• Nenhum resultado encontrado

AQUISIÇÃO DE BENS COM DIFERENCIAL DE ICMS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AQUISIÇÃO DE BENS COM DIFERENCIAL DE ICMS"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO

Nº. 14000117/2014

– DR/SC

AQUISIÇÃO DE BENS

COM DIFERENCIAL DE ICMS

TIPO: MENOR PREÇO

AQUISIÇÃO DE PROJETORES MULTIMÍDIA PARA UNIDADES DOS CORREIOS DA DIRETORIA REGIONAL DE SANTA CATARINA

A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT – Empresa Pública, criada pelo Decreto-lei nº. 509, de 20/03/69, por meio da Diretoria Regional de Santa Catarina, mediante a utilização de recursos de tecnologia da informação – INTERNET realizará o presente Pregão Eletrônico, que será regido pela Lei 10.520/02 e Decreto 5.450/05, com aplicação subsidiária da Lei 8.666/93 e suas alterações, Lei Complementar 123/06 e suas alterações, Lei 11.488/07, Decreto 6.204/07, Decreto 7.546/11, e demais disposições aplicáveis, bem como pelas regras e condições estabelecidas neste Edital.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Início do acolhimento das propostas:

05/12/2014 às 08:00 h.

Data de Abertura das Propostas:

17/12/2014 às 09:00 h. *

Data do Pregão e horário da Disputa:

17/12/2014 às 10:00 h.

• Impugnação/Remessa de Documentos: fax (48) 3954-4041 fone (48) 3954-4037.

• Entrega de Documentos Originais: Rua Romeu José Vieira, 90 – Bloco B – 6° andar – Bairro Nossa Senhora do Rosário – 88110-908 – São José/SC.

• Formalização de Consultas: Até 03 (três) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, informando o nº. da licitação, pelo e-mail: sccpl@correios.com.br.

(2)

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DA LICITAÇÃO

1. DO OBJETO

1.1. A presente licitação tem como objeto a AQUISIÇÃO DE PROJETORES MULTIMÍDIA PARA UNIDADES DOS CORREIOS DA DIRETORIA REGIONAL DE SANTA CATARINA, discriminados no quadro abaixo, conforme Especificação Técnica e demais condições deste Edital e seus Anexos.

ITEM DESCRIÇÃO UM * QTDE TOTAL

VALOR MÁXIMO UNITÁRIO ACEITO PARA O ITEM VALOR MÁXIMO GLOBAL ACEITO PARA O ITEM 01 PROJETOR MULTIMÍDIA UN 13 R$ 2.665,31 R$ 34.649,03

* UM (Unidade de Medida) = UN - Unidade

PATRIMÔNIO LÍQUIDO MÍNIMO (1): 2.771,00 PATRIMÔNIO LÍQUIDO MÍNIMO (2): 3.464,00

1.2. O Patrimônio Líquido Mínimo (1) e (2) deve ser comprovado pela licitante e refere-se à exigência contida no subitem 1.3 do APÊNDICE 2 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO - deste Edital.

1.3. A participação de consórcio de empresas não será permitida. 1.4. A subcontratação não será admitida.

1.5. A participação de cooperativa será admitida na presente licitação, desde que não haja relação de subordinação entre esta e os cooperados, sendo os serviços prestados em caráter coletivo e com absoluta autonomia dos cooperados.

2. RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

2.1. As despesas decorrentes da contratação, objeto deste Pregão, correrão por conta dos recursos consignados na:

CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA/CONTÁBIL

Conta Orçamentária Descrição

(3)

3. APÊNDICES e ANEXOS

APÊNDICE 01 DO EDITAL - MODELOS DE ATESTADOS, DECLARAÇÕES E PROPOSTA I) Proposta Econômica;

II) Atestado de Capacidade Técnica;

APÊNDICE 02 DO EDITAL - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

APÊNDICE 03 DO EDITAL - TABELAS DAS ALÍQUOTAS DE ICMS E FATORES DE EQUALIZAÇÃO APÊNDICE 04 DO EDITAL – ESCLARECIMENTOS SOBRE A APLICAÇÃO DO DIFERENCIAL DE ICMS ANEXO 01 DO EDITAL - MINUTA DE AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO

(4)

CONDIÇÕES GERAIS DA LICITAÇÃO 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Pregão Eletrônico será realizado em sessão pública, por meio da internet, mediante condições de segurança - criptografia e autenticação - em todas as suas fases.

1.2. Os trabalhos serão conduzidos por empregado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, denominado Pregoeiro, mediante a inserção e monitoramento de dados gerados ou transferidos para o sistema eletrônico Comprasnet, acessado por meio do site www.comprasnet.gov.br.

2. OBJETO DO PREGÃO

2.1. A descrição detalhada do objeto da presente licitação consta do ANEXO 1 deste Edital.

2.2. Para fins da presente licitação, a incidência tributária a ser considerada para o objeto em questão será: Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação – ICMS.

3. FORMALIZAÇÃO DE CONSULTAS

3.1. Observado o prazo legal, a licitante poderá formular consultas pelo e-mail (arquivo no tamanho máximo de 2 megabytes) indicado no preâmbulo deste Instrumento, até 03 (três) dias úteis anteriores à data fixada para a abertura da sessão pública, informando o número da licitação.

3.2. As consultas serão respondidas diretamente no site www.comprasnet.gov.br e/ou no campo “ESCLARECIMENTOS”, no link correspondente a este Edital, na página de licitações eletrônicas da ECT, cujo acesso encontra-se indicado no rodapé.

4. RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS, ABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA E INÍCIO DA DISPUTA DE PREÇOS

4.1. A PROPONENTE deverá observar as datas e os horários-limites previstos para a abertura da sessão, atentando também para a data e horário para o início da disputa de preços, conforme disposto no preâmbulo deste Edital.

5. REFERÊNCIA DE TEMPO

5.1. Todas as referências de tempo no Edital, no Aviso e durante a Sessão Pública observarão obrigatoriamente o horário de Brasília – DF e, dessa forma, serão registradas no sistema eletrônico e na documentação relativa ao certame.

6. CONDIÇÕES GERAIS

6.1. A participação neste Pregão implica a aceitação, plena e irrevogável, das normas constantes do presente Edital e dos seus Anexos.

6.2. Não poderão participar do presente Pregão, Pessoas Físicas ou Jurídicas que estejam enquadradas nos seguintes casos:

a) suspensas de licitar e impedidas de contratar com a ECT ou impedidas de licitar e contratar com a União, enquanto durar a suspensão ou o impedimento;

a.1) Matriz e Filial(is) serão consideradas como única pessoa jurídica. A penalidade aplicada à matriz abrange(m) a(s) filial(is) e vice-versa.

b) declaradas inidôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurar o motivo determinante da punição ou até que seja promovida a reabilitação;

(5)

b.1) Matriz e Filial(is) serão consideradas como única pessoa jurídica. A penalidade aplicada à matriz abrange(m) a(s) filial(is) e vice-versa.

c) que se encontrem sob falência decretada, concordata/recuperação judicial e extrajudicial, concurso de credores, dissolução ou liquidação;

d) sociedades integrantes de um mesmo grupo econômico que utilizem recursos materiais, tecnológicos ou humanos em comum;

d.1) sociedades integrantes de um mesmo grupo econômico, assim entendidas aquelas que tenham diretores, sócios ou representantes legais comuns, exceto se demonstrado que não agem representando interesse econômico em comum;

e) empregado ou dirigente da ECT ou responsável pela licitação, que tenha atuação direta ou indireta nas fases da licitação ou da contratação em tela, bem como seus parentes consangüíneos ou por afinidade até o terceiro grau (ex.: cônjuge, companheiro, pais, avós, filhos, netos, irmãos, tios, sobrinhos, cunhados, sogro e genro).

