da Bi-blioteca Municipal, nos dias 20 e 21 de Setembro, reali-zou-se, por

videoconferên-cia, a leitura da história “O Grão de milho”, seguindo-se a troca de conhecimento so-bre o tratamento do milho (escanar, desfolhar, estonar e debulhar), assim como as tradições associadas a cada trabalho. Foi ainda aborda-da a importância dos cere-ais em tempos difíceis de pobreza e de guerra, tendo a actividade terminado com a leitura da lenda dos cere-ais.

Já a 29 e 30 de Setembro, o Serviço Educativo do Museu Municipal promoveu duas

sessões, também via online, cujo ponto de partida foi um pequeno vídeo sobre o ci-clo do milho. Seguiu-se um momento de diálogo sobre as diferentes etapas do ci-clo do milho, no qual cada participante teve a possibi-lidade de partilhar as suas experiências neste assunto. No decorrer das sessões, os intervenientes envolvidos aludiram ao espólio exposto na sala Alma Serra do Museu Municipal, terminando com um pequeno quiz sobre o mesmo tema.

Pampilhosa da Serra assinalou

Mês da Alfabetização

(6)

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

6

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

U

m homem, de 24 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, em Coim-bra, tendo ficado em prisão preventiva, por ter abusado sexualmente de uma criança durante três anos.

O arguido aproveitou-se da relação de confiança que mantinha com a família da vítima para, de forma reite-rada, e durante cerca de três anos, abusar sexualmente da mesma, uma menina,

ac-tualmente com 10 anos de idade.

“Os primeiros abusos co-meçaram quando a criança tinha sete anos e foram evo-luindo, sempre num contex-to de brincadeira e de gran-de confiança, mas a menina vai reagindo de forma dife-rente à medida que cresce e contou à mãe”, adiantou fon-te da Diretoria do Centro à agência Lusa.

O suspeito, solteiro e

tra-balhador no sector da hote-laria, foi detido no dia 27 de Setembro e presente a tribu-nal no dia seguinte, que lhe decretou como medida de coacção a prisão preventiva.

Segundo a Diretoria do Centro, “foi um caso tratado muito rápido, em menos de uma semana”.

O detido, que residia pró-ximo da casa da vítima, não tinha antecedentes crimi-nais.

Detido homem que abusou

de criança em Coimbra

(7)

7

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

A

Associação Empresa-rial da Região de Coim-bra (NERC) anunciou várias propostas com vista ao crescimento económico que os empresários querem ver reflectidas no Orçamen-to do Estado 2022.

A Associação apoia a toma-da de posição do Conselho Nacional das Confederações Patronais (CNCP) para o Or-çamento do Estado de 2022. As medidas de redução da tributação passam pela “re-dução das taxas do IVA, do IRC e da derrama estadual, do IRS e das tributações autó-nomas”; renovação da “pro-posta de extinção definitiva do Pagamento Especial por Conta”; o “alargamento da dedução para 50% a todas as situações de entradas de capital em dinheiro que re-forcem os capitais próprios da sociedade” e o “prolonga-mento do Crédito Fiscal Ex-traordinário ao Investimento e o alargamento do regime de dedução de lucros reti-dos e reinvestireti-dos a todas as

empresas”.

No entanto, a NERC con-sidera que, num contexto de extinção das moratórias bancárias e da expectativa de prazos de recebimento, devem haver também medi-das de reforço de tesouraria. Medidas estas que ocasio-nem um regime especial de pagamento em prestações no âmbito dos principais im-postos (IRS, IRC e IVA), sem vencimento de juros e sem necessidade de apresenta-ção de garantia.

“Atendendo que é previsí-vel que muitas pequenas e médias empresas venham a abrir falência e a encerrar por causa da redução da ati-vidade económica,  é

impe-rativo rever as condições de reversão das dívidas em exe-cução fiscal, fazendo recair sobre a administração fiscal o ónus de prova da existên-cia de culpa na atuação dos administradores”, afirma a Associação, acrescentando ainda que “face à lenta recu-peração da economia portu-guesa consideramos que a política orçamental, para o próximo ano, tem de se fo-car no crescimento econó-mico, devendo o controlo da despesa, ser conjugado com uma real despesa estrutu-ral e de investimento e com uma política fiscal amiga do crescimento e do desempe-nho do tecido produtivo na-cional”.

