• Nenhum resultado encontrado

Identificação. Estrutura. PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1. Modalidade: Trâmite Atual: Ano Base: 2013 Título:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Identificação. Estrutura. PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1. Modalidade: Trâmite Atual: Ano Base: 2013 Título:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências Departamento/Seção:

Unidade:

Departamento de Matemática Título:

Modalidade:

Produção de material didático para diversidade

Ano Base: 2013

Sem solicitação de bolsas e/ou recursos

Outras

Início: 02/08/2013

Término

Telefone: (14)31036086

Email: msmoraes@fc.unesp.br

Local de realização: UNESP

-

Educação à Distância Grande Área: Ciências Exatas e da Terra

Educação Ano Inicial:

01/08/2014

Identificação

Diversidade, Cidadania.

Área Temática Coordenador:

Area Temática

Avaliação do Coord.:

2013 Trâmite Atual:

Linha Programática:

Mara Sueli Simão Moraes

Palavras-Chave:

Estrutura

(2)

O Curso de Produção de Material Didático tem como objetivo principal a formação

continuada de professores e outros profissionais da educação das redes pública que

atuam na Educação Básica para avaliar, elaborar projetos de produção de materiais

didáticos sobre temas da diversidade: cidadania, direitos humanos, gênero e relações

étnico-raciais e realizar intervenções e avaliações sobre a recepção e participação dos

alunos no processo.

Essa formação visa:

Objetivos:

A metodologia será desenvolvida de forma semipresencial com encontros presenciais e a distância a partir da interatividade do tutor com os cursistas, via internet, por meio do ambiente colaborativo Moodle, tendo o Portal da Rede de Formação para a Diversidade e o Portal do Professor como referências para o desenvolvimento das atividades do curso. O curso será desenvolvido no formato modular para possibilitar a flexibilização de sua oferta em vários estados e por várias instituições, assim como, a integração de seus conteúdos com outros cursos ofertados no âmbito da Rede de Educação para a Diversidade. Irá propor o desenvolvimento de uma Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede – CTAR. Essa comunidade será gerenciada por meio da liderança e motivação dos tutores e/ou coordenadores de curso. Os tutores acompanharão os cursistas que poderão formar grupos de estudo a fim de facilitar a leitura, a compreensão e a elaboração de novos textos de maneira virtual na Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede. Diante disso é proposta uma metodologia fundamentada na proposta de desenvolvimento de um percurso de aprendizagem. Este percurso se inicia com um diagnóstico da realidade onde os cursistas vivem; seguido de aprofundamento teórico-conceitual das temáticas mencionadas até a conclusão com um projeto de intervenção local ou trabalho de final de curso desenvolvido pelo cursista durante o curso. Os trabalhos selecionados poderão ser disseminados por meio do Portal da Rede de Formação para a Diversidade e o Portal do Professor.

Metodologia:

Espera-se que os participantes do curso de produção de material didático, professores e profissionais da educação básica tenham formação adequada para avaliar materiais didáticos existentes, realizar projetos de produção de recursos didáticos e elaborar estratégias metodológicas para o uso de diferentes materiais didáticos para os temas da diversidade, em particular tendo em conta as características locais e regionais e as especificidades dos educandos e os temas: cidadania, direitos humanos, gênero e relações étnico-raciais.

Resultados Esperados:

As atividades do projeto de produção de material didático para diversidade serão realizadas num período de um ano, de agosto de 2013 a julho e 2014. Algumas das atividades abaixo são permanentes, durante a realização do projeto.

No módulo 1: Concepções e análise de materiais didáticos na perspectiva da diversidade (40h).

No Módulo 2: Uso de linguagens no ensino de temas da diversidade (40h).

No Módulo 3: Produções didáticas sobre Temas da Diversidade (60h).

No Módulo 4: Utilização e avaliação da recepção dos materiais didáticos sobre Temas da Diversidade (40h).

Totalizando 180 horas, sendo 40 horas presenciais e 140 horas à distância.

Cronograma de Atividades:

(3)

O projeto de produção de material didático para diversidade é uma ação educativa que conta com o suporte financeiro da CAPES em nível federal, sendo oferecido na modalidade à distância por meio do sistema da universidade aberta do Brasil, com a participação dos professores da rede básica estadual e municipal. O curso será oferecido em 4 módulos (Concepções e análise de materiais didáticos na perspectiva da diversidade, Uso de linguagens no ensino de temas da diversidade, Produções didáticas sobre Temas da Diversidade e Utilização e avaliação da recepção dos materiais didáticos sobre Temas da Diversidade) e realizado a partir de um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares, que visam a produção de material didático- pedagógico, cujo tema é a diversidade. Esse tem como eixo principal a formação à distância dos professores cursistas da rede básica em relação à elaboração desses materiais. A previsão é que 180 professores sejam beneficiados por essa formação em 3 polos do estado de São Paulo. O curso é a distância e anual com carga horária de 180 horas. A orientação dos professores cursistas será feita por professores da UNESP com o auxílio de tutores à distância e presenciais.

Release para Mídia:

(4)

Características de Projeto de Extensão

Os alunos participarão do projeto por meio de atividades de estudo e de pesquisa vinculados ao tema a ser desenvolvido.

Participação de Alunos

Características de Projeto de Extensão

O projeto para produção do material didático-pedagógico para diversidade será elaborado por especialistas na área e sua exequibilidade depende do apoio financeiro da CAPES (coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior) quanto da Universidade, pois as ações propostas são passíveis de serem executadas a partir de uma infraestrutura para a realização dos cursos, pagamento de bolsas aos envolvidos e a bolsista para o apoio técnico-administrativo.

Nível de Exequibilidade

Características de Projeto de Extensão

Trata-se de projeto de formação continuada de profissionais da educação básica em nível estadual e nacional junto ao sistema de ensino, que contribuirá para a qualidade do trabalho docente, visando oferecer ao cidadão uma educação básica de qualidade nas 3 etapas que a constitui: educação infantil, educação fundamental e ensino médio.

Visibilidade para a Universidade

Características de Projeto de Extensão

A repercussão decorrente das ações realizadas durante a execução do projeto pode ser conferida pela participação de especialistas de várias áreas e de duas unidades do Campus de Bauru, sendo elas FC e FAAC, desenvolvendo atividades em conjunto e interdisciplinares, a partir de temas transversais em diversidade e cidadania. Esses professores ministrarão o curso de formação aos professores cursistas para a elaboração de material didático, com auxílio de alunos da graduação para o desenvolvimento do tema em diversidade proposto.

Indicadores de Impacto - Interno (no âmbito da Universidade)

Características de Projeto de Extensão

O impacto externo do projeto para a Unesp é grande uma vez que atenderá a professores da rede básica do estado de São Paulo, num total de 180 professores cursistas. Esse número possibilita excelente visibilidade para a Unesp interna e externamente. Outro indicador de impacto externo é o fato de a Unesp ter participado da elaboração do material a ser utilizado na formação dos professores cursistas que atuam no ensino básico municipal e estadual que será utilizado na formação desses professores em todo o país. Desse modo, o impacto externo do projeto de produção de material didático para a diversidade para a Unesp é em nível municipal, estadual e nacional. A comunidade externa reconhece o trabalho desenvolvido ao perceber o envolvimento da Unesp com a formação continuada de professores e a busca por um ensino de qualidade.

Indicadores de Impacto - Externo (fora do âmbito da Universidade)

Característica do Projeto

(5)

Características de Projeto de Extensão

O projeto se articula no ensino com a disciplina de graduação do curso de licenciatura em matemática e de pós-graduação em educação para a ciência, temas transversais em educação, articula-se também com outras disciplina de cursos de graduação das licenciaturas da Unesp, bem como com as de conteúdo básico de interesse dos professores cursistas.

Também se articula com a instância pesquisa na medida em que diversas pesquisas podem surgir como decorrência desse trabalho de formação continuada de professores do ensino básico, já que objetos de pesquisa serão construídos permanente e coletivamente. Essa prática se articula com n o s s o s e s t u d o s s o b r e d e s e n v o l v i m e n t o h u m a n o , aprendizagem, formação de professores e educação.

Articulação com Ensino e Pesquisa

Características de Projeto de Extensão

Os professores cursistas serão beneficiados com acesso a estudos teóricos e metodológicos recentes sobre a apropriação da produção de material didático em diversidade, da leitura, da produção textual escrita e midiática, cujos conhecimentos serão incorporados e mobilizados para a prática pedagógica a fim de realizar um processo ensino-aprendizagem na perspectiva da transversalidade.

Importância na Formação do Aluno

Características de Projeto de Extensão

O projeto potencializa a elaboração de materiais didático- pedagógicos a partir da realização dos cursos à distância para despertar a consciência do trabalho em sala de aula sobre temas relacionados à diversidade e cidadania.

Potencial para geração de produtos e processos

Características de Projeto de Extensão

A participação de professores que atuam no ensino básico em ações de formação continuada de professores proporciona espaços para os professores: 1º) terem contato com as renovações teórico metodológicas para o ensino sobre diversidade e cidadania de modo interdisciplinar e transversal atrelado aos conhecimentos específicos em: Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, estão vinculadas nessa formação; e 2º) refletirem sobre a própria prática pedagógica, longitudinalmente, e sobre a organização do ensino dos conteúdos das áreas acima citadas, fazendo uso dos temas em diversidade e cidadania.

Mérito do Projeto - Caracterização do Projeto como extensão

Características de Projeto de Extensão

As propostas de formação continuada dos professores do ensino básico em diversidade e cidadania, bem como elaboração do material didático estão de acordo com as propostas de ensino promulgadas pela LDB num processo dialético com as disciplinas específicas do ensino básico, de interesse dos professores cursistas.

Mérito do Projeto - Coerência entre os objetivos e a fundamentação teórica

(6)

Não há produções científicas registradas.

Produção Científica

Referências

Documentos relacionados

Figura 8 - Gráfico da eficiência da remoção da turbidez do efluente tratado com cloreto de ferro após tratamentos primário e secundário.. Caderno Meio Ambiente e Sustentabilidade

A cromatografia de afinidade por íons metálicos imobilizados foi utilisada neste trabalho como uma altemativa para a purificação de lgG1 anti-TNP, a partir de sobrenadante

No teste frio, observa-se que nas sementes armazenadas em condições de câmera fria e ambiente de laboratório, independente da embalagem, praticamente não houve diferença até o

A vila não possui Casa Espírita, mas não deixo de atuar como magnetizadora por não ter a estrutura do Centro.. Realizo os meus atendimentos no quintal da minha casa, em uma grande

Ante o exposto: (i) defiro o levantamento do sigilo dos autos; (ii) defiro o pedido do Procurador-Geral da República para o envio de cópia das declarações prestadas

Com relação à transferência de peso, o paciente consegue passar de decúbito dorsal para decúbito lateral com dificuldade, o faz com mais facilidade para a

Dr. Luiz Carlos Severo, Laboratório de Micologia, Hospital Santa Rita, Santa Casa-Complexo Hospitalar, Annes Dias 285, 90020-090.. Histoplasmose pulmonar crônica é

Diversas formas de classificação da histoplasmose têm sido utilizadas, entretanto, a forma mais recentemente proposta é: infecção assintomática, infecção pulmonar aguda,