• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA 3º ANO. Profº. HAROLDO TRAZÍBULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA 3º ANO. Profº. HAROLDO TRAZÍBULO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Profº. HAROLDO TRAZÍBULO

HISTÓRIA

3

º ANO

REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

fonte - verdana tamanho - 8 ou 9

1) (Puccamp. C3, H11) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Sobre o desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que:

a) os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por defenderem a implantação ditadura do proletariado.

b) os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro.

c) foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos.

d) foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.

e) o Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos setores mais conservadores.

2) (UFRJ. ADAPTADA. C3, H15) "DECRETO SOBRE TERRAS DA REUNIÃO DOS SOVIETES DE DEPUTADOS OPERÁRIOS E SOLDADOS.

26 de outubro (8 de novembro) de 1917 1) Fica abolida, pelo presente decreto, sem nenhuma indenização, a propriedade latifundiária.

2) Todas as propriedades dos latifundiários, bem como as dos conventos e da igreja, acompanhadas de seus inventários, construções e demais acessórios ficarão a disposição dos comitês de terras e dos Sovietes de Deputados Camponeses, até a convocação da Assembléia Constituinte.

3) Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo, é crime punido pelo tribunal revolucionário.

Presidente do Soviete de Comissários do Povo - Vladimir Ulianov - Lênin". (ln: NENAROKOV, A. P. 1917: "a Revolução mês a mês". Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967. p.169.) A edição deste decreto pelo novo governo revolucionário russo imediatamente após a tomada do poder exprime a necessidade de

a) explicitar o caráter aristocrático da Revolução Russa, promovendo o retorno do regime czarista.

b) dar a burguesia russa uma garantia de que seus bens e propriedades permaneceriam intocados por parte dos comunistas.

c) enfraquecer o poder dos antigos latifundiários e ganhar a imensa massa camponesa russa para a causa do processo revolucionário.

d) permitir aos antigos proprietários das terras, a nobreza expropriada pela Revolução de fevereiro de 1917, a retomada de seus direitos.

e) garantir a propriedade privada da terra para os novos detentores do poder, os Sovietes de Deputados e Camponeses.

4) (UFRJ. C3, H15) Leia o texto a seguir.

Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica.

NETO, J. P. "O que é Stalinismo". São Paulo: Brasiliense, 1981.

(2)

Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que

a) reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo.

b) consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.

c) significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes. d) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala.

e) significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo.

5) (Pucsp. C3, H11) O Estado Soviético, formado após a Revolução Russa, cuidou de expurgar da cultura desse país toda e qualquer manifestação artística que estivesse, no entendimento das autoridades, associada ao chamado "espírito burguês". Foi criada, então, uma política cultural que decretava como arte oficial apenas as expressões que servissem de estímulo para a ideologia do proletariado. Dessa forma, foi consagrado um estilo conhecido por

a) expressionismo soviético - que, através de uma orientação estética intimista, procurava expor a "alma inquieta dos povos eslavos", que passaram a integrar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

b) abstracionismo proletário - que, através da decomposição geométrica do real, exprimia a "ordenação sincrônica da sociedade comunista".

c) realismo socialista - que, através de composições didáticas, esteticamente simplificadas, procurava enaltecer a "combatividade, a capacidade de trabalho e a consciência social" do povo soviético.

d) romantismo comunista - que, através de um figurativismo apenas sugestivo, procurava realizar a "idealização do mujique", o camponês russo típico, como representante das raízes culturais russas.

e) concretismo operário - que, através de uma concepção criadora autônoma - não resultante de modelos -, utilizava

elementos visuais e táteis, com o objetivo de mostrar a "prevalência do concreto sobre o abstrato"- idéia básica no materialismo dialético.

6) (Unesp) O retorno a uma semi-economia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada.

(Martin Malia. Entender a Revolução Russa.)

O trecho apresentado refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual o

a) Estado soviético implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas e sociais que o país se encontrava.

b) partido bolchevista promove um processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e pluripartidário.

c) governo leninista, enfraquecido pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza czarista. d) Estado soviético aplica uma política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada de Planos Quinquenais.

e) conflito entre facções dentro do Estado resulta na oposição do partido bolchevista ao ideário socialista.

7) (C3, H11)

(3)

HISTÓRIA

DOCUMENTO 2

O primeiro documento refere-se ao levante dos marinheiros do encouraçado Potemkim em 1905 na Rússia durante o processo revolucionário conhecido pelos bolcheviques como ¨Ensaio Geral¨.

O segundo documento refere-se ao levante dos marinheiros do encouraçado Minas Gerais, no Rio de Janeiro em 22 de novembro de 1910.

As referências documentais e as aulas em sala sobre os referidos processos históricos, permitem inferir que

a) têm em comum o fato de tentarem dar início a processos revolucionários marxistas, tendo como principal objetivo uma república proletário-socialista, o que se efetivou na Rússia originando a União Soviética em 1917.

b) apoiadas por jovens oficias das referidas forças armadas, foram capazes de provocar profundas modificações nos

respectivos países, abrindo caminho para a moderna democracia que incluía o voto feminino.

c) são movimentos sociais em tempos e espaços diferentes, isto é, levantes de trabalhadores das forças armadas contra as péssimas condições de trabalho.

d) ambos foram vitoriosos, derrubando estruturas arcaicas; no caso da Rússia, o czarismo, e do Brasil o coronelismo, abrindo espaço para a consolidação de estruturas

democráticas.

e) foram um completo fracasso, não deixando qualquer legado para as futuras gerações na luta contra as injustiças sociais.

