• Nenhum resultado encontrado

Relatório de atividades da campanha Mobilidade Sustentável em São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Relatório de atividades da campanha Mobilidade Sustentável em São Paulo"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo” Este é um registro sucinto das atividades que foram realizadas pela Rede Mobilidade e Clima durante as eleições municipais de 2020..

(2) A campanha A Campanha ​Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020 tem abrangência nacional e busca auxiliar organizações da sociedade civil nos municípios a pautarem o tema no debate eleitoral e nos programas de governo das candidaturas à prefeitura e à vereança. Em São Paulo, a Campanha foi realizada pela Rede Mobilidade e Clima, que reúne organizações da sociedade civil e institutos de pesquisa que atuam, direta ou indiretamente, com os temas mobilidade sustentável e combate à crise climáticas. Todas as ações da campanha estão registradas no site ​Mobilidade Sustentável nas Eleições São Paulo​1​.. Entidades participantes Bike Zona Sul, Bike Zona Leste, Ciclocidade, Cidadeapé, COMMU, Greenpeace, Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Instituto Saúde e Sustentabilidade, Rede Nossa São Paulo e SampaPé!. 1. ​https://mobilidadenaseleicoes.org.br/saopaulo/. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 1.

(3) Atividades Produção da Agenda Propositiva Depois de um ano de discussões e levantamento de informações de forma conjunta e mais oito meses para produção e revisão, no dia 10 de agosto foi lançada a “​Agenda Propositiva para a Cidade de São Paulo: Mobilidade e Clima​”2​​ . A publicação online é direcionada às candidaturas à Prefeitura e ao Legislativo municipal e tem como objetivo pautar as propostas para o setor e o debate eleitoral. A agenda agrega questões de política urbana e ambiental da cidade, participação social, saúde, segurança no trânsito, mobilidade a pé, por bicicleta e do transporte coletivo. Também foram listados todos os planos e projetos já existentes para evitar a lógica de que o planejamento da cidade precisa começar do zero a cada quatro anos. As principais propostas apresentadas são:. ● regionalizar o investimento em mobilidade na cidade, para atender bem às periferias; ● a necessidade de um fundo de transportes, para avançar em construção de infraestrutura e buscar reduzir a tarifa;. ● criar um setor dedicado a cuidar de toda a mobilidade a pé na cidade, para corrigir o abandono e descontinuidade das calçadas e travessias;. ● avançar em políticas de estímulo à mobilidade por bicicleta, com ciclovias, programas como de estímulo e financiamento, com foco na periferia;. ● avançar em políticas de segurança no trânsito, com propostas de redução de mortes e situações de risco, aliadas à fiscalização; e. ● melhorar o monitoramento e fiscalização da emissão de poluentes, com equipamentos de baixo custo e fiscalização dos contratos de ônibus. Outros pontos como ações para estimular postos de trabalho na periferia e moradias no centro; desestimular o uso de automóveis; avançar na construção de corredores e faixas de ônibus e criar um programa unificado de combate ao assédio sexual no transporte também estão presentes na Agenda. Com este arcabouço, é possível enfrentar as desigualdades regionais da cidade, ter continuidade dos planos e projetos elaborados, promover equidade de gênero e raça nas políticas públicas e ter atenção às dificuldades enfrentadas por idosos e crianças na mobilidade. Para apresentar e debater os principais focos da agenda, foi realizado, no dia 22 de setembro (também conhecido como Dia Mundial Sem Carro), um ​webinar​. Ele contou com a participação de Ana Carolina Nunes, da Cidadeapé, Camila Acosta, do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Jô Pereira, da Ciclocidade, e Rafael Calabria, do Idec. A mediação ficou por conta de Carolina Disponível em: https://mobilidadenaseleicoes.org.br/saopaulo/wp-content/uploads/2020/10/Agenda-MobClima_WEB. pdf 2. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 2.

(4) Guimarães, da Rede Nossa São Paulo. A transmissão foi feita pelo ​YouTube do Idec e pela página da ​Rede Nossa São Paulo no Facebook​. Essas redes foram escolhidas por contarem com maior alcance entre as redes das entidades (exceto a do Greenpeace, que não estava disponível).. Com o apoio da agência Purpose PBC, foram criados templates para a confecção de posts para redes sociais. O primeiro post produzido a partir desse template foi uma apresentação resumida do conteúdo da Agenda MobClima.. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 3.

(5) Elaboração de site O site da campanha (​https://mobilidadenaseleicoes.org.br/saopaulo/​) foi lançado no dia 22 de setembro. Este foi elaborado com o objetivo de abrigar o conteúdo produzido durante o processo de incidência e com a intenção de contribuir para a disseminação e acessibilidade dos materiais produzidos. O site manteve a linguagem gráfica da cartilha e foi organizado em cinco abas: “A campanha”, “Conheça as propostas”, “Como aderir”, “Quem já aderiu”, “Termômetro das candidaturas” e “Notícias”. Com destaque para o conteúdo disponibilizado em “Quem aderiu”, onde foram disponibilizadas informações sobre as candidaturas que aderiram à campanha; “Como aderir”, na qual foram disponibilizadas ferramentas para pressão popular por mais adesões, que obteve pouca adesão; e a aba “Termômetro das candidaturas”, onde foram disponibilizadas as análises. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 4.

(6) sobre os planos de governo em linguagem acessível, notícias sobre as adesões e demais informações pertinentes, tendo como público alvo principal o eleitorado. A home foi a página mais acessada do site, com 2.343 visualizações, a segunda página foi a “Quem aderiu”, com 1.633 visualizações. Em terceiro lugar está a página termômetro das candidaturas com 1.124 acessos. O link mais acessado da página foi um conteúdo, a notícia “Avaliamos as propostas de Bruno Covas e Guilherme Boulos para a mobilidade”​, com 5.803 visualizações de página. Ao todo o site obteve 13.848 visualizações de página, número considerado elevado para uma campanha temática e localizada, resultado positivo do site, portanto da campanha, que foi estimulado com posts patrocinados e ações de caráter complementar.. Produção de cartas-compromisso O texto da agenda foi resumido a princípios de ação, que se tornaram duas Cartas-Compromisso, direcionadas às candidaturas ao ​Poder Legislativo e ao ​Poder Executivo​. As instruções para a assinatura estavam contidas na primeira página da carta: 1. Imprima este documento; 2. Assine no espaço delimitado, ao final da carta; 3. Tire uma foto da candidata ou do candidato assinando a carta; 4. Se quiser divulgar seu compromisso com a mobilidade sustentável, poste a foto nas redes sociais e use as hashtags #Eleiçoes2020SP #DireitoAoTransporte #MobilidadeAtiva #MobilidadeUrbana #MobClimanasEleicoes; 5. Envie as fotos e o documento (assinado e escaneado) por email para redemobclima@gmail.com, informando nome e partido da candidatura.. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 5.

(7) O objetivo da Rede era manter o processo totalmente online, considerando as limitações geradas pela pandemia. Ainda assim, surgiam várias dúvidas sobre os procedimentos.. Reuniões com candidaturas. De 29 de junho até o início oficial da campanha, o conjunto de propostas ​foi apresentado para diversas candidaturas. Na ordem, foram realizadas apresentações para Sâmia Bomfim, então pré-candidata pelo PSOL, Marcio França, pré-candidato pelo PSB, Cândido, pré-candidato a vice-prefeito pelo PDT, Orlando Silva, pré-candidato pelo PCdoB, Andreas Matarazzo, pré-candidato pelo PSD, Jilmar Tatto pré-candidato pelo PT, Marcos Costa, pré-candidato pelo PTB, Guilherme Boulos, pré-candidato pelo PSOL e Marina Helou, pré-candidata pela Rede. Todos os comitês de candidaturas foram contactados, solicitando a possibilidade de se fazer um encontro virtual. O material apresentado era padrão para todas as equipes, com algumas pequenas modificações que foram feitas ao longo do processo, para aprimorar o modelo de apresentação. Nas reuniões, primeiros a equipe da #RedeMobClima apresentava as propostas e em seguida respondia a dúvidas colocadas pelas equipes das candidaturas.. Coleta e divulgação de assinaturas Após o recebimento das fotos e do documento assinado, as adesões eram ​publicadas no site​, além de serem produzidas peças de divulgação para redes sociais, que eram publicadas (em galerias com 9 candidaturas cada, no caso do Legislativo, ou post com apenas uma foto, no caso do Executivo) em nossas redes e enviadas por e-mail às candidaturas aderentes. Seguem alguns exemplos:. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 6.

(8) Pelo site, eleitoras e eleitores também podiam assinar em apoio à nossa carta-compromisso ou enviá-la a candidaturas para pressionar pela adesão. No entanto, ​esta ferramenta não foi muito divulgada nem teve adesão. Todas as adesões de candidaturas ao Executivo eram registradas por notícias no site, exceto as de Jilmar Tatto e Márcio França, que não enviaram suas fotos com as cartas a tempo da produção das artes. Seguem abaixo as adesões, com os respectivos links.. Executivo Quantos assinaram 8 de 14 candidatos. Quem assinou Andrea Matarazzo (PSD)​, ​Bruno Covas (PSDB)​, ​Guilherme Boulos (PSOL)​, Jilmar Tatto (PT), Márcio França (PSB), ​Marina Helou (REDE)​, ​Orlando Silva (PCdoB)​, ​Vera Lúcia (PSTU). Quem foi eleito Bruno Covas (PSDB). Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 7.

(9) Legislativo Quantos assinaram 42 de 2002 candidaturas. Quem assinou durante a campanha AVANTE: Fátima Magalhães CIDADANIA: Malu Molina DEM: Caio Miranda, Sandra Tadeu PDT: Bárbara Panseri, Claudinho de Oliveira, Henrique Vitta PODEMOS: Sérgio Shigeeda PSB: Chico Paiva, Dalmo Viana, Luciana Trindade PSDB: Daniel Annenberg, Gabriella Bueno PSD: Daniel Cordeiro PSOL: Ana Mielke, Andréa Werner, Cecília Lotufo/Ecoletivo, Celso Giannazi, Fernanda Storte, Ganja Coletiva, Keit Lima, Luana Alves, Toni Zagato, Toninho Vespoli PT: Carmen Silva, Eduardo Suplicy, Jorge Pequin, Juliana Cardoso, Lucélia Moura, Manoel Del Rio, Maria Clara, Nabil Bonduki, Pagu Rodrigues, Tamires Sampaio, Vivi Mendes PV: Bancada Sustentável, Renata Falzoni, Roberto Selmer, REDE: Lia Esperança, Marina Bragante, Patrícia Zanella, Raquel Marques. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 8.

(10) Quem foi eleito (​registro no site​) DEM: Sandra Tadeu PSOL: Celso Giannazi, Luana Alves, Toninho Vespoli PT: Eduardo Suplicy, Juliana Cardoso. Avaliação de planos de governo e propostas A Rede MobClima produziu bastante conteúdo com avaliação das propostas para a mobilidade urbana contidas nos planos de governo, citadas em debates ou em entrevistas.. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 9.

(11) Primeiro turno Acompanhamento dos debates Por conta da pandemia, foram realizados apenas dois debates televisivos com os candidatos à Prefeitura, durante o primeiro turno, além de outros debates organizados por outras mídias. Apenas durante o primeiro debate televisivo (01/10, TV Bandeirantes) foram feitos tuítes usando as contas das organizações, com comentários sobre as propostas e "redação compartilhada” via Google Docs. A partir dos debates seguintes (13/10, TV Cultura), os tuítes eram feitos pelas contas particulares dos integrantes, sem muita organização do conteúdo. Os tuítes podem ser rastreados pela hashtag ​#MobilidadeEmDebate​ no Twitter.. Termômetro A equipe se dividiu para avaliar as propostas sobre mobilidade urbana contidas nos planos de governo de cada candidatura à Prefeitura de São Paulo registrado no ​Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 30/09, usando como base na “Agenda Propositiva para a Cidade de São Paulo: Mobilidade e Clima”. Para isso, os temas foram divididos nos mesmos eixos da agenda, que foram aglutinadas nos temas política urbana, justiça social, participação e gestão, segurança, saúde e meio ambiente, pedestres, ciclistas e usuário(a)s de transporte coletivo.. A metodologia de avaliação inclui a leitura completa de cada um dos programas de governo por pelo menos duas pessoas integrantes da rede, em busca de propostas que conversassem com as premissas e diretrizes da Agenda Propositiva elaborada pela sociedade civil. Para cada item da avaliação, era possível atribuir as notas (-1), (0), (+1) ou (+2). Os critérios para a atribuição de notas eram os seguintes:. -1 0. proposta era contrária à Agenda item não mencionado no plano de governo. +1. item mencionado de forma genérica em relação à Agenda. +2. item mencionado exatamente ou próximo à Agenda. Para garantir mais coerência na avaliação, foi realizada uma segunda rodada de análises, dessa vez segundo tema. Uma ou duas pessoas avaliaram as propostas dos planos segundo temáticas – por exemplo, mobilidade a pé, justiça social ou segurança viária -, buscando balizar as notas. Os casos com dúvidas foram discutidos em grupo até se encontrar um consenso sobre a melhor. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 10.

(12) avaliação. Ao final, também foram selecionadas as duas melhores e as duas piores propostas, com a intenção de dar destaques, positivos ou negativos, para as propostas dos planos de governos. Essas notas foram traduzidas em classificações divididas em quatro tons de vermelho, simulando um termômetro. As melhores notas representam “planos de governos mais quentes”. Assim, aponta-se se as propostas das candidaturas estão mais “quentes”, “mornas” ou “frias” em relação ao que foi proposto pela sociedade civil. Quanto mais as ações propostas pelas candidaturas se mostram próximas das ações solicitadas pela sociedade civil na Agenda Propositiva, maior a “temperatura” no infográfico. Ainda há a possibilidade de a candidatura marcar temperatura “abaixo de zero”, quando suas propostas representam retrocessos em relação às demandas da sociedade civil. A aplicação da metodologia descrita possibilitou quantificar a identificação das propostas apresentadas pelas candidaturas com aquelas colocadas pela sociedade civil. Da mesma forma, permitiu observar os temas com melhor adesão por parte das candidaturas. As avaliações foram publicadas na ​seção Termômetro​ e em três notícias: ● ●. O que prefeitáveis propõem para melhorar a mobilidade urbana?​3 Como cada tema da mobilidade urbana foi abordado nos programas de governo​4. ●. Veja o que sua candidata ou candidato propõe para a mobilidade urbana​5. Também foram publicados nas redes sociais os infográficos da avaliação:. ​https://mobilidadenaseleicoes.org.br/saopaulo/termometro-planos/ ​https://mobilidadenaseleicoes.org.br/saopaulo/termometro-temas/ 5 ​https://mobilidadenaseleicoes.org.br/saopaulo/termometro-candidaturas/ 3 4. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 11.

(13) Durante a elaboração do infográfico, discutiu-se internamente sobre quais as cores eram mais adequadas para a leitura da tabela. Chegou-se à escala de vermelho para manter uma coerência com a identidade visual do termômetro. No entanto, reconhecemos que a leitura em tons de uma mesma cor é mais difícil de depreender na leitura simples. Pretendia-se realizar várias “rodadas” de análise de propostas. No entanto, o grupo demorou mais tempo que o previsto para finalizar a análise e sua publicação foi retardada por feriados e tentativas de “vender” a pauta de forma exclusiva para a imprensa. A publicação foi feita somente no dia 05/11, dez dias antes do primeiro turno.. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 12.

(14) Segundo turno Termômetro Para o segundo turno, apenas editou-se a arte dos infográficos e o texto, de forma a “requentar” a análise dos planos de governo dos dois candidatos concorrentes. Avaliamos as propostas de Bruno Covas e Guilherme Boulos para a mobilidade. Comparação de propostas O trabalho mais intenso de análise do segundo turno foi dedicado a fazer comparações entre propostas dos dois candidatos para um mesmo tema relacionado à mobilidade, ainda usando a linguagem do termômetro. Inicialmente, a ideia era aproveitar os 7 debates televisivos que estavam marcados para o segundo turno para captar essas falas e produzir as comparações. No entanto, apenas dois desses debates aconteceram (CNN, dia 15/11 e Band, dia 19/11). Então, partiu-se para a busca por falas em entrevistas e sabatinas. A maior dificuldade era encontrar temas que haviam sido abordados por ambos em um mesmo debate/entrevista. Eles foram postados diretamente nas redes, portanto não ficaram registrados no site.. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 13.

(15) u. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 14.

(16) Perguntas em vídeo Primeiro turno Quando o grupo se deu conta de que não haveria mais debates no 1º turno, decidiu investir na confecção de vídeos para mostrar as propostas de candidatas e candidatos à Prefeitura para questões-chave. Foram definidas perguntas para três temas - qualidade do ar, redução da tarifa e lotação dos ônibus e segurança no trânsito - que foram enviadas para todos comitês. Pediu-se que cada um enviasse um vídeo de até 30 segundos (nem todos respeitaram esse limite) gravados na horizontal. A maioria dos candidatos atrasou para enviar os materiais, mas surpreendentemente, houve uma alta adesão, com respostas de Bruno Covas, Guilherme Boulos, Jilmar Tatto, Joice Hasselmann, Marina Helou, Orlando Silva e Vera Lucia. Então, a produtora Bodoque (que foi contratada de última hora, porque os limites enviados para o edital lançado estavam muito superiores ao previsto) criou uma vinheta e juntou as respostas, junto com comentários dos integrantes da rede. No início, um integrante de uma entidade apresentava o projeto, e no final, outro integrante de outra entidade comentava as propostas. Apesar da boa qualidade dos materiais, eles foram divulgados muito em cima da hora (dias 12, 13 e 14/11) e não houve muito engajamento. Além do YouTube, os vídeos também foram publicados em uma lista de reprodução na página do Facebook do MobiSampa e nos canais do Instagram de algumas organizações (verificar na seção redes sociais). O que o seu candidato ou candidata propõe para melhorar a segurança viária em São Paulo? (apresentação Ciclocidade, comentário Cidadeapé) O que o seu candidato ou candidata propõe para melhorar o transporte coletivo em São Paulo? (apresentação COMMU, comentário Idec) O que o seu candidato ou candidata propõe para melhorar a qualidade do ar em São Paulo? (apresentação Rede Nossa SP, comentário Instituto Saúde e Sustentabilidade). Segundo turno Para continuar aproveitando o material já produzido, os vídeos foram editados pela agência Purpose, de modo a deixar apenas as falas dos candidatos que avançaram para o segundo turno. Para isso, os comentários da rede também foram regravados. Diferentemente do 1º turno, os vídeos foram divulgados via notícia no site: Perguntamos a Boulos e Covas suas propostas para tarifas de ônibus, segurança no trânsito e qualidade do ar Os vídeos foram publicados no dia 25/11 no canal do YouTube da Cidadeapé, que quase não conta com inscritos, porque não foi possível combinar previamente com os canais do Idec e da RNSP, que contam com maior alcance. Além disso, também foi repetida a publicação nas redes sociais. No entanto, apesar de sair com uma antecedência maior em relação ao 1º turno,. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 15.

(17) também não contou com muito engajamento - o que pode indicar que o formato não era o mais adequado.. Eleições 2020: O que Boulos e Covas propõem para enfrentar lotação e tarifa alta de ônibus?. Eleições 2020: O que Boulos e Covas propõem para melhorar a segurança no trânsito?. Eleições 2020: O que Boulos e Covas propõem para melhorar a qualidade do ar em São Paulo?. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 16.

(18) Notícias na imprensa A campanha não contava com um trabalho estruturado de assessoria de imprensa, apenas com apoio pontual da assessoria de imprensa do Idec e Rede Nossa São Paulo. Ainda assim, conseguimos algumas entradas em meios de comunicação, ora citando diretamente a campanha, ora falando das propostas. UOL Carros - Kelly Fernandes: ​Iniciativas em SP, RJ e MG tentam colocar mobilidade em pauta nas. eleições Agência Lupa - ​Revisão de contratos e mais corredores de ônibus estão entre principais propostas para o transporte em SP Rede Brasil Atual - ​Bicicletas e ciclovias: o que dizem os candidatos à prefeitura de São Paulo A Vida no Centro - Ana Carolina Nunes: ​A mobilidade urbana nas eleições 2020 32xp - ​Bairros diferentes, problemas iguais: agenda reúne leis para melhorar a mobilidade em São Paulo Estadão - ​Uma visão sobre o futuro da cidade Estadão - ​Reduzir o nº de acidentes e mortes no trânsito de SP - Infográficos UOL Ecoa - ​A hora da mobilidade: tema avançou na eleição de 2020, mas ainda requer visão mais abrangente e precisa de candidatos. Redes sociais Aqui se encontram os links dos posts relacionados à campanha nas redes sociais de algumas entidades participantes que tiveram mais engajamento (views, curtidas, comentários e/ou compartilhamento). As hashtags usadas nos posts foram #Eleicoes2020, #MobilidadeSustentávelnasEleições (282 publicações no ​Instagram​, ​Facebook​), #AgendaMobClima (66 publicações no ​Instagram​, Facebook​) e #RedeMobClima (13 publicações no ​Instagram​, ​Facebook​).. Cidadeapé Instagram Seu vereador ou vereadora já assinou a carta? Conheça as propostas da #AgendaMobClima Guilherme Boulos (PSOL) foi o primeiro candidato à prefeitura a assinar a carta Os dois candidatos que passaram para o 2o turno aderiram ao nosso compromisso com a mobilidade sustentável Como brunocovas e guilhermeboulos.oficial pretendem lidar com o Plano Diretor? Como Bruno Covas e Guilherme Boulos pretendem lidar com a tarifa de ônibus? https://www.instagram.com/p/CIEAQS5sfDm/ https://www.instagram.com/p/CHirguvsPen/ https://www.instagram.com/p/CHQWyjpAOd2/ https://www.instagram.com/p/CDt22ioAHFO/ https://www.instagram.com/p/CHibirDn1xW/ Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 17.

(19) Twitter https://twitter.com/cidadeapesp/status/1317186621247205377 https://twitter.com/MobiSampa/status/1329882947688812547 https://twitter.com/MobiSampa/status/1324371011593265152 https://twitter.com/MobiSampa/status/1311676441759801344 https://twitter.com/idec/status/1326933137503514630 https://twitter.com/idec/status/1311837438986326016 https://twitter.com/idec/status/1332359471977422850 https://twitter.com/idec/status/1327085305342660609 https://twitter.com/idec/status/1332359474061971460 https://twitter.com/idec/status/1324441626077483009. Facebook Matéria para Estadão Quais são os compromissos do Bruno Covas e do Guilherme Boulos para a construção de corredores de ônibus? Quer saber como estão as propostas para a mobilidade urbana do seu candidato à Prefeitura de SP? Seis candidaturas que aderiam à Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições foram eleitas! Matéria do Nexo Já escolheu em quem você vai votar para vereadora ou vereador? Candidatas e candidatos à prefeitura que assinaram a carta Como as candidaturas à prefeitura de São Paulo estão abordando a mobilidade urbana? Como estão as propostas das candidaturas para a mobilidade urbana? https://www.facebook.com/nossasaopaulo/posts/3821466801219217 https://www.facebook.com/watch/live/?v=994490337658841&ref=watch_permalink​ *live https://www.facebook.com/Commu.Oficial/posts/1663267537211144 https://www.facebook.com/Commu.Oficial/posts/1671096809761550 https://www.facebook.com/Commu.Oficial/posts/1651822161689015 Webinar Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020: propostas para São Paulo https://www.facebook.com/watch/live/?v=1374083482982738&ref=watch_permalink Termômetro da Mobilidade: 1º turno Quer saber como estão as propostas para a mobilidade urbana da sua candidata ou candidato à Prefeitura de SP? Saiba o que cada candidatura respondeu sobre esses temas. Quer saber como estão as propostas para a mobilidade urbana do seu candidato à Prefeitura de SP?. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 18.

(20) Participaram da redação deste relatório Ana Carolina Nunes - Cidadeapé Caio César Ortega - COMMU Camila Acosta - Instituto Saúde e Sustentabilidade Carolina La Terza - Rede Nossa São Paulo Kelly Fernandes - Idec Yuri Vasquez - Ciclocidade. Versão revisada | São Paulo, fevereiro de 2021. Relatório de atividades da campanha “Mobilidade Sustentável em São Paulo”. 19.

(21)

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Pinturas, depilatórios, unguentos mamilares, colorantes para o cabelo e até pomadas à base de vidro em pó (que, aparentemente, permitiam simular a virgindade) (Braunstein, 1990),

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

However other researches investigating OBS items from several bank perspectives (risk, performance, liquidity, size and regulation) has reached different conclusions: Dionne

O rendimento não pode resultar, por isso, como tem acontecido, unicamente da actividade laboral, no sentido salarial tradicional, pois, cada vez mais, “ele tem por