• Nenhum resultado encontrado

Interação em Psicologia (ISSN ) Revista do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Interação em Psicologia (ISSN ) Revista do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Interação em Psicologia

(ISSN 1981-8076)

Revista do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná

Normas para Publicação

(English version below)

O encaminhamento de artigos à revista implica a aceitação, por parte dos autores, de todas as normas expressas neste documento.

I – PROPOSTA EDITORIAL

Interação em Psicologia é uma publicação

quadrimestral de trabalhos originais relacionados à Psicologia que se enquadrem nas seguintes categorias:

relatos de pesquisa (investigação baseada em dados

empíricos); estudos teóricos ou históricos (análise crítica de problemas ou construtos teóricos ou análise de cunho histórico); revisões críticas da literatura (análise abrangente da literatura científica, com descrição detalhada de método); comunicações breves (relato breve de pesquisa ou experiência profissional, descrição de instrumentos e técnicas originais de pesquisa ou estudos de caso) e resenhas (revisão crítica de obra publicada).

II – PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO E AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Os manuscritos recebidos são apreciados inicialmente pela Comissão Editorial. Se forem apresentados de acordo com as normas para publicação da revista, serão encaminhados para membros do Conselho Editorial e/ou consultores ad hoc de reconhecida competência na área de conhecimento. A avaliação por pares adota o sistema de

double blind review, que preserva a identidade tanto dos

autores como dos consultores.

O Conselho Editorial ou os consultores ad hoc analisam o manuscrito, sugerem modificações e recomendam ou não a sua publicação. Este procedimento pode se repetir quantas vezes for necessário. Cabe à Comissão Editorial definir o número de avaliações necessário para cada artigo. A decisão sobre a publicação de um manuscrito sempre será da Comissão Editorial, que fará uma avaliação do texto original, das sugestões indicadas pelos consultores e das modificações encaminhadas pelo autor. No encaminhamento da versão modificada do seu manuscrito (no prazo máximo de 20 dias após o recebimento da notificação), os autores deverão incluir uma carta ao Editor, esclarecendo as alterações feitas, aquelas que não julgaram pertinentes e a justificativa. Pequenas modificações poderão ser feitas pela Comissão Editorial para viabilizar o processo de avaliação e publicação. Os autores receberão a decisão da publicação ou não do seu manuscrito e a data provável

de publicação, quando for o caso. Os manuscritos recusados poderão ser apresentados novamente após uma reformulação substancial do texto conforme indicações dos consultores e da Comissão Editorial e, neste caso, serão encaminhados aos mesmos consultores que revisaram o trabalho anteriormente.

III – DIREITOS AUTORAIS

A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Interação em

Psicologia, que terá a exclusividade de publicá-los em

primeira mão. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Interação em

Psicologia.

A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos assinados, que são de inteira responsabilidade dos autores.

Interação em Psicologia proporciona acesso público e

gratuito a todo seu conteúdo.

IV – APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Os manuscritos deverão ser enviados exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Revistas (SER) da UFPR, através do endereço eletrônico www.ser.ufpr.br/psicologia.

Na preparação dos artigos, deverá ser utilizado o processador de texto MS Word for Windows®. Todas as partes do manuscrito devem ser apresentadas em entrelinhamento duplo (com exceção da seção “Referências”, em entrelinhamento simples), fonte Times New Roman, corpo 12. Os artigos podem ser escritos tanto em português quanto em outras línguas (neste caso, sujeito à aceitação do Conselho Editorial), sendo obrigatórios os resumos em português, inglês e na língua original. ATENÇÃO: Cabe aos autores suprimir quaisquer elementos capazes de identificá-los, tanto no texto quanto no arquivo enviado. Atente, em especial, para o recurso “Propriedades” do MS Word®, que pode identificar o autor do arquivo.

Os relatos de pesquisa, estudos teóricos ou históricos e revisões críticas da literatura devem ter, no máximo, 25 páginas. As comunicações breves devem ter, no máximo, 15 páginas. As resenhas devem ter, no máximo, 5 páginas.

(2)

A contagem de páginas inclui todas as partes do manuscrito.

Simultaneamente ao envio do artigo pelo SER, deverá ser enviada uma carta ao editor, assinada por todos os autores, que indique: 1) a categoria em que o trabalho se insere (relato de pesquisa, estudo teórico ou histórico, revisão crítica de literatura, comunicação breve, resenha); 2) afirmação de que o texto não está sendo submetido simultaneamente a outro periódico; 3) garantia de que todos os procedimentos éticos aplicáveis foram atendidos. Esta carta deverá ser digitalizada e enviada através do SER durante o processo de submissão eletrônica do manuscrito, como “documento suplementar”.

ATENÇÃO: O processo editorial através do SER só será iniciado quando a carta for recebida e aprovada pela Comissão Editorial.

PARTES DO MANUSCRITO

1. Folha de rosto identificada: a) título do trabalho em

português; b) título do trabalho em inglês; c) título abreviado (máximo 50 caracteres, contando espaços); d) indicação da categoria na qual o trabalho se insere (relato de pesquisa, estudo teórico ou histórico, revisão crítica de literatura, comunicação breve, resenha); e) nome completo e afiliação institucional dos autores (apenas universidade); f) nome completo , endereço completo (inclusive CEP) e e-mail de pelo menos um dos autores para correspondência com a revista e leitores. Esta deverá ser a única parte do texto com a identificação dos autores, para que seja garantido seu anonimato. ATENÇÃO: A folha de rosto identificada deve ser enviada, no SER, como “documento suplementar”, separada do texto principal. O texto principal deve iniciar com o item a seguir (folha de rosto sem identificação).

2. Folha de rosto sem identificação: a) título do

trabalho em português; b) título do trabalho em inglês; c) título abreviado (máximo 50 caracteres, contando espaços); d) indicação da categoria na qual o trabalho se insere (relato de pesquisa, estudo teórico ou histórico, revisão crítica de literatura, comunicação breve, resenha).

3. Folha de resumos: a) resumo em português de 100 a

120 palavras; para comunicações breves, de 75 a 100 palavras; b) palavras-chave em português, preferencialmente derivadas da Terminologia em Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia, disponível em www.bvs-psi.org.br (no mínimo três e no máximo cinco, separadas por ponto e vírgula, com ponto final após a última palavra, com todas as letras minúsculas); c) abstract (versão do resumo para o inglês); d) keywords (versão das palavras-chave para o inglês). Resenhas não precisam de resumo.

4. Texto: No caso de relato de pesquisa, deve

apresentar: introdução (contudo, deve-se começar o artigo diretamente com o texto, sem um título chamado “introdução”), método, resultados, discussão e referências. Tabelas e figuras somente deverão ser incluídas se necessárias à clareza do texto, contendo título que traduza essencialmente o que se acha contido nelas. Quando

utilizadas, devem ser inseridas no corpo do texto (ver instruções específicas para figuras e tabelas no item 7). Deve-se evitar a utilização de notas de rodapé. Se forem imprescindíveis, porém, devem estar todas ao final do texto, após as referências. O recurso de notas de rodapé do MS Word® não deve ser utilizado. Ao invés disso, deve-se

indicar o local da nota no texto com número sobrescrito.

5. Lista de Referências: A estrutura dos manuscritos,

bem como as referências, deverão estar de acordo com a versão mais recente das normas da APA (Publication

Manual of the American Psychological Association). As

normas da APA devem ser consultadas nos casos não contemplados a seguir. Use entrelinhamento simples nas

referências, deixando uma linha em branco entre cada referência. Ao fazer a conferência final da lista de referências, observe que em todas elas um ou mais elementos devem surgir em itálico – via de regra, o título do livro ou o nome e volume do periódico.

5.1 Livros

Gomide, P. I. C., & Weber, L. N. D. (2003). Análise

experimental do comportamento: Manual de laboratório. Curitiba: Editora da UFPR.

