MARIANA GONÇALVES RODRIGUES TEIXEIRA LARISSA QUIRINO MOREIRA LEANDRO TEIXEIRA PARANHOS LOPES

Texto

(1)

MARIANA GONÇALVES RODRIGUES TEIXEIRA LARISSA QUIRINO MOREIRA

LEANDRO TEIXEIRA PARANHOS LOPES

EFEITO DA DIETA COM POLVILHO DA FRUTA-DE-LOBO NO TRATAMENTO DE RATOS WISTAR DIABÉTICOS

(2)

 RESUMO

O polvilho da fruta-de-lobo é um fitoterápico extraído da polpa deste fruto verde, (Solanumlycocarpum St. Hil) e é ultilizado no tratamento da daibetes mellitus e lhe são atribuidos outros efeitos terapêuticos, como a redução da obesidade e colesterol, mas sem conhecimento científico. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito deste fruto em ratos Wistar diabéticos induzido por aloxana durante seis semanas e, posterior avaliação da estrutura da hipertrofia cardíaca e coleta de sangue para as analises dos parâmetros de colesterol de frações e glicemia.

Palavras chaves: Polvilho de lobeira, Diabetes mellitus, fitoterapia, colesterol.

1- INTRODUÇÃO

No Brasil aproximadamente 50% das pessoas com diabetes desconhecem sua condição mórbida sendo que 10% delas são portadoras de DM1(Franco et al, 1998). Embora se reconheçam os avanços disponíveis para o tratamento do diabetes, o DM ainda sim é uma das principais causas de doenças com nefropatia, aterosclerose, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Portanto é de suma importância buscar dietas e exercício para o tratamento para prevenção a esses pacientes, não apenas pra auxiliar na redução da glicemia como também para prevenção de complicações associadas.

A fitoterapia é a ciência que estuda a utilização de plantas medicinais e de seus preparados para prevenir, curar ou aliviar algum processo patológico (MIGUEL & MIGUEL, 2000). A lobeira e seus frutos foram introduzidos na terapêutica popular para aliviar, prevenir e curar várias doenças, dentre elas, lhe são atribuidas propriedades hipoglicemiantes, redução de obesidade e colesterol e atividade anti-inflamatória(CÔRREA, 1984; DALL-AGNOL 2000; VIEIRA JÚNIOR et al.,2003).

(3)

As principais dificuldades até o momento foram encontrar pesquisas e artigos relacionados ao tema e, quando encontrados a falta de detalhes era predominante. Outro grande problema foi no preparo do polvilho obtido, devido a rigidez do fruto e seus espinhos.

2- METODOLOGIA

As frutas de lobo foram colhidas na região de Uberlândia- MG próximo ao bairro Mansour. Depois de selecionadas, higienizadas com uma colher de sopa de cloreto de sódio diluído em 1 um litro de água por 15 minutos, foram picadas, raladas e o polvilho foi obtido. Este foi lavado com água destilada, decantado e seco em estufa de ventilação. A amostra foi armazenada em um recipiente de vidro fechado e protegido da luz, sob temperatura ambiente.

A ração comum foi triturada acrescentando nela 191mg/dia por animal do polvilho da fruta-de-lobo. Em seguida umedecida com água, modelada e colocada em uma estufa para secar.

O diabetes experimental será induzido em todos os animais pela administração de uma solução aquosa de aloxana a 2% (Aloxan-Sigma . St. Louis . USA), injetada por via endovenosa, na dose única de 42 mg/kg de peso corporal, utilizando uma das veias da cauda do animal. Após jejum alimentar de 12 horas, com fornecimento de água ad libitum, cada rato será colocado em uma caixa aquecida com lâmpada elétrica, durante um período de aproximadamente 10 minutos; tempo necessário para uma boa visualização das veias da cauda.

Após esse procedimento, o animal será contido em uma pequena caixa individual, tendo sua cauda exposta, após o que se procedeu à inoculação da droga, utilizando-se agulhas de calibre 13 x 4,5 mm. Decorridos 30 minutos do tratamento, os animais serão alimentados com ração ad libitum.

3- MATERIAS UTILIZADOS

(4)

4- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CORRÊA, A.D.; ABREU, C.MP. de; SANTOS, C.D.; RIBEIRO, L.J. Determinação de alguns constituintes químicos de interesse nutricional da fruta-de-lobo (Solanum lycocarpum St.Hil.) Ciência e Agrotecnologia, Larvas, 2000.

DALL-AGNOL, R; VON-POSTER, G.L. The use of complex polysaccharides in the management of metabolic diseases: the case of Solanum lycocarpum fruits. Journal of Ethnopharmacology, Lousanne, 2000.

MIGUELl, M. P.; MIGUEL, O. G. Desenvolvimento de fitoterápicos. São Paulo: Robel 2000 pt.1

CORRÊA, M. P. Dicionário de plantas exóticas cultivadas.Brasília: Ministério da Agricultura/ Instituto Brasieliero de desenvolvimento florestal. 1894 v.6

FRANCO LJ, MILECH A, BRAGA CDC, MALERBI D, CAMPOS GP, ALMEIDA L, SCHMIDT MI, ALBUQUERQUE RH. Estudo multicêntrico sobre a prevalência do Diabetes Mellitus no Brasil. Ministério da Saúde. Censo de Diabetes 1998; 1-

LOPES A, C. Tratado de clínica médica . São Paulo: Roca, 2006 v.2  REVISÃO DA LITERATURA

MARCELINO B. Daniela; CARVALHO B. D. Maria Reflexões sobre o Diabetes Tipo 1 e sua Relação com o Emociona. Disponível em URL: http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n1/24819.pdf

Gama, M. P. R. (2002). Do milagre canadense do século XX às esperanças de cura do século XXI (Editorial). Endocrinologia & Diabetes Clínica e Experimental, 2(2), 3-5

HENRIQUE S. Gilberto- Comparação da glicemia de ratos feitos diabéticos por estreptozotocina e de ratos normais a partir da ingestão de dietas experimentais ricas em fibra alimentar de diferentes fontes. Disponível em URL: http://www.crmpr.org.br/publicacoes/cientificas/index.php/revista-do-medico-residente/article/viewFile/511/499

MOURA P. Leandro Spirulina, exercício e controle da glicemia em ratos

diabéticos Disponível em URL:

(5)

Alteração no potencial osmótico e teor de carboidratos solúveis em plantas jovens de lobeira (Solanum lycocarpum St.-Hil.) em resposta ao estresse hídrico Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbb/v24n2/a10v24n2

PET- O fruto da lobeira e seu uso no tratamento do diabetes mellitus: mito ou

realidade! Disponível em URL:

http://www.unifal-mg.edu.br/pet/?q=artigo-ofrutodalobeira

SESTERHEIM PATRÍCIA Diabetes mellitus tipo 1: multifatores que conferem suscetibilidade à patogenia auto-imune Disponível em URL: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/viewFile/1 654/2631

Imagem

temas relacionados :