• Nenhum resultado encontrado

"por que este homem nasceu cego?... para que o poder de Deus se mostre nele ".

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ""por que este homem nasceu cego?... para que o poder de Deus se mostre nele "."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Introdução: Muitas vezes em nossas vidas, passamos por situações intrigantes, não as entendemos, e no nosso interior somos inundados de indagações.

• Vou chamar este lugar; "estação: Por Que". João 9:

1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego.

2 Os seus discípulos perguntaram:Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele?

• Haviam correntes religiosas que criam na reencarnação, logo se fosse ele que tivesse pecado, para nascer cego, só poderia ter sido em outra vida, outra corrente religiosa cria que os filhos pagariam pelos erros dos pais.

• Jesus refuta ambas teorias:

João 9:3a Jesus respondeu: Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. → Quanto a primeira que falava da reencarnação:

Hebreus 9:27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo,

"por que este homem

nasceu cego?... para

que o poder de Deus

se mostre nele ".

(2)

→ A segunda, apesar de ser um fato que Deus visita a maldade dos pais nos filhos:

Exodo 20:5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem

• Isto não se aplicava a este caso, pois este caso, como tantos outros que vemos, tem a ver com o fato do homem ter se fastado de Deus e ter entregado nas mãos do destruidor seu futuro:

Lucas 4:
6 Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.

• Quando no Eden, o homem pecou, ele passou a autoridade que tinha para as mãos do diabo.

• A obra de Cristo é exatamente desfazer isto:

1 João 3:8c Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.

Atos 10:
38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

→ Voltemos ao texto:

3 Jesus respondeu: Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele.

4 Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar.

(3)

6 Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego

7 e disse: Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. (Este nome quer dizer "Aquele que Foi Enviado".) O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo.

8 Os seus vizinhos e as pessoas que costumavam vê-lo pedindo esmola perguntavam: Não é este o homem que ficava sentado pedindo esmola?

9 É! diziam alguns. Não, não é. Mas é parecido com ele! afirmavam outros. Porém ele dizia: Sou eu mesmo. 10 Como é que agora você pode ver? perguntaram.

11 Ele respondeu: O homem chamado Jesus fez um pouco de lama, passou a lama nos meus olhos e disse: "Vá ao tanque de Siloé e lave o rosto." Então eu fui, lavei o rosto e fiquei vendo. 12 Onde está esse homem? perguntaram. Não sei! respondeu ele.

13 Então levaram aos fariseus o homem que havia sido cego. 14 O dia em que Jesus havia feito lama e curado o homem da cegueira era um sábado.

15 Aí os fariseus também perguntaram como ele tinha sido curado.Ele pôs lama nos meus olhos, eu lavei o rosto e agora estou vendo respondeu o homem.

16 Alguns fariseus disseram: O homem que fez isso não é de Deus porque não respeita a lei do sábado. E outros perguntaram: Como pode um pecador fazer milagres tão grandes? E por causa disso houve divisão entre eles.

17 Então os fariseus tornaram a perguntar ao homem: Você diz que ele curou você da cegueira. E o que é que você diz dele? Ele é um profeta! respondeu o homem.

(4)

18 Os líderes judeus não acreditavam que ele tinha sido cego e que agora podia ver. Por isso chamaram os pais dele

19 e perguntaram: Esse homem é filho de vocês? Vocês dizem que ele nasceu cego. E como é que agora ele está vendo? 20 Os pais responderam: Sabemos que ele é nosso filho e que nasceu cego.

21 Mas não sabemos como é que ele agora pode ver e não sabemos também quem foi que o curou. Ele é maior de idade; perguntem, e ele mesmo poderá explicar.

22 Os pais disseram isso porque estavam com medo, pois os líderes judeus tinham combinado expulsar da sinagoga quem afirmasse que Jesus era o Messias.

23 Foi por isso que os pais disseram: "Ele é maior de idade; perguntem a ele."

24 Então os líderes judeus chamaram pela segunda vez o

homem que tinha sido cego e disseram: Jure por Deus que você vai dizer a verdade. Nós sabemos que esse homem é pecador. 25 Ele respondeu: Se ele é pecador, eu não sei. De uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo!

1. Este lugar é paralisante

João 9:2 Os seus discípulos perguntaram:Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele?

• O problema: Havia um homem cego, ninguem sequer pensava que esta situação pudesse mudar, e paralizados enchiam o Senhor com perguntas. Muitas vezes nos acostumamos com situações terriveis, passamos a habitar na estação "Por Que", onde parece que se nossa curiosidade for satisfeita o problema estaria resolvido. Quando de fato, isto não é verdade. Estamos de fato, paralizados.

(5)

2. Nós temos necessidades, urgentes, importantes, legitimas, e especificas.

João 9:1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego.

• Deus sabe do que nós precisamos.

Mateus 6:8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.

3. Para Deus nada é impossivel

João 9:18 Os líderes judeus não acreditavam que ele tinha sido cego e que agora podia ver. Por isso chamaram os pais dele • Estabelecemos limites, e queremos impor aos outros nossos limites. Isto são paradigmas. Verdades estabelecidas, que sequer podem ser confrontadas.

Marcos 10:27 Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.

• Existe um lugar que se chama: Estação Poder". É extamente entre os versiculos:

João 15:5e "porque sem mim nada podeis fazer". Filipenses 4:13 tudo posso naquele que me fortalece.

Sem Cristo nada podemos, Com Cristo podemos tudo 4. Para mudar de estação, mudamos a pergunta: Ao invés de:

Por que isto aconteceu, para: Como mudar isto? 1. Aceitar o tratamento de Deus

João 9:6 Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego • Ele não perguntou que metodo era este, aceitou em silencio. Não sabemos o por que disto, mas saber por que parece não ser

(6)

importante neste caso, porém, para mim, é como se Jesus

usasse a mesma essencia que Deus usou para fazer o homem: Barro, e juntou Sua saliva a este barro (na nossa saliva tem nosso DNA). Era como se Ele estivesse recriando este homem, com Seu DNA, com sua vida.

Apocalipse 21:5a E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas.

2. Obedecer sem questionamentos

João 9:7 e disse: Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. (Este nome quer dizer "Aquele que Foi Enviado".) O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo.

• Quando obedecemos sem questionar, encontramos o Messias, aquele que foi enviado, Jesus de Nazaré. E aí somos iluminados: João 9:5 Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.

3. Estar pronto para andar na luz

João 9:4 Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar.

• Jesus estava falando em misterios, falava da urgencia do nosso trabalho, mas também falava da necessidade de trabalhar, andar, na luz.

1 João 1:7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

4. Entender que Deus sempre vê mais, e tem planos

superiores.

"É cego para que o poder de Deus se mostre nele" • Sempre há um proposito de Deus, muitas vezes ainda despercebido para nós.

(7)

João 13:7 Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois.

→ Ele nos garante:

Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.

• Não sei por que voce esta passando por estas lutas. Talvez só vamos entender muito tempo depois. Mas de uma coisa podemos ter certeza, Deus deseja manifestar o poder DELE em ti.

5. Nós precisamos que o poder de Deus se manifeste

▬► "De uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo!"

• Os religiosos pensavam que viam muito bem, mas de fato

estavam cegos. Ele estava dizendo, Jesus me curou, Ele pode te curar.

Nós vamos encontrar muitas pessoas com o casamento

destruido, o poder de Deus vai se manifestar, e nós devemos dizer: Jesus me curou, Ele pode te curar.

▬ Nós precisamos desejar que este poder transformador se manifeste em nós.

João 4:14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

• De uma terra árida, seca, que só absorve a agua e parece que nunca tem fim a aridez, seremos transformados pelo poder de Deus, em fontes a jorrar a agua da vida.

Conclusão: no Salmo 23 diz que o Senhor é nosso Pastor, e seremos supridos em tudo. No final do salmo, ele diz que depois das lutas, depois da unção, o calice transbordara. Isto significa que Deus no dará mais do que precisamos, para poder suprir outros. Esta é a hora de saciar a sede das nações.

Referências

Documentos relacionados

Peito de peru defumado, muzzarela, tomate, cogumelos refogados, pimentão vermelho e

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O presente documento não pode ser reproduzido de nenhuma forma, em seu todo ou parcialmente, ou copiado para outra linguagem de leitura natural ou por máquina ou para um suporte de

Para tanto, o artigo faz uma breve abordagem ao Modelo de Fleuriet onde, a partir de uma reestruturação do balanço patrimonial é possível obter-se indicadores financeiros

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise