• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

RESOLUÇÃO Nº 014/2015.

EMENTA: Aprova Regimento Interno do Hospital Vete-rinário Universitário da Unidade Acadêmica de Garanhuns – HVU/UAG desta Universidade.

A Presidente do Conselho Universitário da Universidade

Federal Rural de Pernambuco, no uso de suas atribuições e tendo em vista a Decisão Nº 013/2015 deste Conselho, exarada no Processo UFRPE Nº 23082.021415/2014-63 em sua II Reunião Ordinária, realizada no dia 02 de março de 2015,

R E S O L V E:

Art. 1º - Aprovar, o Regimento Interno do Hospital Vete-rinário Universitário da Unidade Acadêmica de Garanhuns – HVU/UAG da Universidade Federal Rural

de Pernambuco, de acordo com o anexo e conforme consta do Processo acima mencionado.

Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.

SALA DOS CONSELHOS DA UFRPE, em 03 de março de 2015.

PROFA. MARIA JOSÉ DE SENA = PRESIDENTE =

(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

(ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 014/2015 DO CONSU).

REGIMENTO INTERNO

HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS - HVU/UAG

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º - O Hospital Veterinário Universitário – HVU da Unidade Acadêmica de Garanhuns - UAG - é um órgão suplementar da UFRPE destinado à assistência médico-veterinária hospitalar, subordinado diretamente à Vice-Reitoria, que tem como objetivo geral promover o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão da medicina veterinária, servindo de base e complementação da formação de estudantes da graduação e pós-graduação, bem como o atendimento à sociedade em geral.

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS

Art. 2º - Constituem objetivos específicos do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG:

I – Desenvolver atividades da Medicina Veterinária, quanto ao ensino, pesquisa e extensão, voltadas ao bem-estar dos animais domésticos.

II – Atuar como campo para o aperfeiçoamento profissional, oferecendo estágios curriculares não obrigatórios, estágios curriculares supervisionados obrigatórios – ESO e atendimento aos discentes vinculados ao Programa de Atividades de Vivência Interdisciplinar – PAVI/UAG/UFRPE.

III – Proporcionar oportunidade de desenvolvimento de atividades relacionadas à pós graduação.

IV – Prestar assistência médico-veterinária hospitalar à sociedade em geral.

V – Promover e difundir ciência e tecnologia, em parceria com outras Instituições de Ensino Superior – IES, nacionais e internacionais.

VI – Implementar ações de captação de recursos para desenvolver atividades de interesse didático-pedagógica e/ou voltadas para o bem-estar da sociedade em geral.

CAPÍTULO III DA ESTRUTURA FÍSICA

Art. 3º - Entende-se como área física do Hospital Veterinário Universitário – HVU/ UAG: Bloco Administrativo (Estacionamento, Banheiros Públicos, Recepção, Alojamento da Residência Médico Veterinária, Depósito de Material de Limpeza – DML, Almoxarifado, Sala da Direção, Sala de Médicos Veterinários, Banheiros Administrativos, Copa, Sala de Apoio de Docentes e Auditório); Bloco Hospitalar (Farmácia, Ambulatórios, Laboratório de Bacterioses, Laboratório de Viroses, Laboratório de Patologia Clínica – Análises Clínicas, Bloco Cirúrgico e

(3)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

(ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 014/2015 DO CONSU).

Parágrafo Único: Os laboratórios conveniados atuam como prestadores de serviços técnicos ao HVU/UAG e não integram a sua estrutura física.

CAPÍTULO IV

DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Art. 4º - São órgãos da Administração do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG:

I – Direção – órgão de direção executiva que coordena, supervisiona e controla as atividades de administração do Hospital Veterinário Universitário.

II – Conselho Hospitalar – órgão normativo, consultivo e deliberativo que juntamente à direção exercem a administração do Hospital Veterinário Universitário.

