• Nenhum resultado encontrado

Observação importante: Achados e Matriz de Responsabilização 02. Resumão 07. Questões 08. Gabarito 10. Questões Comentadas 10

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Observação importante: Achados e Matriz de Responsabilização 02. Resumão 07. Questões 08. Gabarito 10. Questões Comentadas 10"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 1 - - Questões DIVERSAS Questões VUNESP - 09 Questões FGV Questões CESPE 02 01 Questões ESAF Questões FCC 05 06 Páginas de questões comentadas Páginas de teoria 14 páginas Esta aula contem:

SUMÁRIO PÁGINA

Achados e Matriz de Responsabilização 02

Resumão 07

Questões 08

Gabarito 10

Questões Comentadas 10

Observação importante:

Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Galera!!! Grupos de rateio e pirataria são ilegais e prejudicam os professores que elaboram os cursos. Valorize nosso trabalho e adquira nossos cursos apenas pelo site do 3D CONCURSOS!

(2)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 2

CRITÉRIO

CONDIÇÃO

CAUSA

EFEITO

1. Caracterização de achados de auditoria

Este item foi retirado do Manual de Auditoria Operacional do TCU, por ser, geralmente, o mais cobrado.

Conforme o Manual de Auditoria Operacional do TCU, achado é a discrepância entre a situação existente e o critério. Ou seja, a diferença entre “o que é” e “o que deveria ser”.

São situações verificadas pelo auditor durante o trabalho de campo que serão usadas para responder às questões de auditoria, e contém os seguintes atributos: critério (o que deveria ser), condição (o que é), causa (razão do desvio com relação ao critério) e efeito (consequência da situação encontrada). Quando o critério é comparado com a situação existente, surge o achado de auditoria.

Atributos dos achados de auditoria

CRITÉRIO de auditoria é o padrão de desempenho usado para medir a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade do objeto de auditoria. Serve para determinar se o objeto auditado atinge, excede ou está aquém do desempenho esperado, e pode ser definido de forma quantitativa ou qualitativa.

Atingir ou exceder o critério pode indicar a ocorrência de boas práticas. Não alcançar o critério, por sua vez, indica oportunidade de melhoria de desempenho.

É importante destacar que desempenho satisfatório não é desempenho perfeito, mas é o esperado, considerando as circunstâncias com as quais o auditado trabalha.

(3)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 3

Uma vez identificado o achado de auditoria, ocorrem duas formas complementares

de avaliação:

- a avaliação da relevância do achado; e

- a avaliação das causas do desempenho insuficiente.

CONDIÇÃO é a situação existente, identificada e documentada durante a auditoria. CAUSA é a razão da diferença entre a condição e o critério. A causa servirá de base para as deliberações propostas.

EFEITO é a consequência da diferença constatada pela auditoria entre condição e critério. O efeito indica a gravidade da situação encontrada e determina a intensidade da ação corretiva.

Mas atenção, pessoal: nem sempre é obrigatório identificar todos os quatro atributos

do achado. Em auditorias cujo objetivo é investigar determinado problema e analisar suas causas, geralmente os critérios não são definidos a priori e, às vezes, nem sequer tem sentido fazê-lo.

Por vezes, não é possível identificar com segurança as causas da situação encontrada, pois essa identificação necessitaria de investigações que requerem metodologia sofisticada, que foge ao escopo da auditoria.

Uma vez identificado o achado de auditoria, ocorrem duas formas complementares de avaliação:

- a avaliação da relevância do achado; e

- a avaliação das causas do desempenho insuficiente. No caso de desempenho acima da expectativa, as causas devem ser investigadas para identificação de boas práticas.

Os auditores também devem avaliar os efeitos do achado, e quando possível, esses efeitos devem ser quantificados. Por exemplo, o custo de processos ineficientes ou de instalações improdutivas pode ser estimado.

(4)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 4

Exemplo de achado de auditoria

Achado: Insuficiência de leitos psiquiátricos na maior parte dos estados brasileiros. Critério: A quantidade de leitos psiquiátricos estabelecida pela Organização Mundial de Saúde é de 0,43 por mil habitantes.

Condição: O Brasil tem, em média, 0,37 leitos psiquiátricos por mil habitantes. Causas:

- Distribuição desigual de leitos entre os estados da federação (a região sudeste dispõe de 0,53 leitos por mil habitantes, enquanto na região norte o índice é 0,04) - Distribuição de leitos não atende a critérios populacionais

- Ausência de planos municipais e estaduais de saúde mental - Controle social incipiente

Efeitos:

- Deficiência de atendimento em locais com baixo índice de leitos

- Migração de pessoas com transtornos mentais entre municípios ou entre estados, dificultando o planejamento da atenção à saúde.