NERC concorda com as propostas

dos empregadores para o próximo

(8)

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

8

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

nós podemos ajudá-lo!

FALE CONNOSCO.

a sua empresa

AQUI

PROMOVA

CONTACTE-NOS:

239 497 750 // 917 039 033

(9)

9

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

A

Escola Superior de En-fermagem de Coimbra (ESEnfC) inicia, no pró-ximo dia 5, o ciclo de cinema “Educar para o desenvolvi-mento sustentável”.

Esta iniciativa está inserida nas comemorações dos 140 anos da instituição, que abre com a longa metragem “Que horas ela volta?” (2015), pro-duzida pela cineasta brasi-leira Anna Muylaert.

O ciclo decorrerá sempre às terças-feiras, às 19h00, durante o mês de Outubro, na Casa do Cinema de Coim-bra (Edifício Avenida).

No dia 12 é a vez do filme “Em guerra” (2018), do fran-cês Stéphane Brizé. Será ain-da possível ver, no dia 19, o documentário anglo-sírio “Para Sama” (2019), dos pre-miados cineastas Waad Al--Kateab e Edward Watts, e, no dia 26, “Amanhã” (2015), dos directores de cinema franceses Melanie Laurent e Cyril Dion.

A ESEnfC pretende que este ciclo de cinema, dirigi-do à comunidade educati-va, mas também a popula-ção da cidade de Coimbra, facilite a reflexão sobre os

Objectivos de Desenvolvi-mento Sustentável.

Cada sessão será prece-dida por uma breve apre-sentação, havendo lugar a debate após a exibição dos filmes.

Sem necessidade de re-serva, as entradas são gra-tuitas (a sala, com uma lota-ção máxima de 200 lugares, abre 30 minutos antes do início de cada sessão).

Para este ciclo de cinema, a ESEnfC conta com a par-ceria da Associação de Estu-dantes da ESEnfC e do Fila K Cineclube.

ESEnfC organiza ciclo de cinema

“Educar para o

(10)

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

10

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

A

PSP de Coimbra dete-ve, ontem (30), pelas 23h00, na Praça do Co-mércio, uma mulher, de 46 anos, pela prática do crime de tráfico de estupefacien-tes.

A suspeita tinha na sua posse 11 doses individuais de cocaína e três doses indi-viduais de heroína e ainda a

quantia de 167,10 euros.

A detida foi presente a 1.º interrogatório judicial, des-conhecendo-se até ao mo-mento a medida de coacção a que será sujeita.

Já no dia de hoje (1), os po-liciais da 2.ª Esquadra daque-le Comando detiveram duas pessoas por condução sob o efeito do álcool no Passeio

Infante Dom Henrique, na Figueira da Foz.

Pela 00h05, um homem, de 42 anos, sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 1,86 g/l.

Cinco minutos depois, tam-bém um homem, de 48 anos, ao realizar o mesmo teste acusou uma TAS de 1,61 g/l.

PSP de Coimbra deteve

três pessoas por tráfico de droga

e condução ilegal

(11)

11

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

O

presidente da Câmara de

Tá-bua, Mário Loureiro, disse, hoje (1), que os pagamentos em atraso da autarquia estão “muito aquém do limite” da sua capacidade de endividamento, que é superior a seis milhões de euros.

Mário Loureiro adiantou à agência Lusa que, desde 31 de Dezembro de 2020, “já houve uma redução signifi-cativa” da dívida municipal.

Tábua é um dos 10 municípios que, no final de 2020, apresentavam paga-mentos em atraso superiores a um mi-lhão de euros, segundo o relatório da Evolução Orçamental da Administra-ção Local, divulgado, na quinta-feira (30), pelo Conselho das Finanças Pú-blicas (CFP).

