• Nenhum resultado encontrado

FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃO - Edital nº001/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ GRADUAÇÃO - Edital nº001/2017"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR

A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SELEÇÃO PÚBLICA DESTINADA À CONCESSÃO DE BOLSAS A TUTORES PRESENCIAIS PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA, PARA ATUAÇÃO

NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2017.2 FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ

GRADUAÇÃO - Edital nº001/2017

A FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ realizará seleção de tutores bolsistas, de nível superior, de acordo com a tabela de bolsas da Lei nº 5805, de 20 de agosto de 2010, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participante de programas da Fundação CECIERJ e do Decreto nº 42.810, de 19 de janeiro de 2011, que regulamenta a concessão de bolsas de estudo e pesquisa à participante de programas da Fundação CECIERJ e dá outras providências, bem como o que consta nos autos do processo administrativo no E-26/0004/00259/2017, para formação

de cadastro reserva de 1182 (mil, cento e oitenta e dois) profissionais, para tutores presenciais dos cursos de graduação a distância, oferecidos pelas universidades consorciadas, nas áreas de conhecimento e nos polos regionais, conforme ANEXO I. Todas as instruções e informações pertinentes a este processo seletivo estarão disponíveis no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, http://www.cederj.edu.br, e nos polos regionais cujos endereços se encontram no ANEXO II.

I – DA VALIDADE DA SELEÇÃO

Este processo de seleção terá validade de 12 (doze) meses, a partir da divulgação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Fundação CECIERJ. O resultado do processo seletivo será divulgado no site da Fundação CECIERJ e a validade da presente seleção pública contará a partir da data da publicação do extrato do resultado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ).

II - DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção será conduzido pela Diretoria de Tutoria da Fundação CECIERJ, pelas coordenações de tutoria e coordenações de áreas das universidades consorciadas. Caberá às universidades consorciadas a coordenação das atividades das comissões de seleção por área, constituídas por docentes das mesmas.

O processo seletivo será constituído de: A. Inscrição

B. Avaliação curricular A. DA INSCRIÇÃO

1. Da condição para inscrição:

O candidato deverá ter concluído curso de nível superior, em instituição reconhecida pelo MEC, em área de conhecimento de acordo com o definido no ANEXO I, até a data da inscrição no processo seletivo, considerando-se que a titulação acadêmica é quesito da avaliação curricular.

Aluno com matrícula ativa ou trancada nos cursos do Consórcio CEDERJ não poderá candidatar-se a tutor.

(2)

Não poderá candidatar-se quem já tenha atuado no Consórcio, obtendo avaliação insatisfatória em sua renovação de bolsa ou que tenha sido desvinculado por não ter cumprido etapas de Editais anteriores ou por ter sido desligado por problemas de atuação em sua função.

2. Do período para a inscrição:

As inscrições estarão abertas no período de 29 de abril a 12 de maio de 2017, exclusivamente por SEDEX.

3. Da taxa de inscrição:

Não haverá cobrança de taxa de inscrição. 4. Do procedimento para a inscrição:

ATENÇÃO: não serão aceitas inscrições nos polos regionais.

a) Para se inscrever, o candidato deverá encaminhar por SEDEX um envelope contendo os documentos abaixo relacionados, para o endereço da secretaria do curso, constante no ANEXO II, com uma via da Ficha de Inscrição (ANEXO III) preenchida e colada no exterior do envelope. A ausência de qualquer um deles acarretará a exclusão do processo seletivo.

b) Documentação a ser colocada no interior do envelope:

- Uma via da Ficha de Inscrição (ANEXO III) preenchida, datada e assinada; - Currículo;

- Cópias de documento de identificação com foto, do CPF e de comprovante de residência;

- Cópias autenticadas, frente e verso, do diploma de curso de graduação ou de pós-graduação (stricto ou lato sensu) ou original de declaração em papel timbrado emitido por estabelecimento de ensino reconhecido pelo MEC, que comprove a conclusão do curso de nível superior;

- Cópias do histórico escolar e demais comprovantes referentes ao currículo (não precisam ser autenticados);

- Declaração de próprio punho, datada e assinada, de não ter tido contrato de trabalho rescindido por justa causa em nenhuma instituição pública do Estado do Rio de Janeiro e nem ter sido desligado do CEDERJ em atividades anteriores por motivos referentes à sua atuação ou descumprimento aos Editais anteriores.

- Termo de Compromisso devidamente preenchido, datado e assinado. (ANEXO IV).

c) O candidato a tutor presencial (TP2) poderá inscrever-se em apenas 1 (um) polo regional e em 1 (uma) disciplina ou grupo ou área de conhecimento de um único curso, conforme ANEXO I. O exercício da função de tutor será no polo escolhido pelo candidato, no ato da inscrição, em regime presencial, em horários a serem definidos junto à direção de cada polo, segundo às necessidades e possibilidades do polo/curso. Um tutor só poderá ter exercício em um único polo, não podendo acumular suas atividades de tutor presencial em mais de um polo. Não poderá exercer a função de tutor presencial com a de tutor a distância, concomitantemente, devendo optar por uma das modalidades.

(3)

inscrição. Erros referentes ao endereçamento à universidade, curso e/ou polo implicarão em cancelamento de inscrição. O envelope deverá conter a totalidade dos documentos exigidos, pois, na ausência de algum, não caberá recurso.

e) A inscrição no presente processo seletivo implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital e nos documentos anexos, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento, em hipótese alguma.

f) A não comprovação da conclusão de curso superior em uma das áreas listadas no ANEXO I implica desclassificação automática do candidato. A comprovação deverá ser realizada mediante cópia autenticada do diploma ou declaração original em papel timbrado da universidade e histórico escolar do curso.

g) Não será aceita a entrega de documentos depois de encerrado o período de inscrições. No caso de envio de inscrição e documentos por SEDEX, valerá a data de postagem. h) Uma vez formalizada a inscrição, não será permitida a troca de disciplina/área/grupo/curso/universidade/polo.

B. DA AVALIAÇÃO CURRICULAR (AC)- 10,0 pontos.

A avaliação curricular será realizada de acordo com os documentos apresentados pelo candidato, sendo da inteira responsabilidade deste a veracidade das informações apresentadas, sendo de caráter seletivo, classificatório e eliminatório, abrangendo todos os documentos apresentados.

Na avaliação curricular, serão considerados diplomas de cursos de graduação e pós-graduação (stricto e lato sensu), com reconhecimento devidamente atestado pelo MEC e diretamente relacionado à área/curso/grupo/disciplina escolhida (consultar a lista no ANEXO I). Além dos diplomas, serão consideradas ainda as declarações de conclusão de curso emitidas pelas universidades certificadoras e demais documentos comprobatórios aos itens avaliados.

Na avaliação curricular, só serão considerados itens efetivamente comprovados e pertinentes à área de atuação, conforme área/curso/grupo/disciplina escolhida e critérios de pontuação, computado o valor do título mais alto do candidato.

Os candidatos serão relacionados por meio da ordenação decrescente de suas pontuações, o que estabelecerá a ordem de classificação para o preenchimento das vagas previstas, por polo, dentro da área/disciplina/grupo escolhida pelo candidato.

(4)

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO CURRICULAR ITENS AVALIADOS PONTUAÇÃO

MÁXIMA OBSERVAÇÕES TITULAÇÃO ACADÊMICA graduação 3,0 especialização (ou mestrando) 3,25 mestrado (ou doutorando) 3,5 doutorado 3,75 experiência em magistério e/ou experiência em tutoria

em curso de nível superior reconhecido pela CAPES

2,0

Pontuação única para quem tiver o tempo mínimo de 01 ano de magistério. Não tem caráter somatório. Vale uma única pontuação. experiência

profissional/monitoria ou iniciação científica na disciplina, grupo ou área

pretendida para tutoria

1,5

0,5 por semestre, não computada a sobreposição de período.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

formação em EaD (ter concluído curso sobre EaD)

1,25

Curso com carga horária total de, no mínimo, 30 horas. Não tem caráter somatório. Vale uma única pontuação.

participação (nos últimos 10 anos) em congressos e

seminários na área pretendida para atuação em

tutoria e/ou trabalhos publicados em periódicos, congressos e seminários na

área pretendida para atuação em tutoria.

