• Nenhum resultado encontrado

MAIA, UMA CIDADE AMIGA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MAIA, UMA CIDADE AMIGA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CIDADE AMIGA

Na Maia as pessoas são a causa primeira e a

motivação maior desta missão de serviço público.

Os projetos são pensados exclusivamente para

as pessoas, para as suas necessidades e para os

seus desejos. Todas as medidas pretendem ser

inclusivas e abrangentes, procuram responder

aos novos desafios dos tempos modernos,

abarcando as mais diversas áreas que afetam

diretamente o dia-a-dia da população e chegando

a todas as faixas etárias, condição económica,

cultural e social. Fruto destas boas práticas

conquistámos o galardão de CIDADE AMIGA DAS

PESSOAS IDOSAS atribuído pela Organização

Mundial de Saúde e bem mais recentemente

a distinção de CIDADE AMIGA DO DESPORTO

pelo segundo ano consecutivo atribuída pela

Associação Portuguesa de Gestão de Desporto.

Será desta forma que continuaremos a melhorar

(2)

AS GRANDES OPÇÕES 2017-2021

25

1. HONRAR A DISTINÇÃO DA

OMS DE CIDADE AMIGA DAS

PESSOAS IDOSAS

Tudo temos feito e tudo continuaremos a fazer, para garantir que este reconhecimento se mantém, sobretudo junto daqueles a quem se destina – os seniores.

Neste âmbito, serão desenvolvidos, reforçados e disponibilizados, programas no âmbito do Turismo Sénior, do Desporto Sénior e um Programa Intergeracional que colocará em contacto os mais velhos e os mais novos, por forma a promover a troca de experiências, conhecimentos e a inclusão.

2. PROMOVER A MOBILIDADE

SUAVE E DIMINUIR E PEGADA

ECOLÓGICA

A Mobilidade Sustentável é, e sempre foi, uma das nossas apostas e uma das nossas bandeiras. Por acreditarmos, há vários anos, que o futuro da mobilidade se faria por aqui, desenvolvemos e aprovámos o primeiro Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, da Região Norte e um dos primeiros no país. Um projeto inovador, vanguardista e transversal que tem valido o reconhecimento nacional e internacional e diversos convites para apresentarmos os mesmos nos mais diversos fóruns da área em todo o mundo.

Esta visão, tornou-se ainda mais relevante e importante aquando da abertura de programas de financiamento para a construção de ciclovias, tendo a Maia, por estar melhor preparada, garantido uma das maiores verbas em toda a região. São quase 15 milhões de euros para aplicar na construção (já em iniciada) de ciclovias.

O investimento nos modos suaves, irá abranger, também, a eliminação de pontos de acumulação de acidentes, a melhoria das condições de circulação para peões e bicicletas e, sobretudo, para pessoas com mobilidade reduzida, numa primeira fase, no Centro da Cidade, em Águas Santas, no Castêlo da Maia e em Pedrouços, extensível, posteriormente, a outros locais já identificados no referido Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.

Ainda neste âmbito, instalámos já um conjunto de infraestruturas de parqueamento de bicicletas em todo o concelho, estando em preparação a disponibilização de um sistema de bikesharing.

3. CRIAR O NÚCLEO MUNICIPAL

DE SAÚDE PÚBLICA E SOCIAL

Criar o NÚCLEO MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA E SOCIAL, em parceria com as IPSS’s do Concelho, especialmente dirigido às crianças e aos idosos e que abrangerá todo o território do Município. Terá como funções a Vigilância e Apoio Domiciliário a idosos nas suas habitações e lares; Vigilância e apoio às crianças institucionalizadas; Formar e reciclar cuidadores de crianças e idosos; Diagnosticar e combater o isolamento e solidão dos idosos; Promover a vacinação; Diagnosticar as necessidades visuais e auditivas das crianças institucionalizadas e dos idosos; Monitorizar a qualidade disponibilizada pelas IPSS’s da Maia aos seus idosos.

(3)

4. MELHORAR A REDE DE

TRANSPORTES PÚBLICOS

A delegação de competências em matéria de planeamento e gestão dos transportes públicos nos municípios e, por sua vez, na Autoridade Intermunicipal de Transportes, permitirá, finalmente, ajustar o sistema atual às reais necessidades dos cidadãos. Desta forma, será possível avaliar a implementação das linhas de desejo, rever as atuais carreiras por forma a que as mesmas sirvam melhor e mais população e aumentar a cobertura do Andante, facilitando o sistema de pagamento. Mas, além disso, o Município da Maia quer criar melhores condições para os utilizadores dos transportes públicos, nomeadamente nos momentos de espera e/ou transbordo. Assim, iremos melhorar o interface intermodal de Águas Santas/Palmilheira, vamos melhorar as condições de acolhimento das paragens e disponibilizaremos um sistema de informação em tempo real, por forma a informar os cidadãos dos tempos de espera, atrasos e das próximas partidas.

5. APOSTAR NA REABILITAÇÃO

URBANA

Todos os edifícios e equipamentos precisam de intervenções de manutenção, beneficiação e requalificação permanentes. Convictos da necessidade de apoiar e estimular a Reabilitação Urbana, também, nos edifícios privados, procedemos à delimitação e aprovação de seis Áreas de Reabilitação Urbana – Centro da Cidade da Maia, Vila do Castêlo da Maia, Monte de Santra Cruz, Ardegães, Águas Santas e Pedrouços e Moreira e Vila Nova da Telha.