Os restantes municípios com idênti-ca situação financeira são Setúbal, Pe-nafiel, Paredes, Caminha, Tabuaço, Vila Real de Santo António, Freixo de Espa-da à Cinta, Tarouca e Ponte Espa-da Barca.

“Estes 10 municípios, menos três do que em Dezembro de 2019, concen-travam mais de três quartos da dívida vencida e não paga há mais de 90 dias no final de 2019”, é destacado no rela-tório do CFP.

Eleito pelo PS para dois mandatos consecutivos na Câmara Municipal, o independente Mário Loureiro não se recandidatou à presidência nas autár-quicas de 26 de Setembro, mas garan-tiu que “o próximo Executivo vai conti-nuar este trabalho de redução”.

O autarca vai ser substituído no

car-go pelo actual vice-presidente do Exe-cutivo, Ricardo Cruz, vencedor das úl-timas eleições.

“Nos últimos sete ou oito anos, já reduzimos a nossa responsabilida-de global em oito milhões responsabilida-de euros”, acentuou, mostrando-se optimista face à evolução da situação financeira do Município.

A despesa municipal agravou-se 2,8% em 2020, em termos globais, para 8,3 milhões de euros, de acordo com o rela-tório da Evolução Orçamental da Admi-nistração Local divulgado pelo CFP.

Foram 39 os municípios que reduzi-ram os pagamentos em atraso, 12 dos quais deixaram de apresentar

qual-quer dívida com estes pagamentos. Os municípios de Aveiro (-6,8 ME), Vila Real de Santo António (-4,3 ME), Penafiel (-3,6 ME), Caminha (-2,9 ME) e Braga (-2,2 ME) foram os que mais di-minuíram os pagamentos em atraso.

Outros 32 municípios contribuíram para o aumento de 5,3 milhões de eu-ros dos pagamentos em atraso, 21 dos quais passaram a apresentar dívidas em atraso.

Os maiores agravamentos ocorre-ram nos municípios de Tabuaço, Ponte da Barca e Tábua (1,3 milhões de ros, 1,2 milhões de euros e 600 mil eu-ros, respectivamente), ainda segundo o Conselho de Finanças Públicas.

Tábua diz que pagamentos

em atraso estão “muito aquém”

do limite

(12)

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

12

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

(13)

13

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

A

Sociedade Filarmónica de Lares, da Fi-gueira da Foz, vai promover, entre os dias 8 e 10 de Outubro, o Festival “Sons do nosso Património”, que culmina o projec-to com o mesmo nome.

Segundo a Filarmónica, esta iniciativa visa divulgar e promover a actividade artística cultural e a diversidade da oferta, divulgar as tradições e os costumes através dos sons, da música e do canto. O projecto “Sons do nos-so Património” tem vindo a decorrer em lo-cais emblemáticos, promovendo uma maior proximidade às populações e “um acesso à cultura mais abrangente e descentralizado”.

O Festival, que irá decorrer no Parque Urba-no de Lares, começa a 8 de Outubro com um programa dedicado à música tradicional, es-tando agendada a participação dos grupos Terra Nostra e EmCantos.

A 9 de Outubro irá actuar a Banda Filarmó-nica de Lares, que interpretará um reportório dedicado ao património material e imaterial, fazendo uma viagem pelas tradições, pelos costumes e pela história. Segundo a Banda, o concerto vai contar com a participação es-pecial do Grupo de Cantos e Contos de La-res, Sara Travassos e Cláudio Dias.

No terceiro e último dia do Festival vão haver pequenas actuações dos grupos que constituíram o projecto desde o início – Ca-vaquinhos (Re)Cordas de Lares, Grupo de Cantos e Contos de Lares e a Academia de Música de Lares –, contando o momento com a participação especial de alguns ele-mentos do Rancho Papoilas de Lares. O dia

vai terminará com a actuação de Baluarte, um grupo de música tradicional convidado.

O Parque Urbano de Lares irá, ainda, aco-lher a Feirinha dos Cereais, alguns exposito-res de artesanato e ofícios, tasquinhas com gastronomia e doçaria tradicional e regional e o Festival do Arroz, que a Associação pro-move todos os anos, mas que não foi possí-vel realizar no ano passado.