1,5 0,25 por certificado.

III – DAS VAGAS

São oferecidas 1182 (mil, cento e oitenta e duas) vagas para formação de cadastro de reserva, destinadas ao atendimento imediato da demanda do ano letivo de 2017, sendo que a ordem de convocação obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos, conforme ANEXO I. A convocação dos candidatos se dará conforme a necessidade apontada pela universidade coordenadora do curso, podendo a mesma sofrer alterações resultantes de mudanças de matriz, número de alunos matriculados na disciplina ou reorganizações curriculares do curso pretendido. Será respeitada, rigorosamente, a ordem de classificação dos candidatos em cadastro de reserva e vagas imediatas. Os candidatos em cadastro de reserva poderão ser chamados imediatamente, em caso de vacância.

(5)

IV - DA CONTINUIDADE DE CONCESSÃO DA BOLSA DE TUTORIA.

Buscando consolidar as competências necessárias à função de tutor no Consórcio CEDERJ, além das etapas constantes do processo de seleção, o candidato assume o compromisso de participar do Programa de Capacitação, conforme disposto no item VIII deste edital. A frequência e a aprovação em tais cursos serão definidoras da permanência do tutor enquanto bolsista no Consórcio. Soma-se a todo este processo, o fato de que os tutores-bolsistas são avaliados ao final de cada ano, para que suas bolsas possam ser renovadas ou não. O tutor poderá ser desvinculado caso sua atuação seja considerada insatisfatória pela respectiva coordenação de disciplina e/ou de tutoria ou por descontinuidade de sua disciplina.

V – DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

1. As universidades e coordenações de curso analisarão os diferentes quesitos do processo de seleção considerando o projeto pedagógico de cada curso e as especificidades contidas no mesmo, quanto ao perfil de tutor desejado.

2. A nota final de classificação será o somatório dos pontos obtidos na avaliação curricular.

3. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco).

4. Os candidatos serão relacionados por meio da ordenação decrescente de suas pontuações, o que estabelecerá a ordem de classificação para o preenchimento das vagas previstas, por polo, dentro da área/disciplina/grupo escolhida pelo candidato. 5. Ocorrendo igualdade de nota final de classificação, o desempate será definido,

considerando-se os critérios, na seguinte ordem:  maior idade;

 maior titulação acadêmica;

 maior tempo de experiência como tutor em EaD.

Observação: Todos os tutores aprovados passam a compor o cadastro de reserva de tutores do Consórcio.

VI - DO RESULTADO

1- Publicação - os candidatos deverão verificar o 1° resultado deste processo seletivo, exclusivamente, no endereço http://www.cederj.edu.br, no dia 05 de junho de 2017, a partir das 17h. Não haverá comunicação do resultado por qualquer outra via, exceto pela publicação do extrato do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

2- Recurso administrativo- eventual recurso aos resultados divulgados deverá ser única e exclusivamente submetido às respectivas coordenações de curso. Para tal, o candidato deverá enviar nos dias 06 e 07 de junho de 2017, para o email de seu curso, constante no ANEXO VI, o formulário de recurso administrativo (ANEXO V). O formulário de recurso deverá estar devidamente assinado pelo candidato e digitalizado para envio. Caberá à banca avaliadora de cada curso o

(6)

julgamento do recurso, cujo resultado final será divulgado no dia 19 de junho de 2017, no site da Fundação CECIERJ, a partir das 17 horas.