Além disso, processos ou gerenciamento ineficientes podem resultar em atrasos ou desperdício de recursos. Efeitos qualitativos, resultantes de decisões gerenciais equivocadas ou de falta de controle de qualidade na prestação de serviços públicos, podem ter impactos significativos sobre os beneficiários. Se o efeito já ocorreu, é importante verificar se foram tomadas providências para evitar que ele volte a ocorrer. Se os efeitos não forem facilmente identificados, o auditor deve tentar estimá-los. De acordo com o documento “padrões de auditoria de conformidade do TCU”, achado é qualquer fato significativo, digno de relato pelo auditor, constituído de quatro atributos: situação encontrada (condição), critério, causa e efeito. Pequenas alterações em relação ao que já vimos, chamando a condição de “situação encontrada”. Fiquem atentos ao enunciado de uma eventual questão, pois as duas formas estão corretas. Ainda de acordo com a norma, “achado” decorre da comparação da situação encontrada com o critério e deve ser devidamente comprovado por evidências juntadas ao relatório, e pode ser negativo (quando revela impropriedade ou irregularidade) ou positivo (quando aponta boas práticas de gestão).

(5)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 5

Matriz de Achados

As constatações e informações obtidas durante a execução da auditoria, bem como as propostas de conclusões, recomendações e determinações, são registradas na matriz de achados.

A matriz de achados é instrumento útil para subsidiar e nortear a elaboração do relatório de auditoria, porque permite reunir, de forma estruturada, os principais elementos que constituirão os capítulos centrais do relatório. A matriz propicia compreensão homogênea dos achados e seus elementos constitutivos pelos integrantes da equipe de auditoria e demais interessados. Os itens que compõem a matriz de achados são apresentados na figura a seguir.

Fonte: Manual ANOp/TCU

2. Matriz de Responsabilização

Matriz de Responsabilização – é o documento que permite a verificação da responsabilidade pelo achado. Apresenta, para cada achado, o nome e a função ou a razão social do responsável, a conduta por ele praticada, o nexo de causalidade entre a conduta e o achado, e a análise da culpabilidade.

A Matriz de Responsabilização deve ser preenchida sempre que houver achados que se constituam em irregularidades e somente para esses achados.

(6)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 6

Aplica-se esta matriz também para os responsáveis solidários, que devem sempre ser arrolados desde o início do processo, inclusive para fins de audiência ou citação. É fundamental que o período de responsabilização seja exato, já que a responsabilização torna-se inadequada se o fato ocorrer durante as férias ou licença do gestor.

Exemplo de matriz de responsabilização constante do documento “Padrões de auditoria de conformidade” do TCU.

Ao preencher o campo "conduta", a equipe deve avaliar a necessidade de juntar norma do órgão/entidade que especifique as atribuições dos cargos (Estatuto, Regimento Interno etc). Para cada conduta irregular deve-se preencher uma linha da matriz, sendo suficiente somente uma linha no caso de vários responsáveis com idêntica conduta. Condutas e resultados repetidos de um mesmo gestor (Ex.: várias contratações sem licitação), desde que idênticas, podem ser agrupadas em uma única linha.

Para facilitar o preenchimento do campo "nexo de causalidade", a equipe pode, hipoteticamente, retirar do mundo a conduta do responsável e se perguntar se ainda assim o resultado teria ocorrido e, caso positivo, se teria ocorrido com a mesma gravidade. A inexistência de nexo de causalidade significa que o gestor não pode ser responsabilizado pelo resultado.

Para preenchimento do campo "culpabilidade", deve-se responder as seguintes perguntas:

a) houve boa-fé do gestor?

b) o gestor praticou o ato após prévia consulta a órgãos técnicos ou, de algum modo, respaldado em parecer técnico?

c) é razoável afirmar que era possível ao gestor ter consciência da ilicitude do ato que praticara?

d) era razoável exigir do gestor conduta diversa daquela que ele adotou, consideradas as circunstâncias que o cercavam? Caso afirmativo, qual seria essa conduta?

(7)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 7

Quando for o caso, tecer considerações acerca da punibilidade do gestor (morte – o que impede a aplicação de multa – ou ainda a existência de circunstâncias atenuantes ou agravantes, como, por exemplo, medidas corretivas ou reparatórias adotadas pelo gestor, existência de afirmações ou documentos falsos etc.).

O preenchimento das colunas "nexo de causalidade" e "culpabilidade" balizará a formulação das propostas a serem incluídas no campo "encaminhamento" da Matriz de Achados.

Acesse agora nosso podcast com o Resumão abaixo. Click para ouvir

RESUMÃO

 Achado de auditoria é qualquer fato significativo, digno de relato pelo auditor, constituído de quatro atributos essenciais: critério (o que deveria ser), condição (o que é), causa (razão do desvio com relação ao critério) e efeito (consequência da situação encontrada).

 O achado pode ser negativo, quando revela impropriedade ou irregularidade, ou positivo, quando aponta boas práticas de gestão.

 A matriz de achados é instrumento útil para subsidiar e nortear a elaboração do relatório de auditoria.

 Matriz de Responsabilização – é o documento que permite a verificação da responsabilidade pelo achado.

 A Matriz de Responsabilização deve ser preenchida sempre que houver achados que se constituam em irregularidades e somente para esses achados.

(8)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 8

1 - (CESPE/CGE-PI/2015) - Os achados de auditoria e a comparação entre uma situação observada e os critérios fixados servem para comprovar as evidências, que são dispostas na matriz de responsabilização.

2 - (CESPE/TCE-ES/2012) - Os efeitos reais do achado de auditoria, resultantes da divergência entre a situação encontrada e o critério utilizado para avaliá-la, correspondem às consequências concretas, positivas ou negativas, da auditoria para o órgão ou entidade, assim como para o erário ou a sociedade. Os efeitos potenciais, por sua vez, diferentemente dos reais, são aqueles que podem não se concretizar. Julgue CERTO ou ERRADO.

3 - (CESPE/TCU/2011) - Durante a fase de execução dos trabalhos de auditoria, a equipe encarregada deve aplicar os procedimentos previstos na matriz de planejamento em busca dos chamados achados. O achado é considerado negativo quando os indícios de impropriedade ou irregularidade não produzem evidências. Julgue CERTO ou ERRADO.

4 - (CESPE/SECONT-ES/2009) - Se a técnica de comparação entre uma condição e um critério resultar em divergência, tem-se um achado de auditoria. Julgue CERTO ou ERRADO.

5 - (CESPE/TCE-PA/2016) - Um achado de auditoria decorre da comparação entre uma situação encontrada e um padrão que se considera ideal ou desejável. A causa é a explicação possível para o desvio entre o critério referencial e a realidade constatada pelo auditor.

6 - (CESPE/TCM-BA/2018) - A matriz de achados de auditoria deve A) ser elaborada depois da confecção do relatório final de auditoria. B) conter uma única causa para cada achado de auditoria.

C) conter todas as propostas de deliberação.

D) ser validada mediante de um painel de referência.

E) restringir-se às constatações e informações obtidas durante a execução da auditoria. (CESPE/CGM-JP/2018) - A respeito dos objetivos e dos procedimentos do auditor na realização do seu trabalho, julgue os itens a seguir.

8 - A matriz de achados é um quadro com linhas e colunas para que o auditor possa elencar as constatações e informações durante a execução da auditoria, bem como as propostas de conclusões, recomendações e determinações.

9 - A matriz de achados é instrumento útil para a execução de auditoria, porém não se trata de um item importante para subsidiar e nortear a elaboração do relatório de auditoria, porque não permite reunir, de forma estruturada, os principais elementos que constituirão os capítulos centrais do relatório.

(9)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 9

QUESTÕES ESAF

1 - (FCC/TCM-GO/2015) - Os procedimentos de auditoria incluem as seguintes etapas: planejamento, avaliação do sistema de controle interno, elaboração de papéis de trabalho, avaliação dos riscos de auditoria, elaboração dos programas de trabalho, aplicação de testes de controle e procedimentos substantivos, elaboração de relatórios e emissão do relatório ou certificado. Um achado passa de indício à evidência, quando atender aos requisitos de suficiente e completo, pertinente ao tema e diretamente relacionados com o achado, sendo a evidência precedida dos atributos de:

(A) contagem, confirmação, conferência e confronto com registros auxiliares. (B) condição, caráter, capacidade de colateral.

(C) legalidade, afetividade, legitimidade e afetação. (D) inspeção, observação, recalculo e reexecução. (E) condição, critério, causa e consequência.

1 - (ESAF/ANAC/2016) - Quando da elaboração da Matriz de Achados, o Auditor deve descrever cada Achado com base em vários elementos. Exemplos: a descrição ou o título do Achado, a situação encontrada, evidências, efeitos reais ou potenciais, entre outros. Indique, entre as opções abaixo, aquela que não se aplica ao conceito de "Achado de Auditoria":

a) pode ser avaliado como irregularidade. b) pode ser avaliado como impropriedade. c) deve ser relevante.

d) pode indicar boas práticas de gestão.

e) deve ter sua existência prevista no escopo de auditoria.

2 - (ESAF/ANAC/2016) - Quando da elaboração da Matriz de Achados, o Auditor deve descrever cada Achado com base em vários elementos. Exemplos: a descrição ou o título do Achado, a situação encontrada, evidências, efeitos reais ou potenciais, entre outros.

Indique, entre as opções abaixo, aquela que não se aplica ao conceito de "Achado de Auditoria":

a) pode ser avaliado como irregularidade. b) pode ser avaliado como impropriedade. c) deve ser relevante.

d) pode indicar boas práticas de gestão.

(10)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 10

QUESTÕES CESPE

e) deve ter sua existência prevista no escopo de auditoria.

Gabarito - CESPE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 E C E C C D C C E Gabarito - FCC 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 E Gabarito - ESAF 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 E E QUESTÕES COMENTADAS

1 - (CESPE/CGE-PI/2015) - Os achados de auditoria e a comparação entre uma situação observada e os critérios fixados servem para comprovar as evidências, que são dispostas na matriz de responsabilização.

Comentários:

As evidências estão dispostas na Matriz de Achados e não na de Responsabilização.

Resposta: E

2 - (CESPE/TCE-ES/2012) - Os efeitos reais do achado de auditoria, resultantes da divergência entre a situação encontrada e o critério utilizado para avaliá-la, correspondem às consequências concretas, positivas ou negativas, da auditoria para o órgão ou entidade, assim como para o erário ou a sociedade. Os efeitos potenciais, por sua vez, diferentemente dos reais, são aqueles que podem não se concretizar. Julgue CERTO ou ERRADO.

Comentários:

Questão bastante simples, se resolvida com atenção. Vejam que a banca trata dos achados como divergência entre a situação encontrada e o critério utilizado para avaliá-la, e afirma que efeitos potenciais dos achados podem não se concretizar.

Resposta: C

3 - (CESPE/TCU/2011) - Durante a fase de execução dos trabalhos de auditoria, a equipe encarregada deve aplicar os procedimentos previstos na matriz de planejamento em busca dos chamados achados. O achado é considerado

(11)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 11

quando os indícios de impropriedade ou irregularidade não produzem evidências. Julgue CERTO ou ERRADO.

Comentários:

De acordo com o documento “padrões de auditoria de conformidade do TCU”, achado decorre da comparação da situação encontrada com o critério e deve ser devidamente comprovado por evidências juntadas ao relatório, e pode ser negativo (quando revela impropriedade ou irregularidade) ou positivo (quando aponta boas práticas de gestão).

Ou seja, a afirmação está errada, na medida em que afirma que o achado é considerado negativo quando os indícios de impropriedade ou irregularidade não produzem evidências, pois o achado negativo revela impropriedade ou irregularidade. Resposta: E

4 - (CESPE/SECONT-ES/2009) - Se a técnica de comparação entre uma condição e um critério resultar em divergência, tem-se um achado de auditoria. Julgue CERTO ou ERRADO.

Comentários:

Conforme o Manual de Auditoria Operacional do TCU, achado é a discrepância entre a situação existente (condição) e o critério. Ou seja, a diferença entre “o que é” e “o que deveria ser”.

Resposta: C

5 - (CESPE/TCE-PA/2016) -Um achado de auditoria decorre da comparação entre uma situação encontrada e um padrão que se considera ideal ou desejável. A causa é a explicação possível para o desvio entre o critério referencial e a realidade constatada pelo auditor.

Comentários: Exatamente.

Conforme o Manual de Auditoria Operacional do TCU, achado é a discrepância entre a situação existente e o critério. Ou seja, a diferença entre “o que é” e “o que deveria ser”. Já CAUSA é a razão da diferença entre a condição e o critério. A causa servirá de base para as deliberações propostas.

Resposta: Certo

6 - (CESPE/TCM-BA/2018) - A matriz de achados de auditoria deve A) ser elaborada depois da confecção do relatório final de auditoria. B) conter uma única causa para cada achado de auditoria.

C) conter todas as propostas de deliberação.

D) ser validada mediante de um painel de referência.

E) restringir-se às constatações e informações obtidas durante a execução da auditoria. Comentários:

(12)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 12

QUESTÕES FCC

Vamos aos erros: A – antes do relatório.

B – pode conter diversas causas.

C – apenas recomendações e determinações. Não contém todas as propostas de deliberação.

D – exatamente. E – pode conter outras. Resposta: D

(CESPE/CGM-JP/2018) - A respeito dos objetivos e dos procedimentos do auditor na realização do seu trabalho, julgue os itens a seguir.

