• Nenhum resultado encontrado

ANOS INICIAIS ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES. SEMANA 25 2º TRIMESTRE 17 de agosto a 23 de agosto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANOS INICIAIS ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES. SEMANA 25 2º TRIMESTRE 17 de agosto a 23 de agosto"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Semana 25 0

ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES

ANOS INICIAIS

SEMANA 25 – 2º TRIMESTRE 17 de agosto a 23 de agosto

COMPONENTE CURRICULAR:

CURRÍCULO INTEGRADO PROFESSOR(A):

MÁRCIA, TATIANA, FABIANE, CÍNTIA E EDNA ANO/ TURMA:

5º ANO/151, 152, 153, 154 e 155

(2)

Semana 25 1

Querido estudante lassalista, organize seus estudos. Boa semana!

Estas são as competências e habilidades que trabalharemos durante a semana:

Componente Curricular: HISTÓRIA

C1. Compreender o processo de formação e organização administrativa, política, social e religiosa de sua coletividade.

H13.Esclarecer o que são impostos e tributos, discutindo sua importância para a organização da sociedade, financiando os serviços públicos de qualidade.

Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA

C1. Desenvolver a leitura de forma autônoma em diferentes gêneros textuais, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por tipologias, temas e autores.

C2. Compreender e apreciar textos literários e não literários, orais e escritos.

C3. Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras, frases e textos de forma contextualizada, utilizando recursos de coesão pronominal e articuladores de relações de sentido.

C4. Compreender e apreciar textos da oralidade.

C5. Empregar os conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação.

H18. Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

H30. Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.

H34. Produzir texto com o objetivo de opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola ou problemas da comunidade.

H44. Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

H66. Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.

H64. Grafar normas práticas da língua de forma adequada.

H72. Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.

Componente Curricular: MATEMÁTICA

C1. (Re)conhecer, no contexto social, operações e diferentes significados e representações dos números naturais e racionais.

C2. Compreender as quatro operações básicas da matemática e suas relações para (Re)conhecer, utilizar e calcular valores em situações-problema.

C9. Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.

C5. Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.

C6. Identificar, (Re)conhecer e caracterizar figuras geométricas planas e espaciais.

C3. Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes.

C1. Medidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais.

C2. Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas relações.

C3. Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica.

H8. Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

H9. Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

H19. Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

H20. (Re) conhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

H21. (Re)conhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

H22. Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

H23. Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

H24. (Re)conhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.

H3. Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

H4. Identificar frações equivalentes.

Componente Curricular: CIÊNCIAS

C2: Reconhecer a importância dos processos vitais para manutenção da vida humana, relacionando a alimentação ao bom funcionamento dos organismos.

H8: Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais para a manutenção da saúde do organismo.

Componente Curricular: GEOGRAFIA

C1. Analisar e compreender o movimento de migração nos espaços geográficos ocupados, seu significado histórico, levando em conta a dignidade humana.

C4. Desenvolver e aplicar o pensamento espacial, exercitando a leitura e manuseio de representações diversas.

H1. Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

H3. Analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

H10. Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

H11. Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.

Componente Curricular: ENSINO RELIGIOSO C2. Analisar as diversas narrativas religiosas nas manifestações religiosas.

H5. Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.

H8. Reconhecer a importância oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.

H9. Identificar o papel dos sábios (mestres) e anciãos na comunicação e preservação da tradição e valores religiosos, como modo de ser e viver.

H10. Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

(3)

Semana 25 2 5º Ano – 2º Trimestre – Semana 25 – de 17 de agosto a 23 de agosto

_____________________________________________________________________________

Aula: 17/8 TERÇA-FEIRA

Atividade de Ciências

Olá, amores! Hoje iremos estudar sobre alimentação. Você costuma comer os alimentos que aparecem na imagem? Circule todos os alimentos saudáveis que você encontrar e faça um X nos não saudáveis.

Vamos conhecer a origem dos alimentos?

