• Nenhum resultado encontrado

Vista do Informática na educação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vista do Informática na educação."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Informática na educação: um olhar sobre a utilização das

novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem

Gustavo de Oliveira Andrade

Mestre em Ensino pela UNIGRANRIO. Pós-graduado em Informática em Saúde pela UNIFESP. Pós-Graduado em Gestão e Docência em EaD pela UFSC. Pós-Graduado em Capacitação de Docentes em Administração pela USP. Pós-Graduado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela UFABC. Graduado em Licenciatura em Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina. É professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Barra de São Francisco. Professor a distância do curso Técnico em Redes de Computadores do IFSudesteMG, campus Rio Pomba e tutor a distância da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

Vinicius Campos de Oliveira

Especialista em Inspeção e Supervisão Escolar (FAVENI), em Gestão Escolar (UFV), em Mídias na Educação (UFSJ), em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (UFF), em Tecnologias e Sistemas de Informação (UFABC) e em Docência do Ensino Superior (FALC). Licenciado em Pedagogia (Faculdade Alfa), em Matemática (UNIVEN) e em Informação e Comunicação (CEFET). Bacharel em Sistemas de Informação (UNIPAC). É Professor de Matemática e Informática no Centro Educacional Novo Horizonte de Leopoldina - MG.

Resumo

Este artigo consiste em mostrar uma visão geral das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no processo educativo como ferramenta auxiliar na aprendizagem. Identificou-se o papel das tecnologias na Educação, as demandas necessárias ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem, a importância do uso das ferramentas tecnológicas, tais como o computador na escola e a influência das TIC na prática pedagógica em sala de aula. Os dados coletados no estudo de caso mostram alguns impactos positivos e negativos em relação à aplicação das TIC na Educação bem como sua influência na construção de métodos diferenciados para utilização no processo de ensino e aprendizagem. Finalmente, neste trabalho, apresentamos a constatação da contribuição do uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e, consequentemente, nas escolas.

Palavras-chave

TIC; Ensino; Computador na Escola.

Abstract

This article presents an overview of the new information and communication technologies (ICT) in the educational process as an auxiliary tool in learning. It was identified the role of technologies in education, the necessary demands for the use of Information and Communication Technologies in the teaching-learning process, the importance of using technological tools such as the computer in school and the influence of ICT in pedagogical practice In the classroom. The data collected in the case study show some positive and negative impacts in relation to the application of ICT in Education as well as its influence in the construction of differentiated methods for use in the teaching and learning process. Finally, in this work, we present the contribution of the use of information and communication technologies in teaching and, consequently, in schools.

Keywords

(2)

Introdução

Atualmente, a escola tradicional passa a entrar em um processo de transformação para acompanhar as mudanças da Educação devido à introdução de novas tecnologias da informação e comunicação que começaram a fazer parte do currículo escolar como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem.

Com o surgimento das novas tecnologias, as escolas foram sendo coagidas a incorporá-las no processo educacional. Sendo assim, a evolução do mundo tecnológico trouxe à realidade das escolas um mundo diferente. Mas, para que as novas tecnologias passem a fazer parte do dia a dia escolar, é necessário que os educadores estejam preparados para trabalhar com tais tecnologias (CARVALHO, IVANOFF, 2010).

Está claro que, para a implantação da Informática na Educação, não é apenas adquirir computadores e instalá-los na escola, muito pelo contrário, é necessário que se tenha um projeto pedagógico sobre o uso de computadores na escola, capacitação de todos os educadores, reconhecimento do valor das tecnologias na educação, além do conhecimento necessário para utilizar-se desses recursos em sala de aula (NETTO, 2005). Dessa forma, é possível utilizar as tecnologias em todas as disciplinas do currículo escolar, sendo necessário que os professores sejam capacitados para o uso e, que eles possam discernir as tecnologias como aliadas ao processo educacional.

O presente artigo está embasado em um estudo de caso acerca das práticas do uso do computador como ferramenta para o ensino. Nesse sentido, podemos considerar que o estudo de caso é “caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir conhecimentos amplos e detalhados do mesmo, tarefa praticamente impossível, mediante os outros tipos de delineamentos considerados” (LOPES, 2006, p.119 apud GIL, 1999). Assim, este estudo procura mostrar, por meio de depoimentos, as experiências e opiniões de educadores em relação às novas tecnologias e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem.

