• Nenhum resultado encontrado

No início da celebração, enquanto se canta a ambientação, um membro da liturgia com uma vela já acesa, acende as velas do presbitério.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "No início da celebração, enquanto se canta a ambientação, um membro da liturgia com uma vela já acesa, acende as velas do presbitério."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

01. INTENÇÕES DA SANTA MISSA (L e M - Jorge Pinheiro)

EU CONFIO EM NOSSO SENHOR COM FÉ, ESPERANÇA E AMOR.

No início da celebração, enquanto se canta a ambientação, um membro da liturgia com uma vela já acesa, acende as velas do presbitério.

02. ABERTURA|AMBIENTAÇÃO (Música: Ir. Miria T. Kolling)

Tudo por causa de um grande amor! Tudo por causa de um grande amor! Tudo, tudo por causa de um grande amor! Por causa de um grande amor!

03. MONIÇÃO

Animador: Irmãos e Irmãs em Cristo Jesus, sejam todos bem-vindos! Saudação

também, a todos os nossos irmãos e irmãs que nos acompanham através dos meios de comunicação. “Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança” é o convite para rezarmos esta novena. Neste 28º Domingo do Tempo Comum, somos convidados a colocar Jesus no centro de nossas vidas. Existe uma radicalidade missionária na mensagem de Jesus. Mais do que seguir mandamentos e leis, ser cristão é colocar Jesus no centro de tudo. É preciso permitimo-nos ser os últimos para que Deus nos possa colocar na linha de frente do amor. Somente aquele que pede e que clama o dom da Sabedoria é que vai conseguir viver esse desapego absoluto em favor do Reino de Deus. Tudo deixar para tudo possuir, esvaziar-se para que o Senhor seja o tudo em nossa vida. Neste oitavo dia e nossa novena, com Maria, aproximemo-nos uma vez mais do Altar do Senhor, cantando.

Procissão de Entrada – Cruz, velas, lecionário, leitores, ministros, coroinhas, padre.

04. CANTO INICIAL (L e M - Pe. Joãozinho)

1. Mestre, bom é estarmos aqui, reunidos bem perto de Ti, no silêncio e na paz. Mestre, reunidos no amor, nós viemos ao Monte Tabor para em Ti repousar.

E NÓS CANTAREMOS A MESMA CANÇÃO, UNIDOS NO MESMO CORAÇÃO.

2. Mestre, ao sairmos daqui, nós iremos teus passos seguir com sementes nas mãos. Mestre, nós queremos plantar o teu Reino em todo lugar e crescer como irmãos.

(2)

2

Padre: “Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas

em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel” (Sl 129,3-4) EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

Padre: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do

Espírito Santo estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

06. ATO PENITENCIAL

Padre: Irmãos e irmãs, no dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o

pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai, e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai, cantando.

(L. Missal Romano M. M: Cleberson Ferreira)

1. Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. KIRIE ELEISON.

2.. Cristo, que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós. CHRISTE ELEISON.

3. Senhor, que intercedeis por nós junto do Pai, tende piedade de nós. KIRIE ELEISON.

Padre: Deus eterno e todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos

pecados e nos conduza a vida eterna. AMÉM.

07. HINO DO GLÓRIA (L e M - Frei Fabreti)

GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA, ALELUIA! GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA, A DEUS NOS ALTOS CÉUS, PAZ NA TERRA A TODOS NÓS!

1. Deus e Pai nós vos louvamos (glória a Deus), adoramos, bendizemos (glória a Deus), damos glória ao vosso nome (glória a Deus), vossos dons agradecemos! 2. Senhor nosso, Jesus Cristo (hosana hey), unigênito do Pai (hosana ha), vós de Deus, Cordeiro Santo (hosana hey), nossas culpas perdoai!

3. Vós que estais junto do Pai (aleluia), como nosso intercessor (aleluia). Acolhei nossos pedidos (aleluia), atendei nosso clamor.

4. Vós somente sois o Santo (glória a Deus), o Altíssimo Senhor (hosana ha). Com o Espírito Divino (aleluia), de Deus Pai no esplendor.