Figueira da Foz:

Filarmónica de Lares promove

(14)

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

14

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

A

Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) irá realizar, no dia 6, a sessão de abertura oficial do novo ano lectivo e aos novos estudantes.

O evento, destinado a toda a co-munidade académica, terá início às 09h00 e decorrerá em formato híbrido (presencial e virtual), com transmissão online via Zoom, a par-tir do Anfiteatro Caetano de Santo António.

Para além do director da Faculda-de, Francisco Veiga, estará também presente, em representação da As-sociação Académica de Coimbra, a actual presidente do Núcleo de Es-tudantes de Farmácia (NEF/AAC), Marta Cordeiro.

O evento terá como convidado de honra Fernando de Almeida, presi-dente do Conselho Directivo do Ins-tituto Nacional de Saúde Ricardo

Jorge, e membro externo da Assem-bleia da Faculdade, que irá proferir uma palestra subordinada ao tema “O impacto da pandemia no con-texto académico”.

Contará, ainda, com a participa-ção de Miguel Silvestre, presidente da Associação de Antigos Estudan-tes da FFUC, que fará uma pequena intervenção intitulada “Da Acade-mia ao Mercado de Trabalho”.

A Faculdade promove, de segui-da, o acolhimento dos cerca de 270 novos estudantes, provenientes de todo o país, que obtiveram coloca-ção na 1.ª Fase do Concurso Nacio-nal de Acesso ao Ensino Superior, e que irão integrar o 1.º Ano dos Cursos de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), de Licenciatura em Ciências Bioanalíti-cas (LCB) e de Licenciatura em Far-mácia Biomédica (LFB).

Para acautelar o distanciamen-to físico e assegurar as condições e normas de segurança recomen-dadas pelas entidades de saúde competentes no actual contexto de pandemia, os estudantes serão distribuídos e encaminhados para salas diferentes, de acordo com os respectivos cursos de ingresso.

Neste primeiro dia, em que a FFUC irá oferecer aos novos alunos um kit- estudante, estes terão tam-bém a oportunidade de estabelecer um primeiro contacto informal com os docentes responsáveis pela co-ordenação dos respectivos cursos, que farão uma breve intervenção de boas-vindas, no sentido da pro-mover a integração dos novos estu-dantes e disponibilizar todo o apoio e esclarecimento necessários nesta nova etapa do seu percurso acadé-mico.

O encerramento do evento está previsto às 10h45, com a tradicional actuação das Tunas Académicas de Farmácia - Phartuna e Imperial TA-FFUC –, no pátio da Faculdade.

Para o dia 12, entre as 13h00 e as 15h00, no âmbito da 3.º edição do projecto UC.PLANTAS, encontra-se agendada uma iniciativa de inte-gração e acolhimento aos novos es-tudantes da FFUC, promovida pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que, num apelo à sen-sibilização ambiental, na vertente da sustentabilidade, irá distribuir e convidar os alunos a “adotarem” uma planta.

Faculdade de Farmácia da UC

dá as boas-vindas

(15)

15

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

A

Liga Portuguesa Con-tra o Cancro (LPCC) vai promover, de 7 a 9, o 2.º Congresso de Psico--Oncologia que decorrerá na cidade de Coimbra.

O primeiro dia do Con-gresso (7)  será dedica-do à realização de quatro workshops pré-congresso, em formato presencial, em Coimbra.

Os restantes dois dias (8 e 9) vão decorrer em forma-to virtual, focando-se no apoio psico-oncológico nas várias fases da doença: des-de a doença activa, fase pa-liativa ou de sobrevivência. O impacto da pandemia no doente oncológico e nos profissionais de saúde, do ponto de vista emocional, também estará em desta-que no Congresso da LPCC. O 2.º Congresso de Psico--Oncologia vai contar com um painel de oradores na-cionais e internana-cionais, que vão promover uma reflexão e debate sobre aspectos específicos da intervenção

da psico-oncologia ao lon-go da trajectória da doen-ça (desde o diagnóstico aos cuidados paliativos ou so-brevivência) bem como os obsctáculos inerentes a essa intervenção no contexto da pandemia e o seu impacto em doentes, cuidadores e profissionais de saúde.