Podemos consumir alimentos de origem animal, vegetal e mineral. Independentemente da forma como são obtidos, podem ser classificados da seguinte forma:

Origem animal: Porque provêm de animais (carne, peixe, ovos leite...).

Origem vegetal: Porque provêm das plantas, dos frutos e dos vegetais que a terra cria (frutos, legumes, cereais...).

Origem mineral: Porque provêm da água e de mineral (sal e água).

Vamos assistir ao vídeo https://youtu.be/8DDdRU5AyUs Após, faremos as atividades do livro “Porta Aberta para o Mundo”.

Atividade de Matemática

Amados alunos, hoje iniciaremos os estudos sobre FRAÇÕES no livro “A Conquista da Matemática”. Antes de fazermos as atividades do livro, assistiremos um vídeo e faremos as atividades da folha.

https://www.youtube.com/watch?v=SdunkWgD6v8

(4)

Semana 25 3

Se o denominador for 10 100 1 000 32

Lemos DÉCIMOS CENTÉSIMO MILÉSIMO TRINTA E DOIS AVOS PRESTEM

ATENÇÃO NAS EXPLICAÇÕES!!

(5)

Semana 25 4 1 – Circule as frações que estão representadas nos desenhos, sabendo que as partes coloridas são os numeradores, depois escreva como se lê cada fração circulada nas linhas abaixo.

1 -

2 -

3 -

4 -

5 -

6 -

7 -

8 -

9 -

(6)

Semana 25 5

Aula: 18/8 QUARTA-FEIRA

Turma!!

Vamos retomar o conteúdo assistindo ao vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=QLoVnbVQZMw Após vamos realizar o jogo para ver se realmente aprendemos.

https://wordwall.net/pt/resource/18028201/ortografia-mau-ou-mal

 Atividades no Livro FAÇA 2.

Atividade de História

Nesta semana estudaremos sobre os Serviços Públicos.

O material sobre o assunto- Google Apresentação- será disponibilizado após a aula on-line. As atividades previstas, serão copiadas e respondidas no caderno

 Proposta 1- Google Apresentação. O material será disponibilizado após a aula.

(7)

Semana 25 6

 Proposta 2- O Tema estará disponibilizado no Google Apresentação.

Aula: 19/8 QUINTA-FEIRA

Atividade de Língua Portuguesa Olá, turminha!

Vamos realizar atividades no livro FAÇA 2. Esteja com seu material organizado! Após, vamos assistir ao vídeo para retomar o conteúdo e jogar para aprender mais um pouco.

 https://www.youtube.com/watch?v=2FeLcMBql4w

 https://wordwall.net/pt/resource/7824150/mais-ou-mas

Após, daremos continuidade as atividades de literatura!

Hoje vamos iniciar a leitura do livro abaixo, na plataforma Árvore de Livros. A Atividade será em grupo a partir da leitura do livro, na nossa aula do dia 26/08.

HISTÓRIA

(8)

Semana 25 7 Atividade de Ensino Religioso

ACONTECIMENTOS SAGRADOS

Nas tradições religiosas, as pessoas expressam sua fé utilizando uma linguagem especial. Por meio de símbolos e ritos, elas mantêm vivos em seu cotidiano os princípios transmitidos por sua religião.

Na aula passada, assistimos ao vídeo de um acontecimento sagrado na tradição indígena, o ritual de passagem da menina indígena para a fase adulta. Hoje, vamos conhecer mais alguns.

ATIVIDADE

1. Escreva o nome de um rito:

Praticado no dia a dia - _________________________________________________________

Ligado a momentos importantes da vida - __________________________________________

2. Ritos são práticas simbólicas realizadas por diferentes tradições religiosas. Escreva a importância dos ritos para as religiões.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

No Cristianismo, há o rito de iniciação chamado batismo. Esse rito relembra o batismo de Jesus no rio Jordão há mais de 2 mil anos. Para os cristãos, a água expressa purificação, vida nova, e pelo batismo a pessoa passa a fazer parte da comunidade cristã, seguindo Jesus e seu projeto.

Na tradição religiosa

islâmica, a

oração diária é muito

importante e segue um rito. Os

muçulmanos a praticam cinco vezes

ao dia, voltados para a cidade de

Meca: ao amanhecer, ao meio-dia, à

tarde, ao pôr do sol e à noite.

(9)

Semana 25 8

ATIVIDADE AVALIATIVA 2 – ENSINO RELIGIOSO

ACONTECIMENTOS SAGRADOS

Como vimos nas últimas aulas, nas diferentes culturas e tradições religiosas, as pessoas mostram suas crenças e preservam sua memória por meio de rituais e celebrações, como: batismo, casamento, os rituais de passagem indígenas, entre outros.

Você deverá escolher um ritual ou manifestação cultural que marca uma determinada comunidade religiosa e pesquisar sobre ele.

SEU TRABALHO DE PESQUISA DEVE CONTER:

1. Cabeçalho com seus dados de identificação (Nome, turma, data e assunto do trabalho);

2. Título (nome do ritual ou acontecimento sagrado escolhido por você);

3. Pesquisa (explique o que descobriu, a qual tradição pertence, curiosidades, o que acontece);

4. Ilustração (uma imagem ou desenho referente à pesquisa);

5. Fonte (local onde você pesquisou, endereço de site ou livro);

6. Postar no tópico até o dia: 26/08/2021.

SUGESTÕES

Batismo

Primeira Comunhão

Crisma

Casamento (católico, chinês, indígena, etc)

Rituais indígenas de passagem

Faça com dedicação e capricho!

Faça com dedicação e capricho!

(10)

Semana 25 9

Aula: 20/8 SEXTA-FEIRA

Atividade de Matemática

Meus queridos, na aula de hoje representaremos algumas frações dividindo folhas de papel. Tenham duas folhas coloridas e aguardem as explicações da professora. Após, realizaremos algumas atividades de frações e problemas matemáticos.

1 – Pinte o numerador de cada fração e depois escreva como se lê as frações.

_________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

_______________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

(11)

Semana 25 10 2 – Escreva as frações de cada representação.

3 – Pinte cada fração a seguir.

(12)

Semana 25 11 4 – Resolva os problemas abaixo e depois assinale a alternativa que marca a resposta correta de cada um.

1. Alguns comprimidos são vendidos em cartelas tendo cada uma 20 comprimidos. Cada comprimido pesa 30 mg. Qual é o peso, em mg, de cada cartela?

(A) 600 mg.

(B) 700 mg.

(C) 800 mg.

2. Gislene trabalha em uma biblioteca. Dos 8 898 livros que ela tinha para arrumar, colocou 2 256 em algumas estantes.

O restante ela guardou em caixas para catalogar. Em cada caixa cabiam 54 livros. De quantas caixas ela precisou?

(A) 123 caixas.

(B) 126 caixas.

(C) 124 caixas.

3. João foi ao açougue e comprou 1 kg e 500 g de linguiça, 2 kg e 900 g de costela e 1 kg e 600 g de filé. Quantos quilogramas de carne, João comprou?

(A) 4 kg.

(B) 5 kg.

(C) 6 kg.

4. Em uma confeitaria, foram vendidos 3 centenas e meia de pastéis, o triplo dessa quantidade de empadinhas, 5 dezenas e meia de coxinhas e 6 dúzias e meia de croquetes.

Porém, ao serem transportados, uma dezena e meia desses salgados foram perdidos. O restante, foram organizados em 6 embalagens. Quantos salgados ficaram em cada embalagem?

(A) 243 salgados.

(B) 263 salgados.

(C) 253 salgados.

5. Neste ano, as matrículas de 4 320 crianças foram distribuídas igualmente entre 9 escolas de um bairro. Os alunos que vieram para o La Salle Santo Antônio, foram distribuídos em 15 salas de aula como o mesmo número de alunos. Quantos alunos ficaram em cada sala de aula no La Salle Santo Antônio?