CAPÍTULO V

DA DIREÇÃO DO HOSPITAL VETERINÁRIO

Art. 5º – A Direção será constituída pelo Diretor do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG e pelo Substituto Eventual, que o substituirá em suas ausências e impedimentos, sendo ambos Médicos Veterinários do quadro de funcionários da Unidade Acadêmica de Garanhuns e, designados pela Reitoria através de Portaria.

Parágrafo Único – O Diretor, dado o caráter de essencialidade do Hospital Veterinário Universitário ao ensino curricular, terá direito a função gratificada, a juízo do Magnífico Reitor.

Art. 6º - Compete ao Diretor do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG: I – Presidir o Conselho Hospitalar da Administração do HVU.

II – Fixar os dias das reuniões ordinárias do Conselho Hospitalar do HVU e convocar reuniões extraordinárias.

III – Adotar, em situações especiais, as medidas ad referendum do HVU que se fizerem necessárias, para posterior apreciação pelo Conselho Hospitalar do HVU.

IV – Intermediar a integração dos setores diretos e indiretamente relacionados com as atividades do HVU.

V – Planejar, coordenar e supervisionar os trabalhos administrativos e técnicos do HVU.

VI – Emitir instruções, ordens de serviço, normas técnicas e administrativas específicas do HVU.

VII – Cumprir, fiscalizar e fazer cumprir o regimento interno do HVU e o Regimento Geral da UFRPE.

VIII – Gerenciar o pessoal técnico-administrativo, de acordo com a sua especificidade, disponibilidade e necessidades para pleno funcionamento do HVU.

(4)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

(ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 014/2015 DO CONSU).

IX – Fomentar a elaboração dos Planos de Ação do HVU, proposta orçamentária anual e seu encaminhamento à Reitoria e Pró-Reitoria de Administração - PROAD, em tempo hábil.

X – Executar e controlar todas as ações relativas à administração do HVU, de acordo com o estabelecido no Plano de Ação, e em consonância com as normas da administração superior da UFRPE.

XI – Controlar os bens patrimoniais, arquivos, estoques de material e movimentação financeira do HVU, semestralmente, sob a forma de Relatórios Setoriais.

XII – Solicitar a elaboração dos Relatórios Anuais dos diversos Setores do HVU e encaminhá-los à Reitoria, para análise e considerações.

XIII – Propor e aprovar a criação, ampliação e extinção de serviços ligados ao HVU. XIV – Assinar toda a correspondência inerente ao HVU de competência da Direção. XV – Aprovar as escalas de férias dos servidores públicos: médicos veterinários e auxiliares, técnicos administrativos e terceirizados.

XVI – Elaborar perfil de técnicos administrativos para secretariá-lo.

XVII – Propor a(o) Magnífico(a) Reitor (a) da UFRPE a indicação de servidores para o HVU, após concurso público.

XVIII – Dar suporte de estrutura física e logística aos docentes que desempenham pesquisas científicas no HVU.

XIX – Delegar poderes aos Chefes de Setores para a execução de atividades de interesse do HVU.

CAPÍTULO VI

DO CONSELHO HOSPITALAR

Art. 7º – O Conselho Hospitalar do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG será constituído por servidores lotados na Unidade Acadêmica de Garanhuns e terá a seguinte composição:

I – O Diretor do Hospital como seu presidente nato, que além do voto comum, terá voto de qualidade, nos casos de empate.

II – Um Docente representante da Área Laboratorial (Bacterioses, Viroses, Patologia Clínica e Diagnóstico por Imagem), indicado por seus pares.

III – Um Médico Veterinário representante da Área Laboratorial (Bacterioses, Viroses, Patologia Clínica e Diagnóstico por Imagem), indicado por seus pares.

IV – Um Docente representante da Área Clínica Médica, indicado por seus pares. V – Um Médico Veterinário representante da Área Clínica Médica, indicado por seus pares.

VI – Um Docente representante da Área Clínica Cirúrgica e Anestesiologia, indicado por seus pares.

VII – Um Médico Veterinário representante da Área Clínica Cirúrgica e Anestesiologia, indicado por seus pares.

(5)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

(ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 014/2015 DO CONSU).

IX – Um representante do Corpo Discente do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, indicado pelo Diretório Acadêmico – DA do Curso.

X – Um Médico Veterinário residente representante da Residência Médica, escolhido entre seus pares.

Parágrafo Único – Os servidores docentes lotados na Unidade Acadêmica de Garanhuns, na condição de membro do Conselho Hospitalar, deverão desenvolver atividades de extensão de, no mínimo, 4 (quatro) horas contínuas semanais na rotina do HVU/UAG.

Art. 8º – Compete ao Conselho Hospitalar do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG:

I – Solicitar ao Diretor do HVU as reuniões ordinárias e extraordinárias.

II – Deliberar sobre assuntos de interesse do HVU que lhe forem apresentados pelo Diretor ou qualquer de seus membros.

III – Manter-se informado sobre o desenvolvimento das atividades de rotina e os projetos de ensino, pesquisa e extensão a serem desenvolvidos no HVU.

IV – Solicitar ao Diretor aprovar, ouvido o Conselho Universitário, a criação, ampliação ou extinção de serviços e setores ligados ao HVU.

V – Deliberar sobre modificação da estrutura física do HVU, ouvidos os segmentos envolvidos e a Vice-Reitoria e o Conselho Universitário.

VI – Aprovar para encaminhamento à Vice-Reitoria e ao Conselho Universitário, o Relatório Anual das Atividades, Proposta Orçamentária e as Prestações de Contas do HVU, elaborados pelo Diretor.

VII – Deliberar sobre o Planejamento Anual de Atividades do HVU.

VIII – Deliberar sobre a implantação, fixação e atualização da Tabela de Preços dos Serviços Prestados.

IX – Definir o corpo técnico-administrativo de assessoria laboratorial, clínica médica e cirúrgica do HVU.

X – Deliberar sobre os casos omissos.

§ 1º - O mandato dos membros representantes do Conselho Hospitalar será de 2 (dois) anos, permitida sua recondução.

§ 2º - Caso algum membro do Conselho Hospitalar fique impossibilitado de completar seu mandato, poderá ser substituído por outro indicado pelos seus pares setoriais ou pelos demais membros do Conselho Hospitalar.

Art. 9º – O Conselho Hospitalar do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG reunir-se-á ordinariamente, a cada 2 (dois) meses, por convocação do seu Diretor com, no mínimo, 72 (setenta e duas) horas de antecedência, e extraordinariamente com no mínimo 24 (vinte e quatro) horas de antecedência.

(6)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

(ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 014/2015 DO CONSU).

Parágrafo Único - Para a instalação das reuniões ordinárias e extraordinárias e deliberações do Conselho Hospitalar há necessidade de, no mínimo, maioria simples dos membros que compõem o Conselho.

CAPÍTULO VII DOS SETORES

Art. 10 – Constituem Setores do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG: I – Administrativo.

II – Farmácia.

III – Doenças Infectocontagiosas – Laboratórios de Bacteriose e Virose. IV – Análises Clínicas – Laboratório de Patologia Clínica.

V – Clínica Médica.

VI – Clínica Cirúrgica e Anestesiologia. VII – Diagnóstico por Imagem.

Art. 11 - O Chefe de Setor poderá ser um Docente ou um Médico Veterinário, em Regime de Dedicação Exclusiva – DE ou de 40 horas semanais, respectivamente, do quadro de funcionários, lotados no HVU da Unidade Acadêmica de Garanhuns, indicado por seus pares e nomeado pelo Diretor do HVU.

Parágrafo Único – O chefe do setor de Farmácia, obedecendo à Legislação do Conselho Federal de Farmácia - CFF, será um Farmacêutico devidamente registrado em sua respectiva regional.

Art. 12 - Compete ao Chefe de Setor do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG:

I – Promover a integração do Setor com os demais setores envolvidos diretamente com as atividades de rotina do HVU.

II – Promover a manutenção das condições estruturais destinadas à execução das atividades inerentes ao Setor.

