• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE A ÁFRICA DO SUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE A ÁFRICA DO SUL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INFORMAÇÕES​​ÚTEIS​​SOBREA​ ​​ÁFRICA​​DO​​SUL    

 

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Big​​Five:​​Leão,​​Elefante,​​Rinoceronte,​​Búfalo​​&​​Leopardo   

África do Sul    ​, com o próprio nome diz, está localizado no extremo sul da África, entre os        oceanos​​Atlântico​​e​​Índico. 

O país é conhecido por sua biodiversidade e pela grande variedade de culturas, idiomas e        crenças​​religiosas. 

 

Línguas faladas:    ​São 11 línguas oficiais, sendo duas dessas de origem europeia: o        africâner, uma língua que se originou principalmente a partir do neerlandês e que é falado        pela maioria dos brancos e mestiços sul-africanos, e o inglês sul-africano, que é a língua        mais falada na vida pública oficial e comercial, mas é apenas o quinto idioma mais falado        em​​casa. 

 

Fronteira:​​​Namíbia,​​Botsuana,​​Zimbábue,​​Moçambique,​​Suazilândia​​e​​Lesoto   

Capitais​: São três capitais. A sede do Legislativo é a Cidade do Cabo, Bloemfontein, do        Judiciário, e Pretória, do Executivo. A descentralização ocorreu para dificultar a tomada        de​​poder​​pelos​negros,​ ​​que​​viviam​​segregados. 

 

Governo​:​​Presidencialista   

Religião​:​​Cristianismo. 

 

Moeda:​​​Rand​​(Zar)   

Visto​:​​Brasileiros​​não​​precisam​​de​​visto​​para​​Árica​​do​​Sul   

Vacina​: Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela (prazo de inoculação de        10​​dias); 

 

Fuso​: Quando nenhum dos dois países está com horário de verão em vigor, a África do Sul        está​​cinco​​horas​​à​​frente​​do​​horário​​brasileiro; 

 

Apartheid, significando "separação",     ​foi um regime de segregação racial adotado de 1948        a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos        da​​maioria​​dos​​habitantes​​foram​​cerceados​​pelo​​governo​​formado​​pela​​minoria​​branca. 

A partir de 1994 e com o fim do apartheid, o chefe de estado da África do Sul passou a ser        designado simplesmente por presidente, e acumula o cargo de chefe de governo, como já        fazia​​o​​Presidente​de​ ​​Estado​​desde​​1984. 

 

Nelson​​Mandela:​​​foi​​o​​primeiro​​Presidente​​eleito​​por​​meios​​democráticos.  

Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de        1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante       

(2)

do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro       ​em luta pela liberdade,        era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na        cadeia.... 

Considerado o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de        1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba        (nome​​do​​seu​​clã). 

Nelson​​Mandela​​faleceu​​em​​2013​​aos​​95​anos​ ​​em​​sua​​casa​​na​​África​​do​​Sul. 

 

Quando ir:   ​A África do Sul tem um clima agradável na maior parte do ano, com verões        nem tão quentes e invernos amenos. A escolha da melhor época para visitar o país        depende dos seus pontos de interesse, pois para cada atividade há uma estação mais        apropriada. 

Por estar no hemisfério sul, a África do Sul possui as estações do ano nos mesmos meses        que o Brasil: verão de dezembro a fevereiro, e inverno de junho a agosto. Já o clima pode        ser​​chuvoso​​ou​​seco​​em​​qualquer​​uma​das​ ​​estações,​​a​​depender​​da​​região​​do​​país. 

As regiões norte, central e leste, que incluem áreas de interesse como Kruger National        Park, Johannesburg, Kwazulu Natal, Madikwe Game Reserve, Drakensberg Mountains e o        estado​​livre,​​possuem​​verões​​chuvosos​​e​​invernos​​amenos​​e​​secos. 

Já o lado oeste , que inclui a Cidade do Cabo, Rota Jardim (Garden Route) e arredores até        a costa sul (até Port Elizabeth), é exatamente ao contrário, possuindo invernos chuvosos e        verões​​secos. 

 

Alta (novembro – março):       ​Melhor época para aproveitar as férias na praia na Cidade do        Cabo​​e​​conhecer​​a​​Rota​​Jardim​​(Garden​​Route). 

Meados​​de​​Dezembro​​a​meados​ ​​de​​Janeiro,​​lotação​​máxima. 

 

Meia  (abril e maio & setembro e outubro)               - Clima de outono e primavera,          respectivamente. 

Final​​de​​maio​​melhoram​​as​​condições​​para​​se​​obsevar​​a​​vida​​selvagem. 

Já​​final​​de​​agosto​​e​​início​​de​​setembro​​caracteriza-se​​pela​época​ ​​das​​flores​​silvestres. 

De julho a outubro é a temporada de observação das baleias nos arredores da Cidade do        Cabo,​​sendo​​em​​setembro​​o​período​ ​​de​​maior​​incidência​​de​​aparecimento. 

 

Baixa (junho – agosto) -         ​Ideal para observar a vida selvagem, pois são os meses mais secos        na região dos Safáris, levando os animais a se movimentarem mais em busca de água.       ​Mas  são​​os​​meses​​mais​​chuvosos​na​ ​​região​​da​​Cidade​​do​​Cabo. 

     

Principais​​cidades​​e​​atrações​​para​​visitar​​na​​África​​do​​Sul  

Cape Town:   ​Segunda maior cidade em área territorial e a terceira mais populosa da África        do Sul. Com suas maravilhosas praias, tranquilas vilas de pescadores e bairros históricos, a        Cidade​​do​​Cabo​​(nome​​em​​português)​​é​​considerada​​uma​​das​mais​ ​​belas​​do​​país. 

Localizada no extremo sul da África, na província de Western Cape, a cidade tem uma        mistura singular de cultura, arquitetura moderna, refinada e dinâmica, além do povo        bastante​​receptivo. 

(3)

Cape Town é famosa pelo seu porto, assim como pelas belezas naturais. É o destino        turístico mais popular do país e oferece atrações para todos os gostos. Cape Town é a        própria​​contradição​​do​​que​​se​​imagina​​ser​​a​​África​​do​Sul:​ ​​praiana​​e​​cosmopolita. 

Table Mountain National Park define a cidade. Visitar a montanha é uma das atividades        mais interessantes para começar sua experiência em Cape Town, mas obviamente existem        diversas outras belas paisagens para conhecer pelo parque. Table Mountain      é um    complexo de montanhas com uma altura de 1.086 metros. Você poderá aproveitar para        explorar​​uma​​das​​500​​trilhas​​ou​usar​ ​​o​​teleférico​para​ ​​subir​​ao​​topo. 

Outros lugares encantadores que não podem ficar de fora são o histórico Company’s        Garden, Kirstenbosch Botanical Gardens e o Green Point Garden, além de explorar a        cidade. Cape Town tem muito a oferecer: aprenda a surfar, faça caminhadas, ande de        bicicleta nas montanhas, visite vinícolas, jogue golfe, visite Robben Island… são muitas as        atividades​​que​​podem​​agradar​todos​ ​​os​​tipos​​de​​viajantes. 

 

Johanesburgo: ​Principal centro econômico de todo o continente africano, é a porta de        entrada da África do Sul e a maior cidade desse país. Com tanta grandiosidade, a cidade        merece​​estar​​entre​​as​​preferidas​​de​​turistas​​do​​mundo​​todo. 

Bastam alguns dias para se encantar com “Joburg”, como é carinhosamente chamada por        seus habitantes, que visivelmente apreciam muito o lugar onde vivem. A cidade é        composta por bairros repletos de shoppings e restaurantes sofisticados, atrações culturais        e​​diversas​​opções​​de​​atividades. 

 

Port Elizabeth:   ​Apelidada de “Cidade amigável” ou “Cidade dos ventos”, Port Elizabeth se        estende por 16 quilômetros na baía de Algoa. É a segunda cidade mais antiga e a quinta        maior da África do Sul. A vida em Port Elizabeth acontece em volta do oceano e do maior        porto​​da​​África​​do​​Sul​com​ ​​várias​​praias​​e​​atrações​​históricas. 

A cidade dos ventos sul-africana é dona das mais populares praias urbanas do país. É por        este motivo que os surfistas sentem-se atraídos pelo lugar: a combinação de boas praias e        vento é perfeita para eles. Mas não só de surfe vive Port Elizabeth, a cidade também        conta com museus, parques, centros culturais, entre outras atrações que prometem não        deixar​​tempo​​ócio​​para​o​ ​​turista​​que​​for​​visitá-la. 

 

Durban: ​Com clima ameno e ótimas praias, Durban é um bom lugar para relaxar, nadar e        até surfar. A cidade oferece um mix de cultura Zulu, uma vasta população indiana e os        africanos​​que​​tem​​como​​língua​​nativa​​o​​inglês. 

Aproveite para visitar os bairros indianos e explorar os mercados que oferecem temperos        exóticos. Bem próximo, existe um resort bastante popular entre os locais e os visitantes        pela​​areia​​da​​praia​e​ ​​a​​atrativa​​costa​​rochosa. 

 

Garden Route ou Rota do Jardim:           ​é uma mistura de campos de golfe modernos, florestas        antigas, locais para relaxamento, shoppings modernos, montanhas e praias. Um grande        número de pessoas se renderam a esse magnífico refúgio da costa e agora muitos o        chamam​​de​​lar. 

A principal estrada pela Rota do Jardim, um dos destaques nos itinerários dos turistas, é a        N2 que se estende de Heidelberg no sudeste de Cape Town a River Village no leste da        costa​​de​​Cape. 