(A) 35 alunos.

(B) 32 alunos.

(C) 48 alunos.

(13)

Semana 25 12 Atividade de Geografia

Olá, turma! Estamos iniciando um novo assunto em nossas aulas de Geografia. Vamos conhecer e identificar os diversos grupos sociais que compõem a população brasileira, refletindo sobre sua formação.

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

O povo brasileiro formou-se da mistura de povos: indígenas (de diferentes povos) que já viviam aqui antes da chegada do colonizador português; europeus (inicialmente os portugueses); e africanos (de nações variadas), trazidos à força como escravos. Posteriormente, vários outros povos se misturaram a esses, como italianos, alemães, japoneses e árabes. Outros portugueses vieram depois, como imigrantes.

Por isso, podemos dizer que o Brasil é um país que foi formado por várias nações, por vários povos, o que

gerou uma grande diversidade cultural, expressa nas festas, na culinária e em outros costumes.

Operários, de Tarsila do Amaral, 1933.

Os movimentos da população

No Brasil, é muito comum uma pessoa ou uma família inteira não viver na unidade federativa onde nasceu. Essas pessoas são conhecidas como migrantes, pois saem de sua terra natal, geralmente em busca de melhores condições de vida, como trabalho, escolas e outros serviços. Ao migrar, cada pessoa traz consigo uma história repleta de sonhos e desafios.

Em 1933, a artista plástica Tarsila do Amaral pintou a tela Operários. Essa tela mostra a grande miscigenação da população que vivia na cidade de São Paulo naquela época.

Pessoas dos mais diversos locais, tanto do Brasil como do exterior, vieram para a cidade trabalhar nas primeiras indústrias que se estabeleceram em nosso país.

Miscigenação: processo ou resultado de misturar raças através do cruzamento de pessoas de diferentes etnias.

Os atuais movimentos migratórios no Brasil apresentam características diferentes dos movimentos migratórios do passado, quando uma enorme quantidade de pessoas deixou a Região Nordeste com destino à Região Sudeste.

Atualmente esse fluxo diminuiu bastante.

Brasil: fluxo migratório (2010)

ATIVIDADE

Observe o mapa e responda em seu caderno.

1. Para qual estado da Região Sudeste se dirigiu a maior parte dos migrantes vindos da Região Nordeste?

2. Qual é o outro fluxo de migrantes que chama a atenção ao se observar o mapa?

(14)

Semana 25 13

Aula: 23/8 SEGUNDA-FEIRA

Atividade de Língua Portuguesa Olá, turminha!!

Vamos retomar os conteúdos de leitura e interpretação de textos. Realizaremos as atividades abaixo.

APENAS UM BILHETE

Nem bem o sinal tocou e Joana disparou pelo corredor sem nem pegar o estojo que deixara sob a mesa. Queria sumir, fugir dali, pra bem longe, onde ninguém a conhecesse! Também pudera! A vergonha que tinha passado era demais! Isso que dá confiar tanto nos outros... Bem que a mãe vivia dizendo: “Filha, em boca fechada não entra mosca!”.

Mas a culpa tinha sido dela mesma: quem mandou ir contando tudo assim, de mão beijada, pra Camila? Contar que o Ricardinho estava gostando dela também, que tinha mandado bilhete com bombom... Ai, ai, tudo que ela queria que acontecesse... Tudo bem que a Camila vivia na cola dela, sempre elogiando, admirando. Parecia até que a Joana era uma princesa! E sempre que dava trela a Camila pedia conselho, falava de seus problemas – e quantos problemas tinha aquela garota! E o maior deles era que ela era muito atrapalhada!

Era meio devagar, demorava pra se ligar nas coisas... Quem mandou não escolher direito o confidente? Todo mundo na sala sabia que Camila era esquisita, viviam fazendo piadinhas com a garota. E Joana sentia-se tão, mas tão feliz que nem pensou em escolher melhor. E ainda por cima o Ricardinho tinha pedido sigilo, porque sabia que os moleques iriam cair em cima dele. “Tá namorando. Tá namorando!”.

Agora, o mal já estava feito e a desgraça, completa! Todo mundo na sala ficou sabendo do rolo dos dois, simplesmente porque dona Camila, na hora da chamada, passou um bilhetinho pra

ela, com um desenho de um coração com o nome dos dois no meio e o implicante do Bruno pegou antes. E não podia ter dado outra: aquele brutamontes leu o bilhete em alto e bom som, com todas, absolutamente todas as letras.

Joana só sentiu o rosto arder, a cabeça girar... Ainda bem que a professora fazia a chamada sempre no final da aula, e o tormento iria acabar, porque, quando chegasse no Victor Caldéz, a turma estaria liberada. Ô nome pra demorar a ser dito, meu Deus!

Um furacão teria causado menos ventania: Joana não corria, voava! Tropeçou num garotinho do Maternal, quase atropelou uma bike e foi a primeira a sair pelo portão.

Correu até não mais poder, mas diminuiu o passo quando viu que já estava bem longe da escola. Foi respirando melhor e ordenando o pensamento e, então, com o ar entrando nos pulmões e acalmando o coração nervoso, veio junto a ideia: tinha de sair dessa! E a Camila é quem iria pagar o pato!

Chegou em casa, jogou a mochila na cama e ligou o computador. Fechou a porta e nem quis almoçar.

Só pensava numa coisa: que dali a alguns minutos todo mundo ia ficar sabendo que a Camila era problemática. E só maluco para achar que “Joana e Ricardinho se amam para sempre!”. Taí! O problema ia ser resolvido rapidinho: ela mostraria pra todo mundo que Camila era meio lelé e, portanto, em lelé ninguém acredita. Aí a barra dela e do Ricardinho estaria limpa. E ninguém mais iria encher os dois de piadinhas...

Rapidinho criou uma página no site de relacionamento da galera: “Eu acho a Camila lesada. E você?”.

Foto não faltava, porque, apesar da proibição da escola, tinha o celular cheio de fotos tiradas no colégio, escondido – nem a própria Camila sabia, coitada! A descrição? Muito fácil: era só dizer o quem Joana sabia da vida dela e mais o jeitão esquisito e pronto! Qualquer um da sala iria saber de quem se tratava, ainda mais com a foto. Todas as atenções voltadas para Camila, caminho livre para ela e Ricardinho paquerarem sem a encarnação da turma. Naquela noite, Joana deitou, mas não conseguiu dormir... Era uma mistura de prazer e incômodo...

Pensava nela e no Ricardinho trocando olhares, bilhetes, o lanche, os dois em paz, sem ninguém pra chatear, todo mundo ocupado em zoar a outra. Imaginava a gozação da turma, a Camila olhando para todo mundo com cara de espanto... Virava para um lado, para o outro, sem achar posição para o corpo, mas o desconforto não era da cama. Parecia que vinha de dentro, alguma coisa, que lá no fundo, dizia que algo não estava certo... E enquanto pensava o que podia ser, chegou pesado o sono e fechou os olhos castanhos da menina.

(15)

Semana 25 14 Nem bem Joana apontou na porta da sala no dia seguinte, começou a gozação. Achando que era pra Camila, Joana nem se deu conta de que a menina ainda nem tinha chegado, e levou um tempão sem entender nada... De repente, o Bruno bateu nas costas dela.” E o Ricardinho, hein?!”. E puxou o coro: “Tá namorando! Tá namorando!”.

Ricardinho chegou logo depois e nem olhou para cara dela! Ou melhor: olhou! E bem feio! Pronto!