As inteligências múltiplas e as novas tecnologias

Segundo Gardner (1995, p.14), inteligência é:

A capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais. A inteligência não pode ser medida; ela não é um produto acabado, pois, dependendo do contexto sócio-econômico-cultural, uma ação pode ser valorizada em um ambiente e em outro ambiente não ter significância.

Ainda segundo Gardner (1995,) sete habilidades intelectuais do ser humano são necessárias para o desenvolvimento da inteligência, são elas:

 Inteligência linguística: habilidade ou capacidade em lidar com os desafios relacionados com a linguagem.

 Inteligência lógico-matemática: habilidade de resolução de problemas por meio da dedução e da observação.

(3)

 Inteligência corporal-cenestésica: habilidade em utilizar movimentos corporais para superar desafios de uma determinada realidade.

 Inteligência musical: habilidade de produzir e perceber as notações musicais.

 Inteligência espacial: habilidade em abstrair interação com o ambiente, o espaço e o ciberespaço para elaborar um produto ou resolver um problema.

 Inteligência intrapessoal: habilidade em conhecer os aspectos internos de uma Pessoa.

 Inteligência interpessoal: habilidade em perceber as intenções e desejos dos seus interlocutores e, com isso, resolver ou minimizar problemas de comunicação e relacionamento.

Nesta abordagem, podemos perceber que o uso das tecnologias pode, de fato, contribuir eficazmente para o desenvolvimento dessas habilidades. Na visão de Tarja (2008) podemos relacionar as abordagens apresentadas com o computador por meio de:

[...] software abertos, (...) os editores de textos, é possível desenvolver diversas atividades que estimulam as habilidades linguísticas, tais como a escrita e a leitura, promovendo diferentes tipos de produções. Os softwares de simulações e de programação são excelentes recursos computacionais que permitem o aprimoramento das habilidades de lógica, matemática e de resolução de problemas. Como medidor e planejador de atividades físicas, o computador pode ser um grande aliado. O grande “trunfo” do computador é sua característica interativa com o meio. Com ele é possível integrar diversas mídias e demais recursos tecnológicos, desde o rádio, a televisão, os vídeos, as filmadoras; portanto, um recurso perfeito para trabalhar sons e, ainda torná-los visuais conforme as descrições de seus compassos, medidas dos ritmos sonoros. A Internet, como mídia que mais cresce nos últimos anos e tende a ser a mídia mais popular em médio prazo, tem uma característica ampla de possibilitar diversos tipos de comunicações e interações entre culturas, de forma bastante enriquecedora. (TAJRA, 2008, p.18)

É evidente a importância do computador para a construção do conhecimento e desenvolvimento das habilidades humanas. A escola, por sua vez, tem que acompanhar o ritmo das novas tecnologias da informação e comunicação para, assim, preparar o aluno para a vida que, atualmente, exige o conhecimento tecnológico e a capacidade para lidar com as diversas tecnologias, principalmente com o computador.

Nesse novo contexto educacional tecnológico, a nova função do professor é de facilitador, de modo a supervisionar o aluno no processo educativo quanto à resolução das dúvidas geradas pela quantidade de informação que se adquire por meio das novas tecnologias da informação e comunicação. Logo, é necessário que o professor tenha domínio do conhecimento relacionado às tecnologias para que ele possa incentivar e orientar seus alunos, além de utilizar essas novas ferramentas como auxílio na construção de um ambiente de aprendizagem mais atrativo e eficiente. Portanto, é dele o papel de direcionar os alunos às novas descobertas, e de selecionar as informações que servem como uma ponte para um conhecimento produtivo.

Diante dos novos recursos tecnológicos, o aluno deve ser um agente ativo no processo educativo e estar sempre busca da informação, quanto à resolução de problemas e quanto às

(4)

pesquisas a realizar. Com isso, os alunos tornam-se seres que despertam sua autonomia, suas habilidades, o pensar, criar e o aprender a aprender de forma autônoma. (CASTELLS, 2001)

Por fim, as novas tecnologias, por meio deste novo contexto educacional, passam a ter papel duplo. Elas serão ferramentas que facilitam a comunicação entres os educadores e os demais profissionais do ambiente escolar. Por outro lado, as tecnologias tornam-se auxiliares no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma nova pedagogia, porém, não é somente a inclusão dessas tecnologias na Educação que proporcionará uma mudança satisfatória. É importante saber como o computador está sendo utilizado e como o aluno está sendo desafiado em atividades que fazem uso dessas ferramentas (CARVALHO; IVANOFF, 2010).

Aplicação da informática no ensino

As novas tecnologias da informação e comunicação têm o poder interagir com as diversas áreas do saber. Tais como nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes e Educação Física.

De acordo com a proposta pedagógica das escolas, podemos classificar a utilização do computador de duas formas.

Por Disciplina: nessa modalidade os professores utilizam os computadores

como reforço, complementação ou sensibilização para os conteúdos abordados em sala de aula. É uma ação isolada, de interesse específico do professor, conforme a disciplina que ele ministra. (TAJRA, 2008).

Projetos Educacionais: a informática é envolvida num plano mais

abrangente, uma vez que, em muitos casos, implica numa mudança de postura da escola no tocante às fontes de interesses dos alunos. A utilização da informática permeia as disciplinas integradas aos temas geradores das propostas de projetos. (TARJA, 2008)

Na Língua Portuguesa, por exemplo, o uso das tecnologias pode auxiliar na produção e revisão de textos. O processador de texto Word verifica a ortografia rapidamente. Com ele, os alunos podem organizar um texto como: mudar de lugar, cortar, eliminar e ampliar palavras, frases e parágrafos, podendo experimentar novas soluções para o texto criado sem precisar escrever tudo de novo a cada nova versão.

As tecnologias também podem auxiliar a disciplina de Língua Portuguesa além da utilização do processador de texto Word, como a utilização de ferramentas de publicação e sites de áudio e vídeo. Podem trabalhar conteúdos além de produção de textos como: comunicação oral e análise e reflexão sobre a língua.

Na Matemática, as novas tecnologias não irão substituir o trabalho centrado na resolução de problemas, mas auxiliarão o trabalho dos professores de Matemática. As tecnologias podem ajudar no uso de calculadoras e conhecimento das ferramentas do Excel. Podem ser trabalhados no Excel, gráficos e fórmulas matemáticas como também auxiliar no estudo de Estatística e Matemática Financeira. Vale ressaltar que a utilização do Excel nas aulas de Matemática não irá substituir os métodos de raciocínio existentes que fazem parte do cronograma matemático, mas o que importa é levantar as ideias mais relevantes sobre como resolver as questões.

Na Matemática, também podem ser trabalhados com o auxílio das novas tecnologias, o espaço e a forma, tratamento de informação e números e operações. Como também a

(5)

exploração de propriedades de figuras sólidas e planas, exploração de cálculos e construção de gráficos no computador.

Na Geografia é possível trabalhar com mapas utilizando as novas tecnologias. Sites como o Google Maps e programas como o Google Earth que nos possibilitam visualizar partes do globo em versão cartográfica, fotos aéreas e imagens de satélite. O maior diferencial dos mapas virtuais é a interatividade, contudo, os mapas e atlas impressos ainda têm sua utilidade.

Na História, a Internet é uma poderosa ferramenta aliada à disciplina. Ela permite aos alunos e educadores pesquisar sobre História Geral, do Brasil e local. Com as novas tecnologias, os professores de História podem auxiliar seus alunos a pesquisar conteúdos e documentos históricos, e também produzir relatos pessoais no computador com auxílio do Word ou Power Point.

Com a ajuda da Internet as disciplinas de Ciências e Biologia também são favorecidas. Com sua adesão é possível estudar várias experiências bem como realizar busca por laboratórios virtuais. Diversos sites disponibilizam imagens e vídeos de microscópios robustos. Também é possível entender melhor as características de micro-organismos dentre outas possibilidades.

Nas Artes é possível utilizar softwares para trabalhar com imagens e fotografias. Com o Paint, é possível desenhar imagens e utilizar a imaginação para o lado artístico. Com o Photoshop, os alunos podem trabalhar com fotografias transformando toda a característica da foto, corrigir pequenos defeitos, criar desenhos, adicionar e alterar textos nas imagens e fotos e muito mais.

Na Educação Física, com a ajuda das novas tecnologias, é possível ensinar regras de jogos, como o judô, por exemplo. Existem esportes que são impraticáveis nas escolas, mas através das tecnologias é possível estudá-los, como a canoagem e o paraglider. É possível também que os alunos registrem apresentações de danças e diversos jogos para que eles próprios avaliem suas práticas.

Com o uso das novas tecnologias, o processo educacional passa por uma mudança que traz consequências satisfatórias. Modernizar os métodos de ensino é um desafio muito grande para os professores. Acompanhar o mundo tecnológico requer certo conhecimento de utilização dessas ferramentas. Entretanto, com foco, persistência e direcionamento, é certo que qualquer pessoa passa ter o domínio dessas tecnologias.

Os educadores, por sua vez, devem ter um olhar positivo sobre as novas tecnologias, que são introduzidas no currículo escolar para auxílio do desenvolvimento dos conteúdos das disciplinas. Suas consequências no processo educacional são positivas quando os professores são motivados a introduzir essas tecnologias de forma dinâmica em suas aulas.

Estudo de caso – pesquisa sobre tecnologias na educação

Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de entrevistas com 40 professores e 10 diretores durante o mês de junho de 2014. Estes profissionais narraram suas experiências e opiniões sobre o assunto abordado.

Com a aplicação dos questionários foi possível verificar pontos como:

 O acesso dos profissionais de Educação às tecnologias;

(6)

 O emprego das tecnologias na formação dos professores e diretores durante a graduação;

 A importância das tecnologias na formação dos alunos;

 A contribuição das TIC na Educação.

Dentre os profissionais entrevistados, havia graduados, especialistas e mestres, conforme apresentado no Gráfico 1, que atuam no ensino público e privado no município e distritos de Leopoldina – MG. A população total do município era de 50.097 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000). Sua área é de 942,31 km² representando 0.1607% do estado, 0.1019% da região e 0.0111% de todo o território brasileiro.

Gráfico 1: Grau de instrução dos entrevistados Fonte: Dados da pesquisa

Os profissionais entrevistados são das seguintes instituições de ensino: Colégio Equipe, Colégio Imaculada Conceição, Colégio Piau, CNEC, Centro Educacional Conhecer, Escola Estadual “Luiz Salgado Lima”, Escola Estadual “Sebastião Medeiros”, Escola Estadual “Sebastião Silva Coutinho”, Escola Estadual “Omar Resende Peres”, Escola Estadual “Professor Botelho Reis”, Escola Estadual “Emílio Ramos Pinto”, Escola Municipal “Profª. Maria da Conceição Monteiro de Rezende”, Escola Municipal “Botelho Reis”, Escola Municipal “Ribeiro Junqueira”, Escola Municipal “Osmar Lacerda França”, Escola Municipal “Judith Lintz Guedes Machado”, Escola Municipal “Francisco Pinheiro de Lacerda”.

As instituições apontadas nas entrevistas, Gráfico 2, são escolas públicas rurais onde algumas possuem laboratórios de informática e demais tecnologias e, escolas públicas e privadas urbanas nas quais a maioria possui laboratório de informática e outras tecnologias.

Gráfico 2: Escolas públicas e privadas citadas nas entrevistas Fonte: Dados da pesquisa

(7)

Os questionários foram adaptados de Carvalho; Ivanoff (2010), Tajra (2008) e Netto (2005) e divididos em perguntas relacionadas ao perfil profissional, dados pessoais, opiniões e experiências sobre o assunto. Os depoimentos de alguns entrevistados serão apresentados, mas para preservar a identidade do entrevistado, serão identificados por entrevistados A, B, C, e assim por diante.

Resultados

Com a pesquisa realizada, pode-se perceber no Gráfico 3 que, 64% dos entrevistados não tiveram a oportunidade de utilizar as tecnologias durante a graduação, mas que, entre estes, 30% recorreram a cursos de atualização na área tecnológica para se aperfeiçoar e utilizar dessas tecnologias no seu dia a dia. Já os outros 36% tiveram contato com as tecnologias durante a graduação e afirmaram que isso contribuiu para a prática pedagógica e para entender a importância das tecnologias nesse novo contexto educacional.

Gráfico 3: % de utilização das tecnologias durante a formação acadêmica Fonte: Dados da pesquisa

No gráfico 4, percebe-se que 85% dos educadores entrevistados consideram que é importante o uso das novas tecnologias na Educação, pois contribui na sua vida escolar, no acesso à informação e para o futuro como cidadão. Os outros 15% afirmam que as tecnologias não são um fator importante para a formação do aluno.