(4)

Esta é uma ótima opção para curtir a natureza enquanto passa por um dos lugares mais        icônicos​​da​​África​​do​Sul,​ ​​repleto​​de​​paisagens​​incríveis! 

 

Safáris na África do Sul:         ​Leões, rinocerontes, leopardos, búfalos e elefantes. Esses são os        Big Five africanos, animais que podem ser encontrados na maioria dos parques nacionais        ao longo de todo o país. Também é possível encontrar muitas espécies típicas das savanas        africanas, como zebras, hienas, girafas, antílopes e outros.      Em alguns parques, a        incidência de determinada espécie é maior do que em outros, como é o caso do Addo        Elephant National Park, no sul do país, casa de um significativo número de elefantes. Nas        reservas localizadas na região dos parques, é possível se hospedar em acomodações        luxuosas, com pensão completa inclusa nas diárias. Dentre os diversos Parques Nacionais,        destacam-se​​o​​mundialmente​​conhecido​​​​Parque​​Nacional​​Kruger. 

 

Parque Nacional Kruger    ​: é a maior área protegida de fauna bravia da África do Sul,        cobrindo​​cerca​​de​​20​​000​​km2. 

 

Pilanesberg​: é o quarto maior parque da África do Sul, e está situado na cratera de um        vulcão extinto há 1,2 bilhões de anos, com diâmetro de quase 600 km². Fica a menos de 15        minutos​​de​​Sun​​City​e​ ​​aprox..​​2:20​​de​​Joanesburgo. 

 

Madikwe Game Reserve     ​é atualmente a quinta maior reserva de caça e é também um dos        parques menos conhecidos da África do Sul. Isto faz com que seja uma jóia escondida, pois        é considerada uma das melhores áreas de conservação da África e oferece o Big 5 num        parque de 680 km2 (750 km2, incluindo terrenos privados recentemente incorporados).       

Está​​a​​aprox.​​325​​kms​​de​Joanesburgo​ ​​e​​145​kms​ ​​de​​Sun​​City. 

  

Em sua visita à África do Sul, não faltarão coisas boas para comprar. O vinho sul-africano é        sempre uma grande compra. Há muito Artesanato Africano em oferta, mas antes de você        sair comprando tudo o que ver, olhe primeiro e barganhe! Você será capaz de baixar o        preço​​rapidamente,​​e​​com​​um​​pouco​​mais​​de​​trabalho,​​talvez​consiga​ ​​um​​grande​​negócio. 

Licor Amarula e Cape Velvet também são boas opções para trazer de volta pra casa.       

Amarula é um licor e os frutos da árvore são comidos por elefantes e macacos que gostam        de​​ficar​​bêbados. 

  

Oportunidades​​que​​você​​não​​pode​​perder: 

·​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Nelson​​Mandela​​Robben​​Island 

·​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Aldeias​​e​​municípios​​culturais 

·​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Degustação​​de​​vinhos​​em​​Stellenbosch 

·​​​​​​​​​​​​​​​​​​​The​​Garden​​Route 

·​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Kruger​​National​​Park 

·​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Observar​​as​​baleias​​em​​Hermanus    

Se​​você​​está​​procurando​​adrenalina: 

·​​​​​​​​​​​​​​​​​Bungy​​ ​​jumping​​em​​Bloukrans​​(ponto​​mais​​alto​​para​​bungee​​jump​​do​​mundo) 

·​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Rafting 

·​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Paragliding​​na​​costa 

(5)

Referências

Documentos relacionados

II – da Coordenação Técnico-Pedagógica – CTP do campus, conforme art. 20, parágrafo único; III – Da Direção-Geral do campus. A proposta do Curso FIC deverá ser submetida

Sempre que possível, a parte traseira do produto não deve estar muito perto de uma parede para evitar tocar ou apanhar peças quentes (compressor, condensador) para evitar o risco

O objetivo deste estudo foi investigar, por meio de avaliação funcional, o efeito da terapia a laser de baixa intensidade (660 nm) na regeneração do nervo isquiático

No modelo estrutural, foram estimadas as relações causais entre as variáveis independentes – Ensino, Extensão, Percentual do curso concluído, Família, Idade e Número de

Em um cenário no qual a concorrência entre ônibus e vans se torna cada vez mais acirrada, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade do transporte realizado por meio

Avaliação de Bibliotecas Universitárias Variáveis envolvidas Avaliação de Cursos e de IES Gestão da Biblioteca Indicadores de desempenho Indicadores de qualidade em serviços

Por meio de um estudo, buscou-se identificar os itens que: (i) proporcionaram maior (menor) expectativa dos clientes em termos de serviços realizados por agências de

Algumas pesquisas para minimizar esse despejo irregular das sementes do açaizeiro são realizadas principalmente buscando uma solução sustentável ao descarte deste resíduo,