08. ORAÇÃO DA COLETA (Missal Romano – p. 372)

(L e M - Ir. Agostinha Vieira de Melo)

DESÇA COMO A CHUVA A TUA PALAVRA, QUE SE ESPALHE COMO ORVALHO, COMO CHUVISCO NA RELVA, COMO AGUACEIRO NA GRAMA. AMÉM!

09. LEITURA DO LIVRO DA SABEDORIA (7, 7-11) 10. SALMO RESPONSORIAL (89)

(3)

3 - Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos! - Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Alegrai-nos pelos dias que sofremos, pelos anos que passamos na desgraça!

- Manifestai a vossa obra a vossos servos, e a seus filhos revelai a vossa glória! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.

11. LEITURA DA CARTA AOS HEBREUS (4, 12-13) 12. CANTO DE ACLAMAÇÃO

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!

- Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus.

13. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS (10, 17-30)

14. HOMILIA

15. PROFISSÃO DE FÉ 16. ORAÇÃO DOS FIÉIS

Padre: Irmãos e irmãs, confiantes, elevemos a Deus os pedidos de nossa

comunidade, rezando após cada prece: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

- Senhor, fortalecei Vossa Igreja, o Papa Francisco, os bispos, os padres, diáconos, religiosos(as), seminaristas, vocacionados(as), leigos(as) para que continuem testemunhando o Vosso amor misericordioso e a alegria do Evangelho, além de suas fronteiras. Nós vos pedimos.

- Senhor, concedei sabedoria aos nossos governantes para que lutem em favor do resgate da dignidade de todos os cidadãos. Nós vos pedimos.

- Senhor, abençoai a Paróquia Santa Teresa e todas as comunidades que celebram a festa de sua padroeira, para que este momento festivo fortaleça a fé e a união de seus membros. Nós vos pedimos.

- Senhor, acompanhai todos os professores no exercício de sua profissão, para que abracem a missão educacional acolhendo e ensinando com dedicação e amor, principalmente aqueles que necessitam de cuidados especiais. Nós vos pedimos.

Padre: Acolhei, Senhor Deus, nossa prece e que nós, vivendo o Sacramento do

Batismo, sejamos fiéis ao vosso Reino. Isso vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

(4)

4

Animador: Irmãos e irmãs, com o pão e o vinho, apresentemos ao Altar do Senhor,

nossas vidas, na disposição em vivenciarmos o amor, a partilha, lutar pela dignidade humana e transformar a realidade em que vivemos.

(L - Ir. Salete / M - Pe. Sílvio Milanez)

DE MÃOS ESTENDIDAS OFERTAMOS O QUE DE GRAÇA RECEBEMOS.

1. A natureza tão bela que é louvor, que é serviço; o sol que ilumina as trevas, transformando-as em luz; o dia que nos traz o pão, a noite que nos dá repouso, ofertamos ao Senhor o louvor da criação.

2. Nossa vida toda inteira ofertamos ao Senhor como prova de amizade, como prova de amor; com o vinho, com o pão ofertamos ao Senhor nossa vida toda inteira, o louvor da criação.

18. CONVITE A ORAÇÃO

Padre: Orai irmãos e irmãs para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai

todo-poderoso.

Todos: RECEBA O SENHOR POR TUAS MÃOS ESTE SACRIFÍCIO, PARA GLÓRIA DO

SEU NOME, PARA NOSSO BEM E DE TODA SANTA IGREJA.

19. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS (Missal Romano - p. 372)

20. PREFÁCIO E ORAÇÃO EUCARÍSTICA III (Missal Romano – p. 433 e 482) Padre: O Senhor esteja convosco.

Todos: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. Padre: Corações ao alto.

Todos: O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS. Padre: Demos graças ao Senhor, nosso Deus. Todos: É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO. 21. SANTO (CAPELLA)

SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR, SENHOR DEUS DO UNIVERSO. O CÉU E A TERRA PROCLAMAM, A VOSSA GLÓRIA. Bendito é aquele que vem, em nome do Senhor. Hosana, Hosana no alto céu!