Gráfico 4: É importante a utilização das tecnologias para a formação do aluno? Fonte: Dados da pesquisa

(8)

Segundo um dos entrevistados,

[...] acompanhar o mundo tecnológico é inovar o processo de ensino-aprendizagem, pois o aluno hoje em dia tem contato direto com as tecnologias fora da escola, então, para haver uma motivação pelo estudo, é importantíssimo que a escola passe a adotar novos métodos de ensino para estimular os alunos a dedicar aos estudos. Pois é notório que as novas tecnologias influenciam no processo de formação do aluno. Entrevistado A

De acordo com os dados coletados, algumas escolas já estão inseridas no mundo tecnológico. Há escolas que possuem laboratório de informática bem equipados, lousa digital, data show e notebooks. Em contrapartida, existem escolas que ainda precisam de se adequar a essa nova proposta de ensino, pois há instituições que ainda não adotaram as tecnologias no seu processo de aprendizagem.

Trabalho em uma escola da zona rural e foi instalado um laboratório de informática. Os alunos não lidavam com o computador por não terem acesso. Primeiro foi feita a desmistificação da máquina, não é um bicho de sete-cabeças. Depois eles foram trabalhando com jogos envolvendo as operações fundamentais, o que facilitou a aprendizagem e a agilidade de raciocínio dos alunos na sala de aula e nas avaliações. Entrevistado B

Outro entrevistado salienta que:

Na escola onde trabalha, existe um laboratório de informática e datashow à disposição dos professores para ministrar suas aulas de acordo com o conteúdo proposto. Os alunos usam softwares educativos específicos do conteúdo em estudo e depois apresentam seminários com diversos temas e até criação de vídeos. Entrevistado C

Já o Entrevistado D alerta que:

Existe uma integração entre a disciplina de Informática com a de matemática, onde os dois professores trabalham de forma inovadora para o aprendizado do educando. Entrevistado D

Os dados apresentados no Gráfico 5 asseguram que 90% dos entrevistados acreditam que a escola deve acompanhar o processo de informatização, pois as tecnologias são indispensáveis para uma formação adequada. Por outro lado, 10% acreditam que a escola não deve acompanhar o processo de informatização, tendo em vista a possibilidade de a escola perder o seu valor.

(9)

Gráfico 5: Se a escola não acompanhar o processo de informatização, o ensino pode se tornar ultrapassado?

Fonte: Dados da pesquisa

Um dos diretores, aqui denominado Entrevistado E, afirma que:

O ensino não depende única e exclusivamente da informatização. Esta é, sem dúvida, uma ferramenta bastante importante. Não adianta usar a tecnologia só por usar, tem que haver um planejamento quanto ao uso dessas tecnologias, deve ter uma interdisciplinaridade. Entrevistado E

De acordo com os profissionais entrevistados, foi observado que eles fazem uso de algum software educativo em sua disciplina, conforme apresentado na tabela 1.

Nome do Software Descrição Uso nas Escolas (em %)

Tux Paint Software de desenhos 40%

Google Earth Imagens de satélite 10%

Kverbos Estudo de verbos em espanhol 15%

Kblackbox Jogo que exige raciocínio lógico e compreensão das

probabilidades

10%

Calc 3D Geometria e Estatística 20%

Kbrusch Trabalho com Frações 30%

(10)

Resultados obtidos sobre aspectos positivos e negativos da informática na educação

A introdução da informática no contexto educacional gerou transformações no processo educativo. Com o uso do computador, a escola passa por reformulações para se adaptar às novas tecnologias. O educador deve adequar o uso das novas tecnologias às propostas pedagógicas como um objetivo inovador.

Podemos considerar alguns aspectos positivos da Informática na Educação como: criação de ambientes virtuais de aprendizagem que contribuem para a construção do conhecimento; uso das novas tecnologias para despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado; surgimento de softwares aplicativos como editores de textos, editores de apresentação, editores de desenhos e planilhas eletrônicas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem em diversas disciplinas; pesquisas escolares através do uso da internet; criação de softwares educativos específicos para cada conteúdo ministrado em todas as disciplinas; uso de jogos principalmente na Educação Infantil, o que desperta as habilidades das crianças; uso de ambientes interativos de aprendizagem que, a partir de atividades de exploração, descoberta, descoberta e investigação contribui para o conhecimento; auxílio no planejamento administrativo da escola com a informatização, os setores administrativos podem agilizar seu trabalho; com a informática, o professor e o aluno são transmissores e receptores de conhecimento; surgimento do Ensino a Distância (EAD), que contribui na formação profissional do cidadão através de cursos técnicos, tecnólogos, graduação, aperfeiçoamento, especialização, entre outros.

