• Nenhum resultado encontrado

Jornada de trabalho LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jornada de trabalho LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho normal será o espaço de tempo durante o qual o empregado deverá prestar serviço ou permanecer à disposição do empregador, com habitualidade, executadas as horas extraordinárias. Nos termos da CF, art. 7º, XIII, sua duração deverá ser de até 8 horas diárias, e 44 horas semanais.

Jornada de trabalho Sociedades empresárias

empresa que se localiza em local em que haja transporte público.

O tempo despendido no trajeto casa-trabalho e vice-versa não será computado na jornada de trabalho.

local de difícil acesso ou em regiões não servidas por transporte público

o fornecimento da condução é pelo empregador e há inclusão do tempo despendido no trajeto casa-trabalho e vice-versa na jornada de trabalho.

Classificação da jornada de trabalho

Quanto a duração

Normal É denominada jornada ordinária e tem duração de 8 horas, em que se presume no contrato de trabalho que o trabalhador se obrigue a prestar 8 horas diárias de trabalho e 44 semanais salvo disposição em sentido contrário.

Extraordinária ou

suplementar

São as horas que ultrapassam os limites legais ( 8 horas diárias e 44 semanais) Essas horas extras podem ter por finalidade a prorrogação da jornada ou a sua compensação.

No caso de prorrogação

- o excesso de jornada deverá ser remunerado com os devidos acréscimos legais ou oriundos das normas coletivas - no caso de compensação de jornada não haverá pagamento sendo que os empregados trabalharão mais horas em determinado dia para trabalharem menos horas em outro dia.

Limitada quando há uma limitação imposta pela lei para determinadas profissões, como a dos bancários, operadores cinematográficos, ascensoristas, engenheiros jornada especial e veterinários, que têm uma jornada de 6 horas por dia, jornalistas e músicos

(2)

2

profissionais têm uma jornada de 5 horas por dia, ou enquanto médicos e cirurgiões-dentistas têm uma jornada de 4 horas por dia.

Ilimitada Sem controle de jornada Quanto ao

período

Diurna Prestada no intervalo compreendido entre as 5 horas e 22 horas

Noturna Empregados urbanos: 22h00m de um dia e 05h00m. horas do dia seguintes Empregados rurais: Agricultura: 21h00m às 05h00m Pecuária: 20h00m às 04h00m Percentual de acréscimo sobre as horas trabalhadas no horário oturno 20% de adicional noturno ou o percentual estabelecido pela CCT (Convenção Coletiva da Categoria) não estabelecer percentual superior, para os trabalhadores em geral, incluindo o trabalhador temporário

Importante o adicional noturno pago com habitualidade integra o salário para todos os efeitos, tais como férias, 13o salário, aviso prévio indenizado, FGTS, multa de 40%.

Hora noturna A hora noturna é reduzida para 52 minutos e 30 segundos conforme artigo 73 da CLT, exceto no caso do trabalhador rural, em que a hora noturna corresponde aos mesmos 60 minutos, já que o seu percentual de acréscimo previsto em lei é superior ao dos empregados da área urbana.

Mista quando parte do trabalho do empregado é executado em horário diurno e parte em horário noturno, devendo receber o adicional noturno proporcionalmente às horas trabalhadas em jornada noturna. Quanto à

profissão

É possível a existência de jornadas diferenciadas.

(3)

3

Jornada de trabalho em escala de revezamento

No sistema de escala de revezamento de forma ininterrupta, o empregador divide o seu grupo de colaboradores em equipes, em que uma cobre a outra na assunção do posto de trabalho. O revezamento pode ser semanal ou quinzenal, sendo mais comum o semanal, quando a equipe trabalha em uma semana no período da manhã, na semana seguinte, no período da tarde, e na outra semana no período da noite.

Por ser um processo desgastante e que dificulta em demasia a vida familiar e social do empregado, a Constituição Federal/88, no artigo 7º, inciso XIV, estabelece que a jornada deve ser de 6 horas por dia, podendo, entretanto, ser ampliada por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Cabe ressaltar, ainda, que somente estarão enquadrados nesta situação os empregados que mudarem o horário de trabalho semanalmente ou quinzenalmente, pois aqueles que têm seus horários de trabalho fixos estão sujeitos a uma jornada de 8 horas por dia.

Jornada de trabalho em tempo parcial

Na jornada de trabalho em tempo parcial, prevista no artigo 58-A da CLT, o empregado trabalha no máximo 25 horas por semana e recebe a título de remuneração o mesmo valor pago para outro empregado que exerça a mesma função, porém na quantidade equivalente de horas trabalhadas, sendo certo que este grupo de trabalhadores está proibido de fazer horas extras, conforme dispõe o artigo 59, § 4º da CLT, já que a sua contratação visa diminuir o índice de desemprego.

Prorrogação de jornada de trabalho em atividade insalubre

Estabelece o artigo 60 da CLT, que nas atividades insalubres "quaisquer prorrogações" só poderão ser feitas por intermédio de licença prévia das autoridades competentes em matéria de segurança e higiene de trabalho, sendo nula a prorrogação que não atenda a essa regra de ordem pública.

Integração das horas extras habituais

As horas extras trabalhadas com habitualidade integram a indenização, o 13º salário, o FGTS, o aviso prévio indenizado, demais verbas trabalhistas, as gratificações semestrais, as férias e o DSR.