8 - A matriz de achados é um quadro com linhas e colunas para que o auditor possa elencar as constatações e informações durante a execução da auditoria, bem como as propostas de conclusões, recomendações e determinações.

Comentários:

Exatamente. Dentre outras colunas, há na matriz de achados os campos constatações, conclusões e recomendações e determinações.

Resposta: C

9 - A matriz de achados é instrumento útil para a execução de auditoria, porém não se trata de um item importante para subsidiar e nortear a elaboração do relatório de auditoria, porque não permite reunir, de forma estruturada, os principais elementos que constituirão os capítulos centrais do relatório.

Comentários:

Uma das funções da matriz de achados é justamente subsidiar o auditor na confecção do seu relatório de auditoria, pois reúne os principais elementos que comporão o corpo do relatório.

Resposta: E

1 - (FCC/TCM-GO/2015) - Os procedimentos de auditoria incluem as seguintes etapas: planejamento, avaliação do sistema de controle interno, elaboração de papéis de trabalho, avaliação dos riscos de auditoria, elaboração dos programas de trabalho, aplicação de testes de controle e procedimentos substantivos, elaboração de relatórios e emissão do relatório ou certificado. Um achado passa de indício à evidência, quando atender aos requisitos de suficiente e completo, pertinente ao tema e diretamente relacionados com o achado, sendo a evidência precedida dos atributos de:

(13)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 13

QUESTÕES ESAF

(B) condição, caráter, capacidade de colateral. (C) legalidade, afetividade, legitimidade e afetação. (D) inspeção, observação, recalculo e reexecução. (E) condição, critério, causa e consequência. Comentários:

Segundo as NAG, o achado deve ter os seguintes atributos: Critério, Condição, Causa, Efeito (que a questão chamou de Consequência).

Resposta: E

1 - (ESAF/ANAC/2016) - Quando da elaboração da Matriz de Achados, o Auditor deve descrever cada Achado com base em vários elementos. Exemplos: a descrição ou o título do Achado, a situação encontrada, evidências, efeitos reais ou potenciais, entre outros. Indique, entre as opções abaixo, aquela que não se aplica ao conceito de "Achado de Auditoria":

a) pode ser avaliado como irregularidade. b) pode ser avaliado como impropriedade. c) deve ser relevante.

d) pode indicar boas práticas de gestão.

e) deve ter sua existência prevista no escopo de auditoria. Comentários:

O escopo de auditoria é definido na fase de planejamento, antes mesmo de qualquer teste aplicado pelo auditor, razão pela qual não faz sentido a letra E, que diz que o achado deve ser previsto no escopo.

Todas as outras alternativas estão corretas em relação ao achado de auditoria. Resposta: E

2 - (ESAF/ANAC/2016) - Quando da elaboração da Matriz de Achados, o Auditor deve descrever cada Achado com base em vários elementos. Exemplos: a descrição ou o título do Achado, a situação encontrada, evidências, efeitos reais ou potenciais, entre outros.

Indique, entre as opções abaixo, aquela que não se aplica ao conceito de "Achado de Auditoria":

a) pode ser avaliado como irregularidade. b) pode ser avaliado como impropriedade. c) deve ser relevante.

(14)

PROFESSOR RODRIGO FONTENELLE 14

e) deve ter sua existência prevista no escopo de auditoria. Comentários:

Embora o auditor possa ter indícios de algum achado quando da construção do planejamento (no caso do trabalho ser realizado a partir de uma denúncia, por exemplo), com certeza ele não estará previsto no escopo, já que é a partir da execução da auditoria que os achados são identificados.

Referências

Documentos relacionados

mamíferos carnívoros indentificadas para restos coletados em grntas calcárias no noroeste do Estado da Bahia, três foram extintas no final do Pleistoceno, ou

O cooperativismo brasileiro contemporâ- neo possui importância significativa na econo- mia, ampliando a sua participação no merca- do interno e externo (MATOS; NINAUT,

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen

No caso dos termos provenientes do Radar da Inovação para este estudo (WordCloud – Figura 1), mesmo que o leitor não tenha histórico de contato com a ferramenta do Programa ALI,

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

Amou daquela vez como se fosse a última Beijou sua mulher como se fosse a última E cada filho seu como se fosse o único E atravessou a rua com seu passo tímido Subiu a construção

Para mais informação sobre este produto e para aceder à versão mais recente deste manual do utilizador, visite a nossa página www.velleman.eu.. Podem alterar-se as especificações

Assoalho dianteiro direito, à frente do banco ou painel corta- fogo, lado direito. Hilux 3.0 Diesel Turbodiesel Longarina dianteira