• Nenhum resultado encontrado

Tendo como referência o texto anterior, a) identifique UMA característica do jogo político que possibilitou a estabilidade dos anos JK.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tendo como referência o texto anterior, a) identifique UMA característica do jogo político que possibilitou a estabilidade dos anos JK."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Colégio J. R. Passalacqua Colégio Santo Antonio de Lisboa Colégio São Vicente de Paulo – Penha Colégio Francisco Telles

Colégio São Vicente de Paulo – Jundiaí

Aluno: ________________ Nº: ______________

Disciplina:_____________________ Prof.(a): _____________________________ Data: / / 3ª Série: ________ Ensino Médio

EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS- 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO- 3º BIMESTRE

01. A posse de Vargas, em janeiro de 1951, significou a ascensão de um presidente comprometido com um projeto nacionalista.

Caracterize o projeto nacionalista de Vargas.

02. Estabeleça a diferença entre o projeto de Vargas e JK para o desenvolvimento econômico-industrial do país.

03. "Tendo sido bem treinado na escola política do PSD de Minas Gerais, Kubitschek estava pouco inclinado a influir no sistema de propriedade rural existente."

(Thomas E. Skidmore - BRASIL: DE GETÚLIO VARGAS A CASTELO BRANCO) A fim de explicitar o significado do texto, discorra sobre as prioridades setoriais atendidas com a execução do Plano de Metas do Governo JK.

(2)

04. O governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956- 1961) costuma ser lembrado como o dos "anos dourados". As classes médias urbanas viviam em clima de grande otimismo, marcado especialmente pelo acesso a bens de consumo que transformavam seu estilo de vida. Contudo, a política desenvolvimentista que caracterizou o período também causou indesejáveis modificações na economia do país.

Indique duas consequências negativas da adoção dessa política para a economia brasileira da época.

05. "Em comparação com o governo Vargas e os meses que se seguiram ao suicídio do presidente, os anos JK podem ser considerados de estabilidade política. Mais do que isso, foram anos de otimismo, embalados por altos índices de crescimento econômico, pelo sonho realizado da construção de Brasília. Os "cinquenta anos em cinco" da propaganda oficial repercutiram em amplas camadas da população".

(Boris Fausto - HISTÓRIA DO BRASIL.) Tendo como referência o texto anterior,

a) identifique UMA característica do jogo político que possibilitou a estabilidade dos anos JK.

b) relacione o lema "cinquenta anos em cinco" ao Plano de Metas e à definição nacional-desenvolvimentista da política econômica, utilizando ao menos dois exemplos.

06. (Ufes 2012) Analise os textos. TEXTO 1:

“[...] Depois de decênios de domínio e espoliação, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive que renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho.

(3)

[...] Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente, dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história”.

(Carta-testamento deixada por Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954 – citada por JUNIOR, Antonio Mendes; MARANHÃO, Ricardo (orgs.) Brasil – História - Texto e Consulta – Era Vargas. São Paulo: Hucitec, 1989, p. 258). TEXTO 2:

“Fui vencido pela reação, e assim deixo o governo [...] desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia, que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos internos e externos. Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis levantam-se contra mim e intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários... a mim não falta a coragem da renúncia.”

(QUADROS, Jânio; ARINOS, Afonso. História do Povo Brasileiro. São Paulo: Jânio Quadros Editora, 1967, Vol. VI, p. 237, 238. Adaptado). a) Mencione duas razões comuns a estes dois acontecimentos históricos: o suicídio de Vargas, em 1954, e a renúncia de Jânio Quadros, em 1961.

b) Analise dois elementos que caracterizam o discurso político do populismo.

07. O Presidente João Goulart, apesar dos entraves parlamentares, instrumentou projeto nacional-reformista visando aglutinar determinadas forças. Relacione os setores que as "Reformas de Base" abrangiam e indique a camada social que acabou dando apoio ao projeto.

(4)

08. A imagem a seguir retrata a cena de um período recente da História do Brasil.

a) Qual o regime político vigente no Brasil nesse período?

b) Considerando a imagem, cite 3 características desse regime político.

09. A política econômica adotada no início dos anos 70 pelo então ministro do planejamento Delfim Neto, tornou-se conhecida como "Milagre Econômico Brasileiro". Essa política afirmava que a riqueza era comparável a um "bolo" e, enquanto tal, precisava primeiro crescer para depois ser dividida.

Caracterize o chamado "Milagre Econômico Brasileiro".

10. "Uma sombra desceu sobre o cenário até há pouco iluminado pelas vitórias aliadas. Ninguém sabe o que a Rússia Soviética e sua organização internacional comunista pretende fazer no futuro imediato, ou quais são os limites, se é que os há, para as suas tendências expansionistas. De Stettin no Báltico, a Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente. Quaisquer conclusões que possam ser tiradas destes fatos, esta não é certamente a Europa libertada que lutamos para construir. Também não é uma que contenha os ingredientes de uma paz permanente."