III – Solicitar aos servidores e residentes que desempenham atividades no Setor, relatório semestral de atividades, levantamento de gastos e desperdício de materiais de consumo e bens permanentes das atividades desenvolvidas no HVU.

IV – Elaborar relatório semestral de atividades do Setor, a partir da coletânea de dados do item III do artigo 12.

V – Gerenciar os trabalhos administrativos e técnicos no âmbito do Setor.

VI – Cumprir e fazer cumprir as normas de funcionamento do Setor, normas técnicas e administrativas específicas do HVU.

(7)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

(ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 014/2015 DO CONSU).

Art. 13 - O Quadro de pessoal do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG será composto pelo Diretor e seu Substituto Eventual, Docentes, Técnicos Administrativos e futuros servidores públicos que venham a ser lotados no HVU, distribuídos nos diversos Setores mediante habilidades específicas de cada Setor, e outros que porventura venham a ser ali lotados.

CAPÍTULO VIII

DO ATENDIMENTO E INTERNAMENTO

Art. 14 – O atendimento e internamento de animais serão regidos por normas próprias, elaboradas e aprovadas pelo Conselho Hospitalar do HVU.

Parágrafo Único - As atividades relacionadas ao atendimento e internamento serão realizadas pelos servidores públicos docentes e técnico-administrativos, profissionais terceirizados e residentes médico-veterinários, em regime de plantões diurnos e/ou noturnos, de acordo com a legislação vigente do Conselho Federal de Medicina Veterinária e do Ministério da Educação - MEC, que regulamentam o funcionamento de Hospitais Veterinários Universitários.

CAPÍTULO IX

DO ESTÁGIO E SELEÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS

Art. 15 – O número de vagas para os Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios – ESO e os Curriculares Não Obrigatórios no Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG será definido pelo Conselho Hospitalar do HVU/UAG.

Art. 16 - São considerados estagiários os alunos graduandos do curso de Medicina Veterinária da UFRPE e de outras Instituições de Ensino Superior – IES, matriculados no Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório – ESO.

§ 1º - A seleção dos estagiários para realizar o ESO é de responsabilidade da Coordenação do Curso de Medicina Veterinária da IES de Origem.

§ 2º - A concessão de Estágio Curricular Não Obrigatório para os discentes de outras Instituições de Ensino Superior de Medicina Veterinária será de acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 1998.

Art.17 – O Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG servirá de campo para o aperfeiçoamento profissional dos alunos egressos do curso de graduação em Medicina Veterinária da UAG até 3 (três) anos, no máximo, da conclusão do curso; e também ao atendimento aos discentes do Programa de Atividades de Vivência Interdisciplinar – PAVI/UAG/UFRPE.

§1º - Os docentes que desenvolvem atividades na rotina do HVU/UAG e os técnicos administrativos de nível superior alocados no hospital poderão ser orientadores do PAVI, mediante indicação do Coordenador do Curso de Graduação em Medicina Veterinária e pelo Diretor do HVU, respectivamente, mediante homologação pelo Conselho Hospitalar do HVU.

(8)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

(ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 014/2015 DO CONSU).

§2º - Os discentes via PAVI/UAG/UFRPE poderão desenvolver suas atividades em qualquer período do curso, desde que o candidato se enquadre nas normas de seleção do PAVI, conforme a Resolução nº 676/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE da UFRPE.

§3º - Os egressos da UAG serão selecionados pelo Conselho Hospitalar do HVU, mediante abertura de edital específico.

CAPÍTULO X

DA RESIDÊNCIA MÉDICO-VETERINÁRIA

Art. 18 - A Residência em Medicina Veterinária – RMV é definida como sendo um programa intensivo de treinamento profissional em serviço, em nível de pós-graduação, sob a orientação de Tutores – docentes médicos veterinários lotados na UAG com título mínimo de mestre na área, e Preceptores - médicos veterinários lotados na UAG com mestrado e/ou com experiência mínima de 3 (três) anos na área ou especialização.

Art. 19 – Os objetivos da Residência em Medicina Veterinária – RMV são: I – Aprofundar a formação acadêmica.

II – