• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ESTUDO DE CASO: NOVO PROTOCOLO PARA TRATAMENTO DE ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Biomedicina SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE - UNIFIA INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): RAQUEL SACCOMANI, TATIANE BIANCA DE ARAÚJO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ALINE GRITTI RODRIGUES ORIENTADOR(ES):

(2)

Resumo

A Alopecia é uma alteração do couro cabeludo que se apresenta pela ausência ou diminuição de cabelo. A Alopecia Androgenética é classificada como Alopecia não-cicatricial. É uma alteração que acontece nos folículos pilosos, ocorrendo uma diminuição no crescimento dos cabelos, tornando-os mais claros, finos ou até atróficos, em seguida a queda do cabelo. Os principais fatores são hereditários e androgênicos, a modificação ocorre no metabolismo do folículo piloso pela ação da 5-a-redutase que transforma a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT). Para ter seu crescimento normal o pelo tem um ciclo de vida que é considerado composto por três fases: Anágena, Catágena e Telógena. Na alopecia acontece uma alteração do ciclo capilar, um encurtamento da fase anágena. As vitaminas são substâncias orgânicas, tendo seu papel importante para o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Quanto aos minerais, podemos mencionar sua importante função como catalisadores biológicos, anti-radicais livres, antioxidantes, aumentam o sistema de defesa. Os aminoácidos desempenham também um papel importante para o crescimento e desenvolvimento dos cabelos. As argilas há muito tempo vêm sendo usadas com finalidade terapêutica. O Colágeno Hidrolisado é uma proteína e tem um papel importante para acontecer o crescimento, regeneração e renovação dos cabelos. Os extratos de plantas naturais estão apresentando resultados semelhantes aos alcançados através de medicamentos sintéticos, por se tratar desses extratos seus efeitos adversos praticamente se apresentam mínimos. De origem mineral, as argilas desempenham vários papeis importantes e imprescindíveis para manter a qualidade da pele como um todo, incluindo do couro cabeludo, devido aos seus componentes. A fototerapia por meio do LED estimula a função celular, que resulta em reações fotoquímicas capazes de potencializar suas funções terapêuticas, podendo ser usados isoladamente ou em conjunto com tratamentos tópicos, oral ou ambos.

Palavras – chave: Alopecia Androgenética, Calvície, Queda de cabelo.

(3)

A Alopecia é uma alteração do couro cabeludo que se apresenta pela ausência ou diminuição de cabelo. Sabe-se que a queda excessiva de cabelo causa transtornos na aparência levando até á problemas psíquicos dependendo do grau da queda. Tanto o homem quanto a mulher valorizam sua aparência, e isso é um dos motivos a se preocupar com novos métodos para tratamento. Pode ser classificada de duas maneiras: ALOPÉCIA CICATRICIAL que é aquela onde ocorre uma cicatrização completa do couro cabeludo, impossibilitando o crescimento de cabelos neste local; ALOPÉCIA NÃO-CICATRICIAL quando há queda do cabelo, mas não há cicatrização, podendo ainda haver o crescimento de cabelos no local. (MAIO, 2011; HORIBE,2000; REBELO, 2015; SCHNEIDER, 2009; BARSANTI, 2009). A Alopecia Androgenética é classificada como Alopecia não-cicatricial. É uma alteração que acontece nos folículos pilosos, ocorrendo uma diminuição no crescimento dos cabelos, tornando-os mais claros, finos ou até atróficos, em seguida a queda do cabelo, impossibilitando ou dificultando seu crescimento, e sua classificação pode ser dividida em três graus sendo o primeiro considerado leve com pouca rarefação, o segundo moderado com rarefação mais acentuada e o terceiro grau com queda total. Os principais fatores são hereditários e androgênicos, embora possa haver outros motivos que acarretam no acometimento da alopecia, tais como: influência de medicamentos, hormônios, fatores nutricionais, fatores emocionais, radiação, químicas, bem como doenças de pele. A modificação ocorre no metabolismo do folículo piloso pela ação da 5-a-redutase que transforma a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT). Porém tal enzima acomete os folículos que são mais suscetíveis a influência do DHT. A citocromo P-450 aromatase é uma enzima que também participa na conversão de testosterona e androstenediona em estrógenos estradiol e estrona, sendo na mulher de duas a cinco vezes mais aromatase que o homem, e no homem 60% mais 5-a-redutase que a mulher. (HORIBE,2000;MULINARI-BRENNER, HEPP, SEIDEL, 2011; MAIO, 2011; SCHNEIDER, 2009.). A Alopecia Androgenética Masculina ocorre por caráter genético, a queda inicia-se com um recuo na parte frontal e uma rarefação na coroa. Na puberdade já se começa a perceber a queda e suas características (BAUMANN, 2004; SABATOVICH, 2009; SAMPAIO, RIVITTI, 2007; MAIO, 2011; MULINARI-BRENNER, HEPP, SEIDEL, 2011). A Alopecia Androgenética Feminina também ocorre por caráter genético. O prejuízo se torna ainda maior, pois as mulheres são mais vaidosas com seus cabelos, se preocupam mais com a aparência e isso pode

(4)

gerar mais agravo psicológico. Na mulher se torna um pouco mais difícil identificar a Alopecia Androgenética devido a outros fatores como estresse, menopausa, período de lactância e desregulação hormonal. A região onde ocorre a queda é diferente da masculina, pois pode acontecer em vários pontos do couro cabeludo. (BAUMANN, 2004; KEDE, SABATOVICH, 2009; SAMPAIO, RIVITTI, 2007; MAIO, 2011.) Para ter seu crescimento normal o pelo tem um ciclo de vida que é considerado composto por 3 fases, sendo a Anágena fase em que o pelo está em crescimento, a Catágena onde seu crescimento já terminou e ele se encontra queratinizado e implantado no folículo e Telógena que acontece um novo crescimento do pelo dentro do folículo que vai empurrando o pelo velho para fora. Considera-se uma perda de cabelo normal a quantidade de 50 a 100 fios diários, na alopecia acontece uma alteração do ciclo capilar, um encurtamento da fase anágena, interferindo em seu crescimento, tornando-os mais finos e claros, ocasionando a queda dos cabelos posteriormente, sendo que diversos fatores podem alterar o ciclo de crescimento do cabelo, e causar uma queda provisória ou mais duradoura no caso da alopecia como medicação, radiação, quimioterapia, fatores hormonais e nutricionais entre outros são fatores que contribuem para a queda dos cabelos. (BAUMANN, 2004; KEDE, SABATOVICH, 2009; MAIO, 2011; SOUZA, ANTUNES JUNIOR, 2009.).

Objetivo

Avaliar se o tratamento proposto, utilizando ativos naturais, argila e LED são eficaz no tratamento da Alopecia Androgenética.

Metodologia

Este projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (CEP) do Centro Universitário Amparense - UNIFIA, sob registro n°: 74735617.8.0000.5490 em 04/10/2017, segundo as determinações do Conselho Nacional de Saúde (Resoluções 196/96 e 251/97). Os resultados foram coletados no Centro Universitário Amparense – UNIFIA, os quais estão relatados, concluídos e apresentados de forma escrita através de artigo. Foi feita pesquisa em campo, com 2 voluntários, sendo 1 mulher e 1 homem. Os participante ingeriram por via oral 2

(5)

(duas) cápsulas contendo compostos naturais que foram feitos em farmácia de manipulação, ingeridos todos os dias durante 90 dias. Os mesmos foram submetidos a tratamento externo que consiste no uso da terapia fotodinâmica utilizando aparelhos de LED Luz azul (470 nm), luz vermelha (630nm) e infravermelho (904nm), utilizando 6 Jaules, na técnica de aplicação pontual em região de 10 por 10 cm², por 3 minutos os LEDs azul e vermelho e 2 minutos o LED infravermelho por região. Será utilizado o Aparelho Endophoton LLT0107. Seguido de massagem epicraniana por 3 minutos ou até causar hiperemia local estimulando a circulação. Utilização de argila verde na região do couro cabeludo com duas diluições, a primeira com pouca água e mais argila para se obter uma massa para esfoliação do couro, em seguida lavagem com água corrente. Após, aplicar a argila com mais água deixando a consistência mais diluída aplicando em todo couro deixando agir por 20 minutos. Enxaguar como de costume. Serão aplicados 1 vez por semana num período de 3 meses. A Serenoa repens pode ser utilizada também em mulheres, conforme cita o artigo (GOMEZ GRAU et al, 2015.). Os participantes do estudo foram: um homem de 28 anos, cabelo liso, fino e seco, com Alopécia Androgenética considerada de grau moderado com rarefação mais acentuada, e uma mulher de 28 anos, cabelo ondulado, fino e oleoso, com alopecia Androgenética de grau considerado leve com pouca rarefação, os quais foram convidados a responder um questionário mediante assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, todos maiores de idade e em condições satisfatórias para esta entrevista. Os voluntários foram diagnosticados com Alopécia Androgenética, devido ao histórico familiar e características e foram classificadas em graus de acordo com o aspecto de alopecia de cada voluntário. O questionário utilizado encontra-se em anexo, contendo perguntas referentes ás condições do paciente, após, os resultados foram analisados e concluídos e colocados em forma de artigo científico.

Desenvolvimento

Quando há deficiência de vitaminas, proteínas e sais minerais, o cabelo é afetado em seu crescimento e estrutura da haste, acontecendo um retardo da fase de crescimento que é a fase anágena e um aceleramento da queda na fase telógena.

(6)

Por isso é de grande importância essa nutrição para a formação do cabelo. (SCHNEIDER, 2009.) As Vitaminas são substâncias orgânicas que influenciam praticamente todos os mecanismos e processos biológicos do organismo, tendo um papel muito importante na manutenção e catálise de reações químicas, sendo necessárias em pequenas doses para manter o equilíbrio. São divididas em hidrossolúveis e lipossolúveis. (BORGES, 2010; PALERMO, 2008.). Quanto aos minerais, pode-se mencionar sua importante função como catalisadores biológicos, anti-radicais livres, antioxidantes, aumentam o sistema de defesa, sendo assim, tem função extremamente necessária no organismo para garantir seu bom funcionamento e homeostasia. (PALERMO, 2008.) Os aminoácidos desempenham também um papel importante para o crescimento e desenvolvimento dos cabelos (SCHNEIDER, 2009.). As proteínas têm um papel importante para acontecer o crescimento, regeneração e renovação dos cabelos. O colágeno hidrolisado estimula o crescimento dos cabelos com fios de maior diâmetro auxilia no tratamento de alopecia (SCHNEIDER, 2009.). Os extratos de plantas naturais estão apresentando resultados semelhantes aos alcançados através de medicamentos sintéticos. O extrato de palmeira Serenoa repens que apresenta como um dos seus mecanismos a ação anti-androgenica, inibidora do DHT.(MAIO, 2011; KEDE, SABATOVICH, 2009; GOMEZ GRAU et al, 2015). As argilas desde há muito tempo vem sendo usadas com finalidade terapêutica. De origem mineral, oriunda de rochas sedimentares, desempenham vários papeis importantes e imprescindíveis para manter a qualidade da pele como um todo, incluindo do couro cabeludo, devido aos seus componentes. Tem capacidade absorvente e adsorvente, com isso realizam trocas iônicas que por sua vez conseguem remover impurezas, atuar com efeito antioxidante, estimulante, aumenta o metabolismo celular, aumenta a circulação, renova tecidos sob sua influência, entre muitos outros benefícios. Podem ser usadas na face, corpo e couro cabeludo. Entre elas, a argila verde tem sido o foco de vários tratamentos estético devido a sua riqueza de elementos, fácil acesso e grande ação estimulante, antisséptica, analgésica e tem indicação para peles e cabelos oleosos. (CLAUDINO, 2010; SOUZA, 2009.). Com uso da terapia fotodinâmica utilizando aparelhos de LED (Luz Emitida por Diodo), tem se obtido vários resultados para tratamento da alopecia. As cores mais comuns são o Azul com comprimento de onda de 470 nm, ativa queratina, fortalece o bulbo capilar e produção de ATP acelerando metabolismo de nutrientes, o vermelho com comprimento de onda de

(7)

630 nm, sua capacidade é de penetração profunda promovendo a produção de colágeno e melhora na circulação sanguínea e o infravermelho com comprimento de onda de 850 nm propõe um aumento da vascularização e melhora a circulação. A fototerapia por meio do LED estimula a função celular, que resulta em reações fotoquímicas capazes de potencializar suas funções terapêuticas, podendo ser usados isoladamente ou em conjunto com tratamentos tópicos, oral ou ambos. (HERSANT, 2015; JIMENEZ,2014; LANZAFAME, 2014; MANOEL,PAOLILLO,BAGNATO, 2014; KEDE, SABATOVICH,2009; VICUÑA,2012.).

Resultados

Foram avaliadas em etapas as progressões do tratamento, sendo o método por fotografia, a primeira foto foi antes do tratamento, a segunda fotografia no final do tratamento com três meses. A voluntária do sexo feminino relatou que houve uma melhora no aspecto do fio, sendo que ficou mais espesso e que houve crescimento de novos fios. Sobre a medicação oral, sem efeitos colaterais negativos e que também está se sentindo mais disposta fisicamente e sobre a Argila relatou que houve diminuição da oleosidade do couro cabeludo, ficando muito satisfeita com os resultados.

O voluntário do sexo masculino relatou que notou que em poucas semanas os fios começaram a ficar mais espessos e no local onde não se encontrava mais o crescimento dos fios pode notar o aparecimento de novos fios. Com o passar dos meses pode notar cada vez mais novos fios com crescimento gradual. No final do tratamento os fios estavam mais fortes, houve diminuição da queda e em relação á fórmula sem reação adversa negativa. Conforme mostram as fotos abaixo, nota-se que houve uma melhora significativa em relação ao fato de o tratamento ser o mais natural possível, sem o uso de procedimentos invasivos e medicamentos, sendo este substituído por fitoterápicos e eletroterapia.

Ambos os voluntários nota-se melhora no aspecto dos fios sendo os mesmos mais espessos, e, crescimento de novos fios como demonstra a imagem abaixo:

(8)

Figura 1a – 1ª sessão Figura 1b – 12ª sessão

(9)

Figura 3a – 1ª sessão Figura 3b – 12ª sessão

Considerações Finais

Através de análise dos dados obtidos e dos relatos dos voluntários, conclui-se que, obteve-se êxito no tratamento para Alopécia Androgenética, sem efeitos colaterais negativos, com efeitos positivos para melhora no aspecto do fio, quanto a aumento do numero de fios, textura e fortalecimento. O período de pesquisa foi de três meses e obteve o resultado demonstrado. Com o prolongamento do tratamento deduz-se que os resultados seriam maiores, podendo ser utilizados a terapia de LED por tempo mais prolongado, de acordo com a necessidade individual de cada paciente; com relação á Argila, esta pode ser utilizada, pelo tempo que se fizer necessário, e quanto ao uso dos compostos manipulados podem ser utilizados durante seis meses consecutivos, sendo necessária uma pausa por um período de três meses, podendo posteriormente retomar o uso. A Alopécia Androgenética, como o nome já diz, é uma desordem genética não existindo cura total, apenas o controle dessa condição, mas é possível haver grande melhora do quadro, com oportunidade de resultados estendidos, sem prejuízos do tratamento já finalizado.

(10)

BARSANTI, L. Saiba tudo sobre os cabelos: estética, recuperação capilar e prevenção da calvície. São Paulo: Elevação. 2009.

BAUMANN, L. Dermatologia Cosmética: Princípios e Prática. Rio de janeiro: Revinter. 2004.

BRENNER, F. M., SOARES, I. F. Alopecia Androgenética Masculina: Uma Atualização. Rev. Ciênc. Méd. Campinas, maio/junho, 2009.

CARVALHO, C. R. F. Cosmetologia. In: BORGES, F. S. (Org.). Modalidades terapêuticas nas Disfunções Estéticas. 2 ed.São Paulo: Phorte. 2010. cap. 13

CLAUDINO, H. Argila medicinal: propriedades benefícios e uso na saúde e estética. Bom Retiro: Elevação, 2010.

CUCÉ, L. C., GOMES, P. A. Tratamento Clínico da Alopecia. In: HORIBE, E. K. (Org.). Estética Clínica e Cirúrgica. Rio de Janeiro: Revinter. 2000. cap. 30.

HERSANT, Barbara et al. Current Indications of Low-Level Laser Therapy in Plastic Surgery: A Review. Photomedicine And Laser Surgery, [s.l.], v. 33, n. 5, p.283-297, maio 2015. Mary Ann Liebert Inc. http://dx.doi.org/10.1089/pho.2014.3822.

JIMENEZ, Joaquin J. et al. Efficacy and Safety of a Low-level Laser Device in the Treatment of Male and Female Pattern Hair Loss: A Multicenter, Randomized, Sham Device-controlled, Double-blind Study. American Journal Of Clinical Dermatology, [s.l.], v. 15, n. 2, p.115-127, 29 jan. 2014. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1007/s40257-013-0060-6.

KUREBAYASHI, A. K. Cosmecêutica Capilar. In: MAIO, M. (Org.). Tratado de Medicina Estética. 2. ed. Volume I. São Paulo: Roca. 2011. cap. 22.

LANZAFAME, Raymond J. et al. The growth of human scalp hair in females using visible red light laser and LED sources. Lasers In Surgery And Medicine, [s.l.], v. 46, n. 8, p.601-607, 13 ago. 2014. Wiley-Blackwell. http://dx.doi.org/10.1002/lsm.22277. MANOEL, C. A. , PAOLILLO, F. R. , BAGNATO, V. S. Diagnóstico Óptico e Tratamento Fotoestético de Alopecia: Estudo de Caso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA, 2014, São Carlos. Disponível em: <http://www.canal6.com.br/cbeb/2014/artigos/cbeb2014_submission_411.pdf>. Acesso em 10 abril 2017.

MULINARI-BRENNER, F.; HEPP, T.; SEIDEL, G. Entendendo a Alopecia Androgenética. Surg. cosmet. dermatol. , dez. 2011.

(11)

REBELO, A. S. Novas estratégias para o Tratamento da Alopecia. 2015. 38 f. Dissertação (Mestrado Integrado em ciências farmacêuticas) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.

RUTOWITSCH, M. , FELIX, P. A. O. Alopecia Androgenética Masculina. In: KEDE, M. P. V. ,SABATOVICH, O. (Org.). Dermatologia Estética. 2 ed. São Paulo: Atheneu. 2009. cap. 7.4.

SAMPAIO, S. A. P. , RIVITTI, E. A. Dermatologia. 3 ed. São Paulo: Artes Médicas. 2007.

SHINMYO, L. M. , CABRAL, L.M. Alopecia. In: MAIO, M. (Org.). Tratado de Medicina Estética. 2. ed. Volume III. São Paulo: Roca. 2011. cap. 98.

SOUZA, V. M. , ANTUNES JUNIOR, D. Ativos Dermatológicos. São Paulo: Pharmabooks. 2009.

VICUÑA, R.G. Rejuvenecimiento Facial: El Concepto Ibero Latino Americano. Filacp. 2012.

GOMEZ GRAU, E et al . Eficacia de un complemento alimenticio con serenoa serrulata y tocotrienol-tocoferol frente a la alopecia androgenética y el efluvio telógeno femeninos: A propósito de un estudio piloto. Rev. argent. dermatol., Ciudad Autónoma de Buenos Aires , v. 96, n. 1, p. 43-55, marzo 2015 . Disponible en

Referências

Documentos relacionados

Os indicadores de comprometimento organizacional na dimensão afetiva apresentados na Tabela 06, das afirmativas 1 - "Eu seria muito feliz em dedicar o resto da minha carreira

Estudar o efeito da plastificação do ATp com glicerol nas características físico-químicas da blenda PLA/ATp; Analisar a mudança na cristalinidade dos laminados submetidos a

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

No direito brasileiro, a transmissão da propriedade imóvel acima de determinado valor (art. 108 Código Civil brasileiro) exigirá documento elaborado exclusivamente pelo notário e

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das