Supressão das horas extras habituais

As horas extras podem ter caráter eventual ou serem exigidas com habitualidade. No caso de estarem sendo prestadas com habitualidade a partir de um ano poderão ser suprimidas, desde que haja a indenização pela interrupção.

(4)

4

Horas extras ilícitas ou ilegais

São as que excedem ao limite de 2 horas extras por dia ou que sejam feitas sem a observação de alguma determinação legal, guardadas as exceções da lei

a CLT autoriza a jornada normal diária de até 8 horas e no máximo 10 horas com 2 horas extras.

Mesmo sendo considerada ilegal, a hora trabalhada a partir da 10ª hora será paga como hora extra e integrará a remuneração do empregado para todos os fins.

o empregador estará sujeito a uma multa a ser aplicada por ocasião da fiscalização trabalhista, por ter submetido o seu empregado a uma jornada extraordinária superior à autorizada pela lei.

Empregados excluídos da proteção legal da jornada de trabalho os empregados domésticos

os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário e os gerentes, assim considerados os ocupantes de cargos de gestão, aos quais são equiparados os diretores, gerentes e os chefes de departamento ou filial, desde que tenham encargos de gestão.

Intervalos para descanso

Visa eliminar a fadiga e propiciar qualidade de vida ao empregado por meio do convívio familiar e vida social

impõe períodos de descanso e que, por serem oriundos de normas de ordem pública, são irrenunciáveis por parte do trabalhador e não podem ser objeto de negociação com o empregador, mesmo que seja com a intermediação do sindicato,

exceto

no que diz respeito à redução do horário reservado para refeição, que depende, para a validade do acordo coletivo, de anuência do setor voltado para segurança e medicina do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Faltas As faltas representam os dias em que o empregado não foi ao trabalho. Elas podem ser justificadas ou não. Existem aquelas em que uma empresa é obrigada a oferecer ao funcionário, como por exemplo, auxílio doença, licença maternidade e outros. Mas, também, existem as prejudiciais, que causam desconfiança na relação entre patrão e funcionário, trazendo prejuízos tanto financeiros quanto morais.

A falta pode ser justificada com a apresentação de um atestado médico (em caso de doença) ou de comparecimento (em caso de consulta médica). Caso a falta não seja justificada, a mesma é descontada da remuneração, além da DSR (descanso semanal remunerado – preferencialmente, aos domingos). O valor da DSR é proporcional a um dia de trabalho ou às horas trabalhadas (o desconto pode variar para cada jornada de

(5)

5

trabalho). No caso de feriado na mesma semana da falta não justificada, o trabalhador perderá também o direito à remuneração do dia respectivo.

Descanso semanal remunerado

É o período de descanso ou folga em que o empregado presta serviços e recebe uma remuneração adicional. O período de descanso semanal é de 24 horas e, nesse caso, os domingos são escolhidos, preferencialmente, para esse descanso.

Quando as empresas abrem aos domingos, é importante que haja uma escala de trabalho para os funcionários, para o revezamento. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deverá autorizar se o trabalho poderá ser executado aos domingos. Para que haja descanso semanal remunerado, o empregado deve cumprir toda a sua jornada de trabalho, sem faltas não justificadas ou tenha cumprido sua carga horária completa durante a semana. A remuneração pode ser paga por dia, semana ou mês referente a um dia de serviço, incluindo horas extras. Aqueles que recebem por hora, ganham por uma jornada normal de trabalho. Já a remuneração por tarefa ou peça, o salário é de acordo com a atividade ou peças feitas durante a semana, no horário normal de trabalho. O total de peças ou tarefas produzidas são multiplicadas pelos dias trabalhados.

Quando o trabalho é em domicílio, divide-se o valor de sua produção mensal por seis. Nos trabalhos em período de descanso semanal ou feriado a remuneração deverá ser em dobro.

(6)

Referências

Documentos relacionados

j) guarda, pelo empregador, de todos os documentos relativos à eleição, por um período mínimo de cinco anos. 31.7.16.3 Havendo participação inferior a cinqüenta por cento

As despesas financeiras abrangem despesas com juros sobre empréstimos, líquidas do desconto a valor presente das provisões, variações cambiais, variações no valor justo de

Baseada no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) a ISO 14001 especifica os requisitos mais importantes para identificar, controlar e monitorar os aspectos do meio

terceiros, pelo(a) aluno(a) ou por seus responsáveis, intencionalmente ou não, decorrentes do uso e acesso indevido a sítios e páginas na internet, bem como da postagem, por

Outra forma de racionalizar o consumo de água, em clínicas de hemodiálise, seria reaproveitar o descarte ou concentrado gerado pelo tratamento da água por sistema de osmose reversa

Os valores de HMR precoce e tardia foram superiores aos descritos para os pacientes TC (p < 0,001) (Tabela 2), porém não diferentes entre os pacientes portadores de IC, sejam CCC

A presente consulta tem como objetivo que a organização da Feira Quinhentista se concretize de forma rigorosa, clara e transparente, nos termos e condições constante deste

Imprimir em papel normal e transparências a partir da bandeja de papel 2 (Para saber o tipo de papel recomendado, consulte Acerca do papel na página 5.)2. a Puxe a bandeja de