Nas referências a livros ou capítulos de livros originalmente publicados em língua estrangeira deve constar, obrigatoriamente, o nome do(s) tradutor(es), conforme segue:

Sidman, M. (2001). Coerção e suas implicações (M. A. P. A. Andery & T. M. A. P. Sério, Trans.). Campinas: Livro Pleno.

A data mencionada no texto e nas referências deve ser aquela da edição usada pelo autor. Caso seja importante indicar a data original de publicação da obra, faça-o entre parênteses ao final da referência, sem usar ponto final dentro ou fora dos parênteses. Por exemplo: (Trabalho original publicado em 1900)

Neste caso, indique no corpo do texto a data da publicação original e a data da edição consultada – por exemplo: Freud (1900/1953).

Freud, S. (1953). The method of interpreting dreams: An analysis of a specimen dream. In J. Strachey (Ed. & Trans.), The standard edition of the complete

psychological works of Sigmund Freud (Vol. 4, pp.

96-121). London, England: Hogarth Press. (Trabalho original publicado em 1900)

5.2 Capítulos de livros

Dessen, M. A. (2005). Construindo uma ciência do desenvolvimento: Passado, presente e futuro. In M. A.

(3)

Dessen & A. L. Costa Jr. (Eds.), A ciência do

desenvolvimento humano (pp. 264-278). Porto Alegre:

Artmed.

5.3 Artigos de periódicos

Herbst-Damm, K. L., & Kulik, J. A. (2005). Volunteer support, marital status, and the survival times of terminally ill patients. Health Psychology, 24, 225-229.

• Artigos com DOI (Digital Object Identifier):

Herbst-Damm, K. L., & Kulik, J. A. (2005). Volunteer support, marital status, and the survival times of terminally ill patients. Health Psychology, 24, 225-229. doi:10.1037/0278-6133.24.2.225

• Artigos sem DOI retirados da Internet:

Sillick, T. J., & Schutte, N. S. (2006). Emotional intelligence and self-esteem mediate between perceived early parental love and adult happiness. E-Journal of

Applied Psychology, 2, 38-48. Retirado de

http://ojs.lib.swin.edu.au/index.php/ejap

5.4 Trabalhos apresentados em congressos com registro em anais ou cadernos de resumos

Machado, L. M. C. M., & Ferrara, M. L. D. (1987). Controle pela conseqüência na ontogênese do comportamento. In Sociedade Brasileira de Psicologia (Ed.), Anais da XVII Reunião Anual de Psicologia (p. 47). Ribeirão Preto: SBP.

• Trabalho apresentado em congresso, resumo acessado em site:

Meyer, S. B. (2006, setembro). Supervisão de casos de

difícil manejo. Trabalho apresentado no XV Encontro da

Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, Brasília. Resumo retirado de http://www ...

5.5 Trabalhos não-publicados

Somente inclua alguma citação de trabalhos não-publi-cados se esta for indispensável.

Weber, L. N. D., Mafessoni, O. E. S., & Silva, A. L. (1995). Determinação do nível operante, modelagem,

nível de saciação e extinção da resposta de pressão à barra de um hooded rat. Manuscrito não-publicado,

Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

5.6 Monografias, dissertações e teses

Prada, C. G. (2002). A família, o abrigo e o futuro: Análise

de relatos de crianças que vivem em instituições

(Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Paraná,

Curitiba.

Se o trabalho foi retirado da internet, inclua a informação ao final da referência: Retirado de http://www ...

5.7 Obra no prelo, submetida ou em preparação

Camargo, D. (no prelo). Emoção: Primeira forma de comunicação. Interação em Psicologia.

Manuscritos submetidos à publicação mas ainda não aceitos devem ser referenciados da seguinte forma:

Camargo, D. (2007). Emoção: Primeira forma de

comunicação. Manuscrito submetido à publicação.

Use o mesmo formato para trabalhos em preparação, mas com a expressão “Manuscrito em preparação”.

6. Citações e transcrições

As referências devem ser citadas no texto indicando o sobrenome do autor, seguido pelo ano da publicação, entre parênteses. Por exemplo: Skinner (1938) apontou que ... . No entanto, outros autores (Machado, Matos, & Ferrara, 1984) indicam que ... . Utilize a letra “e” quando referir-se diretamente ao nome dos autores e utilize “&” quando colocar os nomes entre parênteses, como indicado a seguir: Gomide e Trindade (1987) mostraram que o autoconceito ... . Ou desta forma: ... menores infratores foram entrevistados com o objetivo de avaliar seu autoconceito (Gomide & Trindade, 1987).

Quando uma citação referir-se a dois autores, cite sempre os dois. Quando a citação referir-se a três ou até cinco autores, cite todos na primeira menção, e em citações subsequentes mencione somente o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão “et al.”, colocando o ano da publicação. Por exemplo: Sidman, Kirk e Wilson-Morris (1985) na primeira citação e Sidman et al. (1985) nas citações seguintes. Com seis ou mais autores, desde a primeira citação, somente o sobrenome do primeiro autor é mencionado, seguido de “et al.”. No caso de três ou mais autores, se a forma abreviada gerar aparente identidade de dois trabalhos em que os autores sejam diferentes, os co-autores devem ser explicitados até que a ambiguidade seja eliminada. Por exemplo: os trabalhos de Capovilla, E. O., Raphael, W. D., Guedes, M., Macedo, E. C., Duduchi, M. e Capovilla, A. G. S. (1995) e Capovilla, E. O., Raphael, W. D., Macedo, E. O., Duduchi, M. e Santos, A. O. (1995) são citados da seguinte maneira: Capovilla, Raphael,

(4)

Guedes et al. (1995) e Capovilla, Raphael, Macedo et al. (1995) verificaram que (...).

Em trabalhos com até sete autores, cite todos os nomes na lista de referências. Em trabalhos com mais de sete autores, seguir este modelo: Gilbert, D. G., McClernon, J. F., Rabinovich, N. E., Sugai, C., Plath, L. C., Asgaard, G., ... Botros, N. (2004).

Ao citar diversos trabalhos entre parênteses, ordene-os sempre alfabeticamente, e não por data.

Ao transcrever um trecho de uma obra, faça-o entre aspas e, ao final da transcrição, cite a página onde se encontra o trecho. Por exemplo: “O psicólogo, quando atua como cientista do comportamento, investiga, descreve e/ou aplica princípios e leis do comportamento” (Danna & Matos, 1982, p. 28). Se o texto transcrito tiver quarenta palavras ou mais, utilize as mesmas regras, mas faça a transcrição em parágrafo distinto, recuado cinco espaços da margem esquerda (na mesma posição de um novo parágrafo), sem aspas, mantendo o espaço duplo.

Uma citação de fonte secundária somente deve ser utilizada quando for indispensável. Por exemplo: Cunha (1976, citado em Fagundes, 1982) sugeriu quatro características necessárias a uma linguagem científica ... . Nas referências, citar apenas a obra consultada (Fagundes, 1982).

7. Figuras e tabelas: Devem surgir no corpo do texto,

diretamente no local considerado adequado pelo(s) autor(es). Devem ser elaboradas segundo os padrões definidos pela APA, com as respectivas legendas e títulos.

Títulos de tabelas devem obedecer o seguinte padrão: em linha isolada, coloque o número da tabela (Ex.: Tabela 1), sem ponto final. Na linha seguinte, coloque o título da tabela, em itálico, usando maiúsculas no início das palavras (Ex.: Números Médios de Respostas Corretas de Crianças

Com e Sem Treinamento Prévio). Títulos de figuras devem

obedecer o seguinte padrão: coloque o número da figura em itálico, seguido de ponto final. Logo em seguida, coloque o título da figura, apenas com a primeira letra do título em maiúsculas. (Ex.: Figura 1. Frequência acumulada de sequências de respostas corretas.) Figuras podem ser apresentadas em preto e branco ou em cores. Os títulos das tabelas deverão ser colocados no alto das mesmas, e os das figuras deverão ser colocados abaixo das mesmas. Encerre os títulos de figuras com ponto final, mas não os títulos de tabelas.

8. Anexos: Devem ser utilizados apenas se forem

imprescindíveis para a compreensão do texto. Devem surgir após as referências, em nova página. Cada anexo deve ser intitulado adequadamente e identificado por letras maiúsculas (A, B, C...). Os autores devem considerar a possibilidade de informar, através de nota, outra forma de obtenção de instrumentos ou materiais, ao invés de apresentá-los como anexos.

Verifique cuidadosamente todos os itens das Normas para Publicação antes de enviar o seu manuscrito, e consulte as normas da APA em caso de dúvidas. O processo de avaliação e a possível publicação serão mais rápidos.

(5)

Interação em Psicologia

(ISSN 1981-8076)

Journal published by the Psychology Department of Federal University of Paraná - Brazil

Norms for Publication

Submitted manuscripts to Interação em Psicologia imply the author’s acceptance to all the norms expressed here.

I – EDITORIAL POLICY

Interação em Psicologia (Interaction in Psychology),

issued every four months, is a publication of original works in the field of Psychology in the following categories:

research reports (investigation based on empirical data); theoretical or historical studies (critical analysis of

theoretical problems and constructs or historical analysis);

critical literature reviews (comprehensive analysis of the

scientific literature, with detailed description of method);

short communications (short reports on research or

professional experience, description of original research instruments and techniques or case reports) and review

articles (critical review of published work). II – PROCEDURES OF RECEIVING AND

EVALUATING MANUSCRIPTS

All manuscripts undergo a preliminary review by the Editorial Board. If they comply with the norms for publication, they are sent out to members of the Scientific Council and/or ad hoc reviewers of recognized competence in the area of knowledge. The peer review adopts the system of double blind review, which preserves the identity of both the authors and of the reviewers.

Upon evaluation of a manuscript, the Scientific Council and ad hoc reviewers suggest modifications and recommend or not its publication. This procedure can be repeated as many times as necessary. The Editorial Board is responsible for defining the number of reviews for each manuscript. The decision of acceptance of an article for publication lies with the Editorial Board, which will analyze the original version, the suggestions indicated by the reviewers and the changes submitted by the author. When submitting reviewed versions (deadline 20 days after receiving the notification), authors should include a letter to the editor reporting all changes made in the text, as well as justifying those not fulfilled. The Editorial Board reserves the right to make minor modifications in manuscripts in order to make the evaluation and publication process faster. Authors will be notified of the decision of publishing or not their paper, and are informed of the possible date accepted manuscripts will be published. Manuscripts which are not accepted can be submitted again after a substantial reformulation of the text following the indications of the reviewers and the Editorial Board and, in this case, will be sent to the same reviewers who evaluated the initial submission.

III – COPYRIGHTS

Approval for publication implies the immediate granting of publication rights to Interação em Psicologia, which will exclusively publish the article firsthand. However, the authors keep the copyrights for subsequent publications. If the article is published again in other vehicles, we recommend a mention to the firsthand publication in

Interação em Psicologia.

The Editorial Board takes no responsibility on the concepts or statements expressed in the signed articles, which are of entire responsibility of the authors.

Interação em Psicologia offers free and public access

to all of its contents.

IV – SUBMISSION OF MANUSCRIPTS

Manuscripts should be sent exclusively by the Sistema

Eletrônico de Revistas (SER) of UFPR, trough the

electronic address www.ser.ufpr.br/psicologia.

During the manuscript preparation the MS Word for Windows® should be used. All parts of the manuscript

should be presented in a double-spaced format (with exception to the References section, in single-spaced format), Times New Roman font, size 12. Manuscripts may be written in Portuguese or other languages (in the last case, at the discretion of the Editorial Board), but abstracts in Portuguese, English, and in the original language must be provided. ATTENTION: The authors should suppress from the text and file all elements that may identify them. Special attention should be given to the “Properties” tool from MS Word®, which can identify the author of the file.

Research reports, theoretical or historical studies and critical literature reviews must be limited to 25 pages. Short communications must be limited to 15 pages. Review articles must be limited to 5 pages. The page count includes all parts of the manuscript.

Simultaneously to the submission of the manuscript through the SER, a letter signed by all authors should be sent to the Editor, indicating: 1) the category in which the manuscript is inserted (research report, theoretical or historical study, critical literature review, short communication or review article); 2) agreement that the manuscript has not been submitted to another journal; 3) statement assuring that all the applicable ethical procedures have been followed. The letter should be sent during the ix

(6)

electronic submission process at SER, as a “supplementary document” (“documento suplementar”).

ATTENTION: The editorial process through SER will be initiated only upon receiving and approval of the letter by the Editorial Board.

MANUSCRIPT PARTS

1. Front page with identification: a) title of the

manuscript in Portuguese; b) title of the manuscript in English; c) abbreviated title (maximum 50 characters including spaces); d) indication of the category in which the manuscript is inserted (research report, theoretical or historical study, critical literature review, short communication or review article); e) full name and institutional affiliation of each author (university only); f) complete name, complete adress and e-mail of at least one of the authors for correspondence with the journal and readers. This is the only part of the text that has any identification of the authors, as a guarantee of anonymity.

ATTENTION: The title page should be sent, at SER, as a “supplementary document” (“documento suplementar”), separated from the main text. The main text should be initiated with the following item (front page without identification).

2. Front page without identification: a) title of the

manuscript in Portuguese; b) title of the manuscript in English; c) abbreviated title (maximum 50 characters including spaces); d) indication of the category in which the manuscript is inserted (research report, theoretical or historical study, critical literature review, short communication or review article).

3. Abstract page: a) resumo (abstract) in Portuguese

(100-120 words long; 75-100 words long for short communications); b) palavras-chave (keywords) in Portuguese, preferably derived from the Terminologia em Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia, available at www.bvs-psi.org.br (minimum of three and maximum of five words, separated by semicolon with a period after the last word, written in small letters); c) abstract in English; d) keywords in English. Review articles do not need abstract.

4. Body of the manuscript: In the case of research

reports, manuscripts should include: introduction (however, the text must start directly, without a title called “introduction”), methods, results, discussion and references. Tables and figures can be included only if absolutely necessary to make the text clear and they must always come with titles which translate precisely what they contain. Whenever used, they should be inserted in the body of the text (see specific instructions to tables and figures on item 7). The use of footnotes should be avoided. However, if essential, they should be typed in the final part of the manuscript, after the references. The footnote tool of MS Word® should not be used. Instead, the place for footnotes

inclusion must be indicated with a superscript number.

5. References: The structure of the manuscript as well

as the citation rules should comply with the most recent version of the APA norms (Publication Manual of the American Psychological Association). Use the APA norms

for any reference that does not appear in the following cases. Use single-space format in the references section,

leaving a blank line between each reference. When checking the reference list, note that all of them must have at least one component in italics – usually, the title of the book or the name and volume of the periodical.

5.1 Books

Gomide, P. I. C., & Weber, L. N. D. (2003). Análise

experimental do comportamento: Manual de laboratório. Curitiba: Editora da UFPR.

In references to books or chapters originally published in a foreign language, there must be a reference to the name of the translator(s), as follows:

Sidman, M. (2001). Coerção e suas implicações (M. A. P. A. Andery & T. M. A. P. Sério, Trans.). Campinas: Livro Pleno.

The date mentioned in the text and in the references should be the one from the edition used by the author. If it is important to indicate the original publication date of a work, make it between parentheses in the end of the reference, without a period inside or outside the parentheses. For example: (Original work published 1900)

In this case, indicate in the body of text the original publication date and the date of the consulted edition – for example: Freud (1900/1953).

Freud, S. (1953). The method of interpreting dreams: An analysis of a specimen dream. In J. Strachey (Ed. & Trans.), The standard edition of the complete

psychological works of Sigmund Freud (Vol. 4, pp.

96-121). London, England: Hogarth Press. (Original work published 1900)

5.2 Book chapter

Dessen, M. A. (2005). Construindo uma ciência do desenvolvimento: Passado, presente e futuro. In M. A. Dessen & A. L. Costa Jr. (Eds.), A ciência do

desenvolvimento humano (pp. 264-278). Porto Alegre:

Artmed.

5.3 Scientific journal article

Herbst-Damm, K. L., & Kulik, J. A. (2005). Volunteer support, marital status, and the survival times of

(7)

terminally ill patients. Health Psychology, 24, 225-229.

• Articles with DOI (Digital Object Identifier):

Herbst-Damm, K. L., & Kulik, J. A. (2005). Volunteer support, marital status, and the survival times of terminally ill patients. Health Psychology, 24, 225-229. doi:10.1037/0278-6133.24.2.225

• Articles without DOI retrieved from the Internet:

Sillick, T. J., & Schutte, N. S. (2006). Emotional intelligence and self-esteem mediate between perceived early parental love and adult happiness. E-Journal of

Applied Psychology, 2, 38-48. Retrieved from

http://ojs.lib.swin.edu.au/index.php/ejap

5.4 Papers presented in meetings or symposia, published in book form

Machado, L. M. C. M., & Ferrara, M. L. D. (1987). Controle pela conseqüência na ontogênese do comportamento. In Sociedade Brasileira de Psicologia (Ed.), Anais da XVII Reunião Anual de Psicologia (p. 47). Ribeirão Preto: SBP.

• Work presented in meetings or symposia, with abstract consulted in a website:

Meyer, S. B. (2006, setembro). Supervisão de casos de

difícil manejo. Trabalho apresentado no XV Encontro da

Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, Brasília. Resumo retirado de http://www ...

5.5 Unpublished works

Include citation from unpublished works only if absolutely necessary.

Weber, L. N. D., Mafessoni, O. E. S., & Silva, A. L. (1995). Determinação do nível operante, modelagem,

nível de saciação e extinção da resposta de pressão à barra de um hooded rat. Unpublished manuscript,

Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

5.6 Dissertation or Thesis

Prada, C. G. (2002). A família, o abrigo e o futuro: Análise

de relatos de crianças que vivem em instituições

(Master’s thesis). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

If the work was retrieved from the internet, give this information at the end of the reference: Retrieved from http://www ...

5.7 In press, submitted, or in preparation

Camargo, D. (in press). Emoção: Primeira forma de comunicação. Interação em Psicologia.

Papers submitted to publication but not yet accepted should be cited as follows:

Camargo, D. (2007). Emoção: Primeira forma de

comunicação. Manuscript submitted for publication.

Use the same format for papers in progress, using the expression “Manuscript in progress”.

6. Citations and Transcriptions

The references should be cited in the text indicating the author’s last name, followed by the publication year between parentheses. For example: Skinner (1938) has pointed that … . However, other authors (Machado, Matos, & Ferrara, 1984) indicate that … . Use “and” whenever referring directly to the name of the authors and use “&” when their names are cited between parentheses, as in the following example: Gomide and Trindade (1987) have shown that the self-concept … . Or in this format: … offender minors have been interviewed with the objective of evaluating their self-concept (Gomide & Trindade, 1987).

When a citation refers to a work by three, four or five authors, list all the last names the first time a reference to the work appears, and in subsequent references give only the first author’s name followed by “et al.” and the publication year. For example: Sidman, Kirk and Wilson--Morris (1985) in the first reference and Sidman et al. (1985) in the following citations. If a work has six or more authors, give only the first author’s name followed by “et al.” in the first as well as in all subsequent citations.

When citing two works by three or more authors with the same last name, if the abbreviated form of the authors’ names gives the impression of apparent identity of the two works where co-authors are different, the co-authors should be explicated until the ambiguity is resolved. For example: the works by Capovilla, E. O., Raphael, W. D., Guedes, M., Macedo, E. C., Duduchi, M. e Capovilla, A. G. S. (1995) and Capovilla, E. O., Raphael, W. D., Macedo, E. O., Duduchi, M. and Santos, A. O. (1995) are cited in the following manner: Capovilla, Raphael, Guedes et al. (1995) and Capovilla, Raphael, Macedo et al. (1995) verified that ... .

If a work has up to seven authors, cite the name of all authors in the reference list. If a work has more than seven authors, follow this example: Gilbert, D. G., McClernon, J.

(8)

F., Rabinovich, N. E., Sugai, C., Plath, L. C., Asgaard, G., ... Botros, N. (2004).

When citing several works between parentheses, order them alphabetically, and not by date.

When transcribing portion of a work, use quotation marks and, in the end of the transcription, cite the page where the text has been found. For example: “The psychologists, when working as a behavioral scientist, investigates, describes and/or applies principles and laws of behavior” (Danna & Matos, 1982, p. 28). If the transcripted text has forty words or more, use the same rules, but make the transcription in a distinct paragraph, indented 5 spaces from the left margin of the text (in the same position of a new paragraph), without quotation marks, keeping the double spacing.

The citation of a secondary source should be used only when it is indispensable. For example: Cunha (1976, as cited in Fagundes, 1982) suggested that four characteristics necessary for scientific language ... . In the references, cite only the consulted work (Fagundes, 1982).

7. Figures and Tables: Should be included in the body

of the manuscript, in the place considered suitable by the author(s). These must be elaborated according to the APA Style norms, with the respective legends and titles. The titles of the tables must follow the following standard format: insert the number of the table in an isolated line (e.g.: Chart 1), without period. In the following line, insert the title of the table, in italics, using capital letters in the

beginning of words (e.g.: Mean Numbers of Correct

Responses by Children With and Without Pre-Training).

The titles of figures must follow the following standard format: insert the number of the figure in italics, followed by a period. After that, include the title of the figure, capitalizing only the first letter from the title (e.g.: Figure

1. Accumulated frequencies of correct response

sequences.). Figures may be presented in black and white or in colors. The titles of tables should be inserted in the top of them, and the titles of the figures in the bottom part. Finish the titles of figures (but not of tables) using periods.

8. Appendixes: Appendixes should be used if they are

really essential for the understanding of the text. They should be included after the references, in a new page. All appendixes should be indicated in the text, and identified with capital letters (A, B, C…). Authors should consider the possibility of informing, through a note, other forms to obtain the instruments or materials, instead of present them as appendixes.

Before submitting your manuscript, carefully review all rules and standards of the Norms for Publication, and refer to the APA style manual for specific questions. The evaluation process and the possible publication are going to be faster.

Referências

Documentos relacionados

Sentido a necessidade de organizar melhor os louvores de grupo decidi trabalhar neste documento utilizando ferramentas gratuitas.. Por n˜ ao ser vers˜ ao final, n˜ ao deve ser

Se as medidas sanitárias tomadas para evitar a propagação do tifo exante- mático foram muito semelhantes às da peste bubónica de 1899, com os banhos obrigatórios e a desinfeção

O processo de pseudo-individuação (Stanton et al., 1988) evidencia-se claramente no caso apresentado. Por um lado, Ricardo sofre pressões para individuar-se. Sua família e

Diretrizes para os Comitês Ad Hoc, Iniciativas para Novos Programas, Programas Pilotos e Lemas de Presidentes Internacionais ...G.. Diretrizes para Formar Alianças Cooperativas

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Dessa maneira, é possível perceber que, apesar de esses poetas não terem se engajado tanto quanto outros na difusão das propostas modernistas, não eram passadistas. A

As aves deste grupo são, em geral, encontradas em bandos mistos de espécies e/ou podem seguir formigas de correição, fenômenos que são conspícuos entre aves