7. REGULAMENTO OPERACIONAL DO CERTAME

7.1. O certame será conduzido pelo Pregoeiro, que terá, em especial, as seguintes atribuições: a) coordenar o processo licitatório;

b) receber, examinar e decidir as impugnações e consultas ao Edital; c) conduzir a sessão pública na internet;

d) verificar a conformidade da proposta com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório; e) dirigir a etapa de lances;

f) desclassificar propostas indicando os motivos; g) verificar e julgar as condições de habilitação;

h) receber, examinar e decidir os recursos, encaminhando à Autoridade Competente quando mantiver sua decisão;

i) indicar o vencedor do certame;

j) adjudicar o objeto, quando não houver recurso; k) conduzir os trabalhos da equipe de apoio;

l) encaminhar o processo devidamente instruído à autoridade superior e propor a homologação. - CREDENCIAMENTO NO SISTEMA COMPRASNET -

7.2. Para acesso ao sistema eletrônico os interessados em participar do Pregão deverão dispor de chave de identificação e senha pessoal (intransferíveis), obtidas previamente por meio de credenciamento no Sistema de Cadastramento Unificado de fornecedores – SICAF e perante o sistema eletrônico provido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio do sítio www.comprasnet.gov.br.

7.2.1. Os interessados em se credenciar no sistema Comprasnet poderão obter maiores informações na Central de Serviços SERPRO, telefones 0800 978 2329, ou diretamente no site www.comprasnet.gov.br. 7.3. As pessoas jurídicas ou empresas individuais deverão credenciar representantes, para o recebimento da chave de identificação e senha pessoal, junto ao SICAF, atribuindo poderes para formular propostas e lances de preços e praticar todos os demais atos e operações no sistema.

7.4. O cadastro no SICAF poderá ser iniciado no Portal de Compras do Governo Federal – Comprasnet, no sítio www.comprasnet.gov.br, onde o interessado, ao acessar o SICAF, solicitará login e senha para iniciar os procedimentos relativos ao cadastramento.

7.5. A chave de identificação e a senha poderão ser utilizadas em qualquer pregão eletrônico, salvo quando canceladas por solicitação do credenciado ou por iniciativa do administrador do sistema.

(6)

7.6. É de exclusiva responsabilidade do usuário o sigilo da senha, bem como seu uso em qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao órgão administrador do sistema ou à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos a responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

7.7. O credenciamento da PROPONENTE e de seu representante legal junto ao sistema eletrônico implica a responsabilidade legal pelos atos praticados e a presunção de capacidade técnica para realização das transações inerentes ao pregão eletrônico.

7.7.1.Nenhum representante legal poderá representar mais de uma empresa licitante nesta licitação.

7.8. A PROPONENTE deverá comunicar imediatamente ao órgão administrador do sistema qualquer acontecimento que possa comprometer o sigilo ou a inviolabilidade do uso da senha, para imediato bloqueio de acesso.

- PARTICIPAÇÃO -

7.9. A participação no Pregão Eletrônico se dará por meio da digitação da senha pessoal e intransferível do licitante e o cadastramento da proposta com a descrição do objeto ofertado e o preço, equalizada com o diferencial de ICMS, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, observados a data e horário estabelecidos no preâmbulo deste Edital para abertura da sessão pública.

7.9.1. O acesso ao sistema eletrônico é feito pela página de compras do Governo Federal, no site www.comprasnet.gov.br, opção “ACESSO SEGURO”.

7.9.2. Quando se tratar da disputa de um grupo, obrigatoriamente caberá às licitantes cotar todos os itens, como condição de participação.

7.9.3. Caberá a PROPONENTE calcular o diferencial de ICMS praticado entre os Estados, cuja responsabilidade pelo recolhimento cabe à ECT, e informar o preço global da proposta equalizado com o diferencial de ICMS, conforme disposto nos APÊNDICES 3 e 4 deste Edital.

7.9.4. Quando do registro da proposta no sistema eletrônico, deverá ser incluída a descrição do objeto ofertado, conforme disposto no Art. 21 do Decreto nº. 5.450/05, sob pena de desclassificação da proposta. 7.9.5. As Microempresas, as Empresas de Pequeno Porte e Cooperativas (ME/EPP/COOP), para exercerem o direito de preferência estabelecido na Lei Complementar 123/06, deverão declarar em campo próprio do sistema o tipo de segmento de empresa que representam e que atendem plenamente aos requisitos do Art. 3º da referida Lei. A falta desta declaração no sistema implicará na perda desse direito. 7.9.7. É recomendável que as licitantes apresentem suas propostas com antecedência, não deixando para cadastrá-las no dia do certame. O sigilo das propostas é garantido pelo administrador do sistema e apenas na data e horário previstos para a abertura, as propostas tornam-se publicamente conhecidas.

7.10. O encaminhamento da proposta pressupõe o pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação previstas no Edital. A PROPONENTE declarará no sistema, em campo próprio, que cumpre plenamente os requisitos de habilitação e que sua proposta está em conformidade com as exigências deste Edital, sujeitando-se às sanções legais na hipótese de declaração falsa.

7.10.1. Como requisito de habilitação, as PROPONENTES deverão declarar em campo próprio do sistema, sob as penas da Lei:

a) que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. (DECLARAÇÃO DE ATENDIMENTO AO INCISO V do ART. 27, da LEI 8.666/93, acrescido pela Lei no 9.854/99

,

regulamentada pelo Decreto 4.358/02);

(7)

b) que, até a presente data, inexiste(m) fato(s) impeditivo(s) para a sua habilitação, estando ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores. (DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATO IMPEDITIVO PARA A HABILITAÇÃO);

c) ter recebido todos os documentos e informações, conhecer e acatar as condições para o cumprimento das obrigações objeto da Licitação. (DECLARAÇÃO DE CONHECIMENTO DO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO);

d) que a proposta apresentada foi elaborada de maneira independente, que não tentou influir na decisão de qualquer outro potencial participante desta licitação, e que com estes ou com outras pessoas não discutiu nem recebeu informações. (DECLARAÇÃO DE ELABORAÇÃO INDEPENDENTE DE PROPOSTA). 7.11. A PROPONENTE será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, declarando e assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances, inclusive os atos praticados diretamente ou por seu representante, não cabendo ao administrador do sistema ou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

7.12. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e proposta sujeitará a PROPONENTE às sanções previstas neste Edital.

7.13. A validade da proposta será de, no mínimo, 60 (sessenta) dias, contados a partir da data da sessão pública do Pregão.

7.14. Caberá à PROPONENTE acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

7.15. Independentemente de qualquer declaração, o fabricante e o fornecedor respondem isoladamente ou solidariamente pelos vícios ou defeitos do objeto, consoante às regras emanadas na Lei 8.078/90.

- ABERTURA -

7.16. A partir do horário previsto no preâmbulo deste Edital, a sessão pública na internet será aberta por comando do Pregoeiro.

7.17. Até a abertura da sessão, as PROPONENTES poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada.

7.17.1. Quando da inclusão da proposta, é vedado inserir qualquer elemento (na proposta, anexos ou informações adicionais), que possa identificar a PROPONENTE, sob pena de desclassificação.

7.18. O Pregoeiro verificará as propostas apresentadas, desclassificando aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital.

7.18.1. Nesta etapa, as propostas apresentadas com valor superior ao Valor Máximo publicado neste Edital não serão objeto de desclassificação.

7.19. A desclassificação da proposta será sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

7.20. O sistema ordenará, automaticamente, as propostas classificadas pelo Pregoeiro, sendo que somente estas participarão da fase de lance.

7.21. Classificadas as propostas, o Pregoeiro dará início à fase competitiva, quando então as PROPONENTES poderão encaminhar lances, considerado o valor equalizado com o diferencial de ICMS, exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

(8)

7.22. Aberta a etapa competitiva, os representantes das PROPONENTES deverão estar conectados ao sistema na sala virtual de disputa para participar da sessão de lances. A cada lance ofertado, a PROPONENTE será imediatamente informada de seu recebimento e respectivo horário de registro e valor. 7.23. A PROPONENTE poderá oferecer lance inferior ao valor do seu último lance, ainda que superior ao do primeiro colocado da disputa, considerado o diferencial de ICMS.

7.24. Não serão aceitos dois ou mais lances iguais, considerado o diferencial de ICMS, prevalecendo para fins de classificação aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar pelo sistema.

7.25. Os lances ofertados serão no valor global do item, considerado o diferencial de ICMS. Na apresentação da proposta econômica escrita serão considerados os valores unitários dos itens, sem o diferencial de ICMS.