Alguma coisa tinha dado muito errado! E deu mesmo, porque mal sabia ela que o Bruno tinha tido a mesma ideia que ela: Montar uma comunidade na Internet, só que falando DELA e do Ricardinho. Simplesmente o que era para ser segredo foi parar na rede mundial de computadores!!! E, como o assunto era mais interessante, ninguém nem ligou para a página que Joana tinha feito para Camila. E aí, outro ditado que a mãe de Joana sempre dizia veio à mente da garota: “Cuidado... o feitiço pode virar contra o feiticeiro!”.

Foi um rebu danado quando a direção da escola soube! Os pais da Joana foram chamados e tudo!

Visita da psicóloga e até palestra do pessoal da Polícia Civil! E foi numa dessas palestras que a galera ficou sabendo que colocar informações ou opiniões na Internet que ofendam ou humilhem alguém é considerado crime virtual. Na reunião da psicóloga com os pais da Joana e do Bruno, eles fizeram um combinado: os dois estariam proibidos de usar o computador por seis meses. E ainda mais: semanalmente se comprometeram de ir ao Lar de idosos Santa Teresinha, dar uma mão ao pessoal de lá, para aprenderem a cuidar direito das pessoas.

Solidariedade e respeito ao próximo se aprende...

Camila, apesar de tudo, continuava amiga da Joana. Mas Joana não era mais a mesma. Fugia dela e nem conseguia olhar direito nos olhos da garota sem sentir uma sensação enorme de culpa, que ficava cada dia maior.

Fraga, Isabel.

1. Ordene os fatos de acordo com a história.

( ) Joana fica envergonhada e corre para casa.

( ) Bruno lê o bilhete de Camila em voz alta para turma.

( ) Joana conta para Camila que está apaixonada.

( ) Camila escreve um bilhete para Joana.

( ) Joana cria uma página sobre Camila na Internet.

2. Procure no dicionário o significado das palavras abaixo.

a) Internet:___________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

b) Psicóloga:__________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

c) Sigilo:_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

3. Responda de forma completa e coerente.

a) Quem são os personagens da história?

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

b) Ao desviar a atenção da turma para um possível problema de Camila, o que Joana pretendia?

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

(16)

Semana 25 15 c) Joana e Bruno tiveram a mesma ideia, mas Bruno teve mais sucesso. Por quê?

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

d) Diante do que Bruno e Joana “aprontaram,” qual foi a atitude da escola?

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

e) Justifique o uso das aspas no primeiro parágrafo.

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

f) Na sua opinião, a escola agiu corretamente? Justifique:

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

g) Após a reunião com a psicóloga e os pais, Bruno e Joana tiveram que cumprir alguns “combinados”. Quais foram?

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

h) Se você estivesse no lugar de Camila, como se sentiria se soubesse que estão fotografando você sem sua autorização?

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

i) Qual a sua opinião sobre o texto?

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

(17)

Semana 25 16 4. Observe as imagens de propagandas.

5. Na sua opinião, qual é o objetivo desse tipo de texto? Justifique.

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

6. Agora é a sua vez de criar um cartaz de propaganda de combate ao Bullying. Lembre-se de no seu cartaz valorizar o respeito e a amizade, valores muito importantes em nossa vida. Cole no caderno quando estiver concluído.

Atividade de Matemática

Queridos, hoje faremos atividades no livro “A Conquista da Matemática” sobre frações.

Referências

Documentos relacionados

C1. Analisar e compreender o movimento de migração nos espaços geográficos ocupados, seu significado histórico, levando em conta a dignidade humana. Descrever e analisar

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Vamos nos educar para a indignação frente à injustiça, para a comunicação da cultura da paz, para a contemplação do belo que nos envolve e para a gratuidade escancarada de Deus

Tais restrições, sendo convencionais, operam efeitos entre o loteador e os que vão construir no bairro, enquanto não colidentes com a legislação urbanística ordenadora da cidade e

Em Star Wars, a Nova República renasceu das cinzas da Guerra Civil Galáctica, mas como podemos ver nos últimos filmes da nova trilogia da série, a guerra contra o Império

Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo