• Nenhum resultado encontrado

CONCEITO DIAGNÓSTICO INVASIVO E NÃO INVASIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CONCEITO DIAGNÓSTICO INVASIVO E NÃO INVASIVO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

CONCEITO

Estima-se que 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva sejam portadoras de endometriose. Atribui-se o aumento em sua prevalência não só à melhora dos recursos diagnósticos, como pela evolução da videoendoscopia. Se aceita também que nos dias atuais haja mais pacientes com endometriose pelo maior número de menstruações em mulheres que têm menos filhos, que menstruam cada vez mais cedo e que demoram cada vez mais para engravidar. Adicionalmente, se considerarmos fatores imunológicos e ambientais na etiopatogenia, o estresse e fatores como poluição, podem participar da gênese deste processo, caracterizando a endometriose como a doença da mulher moderna.

DIAGNÓSTICO INVASIVO E NÃO INVASIVO

Apesar do diagnóstico de certeza da endometriose ser feito através da videolaparoscopia, os métodos diagnósticos tidos como não invasivos são fundamentais para a decisão de como e quando se deve indicar a laparoscopia.

Dentre eles, devemos citar:

Clínico

As queixas mais freqüentes entre as portadoras de endometriose são dismenorréia, dor pélvica crônica, esterilidade, irregularidade menstrual e dispareunia. As alterações urinárias e intestinais cíclicas devem ser também valorizadas, tais como dor à evacuação, diarréia, disúria perimenstrual, polaciúria, urgência miccional e hematúria.

Dos achados do exame físico destacam-se os nódulos e a dor em fundo de saco posterior, espessamento do ligamento útero-sacro, mobilização uterina dolorosa, massas anexiais e retroversão uterina fixa. O exame físico minucioso, principalmente quando efetuado pouco antes da menstruação dá informações importantes não só sobre a presença da moléstia como também chama a atenção sobre a eventual presença de doença infiltrativa, de maior gravidade.

Diagnóstico Subsidiário

Apesar de a laparoscopia representar o padrão ouro no diagnóstico, outros métodos têm sido muito estudados no sentido de auxiliar na indicação da laparoscopia e fundamentalmente de orientar o tipo de procedimento a ser realizado. Para tanto, outros métodos diagnósticos prévios merecem destaque:

ƒ Marcadores: Muitos marcadores séricos e peritoneais têm sido estudados para o diagnóstico da endometriose. Dentre eles, o marcador mais utilizado com este propósito é o CA-125. Este exame deve ser realizado no primeiro, segundo ou terceiro dias do ciclo menstrual, servindo como marcador da endometriose avançada e/ou profunda quando apresentar-se em valores superiores a 100 U/ml. A dosagem da Proteína Sérica Amilóide-A (SAA) na mesma fase pode, quando em níveis superiores a 50 μg/ml em associação com CA 125 superior a 100 UI/ml, predizer comprometimento intestinal.

(3)

Tal observação facilita a orientação propedêutica de procedimentos como a laparoscopia principalmente nessa etapa da vida da mulher, fundamentalmente, pois há discussão na literatura sobre a necessidade de procedimentos cirúrgicos nos estádios iniciais. Na prática, indicamos a dosagem do CA 125 no início do ciclo menstrual associado com a SAA na suspeita de doença intestinal e com o anticorpo IgM anticardiolipina (IgM aCL) na suspeita de endometriose em seus estádios iniciais.

ƒ Ultra-som Pélvico: Representa o principal método diagnóstico da doença, pela sua boa acurácia no diagnóstico da doença ovariana e profunda e pelo seu custo reduzido em relação à ressonância magnética e ecocolonoscopia. Pode indicar a presença da doença ovariana, na forma dos endometriomas. Mais recentemente tem sido possível, através do ultra-som transvaginal especializado, com preparo retal, sugerir a presença da doença profunda, na forma retrocervical, ou mesmo de septo retovaginal. Recomendamos, na suspeita ao exame físico de nódulos retro- uterinos, realizar-se o ultra-som com enema retal uma hora antes. Este método, quando efetuado por profissionais experientes, pode permitir a mensuração do foco e eventualmente a correlação das camadas intestinais (do reto e sigmóide comprometidas pela doença);

Figura 1: Ultra-som transvaginal revelando lesão compatível com endometriose infiltrando a parede de reto/sigmóide até a camada submucosa.

(4)

ƒ Ressonância Magnética Nuclear: É um método útil para o diagnóstico da doença ovariana e profunda. Por apresentar custos mais elevados, perde para o ultra-som em termos da sua aplicabilidade no cotidiano. Além disto, na identificação do comprometimento intestinal, tem a limitação de não permitir, como os métodos ultra-sonográficos, distinguir as camadas intestinais da lesão propriamente dita.

Figura 2: Ressonância Magnética de pelve revelando lesão compatível com endometriose infiltrando a parede de reto/sigmóide.

ƒ Ecoendoscopia Retal (Ecocolonoscopia): Tem boa aplicação para situações onde se suspeita de doença profunda e o ultra-som foi limitado no fornecimento das informações necessárias. Tem a limitação do custo e disponibilidade do método.

