• Nenhum resultado encontrado

Manual do Repositório Digital da Faculdade ASCES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Repositório Digital da Faculdade ASCES"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Manual do Repositório Digital da

Faculdade ASCES

(2)

Sumário

Apresentação ... 2 Fluxo do Depósito ... 3 Tipos de Usuários: ... 3 Usuário Visitante ... 3 Usuários Registrados ... 4 Depósito Acadêmico ... 4  Passo 1 ... 4  Passo 2 ... 5  Passo 3 ... 5  Passo 4 ... 5

Descrição dos campos ... 7

Autor ... 7

Título ... 7

Títulos Equivalentes ... 7

Data de Aprovação ... 7

Publicação ... 7

Como citar este documento ... 7

Série/Relatório No. ... 7 Identificador ... 8 Tipo ... 8 Idioma ... 8 Acesso ... 8 Palavras-Chave ... 8 Resumo ... 8 Abstract ... 8 Patrocinadores ... 9 Tipo e tamanho: ... 9 Carregamento do Arquivo ... 9 Considerações finais ... 12

(3)

Apresentação

Repositórios são sistemas disponíveis na web que fornecem, principalmente, facilidades de depósito da produção científica em mídia digital e acesso livre aos documentos nele postados. Neste sentido, os repositórios agregam uma grande variedade de possibilidades e facilidades no armazenamento e manuseio dos materiais neles inclusos.

Os repositórios institucionais têm como principal característica disponibilizar a produção acadêmica de seus discentes, aumentando a visibilidade tanto da instituição quanto dos autores. Esta facilidade permite reconhecimento dos esforços implementados pelos acadêmicos nas pesquisas e estudos relacionados à sua formação, servindo também de contribuição social de ambos (instituição e alunos), quando a disponibilidade do material permite ampla reflexão de todos quanto acessarem aos documentos, gerando novos debates na área.

A estrutura informacional pela qual o acervo está disponibilizado é composto por Comunidades, Subcomunidades, Coleções e Itens. Esta estrutura não apenas permite a organização de acervo, mas também, facilita a recuperação dos objetos digitais depositados, tornando a acessibilidade simples e fácil de ser mantida.

O intuito da Biblioteca Pinto Ferreira junto aos nossos setores de cursos é otimizar os nossos serviços de divulgação acadêmica, além de facilidade a acessibilidade das ricas produções dos nossos alunos a todos quanto se interessarem em ampliar seus conhecimentos. Desejamos que façam bom uso do nosso Repositório Asces.

(4)

Fluxo do Depósito

O fluxo de inclusão de documentos no Repositório digital ASCES é composto por três etapas. Para que o trabalho acadêmico seja depositado no sistema, é preciso, antes de tudo, submetê-lo à avaliações de conteúdo (autenticidade) e preenchimento dos metadados (normas da instituições e da ABNT). Este processo pode ser visualizado na imagem que se segue:

FIGURA 1|FLUXO COMPLETO DOS DOCUMENTOS

Tipos de Usuários:

O sistema disponibiliza diferentes tipos de usuários, que podem ser: visitante e registrado.

Usuário Visitante

● São utilizadores que podem realizar consultas no conteúdo disponibilizado;

● Baixar arquivos em formato digital, para consultas online e off-line; ● Realizar pesquisar simples por nome ou pesquisas avançadas por

(5)

Usuários Registrados

● São identificados pelo e-mail institucional; com acesso ao menu de serviços:

◦ Alertas sobre assuntos específicos por correio eletrônico;

◦ Meu Espaço: local onde pode rever itens publicados ou aguardando autorização;

◦ Editar Perfil.

● Realizar depósito de conteúdo;

Depósito Acadêmico

Sistema pelo qual são adicionados novos itens a uma coleção. Este processo consiste em preencher o formulário com os dados solicitados nos campos de descrição e carregar o documento. Veja passo a passo:

Passo 1

- O usuário registrado faz o login clicando no menu <meu espaço>, preenchendo e-mail e senha conforme imagem abaixo. Se for o primeiro acesso ou não lembrar sua senha, escolha a opção <esqueci minha senha> para que uma (nova) senha seja enviada para o seu e-mail institucional. Se não lembrar qual o seu e-e-mail institucional, acesse www.asces.edu.br/ecampus e selecione menu <email aluno>, ative o seu conforme as instruções e caso ocorra algum problema contate a recepção da coordenações, o núcleo de extensão e atividades complementares ou a secretaria para ver o estado de sua conta.

(6)

Passo 2

- Após o login, escolher opção <Iniciar um novo depósito>:

FIGURA 3| INÍCIO DO PROCESSO DE DEPÓSITO

Passo 3

- Surgirá na tela a opção para depósito referente ao seu curso acadêmico. Caso não possua permissão para submeter seu trabalho na coleção entre em contato com administradores através do e-mail suporteri@asces.edu.br

FIGURA 4|LISTA DE CURSOS (COLEÇÕES)

FIGURA 5|SELEÇÃO DO CURSO

Passo 4

- O usuário deverá preencher os campos de descrição com as informações solicitadas e clicar em <próximo>, observando que alguns itens são obrigatórios e outros opcionais.

(7)

FIGURA 6|FORMULÁRIO DOS METADADOS

OBS: A qualquer momento do processo de submissão é possível parar a tarefa e retomá-la depois, através do botão "Cancelar/Salvar", podendo ser recuperada na opção "Meu espaço", disponível nas opções “Abrir” para continuar o item antes iniciados ou “excluir” para apagar a tarefa.

(8)

Descrição dos campos

Autor

– Elemento composto por 2 (dois) campos:

● Último nome que deve ser preenchido em letra maiúscula, Ex.: SILVA ● Primeiros nomes deverão conter todos os que antecedem o último

nome. Ex.: Ana Lúcia da

Título

– Preencha a informação completa do título pelo qual o item será conhecido. A letra inicial do título deve ser preenchida com letra maiúscula. Os nomes próprios devem ser escritos com as letras iniciais maiúsculas. O subtítulo, se houver, deverá ser localizado logo após o título, seguido de (dois pontos, espaço), em letras minúsculas. Não utilizar ponto final.

Títulos Equivalentes

– Para alguns documentos é necessário incluir mais de um título, uma vez que podem possuir abreviaturas, acrônimos ou títulos em outras línguas.

Data de Aprovação

– Verificar a data pertinente que foi aprovado pela banca, ao menos deve ser preenchido o ano.

Publicação

– Quando se tratar de teses e dissertações, esta opção não poderá ser marcada. Para os demais documentos, é importante marcar este item, pois ele incluirá informações referentes à publicação.

Como citar este documento

– Digite a referência padrão para que a sua produção acadêmica seja referenciada por outros.

Série/Relatório No.

– Digite a série e o número atribuído a este item (se houver).

(9)

Identificador

– Campo preenchido para artigos que possuam esse identificador.

Tipo

– Selecione em uma lista o tipo de conteúdo que melhor represente o item de seu trabalho.

Idioma

– Selecione o idioma correto do conteúdo principal do documento dentre as opções constantes na lista.

Acesso

– Pode ser escolhido entre as opções <Livre> ou <Restrito> bem como um tempo de embargo (de 1 a 5 anos), que significa o tempo

necessário para que o arquivo (item) cadastrado, fique inacessível aos

usuários. A opção <Livre> permite acesso total ao texto completo. O acesso <Restrito> ou <1(a 5) anos> deve ser escolhido quando o autor, por motivos de direito autoral, sigilo, patente ou cláusulas contratuais, limitar o acesso ao documento completo ou partes dele.

*ATENÇÃO! Para todos os cursos de SAÚDE selecionar a opção <5 anos> salvo indicação diferente do seu orientador.