7.25.1. Quando a disputa for pelo valor global do grupo, os lances ofertados serão nos valores dos itens. A cada lance ofertado (por item), o sistema eletrônico atualizará automaticamente o valor global do grupo, sagrando-se arrematante a licitante que ofertar o menor valor global do grupo, considerado o diferencial de ICMS.

7.25.2. Na apresentação da proposta econômica escrita, para o cálculo do valor unitário, será dividido o valor do lance, sem o diferencial de ICMS, pela quantidade total de unidades licitadas do item. No caso em que esta divisão resultar em um valor unitário com centavos, serão consideradas, SOMENTE, as 2 (duas) casas decimais, desprezando-se as demais.

7.26. Durante o transcurso da sessão pública, as PROPONENTES serão informadas, em tempo real, dos seus respectivos últimos lances registrados no sistema, bem como do menor lance registrado, considerado o diferencial de ICMS. O sistema não identificará os autores dos lances registrados.

7.27. A etapa de lances da sessão pública será encerrada por decisão do Pregoeiro, dando início ao fechamento iminente dos lances.

7.28. O tempo aleatório será controlado pelo sistema eletrônico, podendo transcorrer período de tempo de até 30 (trinta minutos), aleatoriamente determinado pelo sistema, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

7.29. No caso de desconexão do Pregoeiro, no decorrer da etapa de lances, se o sistema eletrônico permanecer acessível às PROPONENTES, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados.

7.30. Quando a desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão do Pregão será suspensa e reiniciada somente após comunicação às PROPONENTES participantes, no endereço eletrônico utilizado para divulgação.

- DIREITO DE PREFERÊNCIA (ME/EPP/COOP) -

DA MICROEMPRESA/EMPRESA DE PEQUENO PORTE/COOPERATIVA

7.31. Encerrada a etapa de lances da sessão pública, o sistema eletrônico identificará automaticamente as ME/EPP/COOP, e examinará situação de empate:

7.31.1. Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas ME/EPP/COOP, beneficiadas e favorecidas pelo regime diferenciado da Lei Complementar 123/06, sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta de menor preço. Ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

a) a licitante em situação de empate, melhor classificada, será convocada para apresentar novo lance no prazo de 05 (cinco) minutos, controlados pelo sistema, a contar da convocação eletrônica, sob pena de preclusão do direito. Nesta fase somente a empresa convocada poderá oferecer novo lance, obrigatoriamente abaixo da primeira colocada;

(9)

b) não havendo manifestação da licitante convocada para apresentar novo lance no prazo de 05 (cinco) minutos, o sistema verificará se há outra situação de empate, para que haja a convocação das remanescentes;

c) no caso de propostas apresentadas pelas licitantes com valores equivalentes, estas não serão consideradas iguais e a classificação será feita conforme a ordem de apresentação das propostas;

d) não havendo situação de empate, o Pregoeiro encerrará a disputa do(s) item(ns)/grupo(s).

7.31.2. A condição de empate não se aplica se a proposta de menor preço tiver sido apresentada por licitantes beneficiadas pelo regime diferenciado e favorecido da Lei Complementar 123/06.

7.31.3. Na hipótese da não adjudicação à licitante favorecida pela Lei Complementar 123/06, a empresa autora da proposta de menor preço originalmente apresentada voltará à condição de primeira classificada.

- ACEITAÇÃO DA PROPOSTA -

7.32. Após o encerramento da disputa do(s) item(ns)/grupo(s), o Pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar quanto à compatibilidade do preço em relação ao valor estimado para a contratação, observados os prazos para fornecimento, as especificações técnicas, os parâmetros mínimos de desempenho e de qualidade, tributos e encargos, custos diretos e indiretos e as demais condições definidas neste Edital.

7.33. O Pregoeiro poderá encaminhar, pelo sistema eletrônico, no acesso identificado, solicitação de contraproposta à PROPONENTE que tenha apresentado a proposta classificada em primeiro lugar, para que seja obtida melhor proposta, observado o critério de julgamento, não se admitindo negociar condições diferentes daquelas previstas neste Edital. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelas demais PROPONENTES.

7.34. Encerrada a etapa de lances e após a classificação final das propostas, o Pregoeiro convocará a PROPONENTE, no sistema eletrônico Comprasnet, para enviar a proposta econômica adequada ao último lance: por meio do sistema (cópias digitalizadas) ou para o e-mail indicado no preâmbulo deste Edital (arquivo no tamanho máximo de 2 megabytes) ou remetida para o fax INDICADO NO CAMPO INICIAL “INFORMAÇÕES IMPORTANTES” deste Edital, após o encerramento da etapa competitiva (rodada de lances).

7.34.1. A apresentação da proposta original ao Pregoeiro deverá ocorrer no prazo máximo de até 03 (três) dias úteis, contado do momento da convocação pelo pregoeiro no sistema COMPRASNET, no endereço indicado no preâmbulo deste Edital.

7.34.2. Implicará em desclassificação da PROPONENTE a não apresentação da Proposta nos prazos acima definidos.

7.34.3. Ainda, por meio da opção “CONVOCAR ANEXO”, do sistema, o pregoeiro poderá solicitar outros documentos que por ventura forem necessários.

8. CRITÉRIO DE JULGAMENTO

8.1. Para o julgamento das propostas será adotado o critério de menor preço global, considerado o valor equalizado com o diferencial de ICMS.

8.1.1. Em se tratando de cooperativa, para efeitos de julgamento das propostas, deverá ser registrado no sistema Comprasnet o valor global total, ou seja, incluindo a incidência de 15% (quinze por cento) referente a contribuição previdenciária ao INSS (a ser efetuada pela CONTRATANTE), em conformidade com o inciso IV do artigo 22 da Lei 8.212/91.

8.2. Se a proposta ou o lance de menor valor não for aceitável, ou se a PROPONENTE desatender às exigências habilitatórias, o Pregoeiro examinará a proposta ou o lance subsequente, observando primeiro a situação de empate detectada automaticamente pelo sistema e a ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta que atenda ao Edital.

(10)

8.3. No julgamento das propostas e da habilitação, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de classificação e habilitação.

8.4. A classificação se dará em ordem crescente dos preços cotados, com diferencial de ICMS, sendo considerada vencedora, a PROPONENTE que cotar/negociar o menor preço global.

8.5. A licitante arrematante deverá apresentar a proposta econômica, conforme modelo disponível neste Edital, no valor do menor lance cotado ou negociado, sem o diferencial de ICMS, nos prazos e formas fixados.

8.5.1. No momento da apresentação da proposta escrita será admitido ajuste(s) no(s) valor(es) do(s) item(ns), desde que não ultrapasse(m) o(s) valor(es) máximo(s) publicado(s) neste Edital.

8.5.1.1. Serão desclassificadas as propostas que, após eventuais ajustes, apresentarem valor global do grupo ou total de qualquer item superior ao publicado neste Edital.

8.6. Constatado o atendimento a TODAS as exigências fixadas no Edital, o Pregoeiro declarará a licitante como vencedora, sendo-lhe adjudicado o objeto do referido Pregão, caso não haja recurso.

- EXIGÊNCIAS PARA HABILITAÇÃO –

8.7. Os documentos de habilitação jurídica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal e trabalhista serão verificados, preferencialmente, por meio do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF, conforme Art. 25 §§ 1º e 2º do Decreto 5.450/05, para comprovar a regularidade de situação do autor da proposta, avaliada na forma da Lei 8.666/93, sendo que as informações para cadastramento no SICAF estão disponíveis no site www.comprasnet.gov.br. Será verificado, também, o cumprimento às demais exigências para habilitação contidas neste Edital.

8.7.1. A licitante arrematante que não possuir cadastro no SICAF deverá apresentar todos os documentos de habilitação relacionados no Apêndice 2 deste Edital.

8.7.2. O CNPJ da licitante utilizado no cadastramento de sua proposta econômica deverá ser o mesmo compreendido no SICAF e em todos os documentos de habilitação. Se a licitante for a matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz e, se a licitante for a filial, todos os documentos deverão estar em nome da filial, exceto aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz.

8.7.3. Toda a documentação de habilitação elencada neste edital deverá estar válida no dia da licitação. 8.8. A licitante arrematante deverá apresentar os documentos de habilitação complementares solicitados no Apêndice 2 deste Edital.

8.9. Os documentos relativos aos requisitos não compreendidos no SICAF e exigidos para habilitação neste certame deverão ser anexados (cópias digitalizadas) ao sistema Comprasnet no acesso identificado ou enviados para o e-mail (arquivo no tamanho máximo de 2 megabytes) indicado no preâmbulo deste Edital ou remetidos por fax, após o encerramento da rodada de lances, observado o horário comercial, contado do momento da convocação pelo pregoeiro no sistema COMPRASNET, sob pena de inabilitação.

8.9.1. Os documentos originais ou as cópias autenticadas deverão ser apresentados ao Pregoeiro, no prazo máximo de até 03 (três) dias úteis, contado do momento da convocação pelo pregoeiro no sistema COMPRASNET, no endereço indicado no preâmbulo deste Edital, sob pena de inabilitação.

8.10. A licitante ME/EPP/COOP, beneficiada pelo regime diferenciado e favorecido da Lei Complementar 123/06, deverá apresentar toda a documentação exigida para habilitação, mesmo havendo alguma restrição na regularidade fiscal.

(11)

8.10.1. Havendo alguma restrição na regularidade fiscal, será assegurado prazo de 05 (cinco) dias úteis, prorrogáveis por igual período, para regularização da documentação, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que a proponente for declarada vencedora do certame.

8.10.2. A prorrogação do prazo será concedida quando requerida pela licitante favorecida, salvo se houver urgência na contratação, devidamente justificada.

8.10.3. A não apresentação de documentação fiscal devidamente regularizada, no prazo concedido pela Administração, acarretará a perda do direito à adjudicação, sem prejuízos das sanções previstas neste Edital.

9. IMPUGNAÇÃO AO EDITAL E RECURSOS

9.1. Decairá do direito de impugnação dos termos do Edital de Pregão, perante a ECT, qualquer pessoa que não se manifestar até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da Sessão do Pregão, apontando as falhas e irregularidades que o viciaram.

9.1.1. A impugnação será recebida, preferencialmente, por meio eletrônico via internet, no e-mail (arquivo no tamanho máximo de 2 megabytes) indicado no preâmbulo do edital.

9.1.2. Caberá ao Pregoeiro decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas de seu recebimento.

9.2. A apresentação de impugnação, após o prazo estipulado no subitem 9.1., não a caracterizará como tal, recebendo tratamento como mera informação.

9.3. Dos atos e decisões relacionados com o Pregão cabe Recurso, na forma da legislação vigente.

9.4. Encerrada a etapa de lances, as licitantes deverão consultar regularmente o sistema para verificar se foi declarada a vencedora e se está liberada a opção para interposição de recurso. A partir da liberação, as licitantes terão 24 (vinte e quatro) horas para manifestar sua intenção de recorrer, com o registro da síntese de suas razões.

9.5. O Recurso dependerá de manifestação motivada da licitante, durante a Sessão Pública, em campo e prazo próprios do sistema, com registro da síntese das suas razões, sendo-lhes concedido o prazo de 03 (três) dias, com exceção dos casos previstos no subitem 9.7, para apresentar as razões de recurso relacionadas à intenção manifestada, ficando as demais licitantes desde logo intimadas para, querendo, apresentarem contra-razões em igual prazo, que começará a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurado vistas dos elementos indispensáveis à defesa dos seus interesses.

9.5.1. A falta de manifestação motivada da licitante quanto à intenção de recorrer, bem como a não apresentação das razões de recurso, importará na decadência desse direito, ficando o Pregoeiro autorizado a adjudicar o objeto à licitante declarada vencedora.

9.5.2. Não será aceito o Recurso, cujas razões não estejam relacionadas àquelas manifestadas na intenção de recorrer.

9.6. O Recurso contra a decisão do Pregoeiro terá efeito suspensivo e o seu acolhimento importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

9.7. Os Recursos contra as decisões de anulação ou revogação do Pregão e aplicação das penalidades de advertência, multa e impedimento de licitar e contratar com a União deverão ser interpostos no prazo de 05 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato.

9.8. A intimação do ato de anulação ou revogação do Pregão será feita mediante publicação na imprensa oficial.

(12)

9.9. As impugnações e os recursos interpostos fora do prazo legal e/ou subscritos por representante não habilitado legalmente ou não identificado no processo para responder pela PROPONENTE não serão conhecidos.

9.10. O recurso será dirigido à autoridade superior, por intermédio da que praticou o ato recorrido, a qual poderá reconsiderar sua decisão, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, ou, neste mesmo prazo, fazê-lo subir, devidamente informado, para decisão.

9.10.1. Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, a Autoridade Competente fará a adjudicação do objeto da licitação à licitante vencedora.

10. PENALIDADES

10.1. Aquele que deixar de entregar documentação exigida no Edital, apresentar documentação falsa, ensejar o retardamento da execução do certame, não mantiver a proposta dentro do prazo de validade, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal, ficará sujeito às seguintes sanções, sem prejuízo da reparação dos danos causados à ECT:

a) advertência: será aplicada quando a ocorrência, devidamente justificada pela licitante, não recomende a aplicação de penalidades mais gravosas;

b) multa: no percentual de 10% (dez por cento) sobre o valor estimado da contratação, salvo quando a ocorrência, devidamente justificada pela licitante, restrinja a aplicação da penalidade a advertência ou a não-penalização;

c) impedimento de licitar e contratar com a União e descredenciamento no SICAF: pelo período de até 05 (cinco) anos, salvo quando a ocorrência, devidamente justificada pela licitante, recomende a aplicação de penalidades menos gravosas.

10.2. Ensejará a aplicação de multa no percentual de 20% (vinte por cento) sobre o valor global adjudicado, sem prejuízo da aplicação das penalidades acima, a licitante que, convocada dentro do prazo de validade de sua proposta:

a) recusar-se, injustificadamente, a retirar a Autorização de Fornecimento ou a assinar o Contrato, conforme o caso;

b) não mantiver as condições de habilitação.

10.3. A multa deverá ser recolhida nas Agências dos Correios, no prazo de 05 (cinco) dias úteis a contar da intimação, sob pena de cobrança judicial.

10.4. As penalidades serão registradas no SICAF.

10.5. Não serão aplicadas penalidades na ocorrência de casos fortuitos, força maior ou razões de interesse público, devidamente comprovados.

10.6. As penalidades serão aplicadas com observância aos princípios da ampla defesa e do contraditório. 11. CONTRATAÇÃO

11.1. A contratação será formalizada mediante a retirada da Autorização de Fornecimento – AF ou assinatura do Contrato, conforme o caso, constante neste Edital.

11.2. Como condição para celebração da Autorização de Fornecimento – AF ou do Contrato, conforme o caso, a licitante adjudicatária deverá manter as mesmas condições de habilitação.

11.3. A licitante adjudicatária deverá apresentar a documentação exigida na habilitação, porventura vencida após a realização do pregão, devidamente atualizada, como condição indispensável para a retirada da

(13)

Autorização de Fornecimento – AF ou assinatura do Contrato, conforme o caso, sem prejuízo das demais disposições previstas neste Instrumento.

11.4. A licitante adjudicatária terá o prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados a partir da convocação, que se dará por meios eletrônicos, carta com “AR” (Aviso de Recebimento), telegrama ou fax, para retirar a Autorização de Fornecimento – AF ou assinar o Contrato, conforme o caso, sob pena de aplicação das sanções previstas neste Edital.

11.4.1. Caso a Autorização de Fornecimento seja encaminhada via fax ou postal, o prazo de vigência será contado a partir do recebimento pela CONTRATADA.

11.5. A retirada da Autorização de Fornecimento ou a assinatura do Contrato, conforme o caso, estará condicionada à comprovação da regularidade fiscal da LICITANTE ADJUDICATÁRIA.

11.6. Ocorrendo qualquer das hipóteses passíveis de aplicação de penalidade no certame, reserva-se a ECT o direito de, independentemente de qualquer aviso ou notificação, convocar as licitantes remanescentes na ordem de classificação ou revogar a licitação.

