• Nenhum resultado encontrado

2. ZONA BARES Lisboa Portugal T: /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. ZONA BARES Lisboa Portugal T: /"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Rua de São Lázaro, 88 ilga@ilga-portugal.pt

1150-333 Lisboa www.ilga-portugal.pt

Portugal T: 218873918/969367005

Arraial Pride 2013

Regulamento de Funcionamento da Zona Bares

Este documento tem como objetivo regular a participação das empresas/entidades da Zona Bares na 17ª edição do Arraial Pride.

1. EVENTO

Organizado pela Associação ILGA Portugal desde 1997, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, e integrado nas Festas de Lisboa nos últimos anos, o Arraial Pride é o maior e mais participado acontecimento Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero (LGBT) de Portugal, numa celebração da igualdade - e de orgulho na igualdade - que é para todas as pessoas.

À semelhança do que acontece nas principais capitais europeias, o Arraial Pride coloca Lisboa no roteiro dos principais destinos turísticos LGBT - inserido nos circuitos EuroPride e WorldPride, é uma festa ao ar livre, de acesso gratuito, aberto a todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual e identidade de género.

A 17ª edição decorrerá no Terreiro do Paço a 6 de julho, sábado. Das 16h às 4h, o Terreiro do Paço enche-se de atividades para todos os públicos: durante a tarde, no Pride Village e no Arraialito (o Arraial Pride para todas as crianças); e à noiteo Palco abre, a partir das 20h30, a maior pista de dança e música da cidade. Este ano, as Festas de Lisboa fecham com um arco-íris.

A organização do evento é assegurada uma equipa de cerca de dez pessoas, maioritariamente em regime de voluntariado, que trabalham diferentes áreas do Arraial: apoios logísticos e financeiros, acolhimento de artistas e técnicos, comunicação, fornecedores, Bares, Arraialito e Welcome Center. A esta equipa junta-se um conjunto de cerca de 90 pessoas que voluntariamente ajudam nas montagens/desmontagens e nas atividades e necessidades previstas para este dia.

2. ZONA BARES 2.1. DESCRIÇÃO

2.1.1. Esta área compreende um conjunto de 28 tendas, das quais 26 para exploração comercial/associativa e 2 para exploração da ILGA Portugal. As tendas são montadas nas áreas laterais imediatamente a seguir ao Palco do evento; nas extremidades, localizam-se as áreas Pride Village e Welcome Center/Lounge.

2.1.2. A organização do Arraial Pride divulgará a planta do recinto, aprovada pelos serviços da Câmara Municipal de Lisboa, no website do evento (ilga-portugal.pt/arraialpride/2013) a 13 de maio. Esta data pode ser alterada em caso de atraso por parte da CML.

2.2. PARTICIPAÇÃO 2.2.1. Convite

a) A Associação ILGA Portugal envia um convite à participação aos bares que se enquadrem no evento e estejam isentos de questões pendentes de anteriores edições.

b) A organização está aberta a propostas de outros bares através do email arraialpride@ilga-portugal.pt e reserva-se o direito de aceitar ou não.

2.2.2. Inscrição

a) A Ficha de Inscrição, disponibilizada no website do evento a 6 de Maio, deverá ser devidamente preenchida e enviada até ao dia 24 de maio para o endereço eletrónico arraialpride@ilga-portugal.pt.

b) Na Ficha de Inscrição deverá indentificar Entidade, Responsáveis, número de posições pretendido e, em caso de interesse, manifestar preferências.

(2)

Rua de São Lázaro, 88 ilga@ilga-portugal.pt

1150-333 Lisboa www.ilga-portugal.pt

Portugal T: 218873918/969367005

c) Apenas é permitida a exploração do espaço total da tenda, sendo expressamente proibido dividir o espaço da tenda com outra entidade, subalugar ou ceder a posição contratual sem prévio consentimento da Associação ILGA Portugal.

2.2.3. Manifestação de preferências

a) Os bares poderão ter prioridade no Sorteio das posições no recinto do Arraial Pride. Para tal, deverão selecionar na Ficha de Inscrição a posição pretendida e fazer uma oferta superior à Taxa de Participação estabelecida no Ponto 2.2.4., permitindo, assim, uma subida na lista de atribuição de posições.

b) Esta oferta terá de ser superior a €50,00 (cinquenta euros) para ser válida.

c) Em caso de mais do que uma demonstração de interesse por uma determinada posição, terá prioridade a melhor oferta financeira.

d) Não são aceites revisões da oferta inicial.

e) A proposta financeira apenas se aplica à primeira posição indicada na Ficha de Inscrição. Se, por algum motivo, essa preferência não puder ser satisfeita pela organização do Arraial Pride, os/as responsáveis do bar poderão optar por pagar apenas a Taxa de Participação indicada no Ponto 2.2.5..

f) Se a planta do recinto não for aprovada atempadamente pelos serviços da Câmara Municipal de Lisboa, a organização reserva-se o direito de eliminar esta fase e atribuir todas as posições por Sorteio.

2.2.4. Sorteio

a) A distribuição das posições não atribuídas através da Manifestação de Preferências será determinada por um Sorteio aberto aos bares inscritos.

b) O Sorteio realizar-se-á na sede da Associação ILGA Portugal no dia 4 de junho pelas 19h00. Deverão estar presentes representantes dos bares inscritos.

c) A distribuição final das posições será anunciada no final do Sorteio e enviada por e-mail no dia 5 de junho para o endereço eletrónico indicado na candidatura.

2.2.5. Taxa de Participação

a) A inscrição de cada bar só será efetiva mediante pagamento da Taxa de Participação correspondente a €700,00 (setecentos euros) por posição.

b) A Taxa de Participação em vigor inclui a atribuição de 1 (uma) tenda e respetivo equipamento, detalhados no Ponto 3., acesso a condições de fornecimento exclusivas, descritas no Ponto 4., e identificação do estabelecimento na tenda e no mapa do recinto, de acordo com o Ponto 3.1..

c) O prazo para pagamento da Taxa de Participação termina no dia 10 de junho. A ausência de pagamento até esta data implica a exclusão imediata da entidade.

d) Caso necessário, será divulgado um segundo momento de inscrições, a 15 de junho, nos mesmos termos e com as mesmas condições que o anterior.

3. EQUIPAMENTO 3.1. TENDA 3.1.1. Condições

a) Cada tenda tem as dimensões aproximadas de 5m x 5m e uma altura de 2,30m (na parte útil), formato cone na parte superior, de cor branca e estrado preto com cerca de 20cm de altura. Em Anexo a este Regulamento, encontram-se algumas imagens das tendas utilizadas na edição de 2011.

b) Cada tenda terá um limite de 5m x 4m na área frontal, passível de ser explorada como esplanada. c) A área de esplanada referida na alínea anterior poderá não ser autorizada por razões de segurança.

d) A decoração da tenda é da inteira responsabilidade do participante. A mesma deve respeitar os limites de eletrificação de cada espaço e cingir-se ao interior e à altura do espaço.

e) A necessidade de montagem de equipamento fora das áreas tenda e/ou esplanada deve ser comunicada pelo bar à organização e aguardar validação obrigatória. As alterações serão posteriormente comunicadas a todos/as os/as restantes responsáveis pelos bares.

(3)

Rua de São Lázaro, 88 ilga@ilga-portugal.pt

1150-333 Lisboa www.ilga-portugal.pt

Portugal T: 218873918/969367005

3.1.2. Para cada tenda, a organização prevê: a) Identificação do estabelecimento respetivo.

b) Instalação elétrica com uma capacidade de cerca de 16 amperes e com uma régua de seis tomadas. c) Uma arca frigorífica horizontal.

d) Duas máquinas de cerveja de barril com uma bica. e) Um contentor do lixo.

f) Seis mesas de plástico branco; este número poderá ser reduzido caso a CML não disponibilize quantidade suficiente.

g) Doze cadeiras de plástico branco; este número poderá ser reduzido caso a CML não disponibilize quantidade suficiente.

h) Acesso a ponto de água.

3.1.3. Cuidados específicos com eletricidade

Em todas as edições do Arraial Pride tem havido problemas de curto-circuitos causados pela inadequada utilização das instalações elétricas, nomeadamente pelo contato de líquidos com as instalações elétricas.

a) É impreterível a colocação de fios elétricos a 50cm do chão e nunca em espaços de circulação.

b) As extensões elétricas devem ser isoladas, com material transparente, e colocadas a uma distância mínima de cerca de 1m das máquinas de cerveja ou outros equipamentos que envolvam líquidos.

c) Qualquer dano decorrente do não cumprimento destas premissas é da exclusiva responsabilidade do bar onde o dano ocorreu.

3.2. MONTAGENS/DESMONTAGENS 3.2.1. Horários

a) Montagem: 5 de julho das 8h às 21h e 6 de julho das 8h às 15h. b) Desmontagem: 7 de Julho, das 4h30 às 10h.

3.2.2. Descarga de material

a) A descarga de material deverá ser feita no dia 5 de julho e até às 12h do dia 6 de julho pela via lateral do Terreiro do Paço. Os veículos não podem circular fora desta via, estando proibida a entrada de veículos no pavimento da Praça.

b) Não serão permitidos veículos dentro da Praça durante o evento.

c) Para que a descarga de todo o material, incluindo fornecedores do evento, seja possível no período indicado na alínea a) será permitida a entrada simultânea de apenas três bares na via lateral de descarga, durante turnos máximos de uma hora. Até 10 (dez) dias antes do evento, a organização fornecerá uma tabela com os turnos disponíveis para indicação da preferência horária de cada bar.

3.3. MATERIAL 3.3.1. Inventário

a) Os participantes deverão entregar à organização até dia 25 junho uma lista com todo o material não consumível, nomeadamente equipamentos elétricos, que tencionam ter na tenda no dia do evento.

b) O controlo do consumo de eletricidade por cada tenda e a prevenção de falhas elétricas no recinto não permitem o uso de equipamentos com maiores consumos elétricos, nomeadamente fornos, microondas, frigoríficos e/ou qualquer outro material adicional não previsto e autorizado no presente Regulamento.

3.3.2. Mesas e cadeiras

a) O levantamento do material disponibilizado pela organização, referido na alínea e) do Ponto 3.1.2., no dia do evento só poderá ser feito mediante pagamento de caução correspondente a €30,00 (trinta euros), montante que acresce à transferência bancária da Taxa de Participação.

b) A não devolução deste material ao local indicado pela organização ou a devolução de material em estado danificado do registado no momento do seu levantamento implica uma multa de €5,00 (cinco euros) por cada cadeira e por cada mesa.

(4)

Rua de São Lázaro, 88 ilga@ilga-portugal.pt

1150-333 Lisboa www.ilga-portugal.pt

Portugal T: 218873918/969367005

3.4.1. A vigilância do evento entre os dias 5 e 7 de julho é garantida pela Polícia de Segurança Pública e pela Polícia Municipal, ambas contratadas para o efeito.

3.4.2. Cada participante é, no entanto, responsável pela sua tenda e pelos respetivos bens, não sendo da responsabilidade da organização o desaparecimento ou a danificação do material exposto e utilizado durante o evento. 3.4.3. Em cumprimento do Plano de Segurança do recinto, cada bar é obrigado a garantir a presença de meios de primeira intervenção em caso de incêndio, nomeadamente um extintor de CO2 por tenda.

3.4.4. Deverão afixar em local visível o Plano de Evacuação de Emergência, disponibilizado pela organização no dia do evento, e respeitar as saídas de emergência previstas neste Plano.

3.4.5. A limpeza e a higiene da tenda é da responsabilidade de cada bar.

4. BEBIDAS E GELO

4.1. ENCOMENDA E PAGAMENTO

4.1.1. O Arraial Pride é fornecedor exclusivo de cervejas, refrigerantes e águas vendidos pelos bares.

4.1.2. No final do evento, é obrigatório o pagamento do valor de encomenda apurado. Todo o material deixado no recinto será considerado como “não entregue” pela organização, incluindo barris de cerveja e tubos de CO2 (abertos ou

por abrir).

4.1.3. Para previsão de stock, os participantes deverão enviar à organização a Nota de Encomenda dos produtos e respetivas quantidades que pretendem até dia 20 de junho para o endereço eletrónico arraialpride@ilga-portugal.pt

.

4.1.4. Esta nota deve ser acompanhada de:

a) Comprovativo de pagamento de uma caução a transferir para a conta bancária da Associação ILGA Portugal no valor de 25% do total da encomenda feita.

b) Cheque-caução no valor de 75% do total da encomenda feita, que apenas será acionado em caso de não pagamento por parte dos/as responsáveis do bar.

c) O montante referido na alínea a), liquidado a título de caução, dará origem a um crédito cujo valor será descontado do montante a pagamento no final do evento.

d) O cheque referido na alínea b) apenas será acionado em caso de não pagamento dos montantes devidos no final do evento e será devolvido até dia 12 de julho, via postal para a morada indicada na Ficha de Inscrição.

4.2. FORNECIMENTO

4.2.1. O fornecimento das bebidas será feito à consignação a partir das 10h de 6 de julho no armazém do evento – Torreão Poente do Terreiro do Paço.

4.2.2. Para que possa ser feita a devolução obrigatória dos produtos não consumidos, o estado e as caraterísticas de armazenamento dos mesmos devem estar intatos.

4.2.3. O gelo encomendado deverá ser pago na sua totalidade, mesmo que não levantado ou consumido. 4.3. LEVANTAMENTO

4.3.1. O envio da Nota de Encomenda, indicado no Ponto 4.1.3., deve fazer-se acompanhar pelas identificações de três responsáveis do bar participante – cópias do cartão de identidade e contatos. Para levantamento das bebidas é obrigatória a apresentação das respetivas credenciais de identificação, entegues pela organização no dia do evento.

5. COMIDA

5.1. O estado de conservação dos consumíveis disponibilizados é da inteira e exclusiva responsabilidade da entidade que os fornece e comercializa, cumprindo as condições exigíveis por lei.

5.2. A organização não se responsabiliza por consumíveis que não fornece, nomeadamente todos os outros que não os mencionados no Ponto 4.1.1..

(5)

Rua de São Lázaro, 88 ilga@ilga-portugal.pt

1150-333 Lisboa www.ilga-portugal.pt

Portugal T: 218873918/969367005

O plano de comunicação do Arraial Pride prevê a distribuição de materiais gráficos na cidade de Lisboa. Para uma eficaz divulgação do evento, as entidades participantes deverão colaborar neste sentido, designadamente na afixação de cartazes e na entrega de postais nos seus habituais estabelecimentos/espaços comerciais.

7. PAGAMENTO

7.1. O pagamento da Taxa de Participação, da caução da encomenda de bebidas e gelo e da caução de mesas e cadeiras deverá ser efetuado através de transferência bancária para o NIB 003506970063149043064 – Associação ILGA Portugal, com envio dos respetivos comprovativos para o endereço eletrónico arraialpride@ilga-portugal.pt.

7.2. O cheque-caução, à ordem de Associação ILGA Portugal, deverá ser enviado para Rua de São Lázaro nº 88, 1150-333 Lisboa.

7.3. Cada bar apresentará, ainda, um Fiador que se responsabilizará pelo pagamento de todas as quantias devidas e não pagas pelo respetivo bar, entregando, com a Ficha de Inscrição, a Declaração do Fiador enviada para o efeito, devidamente assinada e acompanhada de cópia do Cartão de Cidadão ou Cartão de Contribuinte do Fiador.

8. CALENDÁRIO

data ação

13-Mai Divulgação Planta do recinto

24-Mai Entrega da Ficha de Inscrição e Declaração do Fiador / Manifestação de Preferências 04-Jun Sorteio de posições

05-Jun Divulgação da distribuição final das posições dos bares inscritos 10-Jun Pagamento da Taxa de Participação

15-Jun Caso necessário, segundo momento de inscrições

20-Jun

Envio de:

Nota de Encomenda

Comprovativo de pagamento da caução de 25% do valor da encomenda Cheque-caução de 75% do valor da encomenda

Cópias cartões de identificação e contatos dos/as responsáveis pelo levantamento de produtos 25-Jun Envio de Inventário de material não consumível

05-Jul Montagens 06-Jul Arraial Pride 2013 07-Jul Desmontagens

12-Jul Devolução cheque-caução

9. CONTACTOS

CRISTINA PEREIRA Coordenação Geral cristina@ilga-portugal.pt +351 961 704 353

MIGUEL PINTO Direção ILGA Portugal/Responsável Armazém miguel@ilga-portugal.pt

Associação ILGA PORTUGAL www.ilga-portugal.pt +351 218 873 918

(6)

Rua de São Lázaro, 88 ilga@ilga-portugal.pt

1150-333 Lisboa www.ilga-portugal.pt

Portugal T: 218873918/969367005

ANEXO I

Referências

Documentos relacionados

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

comprovante de obtenção do título de Doutor, obtido ou reconhecido em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes, que tenha sido conferido pelo menos 6

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Não houve um aumento significativo da resistência a compressão da mistura (MTA+Lignina) quando comparada com os resultados do MTA Angelus na mesma metodologia, isso se

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar

Nos períodos de 17 e 30 dias, os tecidos dos grupos tratados com ciclosporina tiveram maturação no tecido de granulação mais rápida, devido à maior deposição de fibras colágenas,

Com o Pack Assistência à Condução Plus, o Assitente Ativo Stop-and-Go pode assumir a tarefa de manter a distância de segurança numa velocidade até 60 km/h, em especial em

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on