22. PAI NOSSO E ORAÇÃO DA PAZ

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Final da Oração do Pai Nosso – NÃO SE DIZ AMÉM. Em seguida, o sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos. Padre: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados

pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador.

(5)

5

Padre: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu

vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

Todos: AMÉM!

Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco. Todos: O AMOR DE CRISTO NOS UNIU!

23. HINO AO CORDEIRO (L e M - Frei Fabreti)

1. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

2. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz, dai-nos a paz, Senhor, a vossa paz!

Padre: (...) Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Todos: SENHOR, EU NÃO SOU DIGNO DE QUE ENTREIS EM MINHA MORADA, MAS

DIZEI UMA PALAVRA E SEREI SALVO.

24. CANTO DE COMUNHÃO (L - Pe. Josmar Braga / M - Waldeci Farias)

1. Vem e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao Pai, guiarei os passos teus e junto a ti, hei de seguir. Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim; de onde vim, aonde vou, por onde irás, irei também.

2. Vem, eu te direi o que ainda estás a procurar: a verdade é como o sol e invadirá teu coração. Sim, eu irei e aprenderei minha razão de ser. Eu creio em ti, que crês em mim e à tua luz verei a luz.

3. Vem eu te farei da minha vida participar, viverás em mim aqui, viver em mim é o bem maior. Sim, eu irei, e viverei a vida inteira assim, eternidade é na verdade o amor vivendo sempre em nós.

4. Vem, que a terra espera, quem possa e queira realizar com amor, a construção de um mundo novo muito melhor. Sim, eu irei e levarei teu nome aos meus irmãos, iremos nós e teu amor, vai construir, enfim, a paz.

25. PÓS-COMUNHÃO (7h e 9h) (L e M - Pe. Zezinho)

1. Se ouvires a voz do vento, chamando sem cessar; se ouvires a voz do tempo, mandando esperar.

A DECISÃO É TUA. SÃO MUITOS OS CONVIDADOS. QUASE NINGUÉM TEM TEMPO. 2. Se ouvires a voz de Deus, chamando sem cessar; se ouvires a voz do mundo, querendo te enganar.

3. O trigo já se perdeu, cresceu, ninguém colheu, e o mundo passando fome, passando fome de Deus.

(19h) – O mesmo pão (Gil Monteiro)

(6)

6

27. AVISOS E ORIENTAÇÕES

28. CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA

“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja!”

(L e M - José Acácio Santana)

DAI-NOS A BÊNÇÃO, Ó MÃE QUERIDA, NOSSA SENHORA APARECIDA!

29. BÊNÇÃO FINAL (Missal Romano – p. 525 - 11)

30. CANTO FINAL (Autor Desconhecido)

1. Maria o Magnificat cantou e com ela também nós vamos cantar: Pão e Vida é o brado de um Brasil que de norte a sul se uniu na novena do Natal.

APARECIDA É A MÃE DO PESCADOR! É A MÃE DO SALVADOR! É A MÃE DE TODOS NÓS!

2. Maria o Magnificat cantou e com ela também nós vamos cantar: protegendo e defendendo nosso irmão que merece peixe e pão pra sua fome saciar!

3. Maria o Magnificat cantou e com ela também nós vamos cantar: nos unindo para a Ceia do Senhor com Jesus o Salvador, de mãos dadas com o irmão!

Referências

Documentos relacionados

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, dar início ao processo de elaboração do Plano de Urbanização da Landeira, de acordo com os “termos de referência” em anexo e em

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

No entanto, não compartilho do entendimento esposado pela parte autora, uma vez que, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, não existe caráter acessório entre

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

O presente trabalho tem por objetivo pesquisar dados do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), especificamente do Campus Canoinhas, sobre a gestão de patrimônio no tocante

Realizou-se estudo do tipo ecológico com o objetivo de investigar o perfil sociodemográfico e epidemiológico, a frequência de casos, os indicadores epidemiológicos

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com