• Nenhum resultado encontrado

10ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 03/07/2020 Devolução: 10/07/2020 Turma 402Mag

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "10ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 03/07/2020 Devolução: 10/07/2020 Turma 402Mag"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Atividades não presenciais Página 1 Disciplina: Fund. Teor. Met. Do Ens. De Ciências. Professora: Adriana Cristina de Almeida Turmas: 401 e 402 Magistério

Estudante:

Queridos/as, a partir do texto que receberam a aula passada, sobre Ciências naturais, formulem dez

questões sobre esse assunto, com perguntas e respostas, no caderno. Esse assunto foi uma revisão, para

entrarmos em outro assunto, não menos interessante. Bons estudos!!! Não será necessário devolutiva!!!

(2)

Atividades não presenciais Página 2

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

Professora: ALEXANDRA

TURMAS: 401 E 402 MAGISTÉRIO

ESTUDANTE:

ATIVIDADE

ESTA SEMANA VAMOS APROVEITAR PARA COLOCAR TUDO EM DIA E

ESTUDAR O TEXTO SOBRE ORALIDAde x ESCRITA. SEMANA QUE VEM

IREMOS FAZER UMA ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE ELE. RELEIA O

TEXTO E OS EXERCICIOS FEITOS E PREPARE-SE.!!!!

(3)

Atividades não presenciais Página 3 Disciplina: Filosofia da Educação Professora: Leina Cristina Luz Turmas: 401,402.

Estudante:

OBS: Não é necessário devolver a atividade / Resolver a questão, em seguida colar no caderno.

ATIVIDADE/AULA XI

Preencher o quadro comparativo das características de cada tendência:

(4)

Atividades não presenciais Página 4

EEB PROF JOSE ARANTES Prof. Nestor Fernandes da Silva

Disciplina: Didática da Educação Infantil Turmas: 301, 302,303, 401 e 402 – Magistério

Aluna(o): OBS.: Atividade Avaliativa – Postar Plataforma

Obs.: Atividade equivalente a 2 h/a da Semana BC, 30/06/2020

Objetivos:

a) - Revisar os conteúdos para responder as questões solicitadas - atividade avaliativa para segundo trimestre; b) - Analisar e responder cada questão, tendo como base a apostila semestral e conteúdos postados na plataforma; c) - Devolver essa Atividade Avaliativa na Plataforma ou impressa na Escola até

09/07/2020

.

01. “A educação infantil deve ser o espaço onde a criança poderá ter acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo tempo em que participa como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Por meio da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua intervenção nesse mundo.” Sobre o trecho acima podemos afirmar:

a) ( ) Apenas a primeira frase está incorreta. b) ( ) Apenas a primeira frase está correta. c) ( ) O texto está completamente correto. d) ( ) O texto está completamente incorreto.

02. A educação infantil possui duas dimensões essenciais. São elas: I–Cuidar e II–Educar. Sobre os itens acima:

a) ( ) Ambas dimensões estão corretos. b) ( ) Ambas dimensões estão incorretos. c) ( ) Apenas a dimensão I está correto. d) ( ) Apenas a dimensão II está correto.

03. O artigo 26 da Lei n. 9.394/96, LDB em vigor, afirma que os currículos da educação infantil devem contemplar a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Em dezembro de 2017, o Conselho Nacional de Educação a aprovou. Sobre esse tema, é correto afirmar que a BNCC é um documento de caráter:

a) ( ) reflexivo, que define o conjunto normativo orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos

b) ( ) normativo, que define o conjunto normativo orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos.

c) ( ) opcional, que defende o conjunto normativo orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos

04. Sobre a BNCC, homologada em dezembro de 2017 pelo Ministério da Educação, NÃO é correto afirmar:

a) ( ) A contribuição mais significativa da BNCC é o de substituir os currículos das disciplinas escolares das redes públicas na medida em que determina o que deve ser ensinado em cada escola.

b) ( ) Determina os conhecimentos e as competências que os estudantes devem desenvolver ao longo da escolaridade, sendo orientada por princípios éticos, políticos e estéticos

c) ( ) Trata-se de um documento de caráter normativo, que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

05) O documento denominado BNCC aplica-se exclusivamente à educação escolar e orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos... é correto afirmar:

a) ( ) Formatado para o mercado de trabalho, com atos pedagógicos voltados essencialmente para formação técnico. b) ( ) Formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

c) ( ) Orientação técnico-cultural e compreensão dos principais conceitos destacados em cada área do conhecimento.