Não serão aceitos, para fins de recurso, documentos complementares, excetuando-se, caso o candidato julgue necessário, o recibo de entrega do ato da inscrição na Universidade e/ou do envio por SEDEX.

3- Após a divulgação do 1º resultado, publicado no site da Fundação CECIERJ no dia 05 de junho de 2017, os tutores APROVADOS deverão encaminhar para a Diretoria de Tutoria do Consórcio CEDERJ, através do e-mail documentostutor@cecierj.edu.br, cópias digitalizadas e legíveis dos documentos abaixo relacionados, de forma a agilizar o cadastramento e efetivação de possível convocação, a ser divulgada no resultado final,colocando no assunto do e-mail seu nome e sobrenomes. O envio destes documentos visa agilizar a implantação da bolsa, visto que os documentos impressos se encontram em posse das universidades coordenadoras dos cursos:

 CPF;

 documento de identidade;

 certificado ou diploma da última titulação (a mais alta);  comprovante de residência;

 telefone e e-mail para contato.

4- A aprovação não implica em convocação imediata, pois dependerá de disponibilidade real de vaga.

VII– DA OUTORGA DA BOLSA DE TUTOR

A Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ convocará, no dia 19 de junho de 2017, através de lista publicada no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ http://www.cederj.edu.br, os candidatos selecionados para outorga de bolsa, de acordo com as necessidades da Fundação CECIERJ, obedecendo estritamente à ordem de classificação.

1. É vedada a acumulação da bolsa de tutoria de que trata este edital com qualquer outra concedida no âmbito da Lei nº 5.805/2010, ressalvada a hipótese prevista no artigo 3º, parágrafo 5º, do Decreto no 42.810/11.

2. Não poderá assumir a função de tutor o candidato aprovado neste processo seletivo, que seja aluno com matrícula ativa ou trancada em cursos do Consórcio CEDERJ.

3. Não será permitido, ao candidato que já atua como tutor do Consórcio CEDERJ, participar do processo seletivo com o propósito de garantir vinculação em mais de um polo. Caso seja aprovado na seleção, deverá optar pelo polo de sua preferência, comunicando imediatamente ao CEDERJ sua opção quando da divulgação do resultado final.

4. Caso o candidato concorra a mais de uma modalidade de tutoria (tutor presencial e tutor a distância) e seja convocado nas duas modalidades, deverá optar por uma delas quando da divulgação do resultado final. A opção deve ser feita com o envio de email endereçado à Diretoria de Tutoria diretoriatutoria@cecierj.edu.br.

5. A carga horária total de exercício de tutoria (TP2), somando todas as suas tutorias em disciplinas e cursos, não deverá exceder a 10 (dez) horas semanais.

6. A não participação do candidato convocado nas capacitações obrigatórias elencadas no item VIII implicará em desistência da vaga e, consequentemente, ao

(7)

convocar o próximo candidato da lista, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

7. A bolsa terá duração de 12 (doze) meses, podendo ser renovada por até 4 (quatro) vezes, dependendo da necessidade da Fundação CECIERJ e da avaliação de desempenho do bolsista, conforme consta no termo de outorga.

8. Para o tutor presencial o valor mensal da bolsa (TP2) equivale a R$ 275,00 por mês para 2 horas semanais (cerca de 8 horas mensais), podendo variar até 5 vezes (10 horas semanais) em função do número de alunos e/ou disciplinas, de acordo com as necessidades da Fundação CECIERJ, conforme artigo 3º, parágrafo 5º, do Decreto no 42.810/11.

9. A carga horária do tutor presencial poderá ser reduzida a qualquer tempo, ou suspensa, considerando o número de alunos inscritos na disciplina e/ou as especificidades do período e curso, e/ou as mudanças curriculares e/ou necessidades da Fundação CECIERJ.

