• Nenhum resultado encontrado

W O R K S H O P DES-ENCADEANDO A INOVAÇÃO E A LIDERANÇA EM TEMPOS DE MUDANÇAS VERTIGINOSAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "W O R K S H O P DES-ENCADEANDO A INOVAÇÃO E A LIDERANÇA EM TEMPOS DE MUDANÇAS VERTIGINOSAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

W O R K S H O P

“DES-ENCADEANDO A INOVAÇÃO E A LIDERANÇA

EM TEMPOS DE MUDANÇAS VERTIGINOSAS”

PROGRAMA PARA ALTA GERÊNCIA DE ORGANIZAÇÕES FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

(2)

I -APRESENTAÇÃO Vivemos um processo de mutações transcendentes. Uma revolução paradigmática É a era das mudanças vertiginosas, da globalização, da digitalização e da clonagem. A era da imprevisibilidade, do fim das certezas, do acaso, da planificação e do controle.

Para muitos, e não poderia deixar de ser, é também a era da opressão, do stress, do temor à mudança, da perplexidade, da angústia e do sem sentido. A era do niilismo.

Já não vivemos mais a era do conhecimento. Estamos na era das atitudes e habilidades, transitando velozmente do paradigma do capital humano para o paradigma do capital social. Inovar, aprender e liderar são, de fato, capacidades associadas ao mundo das emoções mais do que ao das razões, das redes e equipes mais do que os indivíduos notáveis, das atitudes e habilidades mais do que da tomada de decisões.

Neste cenário, será determinada a verdadeira liderança inovadora das empresas e das nações num novo cenário do planeta.

A gestão de empresas e organizações e o desenvolvimento pessoal, não correm mais por caminhos paralelos, o que é uma grande notícia para todos àqueles interessados em alcançar produtividade, qualidade, inovação e competitividade, sem que isto signifique renunciar a uma vida plena.

II – OBJETIVOS O objetivo geral do Workshop é incrementar as capacidades dos participantes no âmbito do desenho da liderança e gestão de processos de inovação na Administração Pública.

Os objetivos específicos desta experiência pedagógica são:

Gerar nos participantes uma expansão no nível de consciência em relação ao contexto mundial atual e a revolução tecnológica, cientifica e filosófica em curso. Apresentá-los a novas concepções de management em que o foco central não é tanto o conhecimento, mas as atitudes e habilidades, como capacidades “incorporadas” que se põem manifestamente de forma automática na ação executiva.

Incrementar nos participantes o “ Sentido de Urgência” e a motivação quanto às mudanças de paradigmas, estilos e práticas de administração de empresas, que implicam na geração de culturas inovadoras, no marco da globalização, digitalização e mudança vertiginosa.

(3)

Apresentá-los uma interpretação da inovação que tem sido desenvolvida pelo Programa de Habilidades Diretivas do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade do Chile a partir da Biologia do Conhecimento de Humberto Maturana, a Ontologia Lingüistica das Organizações de Fernando Flores e o Funcionalismo Orgonômico de Wilhelm Reich.

Constituir uma experiência prática de desenvolvimento de habilidades requeridas pela inovação, através da realização de exercícios individuais e grupais desenvolvidos a partir desde marco interpretativo.

Proporcionar um conjunto de métodos e diretrizes de desenho para desencadear processos de inovação e culturas inovadoras em empresas e organizações públicas. Constituir um contexto propício para a auto-avaliação de competências e o desenho de estratégias de aprendizagem no âmbito da inovação.

Facilitar a identificação de possibilidades concretas de inovação nos serviços públicos e organizações onde os participantes se desenvolvem.

Contribuir para o fortalecimento do “capital social” da rede de aprendizagem e ação estatal que formam os alunos do programa.

III - METODOLOGIA O Workshop se realiza num contexto interativo e de alto dinamismo, em que os temas distintos são abordados através de exercícios individuais e grupais, seguidos ou precedidos de apresentações conceituais e metodológicas do relator.

IV - TEMÁRIO MÓDULO 1: “A Terceira Crise do Ocidente e a Mudança de Paradigmas”

MÓDULO 2: “Novo Paradigma para o Desenho e a Gestão de Organizações” MÓDULO 3: “Sociotecnologia para o Desenvolvimento: Tecnologias de Criação de Capital Social.”

A)Fortalecendo o “Capital Humano”. B)Desenvolvendo o “Capital Relacional” C)Gerando “Capital Direcional”

MÓDULO 4: “As Novas Destrezas Requeridas pela Liderança e a Gestão da Inovação”

A)As Novas Realidades.... Complexidade e Mudança: A necessidade Urgente de Uma Nova Lógica de Ação na Gestão Pública.

B)Os Fundamentos Básicos da Aprendizagem Organizacional: Motor da Mudança na Administração Pública:

(4)

V - ESPECIALISTA CARLOS VIGNOLO FRIZ (52), Chileno, Casado, Engenheiro Civil Industrial, Mestre em Engenharia Econômica pela Universidade do Chile e Ph.D em Economia pela Universidade de Sussex (RU).

Há 30 anos é Professor Pesquisador do Departamento de Engenharia Industrial (DII) da Faculdade de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade do Chile. Atualmente, é Diretor do Centro de Gestão (CRGES) e do Programa de Habilidades Diretivas (PHD) dessa unidade acadêmica, onde dirige também o Projeto “ Desenvolvimento de Tecnologias de Construção de Capital Social”. Desde 1998 é também Diretor do Programa de Desenvolvimento de Executivos que o DII organiza para a Empresa Nacional Chilena de Petróleo. Anteriormente desempenhou função de Diretor Docente e Diretor de Desenvolvimento do DII e foi membro eleito do Conselho da Faculdade de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade do Chile .

Desde março de 2001, é Professor Visitante do ESADE - Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas, Espanha.

Seus trabalhos de pesquisa e ensino estão concentrados, na última década, nos temas de inovação, desenvolvimento da capacidade empreendedora, liderança, modernização da gestão pública, desenho e gestão de organizações e, nos últimos anos, no desenvolvimento de tecnologias de construção de capital social, o que levou a propor a criação de uma nova disciplina indispensável ao enfrentamento deste desafio: a Sociotecnologia. Atualmente leciona “Introdução a Engenharia Industrial”, “Desenho e Gestão de Si Mesmo” (junto com o professor Humberto Maturana) e Sociotecnologia: Inovação e Liderança na Construção do Capital Social. Suas publicações mais recentes são:

“Sociotecnologia: Construção de Capital Social para o Terceiro Milênio”, Revista do CLAD, Caracas, Nº 22, março de 2002.

“Repensando o Pensar”, A Universidade Pensa o Chile. Anais de um Foro Acadêmico, Professor Luís Riveros (Editor), Coleção Sociedade, Estado e Políticas Públicas, Edições LOM, Julho de 2001, págs. 63 a 75.

“Conversando sobre Educação”, Revista Perspectivas na Política, Economia e Gestão, Departamento de Engenharia Industrial, Universidade do Chile, Santiago, Vol. 4 - Nº 2, Maio de 2001, págs. 249 a 266. (em colaboração com Humberto Maturana.)

“Novos paradigmas no management: Uma aproximação a partir da experiência de modernização dos sistemas públicos de saúde no Chile”, Revista do CLAD, Caracas, Nº 11, junho 1998, págs. 49 a 78.

"Zen na arte de inovar: um novo paradigma da inovação empresarial", Revista Estudos Públicos, Centro de Estudos Públicos, Santiago, Vol. Nº 70, outono 1998, págs. 173 a 200.

"Modernização da gestão num hospital público: O caso da Assistência Pública de Santiago", Revista Perspectivas na Política, Economia e Gestão, Departamento de Engenharia Industrial, Universidade de Chile, Santiago, Vol. 1, Nº 1, Novembro de 1997, págs. 91 a 105. (em colaboração com Cecília Montero)

(5)

VI – INFORMAÇÕES GERAIS Data 22 e 23 de Julho de 2002 Horário 8h30min às 18h Local

Fundação Luís Eduardo Magalhães

3° Avenida, 310 - Centro Administrativo - Salvador Taxa de Inscrição * R$ 500,00 Inscrições http://www.flem.org.br Banco - 237 - Bradesco Agência - 3573-4 c/c - 1.634-9

A inscrição só será efetivada mediante comprovante de depósito bancário remetido à Fundação, via fax (71) 370-3014, constando o nome do participante.

Informações

Fundação Luís Eduardo Magalhães Tel. 370-3044 e 370-3047.

Observações

O Workshop será conduzido em espanhol com assistência de especialista com domínio da língua portuguesa.

* A taxa de inscrição inclui material didático, certificado, coffee-break e almoço

Referências

Documentos relacionados

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Deste modo, o autor defende que as estruturas sociais são, ao mesmo tempo, condicionadas e condicionantes das ações; enquanto os indivíduos se apresentam como