• Nenhum resultado encontrado

Fig. 1. Fig. 3. Fig. 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fig. 1. Fig. 3. Fig. 2"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

introdução - 11

Tronco

As nádegas são o ponto adiposo de maior volume. Serão tratadas junto com os membros inferiores. A lateral do tronco é musculosa na parte da frente e adiposa na parte de trás. Esse ponto adiposo nasce na altura do espaço livre entre os músculos grande dorsal e oblíquo, de forma a preencher esse vazio. As formas variam, mas, ao se desenvol-verem, sempre sobem na direção das costas, formando um pneu de gordura.

Esse ponto adiposo das laterais pode se unir, na frente do corpo, ao volume adiposo do abdômen (Fig. 1 e 2, característica mais masculina): nesse caso, a gordura forma uma cintura adiposa em torno do ab-dômen, fazendo o quadril parecer mais estreito, principalmente se a bacia for naturalmente mais estreita.

Mas ele também pode ultrapassar esse limite ósseo, passar por cima das asas ilíacas e chegar ao quadril e às nádegas (Fig. 3, característica mais feminina). Nesse último caso, o efeito da cintura será acentuado, principalmente se a bacia for natu-ralmente mais larga. Pude observar em vários modelos, femininos e masculinos, esses dois padrões (p. 12). Difícil escolher apenas um. A gordura atenua e embaralha os caracteres sexuais, muitas vezes tor-nando as formas andróginas. Existem inúmeras variantes e nuan-ças, obviamente, e algumas dobras podem se dividir em outras. Resolvi não as enumerar no âmbito desta abordagem esquemática.

Fig. 1

(2)

introdução - 13 Na altura do abdômen, a gordura se

concentra sobretudo em torno do umbigo (Fig. 3, p. 11), que parecerá mais profundo quanto mais abun-dante ela for. Esse ponto adiposo pode se ampliar abaixo do umbigo e por toda a região entre a cintura e o púbis, e daí se estender para trás e se unir ao pneu das laterais confor-me visto anteriorconfor-mente, chegando ao quadril e às nádegas.

A forma do seio, constituído pela gordura que envolve e parece pro-teger a glândula mamária, varia muito de pessoa para pessoa e não necessariamente é proporcional às outras regiões do corpo. A gordura é mantida aqui numa bolsa de pele presa à clavícula, que a carrega em todos os movimentos do braço (Fig. 3, pág. 11). Podemos ver o seio des-lizar sobre o peitoral e a caixa torá-cica, com os quais não tem ligação direta. Num modelo masculino é muito comum encontrar em torno do mamilo um volume adiposo que, desenvolvendo-se, também pode adquirir o formato de um seio. O pei-

toral é responsável pelo volume da parede da axila, na parte anterior do corpo, mas com frequência será co-berto pela gordura que fica em tor-no do mamilo.

A partir desse ponto, desenvolven-do-se qualquer que seja o sexo do modelo, a gordura encontrará, nas costas, a região da escápula, for-mando um pneu que fará um belo contraponto, embaixo do braço, ao volume oblíquo da lateral do corpo descrito acima.

Entre essas duas faixas adiposas aparece o volume da caixa torácica na altura da cintura. Sua presença será acentuada pelos movimentos de torsão ou inclinação.

A gordura do púbis cobre a sínfise da bacia. Ela tem um formato trian-gular num modelo feminino, limita-da pela dobra do abdômen e, nas laterais, pelas dobras de flexão das coxas. Desenvolvendo-se, essa gor-dura recobrirá a base do pênis, que ela em parte tenderá a cobrir, fazen-do-o parecer mais curto.

(3)

38 | Tronco - padrão 1

Essa página dupla apresenta variantes do padrão 1, visto na p. 12 da Introdução.

As laterais do corpo não se confundem com o volume do quadril (1 e 2).

Fig. 1: o limite superior da bacia marca a fronteira entre essas duas regiões.

Fig. 1 1 2

(4)

padrão 1 - Tronco | 39 Fig. 2: o triângulo pubiano. O marco ósseo do púbis é, sob os pelos, oculto por um volume adiposo.

(5)

40 | Tronco - padrão 2

Nessa página dupla, mostra-se o segundo padrão proposto na Introdução (p. 12). As laterais do corpo se confundem com o quadril (1 + 2).

Fig. 1: a gordura cobre a asa da bacia. Somente o limite do abdômen entre as duas cristas da bacia se delineia. Fig. 1

(6)
(7)

44 | Tronco - perfil

Fig. 1: distribuição das massas.

Fig. 2: com o ganho de peso, uma dobra une o mamilo/seio à ponta da escápula (I).

Uma segunda dobra enfatiza o volume da caixa torácica (II). A terceira, quando a gordura está localizada acima da bacia (padrão 1), marca o limite lateral do corpo (III).

Fig. 1 I II III 1 Fig. 2 2

Referências

Documentos relacionados

BORGENSON, J.; LEAKE, J. Manual de Desenho Técnico para Engenharia: desenho, modelagem e visualização. Desenho Técnico Mecânico. São Paulo: Hemus. Desenhista de máquinas.

I - Considerando o que consta na Portaria 2076/2021 - REITORIA/IFG, de 15 de março de 2021, e no Processo 23470.000406/2021-94, designar a servidora RAQUEL FEITOSA DA CRUZ, ocupante

Having the goal of contributing to the methodological development of retro-biographical research, this article presents a proposal of a Method for Self-Research of

Com relação ao peso, não houve variação no grupo gestodeno, mas registrou-se aumento médio, estatisticamente significativo, de 1 kg no grupo com desogestrel, ao final de seis ciclos

[r]

a) Na 1ª categoria, as montras e/ou fachadas a concurso serão identificadas através de um “dístico” alusivo ao concurso, contendo um identificador numérico que será afixado em

Este estudo tem como objetivo geral investigar como as Práticas Corporais podem se constituir como articuladoras da aproximação entre comunidade e escola. A partir

7, quand la selle sera à la hauteur idéale pour réaliser l’exercice, serrez très fort le pommeau (T) dans le sens des aiguilles d’une montre... 7, quand la selle sera à la