• Nenhum resultado encontrado

empresas brasileiras de tecnologia que impactam o seu dia a dia e talvez você não conheça

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "empresas brasileiras de tecnologia que impactam o seu dia a dia e talvez você não conheça"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

e talvez você não conheça empresas brasileiras

de tecnologia que impactam

o seu dia a dia

(2)

empresas brasileiras

de tecnologia que impactam o seu dia a dia

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, assim como as grandes marcas do setor, que são reconhecidas pela massa de consumidores como os atores de toda a inovação que impacta nossas vidas. Quem é que, nos dias atuais, não tem o Google como referência em mecanismos de busca, não reconhece a Apple ou a Samsung como as grandes fabricantes de telefones celulares e tablets, ou a Microsoft como uma líder em computação pessoal e profissional?

O que muitas pessoas não percebem é que, longe do campo de visão do consumidor final, uma série de empresas também se destacam como players atuantes na indústria de TI, sendo responsáveis por fazer com que as tecnologias alcancem os usuários e impactem sua rotina.

São startups, pequenas, médias e grandes empresas que atuam no mercado B2B (Business to Business, na expressão em inglês) e fornecem tecnologias e serviços para que as marcas reconhecidas pelo consumidor final entreguem o que prometem aos seus clientes, apesar de poucos ou nenhum usuário suspeitar de sua participação nas cadeia de serviços.

Este material elenca cinco empresas brasileiras que, embora não sejam de conhecimento do grande público, vêm impactando o dia a dia das pessoas de forma significativa. Elas fornecerem produtos e serviços inovadores, que suportam a entrega da tecnologia que revoluciona a vida do consumidor final.

(3)

empresas brasileiras

de tecnologia que impactam o seu dia a dia

Quando você faz uma ligação telefônica, paga uma compra com cartão de crédito ou mesmo faz o simples gesto de acender uma luz em sua casa, você espera que aquele serviço, que tanta facilidade traz à sua vida, funcione perfeitamente. Responsáveis por fazer com que essas tecnologias funcionem, os grandes fornecedores de serviços financeiros, de telecomunicações e energia contam com infraestruturas e operações complexas, que precisam ser bem gerenciadas para que o serviço oferecido ao cliente seja entregue com a máxima qualidade possível.

A Icaro Tech auxilia as operadoras de telecomunicações, instituições financeiras e concessionárias de energia, além de grandes empresas de diferentes segmentos a contarem com operações mais inteligentes. Faz isso oferecendo soluções de gerência e analytics, aliadas a consultoria, integração de sistemas e serviços gerenciados.

Ao garantir a seus clientes - como Claro, TIM, GVT, Nextel, Bradesco e Magazine Luiza - soluções que aumentam a eficiência nas operações e, consequentemente, melhoram o serviço aos consumidores, a Icaro Tech simplifica a vida das pessoas.

(4)

empresas brasileiras

de tecnologia que impactam o seu dia a dia

O Brasil conta hoje com instituições financeiras altamente informatizadas, que colocam o sistema bancário do País como um dos mais maduros do mundo no uso de tecnologias que beneficiam o consumidor. Essa posição de destaque só pôde ser alcançada graças a fortes investimentos e ao trabalho de empresas de TI de vanguarda, como a MATERA Systems.

A MATERA Systems atua lado a lado com os bancos oferecendo uma suíte de produtos que automatizam os processos bancários, conhecidos pela alta complexidade. Com processos mais alinhados, a instituição ganha em agilidade, reduz custos e pode oferecer aos seus clientes um atendimento melhor, tanto nas agências, quanto nas plataformas de internet e mobile banking.

O conhecimento adquirido fez com que a empresa levasse seu expertise também para outros segmentos por meio de um software ERP voltado ao mercado corporativo, ferramentas de e-commerce para o segmento varejista e soluções para Instituições de Pagamento.

(5)

empresas brasileiras

de tecnologia que impactam o seu dia a dia

Quando você compra um refrigerante ou suco, sua expectativa é de que o volume contido naquele frasco seja exatamente aquele pelo qual pagou. Pelo lado da indústria, isso é ainda mais crítico. Entregar menos do que o estipulado no rótulo pode representar danos para a marca, enquanto extrapolar o volume previsto pode gerar prejuízos.

A I.Systems criou uma tecnologia altamente inovadora, baseada em inteligência artificial, que automatiza e otimiza processos industriais de maneira contínua. Utilizando sistemas de controle Fuzzy, a plataforma aumenta a estabilidade de processos automatizados - diminuindo custos, defeitos e perdas - e aperfeiçoa a produtividade de plantas fabris, permitindo que os consumidores tenham acesso a produtos finais mais bem acabados e com valor reduzido.

Votorantim, Coca-Cola Femsa, Vale, e Ambev são alguma das indústrias que já utilizam a tecnologia da I.Systems.

(6)

empresas brasileiras

de tecnologia que impactam o seu dia a dia

Se o e-commerce passa por um período de forte crescimento nos últimos anos, parte disso pode ser atribuída à variedade de meios de pagamentos oferecida aos consumidores e à facilidade com que eles conseguem adquirir um produto ou serviço. Seja por cartão de crédito, boleto, ou transferência bancária direta pelo internet banking, o importante é efetuar a compra.

Para que e-commerces, marketplaces ou empresas que recebem pagamentos recorrentes possam oferecer toda essa facilidade aos clientes, eles podem contar com os serviços da Moip, que disponibiliza mais de 15 opções de meios de pagamento, ferramentas de gestão de risco e uma adesão muito simples.

A inovação do Moip está em simplificar a gestão dos meios de pagamentos por parte do varejo. Com ele, os e-commerces podem deixar de lado a contratação de gateways, serviços de controle de fraude, além de não ter que lidar diretamente com os bancos. Quem agradece é o cliente final.

(7)

empresas brasileiras

de tecnologia que impactam o seu dia a dia

Embora não percebam, milhões de usuários de transporte público utilizam as soluções da Prodata Mobility. A empresa fornece sistemas inteligentes de arrecadação de tarifas e de controle de frota para gestoras e operadoras de transporte público de passageiros. Com mais de 100 mil validadores vendidos, é a líder do mercado de sistemas de bilhetagem eletrônica no Brasil e na América do Sul.

Além de garantir às pessoas mais agilidade e segurança na validação de suas viagens diárias, as soluções da Prodata são robustas o suficiente para processarem milhões de transações e gerarem as informações necessárias para uma melhor gestão do transporte público, essencial para o funcionamento das grandes cidades.

Entre as cidades que utilizam as soluções da empresa estão São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Porto Velho, Aracaju, Goiânia, Recife, Cuiabá, Belém, Rio Branco e Maceió, além de mais de uma centena de municípios brasileiros, argentinos, colombianos e equatorianos.

(8)

empresas brasileiras

de tecnologia que impactam o seu dia a dia

Inovação faz parte das competências-base das empresas na Era Digital.

É fácil perceber quando o assunto é Consumer Electronics, afinal, parece que é só piscarmos os olhos e um novo smartphone é lançado.

Quando o assunto é B2B, as inovações trazem, em sua maioria, ganhos invisíveis aos olhos do consumidor final - apesar de impactarem no dia-a-dia e aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Por isso, o papel das empresas B2B é fundamental para que nós, simples consumidores, possamos ver a inovação acontecendo. De nada adiantaria ter um smartphone de última geração se não houvesse uma rede de telefonia que suportasse seu uso.

Cada vez que você é surpreendido com um novo gadget, ou que chega às suas mãos alguma novidade disruptiva, tenha certeza de que, empresas que talvez você nem faça ideia que existam foram essenciais para torna-las realidade. Seja no processo de desenvolvimento, produção ou permitindo que sejam utilizados de forma plena, elas fazem a diferença.

Mais que isso, são empresas brasileiras, que transformam o mundo, usando e abusando da criatividade, investindo e acreditando na

Orgulho de inovar até quando ninguém está olhando

(9)

e talvez você não conheça empresas brasileiras

de tecnologia que impactam

o seu dia a dia

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,