• Nenhum resultado encontrado

Carta do Director Novembro 2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carta do Director Novembro 2007"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Carta do Director Novembro 2007

Índice: Introdução 1. Colaboradores 2. Projectos de desenvolvimento 2007 3. Os média 4. Projectos de restauro 2007

5. Planificação de mais projectos pedagógicos

6. Planificação das medidas de conservação ou melhoramento das instalações 7. Informações

8. Actividades festivas 9. Outras informações

Caros Pais,

Exmas. Senhoras, Exmos. Senhores, Caras alunas, Caros alunos

Encontramo-nos já a meio do ano lectivo e as primeiras medidas de regulamentação já foram implementadas. Como poderão ler no seguinte texto, procedemos a várias alterações.

O trabalho não se limita, de todo, à planificação ou introdução de novas medidas, segue-se a fase de aplicação, isto é, a observação atenta para verificar a necessidade de reajustamentos.

Por esta razão apresento esta carta um pouco mais tarde, pois julgo que, devido ao vasto leque de medidas que foram adoptadas este ano, só agora é possível falar sobre os resultados.

Iremos continuar a observar todas as áreas e considerar todas as observações. Haverá, possivelmente, ainda alguns pontos fracos nas novas estruturas.

(2)

1. Colaboradores

Com o alargamento da nossa oferta pedagógica e com os novos pontos de esforço, tornou-se necessária a admissão de novos funcionários. Gostaria, neste ponto, de apresentar, brevemente, os novos colegas:

• O Professor Reinhold König lecciona matemática e desporto e já se integrou muito bem na sua função de Subdirector.

• A Professora Sara Pinto lecciona, no liceu, as disciplinas de Inglês e Alemão. • A Professora Isabel Teixeira lecciona, igualmente no liceu, as disciplinas de Francês e Alemão.

• O Professor Ulrich Kamien trabalha no liceu na disciplina de Alemão e no apoio pedagógico em Alemão.

• A Professora Corinna Wendeln lecciona no 1º ciclo do Ensino Básico.

• Conseguimos admitir, no Jardim-de-Infância três auxiliares bilingues, que completam assim a equipa do Jardim-de-Infância:

Frau Maria Elisabeth Silva Araújo Frau Paula Cristina da Silva Frau Sonja Rösler Silva

O Jardim-de-Infância conseguiu, desta forma, uma estrutura interna uniforme, composta por oito grupos com uma educadora e uma auxiliar respectivamente.

2. Projectos de Desenvolvimento 2007

2.1 Projectos Pedagógicos:

• No âmbito do desenvolvimento de qualificações, foram cruciais os dias metodológicos.

• O conceito de aconselhamento, introduzido em Fevereiro, foi consolidado através de uma acção de formação subordinada ao tema “O Diálogo de Aconselhamento”. As nossas coordenadoras estão a trabalhar com sucesso junto de pais e alunos. Esta característica de qualidade estrutura fortemente todo o trabalho pedagógico na nossa escola, servindo o aconselhamento intensivo dos nossos alunos e a

(3)

coordenação de todo o trabalho educativo. Alegramo-nos que tantos pais e alunos tenham aderido às regras deste novo conceito.

• Depois de um trabalho intensivo de preparação, desenvolvemos, para todo o colégio, uma nova estrutura da disciplina de alemão. Começando com a instrução direccionada aos alunos de três anos, passa pelo ensino pré-escolar, até à nova estrutura de integração parcial no 1º ciclo do ensino básico, encontrando depois a sua continuidade nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. É complementado através de aulas de apoio e através de outras medidas pedagógicas nos diferentes anos, com base em novos materiais escolares.

Esta estrutura, que conta com um grande reconhecimento das entidades de inspecção escolar alemãs, tem como objectivo acabar com os défices que persistem na disciplina de alemão e promover melhores pressupostos de aprendizagem em todas as disciplinas.

Tivemos em especial atenção que fossem contratados professores especificamente qualificados para estas funções e que o trabalho se exercesse com base em reuniões de grupo periódicas.

Vamos implementar mais um instrumento de promoção do desenvolvimento da aprendizagem na disciplina de alemão:

Em breve iremos ter à disposição um programa interactivo de aprendizagem de alemão como língua estrangeira, que foi especificamente desenvolvido para alunos portugueses e que estará disponível, aos alunos, através do nosso site, a fim de estes praticarem em casa. Iremos informá-los atempadamente.

Importante para a avaliação da disciplina de alemão é uma constante observação do desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Por essa razão, vamos observar, com particular atenção, o aproveitamento dos alunos nas mudanças de ciclos de ensino e aconselhar devidamente os pais.

2.2 O Jardim-de-infância

Depois de longas reflexões e planificações, e depois de intensas conversações com todos os pais do jardim-de-infância, alcançámos o consenso a nível das actividades pedagógicas da parte da tarde e adaptámo-las às especificidades do jardim-de-infância. Tem decorrido com êxito e iremos continuar a observar.

• Nos próximos dois anos, as crianças podem escolher diferentes programas: até às 12.30 h.

(4)

até às 13.30 h.

até às 15.30 h. com prolongamento até às 17.00h.

Acresce ainda a possibilidade de prolongamento da vigilância. Depois destes dois anos (a partir de 2009), todos os alunos têm de permanecer até, pelo menos, às 15.30 h.

Esta modalidade teve grande aceitação por parte dos pais, uma vez que contribui para a intensificação da formação, em geral, e, em particular, das aulas de alemão.

• Dentro do nosso novo conceito de ensino-aprendizagem de alemão, foi especialmente estruturada a instrução de alemão para os alunos de três anos e melhorada através de material didáctico. Nas outras faixas etárias foram também adoptados novos materiais de introdução à língua alemã. • O novo programa de pré-primária tem tido uma boa repercussão. O

professor Blunck preparou-se especialmente para os principais pontos didácticos e metodológicos deste trabalho. Irei abordar o tema do equipamento da sala da pré-primária mais tarde.

• Devido a um aumento do pessoal auxiliar, pudemos intensificar o trabalho com cada criança e facilitar, e automaticamente melhorar qualitativamente, a cooperação de todo o grupo de trabalho do jardim-de-infância.

Quero enfatizar aqui que todos estes processos só foram possíveis porque houve uma enorme modificação das condições de trabalho de todos os funcionários do jardim-de-infância. Estes novos encargos, que são acarretados pelos educadores e demais funcionários, são um ponto basilar no desenvolvimento da qualidade do Colégio Alemão e devem ser apreciados por todos.

Houve, durante todo este processo de implementação, muitas perguntas e críticas. Estas ajudam-nos a trabalhar todos os pontos de satisfação dos nossos clientes. Por isso, procurámos um directo intercâmbio com os pais e, em conjunto com os representantes de pais, discutimos as estruturas planeadas. Naturalmente que, num determinado momento, tivemos de encontrar a decisão correcta e iniciá-la atempadamente.

Nesta fase chegaram alguns pedidos de esclarecimento por escrito que, em parte, já tinham sido resolvidos ou que foram depois esclarecidos em reuniões pessoais com os representantes de pais. Pedimos compreensão para o facto de

(5)

estruturas mais complexas e exigentes não poderem, por vezes, ser comunicadas por escrito. E o tempo era escasso.

2.3 1º Ciclo do Ensino Básico

No 1º Ciclo do Ensino Básico tivemos de modificar todo o programa de instrução devido a muitas queixas e problemas.

• Isto deveu-se, também neste caso, em especial ao aproveitamento na disciplina de alemão. O objectivo deve ser que todas as crianças concluam o 1º Ciclo do Ensino Básico com uma boa competência linguística a alemão, de modo a que tenham uma boa hipótese no liceu, onde o alemão é uma língua transdisiciplinar.

O conceito da disciplina de alemão foi modificado em virtude da estrutura acima descrita. Vamos observar o trabalho com os novos manuais escolares; neste contexto os pais já referiram alguns problemas a nível do grau de exigência.

• O maior passo nas modificações do 1º Ciclo do Ensino Básico foi a implementação da escola em tempo completo. À imagem do que acontece em outras escolas da Europa, especialmente na Alemanha, tentámos ir ao encontro da vontade dos pais e criámos um programa de apoio da parte da tarde.

Na estruturação de um sistema tão complexo como este, tornou-se claro que nem todas as áres funcionaram logo bem.

Acima de tudo, o facto de um número elevado de famílias (aproximadamente um terço) só ter inscrito as suas crianças depois do prazo, acarretou problemas a nível da organização. No entanto, queríamos proporcionar, também a estas crianças, a oportunidade de participação e esperámos até todas as inscrições estarem concluídas. Durante este tempo de transição, houve muitas críticas e tivemos de fazer esperar os pais. Mas acho que o procedimento foi o correcto. Atempadamente fomos edificando todo o conceito e contratámos as pessoas indicadas (a este respeito, as nossas observações conduziram a que, no próximo ano, possamos ter uma maior escolha a nível de actividades extracurriculares e que possamos organizá-las melhor).

(6)

Observámos que o tempo entre a hora de almoço e os trabalhos de casa é muito escasso. Na próxima oportunidade (na calendarização das actividades, no segundo semestre) vamos alargar a fase de trabalhos de casa para uma hora e conseguir, assim, algum ’espaço de manobra’. As 15.45h. passa a ser a hora de recolha das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico que se coordena bem com o horário do jardim-de-infância (15.30 h.) e também melhora a capacidade de estacionamento nas imediações do colégio.

E agora uma palavra a respeito dos trabalhos de casa: o objectivo devia ser as crianças terminarem os seus trabalhos de casa dentro da hora prevista. Não quer dizer que todas as crianças o consigam. É normal que algumas crianças precisem de mais tempo para os trabalhos de casa diários. Estas crianças podem terminar os seus trabalhos de casa em casa e usufruir das nossas actividades até às 15.30h. (mais tarde, até às 15.45 h.).

As actividades da parte da tarde do 1º Ciclo do Ensino Básico são facultativas e apresentam-se como um programa atractivo, a preço favorável, que tem contado com grande afluência. As crianças gostam de participar e têm a oportunidade de participar em actividades artísticas e desportivas, para além da possibilidade de alargar os seus conhecimentos em outras disciplinas ou aprofundar os conhecimentos em disciplinas problemáticas.

Com esta nova oferta, a nossa escola melhorou consideravelmente a sua qualidade.

Isto só foi conseguido através do aumento da carga lectiva dos professores e da prontidão do Conselho de Administração em investir neste sistema.

Alegramo-nos por muitos pais terem louvado e reconhecido o nosso trabalho nesta área. Agradecemos também a todos os que nos ajudaram, através de críticas construtivas, a tomar as decisões acertadas.

2.4 Liceu

• A disciplina de alemão

O novo conceito da disciplina de alemão, com cinco horas de aulas integradas em pequenos grupos e duas aulas semanais em grupos diferenciados, foi introduzido nos 5os anos de escolaridade e vai desenvolver-se ano a ano. É apoiado por um novo material didáctico e preparado intensivamente pelos professores, em trabalho de equipa.

(7)

Simultaneamente foram implementados cursos de apoio em quase todos os anos a fim de culmatar os défices observados. Na organização dos grupos tivemos em consideração os resultados dos anos anteriores, a opinião dos professores da disciplina e o resultado dos testes diagnósticos.

O programa de alemão está a integrar-se bem e tem uma repercussão positiva junto dos pais.

• Aulas ao Sábado

Devido à reorganização de prioridades no plano curricular da disciplina de desporto, foi possível reestruturar os horários e eliminar as aulas ao sábado. Já não se coadunava com os nossos tempos uma vez que, com a intensificação do trabalho lectivo, temos de ter em consideração que os alunos precisam de pausas ajustadas para se prepararem, e também motivarem, para o novo programa semanal. Além disso, poupa-se em custos com o pessoal e com o aquecimento.

• Natação

Em consonância com os programas pedagógicos das escolas alemãs, e tendo em atenção a nossa realidade como cidade com grande oferta de desportos náuticos, é nossa obrigação, enquanto escola, ensinar os nossos alunos a nadar.

Por essa razão, decidimos, em reunião do grupo disciplinar de desporto, introduzir a natação no programa da disciplina. Os 6os anos vão, durante um semestre, frequentar aulas de natação onde aprenderão técnicas concretas.

• Aulas de Química

A oferta em disciplinas de ciências foi aumentada, de modo que é possível a partir do 2º Ciclo do Ensino Básico ter tanto Física como Química como disciplina curricular. Isto é especialmente importante para os alunos que queiram prosseguir os seus estudos na área das ciências.

• Aconselhamento Profissional

Introduzimos novas reuniões de informação para os alunos do 9º ano, nas quais participarão antigos alunos do Colégio Alemão do Porto para falar sobre o seu percurso profissional.

(8)

Este projecto teve boa aceitação junto de pais e alunos.

3. Multimédia

• Computadores

Equipámos toda a secção dos serviços administrativos, bem como a sala de professores, com postos de trabalho computorizados e um servidor central, que permite um trabalho em rede.

• Programa informático administrativo

O Colégio possui desde este ano lectivo um programa informático administrativo mais exigente e eficaz. A equipa liderada pelo Senhor König inteirou-se da funcionalidade deste programa e irá elaborar e optimizar o horário lectivo nos próximos anos.

• Equipamento de projecção

Apesar de já termos adquirido alguns projectores, teremos de alargar o número deste tipo de equipamento.

Na sala de aula foram afixados painéis com os resultados mais importantes dos conteúdos pedagógicos.

• Fotocopiadores

O Colégio dispõe agora de um fotocopiador de grande capacidade, que se encontra na entrada da sala dos professores e de um duplicador (Riso), na sala de reuniões, junto à secretaria. Esta combinação de equipamentos devem cobrir as necessidades de cópias do todo o colégio. No entanto, estamos empenhados em reduzir, ao máximo, o número de fotocópias.

• Página de Internet

A nossa página electrónica está, de certa forma, bem estruturada e elaborada, no entanto, gostaríamos de introduzir algumas ferramentas que tivessem utilidade para todo o universo escolar. Pretende-se conduzir, por esta via, muito mais informações aos pais e alunos do colégio.

(9)

Por esta razão temos uma equipa a trabalhar neste projecto da reestruturação da Página de Internet e iremos informá-los sobre as novidades.

• Jornal dos alunos/ Notícias do CAP/ Anuário/ Boletim Informativo

Um grupo de trabalho limitou e estruturou, claramente, os pontos-chave de cada meio de informação. Devem ser evitadas repetições de informação e a representação da vida escolar deve ser actual e representativa.

Está previsto um novo anuário para 2008.

A coordenação do trabalho na área da documentação está a cargo do Dr. Kamien.

4. Projectos de restauro 2007

4.1 Restauro completo do Jardim-de-Infância

O Jardim-de-Infância foi totalmente restaurado, durante as férias de Verão, e concluído a tempo para a reabertura em Setembro. Destacam-se as seguintes alterações:

• Novas cores das paredes, em todas as salas, de acordo com o nome dos grupos (e.g. Abelhas – cor de mel, etc.)

• Equiparação das áreas das oito salas, para grupos com um número idêntico de alunos.

• Construção de clarabóias nas salas, para a obtenção da desejada luz natural. • Aplicação de um novo chão em vinil, antiderrapante, de acordo com as normas

vigentes.

• Criação de uma sala para os funcionários.

• Novas instalações sanitárias, com lavatórios e sanitas mais higiénicas e adequadas às crianças.

• Nova cozinha para as pequenas refeições. • Restauro de todas as partes em madeira e metal.

• Colocação do mobiliário de acordo com as normas de segurança (e.g. cabides)

(10)

• Construção de uma sala de arrumação para os utensílios da Pré-primária.

• Remodelação do acesso ao Jardim-de-Infância, com construção de uma entrada coberta.

A remodelação do Jardim-de-infância foi apresentada pela arquitecta a todos os pais interessados, e, posteriormente, através de uma exposição fotográfica.

A inauguração oficial, com a entrega da chave, por parte do Conselho de Administração, à Directora do Jardim-de-infância, decorrerá durante a festa de Natal do Jardim-de-infância.

O restauro do bonito mobiliário antigo em madeira está planeado e deve decorrer durante os próximos meses. Devido à sobrecarga de trabalho por parte dos carpinteiros, não foi possível realizar este trabalho anteriormente.

4.2 Alteração e renovação da área da Direcção

As salas do Director e do Secretariado da Direcção foram alterados na construção e na área organizacional. Resultaram as seguintes vantagens:

• Protecção de dados na Secretaria

• Distribuição centralizada das visitas e devida orientação através da Secretaria • Concretização do conceito “Filosofia da Porta Aberta” do Director, sem

perturbações e ruídos do exterior • Mais espaço para arquivo

• Melhor apresentação do Colégio

4.3 Renovação da sala dos professores

Era urgente agir nesta área, devido ao estado degradado dos móveis.

Manteve-se o mobiliário antigo em madeira que, através de um excelente trabalho de restauro, ficou como novo. Foram adquiridas novas mesas em madeira e devido à nova distribuição do mobiliário ganhou-se bastante espaço.

Os professores dispõem, agora, de uma bonita sala, que cumpre os actuais padrões de funcionalidade.

4.4 Renovação da Cantina

Originalmente era para ser adquirido apenas um novo mobiliário, mas, no final, acabou por ser feita uma renovação completa.

(11)

Nas observações levadas a cabo, durante as férias, chegou-se à conclusão

que a cantina necessitava de um certo ambiente que combinasse com o novo mobiliário e onde as crianças se sentissem bem durante as refeições.

Por essa razão foram feitas as seguintes alterações: • Restauro do soalho

• Pintura das paredes e portas

• Recuperação da forma original das portas de divisão em madeira, para o Salão de Festas.

Devido ao aumento do número de pessoas a utilizarem a cantina teremos de reflectir sobre a sua dimensão.

4.5 Renovação do Recreio

A parte esquerda do recreio estava muito desgastado. Tinha muitas irregularidades e criavam-se poças de água após a chuva.

Toda essa área foi calcetada de novo, tendo-se eliminado, assim, as irregularidades eliminando o perigo de queda. O recreio foi igualmente limpo e as mesas de ping-pong restauradas. Uma utilização indevida destas mesas, como por exemplo a utilização de bolas de futebol, já não é permitida. Julgo que os nossos alunos compreendem que queremos preservar as nossas instalações, para o seu melhor usufruto.

4.6 Acessos para pessoas com deficiência

Após a construção do nosso elevador procedemos a outras alterações: • Construção de rampas nas entradas do edifício

• Construção de rampas junto às escadas dos corredores do Liceu. Trata-se igualmente de uma medida de segurança, principalmente em caso de incêndio. Devido à altura das rampas tiveram de ser colocadas barreiras de protecção nas janelas.

4.7 Outras medidas de segurança

• Colocação de vidro de segurança nas vitrinas do átrio de entrada • Restauro do chão no recreio do Jardim-de-infância

• Listagem exacta e controlo de todas as crianças que participam nas actividades da tarde da Primária

(12)

• Regras claras em todas as áreas, relativamente ao transporte e entrega de crianças, ou seja, distribuição das crianças nas diversas actividades e grupos de estudo.

• Por questões de segurança, pedimos o favor aos nossos alunos de não permanecerem mais no parque de estacionamento, durante o intervalo da hora de almoço.

5. Planificação de mais projectos pedagógicos durante o próximo ano lectivo

No ano lectivo passado elaborámos uma longa lista de áreas de desenvolvimento. Uma parte dos projectos já foi passada à prática. É, no entanto, necessário manter esses projectos vigiados e verificar a sua optimização.

Por essa razão, temos de calcular bem a amplitude do próximo “conjunto de desenvolvimentos”.

Não é aconselhável delimitar antecipadamente prazos, uma vez que a questão do tempo só é avaliável durante o próprio processo..

Para os próximos tempos estão previstos os seguintes projectos: • Reestruturação das fases pedagógicas de transição • Esclarecimento do estatuto do 1º ciclo do Ensino Básico • Carga horária do 1º ciclo do Ensino Básico

• Duas turmas no 1º ciclo do Ensino Básico • Reestruturação da disciplina de Português

• O 2º ciclo do Ensino Básico como unidade pedagógica • Conceito de admissão de alunos externos no 5º ano

• Programa de incentivo aos alunos, com apoio de parceiros da área da economia

6. Planificação de medidas para a conservação das instalações

Foi elaborada uma avaliação profissional a toda a área existente, que irá fornecer informações detalhadas sobre o estado de conservação das instalações. O resultado deste estudo ditará a necessidade de proceder a certas renovações.

Também poderão surgir projectos de construção e restauro com base em necessidades pedagógicas.

(13)

Tudo isto será feito em consequência com a administração de forma lógica, realista e coordenada. Neste momento não podemos definir o próximo ponto de esforço, mas podemos fornecer informações sobre a planificação geral.

Temos em mente as seguintes medidas: • Planificação de um segundo ginásio

• Construção de salas de tempos livres para os alunos

• Melhoramento do ambiente de estudo na Primária e no Liceu • Melhoramento da área de lazer nos recreios

• Outras obras necessárias

7. Informações

• A nossa aluna Joana Pinto, do 12º ano consagrou-se, no mês de Outubro, Campeã Nacional de Golfe – Senhoras. Parabéns pelo feito atingido!

• Um grupo de trabalho do nosso colégio irá participar, em breve, no concurso “Jugend forscht” (Jovens cientistas), em Bilbao. O grupo preparou um projecto muito interessante. Desejamos muito êxito!

• O colégio deseja desenvolver uma cooperação com uma Psicóloga a nível de apoio não só individual, mas também, a nível de conceitos pedagógicos. Seguirão mais detalhes em breve.

• Durante a nossa festa de Primavera, a 12.04.2008, iremos realizar a festa dos antigos alunos. Iremos ainda determinar a organização do evento com os nossos parceiros.

• No passado, houve diversas críticas sobre o almoço na cantina. Existe um grupo de trabalho para tentar melhorar a oferta, com a ajuda de uma nutricionista, que está a fazer o seu estágio no nosso colégio.

• A nossa oferta de pequeno-almoço também não encontra muitos adeptos. Na semana de 03.12 a 07.12.2007 iremos, baseado numa iniciativa privada, vender, durante o primeiro intervalo grande, sandes e frutas frescas. Caso esta iniciativa seja aceite, iremos implementá-la a tempo inteiro.

8. Eventos

Iremos, durante o ano lectivo, manter o nosso tradicional plano de eventos. Por favor informe-se sobre o calendário de eventos no nosso site.

(14)

Página14 de 14 9. Outros avisos

• Em todas as áreas pretende-se o trabalho em equipa para melhorar a continuidade e a qualidade do trabalho.

• Através de um encadeamento dos diferentes conselhos consegue-se atingir uma maior transparência e uma melhor cooperação dos diferentes grupos do colégio.

• O grupo de planificação irá ser constituído de novo e as diferentes áreas de trabalho irão ser distribuídas

• Por razões de segurança pedimos aos nossos alunos que não permaneçam no parque de estacionamento, durante o intervalo da hora de almoço.

• No Abitur de 2008 serão atribuídos Livros para premiar os alunos que se destaquem. Esta atribuição passará a ser tradição no nosso colégio.

Agradeço a todas as pessoas envolvidas pela sua intensiva colaboração para o bem das crianças e desejo aos nossos alunos muito êxito e alegria durante este ano lectivo!

Encontro-me à disposição de todas as pessoas, advertindo, no entanto, que se deve conversar, primeiro, com a pessoa com a qual se tem o problema.

--- Herbert Stamm, OStD

Director do Colégio Alemão do Porto

Para terminar, uma citação de Friedrich Hebbel:

“Mantenho a minha opinião: O Sol só brilha ao Homem uma vez, na infância e

na juventude.

Se isso o aquece, nunca irá tornar-se completamente frio, e o que se encontra

no seu interior, irá florescer e carregar frutos.”

Referências

Documentos relacionados

Foi observado que as quinolonas, incluindo o ofloxacino, causam artropatia em animais imaturos após administração oral, contudo a administração tópica oftálmica do ofloxacino

No Brasil, nossa margem de contribuição bruta por hectolitro aumentou como resultado de uma sólida execução de preços, mas nossa margem EBITDA reduziu organicamente devido ao

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A prática delas também é norteada pelos saberes adquiridos com a experiência, esta é produzida por elas no seu cotidiano docente, num processo permanente de reflexão

O presente trabalho de doutorado tem como objetivo principal analisar de forma sistemática a influência do tempo de vazamento até 45 min, após o tratamento de inoculação

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

- As áreas colaboram umas com as outras para realização dos projetos da empresa; - As relações entre as áreas são respeitosas e de apoio; - Acredito que os resultados desta

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of