Figura 3: Ecocolonoscopia para o diagnóstico da endometriose profunda

(5)

ƒ Laparoscopia: É o procedimento que fecha o diagnóstico e proporciona o tratamento cirúrgico do processo. Atualmente reservamos esta indicação para os casos nos quais há suspeita de doença avançada ou profunda ou naqueles sem indícios de doença avançada onde houve insucesso terapêutico por seis meses a um ano. Destaco aqui que o tratamento cirúrgico visa prioritariamente ressecar as lesões, através da remoção dos cistos ovarianos e da ressecção dos focos de endometriose peritoneal ou profunda. Mesmo nos casos com comprometimento intestinal ou urinário, esta é a via de acesso cirúrgico de primeira escolha. Se houver alguma dificuldade no intra-operatório ou nos casos com dificuldades técnicas para a realização da laparoscopia indica-se a laparotomia.

Figura 4: Videolaparoscopia e endometriose.

COMO TRATAR

O racional terapêutico depende de uma propedêutica bem realizada. Na ausência de ultra-som sugestivo de imagens anexiais compatíveis com endometrioma e com níveis de CA 125 II inferiores a 50 U/ml, adotamos conduta conservadora com administração por seis a 12 meses de contraceptivos hormonais orais combinados de baixa dosagem, como os que têm 30 μg de etinilestradiol e derivados da 19-nortestosterona, como o levonorgestrel, considerados com maior potência antiestrogênica. Outra alternativa é a utilização de progesterona na sua forma oral contínua (desogestrel ou levonorgestrel) injetável ou na forma de um sistema intra-uterino liberador de levonorgestrel. A esta medicação acrescentamos antiinflamatórios não hormonais de nova geração no período perimenstrual e incentivamos a realização de exercícios físicos.

Caso não haja melhora dos sintomas ou na identificação de CA 125 II maior que 100 U/ml e/ou ultra-som sugestivo de endometrioma ou doença profunda, procedemos a videolaparoscopia. Através desse procedimento, efetuamos a ressecção, coagulação, vaporização dos focos de endometriose além de outros procedimentos quando necessário, tais como lise de aderências, até lise de lesões em ligamentos útero-sacros, intestino ou vias urinárias (figura 3).

(6)

Em se tratando de doença nos estádios III ou IV da American Fertility Society revisada em 1985 e atualizada em 1996, indicamos tratamento clínico subseqüente. O mesmo pode ser efetuado com análogos do GnRH, danazol, gestrinona ou até com progestagênios puros. Preferimos os análogos do GnRH pelo melhor controle dos efeitos colaterais e maior objetividade da obtenção dos efeitos antiestrogênicos. Este procedimento dura três meses com controle 10 a 20 dias após a 3a. ampola (mensal) de estradiol sérico e CA 125 II, além do ultra-som. Após este procedimento devemos abordar a infertilidade caso presente, através da indução da ovulação ou técnicas de reprodução assistida. Caso não haja desejo reprodutivo recomendamos.

Ênfase especial deve ser dada à doença profunda. Nessa situação, previamente prevista pelos sintomas, exame físico, análise do CA 125 e da SAA e eventualmente pelos métodos de imagem, indicamos preparo adequado multidisciplinar para se tratar adequadamente o processo e diminuir as chances de recidiva.

Por fim, é fundamental salientar a importância de se tratar a mulher globalmente, e não apenas o órgão acometido, dando adequada atenção aos aspectos psíquicos e ambientais envolvidos no processo.

A endometriose, principalmente na sua forma profunda, requer uma abordagem diagnóstica e terapêutica estratégica. A boa condução do caso, de forma global e multidisciplinar, pode proporcionar grande benefício para a paciente.

Referências Bibliográficas:

Abrão MS, Neme RM, Averbach M, et al. Rectal endoscopic ultrasound with a radial probe in the assessment of rectovaginal endometriosis. J Am Assoc Gynecol Laparosc 2004;11(1):50-4.

Abrão MS, Neme RM, Carvalho FM, et al. Histological classification of endometriosis as a predictor of response to treatment. Int J Gynaecol Obstet 2003;82(1):31-40.

Abrão MS, Podgaec S, Izzo CR, et al. Perfil epidemiológico e clínico da endometriose: estudo de 180 casos.

Rev Bras Ginecol Obstet 1995;7:779-84.

Abrão MS, Podgaec S, Martorelli B, et al. The use of biochemical markers in the diagnosis of pelvic endometriosis. Hum Reprod 1997;12:101-5.

Abrão MS, Podgaec S, Ribeiro SC. Tratamento cirúrgico da endometriose: quando e como fazer: In: Abrão MS. Endometriose, uma visão contemporânea. Rio de Janeiro, Revinter, 2000. p.137-48.

Abrão MS, Neme RM. Alternativas para o tratamento clínico da endometriose. In: Abrão MS. Endometriose, uma visão contemporânea. Rio de Janeiro, Revinter, 2000. p.149-68.

Martin DC, Hubert GH, Vander Zwaag R, et al. Laparoscopic appearances of peritoneal endometriosis. Fertil Steril 1989;51:63-5.

Nisolle M, Donnez J. Peritoneal, ovarian and recto-vaginal endometriosis: the identification of three separate diseases. New York, Pathernon, 1997. 190p.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

Na questão 49, sobre como os discentes avaliam as condições das salas/espaços de atendimento aos mesmos, que em virtude das atividades presenciais estarem suspensas

[r]

o menu não estiver na tela, você pode selecionar o formato de tela diretamente através das teclas de cursor PARA CIMA ou PARA BAIXO.

Estudos experimentais demonstraram que, como um complemento a seu efeito de barreira, o pó do hidrogel pode ser hidratado com uma solução de água para preparações

6.16- O candidato deverá assinalar suas respostas da prova objetiva no cartão de respostas, com caneta esferográfica de cor azul ou preta (o equipamento eletrônico não registra