• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Estágio Profissionalizante

2014/2015

Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Ciências Médicas

Mestrado Integrado em Medicina

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo

2009191

Junho de 2015

(2)

2

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

Índice

A. Introdução e Objetivos

3

B. Descrição das Atividades - Estágios Parcelares

4

1. Saúde Mental

4

2. Medicina Geral e Familiar

4

3. Pediatria

5

4. Ginecologia e Obstetrícia

6

5. Cirurgia

6

6. Medicina Interna

7

7. Estágio Opcional - Endocrinologia

8

C. Reflexão Crítica Final

8

(3)

3

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

A. Introdução e Objetivos

O presente relatório tem como objetivo apresentar uma síntese das atividades desenvolvidas durante o Ano Profissionalizante do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, referentes ao ano letivo de 2014/2015.

Este relatório está organizado em três partes principais: uma inicial - Introdução, em que explano os objetivos e expetativas pessoais e onde explicito o conteúdo do relatório; uma segunda -

Descrição das Atividades, em que descrevo cada estágio realizado e respetivos objetivos

principais (apresentados segundo a ordem temporal, refletindo a evolução e adequação consoante as especificidades de cada estágio) e uma terceira - Reflexão Crítica Final, onde faço uma análise final do ano profissionalizante. Em anexo, incluo os comprovativos das atividades de enriquecimento profissional e pessoal mais importantes, realizadas ao longo do ano.

Sendo o 6.º ano um ano profissionalizante, adquire um papel fulcral no Mestrado Integrado em Medicina, tendo como objetivo primordial a integração dos futuros médicos no ambiente profissional, tanto em meio Hospitalar como extra-hospitalar, permitindo a aplicação de competências teóricas em contexto prático e de forma tutorada, em sete estágios parcelares distribuídos pelas especialidades de Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Medicina Interna e Estágio Opcional.

Quanto aos principais objetivos pessoais que propus durante este ano, baseiam-se em desenvolver a capacidade de colheita de anamnese e organização de dados nas diversas situações clínicas, aprofundar conhecimentos clínicos, aperfeiçoar atos médicos, elaborar raciocínios clínicos com a consequente tomada de decisões, esquematizar os diagnósticos diferenciais adequados e aplicar a terapêutica correta a cada caso, e por fim, mas não menos essencial, a valorização da relação médico-doente. Em suma, pretendo consolidar as competências adquiridas ao longo do curso e assimilar aquelas que permitam, juntamente com os estágios realizados em ambiente pós-graduado, ganhar as aptidões necessárias para exercer Medicina.

(4)

4

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

B. Descrição das Atividades - Estágios Parcelares

1. Saúde Mental

O estágio de Saúde Mental, composto por duas componentes, teve a duração de quatro semanas e decorreu entre o dia 15 de Setembro e 10 de Outubro de 2014, sob regência do Professor Doutor Miguel Xavier. A primeira componente (teórico-prática), consistiu em dois dias de seminários na Faculdade de Ciências Médicas, orientados pelo regente, com o objetivo principal de sistematizar a abordagem e a postura a adquirir perante vários casos-exemplo de doentes com patologia psiquiátrica, em contexto de Urgência. A segunda componente (prática), decorreu na Equipa Comunitária da Damaia - valência do Serviço de Psiquiatria do Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca, onde sob a orientação da Dra. Alexandra Lourenço, acompanhei as várias vertentes do trabalho diário, incluindo as consultas externas, visitas domiciliárias, consultas de enfermagem e serviço de urgência. Todas as semanas participei também nas reuniões de serviço, no Serviço de Psiquiatria do Hospital.

Durante o estágio realizei algumas entrevistas clínicas, acompanhando a tutora, uma das quais esteve na base da realização da respetiva história clínica. Apresentei ainda um seminário teórico sobre “Perturbações da Personalidade - implicações na prática clínica não psiquiátrica ”.

Os principais objetivos deste estágio foram o desenvolvimento de conhecimentos que me permitiram melhorar a capacidade de abordagem diagnóstica e terapêutica das patologias psiquiátricas, com a mais valia da integração numa equipa de trabalho multidisciplinar.

2. Medicina Geral e Familiar

O estágio de Medicina Geral e Familiar decorreu entre os dias 13 de Outubro e 7 de Novembro de 2014, na USF São Julião (Oeiras). Durante este período, tive a oportunidade de compreender a globalidade da especialidade, acompanhando a tutora Dra. Teresa Libório e demais pessoal de saúde, nas várias áreas que compõem as atividades diárias do funcionamento de um Serviço de Cuidados de Saúde Primários.

(5)

5

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

Acompanhei a minha orientadora nas suas atividades diárias, tendo participado nas seguintes consultas: Consulta Aberta, na qual observei doentes com patologia aguda; Consulta de Saúde do Adulto, na qual, além do contacto com diversas patologias, tive oportunidade de perceber o seguimento contínuo e abrangente do doente pelo seu Médico de Família; Consulta de Saúde Infantil, onde pude perceber o plano de seguimento da criança saudável, as várias etapas do seu desenvolvimento e os sinais de alerta; Consulta de Saúde Materna, na qual observei o exame ginecológico e participei na observação e acompanhamento da grávida e Consulta de Planeamento Familiar com aconselhamento de métodos contracetivos e rastreios oncológicos. Foi-me, ainda, proposta a realização de consultas de forma tutorada nas últimas duas semanas do estágio, o que o enriqueceu ainda mais.

Considero de suma importância o desenvolvimento da autonomia e capacidade de resolver os problemas, parte integrante dos objetivos da Unidade Curricular e dos meus objetivos pessoais. Julgo, também, essencial a abordagem do doente, segundo o Modelo Biopsicossocial, como forma de ganhar a sua confiança, respeito e consequentemente otimizar a adesão à terapêutica e instituir alterações de estilo de vida. No final do estágio, realizei o Diário de Exercício Orientado que me motivou para o estudo de normas e guidelines internacionais de referência, a propósito de dois casos clínicos de doentes com patologia múltipla.

3. Pediatria

O estágio de Pediatria decorreu entre os dias 10 de Novembro e 5 de Dezembro de 2014, no Serviço de Pediatria do Hospital de São Francisco Xavier, sob a orientação do Prof. Doutor José Guimarães e do Dr. Edmundo Santos.

Foi composto por uma componente prática no Serviço de Pediatria - na enfermaria (primeiras duas semanas de estágio), no berçário (últimas duas semanas de estágio), no serviço de urgência externa, na consulta externa de Imunoalergologia e na urgência do serviço de Neonatologia - e por uma componente teórico-prática, constituída por apresentações e sessões clínicas programadas

(6)

6

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

pelo Serviço e pelos seminários apresentados pelos alunos. Ambas as componentes teórica e teórico-prática tiveram lugar concomitante, ao longo das quatro semanas. Foi, ainda, realizada a história clínica de um doente observado durante o internamento na enfermaria, com Bronquiolite Aguda, com a posterior apresentação da mesma em formato de seminário/caso clínico.

Propus como objetivos principais para este estágio aperfeiçoar as técnicas de exame objetivo pediátrico e formas de abordagem dos pais e cuidadores de crianças doentes.

4. Ginecologia e Obstetrícia

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia decorreu entre os dias 9 de Dezembro de 2014 e 16 de Janeiro de 2015, totalizando 4 semanas, no Hospital Beatriz Ângelo, sob a orientação da tutora Dra. Paula Ventura. Este estágio assentou num sistema de rotatividade pelas várias valências do Serviço, onde acompanhei o trabalho desenvolvido por cada assistente. Foi composto por duas semanas de atividades Ginecológicas e duas semanas de valências Obstétricas - consulta externa de Ginecologia, consulta externa de Obstetrícia, consulta de Senologia, técnicas de Ginecologia (histeroscopia, colposcopia, ecografia ginecológica), técnicas de Obstetrícia (ecografia obstétrica), enfermaria, serviço de urgência externa, bloco operatório. Pude assistir, também, às reuniões de Serviço, tanto de Ginecologia como de Obstetrícia, onde se discutiram casos que suscitaram algumas dúvidas, quer no diagnóstico, quer na abordagem terapêutica e onde foram apresentados temas teóricos ou casos clínicos variados, como é o caso da apresentação efetuada pelo nosso grupo de alunos (baseada num artigo cientifico), sobre o tema “Cervical cancer in pregnancy”.

Os objetivos principais para este estágio foram o aproveitamento da experiência de cada profissional, proporcionada pela multiplicidade de locais e rotatividade e o aperfeiçoamento das técnicas de anamnese; exame objetivo ginecológico e obstétrico; pedido de meios complementares de diagnóstico; formulação de diagnósticos diferenciais e discussão/decisão terapêutica.

5. Cirurgia Geral

(7)

7

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

de Março de 2015, no Hospital Beatriz Ângelo, sob a tutoria da Dra. Cátia Cunha. Foi composto por uma primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas, em que foram abordados aspetos inerentes à realização dos procedimentos cirúrgicos mais comuns; quatro semanas de Cirurgia Geral; duas semanas de uma especialidade opcional (Gastroenterologia) e uma semana de Serviço de Urgência de Cirurgia Geral. Durante as quatro semanas de estágio de Cirurgia Geral, desenvolvi as minhas atividades em todas as valências do Serviço (onde pude realizar vários procedimentos, como a colheita de anamnese, a realização de exame objetivo e participação em cirurgias) - enfermaria, bloco operatório, consulta externa, urgência e reuniões de serviço.

Relativamente às duas semanas de estágio opcional no Serviço de Gastrenterologia, assisti a várias vertentes da especialidade, como exames endoscópicos, consultas de proctologia e de gastroenterologia geral. A semana dedicada exclusivamente ao Serviço de Urgência teve um sistema de rotatividade que incluiu a triagem dos doentes, o atendimento médico, o serviço de observação e a pequena cirurgia. No último dia de estágio, apresentei em conjunto com o meu grupo, um caso clínico intitulado “Diverticulite aguda complicada”.

Defini como objetivos específicos para este estágio esquematizar a fisiopatologia e as abordagens das principais doenças e aperfeiçoar competências técnicas previamente adquiridas, bem como a aquisição de novos conhecimentos e competências.

6. Medicina Interna

Entre 23 de Março e 25 de Maio de 2015 estagiei no Serviço de Medicina 7.1 do Hospital Curry Cabral, sob orientação da Dra. Aline Pinto Gonçalves. Durante este período fui integrada na equipa médica, participando nas atividades diárias das várias vertentes do funcionamento do Serviço de Medicina (enfermaria, consulta externa, serviço de urgência externa) e acompanhando os vários elementos da equipa. Tive a oportunidade de realizar, sob orientação, os procedimentos que fazem parte das visitas médicas diárias: monitorização das ocorrências; realização do exame objetivo; realização de diários clínicos; notas de alta; requisição de meios complementares de diagnóstico;

(8)

8

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

instituição e ajuste terapêutico. A múltipla patologia com que contactei foi uma ótima oportunidade para estimular e cimentar o raciocínio clínico; diagnóstico diferencial; abordagem e tratamento das patologias mais comuns – os meus principais objetivos para o estágio.

Durante o estágio, pude ainda assistir e participar em variados procedimentos médicos; nas passagens/visitas dos doentes; nas sessões clínicas do Serviço; nas aulas teórico-práticas para os alunos e nos seminários teóricos realizados na Faculdade de Ciências Médicas. Efetuei uma história clínica completa sobre Tromboembolismo Pulmonar, com posterior discussão com o Diretor do Serviço e com a tutora e, também, um artigo de revisão e uma apresentação para todos os elementos do Serviço sobre o tema “Osteoporose - uma ameaça subvalorizada”.

7. Opcional

Mesmo não fazendo parte do estágio profissionalizante, penso ser fundamental fazer uma referência ao estágio clínico opcional que realizei no Serviço de Endocrinologia do IPO de Lisboa, Francisco Gentil, durante duas semanas. Durante este estágio acompanhei a tutora Dra. Margarida V. Silva, nas atividades diárias do Serviço de Endocrinologia – enfermaria, reunião de serviço,

Journal Club, reunião multidisciplinar, consulta externa - mais precisamente a de Oncologia Tiroideia.

C - Reflexão Critica Final

Findo o 6.º ano profissionalizante, considero que o balanço é extremamente positivo. Neste ano foi-me exigida uma adaptação nem sempre fácil ou linear, o que tornou necessário o desenvolvimento de novas competências, que permitiram cumprir os objetivos técnicos, humanos e pessoais relevantes propostos por cada Unidade Curricular, assim como os meus objetivos pessoais propostos no início do Estágio.

Em primeiro lugar, irei abordar cada estágio parcelar individualmente e, posteriormente, farei uma avaliação global do ano profissionalizante como um todo.

(9)

9

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

De facto, penso ter conseguido desenvolver o equilíbrio entre a empatia e o distanciamento emocional, que me permitiu olhar de forma mais objetiva para os doentes, sem me esquecer do seu sofrimento, por vezes inerente ao preconceito da população em geral perante as doenças psiquiátricas. Foi importante também ter sido integrada numa equipa funcional e muito organizada, o que me ajudou a discutir diagnósticos (de patologia orgânica e psiquiátrica), abordagens terapêuticas; a lidar com doentes em situações graves, tanto a nível da sua patologia, como a nível da sua condição social e familiar; a gerir as diversas emoções que os doentes despertam em nós, tendo sempre presente o objetivo final - ajudar da melhor forma possível cada um deles.

A propósito do estágio de Medicina Geral e Familiar, registo com agrado a evolução na confiança e nas competências que demonstrei ao longo das quatro semanas de estágio. O espaço dado pela tutora para realizar consultas de forma tutorada, serviu para estimular progressivamente a autoconfiança e provar que, enquanto estudante de Medicina, adquiri os conhecimentos necessárias para desempenhar o meu papel o mais profissionalmente possível, já que me obrigou a refletir e a decidir o diagnóstico diferencial entre uma grande variedade de opções. Ao mesmo tempo pude compreender as lacunas e as necessidades da minha aprendizagem.

Quanto ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia, considero que foi extremamente positivo pela diversidade de experiências que vivenciei. Realço, de todas as atividades realizadas durante o estágio, o Serviço de Urgência como a mais gratificante e enriquecedora, pela avaliação da doente como um todo e, principalmente, pela observação do decorrer dos trabalhos de parto, cada um com as suas características específicas. Considero, por isso, que os objetivos deste estágio foram alcançados, pois foi possível conjugar os conhecimentos teóricos já adquiridos no 4.º ano, com a sua aplicação prática.

Em relação ao estágio de Medicina Interna, a progressiva atribuição de responsabilidade e a integração completa na equipa médica, permitiu a aprendizagem; o esclarecimento de dúvidas e o reconhecimento das minhas lacunas. Realço a utilidade das sessões clínicas e dos seminários

(10)

10

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

teóricos e teórico-práticos, que decorreram ao longo do estágio e que são excelentes oportunidades para aprofundar e adquirir conhecimentos. Realço ainda a frequência do Serviço de Urgência no Hospital de S. José, que me permitiu saber identificar as situações clínicas de maior gravidade e agir em conformidade, num ambiente de stress emocional elevado.

O estágio opcional de Endocrinologia foi muito enriquecedor a todos os níveis, nomeadamente pela integração logo desde o primeiro momento numa equipa coesa e funcional, pelos conhecimentos adquiridos de patologias endocrinológicas oncológicas. Pude, para além disso, contactar com uma área pouco abordada durante o Curso, mas cuja utilidade clínica é extremamente relevante, tendo em conta as especificidades da área em questão.

No entanto, nos estágios de Pediatria e de Cirurgia Geral foi difícil cumprir na totalidade os objetivos por motivos de ordem técnica e organizacional, comuns a ambos. No estágio de Pediatria, a não existência de um tutor ao longo do estágio, dificulta o acompanhamento e a curva de aprendizagem. Quanto ao estágio de Cirurgia, foi escassa a oportunidade de participar em técnicas cirúrgicas (cirurgias e técnicas de sutura), devido ao número elevado de alunos por equipa.

Por último, numa avaliação globalizante, considerando os objetivos propostos e as competências prioritárias de O licenciado médico em Portugal, creio ter cumprido os objetivos principais, mantendo a noção que estes envolvem intrinsecamente um desenvolvimento gradual, sendo apenas dominados com mestria após anos de trabalho e dedicação. Por isso, considero que as competências adquiridas são as adequadas às exigências para uma aluna do 6.º ano, mas passíveis de serem aperfeiçoadas subsequentemente, em contexto pós-graduado.

Por fim, deixo um agradecimento muito especial a todos que me acompanharam este ano. Agradeço também a todos os Professores, Assistentes e colegas da Faculdade de Ciências Médicas. Pelas memórias, pelos desafios, pelos momentos especiais ao longo destes anos.

(11)

11

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

D – Anexos (Atividades de enriquecimento a nível técnico)

● Anexo 1 - Certificado formação de Voluntários CAOJ

● Anexo 2 - Certificado Voluntário Banco Alimentar Contra a Fome

● Anexo 3 - Certificado de participação iMed 6.0

● Anexo 4 - Certificado 7ª Jornadas da Primavera da Clínica Cuf Cascais

● Anexo 5 - Certificado de participação no Workshop: Facial Expressions

(12)

12

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

(13)

13

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

(14)

14

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

(15)

15

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

(16)

16

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

(17)

17

Inês Ferreira de Almeida Osório Bernardo, aluna 2009191

Anexo 6 - Referências Bibliográficas Utilizadas

1. Unidade Curricular de Saúde Mental (estágio), ano letivo 2013-2014, Professor Doutor Miguel

Xavier – disponível em: web.fcm.unl.pt/moodle

2. Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar (estágio), ano letivo 2013-2014, Professora

Doutora Isabel Santos – disponível em: web.fcm.unl.pt/moodle

3. Unidade Curricular de Pediatria (estágio), ano letivo 2013-2014, Professor Doutor Luís Varandas

– disponível em: web.fcm.unl.pt/moodle

4. Unidade Curricular de Ginecologia Obstetrícia (estágio), ano letivo 2013-2014, Professora

Doutora Fátima Serrano – disponível em: web.fcm.unl.pt/moodle

5. Unidade Curricular de Cirurgia (estágio), ano letivo 2013-2014, Professor Doutor Rui Maio

disponível em: web.fcm.unl.pt/moodle

6. Unidade Curricular de Medicina (estágio), ano letivo 2013-2014, Professor Doutor Fernando

Nolasco – disponível em: web.fcm.unl.pt/moodle

Referências

Documentos relacionados

Os resultados obtidos mostraram que os fungicidas prochloraz, carbendazim, benomyl e azoxystrobin foram os mais eficientes no controle da antracnose foliar, tendo-se como parâmetro

Esta situação é composta por uma situação adidática e as dialéticas de Ação, Formulação, Validação e Institucionalização. A evolução desta situação é

Por outro lado, este estudo pretende servir de base à elaboração de uma ferramenta de auto-avaliação para o Município de Campo Maior, que lhe permitirá delinear e

Game theory synthesized the number of social dilemmas of two person symmetric games into three types: Stag Hunt [5], Snowdrift Game [6] and the infamous Prisoner’s Dilemma [7]..

Graffiti, literatura e política Dos estudos literários às questões de sustentabilidade Graffiti, literature and politics From literary studies to sustainability issues

De igual modo, a disponibiliza¸ c˜ ao de modelos dinˆ amicos de interac¸ c˜ ao se- gundo o modelo de fluxo de dados para estruturar/coordenar um conjunto de tarefas num sistema

Considerando essa problemática, a presente pesquisa tem como objetivo verificar o nível de associação entre as variáveis SF, SM, QV total, idade, IMC, IRCQ, testes de força

Para a determinação de análises físico-químicas foram trituradas amostras de cada marca de amêndoa de castanha-do-brasil para a determinação dos teores de umidade e