• Nenhum resultado encontrado

Tempo com Deus. Abra o seu coração e conte os segredos a Ele.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Tempo com Deus. Abra o seu coração e conte os segredos a Ele."

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Tempo com Deus

Abra o seu coração e conte os

segredos a Ele.

(2)

2

(3)

3

Tempo com Deus

Abra o seu coração e conte os segredos a Ele

Gláucia Renata Mendes Sousa

Edição 01

2020

(4)

4

(5)

5

Dedico esse livro a Deus por seu imenso amor derramou sobre sua sabedoria para que hoje eu estivesse aqui contando um pouco por meio das reflexões presentes nessa obra a minha intimidade com Deus.

(6)

6

(7)

7

Agradeço a Deus, aos familiares, aos professores e aos amigos por terem acreditado que esse sonho seria concretizado.

(8)

8

(9)

9

Índice

Como podemos definir o trabalho?...11

A importância de alguém no relacionamento...14

Onde estamos?...16

O que estou dando de melhor para Deus?...19

Como está a nossa comunhão com Deus?...22

Quem somos diante das circunstâncias?...24

Ação de Deus para com seus filhos...26

Deixe o seu registro onde estiver...30

Qual aliança temos firmados com Deus?...32

Como conviver com pessoas de comportamento diferente do seu?...37

Não importa quem sejas, Deus tem Promessa para você...42

Deus já traçou o seu relacionamento conjugal. Você sabia?...46

Conclusão...51

Referências Bibliográficas...54

(10)

10

(11)

Tempo com Deus Gláucia Renata Mendes Sousa

11

Capítulo 1: Como podemos definir o trabalho?

. “Assim diz o Senhor, seu Redentor e Criador: “Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas; sozinho estendi os céus.

Quem estava comigo quando criei a terra?”. (Isaías 45.24)

Em gênesis no capítulo 1.1-2, observamos que antes do Universo e de nós existirmos, Deus sempre foi Deus e isso é descrito nos versículos posteriores pois os mesmos falam que o Espírito pairava sobre as águas.

O interessante é que se lembrarmos dos nossos conhecimentos iniciais durante o Ensino Fundamental e Médio, recordarmos que a água é móvel pois ela passa por mudanças nos estados físicos : Fusão (sólido ->

líquido), vaporização (líquido -> gasoso), solidificação (líquido -> sólido), condensação (gasoso -> líquido), sublimação (sólido -> gasoso) e ressublimação (gasoso ->

sólido). Desse modo, assim é o Espírito Santo: Ele é móvel que age e que trabalha.

(12)

Tempo com Deus - Gláucia Renata Mendes Sousa

12

Este é o objetivo do estudo, falarmos sobre A CRIAÇÃO a qual por escrito informa que durou 7 dias, mas vemos adiante que 1 dia para Ele corresponde a vários anos.

Então veja só: Deus teve paciência e deu o seu melhor para que no momento certo, seus filhos possam usufruir dando o seu máximo a fim de anunciar as boas – novas e agradecer ao Pai por tudo o que fez e há de fazer.

Percebemos que à medida que Deus trabalha ao longo da criação, Ele abençoa porque não viu o seu trabalho realizado por suas mãos como fardo pesado e sim algo PRÓSPERO. Diante disso, precisamos refletir essas perguntas. Enquanto a nós:

 Como podemos definir trabalho?

 Como estamos vendo o nosso trabalho? Estamos tendo paciência?

 Será se estamos agradecendo a Deus por estarmos aqui?

 Será se estamos abençoando aquilo que estamos fazendo?

(13)

Tempo com Deus - Gláucia Renata Mendes Sousa

13

Quiz bíblico:

 Em Gênesis 1.1-31, quantas vezes a palavra

"imagem" aparece em destaque?

 Ainda em Gênesis 1.1-31, quantas vezes a

expressão "Sejam férteis e multipliquem - se" se repete?

 No final da Criação, Deus descansou do seu trabalho. Além disso, o que Ele fez ainda?

(14)

Tempo com Deus - Gláucia Renata Mendes Sousa

14

Capítulo 2: A importância de alguém no relacionamento

“O Senhor Deus disse: Não é bom que o homem esteja sozinho. Farei alguém que o ajude e o complete”.

(Gênesis 2.18)

Esse versículo é muito interessante pois trata da importância do (a) cônjuge no relacionamento, o qual se refere relacionamento interpessoal na vivência da amizade, do namoro, no noivado e no casamento. Como é bom termos alguém no nosso lado disposto a nos dar companheirismo, porém, antes de querer esse alguém precisamos nos conhecer primeiro e sabermos quem somos pois não adianta querermos cobrar qualidade ou defeito do próximo se não fazemos isso primeiro conosco.

É importantíssimo diferenciarmos duas palavrinhas mágicas de um relacionamento. Quem já ouviu falar dessas expressões: “Procure uma pessoa que te completa” ou “Se relacione com a pessoa que te soma”?

Essas duas palavras são bem diferentes nesse contexto.

(15)

Tempo com Deus - Gláucia Renata Mendes Sousa

15

Somar significa acrescentar algo sem necessariamente mudar e completar, acrescentar algo o que lhe falta para tornar completo ou perfeito. Qual das falas citadas nas linhas anteriores, preferia ouvir?

Quiz bíblico:

 No capítulo 2. 1-25 narra que da terra do Éden nascia um rio que regava o jardim e que dividia em braços. Quantos e quais eram?

 Deus colocou o homem no jardim do Éden para cultivá-lo e tomar conta dele, mas pôs ordem. Qual foi ela?

 "Então o Senhor Deus o fez cair num sono profundo. Enquanto o homem dormia, ...

(16)

Tempo com Deus - Gláucia Renata Mendes Sousa

16

Capítulo 3: Onde estamos?

“A mulher viu que a árvore é linda e que seu fruto parecia delicioso, e desejou a sabedoria que ele lhe daria. Assim, tomou do fruto e o comeu. Depois, deu ao marido, que estava com ela, e ele também comeu. Naquele momento, seus olhos se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Por isso, costuraram folhas de figueira umas às outras para se cobrirem. Quando soprava a brisa do entardecer, o homem e sua mulher ouviram o Senhor Deus caminhando pelo jardim e se esconderam dele entre as árvores. Então o Senhor Deus chamou o homem e perguntou: “Onde você está?”. (Gênesis 3. 6-9).

Que frase...” Onde você está?”. Como é interessante essa pergunta, porque percebemos de imediato ao fazermos a primeira leitura que Deus está nos perguntando o local onde estamos. Sim, essa visão está correta. Contudo, existe um outro motivo maior para esse questionamento:

Onde você está com a sua mente e o seu coração.

Podemos observar que Ele nos dá uma ordem com o SIM

(17)

Tempo com Deus - Gláucia Renata Mendes Sousa

17

e com o NÃO, mas nós não procuramos entender o que tem a nos dizer e passamos a agir precipitadamente, baseada na emoção, seguindo os conselhos enganosos, falsos e mentirosos.

Resultado: Colhemos o fruto da nossa teimosia e vivemos circunstâncias que poderiam ser evitadas. Esse capítulo nos adverte que devemos ser PRUDENTES, PRECAVIDOS e PREVENIDOS como também, precisamos ouvir conselhos bons ou ruins que podem nos ajudar a vencer batalhas espirituais, mas não nos derrubar.

Precisamos diferenciar quando os pensamentos são de bem ou de mal. Necessitamos nos aproximar de Deus, pois somente Ele sabe o que de fato precisamos.

Necessitamos ser mais cheios d’Éle e menos de nós.

Necessitamos fazer perguntas como essas :”Onde estou com a minha mente, com a minha alma e o meu espírito?”

e “Quem sou eu para esconder de Deus daquilo que estou fazendo ou falando”?. Saiba meu querido (a), nada passa despercebido pelos olhos do nosso PAI

(18)

Tempo com Deus - Gláucia Renata Mendes Sousa

18

CELESTIAL. Não compensa mentir, enganar e falsear informações pois tudo será revelado na hora certa, ou

seja, toda a máscara cai porque o que resplandece é a Glória de Deus e não a nossa. Sempre que possível, pergunte a si : Será se estou agindo de maneira correta?

Reconheço que em determinadas ocasiões é difícil fazer, mas NÃO CUSTA TENTAR.

“Tal pessoa se alimenta de cinzas e engana a si mesma, confia em algo em que nada pode ajuda – la”. (Isaías 44.20)

Quiz bíblico:

 Adão e Eva utilizaram folhas de uma árvore para fazer roupas a fim de cobrirem pelo fato de terem cometido um grande pecado: Desobediência. Que planta foi essa?

 Depois que Deus expulsou o casal do jardim do Éden, o que Ele fez?

(19)

Tempo com Deus - Gláucia Renata Mendes Sousa

19

Capítulo 4: O que estou dando de melhor para Deus?

Abel, por sua vez, ofertou as melhores porções dos cordeiros dentre as primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Caim se enfureceu e ficou transtornado. “Por que você está tão furioso?”, o Senhor perguntou a Caim.

“Por que está tão transtornado? Se você fizer o que é certo, será aceito. Mas, se não o fizer, tome cuidado! O pecado está à porta, à sua espera, e deseja controla – lo, mas é você quem deve dominá – lo”. (Gênesis 4.4-7)

Esses versículos chamam tanto a nossa atenção, que às vezes parece complicado de se expressar. É maravilhoso abraçarmos um cargo com responsabilidade e nos entregarmos por amor fazendo de tudo para que dê certo e seja frutificado. Vamos relacionar com o AMOR que Deus tem por nós, aquele que enviou o seu Filho unigênito ao mundo para nos perdoar e se entregar na Cruz do Calvário derramando o seu sangue para sermos lavados, purificados e sarados.

(20)

Tempo com Deus - Gláucia Renata Mendes Sousa

20

É maravilhoso contemplar os feitos do nosso PAI por meio da beleza da natureza, da plenitude no céu e da infinitude dos oceanos. É maravilhoso se encantar pela riqueza de detalhes que encontramos ao nosso meio pois tudo o que fez por amor e por dedicação para nos apaixonarmos a cada dia por Ele. Por que não arcarmos com nossa responsabilidade dando o nosso melhor para que o fruto do nosso trabalho seja entregue nas mãos do nosso Salvador que é onisciente, onipresente e onipotente? Por que lutamos tanto querendo enganar a Deus dizendo que vamos agradá – lo e não o agrada?

Que parte da nossa oferta estamos dando a Ele? Como foi falado no capítulo anterior, que não compensa querer enganá – lo pois será revelado. O que estamos dando de melhor ao nosso Deus?

“Volte para mim, pois paguei o preço do seu resgate”.

(Isaías 45.22c)

Quiz bíblico:

Referências

Documentos relacionados

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Coleção Gilberto Chateaubriand – Brasil.. Pinacoteca do Estado de São Paulo

As espécies vegetais, também deno- minadas etnoespécies, presentes nos quintais, cultivadas e manejadas pelos agricultores foram identificadas no lo- cal, com auxílio

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

24- São realizadas com grupos de pessoas e, por isso, usam os espaços sociais (creches, escolas, locais de trabalho, comunidade) e espaços da unidade de saúde. As crianças em

Mas agora preste atenção: se Ele dissesse que Deus e o Seu Filho também fossem a mesma Pessoa, ele teria que anular tudo o que disse anteriormente quando falou

dos acessos e arranjo paisag... União

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

§ 4º - Nenhum pagamento será realizado pela CONTRATANTE sem que antes seja procedida prévia e necessária consulta ao Sistema de Cadastro de Fornecedores – SICAF – para