Já em relação aos aspectos negativos, destacamos o mau uso das novas tecnologias, muitos estudantes deixam de cumprir suas obrigações e perdem sua personalidade e o contato pessoal por causa do uso excessivo das tecnologias; o uso das tecnologias por crianças, em que os pais não têm o controle dos filhos, pois as crianças não possuem senso crítico e não sabem discernir o que é bom e ruim, muitas vezes as crianças deixam de fazer atividades através da internet para navegar livremente nela; cópia ou plágio de conteúdos da internet que são encontrados nos trabalhos escolares; trabalhos escolares realizados pelos alunos através de fontes e conteúdos não confiáveis encontrados na internet; a orientação dos professores, pois muitos não estão preparados para lidar com a informática no dia a dia; a seleção de professores de informática não é um processo coerente, muitos desses profissionais não têm o conteúdo necessário para lecionar e não estão preparados; não há uma orientação adequada aos estudantes quanto ao uso dos computadores, essa nova geração tem que ser bem orientada para lidar com essas tecnologias de uma forma produtiva; a falta de estrutura física adequada para os equipamentos de informática; o número de computadores relacionados ao número de alunos por turma não são coerentes; o planejamento do ensino de Informática não é bem organizado, não existe uma linha a seguir.

Considerações finais

Neste artigo foi apresentado o papel das novas tecnologias na educação, onde os aspectos gerais da introdução das tecnologias na escola também foram analisados. Mostrou-se a aplicação das novas tecnologias na Educação e identificamos por meio de depoimentos, as experiências e opiniões de educadores em relação às novas tecnologias e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem.

A realização desse trabalho permitiu identificar que as novas tecnologias da informação e comunicação influenciam na construção de métodos diferentes para o processo de ensino e aprendizagem. Demonstrou-se que a introdução do computador, como mediador do conhecimento, traz benefícios para a Educação desde que haja um planejamento quanto ao

(11)

seu uso como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Todavia, a Informática na Educação precisa ser reformulada e adequar-se às propostas pedagógicas do ensino, os professores precisam ser capacitados para o uso das novas tecnologias e as escolas devem dispor de computadores suficientes para o número de alunos que irão utilizá-lo.

Por fim, concluímos que a informática trouxe para a Educação muitas oportunidades e, com isso, é de suma importância fazer o uso coerente de forma que sempre seja algo benéfico e que contribuía para uma nova realidade educacional.

Referências

CARVALHO, F. C. A. de; IVANOFF, G. B. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com tecnologias da informação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

CASTELLS, M. A Galáxia Internet Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade, Rio de Janeiro.Zahar, 2001

COSCARELLI, C.; Ribeiro, A. E. (org). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale, 2005.

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995

LOPES, J. O fazer do trabalho científico em ciências sociais aplicadas. Recife: Ed. Universitária de UFPE, 2006.

NETTO, A. A. de O. Novas tecnologias e Universidade - Da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis: Vozes. 2005.

TARJA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8. ed. São Paulo: Érica, 2008

(12)

Referências

Documentos relacionados

[r]

Os professores viajantes do tempo responderiam de uma forma muito diferente a uma sala de aula de primeiro grau moderna. Eles poderiam sentir-se intrigados com relação a alguns

A Mariana enviou para a ABGE a versão final do livro do Milton Vargas e o Renivaldo fará contato com a editora Becka para solicitar novo orçamento do livro

Mesmo que historicamente tenham ocorrido esforços como os apresentados e por meio de outros programas e/ou projetos governamentais para o uso das tecnologias na educação

Ao longo da experiência didática que foi incluída na investigação, os estudantes realizaram entrevistas com membros da comunidade, levantaram dados na rede

Em 98, com o fenômeno da Copa, essas professoras tinham clareza de que este era um tema de impacto que mobilizaria todos os países – e não seria diferente com os alunos. Ao mesmo

Existem diversas oportunidades para ações decorrentes e pesquisas futuras, como: aplicação e avaliação da efetividade dessa sistemática como parte das

As informações obtidas através dos blocos II, III e IV foram previstas para trazer à luz as representações relacionadas às possibilidades de uso dos recursos