Palavras-Chave

– Descreva com os termos mais apropriados para

representar os assuntos do item depositado, do geral para o específico. Utilize um campo para cada termo. As palavras devem estar no singular. Somente no caso em que não possam ser descritas no singular se fará o uso do plural. Devem ser escritas com a primeira letra maiúscula e as demais em minúscula. Quando se tratar de nome próprio, deve-se seguir a norma culta da Língua Portuguesa.

Resumo

– Pode conter uma síntese informando o conteúdo do documento descrito. Pode-se copiar (ctrl+c) e colar (ctrl+v) o resumo que consta no documento (Atenção para os caracteres especiais).

(10)

Patrocinadores

– Se o documento resulta de uma pesquisa patrocinada ou financiada, registre a informação sobre a agência financiadora.

 Enviar o arquivo final referente à descrição preenchida, após a devida aprovação do orientador:

Tipo e tamanho:

O arquivo de texto a ser anexado deverá ser em formato PDF:

● Tamanho máximo do arquivo – 2MB ● Não deve ser arquivo protegido

● Ao salvar o arquivo em PDF, garantir a fonte selecionável (não

transformar o arquivo em imagem), significa que, o arquivo depois de salvo e quando reaberto permita selecionar o texto.

FIGURA 7|SELEÇÃO E UPLOAD DO(S) ARQUIVO(S)

Carregamento do Arquivo

(11)

● Arrastando o arquivo para a área cinza;

● Clicando no link <Selecione um arquivo> e navegando até o local onde está localizado em seu computador ou dispositivo de armazenamento. * O status deve estar como na imagem abaixo (icon verde) para prosseguir para a próxima etapa.

 Verifique o conteúdo dos metadados (campos) preenchidos referentes ao documento, lembrando que é possível voltar para qualquer uma das etapas anteriormente realizada, semelhante à tela a seguir.

(12)

 Leia atentamente o termo de aceite para confirmar consentimento e finalizar o processo de submissão. Em caso de discordância, entre em contato com o Núcleo de Trabalho de Conclusão referente ao seu Curso.

FIGURA 9|TERMO DE ACEITE

 O sistema informará o final do processo de depósito (conforme imagem), após a validação do conteúdo e dos metadados por parte dos administradores, você receberá um e-mail de confirmação ou rejeição (explicando o motivo pelo qual foi rejeitado).

(13)

Considerações finais

1) Este manual foi simplificado da opção Help do Dspace e adaptado à realidade do Repositório Digital ASCES.

2) As obras disponibilizadas neste repositório estão abrangidas pela Licença Creative Commons

Referências

Documentos relacionados

Pragas: a incidência no momento se encontra entre ausente e média para as espécies percevejo marrom (Euschistus heros), percevejo barriga verde (Dichelops spp.), lagarta do

Por meio dos ensaios realizados, pode-se concluir que o poliéster reforçado com fibras de Curauá é uma alternativa promissora, em relação aos materiais atualmente

Condicionar florestações em áreas prioritárias que provoquem perda de qualidade de habitat para o lince ou para o coelho-bravo; estabelecer contratos de colaboração com

Após parametrização financeira do Concurso e criação de cargo teste, o Setor Financeiro é responsável pela geração, pagamento e integração de boletos testes, antes

O sistema possui uma característica especialmente desenhada a pedido dos distribuidores, através da mesma se personaliza o sistema e este fica fechado, esta senha é de uso

Também participam da catequese para Inici- ação à Vida Eucarística e para a Crisma na Comunidade São José Operário.. Faca

O enfermeiro que atua em saúde mental e estar focado no cuidado do doente e família, com uma assistência que abrange todos os níveis, prevenção,

Ganhamos porque fomos a equipe mais integrada, que sabia o papel de cada um ali dentro, e que se ajudava a todo momento, e ganhamos porque mais do que o prêmio, gostaríamos de