VIII - DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES

Os candidatos CONVOCADOS de acordo com o disposto no item VII deverão, obrigatoriamente, participar do Programa de Capacitação de Tutores, sendo sua participação e aprovação definidoras da continuidade da bolsa de tutoria. Tal Programa se constitui de:

1. Capacitação Inicial de Tutores, que será realizada pelas respectivas coordenações de tutoria dos cursos, após a convocação (as coordenações entrarão em contato por email e/ou telefone com seus tutores convocados, informando o dia e local da capacitação);

2. Capacitação em conteúdo e no material didático, realizada pelas universidades responsáveis pelos diversos cursos e em datas a serem divulgadas na Capacitação Inicial de Tutores.

3. Curso on-line na plataforma Moodle/CEDERJ, em data que será divulgada pela Diretoria de Tutoria.

4. Curso on-line Formação em EaD com Ênfase na Tutoria CEDERJ, em data que será divulgada pela Diretoria de Tutoria.

IX – DAS ATRIBUIÇÕES DOS TUTORES PRESENCIAIS:

 Participar das atividades de capacitação e de avaliação dos tutores propostas pela Diretoria Adjunta de Tutoria, pela Coordenação de Tutoria e pelos coordenadores de disciplinas (no mínimo 3 atividades por período letivo). Isto envolverá deslocamentos para outras cidades (para um polo diferente do de sua atuação ou para a universidade responsável pela disciplina), podendo haver necessidade de pernoite.  Conhecer o projeto didático pedagógico do curso e o material didático das disciplinas

sob sua responsabilidade, demonstrando domínio do conteúdo específico da disciplina.

 Conhecer o cronograma de estudo e das avaliações das disciplinas sob sua responsabilidade e ajudar os estudantes a se manterem atualizados.

 Conhecer a estrutura de funcionamento do polo regional onde atua.

 Estar presente no polo, no horário previsto para atendimento e orientação dos discentes, realizados aos sábados e/ou em dias de semana (terça à sexta-feira) à noite, seguindo escala feita pelo diretor de polo.

(8)

 Trabalhar o material didático com o aluno, individualmente ou em grupo, visando orientá-lo para a construção de uma metodologia própria e autônoma de estudo.  Familiarizar o aluno com o hábito da pesquisa bibliográfica (sugerida ou não no

material didático), no sentido do aprofundamento e atualização dos conteúdos das disciplinas.

 Orientar o aluno, através da prática, para a metodologia da educação a distância, enfatizando a necessidade de se adquirir autonomia de aprendizagem.

 Orientar o aluno, individualmente ou em grupo, visando à complementação dos seus estudos.

 Orientar os alunos nas aulas de laboratório, aulas práticas ou trabalhos em grupo, realizados aos sábados e estabelecidos pela coordenação de disciplina.

 Cadastrar, na plataforma, a frequência dos alunos nas sessões de tutoria.

 Produzir relatório mensal de desenvolvimento de conteúdo da disciplina, a ser enviado para o coordenador da disciplina, assim como a folha de frequência semanal dos alunos e suas principais dúvidas, a ser entregue ao tutor coordenador ou ao diretor de polo.

 Conhecer as ferramentas de apoio oferecidas para as disciplinas em que atua, orientando os estudantes para o uso dessas ferramentas.

 Incentivar os estudantes a participarem das atividades oferecidas pelas disciplinas em que atuam, tanto as presenciais quanto as oferecidas na plataforma.

 Assistir o estudante, individualmente ou em grupo, visando orientá-lo para a construção de uma metodologia própria de estudo.

 Discutir e esclarecer as dúvidas de conteúdo.

 Participar da aplicação das avaliações presenciais realizadas em finais de semana pré-determinados, seguindo escala feita pelo diretor de polo, em número proporcional à sua carga horária total.

 Participar da confecção do gabarito de correção das avaliações, quando solicitado pelo coordenador de disciplina.

 Corrigir as avaliações a distância (ADs), sob a orientação do coordenador de disciplina;

 Manter-se em comunicação permanente com o coordenador da disciplina, bem como com o tutor coordenador e a direção do polo, informando-os sobre o andamento da disciplina.

 Realizar as orientações de monografias ou trabalho de conclusão de curso, quando previstas na grade curricular do curso, preferencialmente online, e de acordo com as suas disponibilidades e de seus orientandos.

 Avaliar as monografias ou trabalhos de conclusão de curso, quando previstas na grade curricular do curso.

 Apresentar um relatório anual de atividades à Comissão de Bolsas da Fundação CECIERJ, dois meses antes do término de vigência da bolsa, visando à avaliação para renovação da mesma.

X – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo, ou posteriormente, eliminarão o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes da sua inscrição. 2. Será excluído da seleção, o candidato que concorrer para os seguintes itens:

(9)

entrega dos documentos na secretaria do curso, conforme endereço no Anexo II;

 deixar de entregar os documentos comprobatórios exigidos no item II.4.a, do processo de seleção;

 preencher com dados incorretos ou inverídicos a ficha de inscrição; 3. Todas as convocações, resultados e avisos referentes ao processo seletivo serão

divulgados prioritariamente no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ, http://www.cederj.edu.br e/ou no DOERJ.

4. É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu telefone e endereço eletrônico (e-mail) durante o processo de seleção, não se responsabilizando a Fundação CECIERJ por eventuais prejuízos que possam sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.

5. Os itens destas instruções poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será comunicada no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ (http://www.cederj.edu.br).

6. A aprovação do candidato na seleção não implicará na obrigatoriedade da outorga da bolsa, cabendo à administração da Fundação CECIERJ o direito de aproveitar os candidatos de acordo com as suas necessidades e possibilidades, na estrita observância da ordem classificatória.

7. Durante o período do processo seletivo, não haverá nenhuma comunicação individual dos resultados, cabendo a cada candidato acompanhar os resultados no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ (http://www.cederj.edu.br). As convocações após o período do processo seletivo serão feitas por um representante da universidade, por email e/ou telefone.

8. Os casos omissos serão resolvidos pela Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ, no que tange à realização da seleção.

Rio de Janeiro, 13 de março de 2017.

(10)

CRONOGRAMA De 29 de abril a 12 de maio

de 2017

Inscrições por SEDEX

05 de junho de 2017 Divulgação do 1º resultado

06 e 07 de junho de 2017 Período para solicitação de recurso

19 de junho de 2017 Divulgação dos resultados da solicitação de recurso e da lista final dos candidatos selecionados.

ANEXO I – Disciplina/ área/grupo, perfil e vagas

ANEXO II – Endereço das Instituições de Ensino Superior ANEXO III – Ficha de Inscrição

ANEXO IV – Termo de Compromisso ANEXO V – Formulário de Recurso

Referências

Documentos relacionados

Conexão com TSO Conexão com Batch Call Attachment Facility Mecanismo de log Conexão com CICS Conexão com IMS Monitoração Recovery / Restart Cold start Áreas

[r]

O desembolso com Biologia (R$ 177,3 milhões ou 14,9% do desembolso da FAPESP no ano) é composto principalmente por gastos com bolsas no país (R$ 64,9 milhões), bolsas no exterior

As bolsas e os auxílios são concedidos a pesquisadores no Estado de São Paulo, vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa, públicas e privadas, e são contratados

Ele se dá por meio do investimento da FAPESP em pesquisas nas áreas de Agronomia e veterinária, Engenharia e Saúde, que quase inevitavelmente resultam em aplicação, por meio dos

No ano de 2012, a FAPESP comemorou o seu cinquentenário com diversas atividades acadêmicas especiais, o processo de produção de dois livros que serão lançados em 2013; a edição

Marcus Vinicius Romano Athila, Presidente, Maely Peçanha Fávero Retto, Vice-Presidente, Robson Roney Bernardo, Tesoureiro, Denise Costa Ribeiro, Fabiana Sousa

Para chegar aos dados constantes do quadro “Perfil dos Investimentos da FAPESP” foram considerados – da mesma forma que no ano passado – os auxílios a pesquisa regulares e