06) A BNCC está organizada em “campos de experiências", os quais constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural." (BNCC, p. 38). Dentre os campos de experiências, podemos citar:

I. O eu, o outro e o ser individual. II. Corpo, gestos e movimentos. III. Escuta, fala, atenção, e repetição. Está correto o que se afirma em:

a) ( ) I e III. b) ( ) Somente I. c) ( ) II e III. d) ( ) Somente II. e) ( ) I e II.

07) - A BNCC, apresenta exclusivamente para a Educação Infantil cinco campos de experiências e entre eles “O eu, o outro e o nós” tendo como objetivos de aprendizagem ou habilidades: sendo incorreto afirmar:

a) ( ) - Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios ou palavras; b) ( ) - Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;

c) ( ) – Entender que a escola extrapola as paredes da sala de aula para formar cidadãos melhores.

08 – No Campo de Experiência, “Corpo, Gestos e Movimentos”, temos como Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento ou Habilidades, EXCETO:

a) ( ) – Movimentar-se de forma adequada, ao interagir com colegas e adultos em atividades e brincadeiras; b) ( ) – Expressar, com o corpo, sentimentos, sensações e emoções nas brincadeiras, dança, teatro e músicas; c) ( ) – Demonstrar progressiva independência no cuidado de seu corpo;

(5)

Atividades não presenciais Página 5 09) - O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e qual seu objetivo?

BOM ESTUDO.

Lute mais um pouco; às vezes é só mais um passo

e a meta acaba por surgir.

Mantenha-se firme e acredite,

nenhum problema dura para sempre!

(6)

Atividades não presenciais Página 6 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da

Matemática

Professora: Silvia C. Martins Turmas: 301,302, 303, 401 e 402 - Magistério

Estudante:

Olá minhas queridas !!!! antes de fazermos um plano de aula para primeira faixa etária da Educação Infantil , é extremamente importante conhecer os objetivos e o campo de experiência onde a Matemática esta inserida. Então leiam esse texto e depois responda as questões propostas.

Não esqueça que você pode assistir os 6 primeiros vídeos do link abaixo para melhor entender o que a BNCC quer que seja trabalhado na “creches” ou escolinhas.

A Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, fala um pouco sobre o trabalho com a Matemática na Educação Infantil.. A BNCC propõe seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na etapa da Educação Infantil, que asseguram, justamente, condições de aprendizagem. As ideias fundamentais desses direitos são: - Conviver - Brincar - Participar - Explorar - Expressar-se - Conhecer-se Assim, a organização curricular da BNCC está estruturada não em disciplinas ou componentes curriculares, mas em torno de cinco campos de experiências, que são: - O eu, o outro e nós - Corpo, gestos e movimentos - Traços, sons, cores e formas - Escuta, fala, pensamento e imaginação - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações Apesar de não haver uma separação de componentes curriculares (também conhecidas como matérias ou disciplinas), a gente consegue destacar a presença da Matemática no último campo de experiências, o campo “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”. Veja o que a BNCC diz: “As crianças também se deparam, frequentemente, com conhecimentos matemáticos (contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais etc.) que igualmente aguçam a curiosidade.” as crianças são, naturalmente curiosas a respeito de tudo, de modo que, vejam só, a compreensão de símbolos numéricos já é algo super instigante e desafiador. Veja o que mais a BNCC fala: “A Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.” É isso. A aprendizagem na Educação Infantil deve ocorrer por meio da manipulação de objetos, investigação e testes de hipóteses. Criando oportunidades para isso, a escola vai permitir que as crianças conheçam o mundo ao seu redor e utilizem esse conhecimento em seu cotidiano.