(5)

Winston Churchill, ex-chanceler britânico, em seu discurso em Missouri, EUA, em 5 de março de 1946, teceu considerações sobre o contexto internacional da época caracterizando o início das novas tensões e de uma nova época, posteriormente denominada de Guerra Fria.

a) Cite três acontecimentos que expressam o contexto de Guerra Fria, entre 1947 e 1962.

b) Apresente duas características da Guerra Fria.

11. "O monopólio da bomba atômica, cujo poder de destruição fora demonstrado em Hiroshima e Nagasaki, deu aos Estados Unidos a temporária ilusão de que seriam os senhores exclusivos do mundo (...) A penetração da ciência nos segredos da desintegração do átomo passou a influenciar as relações internacionais."

A partir do texto, esclareça como se chegou: a) ao equilíbrio do terror nuclear;

(6)

EXERCÍCIOS OBJETIVOS- 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO- 3º BIMESTRE

1) (Uespi 2012) Sob a presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1961), a nação brasileira assistiu à criação de Brasília, – considerada, pela UNESCO, patrimônio cultural da humanidade – e vivenciou:

a) momentos de euforia resultantes, em boa parte, da política desenvolvimentista de incremento à indústria nacional e aumento do poder aquisitivo da classe média.

b) importante papel político para a aproximação dos países da América Latina com os Estados Unidos, em vista da estratégica posição do Brasil no Atlântico Sul.

c) época de forte repressão política ao operariado e descaso para com a interiorização do desenvolvimento econômico.

d) um período predominantemente liberal, em termos econômicos, o que pode ser exemplificado pelo início da construção da Companhia Siderúrgica Nacional.

e) uma forte recessão econômica em que a indústria nacional não deu sinais de crescimento e o poder aquisitivo da classe média caiu.

2) (Unesp 2012) Analise a canção.

Bossa nova é ser presidente desta terra descoberta por Cabral. Para tanto basta ser tão simplesmente:

simpático, risonho, original. Depois desfrutar da maravilha

de ser o presidente do Brasil, voar da Velhacap pra Brasília, ver Alvorada e voar de volta ao Rio.

Voar, voar, voar. [...]

(Juca Chaves apud Isabel Lustosa. Histórias de presidentes, 2008.) A canção Presidente bossa-nova, escrita no final dos anos 1950, brinca com a figura do presidente Juscelino Kubitschek. Ela pode ser interpretada como a

a) representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural.

b) celebração dos novos meios de transporte, pois Kubitschek foi o primeiro presidente do Brasil a utilizar aviões nos seus deslocamentos internos.

c) rejeição à transferência da capital para o Planalto Central, pois o Rio de Janeiro continuava a ser o centro financeiro do país.

d) crítica violenta ao populismo que caracterizou a política brasileira durante todo o período republicano.

e) recusa da atuação política de Kubitschek, que permitia participação popular direta nas principais decisões governamentais.

3) (Unicamp 2011) Em 30 de março de 1964, o Presidente João Goulart fez um discurso, no qual declarou:

“Acabo de enviar uma mensagem ao Congresso Nacional propondo claramente as reformas que o povo brasileiro deseja. O meu mandato será exercido em toda a sua plenitude, em nome do povo e na defesa dos interesses populares.”

(Adaptado de Paulo Bonavides e Roberto Amaral, Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002, vol. 7, p. 884.) Sobre o contexto em que esse discurso foi pronunciado, é possível afirmar o seguinte:

a) Enfrentando a oposição de setores conservadores, Jango tentou usar as reformas de base, que deveriam abranger a reforma agrária, a eleitoral, a educacional e a financeira, para garantir apoio popular ao seu mandato.

b) Quando Jango apresentou ao Congresso Nacional as reformas de base, elas já haviam sido alteradas, abrindo mão da reforma agrária, para agradar aos setores conservadores, e não apenas às classes populares.

(7)

c) Com as reformas de base, Jango buscou afastar a fama de esquerdista, colocando na ilegalidade os partidos comunistas, mas motivou a oposição de militares e políticos nacionalistas, ao abrir o país ao capital externo. d) Jango desenvolveu um plano de reformas que deveriam alterar essencialmente as carreiras dos militares, o que desagradava muitos deles, mas também reprimiu várias greves do período, irritando as classes populares.

4) A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, pode ser associada a um conjunto de problemas, dentre os quais se destaca a(o):

a) resistência do presidente em adotar uma forma autoritária de governo, defendida pela oposição e pelos militares. b) reação dos setores conservadores contra a política externa independente, principalmente após a condecoração do líder revolucionário cubano Che Guevara.

c) crescente oposição popular, liderada pelo PTB, contrária ao controle da UDN e, em especial, à ascendência de Carlos Lacerda no governo.

d) rompimento com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o lançamento de uma política de integração americana, a OPA (Operação Pan-Americana), em contraponto à Aliança para o Progresso.

e) apoio de Jânio Quadros ao projeto do vice-presidente João Goulart de conferir aos sindicatos crescente papel no governo.

5) Analise a charge a seguir.

A charge demonstra que a conjuntura política de 1962 favorecia a João Goulart (...) a) (...) antecipar a implantação do seu projeto parlamentarista.

b)(...) reduzir a força do Poder Executivo, que lhe fazia oposição.

c)(...) promover o retorno do presidencialismo (efetivado com o plebiscito de 1963). d) (...) derrubar as Reformas de Base, propostas pelo Parlamentarismo.

e)(...) fechar o Congresso Nacional e governar por decretos.

6) No período em que o Brasil foi dirigido por governos militares a decretação do AI 5 (Ato Institucional número 5) representou um "endurecimento" do regime instalado em 1964, que pode ser explicado pela(s):

a) inquietação dos setores militares favoráveis à redemocratização.

b) ação dos grupos de oposição, que trocaram a luta armada pela oposição parlamentar ao regime. c) crise decorrente do impedimento do Presidente Costa e Silva.

d) crise econômica resultante do esgotamento do milagre brasileiro.

e) crescentes manifestações oposicionistas de líderes políticos, estudantes e intelectuais contra o regime.

7) O uso de metáforas e de mensagens disfarçadas nas músicas foi uma maneira que os compositores encontraram nos anos de chumbo para dar o seu recado, contornando a censura. Bom exemplo disso é Apesar de Você, de Chico Buarque. Lançada em 1970, a composição que trata aparentemente de uma briga de namorados, pode ser interpretada como uma mensagem ao presidente.”

A respeito dos mecanismos de censura utilizados durante o Regime Militar é CORRETO afirmar:

(8)

a) A Rede Globo foi a emissora mais atingida durante o regime, pois teve de alterar a sua programação constantemente.

b) Os militares incentivavam a produção cultural nacional, desde que não se apresentasse contrária ao regime. c) O compositor e cantor Chico Buarque foi censurado, preso e torturado nos porões da ditadura militar brasileira. d) A censura dos meios de comunicação fez surgir dois “brasis”, ou seja, aquele que o povo vivia e aquele que aparecia na televisão.

e) Apesar da censura durante o Regime Militar os jornais televisivos criticavam a ditadura imposta no Brasil, a partir de 1964.

8) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS.

(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras,1996) O período citado no texto e conhecido por “Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em que houve

a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial. b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.

c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista / União Soviética Stalinista, durante os anos 30.

d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão. e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

9) (Fatec) "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal no mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de paz."

(Plano Marshall 5. VI. 1947) Esse plano:

a) assegurava a penetração de capitais norte-americanos no continente europeu, sobretudo em sua parte oriental. b) garantia, aos norte-americanos, o retorno a uma política isolacionista, voltada unicamente para os seus interesses internos.

c) pretendia deter as ameaças soviéticas sobre os países do Oriente Médio, cuja produção de petróleo era vital para as economias ocidentais.

d) era um instrumento decisivo na luta contra o avanço do comunismo na Europa arrasada pelo pós-guerra. e) representava uma tomada da tradicional política da "boa vizinhança" dos EUA em relação à América Latina. 10. (Puccamp) "...inspirado por razões humanitárias e pela vontade de defender uma certa concepção de vida ameaçada pelo comunismo, constitui também o meio mais eficaz de alargar e consolidar a influência norte-americana no mundo, um dos maiores instrumentos de sua expansão (...) tem por consequência imediata consolidar os dois blocos e aprofundar o abismo que separava o mundo comunista e o Ocidente...”

"...as partes estão de acordo em que um ataque armado contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte deve ser considerado uma agressão contra todas; e, consequentemente, concordam que, se tal agressão ocorrer, cada uma delas (...) auxiliará a parte ou as partes assim agredidas (...)"

Os textos identificam, respectivamente,

a) a Doutrina Monroe e a Organização das Nações Unidas (ONU).

b) o Plano Marshall e a organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). c) o Pacto de Varsóvia e a Comunidade Econômica Europeia (CEE).

d) o Pacto do Rio de Janeiro e o Conselho de Assistência Econômica Mútua (COMECON). e) a Conferência do Cairo e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Referências

Documentos relacionados

Uma agrofloresta foi implantada tendo espécies arbóreas frutíferas e florestais, plantas de cobertura, espécies adubadeiras, culturas anuais e como espécie-chave

A violência é criada pelo próprio sistema, que a utiliza para se legitimar como instrumento de controle social e para reproduzir e manter as relações sociais de poder

Em um único afloramento da bacia de Lima Campos foram encontrados três dentes de tu- barão hibodontídeo identificados como Planohybodus sp., além de grande número de escamas

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

para o processo de investigação, uma vez que é com base nos diários de campo.. que os investigadores conseguem analisar e refletir sobre os dados recolhidos, permitindo

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com