O 2.º Congresso de Psico--Oncologia vai ser presidido por Vítor Rodrigues, presi-dente da Direcção Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e pela por Natália Amaral, coordenadora Na-cional da Psico-Oncologia

da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O Congresso científico destina-se a psicólogos e profissionais de saúde (En-fermagem; Oncologia e Psi-quiatria) e outros profissio-nais dedicados à área da Psico-Oncologia.  

Todos os interessados po-dem fazer a sua inscrição através do site 2º Congresso Psico-Oncologia | Inscrições (2congressopsico.com).

Esta iniciativa conta com o apoio do Programa Nacional para a Saúde Mental, entre outras instituições do sector.

Coimbra recebe

Congresso de Psico-Oncologia

promovido pela LPCC

(16)

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

16

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

POR 50 EUROS ANUAIS RECEBA:

- A EDIÇÃO IMPRESSA EM PAPEL, ENVIADA ATRAVÉS DOS CTT

- A EDIÇÃO EM PDF NO SEU E-MAIL, HORAS ANTES DO JORNAL SAIR PARA A RUA;

- O VESPERTINO “CAMPEÃO DIGITAL” NO SEU ENDEREÇO ELECTRÓNICO

(www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf)

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, QUE SAI POR VOLTA DAS 17 HORAS.

LEIA-NOS TAMBÉM NO SEU TELEMÓVEL.

Apoie-nos, na nossa forma diferente e educada de comunicar. Apoie a imprensa respeitadora dos direitos das Pessoas,

dos Animais e das Coisas.

Exija-nos qualidade, rigor, isenção e respeito pela verdade. Faça de nós um projecto editorial colectivo.

Exija de nós um Jornal que melhore todos os dias. Ajude-nos a cumprir dois desígnios editoriais que nos esforçamos por cultivar a cada instante: RESPEITO PELA VERDADE. RESPEITO POR SI.

O B R I G A D O !

FAÇA-SE ASSINANTE DO

“CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS”

E APOIE A LIBERDADE DE IMPRENSA

RESPONSÁVEL!

1

1

Contactos:

tDBNQFBPKPSOBM!HNBJMDPN

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

2

3

(17)

17

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

C

elebra-se na próxima se-gunda-feira, 4 de Outubro, o Dia Mundial do Animal. A efeméride foi instituída duran-te uma convenção de ecologis-tas em Florença, no ano de 1931, devendo-se a escolha da data ao facto deste ser o dia de São Fran-cisco de Assis, o santo padroeiro dos animais e da natureza.

A causa do bem-estar animal tem vindo a ganhar cada vez mais relevância na sociedade, servindo a efeméride para relembrar a im-portância dos animais na vida das pessoas e sensibilizar a população para as suas necessidades e para a preservação de todas as espécies.

Vivemos numa época em que a consciencialização para as cau-sas relacionadas com os animais é cada vez maior. No entanto, nun-ca é demais relembrar que estes merecem o respeito e o carinho dos donos e que a sociedade se deve esforçar para pôr fim a pro-blemáticas como os maus tratos e o abandono. Este tipo de actos, altamente condenáveis, passa-ram a ser punidos por lei em 2014. Uma condenação por maus tratos pode chegar até um ano de prisão ou pena de multa até 120 dias. No entanto, se a agressão resultar na morte do animal, na privação de um órgão importante ou afectar a sua capacidade de locomoção,

o agressor poderá cumprir pena de prisão até dois anos ou pena de multa até 240 dias. Já o aban-dono de um animal de estimação é punido com pena de prisão até seis meses ou pena de multa até 60 dias.

Apesar disto, a realidade é que existem diariamente relatos de animais mal tratados, a viver em condições degradantes ou aban-donados. Estes casos, que surgem regularmente e em todos os es-tratos sociais, são cada vez mais noticiados e comentados nas re-des sociais, o que mostra, simul-taneamente, a mudança de men-talidade de alguns em relação aos animais e que há ainda um longo

caminho a percorrer por outros. Este segundo grupo leva-nos à necessidade de fazer mais e tra-balharmos, enquanto sociedade, para uma mudança de atitude co-lectiva, promovendo uma maior consciencialização dos direitos dos animais e das responsabilida-des dos seus donos.