8) (PUCSP. C3, H15) O fragmento a seguir estabelece uma relação entre a Revolução Francesa, de 1789, e a Revolução Russa, de 1917.

"Para os socialistas da segunda metade do XIX (...) a Revolução francesa é portadora de uma esperança que tem um nome mas não possui ainda um rosto. Tudo muda com 1917. A partir de então a Revolução socialista possui um rosto: a Revolução francesa deixa de ser a matriz a partir da qual pode e deve elaborar-se outra revolução libertadora." (Furet, F. "Ensaios sobre a Revolução Francesa", Lisboa, A Regra do Jogo, 1978, p. 138.)

Essa relação é possível, entre outros fatores, pois

a) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa teve efeitos apenas nacionais e a Russa expandiu-se para além de suas fronteiras.

b) as duas revoluções contiveram, em seu interior, variadas propostas e revelaram, ao final, a vitória de projetos socialmente transformadores.

c) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa foi dirigida pelos "sans-culottes" e a Russa pelos bolcheviques.

d) as duas revoluções manifestaram caráter exclusivamente político, sendo ambas portadoras de propostas liberais e socialistas.

e) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa teve caráter burguês e a Russa aristocrática.

9) (C3, H11)

(4)

www.recadox.com.br

O discurso de Vladimir Lênin, líder da Revolução Russa (1917) e fundador da União Soviética, permite inferir que a) vitória do socialismo sobre o capitalismo será garantida através da união entre operários e camponeses.

b) União Soviética seria a vitoriosa no embate com o capitalismo pois tem a história ao seu lado.

c) Primeira Guerra Mundial foi de fundamental importância para que os bolcheviques tomassem o poder político na Rússia.

d) União Soviética viveu um clima de euforia durante o governo de Lênin, quando foi adotado o chamado ¨Socialismo de Mercado¨.

e) socialismo e o capitalismo são modos de produção antagônicos, necessitam destruir um ao outro.

10)(C3, H15)

TEXTO 1

¨O Estado é a organização especial de um poder: é a organização da violência.¨

Lênin

www.mensagenscomamor.com/frases-de.../frases_vladimir_lenin.htm

TEXTO 2

“Qualquer governo é melhor que a ausência de governo. O despotismo, por pior que seja, é preferível ao mal maior da Anarquia, da violência civil generalizada, e do medo

permanente da morte violenta.” ―Thomas Hobbes

Frases - http://kdfrases.com

Vladimir Lênin foi o líder da Revolução Bolchevique em outubro de 1917, que mais tarde implantou a União

Soviética. Thomas Hobbes, foi um pensador inglês do século XVII, considerado um dos principais teóricos do Estado Nacional.

A linha de pensamento de ambos permite afirmar que apresentam

a) semelhanças, pois acreditam que o Estado é uma ferramenta para a efetivação do poder governamental. b) complementaridade, pois acreditam que a legitimação do Estado ocorre por meio de eleições.

c) antagonismos, pois o primeiro é a favor do proletariado, enquanto o outro está ligado à tradicionais aristocracias. d) insociabilidade, pois o primeira é anarquista, enquanto o segundo é absolutista.

e) caráter democrático, defendendo a liberdade de expressão para os cidadãos do país.

11) (C3, H13)

TEXTO 1

O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido. http://pensador.uol.com.br/autor/hannah_arendt/ A fala da filósofa alemã Hannah Arendt nos remete ao princípio de que o poder resulta

a) das luta de classes, conforme o que é preconizado pelo marxismo.

b) dos interesses de uma minoria organizada politicamente. c) da vontade popular organizada em sindicatos e

associações ou ¨sovietes¨.

d) da democratização de oportunidades sociais e econômicas.

e) da ascensão de líderes carismáticos e populistas.

(5)

HISTÓRIA

O texto publicitário foi publicado no jornal O Estado de São Paulo em 18 de maio de 1919, um ano após os bolcheviques tomarem o poder na Rússia. Um princípio ideológico do bolchevismo que está sendo evocado pelo texto é o (a) a) igualdade na partilha do excedente de produção.

b) democracia direta e pluripartidarismo. c) regime totalitário e ditadura de partido único.

d) fim do regime czarista e a implantação da democracia socialista.

e) retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial.

GABARITO: 1-C; 2-C; 3-C; 4-B; 5-C; 6-A; 7-C; 8-B; 9-E; 10-A; 11-B; 12-A.

Referências

Documentos relacionados

As medidas antiparasitárias devem está voltadas principalmente para os animais jovens de até 2 anos de idade, com tratamento a cada 30, 60 ou 90 dias conforme infestações.

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

Podemos verificar a partir dos conceitos elencados acima que os recursos didáticos são ferramentas indispensáveis para que o professor possa utilizar em seu espaço da sala de

Foi realizada uma revista da literatura onde se procurou discutir parâmetros para indicações, melhor área doadora e técnicas cirúrgicas para remoção do enxerto de calota

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

Embora a audiência recebesse maté- ria-prima cada vez mais diversa para cada pessoa construir sua imagem do uni- verso, a Galáxia de McLuhan era um mundo de comunicação de mão

( 5. 1) Fornecer alimentação AC ou DC (tensão e corrente) adequada nos bornes do gabinete de controle, em níveis compatíveis (Vn+_10%) ao bom funcionamento de seus