• Nenhum resultado encontrado

Protocolo do Pedido. VEREADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Protocolo do Pedido. VEREADOR"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

DTI -Diretoria de Tecnologia da Informação

Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio e-SIC Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ

Protocolo do Pedido

JOÃO GABRIEL COSTA LINS 07439973445

RUA A, LOT JARDIM QUADRA D

SERRARIA 19 AL

VEREADOR

8288316327 vereadorjoaozinhomaceio@g

Complemento Bairro

Profissão Telefone

Numero : Estado : Email :

Identificação do pedido

PROCURADORIA Natureza

Processo 1100.47503.2021

INFORMAÇÃO Tipo :

Data Abertura : 12/04/2021 Solicitante

CPF/CNPJ :

Logradouro

Dt. Ocorrência Histórico INFORMAÇÃO

Tipo da Solicitação :

29/06/2021 SOLICITO COPIA INTEGRAL DO PROCESSO 6700.037800/2021, QUE CULMINOU EM CONTRATA?AO DE ESCRITORIO DE ADVOCACIA POR INEXIGIBILIDADE, CONFORME PUBLICA??O NO DOM DE 29/06/2021.

SOLICITAÇÃO

05/08/2021 PREZADO SOLICITANTE,

SEGUE A RESPOSTA DE SUA SOLICITAÇÃO EM ANEXO.

A PGM SE COLOCA A DISPOSIÇÃO SEMPRE.

RESPOSTA

29/12/2021 13:38:36 Pagina : 1 de

Maceió SIMM_ESic_ReciboSolicit 1

(2)

LM

Página 1 de 5 Estado de Alagoas

Município de Maceió

Procuradoria-Geral do Município

Rua Pedro Monteiro, n°291, Centro- Maceió-AL - CEP 57020380

M AC ÓE I

Processo nº 1100.47503/2021.

Interessado(a): João Gabriel Costa Lins Terceiro: Caixa Econômica Federal.

Assunto: Cópia de processo administrativo Parecer n° 53/2021/GPG.

PARECER

EMENTA:PEDIDODEACESSOACÓPIA DEPROCESSO

ADMINISTRATIVO PROCEDIMENTO DE

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO CONTRATAÇÃO DE ESCRITÓRIO JURÍDICO DADOS DE NATUREZA RESERVADA ESTRATÉGIAS JURÍDICAS SENSÍVEIS EXCEÇÃO AO ACESSO À INFORMAÇÃO. DECRETO MUNICIPAL8.052/2015.

IDECRETAÇÃO DE SIGILO NA MODALIDADE RESERVADO. IIESTRATÉGIAS JURÍDICAS DE INTERESSE MUNICIPAL. IIIDEFERIMENTO PARCIAL DO PEDIDO.

Trata-se de processo administrativo encaminhado a esta Procuradoria- Geral do Município, deflagrado a partir de requerimento no e-Sic (sistema eletrônico de serviço de informação ao cidadão).

O requerente, identificado em epígrafe, solicitou a cópia integral do processo administrativo 6700.037800/2021.

Eis o relatório, em síntese.

II – DA FUNDAMENTAÇÃO – DO ACESSO PARCIAL AOS DOCUMENTOS REQUERIDOS – FEITO ADMINISTRATIVO QUE CONTÉM INFORMAÇÕES SOBRE ESTRATÉGIAS JURÍDICAS DE DEFESA DOS INTERESSES DA MUNICIPALIDADE – DECRETAÇÃO DE SIGILO, NA MODALIDADE “RESERVADO”, PARA TUTELA DOS INTERESSES DEFENDIDOS EM JUÍZO.

Como é cediço, a Lei Federal nº 12.527/11 regulamenta a aplicação do direito de acesso às informações produzidas ou custodiadas pelo Estado brasileiro ou por entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos, direta ou indiretamente, para a realização de ações de interesse público. A regulamentação em âmbito municipal se deu através do Decreto 8.052/2015.

(3)

LM

Página 2 de 5 Estado de Alagoas

Município de Maceió

Procuradoria-Geral do Município

Rua Pedro Monteiro, n°291, Centro- Maceió-AL - CEP 57020380

M AC ÓE I

Pois bem.

Sem maiores delongas, o processo no qual o requerente solicita cópia, dada sua importância, tramitou nesta Procuradoria-Geral do Município para a regular contratação de Escritório Jurídico destinado a proceder a defesa judicial dos interesses do Município em demanda alusiva à concessão dos serviços públicos de saneamento da Região Metropolitana de Maceió – RMM, esta última que foi objeto de licitação levada a efeito pelo Estado de Alagoas com nítida violação aos direitos e prerrogativas das municipalidades envolvidas, mais especialmente o Município de Maceió enquanto cidade polo da região.

O procedimento da referida contratação do Escritório Jurídico foi devidamente chancelado por deliberação do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Município, em reunião havida no dia 22 de junho de 2021.

Ocorre que, neste momento, não é viável -- do ponto de vista de condução judicial do caso -- fornecer a cópia INTEGRAL do procedimento em questão, porquanto, para formalização da contratação externa foram tratados os caminhos e estratégias jurídicas a serem adotados em favor do Município, o que, neste momento urge essencial se manter reservada.

Isto porque, achando-se em curso no STF e na Justiça Comum as demandas aforadas pelo Município contra o Estado de Alagoas e outros, o acesso total às tais informações e documentos enseja potencial risco de que, em havendo sua ampla e irrestrita divulgação, comprometa-se a eficácia das estratégias de defesa do interesse público da municipalidade.

Nessa hipótese, o malferimento da tática processual utilizada pode fazer malograr, ainda que em parte, as prerrogativas propugnadas pelo ente municipal nas ações propostas, com induvidosos prejuízos financeiros ao erário.

De acordo com o art. 15 do Decreto Municipal 8.052/2015, que regulamenta o acesso à informação no âmbito do Poder Executivo de Maceió, são passíveis de decretação de sigilo:

Art. 15. São Passíveis e classificação de sigilo as informações e documentos imprescindíveis à segurança da sociedade o do Estado, considerados como tais, aquelas cuja divulgação ou acesso irrestrito possam:

(4)

LM

Página 3 de 5 Estado de Alagoas

Município de Maceió

Procuradoria-Geral do Município

Rua Pedro Monteiro, n°291, Centro- Maceió-AL - CEP 57020380

M AC ÓE I

I – pôr em risco a vida, a segurança ou a saúde da população;

II – prejudicar ou causar risco a planos ou operações estratégicas dos órgãos vinculados à proteção dos bens municipais, dos seus serviços e de suas instalações;

III – pôr em risco a segurança pública;

IV – prejudicar ou causar risco a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, assim como a sistemas, bens, instalações ou áreas de interesse estratégico do Município de Maceió;

V – pôr em risco a segurança de instituições, de autoridades ou de servidores municipais;

VI – comprometer atividades de inteligência, bem como de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de infrações; ou

VII – infringir legislações específicas que exija o sigilo de determinadas informações.

No caso em concreto, o sigilo encontra guarida na prescrição do inciso II do citado artigo, pois a o objeto da contratação é a tentativa de resguarda dos direitos do Município na repartição de receita decorrente da concessão do serviço público de distribuição de água e esgoto da Região Metropolitana de Maceió.

As repercussões desse caso transcendem a mera questão da infraestrutura do serviço público, para abarcar: possível dano ao erário pela não apropriação, ainda que parcial, do valor da outorga do serviço; perda do controle da gestão da concessão pelo Município, pela substancial redução do seu poder de discussão e deliberação em matéria de sua competência; violação ao princípio federativo; potencial perda de receitas fiscais; falta de convergência da concessão com a política municipal de saneamento; etc.

Por ocasião da necessidade de resguardo dos interesses do Município foi decretado o sigilo na modalidade “reservado”, com previsão no art. 17, §1º, inciso III do Decreto Municipal 8.052/2015, amparado na avaliação de que se as informações sobre estratégias jurídicas -- envolvendo as judiciais, inclusive -- articuladas a serem executadas (e hoje já em execução) para a defesa dos interesses do Poder Executivo fossem divulgadas, poder-se-ia, por óbvio, haver esvaziamento e grande prejudicialidade aos interesses públicos municipais.

Art. 17. A informação ou documento em poder dos órgãos e entidades da Prefeitura do Município de Maceió poderão ser classificados como ultra ultrassecreto, secreto ou reservado.

(5)

LM

Página 4 de 5 Estado de Alagoas

Município de Maceió

Procuradoria-Geral do Município

Rua Pedro Monteiro, n°291, Centro- Maceió-AL - CEP 57020380

M AC ÓE I

§ 1º Os prazos máximos e improrrogáveis de restrição de acesso, conforme a classificação prevista no caput deste artigo, vigoram a partir da data de produção e são os seguintes:

I – ultrassecreto: 25 (vinte e cinco) anos;

II – secreto: 15 (quinze) anos; e III – reservado: (5 anos).

Registre-se que todos os procedimentos necessários à formalização do procedimento foram observados, tanto é verdade que houve publicação do extrato de contrato, dando-se a publicidade determinada pela Lei 8.666/93. E mais, a causa objeto da contratação em foco é absolutamente singular e os escritórios jurídicos contratados são referências no cenário nacional, além de terem aceitado a proposta de remuneração TOTALMENTE ad êxito e em percentual absolutamente moderado de 3%

(três por cento) incidente sobre o EFETIVO ganho econômico que venha o Município obter.

Necessário, ainda, destacar, que, pela natureza da contratação, foi auscultado previamente o Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Município – CSPGM, sobre a viabilidade em tese da contratação, diante das peculiaridades do caso e estratégias jurídicas da intervenção judicial a ser adotada, algo que jamais ocorrera anteriormente, quando gestões passadas (inclusive a imediatamente anterior) contrataram serviços jurídicos não apenas sem essa necessária oitiva do CSPGM, como à míngua de regular processo administrativo formal de contratação.

Neste mesmo alinhamento -- documentação sigilosa -- dispõe o art.

25 da LAI.

Art. 25. É dever do Estado controlar o acesso e a divulgação de informações sigilosas produzidas por seus órgãos e entidades, assegurando a sua proteção. (Regulamento)

§ 1º O acesso, a divulgação e o tratamento de informação classificada como sigilosa ficarão restritos a pessoas que tenham necessidade de conhecê-la e que sejam devidamente credenciadas na forma do regulamento, sem prejuízo das atribuições dos agentes públicos autorizados por lei.

§ 2º O acesso à informação classificada como sigilosa cria a obrigação para aquele que a obteve de resguardar o sigilo.

§ 3º Regulamento disporá sobre procedimentos e medidas a serem adotados para o tratamento de informação sigilosa, de modo a protegê-la contra perda, alteração indevida, acesso, transmissão e divulgação não autorizados.

(6)

LM

Página 5 de 5 Estado de Alagoas

Município de Maceió

Procuradoria-Geral do Município

Rua Pedro Monteiro, n°291, Centro- Maceió-AL - CEP 57020380

M AC ÓE I

Assim, inegável que, neste momento, a cópia INTEGRAL não deve ser fornecida, a fim de resguardar os próprios interesses do Município, todavia, admite-se a disponibilização parcial dos principais documentos alusivos à contratação, especialmente os abaixo destacados.

III – DA CONCLUSÃO.

Ante todo o exposto, esta Procuradoria-Geral do Município, por seu signatário representante, levando em consideração a análise dos autos e restrito ao seu conteúdo, bem assim considerando a decretação de sigilo na modalidade reservado com fulcro no art. 17, §1º, inciso III do Decreto Municipal 8.052/2105, OPINA pelo DEFERIMENTO PARCIAL DO PEDIDO, restando autorizada a disponibilização ao requerente das cópias dos seguintes documentos alusivos à contratação materializada no Proc. Adm. 6700.037800/2021: (a) extratos de publicações; (b) certidão de autorização do CSPGM e (c) currículos dos titulares dos escritórios contratados.

É o parecer, salvo melhor juízo.

Maceió/AL, 29 de julho de 2021.

JOÃO LÔBO

Procurador-Geral do Município Matrícula nº 954271-0 | OAB/AL 5.032

JOAO LUIS LOBO SILVA

Assinado de forma digital por JOAO LUIS LOBO SILVA

DN: c=BR, o=ICP-Brasil, ou=AC OAB, ou=22677427000161, ou=Assinatura Tipo A3, ou=ADVOGADO, cn=JOAO LUIS LOBO SILVA Dados: 2021.08.05 09:39:56 -03'00'

(7)

PREFEITURA DE

MACEIÓ

PROCURADORIA

CERTIDÃO

CERTIFICO, para os devidos fins, a pedido do Gabinete do Procurador-Geral do Município de Maceió, que, em reunião extraordinária do CONSELHO SUPERIOR DA PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO – CSPGM, datada de 23 (vinte e três) de junho de 2021, foi submetida à análise e deliberação do colegiado a autorização para possível contratação de Escritório Jurídico para representação judicial dos interesses do Município de Maceió em demandas judiciais relativas ao certame licitatório e à contratação da concessão do serviço público de saneamento básico da Região Metropolitana de Maceió. CERTIFICO, também, que, pela natureza da matéria envolvida, pelo local do ajuizamento, condições de acompanhamento da causa, suas instâncias recursais e, inclusive, pelas particularidades técnico-jurídicas da demanda e potencial multiplicidades de ações e recursos a serem propostos, decidiu o colegiado pela viabilidade da contratação em tese, haja vista o notório acúmulo de funções já desempenhadas pela Procuradoria-Geral do Município com as demais ações judiciais e demandas administrativas já em curso. CERTIFICO, ainda, que o Conselho deliberou ser lícita a contratação, em tese, observada a discricionariedade do administrador, e desde que cumpridos os seguintes requisitos indispensáveis para a legitimidade da contratação, a serem aferidos em processo administrativo próprio: (a) observância integral dos pressupostos de legalidade; (b) fixação de remuneração exclusivamente ad exitum; (c) efetiva comprovação da notória experiência técnica do escritório jurídico que venha a ser contratado, mediante análise curricular dos seus representantes legais; e (d) obtenção de parecer jurídico final positivo por parte da PGM. É o que tenho a certificar.

Maceió/AL, 3 de agosto de 2021.

DAVID FERREIRA DA GUIA Procurador-Geral Adjunto de Maceió

OAB/AL 4.774 DAVID

FERREIRA DA GUIA

Assinado de forma digital por DAVID FERREIRA DA GUIA Dados: 2021.08.03 09:11:33 -03'00'

(8)

C U R R I C U L U M V I T Æ

José Eduardo Rangel de Alckmin

(9)

C U R R I C U L U M V I T Æ JOSÉ EDUARDO RANGEL DE ALCKMIN

Filiação: José Geraldo Rodrigues de Alckmin e Ana Maria Rangel de Alckmin

Local e data de nascimento: São Paulo/SP, em 26/03/1955.

Profissão: Advogado

Estado Civil: Casado

Inscrição na OAB/DF: 2.977 FORMAÇÃO SUPERIOR:

 Bacharel em Direito, formado pela Universidade de Brasília, em 1977.

PRINCIPAIS ATIVIDADES EXERCIDAS:

 Advocacia a partir de 1978, especialmente junto aos Tribunais Superiores;

 Assessor do Ministério da Educação e Cultura (1979/1980);

 Secretário-Chefe da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (1980/1981);

 Chefe dos Serviços Jurídicos do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - ECAD (1981);

 Chefe de Gabinete do Secretário-Geral do Ministério da Previdência e Assistência Social (1982/1983);

 Conselheiro do Conselho Nacional de Direito Autoral - CNDA (1982/1985);

(10)

3

 Conselheiro da Primeira Câmara do Primeiro Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda (1984/1992);

 Vice-Presidente da Primeira Câmara do Primeiro Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda e Membro da Câmara Superior de Recursos Fiscais (1987/1992);

 Ministro suplente do Tribunal Superior Eleitoral (1991/1993).

 Membro do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil/DF, (1993/1997);

 Ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (1996/2000)

 Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção do DF, de 1993 à 2003;

 Conselheiro Seccional da OAB, de 2001 à 2003;

 Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, de 2004 à 2006.

 Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção do DF; (2010 a 2012).

 Sócio do escritório Alckmin Advogados desde 1993.

ATIVIDADES ATUAIS:

 Advocacia (sócio do escritório ALCKMIN ADVOGADOS);

CURSOS MINISTRADOS:

 Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público 160h/a – Direito Constitucional Eleitoral - IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público - Anos 2002 a 2008.

 Curso de Extensão18h/a – Panorama Básico de Direito Eleitoral – IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público - Ano 2001.

 I Ciclo de Estudos das Eleições 2006 – EJE – maio/2006.

 O Referendo como forma de participação democrática direta - TRE/DF e EJE – setembro/2005.

 Ação de investigação judicial eleitoral – Abuso de poder e captação vedada de sufrágio – OAB/MS e ESA/MS – junho/2004.

 II Ciclo de estudos preparatórios para as Eleições Municipais de 2004 – VII Encontro (X Reunião) do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral do Brasil – junho/2004.

 Encontro dos juízes da justiça federal que atuam no eleitoral – preparatório para as eleições municipais de 2004

(11)

4

– Centrejufe Conselho da Justiça Federal – junho/2004.

 Ação de investigação judicial eleitoral e recursos eleitorais – TRE/PB, EJE/PB e OAB/PB – agosto/2004.

 Amazônia 2003 – Fórum Internacional de Direito Eleitoral e Penal da Amazônia – Palestras: Financiamento de campanha e Peculiaridades do sistema brasileiro – EJE/AM - setembro/2003.

 Curso sobre “Código Eleitoral” – TRE/DF – setembro/2004.

 Palestra: Curso de instalação da escola judiciária eleitoral do maranhão – TRE/MA e EJE/MA.

 II Encontro Regional de Magistrados Matogrossenses – AMAM/MT – setembro/2000.

 5º Ciclo Internacional de Conferências – Estado de Direito:

uma realidade possível – AMATRA - junho/1999.

 Seminário Direito Eleitoral: Eleições 2000 – Instituto Min.

José Geraldo Rodrigues de Alckmin – setembro/1999.

 Seminário Tributação e Crescimento Econômico (CEAT) – Palestra: “A Reforma Tributária na Cobrança de Dívida Ativa e a Mudança nas Relações Fisco-Ccontribuintes” - maio/2007.

 Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (ALMAGIS – Alagoas) – Palestra: “A Reforma Política e a Fidelidade Partidária” – maio/2008.

 I Fórum Goiano de Direito Eleitoral (Instituto Goiano de Direito Eleitoral – IGDEL) – Palestra: “Representações Eleitorais, AIJE, RCED e AIME” – maio/2008.

 I Seminário de Direito Eleitoral do ISESC – agosto/2008;

 Congresso de Direito Eleitoral (OAB-DF e ESA-DF) – Palestra: “Abuso do Poder Econômico e Político” – abril/2010.

 II Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (UNICURITIBA) – Palestra: “As Inovações nas Regras de Propaganda na Lei 12.034/09” – maio/2010.

 VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral – Palestra:

“Mídia Eletrônica e Campanha Eleitoral” – junho/2010.

 XIII Congresso Brasiliense de Direito Constitucional – outubro/2010.

 Congresso Internacional Eleitoral: Democracia global e Eleições (TSE / EJE) – Palestra: “Causas de Inelegibilidade e Soberania Popular” – março/2012.

 Curso de Extensão de Direito Eleitoral (online) – Disciplina:

Doações e Gastos Eleitorais e Prestação de Contas dos Candidatos – Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) – Brasília-DF – abril/2012.

(12)

5

 1º Congresso Nacional de Direito Eleitoral – Faculdade de Direito da UNISINOS – Palestra: Irregularidades na arrecadação e aplicação de recursos na campanha eleitoral – Porto Alegre-RS – abril/2012.

 18º Seminário Internacional de Ciências Criminais – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) – Palestra: Crimes Eleitorais – São Paulo-SP – agosto/2012.

 III Semana do Advogado – Palestra: Processo Eleitoral e Democracia – Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP – setembro/2012.

 Semana Jurídica da Faculdade FASIPE – Palestra:

Processo Eleitoral e Democracia – Sinop-MT – outubro/2012.

 Audiência Pública sobre Financiamento de Campanhas Eleitorais – STF – junho/2013.

 Curso de Hermenêutica Jurídica - Palestra: A hermenêutica do Direito Eleitoral – Escola da Magistratura do TRF da 4ª Região - Porto Alegre – agosto/2013.

 X Seminário de Vereadores do MS – Palestra:

Financiamento de Campanha e Prestação de Contas – Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul – Campo Grande - março/2014;

HOMENAGENS:

 Titulo de Sócio Honorário do Instituto de Direito Político e Eleitoral (IDPE) – setembro/2003.

 Medalha do Mérito Alvorada – Governador José Roberto Arruda – Decreto de 25 de setembro de 2008.

 Título de Cidadão Soteropolitano – Autoria: Vereador Paulo Magalhães Júnior – Governo do Estado da Bahia – dezembro/2009.

 Título de Cidadão Paraibano – Autoria: Deputado Lindolfo Pires – Estado da Paraíba – maio/2010;

Brasília-DF, junho/2021.

José Eduardo Rangel de Alckmin

Referências

Documentos relacionados

O cooperativismo brasileiro contemporâ- neo possui importância significativa na econo- mia, ampliando a sua participação no merca- do interno e externo (MATOS; NINAUT,

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

O chefe do Poder Executivo Municipal, até 30 (trinta) dias após a publicação da Lei Orçamentária Anual, estabelecerá o desdobramento da receita prevista em metas bimestrais

A ênfase na Guerreira pode ter sido uma estratégia de posicionamento e de defesa, uma vez que foi a candidata que mais recebeu ataques online em 2020, junto a Marilia Arraes (PT)

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

9º É vedada a cessão de servidores da Carreira de Analista de Controle Interno da Controladoria Geral do Município - CGM, salvo para o exercício de cargo em comissão e,