11.6.1. Na convocação das licitantes remanescentes, será observada a classificação final da Sessão originária do Pregão e as situações de empate detectadas automaticamente pelo sistema, devendo a(s) convocada(s) apresentar(em) os documentos de habilitação válidos.

11.6.1.1. As licitantes remanescentes se obrigam a atender a convocação e a retirar a Autorização de Fornecimento – AF ou assinar o Contrato, conforme o caso, no prazo fixado pela ECT, ressalvados os casos de vencimento das respectivas Propostas, sujeitando-se às penalidades previstas neste Edital no caso de recusa ou de não atendimento às condições de habilitação.

11.7. A Minuta da Autorização de Fornecimento – AF ou do Contrato, conforme o caso, constante neste Edital, estabelecerá a forma de pagamento e demais condições de contratação.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS DA LICITAÇÃO

12.1. A presente licitação não importa necessariamente em contratação, podendo a ECT revogá-la, no todo ou em parte, por razões de interesse público, derivadas de fato superveniente comprovado ou anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação, mediante ato escrito e fundamentado, disponibilizado no sistema para conhecimento dos participantes da licitação.

12.2. A PROPONENTE é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações prestadas e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação. A falsidade de qualquer documento apresentado ou a inverdade das informações nele contidas implicará na imediata desclassificação da licitante que o tiver apresentado.

12.3. É facultado ao Pregoeiro ou autoridade superior:

a) efetuar, em qualquer fase da licitação, consultas ou promover diligências com vistas a esclarecer ou complementar a instrução do processo;

b) relevar erros formais ou simples omissões em quaisquer documentos, para fins de classificação e habilitação da licitante, desde que sejam irrelevantes, não firam o entendimento da proposta e o ato não acarrete violação aos princípios básicos da Licitação;

c) convocar as licitantes para quaisquer esclarecimentos porventura necessários ao entendimento de suas propostas.

12.4. O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará no afastamento da licitante, desde que seja possível a aferição da sua qualificação e a exata compreensão da sua proposta.

(14)

12.5. As normas que disciplinam este Pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre as licitantes, desde que não comprometam o interesse da Administração, a finalidade e a segurança da contratação.

12.6. As dúvidas decorrentes da interpretação deste Edital e as informações adicionais, que se fizerem necessárias à elaboração das propostas, deverão ser apresentadas ao pregoeiro, exclusivamente por meio eletrônico via e-mail (arquivo no tamanho máximo de 2 megabytes), indicado no preâmbulo deste Instrumento, com antecedência de até 03 (três) dias úteis antes da data de abertura da Sessão.

12.6.1. Os pedidos de esclarecimentos não constituirão, necessariamente, motivos para que se altere a data e o horário do Pregão.

12.6.2. As questões formuladas, bem como as respostas de interesse geral, serão divulgadas para todos os que retiraram o Edital, resguardando-se o sigilo quanto à identificação da empresa consulente.

12.7. As alterações do Edital que afetarem a formulação da proposta serão comunicadas aos interessados que o retiraram, disponibilizadas no site www.comprasnet.gov.br e divulgadas, pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido.

12.7.1. As alterações no Edital que não afetarem a formulação da proposta serão comunicadas aos interessados, conforme disposto neste Edital, não sendo alterada a data da Sessão do Pregão.

12.8. As situações não previstas neste Edital, inclusive as decorrentes de caso fortuito ou de força maior, serão resolvidas pelo Pregoeiro ou pela Autoridade Competente, desde que pertinentes com o objeto do Pregão, observada a legislação em vigor.

12.9. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Os prazos somente se iniciam e vencem em dias de expediente na unidade da ECT promotora do evento.

12.10. Este Edital e seus Anexos, bem como a Proposta vencedora, farão parte integrante do Instrumento Contratual, como se nele estivessem transcritos.

13. FORO

13.1. É competente o Foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Município de Florianópolis/SC, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do presente Pregão.

São José, 20 de novembro de 2014.

Fábio Andrei Lopes

Pregoeiro - DR/SC

(15)

APÊNDICE 1 (Modelo I)

MODELO DE PROPOSTA ECONÔMICA 1. Razão Social da Empresa: ...

2. CNPJ Nº.: ... 3. Inscrição Estadual: ... 4. Inscrição Municipal: ... 5. Endereço: ... 6. Telefone: ... Fax: ... 7. Banco: ... Agência: ... Conta Corrente: .. 8. Representante da Empresa: ... 9. Cargo: ... RG: ... CPF: ...

10. Validade da Proposta: ... dias (no mínimo 60 (sessenta) dias) 11. Prazo de Pagamento: conforme Edital...

12. A Unidade da Federação na qual será emitido o documento fiscal é...

13. Apresentamos nossa Proposta para o objeto do Pregão no 14000117/2014, acatando todas as estipulações consignadas no Edital, conforme abaixo:

GRUPO ITEM DESCRIÇÃO UM * QTDE. ALIQUOTA

ICMS (%) ** PREÇO UNITÁRIO (R$) PREÇO TOTAL (R$)

UNICO 01 PROJETOR MULTIMIDIA UM 13

*UM (Unidade de Medida) = UN -unidade.

** Alíquota de ICMS nas operações interestaduais entre contribuintes com bens e mercadorias (Resoluções nº. 22, de 1989, e nº. 13, de 2012, do Senado Federal).

OBS: DEVERÁ SER REGISTRADO NO SISTEMA COMPRASNET O VALOR GLOBAL DO ITEM. 14.1. Valor Global Total:

14.2. Pauta de Distribuição:

15. No preço estão contidos todos os custos e despesas diretas e indiretas, tributos incidentes, encargos sociais, previdenciários, trabalhistas e comerciais, taxa de administração e lucro, materiais e mão-de-obra a serem empregados, seguros, fretes, rotulagem, embalagens, e quaisquer outros necessários ao fiel e integral cumprimento do objeto do Edital e seus Anexos.

16. Garantia do objeto: Declaramos que a garantia do objeto cotado é de ...(dias/meses/ano), observado o prazo mínimo previsto na Lei nº. 8.078/90.

17. Declaramos que somos fabricantes do objeto deste Pregão, cuja marca e modelo são: ... (LEMBRETE: quando for o caso)

OU

18. Declaramos que forneceremos o objeto deste Pregão, cujo fabricante, marca e modelo são: ... (LEMBRETE: quando for o caso)

19. Declaramos que tomamos conhecimento do diferencial de ICMS, praticado entre os Estados da Federação (Resolução nº. 22 de 19/05/1989 e Resolução nº. 13 de 25/04/2012 do Senado Federal).

20. Declaramos que tomamos conhecimento de todas as informações e condições para o cumprimento das obrigações objeto desta licitação e que atendemos todas as condições do Edital.

21. Declaramos que o disposto na Resolução nº. 13, de 2012, do Senado Federal, aplica-se aos itens nº ... por se tratarem de bens/mercadorias importados do exterior que, após seu desembaraço aduaneiro, não foram submetidos a processo de industrialização.

(16)

12. Declaramos que o disposto na Resolução nº. 13, de 2012, do Senado Federal, aplica-se aos itens nº ... por se tratarem de bens/mercadorias importados do exterior que, após seu desembaraço aduaneiro, foram submetidos a processo de transformação, beneficiamento, montagem, acondicionamento, reacondicionamento, renovação e/ou recondicionamento, resultando em mercadorias/bens com Conteúdo de Importação superior a 40% (quarenta por cento).

UF, de de 20.. CARIMBO/CNPJ E ASSINATURA DO REPRESENTANTE LEGAL DA EMPRESA

PRAZOS E FORMAS PARA APRESENTAÇÃO:

1. A licitante arrematante deste Pregão deverá apresentar a Proposta, devidamente ajustada ao seu último lance, sem o diferencial de ICMS, observados os valores total dos itens e global máximos publicados nas Condições Específicas da Licitação, após a convocação no sistema pelo pregoeiro:

por meio do sistema eletrônico Comprasnet (cópias digitalizadas), por e-mail (arquivo no tamanho máximo de 2 megabytes) ou por fax, após o encerramento da rodada de lances;

No original, no prazo de até 03 (três) dias úteis.

(17)

APÊNDICE 1 (Modelo II)

ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA

(Este modelo é um exemplo de como será avaliada a qualificação técnica da licitante)

Atestamos para os devidos fins que a empresa (nome e CNPJ da empresa) estabelecida à (endereço completo da empresa), na categoria de fabricante/distribuidora/revendedora do objeto desta licitação, forneceu para esta empresa (nome e CNPJ da empresa emitente), na condição de cliente adquirente dos objetos especificados abaixo, no período de __/__/__ a __/__/__:

Objeto (Lembrete: se for o caso):... MARCA DO FABRICANTE: ...

Nº. CONTRATO:... DE.../..../...

VALOR PARCIAL/GLOBAL (R$):... (se possível).

Atestamos ainda, que tais fornecimentos foram executados de acordo com os parâmetros técnicos de qualidade exigidos para os objetos e no prazo pactuado, não existindo, em nossos registros, até a presente data, fatos que desabonem sua conduta e responsabilidade com as obrigações assumidas.

..., ...de ...de 20.... CARIMBO E ASSINATURA DA DECLARANTE

CONDIÇÃO DE ACEITABILIDADE:

a) os atestados podem ser emitidos pela mesma pessoa jurídica, contudo deverão reportar-se a relações contratuais distintas, caso a licitante deseje apresentar mais de um atestado;

b) a omissão de qualquer item acima previsto será analisada pelo Pregoeiro, que decidirá pela validação ou não do Atestado de Capacidade Técnica, desde que não comprometa a análise da qualificação técnica e o atestado se encontre pertinente e compatível em características e prazos com o objeto da licitação;

c) não serão aceitos atestados emitidos para outros fornecedores que não sejam aqueles que efetivamente tenham assinado o contrato com a emitente.

(18)

APÊNDICE 2

DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

1. A habilitação parcial da licitante arrematante será verificada em consonância ao Inciso XIII do Art. 4º da Lei 10.520/02 e Art. 27 da Lei 8.666/93, para comprovar a regularidade de situação do autor da proposta. 1.1. A regularidade da licitante arrematante será verificada, preferencialmente, por meio do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF, em relação aos documentos por ele abrangidos. 1.1.1. Além da situação regular perante o SICAF, a licitante arrematante deverá apresentar os documentos relacionados no subitem 1.4.

1.1.2. O(s) documento(s) vencido(s) ou não cadastrado(s) no SICAF deverá(ao) ser apresentado(s) nas formas e prazos estabelecidos no subitem 2 deste Apêndice.

1.2. Caso a licitante arrematante não possua cadastro no SICAF deverá apresentar os seguintes documentos:

- HABILITAÇÃO JURÍDICA -

1.2.1. A comprovação do ramo de sua atividade será feita, conforme o caso, por meio de: a) registro comercial, no caso de empresa individual;

b) o ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus Administradores;

c) inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

d) decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

1.2.1.1. Os documentos em apreço deverão estar acompanhados de todas as alterações ou da consolidação respectiva.

1.2.1.2. O ramo de atividade da empresa deverá ser pertinente ao objeto licitado. - REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA - 1.2.2. Prova de regularidade para com:

I – Fazenda federal (Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais e Certidão quanto à dívida Ativa da União);

II – Fazenda estadual/distrital; III – Fazenda municipal;

IV – INSS – Certidão Negativa de Débito/INSS; V – FGTS – Certificado de Regularidade do FGTS.

(19)

- QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA -

1.2.3. Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis, exigidos na forma da lei, para comprovar que possui Patrimônio Líquido igual ou superior ao(s) valor(es) indicado(s) no subitem 1.2 das Condições Específicas da Licitação deste Edital.

1.2.3.1. Os balanços patrimoniais e as demonstrações contábeis, do último exercício social, deverão ser apresentados de acordo com a legislação e normas contábeis que regem a matéria, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios.

1.2.3.2. As sociedades constituídas no exercício em curso ou com menos de 1 (um) ano deverão apresentar o balanço de abertura ou intermediário, conforme o caso.

1.3. A comprovação do Patrimônio Líquido, de que trata o subitem 1.2 das Condições Específicas da Licitação:

1.3.1. Será feitamediante o cálculo obtido pelos valores constantes de Ativo Total e Passivo Total e o seu resultado não poderá ser menor que o(s) valor(es) estipulado(s) no subitem 1.2 – PATRIMÔNIO LÍQUIDO MÍNIMO (1) – das Condições Específicas da Licitação, devendo ainda apresentar todos os índices relativos à boa situação financeira maior que 1,0 (um).

1.3.2. As licitantes que apresentarem qualquer dos índices relativos à boa situação financeira igual ou menor que 1,0 (um), deverão possuir Patrimônio Líquido igual ou superior ao(s) valor(es) estipulado(s) no subitem 1.2. – PATRIMÔNIO LÍQUIDO MÍNIMO (2) – das Condições Específicas da Licitação deste Edital, sob pena de inabilitação.

1.3.3. Para a obtenção dos Índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), relativos à boa situação financeira, serão efetuados os cálculos abaixo:

Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo ILG = --- ; Passivo Circulante + Passivo Não Circulante

Ativo Total

ISG = --- ; Passivo Circulante + Passivo Não Circulante

Ativo Circulante ILC = --- ; Passivo Circulante

1.3.4. Caso a licitante apresente a melhor proposta em mais de um item/grupo, deverá comprovar Patrimônio Líquido igual ou superior ao somatório dos Patrimônios Líquidos dos referidos itens/grupos, sob pena de ser inabilitada do(s) item/grupo(s) posterior(es) arrematado(s).

1.3.5. O Patrimônio Líquido poderá ser atualizado pelo IGPM-FGV quando o Balanço estiver encerrado há mais de 3 (três) meses da data da licitação.

1.4. A licitante arrematante deverá apresentar os seguintes documentos complementares:

a) Certidão negativa de falência e concordata/recuperação judicial e extrajudicial expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou, quando for o caso, de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física;

a.1) caso não esteja expressa na Certidão o seu prazo de validade, deverá ser considerado válido para os efeitos deste Edital, quando expedida nos 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da emissão do documento;

(20)

a.2) Por força do disposto no art. 4º da Lei 5.764/71, as Cooperativas, por não estarem sujeitas a falência, ficam desobrigadas de apresentar a Certidão Negativa de Falência e Recuperação Judicial/Extrajudicial, entretanto, deverão apresentar declaração própria de não haver contra si qualquer processo de liquidação judicial ou extrajudicial;

b) Atestado(s) de Capacidade Técnica, fornecido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove(m) a aptidão da licitante para o desempenho de atividade pertinente e compatível com o ramo de atividade de acordo com o objeto deste Edital, conforme APÊNDICE 1 do Edital;

c) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), expedida gratuita e eletronicamente, para comprovar a inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, nos termos do Art. 642-A da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de acordo com o disposto na Lei nº. 12.440/2011;

d) Declaração de Origem constante do Apêndice 1 - Modelo III, quando for o caso, disponível, também, no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, juntamente com as orientações para preenchimento;

2. Os documentos exigidos neste Apêndice, bem como aqueles, porventura, vencidos no SICAF, deverão ser encaminhados após o encerramento da rodada de lances, observado o horário comercial, sendo anexados (cópias digitalizadas) ao sistema Comprasnet no acesso identificado ou enviados para o e-mail (arquivo no tamanho máximo de 2 megabytes) indicado no preâmbulo deste Edital ou remetidos para o fax INDICADO NO CAMPO INICIAL “INFORMAÇÕES IMPORTANTES” deste Edital, contado do momento da convocação pelo pregoeiro no sistema COMPRASNET, sob pena de inabilitação.

2.1. Os documentos originais ou as cópias autenticadas deverão ser apresentados ao Pregoeiro, no prazo máximo de até 03 (três) dias úteis, contado do momento da convocação pelo pregoeiro no sistema COMPRASNET, no endereço indicado no preâmbulo deste Edital, sob pena de inabilitação.

2.2. Na forma da Lei Complementar 123/06, no caso de Microempresa - ME / Empresa de Pequeno Porte – EPP / Cooperativa – COOP, havendo restrição na regularidade fiscal, será assegurado prazo de 05 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que a licitante for classificada como vencedora na disputa dos lances ou na fase de negociação, prorrogáveis por igual período, quando requerida pela licitante, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito e emissão de certidão negativa, sendo que, após esse prazo, será inabilitada do certame.

3. A verificação pelo Pregoeiro nos sites oficiais das entidades emissores de certidões constitui meio legal de prova.

4. Não serão aceitos “protocolos de entrega” ou “solicitação de documentos” expedidos por quaisquer órgãos, em substituição aos documentos exigidos neste Edital e seus Anexos.

5. O não cumprimento das exigências contidas neste Apêndice implicará na inabilitação da licitante do certame, ficando, também sujeita às penalidades previstas neste Edital.

6. Quando se tratar de Cooperativa, além dos documentos acima exigidos, deverão ser apresentados os seguintes instrumentos:

a) Cópia autenticada dos estatutos sociais e suas alterações posteriores, devidamente registradas na Organização das Cooperativas Brasileiras ou em entidade estadual (se houver);

b) Para efeito de habilitação jurídica a ser demonstrada nos termos do Art. 28 da Lei 8.666/93, as Cooperativas deverão observar o disposto na Lei 5.764/71.

7. As empresas e as pessoas físicas que apresentarem registros impeditivos nos Cadastros Nacionais de Empresas Inidôneas e Suspensas – CEIS, disponível no portal da transparência, e de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa, disponível no Portal do Conselho Nacional de Justiça/CNJ, serão inabilitadas, conforme disposto no Acórdão TCU nº. 1.793/11 – Plenário.

(21)

APÊNDICE 3

TABELAS DAS ALÍQUOTAS DE ICMS E FATORES DE EQUALIZAÇÃO

1.1. Para os ITENS que se enquadram na Resolução nº. 13, de 2012, do Senado Federal, ao considerar a aplicação do diferencial de ICMS sobre o(s) bem(ns) de consumo/materiais/equipamentos, proceder o cálculo do fator de equalização conforme a fórmula:

F

=

(

AID – 4%

)

+ 1

100

onde, F – fator de equalização

AID – Alíquota Interna de DESTINO (ICMS da Unidade da Federação de destino)

4% – Alíquota de ICMS nas operações INTERESTADUAIS com bens/mercadorias importados Em que:

F - FATOR DE EQUALIZAÇÃO: índice que deverá ser multiplicado ao VALOR DO BEM, onde embutirá o diferencial de

ICMS, resultando no valor da proposta / lance equalizado a ser ofertado na disputa.

1.2. Para os ITENS que se enquadram na Resolução nº. 22, de 1989, do Senado Federal, ao considerar a aplicação do diferencial de ICMS sobre o(s) bem(ns) de consumo/materiais/equipamentos, considerar os seguintes fatores de equalização:

(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)
(28)

APÊNDICE 4

ESCLARECIMENTOS SOBRE A APLICAÇÃO DO DIFERENCIAL DE ICMS

Ao considerar a aplicação do diferencial de ICMS sobre o(s) bem(ns) de consumo/materiais/equipamentos, a licitante deverá calcular o seu lance conforme fórmula abaixo:

P = V x F

Exemplos: UF - Unidade da Federação do fornecedor (origem) % Diferencial ICMS para a UF de destino Valor do Bem (V) Fator de Equaliz. (F) Valor Equalizado (P) = (V) x (F) Estado X 5% R$ 100,00 1,05 R$ 105,00 Estado Y 10% R$ 100,00 1,10 R$ 110,00 Estado Z 13% R$ 100,00 1,13 R$ 113,00 Estado K 0% R$ 100,00 1,00 R$ 100,00 onde,

P – proposta / lance a ofertar na disputa (valor equalizado) V – valor do BEM que será adquirido

F – fator de equalização Em que:

V - VALOR DO BEM: valor da operação de aquisição na unidade federada de origem, constante do documento fiscal,

acrescido de valores do frete e de outras despesas transferidas ao adquirente.

F - FATOR DE EQUALIZAÇÃO: índice percentual que deverá ser multiplicado ao VALOR DO BEM, onde embutirá o

diferencial de ICMS, resultando no valor da proposta / lance equalizado a ser ofertado na disputa.

OBSERVAÇÕES:

1) Destaque-se que na fase de lances o licitante deverá cotar o VALOR GLOBAL DE CADA ITEM, não perdendo de vista que na parcela relacionada ao(s) BEM(NS) estará embutido/contemplado o valor do diferencial de ICMS correspondente entre a(s) Unidade(s) da Federação de origem e destino, se devido; 2) Para efeito de valor para contratação, a parcela embutida do diferencial de ICMS será subtraída da proposta/lance ofertado na disputa.

Valor total da(s) Nota(s) Fiscal(is) = Parcela referente ao(s) bem(ns), sem o diferencial de ICMS.

Para calcular o valor de NF correspondente ao(s) bem(ns) (que é o valor que efetivamente o fornecedor irá receber) utilizar a seguinte fórmula:

Valor do bem sem o diferencial de ICMS

V =

P =

Proposta / lance a ofertar na disputa

F

Fator de Equalização O valor do bem sem o diferencial corresponderá ao valor da Nota Fiscal a ser emitida pelo fornecedor. Obs.: O valor do diferencial de ICMS, incidente sobre os bens, se devido, será pago diretamente pela ECT à Unidade da Federação de destino da mercadoria.

OUTROS ESCLARECIMENTOS SOBRE APLICAÇÃO DO DIFERENCIAL DO ICMS, FATOR DE EQUALIZAÇÃO, TABELA DE ALÍQUOTAS DE ICMS (APÊNDICE 3-A).

(29)

ANEXO 01 DO EDITAL

MINUTA DA AUTORIZAÇÃO DE FORNECIEMNTO - AF

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DA AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO – AF 1. OBJETO E PREÇO

1.1. A presente contratação tem como objeto a aquisição de Projetores Multimídia, discriminados no quadro abaixo, conforme ANEXO 2 do Edital - Especificação Técnica/Descrição Técnica e demais condições deste Instrumento e seus Anexos.

1.2. O valor global para a presente Autorização de Fornecimento é de R$... (...), sendo os valores unitários os seguintes:

GRUPO ITEM CÓDIGO DESCRIÇÃO *UM QTDE

PREÇOS (R$)

UNITÁRIO TOTAL

*UM (Unidade de Medida) = UN - unidade

2. PRAZO E FORMA DE ENTREGA

2.1. PRAZO DA ENTREGA DO OBJETO: até 15 (quinze) dias contados após a retirada da Autorização de Fornecimento.

2.1.1. O prazo para análise da conformidade da parcela entregue não será computado no prazo acima. 2.1.1.1. Considerar-se-á prazo de análise desde a data da entrega até a data do recebimento da carta de aprovação/recusa pela CONTRATADA, quando for o caso.

2.2. FORMA DE ENTREGA DO PEDIDO:

2.2.1. A quantidade total do pedido não poderá ser entregue de forma parcelada, observado o prazo de entrega previsto neste Instrumento, salvo determinação em contrário quando da formalização do pedido. 2.2.1.1. Havendo recusa, para efeito de contagem de prazo, a(s) entregas(s) subsequente(s) será(ão) considerada(s) como relativa(s) ao(s) lote(s) recusado(s), até a reposição e aceitação da totalidade do(s) material(is) recusado(s).

2.2.1.1.1. O dia de entrega do objeto deverá ser previamente agendado com a ECT, por meio do telefone constante neste Instrumento.

3. LOCAL DE ENTREGA 3.1. O objeto deverá ser entregue no seguinte endereço:

Edifício Sede da ECT/DR/SC – Centro Operacional e Administrativo – COA Rua Romeu José Vieira, nº 90 – São José/SC

CEP 88110-911 Tel: (48) 3954-4333 CNPJ: 34.028.316/0028-23

4. DA FORMA DE PAGAMENTO

4.1. O(s) pagamento(s) será(ão) efetuado(s) por meio de depósito bancário, conforme dados (nome e número do banco, número da agência e número da conta corrente) fornecidos, por meio de carta, pela CONTRATADA.