Que este Dia Mundial do Ani-mal, assim como os vindouros, sirva, no mínimo, para reflectir-mos sobre os nossos actos e para que estejamos mais alerta no que concerne, por exemplo, às atitu-des daqueles que nos rodeiam porque denunciar este tipo de crimes é já uma responsabilidade cívica.

Direitos dos animais:

há ainda um longo caminho

a percorrer

(18)

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

18

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

A

s Ruínas de Conímbriga vão

receber, no próximo

domin-go (3), pelas 19h00, a iniciativa

“Concertos da Justiça”, que será

di-namizada pela Orquestra Clássica do

Centro e que contará com a regência

do maestro Diogo Costa.

Do programa fazem parte obras

de Richard Strauss, Charles Gounod,

Jean Françaix e Sérgio Azevedo.

O concerto, que integra as

Jorna-das Europeias do Património 2021,

será comentado pelo juiz presidente

do Tribunal da Comarca de Coimbra,

Carlos Oliveira.

As entradas são livres, mediante

reserva antecipada de bilhete em

http://www.orquestraclassicadocen-tro.org, ou presencialmente no

Pa-vilhão Centro de Portugal. De referir

que a iniciativa irá respeitar todas as

normas da Direcção-Geral da Saúde.

Ruínas de Conímbriga

recebem

(19)

19

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

VINAGRETAS

NÃO ESTÁ FÁCIL PARA NINGUÉM

NAZI FOGE DE LAR PARA NÃO SER PRESA

A

vida de Cristiano Ronaldo pode parecer um conto de fadas, mas não é. O CR7 enfrenta os mesmos problemas que o resto das pes-soas. Não é que os motoristas do jogador de fute-bol português estiveram seis horas e 40 minutos à espera num posto de gasolina?! E, espantem-se, acabaram por regressar a casa sem abastecer os veículos. Os combustíveis, no Reino Unido, estão com o preço mais alto e já começam a escassear. Há mesmo quem diga que Ronaldo “pode ficar preso em casa como todos nós, se continuar as-sim”. Pois é, Cristiano, não está fácil para ninguém...

U

ma antiga secretária de um comandante de um campo de concentração nazi, que deve-ria começar a ser julgada esta quinta-feira, na Alemanha, foi apanhada depois de ter fugido ao julgamento. Irmgard Furchner, de 96 anos, vive num lar de idosos, a Norte de Hamburgo, e tinha indicações para se apresentar esta quinta-feira em tribunal, no entanto, apanhou um taxi de manhã e... fugiu! O passeio não foi longo e acabou por ser encontrada horas mais tarde. Para quem tem 96 anos, esta senhora ainda está aí para as curvas, e não é a única, pois para a semana será também julgado um outro nazi de... 100 anos. É caso para dizer “vaso ruim não quebra”!

(20)

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

20

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Ao anunciar a sua empresa nesta Rádio

os produtos que fabrica e / ou os serviços que presta,

bastam 20 segundos para que milhares e milhares

de pessoas conheçam o seu trabalho

e o contributo que dá à Região e ao nosso País!

ACOMPANHE O PULSAR DA REGIÃO NO RÁDIO DO SEU CARRO SINTONIZADO EM 99.3 FM

OU WWW.RADIOSOBERANIA.PT

OU NA APLICAÇÃO PARA TELEMÓVEL

(DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD EM )

(21)

21

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

ALGUÉM DISSE QUE...

“Com a mesma ambição com que outros deram prioridade à Lua ou a Marte, a Europa

deve regressar aos oceanos”.

António Costa, primeiro-ministro

“Somos o país que tem a maior percentagem da população no mundo com vacinação

completa. Temos uma protecção muito significativa e isso é que nos permite podermos

dar estes passos com esta confiança”.

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, sobre processo de desconfinamento

“Não ficar isolado não quer dizer que não se tomem medidas”.

