• Nenhum resultado encontrado

Descritores: Pioderma grangrenoso; Processos de enfermagem; Enfermagem.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Descritores: Pioderma grangrenoso; Processos de enfermagem; Enfermagem."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DE USUÁRIO COM PIODERMA GANGRENOSO UTILIZANDO A CLASSIFICAÇÃO CIPESC1

ROSA, Bianca Ottes3; SILVA, Mariana Braga da2; SANTOS, Silvana Ramos dos3; GRANDO, Maristel Kasper4; SILVA, Joselaine Rigue da5.

RESUMO

Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de apresentar a sistematização da assistência de enfermagem de um usuário com pioderma gangrenoso na atenção básica de saúde. A SAE foi estruturada com informações da última visita domiciliária e guiada por um instrumento padronizado pelo curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano, com base na Teoria de Wanda Horta. A Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC) foi a classificação adotada. Os diagnósticos de enfermagem Autoestima baixa e Imagem corporal alterada embasaram a atuação do enfermeiro nos cuidados prioritários em domicílio, com o objetivo de fortalecer a retomada gradual das atividades da vida diária, com o início da aceitação do novo estilo de vida. Houve significativa alteração dos diagnósticos de enfermagem em relação aos quadros anteriores do usuário, estabelecendo-se novos focos de intervenção, no sentido de promover saúde e prevenir outras complicações.

Descritores: Pioderma grangrenoso; Processos de enfermagem; Enfermagem.

1 Relato de experiência.

2 Autora e relatora. Acadêmica do curso de Enfermagem do 3º semestre do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: maiabragasilva@gmail.com

3 Autora. Acadêmica do curso de Enfermagem do 3º semestre do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil.

4 Autora. Professora Mestre em Enfermagem/UFRGS do curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil.

5 Autora. Enfermeira assistencial da Secretaria de Município da Saúde, Santa Maria, RS, Brasil.

(2)

ABSTRACT

This is an experience report with the aim of presenting the systematization of nursing care (SNC) of a user with pioderma gangrenosum in basic health care. SNC was structured with information of the last home visit and guided by a standardized instrument offered by the Nursing Major of the Franciscan University, based on Wanda Horta's Theory. The International Classification of Nursing Practice in Collective Health (ICNPCH) was the classification adopted for this study. The nursing diagnoses of Low Self-esteem and altered body image were the base the performance of nurses in home care priority, with the aim of making the gradual resumption of activities of daily living stronger, with the early acceptance of a new lifestyle. There was observed a significant alteration in the nursing diagnoses in relation to previous health framework of the user, establishing new points of intervention to promote health and prevent further complications.

Keywords: Pyoderma gangrenosum; Nursing process; Nursing.

1. INTRODUÇÃO

O Pioderma Gangrenoso é uma doença inflamatória da pele que apresenta ulcerações dolorosas e destrutivas mais comumente nos membros inferiores 1-2. Pode estar associada à doença inflamatória intestinal, doenças reumáticas e outras afecções ou ser originado por traumatismos, incluindo os cirúrgicos, constituindo um fenômeno denominado patergia. A doença sendo crônica e progressiva oferece risco de óbito, tendo-se a necessidade de prestar cuidados sistemáticos de forma individualizada na tomada de decisão clínica, com indicação a realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

A SAE é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional clínico de enfermagem bem como os registros de sua prática. Nesse contexto, a SAE permite identificar, compreender, descrever, organizar e explicar como o

(3)

paciente responde aos problemas de saúde, determinando as ações de enfermagem que incluem planejamento, execução e avaliação da assistência prestada 3.

Conforme a Resolução COFEN 358/20094, no artigo 1º, o Processo de Enfermagem deve ser realizado de modo deliberado e sistemático em todos os ambientes públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem. O Processo de Enfermagem é composto por cinco etapas inter- relacionadas: histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento dos cuidados, implementação dos cuidados e avaliação dos resultados.

2. OBJETIVO

Relatar uma experiência de sistematização da assistência de enfermagem realizada para um usuário com pioderma gangrenoso na atenção básica de saúde.

3. METODOLOGIA

A SAE foi estruturada com informações da última visita domiciliária realizada, sendo que o usuário recebia acompanhamento do enfermeiro da unidade de saúde há 12 meses e internação domiciliar há seis meses. Para coleta de dados, utilizou-se um instrumento padronizado pelo curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), contemplando as necessidades psicobiológicas, psicossociais, psicoespirituais, com base na Teoria de Wanda Horta. A partir dessa coleta de dados, foram identificados os diagnósticos de enfermagem utilizando a Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC)5.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 Histórico do usuário

S.B., masculino, 58 anos, casado, profissão vigilante, em auxílio-doença por incapacidade laborativa há 25 meses. Os familiares procuraram a unidade básica de saúde para a realização de curativo em lesão no MMII direito e verificação da glicemia capilar em domicílio. Apresentava história pregressa de diabetes melittus e

(4)

hipertensão arterial sistêmica. No primeiro contato estabelecido durante a visita domiciliária estava orientado no tempo e no espaço, comunicativo e acamado há 12 meses. Afirmava estar fazendo uso de Insulina NPH, AAS, Enalapril, Bactrin, Clopedogrel, Benapril, Espinolatrona, Sinvastatina, Bromoprida, Warfarin, Fluoxetina, Selozok, e complementos nutricionais: Designe albumina, Nutrem activ.

Os sinais vitais eram: PA: 130/80 mmHg, FC: 86 bpm, FR: 16 mpm, Tax: 36 ºC. Ao exame físico: usuário corado, nutrido, hidratado. Cabeça e pescoço: couro cabeludo com boa higienização, acuidade visual normal. Tórax: murmúrios vesiculares presentes, ausência de ruídos adventícios. Abdomen: globoso, eliminações vesico- intestinais presentes, realizados na fralda e na comadre, respectivamente. MMSS:

sp. Sistema Músculo-esquelético: lesão por pressão na região trocantérica direita, com boa cicatrização. MMII: coto do MMII esquerdo cicatrizado, lesão do MMII direito com excelente processo de epitelização, apresentando somente pequenas crostas ao longo da lesão. Pulso pedioso, pulso tibial posterior e anterior, presentes.

4.2 Planejamento e implementação

Quadro 1 – Relação de diagnósticos e intervenções de enfermagem

4.3 Evolução

Os diagnósticos de enfermagem Autoestima baixa e Imagem corporal alterada, identificados nessa fase de recuperação do usuário, embasaram a atuação do enfermeiro nos cuidados prioritários em domicílio, com o objetivo de fortalecer a retomada gradual das atividades da vida diária, com o início da aceitação do novo estilo de vida.

Diagnósticos de Enfermagem

Intervenções de Enfermagem

Autoestima baixa Auxiliar a reflexão sobre a interferência da doença na sua vida;

Encorajar a identificação de pontos fortes e capacidades;

Incentivar interação social;

Esclarecer dúvidas quanto a situação de saúde atual;

Encorajar a verbalização de sentimentos, percepções e medo.

Imagem corporal alterada

Encorajar a verbalização de sentimentos, percepções e medo;

Estimular o autocuidado corporal;

Estimular o controle da ingestão alimentar;

Realizar visita domiciliar;

Orientar o controle do uso de medicação.

(5)

Os resultados alcançados para o diagnóstico Autoestima baixa indicaram o aumento do interesse do usuário em retomar as atividades que desenvolvia como locutor em uma rádio comunitária local e o auxílio em atividades domésticas da família.

No que diz respeito aos resultados para Imagem corporal alterada observou- se melhora significativa do quadro geral, com a regulação da glicemia capilar e pressão arterial, apresentando ausência de algia no MMII direito, com excelente processo de epitelização. Já, no MMII esquerdo foi realizada amputação há quatro meses apresentando coto totalmente cicatrizado.

Houve significativa alteração dos diagnósticos de enfermagem em relação aos quadros anteriores do usuário, estabelecendo-se novos focos de intervenção, no sentido de promover saúde e prevenir complicações.

5. CONSIDERAÇÕES

O desenvolvimento da SAE demonstrou ser um elemento decisivo para a tomada de decisão clínica acertada do enfermeiro e contribuiu para a estabilização da doença e recuperação da saúde do usuário, demonstrando uma atuação profissional competente e de qualidade.

REFERÊNCIAS

1 Fraga JCS,Valvede RV,Souza VL,et al.Pioderma gangrenoso.Apresentação atípica.Ann Bras Dermatol 2006; 81(3): S305-8.

2 Costa IMC,Nogueira LSC.Pioderma gangrenoso e artrite reumatóide Relato de caso. An Bras Dermatol 2005;80(1):81-2.

3 Fuly PSC, Leite JL, Lima SBS. Correntes de pensamentos nacionais sobre a sistematização da assistência de enfermagem. Rev Bras Enferm 2008; 61(6):883-7.

4 Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Resolução Cofen n. 358, de 15 de outubro de 2009. Brasília: Cofen; 2009.

5 Secretaria de Município da Saúde. CIPESCANDO EM CURITIBA: Construção e Implementação da Nomenclatura de Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem na Rede Básica de Saúde. Curitiba (PR); 2005.

Referências

Documentos relacionados

Quando se distanciavam de Deus e se tornavam idólatras, não cuidavam do templo, não celebravam as festas religiosas, não entregavam os dízimos e não davam mais ofertas

Para o desenvolvimento do Dispositivo de Interface de Simulação, usamos o microcontrolador 18F4550 com circuitos anexos que permitem interação através da USB com

Para isso foram definidos o objetivo geral que era analisar a dimensão organização do Modelo VRIO na empresa investigada, e os específicos que se resumiam em

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Como a infecção urogenital por Chlamydia é muitas vezes assintomática, ou cursa com sintomas leves (geralmente não referidos pelos pacientes), e sendo a Chlamydia um importante

sintomas moderados (DiII) e dois apresentaram sintomas severos (DiIII). O autor concluiu que as interferências protrusivas demonstraram ter efeito evidente no equilíbrio de

(...) Uma boa atriz, uma boa mentirosa, mas não, na verdade, uma pessoa muito boa.” (KUSHNER, 1994, p. 35) Provavelmente tão mundana quanto o desejo de um ator de

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,