Estes instrumentos, permitem aos privados beneficiar de um conjunto de apoios e incentivos para reabilitarem os seus imóveis, destacando-se a redução da taxa do IVA de 23% para 6%, isenção de IMT e isenção de IMI por cinco anos, resultando assim numa significativa redução da verba necessária para

(4)

AS GRANDES OPÇÕES 2017-2021 27

6. DISPONIBILIZAR

ESTACIONAMENTO GRATUITO A

VIATURAS ELÉTRICAS

Queremos apoiar a incentivar todos os cidadãos e empresas a substituir as suas viaturas por viaturas elétricas. Assim, será concedido estacionamento gratuito à superfície e nos parques fechados as viaturas elétricas.

Para as bicicletas e motas, serão ainda colocados cacifos (para capacetes, fatos, etc.) e postos de parqueamento seguros nos parques fechados.

Estabelecer Rede concelhia de postos de carregamento de viaturas elétricas

Vamos criar, em parceria com as empresas que detêm a concessão da rede de carregamento de viaturas elétricas a primeira rede concelhia de postos de carregamento, por forma a garantir uma cobertura global e total em todas as freguesias.

7. OTIMIZAR A ILUMINAÇÃO

PÚBLICA

A Iluminação Pública vai mudar. Vamos substituir as atuais luminárias, por dispositivos LED, por forma a reduzir o consumo de energia, o custo associado e preservar o ambiente. Mas iremos mais longe, ao equipar as colunas de iluminação pública de sensores inteligentes que permitam desligar automaticamente a luz durante a madrugada, ligando-a apenas quando se aproximar alguém. Desta forma, será possível reduzir, ainda mais, o custo e preservar o ambiente.

8. INSTALAR O LIVING LAB MAIA:

NET ZERO CARBON CITY

Habituados a estar na linha da frente, foi com ambição, entusiasmo, mas com a certeza de ser possível, que respondemos ao desafio lançado pelo Governo Português, através do Fundo Ambiental, para apresentarmos propostas que conduzam à descarbonização das cidades.

Lançado em todo o país, este programa selecionou apenas 12 cidades, com os melhores projetos, tendo atribuído 4,5 pontos (em 5 possíveis) no critério de excelência à proposta apresentada pela Maia – criar a primeira cidade com balanço zero nas emissões de carbono.

Para tal, será implementado e testado no Parque Central e na Praça do Município, um verdadeiro laboratório vivo onde serão testadas soluções, equipamentos, ferramentas e tecnologias, que nos permitirão apurar quais os melhores caminhos para atingirmos esta meta.

Este projeto, contará com o envolvimento de empresas nacionais e internacionais, instituições do ensino superior, centros de investigação e, sobretudo, com o apoio das pessoas. Juntos, seremos capazes de fazer da Maia a primeira cidade carbono zero.

(5)
(6)

AS GRANDES OPÇÕES 2017-2021

29

9. CONCLUIR O CEBEA – CENTRO

DE EXCELÊNCIA E BEM-ESTAR

ANIMAL DA MAIA

Concluir o CEBEA – CENTRO DE EXCELÊNCIA E BEM-ESTAR ANIMAL DA MAIA, uma estrutura ímpar no País, ocupando uma área total de cerca de 18.000 m2, completamente

ao serviço dos animais, com valências múltiplas, de que se destacam a recolha para adoção, o tratamento e a reabilitação, treinamento, clínica veterinária de elevado nível científico e tecnológico e zona comercial destinada a produtos específicos para animais. O CEBEA será também um exemplo do ponto de vista da arquitetura do edificado e da arquitetura paisagística, assumindo-se como um espaço multidisciplinar completamente ao serviço do bem-estar dos animais e correspondendo às melhores expetativas dos seus donos.

10. MANTER O CENTRO DE

RECOLHA OFICIAL DE ANIMAIS

DE COMPANHIA DA MAIA

Manter o CENTRO DE RECOLHA OFICIAL DE ANIMAIS DE COMPANHIA DA MAIA, numa política de proteção dos animais e defesa e respeito pelos seus direitos, promovendo a adoção, a oferta das vacinações e colocação dos chips. Mantém- -se, também, o serviço de atendimento permanente para a recolha de animais feridos e mortos nas vias públicas e será dada continuidade à Campanha para o Bem-Estar Animal.

11. IMPLEMENTAR O PROTOCOLO

DE COLABORAÇÃO COM O

HOSPITAL VETERINÁRIO DA

UNIVERSIDADE DO PORTO

Implementar o PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM O HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE DO PORTO, que terá instalações na Maia e que reforçará a capacidade municipal na prestação de cuidados de saúde animal.

Reforçaremos as verbas destinadas à Campanha de sensibilização em curso, destinada ao público em geral e aos jovens em particular, com o objetivo de promover a mudança de hábitos e atitudes, prevenindo os maus tratos e abandonos. Serão também celebrados acordos com as clínicas veterinárias particulares, para seja possível proceder, gratuitamente ou a preços simbólicos, à esterilização de todos os animais que forem adotados no citado Centro e à desinfestação de todos os animais de companhia.

12. CRIAR A FIGURA DO

PROVEDOR MUNICIPAL DO

ANIMAL

Criar a figura do PROVEDOR MUNICIPAL DO ANIMAL, que terá como missão principal zelar pela defesa dos direitos dos animais, em estrita colaboração com a Câmara Municipal e com os Munícipes.

Referências

Documentos relacionados

O critério utilizado para selecionar as amostras para o ensaio de desgaste foi o resultado do teste de adesão, já que os principais modos de falha do revestimento são desgaste

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Assegurada a reposição da normalidade das condições de vida da população da área afetada pelo acidente grave ou catástrofe, deverá ser declarada a desativação

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem