• Nenhum resultado encontrado

Boletim Informativo. Direitos Humanos. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. edição nº 102 dezembro 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim Informativo. Direitos Humanos. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. edição nº 102 dezembro 2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Informativo

Notícias # Direitos Humanos e Governação # Estatísticas e Opiniões

Carreiras Internacionais # Apresentação de Candidaturas

Prémios e Concursos # Proposta de Leitura

Dicas de Cooperação para o Desenvolvimento

edição nº 102 | dezembro 2015

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”

in: Declaração Universal dos Direitos Humanos

Direitos Humanos

(2)
(3)

Notícias

Encerramento do Ano Europeu

para o Desenvolvimento - AED

O objetivo AED em Portugal foi promover o interesse, a participação e o pensamento crítico dos cidadãos portugueses sobre o Desenvolvimento Global no âmbito das políticas de cooperação para o desenvolvimento de Portugal e da União Europeia. A Sessão Oficial de Encerramento do Ano Europeu para o Desenvolvimento 2015 decorreu em Lisboa, no dia 15 de dezembro, neste dia foi feita a entrega do Prémio de Investigação para o Desenvolvimento, às Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento, Associação de Cooperação Entre Povos-ACEP, com o projeto “Observatório dos Direitos na Guiné-Bissau” e ao Instituto Marquês Vale Flor-IMVF, com o projeto “ Coerência de Políticas para o Desenvolvimento”.

Cimeira UE/Turquia dá novo

impulso às relações UE-Turquia

A Cimeira abriu um novo capítulo na parceria da UE com a Turquia. A reunião entre a União Europeia e a Turquia levou à adoção de uma declaração conjunta com uma série de compromissos e ações partilhados em diversas áreas.

A implementação do Plano de Ação Conjunto em matéria de gestão da migração deverá permitir trazer ordem aos fluxos migratórios e ajudar a travar a migração irregular. A Turquia comprometeu-se a executar de imediato os elementos acordados no referido plano. Na conferência de imprensa que se seguiu à Cimeira, o Presidente Juncker sublinhou que sem uma resposta conjunta da UE-Turquia não existirá uma solução para a crise dos refugiados.

Estratégia para o Mercado Único Digital

Um dos pilares da Estratégia para o Mercado Único Digital é garantir um melhor acesso dos consumidores e das empresas a bens e serviços em linha em toda a Europa, desta forma a Comissão adotou duas propostas: uma sobre o fornecimento de conteúdos digitais («streaming» de música, por exemplo) e outra sobre a venda em linha de produtos (compra de vestuário em linha, por exemplo). As duas propostas

(4)

Presidente Juncker discursa no

plenário do Parlamento Europeu

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apresentou as medidas concretas para reforçar a legitimidade democrática do euro, no seu discurso no Parlamento Europeu sobre o futuro da União Económica e Monetária. «O euro é um projeto político», afirmou o Presidente Juncker, «o que exige supervisão política e responsabilização democrática.» O Presidente Juncker salientou a importância crescente do papel do Parlamento Europeu na governação económica e financeira, nomeadamente os diálogos económicos que o Parlamento organiza regularmente com os Estados-Membros, a Comissão, o Eurogrupo e o Banco Central Europeu. Uma das próximas tarefas do Parlamento consiste em examinar a recente proposta da Comissão relativa a um Sistema Europeu de Garantia de Depósitos: «O que poderia ser mais urgente do que proteger as poupanças dos cidadãos e reforçar a sua confiança no sistema bancário?» perguntou o Presidente Juncker. O Presidente concluiu com uma série de propostas para reforçar a cooperação entre a Comissão e o Parlamento, incluindo a ideia de que a Comissão considerará os pareceres do Parlamento Europeu sobre a Análise Anual do Crescimento, antes da sua publicação.

Relatório Amnistia Internacional

Em 2014, a Amnistia Internacional registou e investigou abusos contra os Direitos Humanos em 160 países do mundo. Em 131 países pessoas são submetidas a tortura e outros maus tratos. Há prisioneiros de consciência em 62 países. 28 países têm leis que proíbem completamente o aborto. 78 países têm leis que criminalizam as relações entre adultos do mesmo sexo.

FEEI contributo para a estratégia

de crescimento da UE

A Comissão adotou a Comunicação sobre o contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) para a estratégia de crescimento da UE, o Plano de Investimento e as Prioridades da Comissão para a década. O relatório inclui igualmente os resultados das negociações com todos os Estados-Membros sobre os acordos de parceria e os programas, e sobre os principais desafios de cada país. Por exemplo, no período de 2014-2020, os fundos irão investir 121 mil milhões de euros na investigação e inovação, nas TIC e no apoio às pequenas empresas em toda a Europa. Dois milhões de empresas serão diretamente apoiadas pelos fundos, para potenciar a sua competitividade e fomentar a sua capacidade de investigação e inovação. Quase 15 milhões de famílias terão acesso à banda larga de elevado débito, graças ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e cerca de 20 milhões de pessoas em zonas rurais terão serviços de TIC ou infraestruturas novos ou melhorados com o apoio do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

Rendimento real agrícola por

trabalhador diminui 4,3% na UE

mas aumenta 3,4% em Portugal

O ano de 2015 registou uma diminuição do rendimento real agrícola de 6% na União Europeia, comparativamente com o ano anterior, enquanto a produção do trabalho agrícola diminui 1,8%, de acordo com as primeiras estimativas do Eurostat. Consequentemente, o rendimento real agrícola por trabalhador na UE diminuiu 4,3%. Em Portugal, inversamente, o rendimento real agrícola por trabalhador aumentou 3,4% em 2015, comparativamente com o ano anterior. Já no período 2010-2015, o rendimento real agrícola por trabalhador aumentou 5,5% em Portugal, ao passo que na UE se registou, no mesmo período, uma diminuição deste rendimento de 5,7%.

(5)

Direitos Humanos e Governação

Direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Os direitos aplicam-se, sem discriminação a todos os seres humanos – são hoje considerados universais, indivisíveis e inalienáveis - e incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, ao trabalho, à educação, entre outros. Manifestam a responsabilidade comum e forma como esperamos e merecemos ser tratados como pessoas, todos nós, em toda a parte.

(6)

Carreiras Internacionais

Apresentação de Candidaturas

Diretor(a) de Programas [OCDE]

Agência Internacional de Energia (IEA)

Pelo menos de três a sete anos de experiência profissional com políticas de eficiência energética atualmente implementadas em economias dos Estados-Membros da IPEEC e em políticas e medidas das finanças industrial, dos transportes e da eficiência energética. ! Paris, França v Até 2016-01-15 a infoeuropa.eurocid.pt/files/ database/000069001-000070000/000069439.pdf

Analista - Empreendedorismo e

Desenvolvimento de PME [OCDE]

Centro de Empreendedorismo, PME e Desenvolvimento Local (CFE)

Pelo menos três anos, de preferência experiência de cinco anos em desenvolvimento económico local e emprego, adquiridos em ambiente político ou instituição de pesquisa. Bom conhecimento da teoria e prática do empreendedorismo local e das políticas das PME. Experiência em atividades de investigação e de análise, excelentes capacidades de redação.

v Até 2016-01-17

a infoeuropa.eurocid.pt/files/

database/000069001-000070000/000069430.pdf

Fundo para a Segurança Interna: Ações na área da integração

Autor: União Europeia. Comissão Europeia, Direção-Geral da Migração e dos Assuntos Internos.

Assunto: integração social; competência dos Estados-Membros; cooperação reforçada; participação das mulheres

v 29-02-2015

Estatísticas e Opiniões

“Todos os seres humanos

nascem livres e iguais em

dignidade e em direitos”

O direito à liberdade não existe para os 36 milhões de seres humanos que vivem em situação de escravidão, para os milhões que vivem em zonas de conflito, para as 300 mil crianças-soldado, para as 39 mil meninas que, diariamente, são forçadas a casar ou para as que foram submetidas à mutilação genital feminina. O direito à alimentação, à saúde, ao trabalho ou à

educação são utopias para as mais de 860 milhões de pessoas que vivem em situação de pobreza extrema, para os 125 milhões de jovens que não sabem ler nem escrever ou para os 200 milhões de desempregados.

Migrantes em 2015

(7)

Prémios e Concursos

Proposta de Leitura

Dicas de Cooperação para o Desenvolvimento

Titulo: Concurso “Euro Run”

O Banco Central Europeu (BCE) organiza até 25 de fevereiro de 2016, o concurso “Euro Run”. O concurso premiará os 100 melhores jogadores do jogo “Euro Run” com uma nota de 20 EUR da série “Europa” emoldurada em acrílico. O Concurso é aberto a qualquer criança com, no mínimo, 9 anos e, no máximo, 12 anos de idade, durante o período do Concurso, residente num país da área do euro e que disponha de: acesso à Internet; um endereço de correio eletrónico;

autorização prévia do representante legal.

a www.eurocid.pt

Titulo: Conheça os seus direitos - Proteção contra a discriminação

Temas: Direitos Fundamentais

Autor(es): Comissão Europeia, Direção-Geral da Justiça e dos Consumidores

Sabia que...

Os Direitos Humanos e o Desenvolvimento estão necessariamente ligados à palavra Liberdade: liberdade de escolha, de acesso, de decisão, de pensamento e de ação.

Este foi o desígnio do Ano Europeu: ter voz e dar voz aos temas do Desenvolvimento, trabalhar em conjunto para construir e sensibilizar, informar para agir.

(8)

!

www.europedirect.adpm.pt

ȍ

facebook.com/europedirectbaixoalentejo

ƒ

twitter.com/edbalentejo

Questionário de Avaliação

Recorreu recentemente aos serviços de um Centro Europe Direct? Gostaríamos de conhecer a sua opinião e o seu nível de satisfação sobre as informações prestadas.

Para isso, basta responder ao seguinte questionário. http://ec.europa.eu/eusurvey/runner/

Referências

Documentos relacionados

Artigo 1º - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para os outros em espírito

Primeira, possibilidade, x = a, um número com um dígito.. Considere uma hipérbole tal que os focos da elipse são os vértices da hipérbole e os focos da hipérbole são os

da constituição cidadã, assim como na Declaração Universal dos Direitos Humanos, quando diz em seu artigo 1° que todos os seres humanos nascem livres e iguais em

Pode-se sintetizar com a afirmativa que os direitos sexuais são Direitos Humanos universais baseados na liberdade, dignidade e igualdade de todos os seres humanos, pois

A classificação das respostas aos itens cujos critérios se apresentam organizados por níveis de desempenho resulta da pontuação do nível de desempenho em que forem

Elementos de diagnóstico - Riqueza de espécies: alta; baixo número de endemismos; riqueza de espécies raras/ameaçadas: média; ocorrência de fenômeno biológico

A prova da terceira unidade será comunicado aos alunos com antecipação, já desde o primeiro dia 24/08, que na sexta feira 27/11 será aberto a terceira prova no SIGAA, com

Neste sentido e amparado por autores como FOUCAULT (2006) e BOURDIEU (2005), mesmo parecendo paradoxal, proponho mais um esforço teórico da Agroecologia, desde