Já sabemos que, no Ensino Fundamental, prevalece a lógica da seriação escolar, que vai do primeiro até o nono ano. Já na Educação Infantil, A BNCC organiza os objetivos de aprendizagem em três grupos, separados por faixa etária. A ideia dessa organização por faixa etária é fazer com que os objetivos estejam alinhados com as possibilidades de aprendizagem e com as características do desenvolvimento das crianças, dentro de cada uma das faixas. Contudo, essa organização não deve ser vista de forma rígida, porque todo mundo sabe que todas as pessoas possuem ritmos de aprendizagem e de desenvolvimento diferentes, e não seria diferente com as crianças. Vamos entender como foi proposta essa separação em grupos etários. As três faixas etárias estão organizadas dentro de duas estruturas maiores. A primeira estrutura, “creche”, concentra a primeira faixa etária, que são os bebês, de zero a um ano e seis meses. Dentro de “Creche” também está a segunda faixa etária, as crianças bem pequenas, de um ano e sete meses a três anos e onze meses. A segunda estrutura, “pré-escola”, envolve crianças pequenas, de quatro anos a cinco anos e onze meses. Só lembrando que acaba por aí porque, com seis anos, teoricamente, a criança passa a fazer parte do 1º ano do Ensino Fundamental, que é a segunda etapa da Educação Básica. Vamos começar a ver quais são os objetivos de aprendizagem na Educação Infantil. vamos conhecer os objetivos para primeira faixa etária, que vai de zero a um ano e seis meses.

EI01ET01: Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura), campo de experiências “Espaços, Tempos, quantidades, relações e transformações.”

Os bebês aprendem com todo o seu corpo e seus sentidos. Por meio de suas ações de explorações, aprendem sobre o mundo à sua volta. A qualidade das vivências de explorações que os bebês têm nesse momento oferece uma base de experiência para interpretarem o mundo. Na sua vontade de interagir e aprender sobre os objetos e materiais, usam como ferramentas aquilo que está ao seu alcance: olhos, nariz, mãos, boca, ouvidos e pés. Nesse contexto, é importante que os bebês participem de situações nas quais possam agir sobre os materiais repetidas vezes, divertindo-se, explorando, investigando, testando diferentes possibilidades de uso e interação, encontrando e resolvendo problemas; que possam explorar objetos com formas e volumes variados e identificar algumas propriedades simples dos materiais, como, por exemplo, a luminosidade, a temperatura, a consistência e a textura; que possam também explorar temperatura e inclinação dos diferentes tipos de solo da unidade de Educação Infantil. Além disso, é importante que possam, por meio da repetição com significado dessas situações, descobrir a permanência do objeto.

Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da

(7)

Atividades não presenciais Página 7 BNCC. Para bebês, é possível construir objetivos específicos relacionados à identificação de objetos como, por exemplo, por meio da exploração. Além disso, também é possível prever objetivos relacionados ao uso de objetos, como, por exemplo, fazer uso do objeto de forma convencional ou dando um novo significado por meio de sua brincadeira exploratória. O currículo local pode, ainda, destacar quais os alimentos são típicos de seus contextos familiares e quais aqueles que a escola pode ofertar para ampliar as vivências dos bebês e também considerar as diferentes formas de contato que têm com os alimentos (por exemplo, pela consistência — sólidos, pastosos, líquidos —, pelos odores, pelos sabores).

Os bebês já podem aprender Matemática por meio da exploração das propriedades de objetos e materiais

CódigoEI01ET02: descritivo explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

O objetivo faz parte campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Os bebês são extremamente motivados por explorar e estão vivendo suas primeiras experiências de contato com o meio físico e natural, de modo que todo esse mundo é para eles uma grande novidade com muitas coisas para descobrir. A exploração dos bebês é marcada pela sua experiência sensorial, de forma que fazem uso de todos os seus sentidos e seu corpo para descobrir sobre si mesmos e sobre os efeitos de suas ações sobre os objetos e pessoas. Nesse contexto, é importante que os bebês possam participar de situações de exploração cada vez mais diversas, nas quais possam fazer uso de todos os seus sentidos e de seu corpo e que apoiem a sua descoberta da permanência do objeto. Dar tempo e valorizar as explorações dos bebês é uma forma de engajá-los nas suas descobertas iniciais sobre o mundo físico e natural à sua volta, como, por exemplo, explorar objetos, empilhando, segurando, jogando, retirando e guardando na caixa, enchendo e esvaziando recipientes com água, areia, folhas, percebendo relações simples de causa e efeito e mostrando interesse no porquê e em como as coisas acontecem em momentos de brincadeiras, em atividades individuais ou em interações em pequenos grupos.

Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para bebês, é possível construir objetivos específicos relacionados à exploração simples e observação de resultados, como, por exemplo, repetir ações que percebem que geram resultados. O currículo pode prever objetivos específicos relacionados à percepção da relação causa e efeito, como, por exemplo, usar ações para mostrar a propriedade e as funções das coisas ou começar a usar objetos como ferramenta para resolver problemas (ex.: usar uma corda para puxar o carrinho). O currículo local pode, ainda, trazer exemplos de fenômenos naturais típicos de sua região, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas nessas situações, como demonstrar interesse e curiosidade ao vivenciar situações de contato com fenômenos da natureza (ex.: chuva, vento, correnteza etc.).

O código do objetivo é EI01ET03, e o descritivo do é: “Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.”

Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas. Os bebês aprendem com todo o seu corpo e seus sentidos. Por meio de suas ações de explorações, investigações e observações, aprendem sobre o seu meio e as pessoas que dele fazem parte. As experiências iniciais de interação dos bebês com o meio ambiente, participando de situações de cuidado e preservação deste, são importantes para que aprendam a se relacionar com o ambiente de forma positiva e responsável. Nesse contexto, é importante que os bebês possam participar de situações nas quais consigam brincar na areia, brincar com água, deitar, se arrastar ou engatinhar na grama e passear pelo parque no colo acolhedor do(a) professor(a) que está atento(a) a todas as suas manifestações e expressões, buscando enriquecer suas ações, observações, explorações e investigações do meio ambiente. Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para bebês, é possível construir objetivos específicos relacionados ao contato com animais, como, por exemplo, descobrir, por meio de seus sentidos, os seres vivos próximos do seu entorno que lhes atraem. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados à identificação de características dos seres vivos, como, por exemplo, tamanho, cheiro, som, cores e movimentos das pessoas e animais que fazem parte de seu cotidiano. O currículo local pode, ainda, trazer exemplos específicos de seu meio ambiente ou pode também abordar atitudes a serem desenvolvidas nessas situações, como, por exemplo, apreciar e manifestar curiosidade frente aos elementos da natureza, se entretendo com eles.

O código do objetivo é EI01ET04, e o descritivo é o seguinte: “Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.”

Os bebês aprendem sobre os elementos e relações espaciais em situações cotidianas, nas quais usam todo o seu corpo e seus sentidos para explorar o espaço. Organizar o espaço intencionalmente de forma a proporcionar vivências ricas e diversas para as explorações dos bebês é uma importante ação do(a) professor(a) no apoio às suas descobertas. Nesse contexto, é importante que os bebês possam participar de situações nas quais consigam brincar pelo espaço, encontrando diferentes desafios, sendo convidados a fazer uso de diferentes movimentos e a explorar novas formas de ocupar espaços já conhecidos. Organizar o espaço da sala com diferentes ambientes e brincadeiras, envolvendo blocos, carrinhos, brinquedos de empilhar etc. também é uma forma de apoiar os bebês em novas explorações, que implicam diferentes formas de representação do espaço.

Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da

(8)

Atividades não presenciais Página 8 BNCC. Para os bebês, é possível construir objetivos específicos relacionados à exploração do espaço, como, por exemplo, acompanhar com os olhos os movimentos dos materiais e usar o corpo para explorar o espaço, virando-se para diferentes lados ou rastejando-se. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados a resoluções de problemas espaciais, por exemplo, que envolvam obstáculos vencidos passando-se por cima, ao lado ou removendo-os. O currículo local pode, ainda, trazer exemplos específicos de seu espaço ou abordar atitudes a serem desenvolvidas nessas situações, como persistir em alcançar um brinquedo desejado.

Código EI01ET05: descritivo Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

Os bebês aprendem com todo o seu corpo e seus sentidos. Por meio de suas ações de explorações sobre diferentes materiais, descobrem que estes possuem muitas qualidades. Ao fazer explorações com suas mãos, descobrem as texturas dos objetos; com sua boca, conhecem os sabores; com os ouvidos, os diferentes sons; com os olhos, reconhecem diferentes rostos familiares. Nesse contexto, é importante que os bebês possam participar de situações nas quais consigam agir sobre os materiais, repetidas vezes, experimentando gostos, texturas, sabores, odores, sons e tendo a oportunidade de realizar comparações simples entre eles. É importante também que possam brincar, individualmente, em pares, trios ou pequenos grupos, com objetos e materiais variados, como os que produzem sons, refletem, ampliam, iluminam, e que possam ser encaixados, desmontados, enchidos e esvaziados, divertindo-se ao identificar características e reconhecer algumas semelhanças e diferenças. Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para bebês, é possível construir objetivos específicos relacionados ao uso dos sentidos em suas explorações sobre diversos materiais, como, por exemplo, explorar as características dos materiais fazendo uso de suas mãos, pés, boca, nariz e ouvido. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados à descoberta de semelhanças e diferenças dos materiais, como brincar de guardar materiais semelhantes em uma caixa. O currículo local pode, ainda, abordar atitudes a serem desenvolvidas, como interessar-se por explorar diversos materiais, descobrindo e experimentando suas características, e trazer exemplos de materiais comuns em seu território. CódigoEI01ET06: e o descritivo é o seguinte: “Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc).”

Os bebês aprendem com todo o seu corpo e seus sentidos. Por meio de interações e brincadeiras envolvendo ritmos, velocidades e fluxos, desenvolvem a noção de ritmo individual e coletivo, bem como descobrem e exploram movimentos e possibilidades expressivas. Nesse contexto, é importante que os bebês possam participar de situações nas quais brinquem por meio do contato corporal com o(a) professor(a), como, por exemplo, nas brincadeiras “serra-serra, serrador"; brinquem envolvendo modulações de voz, melodias e percepções rítmicas; brinquem com tecidos ao som de músicas; divirtam-se andando ou se rastejando devagar e muito rápido; e participem de brincadeiras de roda ou danças circulares, bem como acompanhem corporalmente o canto do(a) professor(a) alterando o ritmo e o timbre (alto, baixo, grave, agudo) dos sons etc.

Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para bebês, é possível construir objetivos específicos relacionados à exploração de ritmos corporais, como, por exemplo, participar de brincadeiras que envolvam o canto e o movimento, divertindo-se com a exploração de seu corpo e a percepção rítmica. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados ao desenvolvimento da noção de ritmo individual, como, por exemplo, participar de brincadeiras que envolvam o canto e o movimento, buscando corresponder seus gestos aos versos da canção, ajustando seus movimentos ao ritmo. O currículo local pode, ainda, trazer exemplos específicos de brincadeiras de sua região ou pode também abordar atitudes a serem desenvolvidas nessas situações, como interessar-se por explorar diferentes ritmos, velocidades e fluxos em contextos de interações e brincadeiras.

O código do objetivo é EI01ET06, e o descritivo é o seguinte: “Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc).”

Após a leitura do texto responda as questões a seguir

1. “A Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Segundo o texto esse trecho da BNCC a fala a respeito do trabalho de qual componente curricular?

R:...

2. Quais são os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na etapa da Educação Infantil, segundo a BNCC?

(a ) conviver (b) brincar ( c ) participar ( d ) explorar ( e ) todas estão corretas

3. Qual campo de experiência podemos destacar a presença da matemática? ( a ) o Eu ( b ) o Outro e Nós

(9)

Atividades não presenciais Página 9 ( c ) corpo, gestos e movimentos ( d ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

( e ) Traços, sons, cores e formas.

4. Relacione as faixas etárias da educação infantil

( a) bebês, ( ) de um ano e sete meses a três anos e onze meses ( b ) crianças bem pequenas ( ) de zero a um ano e seis meses

( c ) crianças pequenas ( ) de quatro anos a cincos anos e onze meses.

5. Veja o que mais a BNCC fala: “A Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer ---,---,--- e..., levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas ... e...

6. Coloque verdadeiro (V) e falso (F):

( ) A ideia dessa organização por faixa etária é fazer com que os objetivos estejam alinhados com as possibilidades de aprendizagem e com as características do desenvolvimento das crianças, dentro de cada uma das faixas.

( ) A Educação Infantil vai até os 6 anos e onze meses.

( ) Essa divisão deve ser rígida sem possibilidades de flexibilização

( ) O descritivo do primeiro objetivo é Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura)

7. Como os bebês podem aprender Matemática?

R:...

8. Quando estudamos todos os objetivos que envolvem os bebês podemos dizer que eles aprendem através de: ( ) brincadeiras

( ) escrevendo

( ) exploração das propriedades de objetos e materiais

9. “Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.” Este é o descritivo deque objetivo

( ) 01 ( ) 02 ( ) 03 ( ) 04 ( ) 05 ( ) 06

10. “É importante que os bebês possam participar de situações nas quais brinquem por meio do contato corporal com o(a) professor(a), como, por exemplo, nas brincadeiras “serra-serra, serrador"; brinquem envolvendo modulações de voz, melodias e percepções rítmicas; brinquem com tecidos ao som de músicas; divirtam-se andando ou se rastejando devagar e muito rápido; e participem de brincadeiras de roda ou danças circulares, bem como acompanhem corporalmente o canto do(a) professor(a) alterando o ritmo e o timbre (alto, baixo, grave, agudo) dos sons etc”., estamos falando de qual objetivo?

( ) 01 ( ) 02 ( ) 03 ( ) 04 ( ) 05 ( ) 06

11. ...” É importante também que possam brincar, individualmente, em pares, trios ou pequenos grupos, com objetos e materiais variados, como os que produzem sons, refletem, ampliam, iluminam, e que possam ser encaixados, desmontados, enchidos e esvaziados, divertindo-se ao identificar características e reconhecer algumas semelhanças e diferenças.” Estamos falando de qual objetivo?

( )01 ( ) 02 ( ) 03 ( ) 04 ( ) 05 ( ) 06

(10)

Atividades não presenciais Página 10

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. JOSÉ ARANTES

MAGISTÉRIO- Fundamentos de

HISTÓRIA

Professor: Roberto A. Maraschin.

Turmas: 401,402 (circule sua turma)

Estudante:

TEMA: Plano de aula sobre a escravidão africana no Brasil (a ser devolvido no dia 10/07/2020).

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de História – Elaboração de um plano de aula.

Olá. Essa semana na disciplina de Fundamentos de História vamos trabalhar o plano

de aula sobre a escravidão africana no Brasil. Siga o modelo de plano de aula

trabalhado na disciplina de Didática dos Anos Iniciais: Disciplina: História, Público-alvo:

5o. ano, Período: 02 aulas, Tema: Escravidão do Brasil, Objetivo Geral (1), Objetivos

Específicos (3), Metodologias ou Estratégias Adotadas, Recursos Didáticos,

Cronograma, Atividade Avaliativa Contextualizada (que faça referência a essa temática

hoje) e Referências Bibliográficas. Boa semana de estudos e se cuide.

Referências

Documentos relacionados

Industria e comércio de

O objetivo deste trabalho é apresentar dois estudos de caso de cálculo da incerteza expandida de medição da tensão de resistência mecânica obtida através do ensaio de tração,

Protagonismo na Sociedade Diferenciação para o Associado Pessoas Direcionadores Prioridades estratégicas Gestão Empreendedora Manter a Cooperativa alinhada ao propósito Avançar com

[r]

[r]

Em função do tipo de madeira incorporada, apesar do desvio padrão aproximar alguns valores, os resultados obtidos sugerem uma melhor adesão interfacial para os compósitos

O presente trabalho avaliou o desempenho comparativamente de quatro reatores de lodos ativados de fluxo intermitente em escala piloto, com volume útil de 85 l, sendo dois

A Tabela 1 mostra os valores médios de número e área dos sítios de alimentação e das células gigantes, bem como a área da seção total da raiz, do conjunto epiderme e córtex, e