Graça Freitas, directora-geral da saúde,

sobre alteração da norma sobre o isolamento profiláctico

“É minha obrigação colocar-me à disposição para continuar a liderar CDS”.

Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP

“Esmagámos as redes de contrabando que se aproveitavam da dor e desilusão humanas”.

Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro grego

“Continuaremos a trabalhar no sentido de persuadir os países europeus que consideram

que este problema não lhes diz respeito a mudar a sua posição e a contribuir para este

grande esforço europeu conjunto”.

Idem

“De uma forma geral estamos em condições de ainda na primeira quinzena de Outubro

atingirmos os 80% a nível nacional”.

(22)

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

22

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

ACOMPANHE O PULSAR DA REGIÃO NO RÁDIO DO SEU CARRO

SINTONIZADO EM

100 FM

OU

101.8 FM

(ÁGUEDA)

OU NA APLICAÇÃO PARA TELEMÓVEL

(DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD EM )

234 621 805

radiobotareu@gmail.com

Ao anunciar a sua empresa nesta Rádio

os produtos que fabrica e / ou os serviços que presta,

bastam 20 segundos para que milhares e milhares

de pessoas conheçam o seu trabalho

e o contributo que dá à Região e ao nosso País!

(DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD EM )

BOA DISPOSIÇ ÃO SEMPRE EM PORTUGUÊS DISCOS PEDIDOS PASSATEMPOS

(23)

23

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

[PUBLICADO EM 24/3/2005]

P E R F I L

| Rui Avelar

Nome MIGUEL PIGNATELLI QUEIROZ Idade 70 ANOS

Naturalidade VISEU 3UR¿VVmRAPOSENTADO 3DVVDWHPSRLEITURA Signo CARANGUEJO

TODAS AS SEXTAS-FEIRAS NO SEU CAMPEÃO DIGITAL

2005

23

A

utarca há perto de 30 anos, o presidente do Directório do Partido Popular Monárqui-co, Miguel Pignatelli Queiroz, residente em Coimbra, acaba de ser eleito deputado à Assem-bleia da República (AR).

Alguns jornais atribuíram-lhe o desabafo de se sentir bem “nas Cortes” e a preferência por uma Bandeira nacional com a coroa real, mas ele está no Parlamento como peixe na água. “Quando entro numa sala que tenha um retrato de um rei, encho o coração”, acentua.

Incluído na lista de candidatos a deputados do PSD pelo círculo do Porto, ao abrigo de um acor-do celebraacor-do por Santana Lopes com o PPM, que prioridade carrega Pignatelli Queiroz?

“Só me meto em batalhas para as quais estou preparado”, garante, sem esconder uma pontinha de orgulho por “ganhar cerca de dois por cento das causas abraçadas”.

Se a percentagem pode causar estranheza, o deputado e autarca explica tratar-se de “apenas dois por cento devido à influência de grupos de pressão que se atravessam contra os desígnios de transparência a que os cidadãos aspiram”.

Ao confessar que espera “poder ganhar algu-mas batalhas”, promete conferir prioridade à abo-lição da alínea b do artigo 288.º da Constituição da República. Deseja ver consagrada a expressão “forma democrática de governo” em alternativa a “forma republicana de governo”.

“Não há «forma republicana de governo»”, alega ele, aludindo a regimes republicanos e monárqui-cos.

Natural de Viseu, Miguel Pignatelli Queiroz ade-riu aos ideais monárquicos, enquanto estudante liceal, ao distribuir o jornal “O debate”. Começou en-tão a “tomar consciência de um problema com que Portugal está confrontado” e que, em seu entender, consiste em optar entre república e monarquia.

“A Chefia do Estado é a única cosa que divide monárquicos e republicanos”, acentua o presiden-te do PPM, frisando que a “forma democrática de governo” está instituída em vários países cuja figura simbólica é um rei.

Em Portugal, o Chefe do Estado, ao tomar posse perante a AR, jura por sua honra “desempenhar fiel-mente as funções” em que é investido e “defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da Repúbli-ca”.

Nação com rosto

À interrogação destinada a questionar a prima-zia dada a um monarca, Queiroz responde que “um presidente de república é apenas o Chefe do Estado, enquanto um rei chefia o Estado e a Nação”. Neste contexto, defende que a “Chefia do Estado deve ser confiada a uma família que seja o rosto da Nação”.

Pela argumentação, pressente-se que recentes decisões de Jorge Sampaio estão subjacentes ao raciocínio do presidente do PPM.

Ao assinalar que um PR “pode tomar decisões susceptíveis de desagradarem” a uma parte da Na-ção, por serem assumidas em determinadas con-junturas, contrapõe que a figura e o exercício do mandato de um rei são marcados pelo seu carácter intemporal.

Sem pretender polemizar, Pignatelli Queiroz diz que as decisões tomadas pelo Chefe do Estado português em Julho e em Novembro de 2004 – a primeira de nomeação de outro Governo suporta-do pela anterior maioria parlamentar e a segunda no sentido da dissolução da Assembleia da Repú-blica – são “duas cenas de uma peça”.

O agora deputado acha que “o segundo mo-mento estava pensado em Julho” e que “o primeiro se limitou a ser um acto conducente à dissolução do Parlamento”, sendo que, volvidos uns meses, Jorge Sampaio ficaria impedido de usar a chama-da «bomba atómica» (em termos de poderes pre-sidenciais).

Quando lhe perguntam como se sente a exercer a função de deputado à Assembleia da República, Queiroz responde com uma interrogação: “Como se sentiriam os republicanos nas Cortes”?

Antigo presidente da Junta de Santo Antó-nio dos Olivais, hoje a liderar a respectiva

As-sembleia de freguesia e ainda com assento na Assembleia Municipal de Coimbra, Miguel Pig-natelli Queiroz foi delegado do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ), co-fundador da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) , professor de História no ensino secundário e re-presentante da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) num projecto da AR intitula-do “Parlamento jovem”. É membro intitula-do Conselho Geral do Instituto das Comunidades Educativas e do Conselho Fiscal da Aliança para a Defesa do Mundo Rural.

Gomes Murta, que chefiou o gabinete do an-tigo presidente da Câmara de Coimbra António Moreira, enaltece “o interesse” de Pignatelli Queiroz pelo “bem público” e reconhece-lhe “facilidade de expressão”.

“É muito firme na defesa das suas convicções, com destaque para questões ambientais e de de-fesa do património, conhece o teor de muitas leis e privilegia as intervenções pela positiva”, assinala Gomes Murta

José Portugal, que trabalhou com o ora depu-tado no FAOJ, recorda-o como um ser “extraordi-nariamente humano”. Brito Xavier, que presidiu à Junta de Santo António dos Olivais, diz que o seu antecessor “segue quem acha que tem razão e não quem lhe aponta o caminho”.

“Optimista por natureza”, Queiroz “busca con-sensos e nunca reage de forma extemporânea”, alega Francisco Andrade, actual presidente da mesma Junta.

António Maló de Abreu, líder da bancada de Centro-Direita na AM de Coimbra, diz tratar-se de “um político de palavra”.

Cabral de Oliveira, que partilha com Queiroz uma “caminhada em prol da restauração da mo-narquia”, define-o como sendo “uma das pessoas mais confiáveis” que conhece, “com a simplicidade e modéstia que só os grandes homens podem car-regar”.

Bom garfo, embora raramente coma peixe, Pignatelli Queiroz privilegia o sentido de humor, é adepto da monarquia e “alérgico à violência”.

(24)

SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO 2021

24

»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL

www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D, Eiras | 3020-430 Coimbra | Tel. 239 497 750 Mail mediacentro.grupo@gmail.com | radioregionaldocentro@gmail.com

www.radiofadodecoimbra.pt | Director: Lino Vinhal

FADOdeCOIMBRA

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO O atendimento de vazamento só deve ser efetuado por pessoal treinado em manuseio de hipoclorito de sódio;.. Precauções pessoais:

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

A sexualidade também, segundo ele, é um grande problema entre os jovens internados, pois eles não respeitam as regras e acabam tendo relações sexuais, o que implica em