5. GARANTIA

5.1. DO OBJETO: a garantia do objeto será a indicada na PROPOSTA ECONÔMICA, respeitado o prazo mínimo previsto na Lei 8.078/90.

(30)

CONDIÇÕES GERAIS DA AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO - AF CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

1.1. Manter todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, durante todo o período desta contratação.

1.2. Efetuar a entrega do objeto contratado de acordo com o prazo, as quantidades, Especificação Técnica/Descrição Técnica e no(s) endereço(s) indicado(s) neste Instrumento.

1.2.1. A CONTRATANTE verificará se o objeto atende a Especificação Técnica/Descrição Técnica exigida no Edital.

1.2.2. A CONTRATADA se obriga a entregar o objeto, quando requerido, de acordo com a Especificação Técnica/Descrição Técnica, em perfeitas condições, sendo de sua inteira responsabilidade a reposição do objeto que venha a ser constatado pela CONTRATANTE não estar em conformidade com a referida Especificação Técnica/Descrição Técnica, devendo fazer o recolhimento e a reposição do objeto inadequado, sem ônus para a CONTRATANTE.

1.2.2.1. A reposição do material inadequado deverá ocorrrer até o término do prazo para a entrega do pedido, em sua totalidade, observadas ainda as hipóteses de aplicação das penalidades de mora, previstas neste Instrumento.

1.2.3. Os objetos que forem recusados deverão ser retirados em até 10 (dez) dias após comunicação da CONTRATANTE, independentemente do prazo para a entrega do pedido, sem ônus para a CONTRATANTE.

1.2.3.1. Caso não ocorra a retirada do material recusado, no prazo estipulado, a CONTRATANTE poderá dar ao bem a destinação que lhe convier.

1.2.3.1.1. A ECT imputará à CONTRATADA os ônus decorrentes da destinação executada, se for o caso. 1.4. Emitir documento fiscal da(s) entrega(s) efetivamente realizada(s), com a discriminação do local de entrega no campo endereço do destinatário e do objeto no corpo do mesmo, bem como destacar, se possível, o número do Contrato, da carta de solicitação, o número do pedido e para cada item, o código da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul, conforme legislação correlata, cujas informações estão disponíveis em: www.receita.fazenda.gov.br/Aliquotas/DownloadArqTIPI.htm.

1.4.1. A CONTRATADA deverá emitir o(s) documento(s) fiscal(is) válido(s) com o mesmo CNPJ que consta neste Instrumento e na Proposta Econômica.

1.4.2. Caso a CONTRATADA possua mais de uma contratação com a CONTRATANTE, deverá emitir documentos fiscais distintos.

1.4.3. No caso de Nota(s) Fiscal(is) Eletrônica(s) – NF-e, a CONTRATADA deverá disponibilizar à CONTRATANTE, por meio do sítio www.correios.com.br, o(s) respectivo(s) arquivo(s) no formato XML. Para tanto, a CONTRATADA deverá estar cadastrada no referido portal.

1.5. Caso a CONTRATADA seja MICROEMPRESA-ME ou EMPRESA DE PEQUENO PORTE-EPP, optante do SIMPLES NACIONAL, fica condicionada na emissão dos documentos fiscais, inclusive os emitidos por meio eletrônico, à inutilização dos campos destinados à base de cálculo e ao imposto destacado, de obrigação própria, devendo constar, no campo destinado, as informações complementares, ou, em sua falta, no corpo de documento, por qualquer meio gráfico indelével, as expressões: “DOCUMENTO EMITIDO POR ME OU EPP PELO SIMPLES NACIONAL.

1.6. Efetuar a entrega dos pedidos nos locais, prazos e quantidades determinadas, devidamente protegidos e embalados contra danos de transporte e manuseio, sem ônus de frete para a CONTRATANTE, e acompanhados do respectivo documento fiscal.

(31)

1.7. Aceitar, nas mesmas condições contratuais, acréscimos ou supressões que se fizerem necessárias, até o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado deste Instrumento, facultada a supressão além desse limite, mediante acordo entre as partes.

1.8. Sanear, às suas expensas, em garantia, os vícios, defeitos ou incorreções que se verificarem nos objetos.

1.8.1. O cumprimento da obrigação acima deverá ocorrer no prazo de até 30(trinta) dias após a comunicação do(s) vício(s), defeito(s) ou incorreção(ões) constatado(s).

1.8.2. Caso não ocorra a retirada do material com vício, defeito ou incorreção, no prazo acima, a CONTRATANTE poderá dar ao bem a destinação que lhe convier.

1.8.3. A ECT imputará à CONTRATADA os ônus decorrentes da destinação executada, se for o caso. 1.9. Responder, diretamente, por quaisquer perdas, danos ou prejuízos que vier a causar à CONTRATANTE ou a terceiros, decorrentes de sua ação ou omissão, dolosa ou culposa, na execução desta contratação, independentemente de outras cominações contratuais ou legais a que estiver sujeita. 1.10. Responsabilizar-se por todos e quaisquer ônus e encargos previdenciários, fiscais, trabalhistas e comerciais resultantes da execução desta contratação.

1.11. Fornecer os objetos acompanhados de manuais, especificações e acessórios necessários à sua utilização, se houver, e prestar esclarecimentos e informações técnicas que venham a ser solicitadas pela CONTRATANTE.

CLÁUSULA SEGUNDA - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE 2.1. Fornecer todas as informações necessárias para emissão do documento fiscal. 2.2. Receber o pedido entregue, mediante a apresentação do respectivo documento fiscal.

2.3. Recusar o pedido ou parte deste, segundo os critérios constantes neste Instrumento, e comunicar formalmente à CONTRATADA.

2.4. Efetuar os pagamentos devidos à CONTRATADA, conforme o cronograma previsto neste Instrumento. 2.5. Fiscalizar a execução desta contratação e subsidiar a CONTRATADA com informações e/ou comunicações úteis e necessárias ao melhor e fiel cumprimento das obrigações.

CLÁUSULA TERCEIRA - DO VALOR E DOS PREÇOS 3.1. Valor global: conforme disposto nas Condições Específicas deste Instrumento.

3.2. No preço estão contidos todos os custos e despesas diretas e indiretas, tributos incidentes, encargos sociais, previdenciários, trabalhistas e comerciais, taxa de administração e lucro, materiais e mão-de-obra a serem empregados, seguros, fretes, rotulagem, embalagens e quaisquer outros necessários ao fiel e integral cumprimento desta contratação.

3.3. O preço é fixo e irreajustável durante a vigência desta contratação, salvo se houver determinação do Poder Executivo em contrário e de acordo com as regras a serem definidas à época.

CLÁUSULA QUARTA - DO PAGAMENTO

4.1. Os pagamentos serão efetuados após o recebimento do(s) objeto(s) mediante apresentação do documento(s) fiscal(is) válido(s), após o atesto pela CONTRATANTE, conforme cronograma abaixo:

Referências

Documentos relacionados

Assim é que, numa tentativa de democratizar o controle concentrado brasileiro das normas, principalmente, tendo em vista a desvalorização do controle difuso de constitucionalidade

6.3.1 – Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, à microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos da Lei Complementar nº 123 (art. 42 e 43, § 1º), de

Aberto invólucro “documentação” em havendo restrição quanto a regularidade fiscal da microempresa ou empresa de pequeno porte, será a mesma declarada vencedora, abrindo prazo de

Aberto invólucro “documentação” em havendo restrição quanto a regularidade fiscal da microempresa ou empresa de pequeno porte, será a mesma declarada vencedora,

Na forma da Lei Complementar 123/06, no caso de Microempresa - ME / Empresa de Pequeno Porte – EPP / Cooperativa – COOP, havendo restrição na regularidade fiscal,

8.3.2.2 – Havendo restrição na regularidade fiscal da microempresa, empresa de pequeno porte ou microempreendedor individual, será assegurado o prazo de 05

OBS: A Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Microempresa (ME) que pretender se utilizar dos benefícios previstos na Lei Complementar nº 123/2006, deverá apresentar

033/2014, FIRMADO ENTRE A CODER - COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE RONDONÓPOLIS E A EMPRESA: PARATI LUBRIFICANTES E FERRAMENTAS LTDA EPP PARA: AQUISIÇÃO DE FERRAMENTAS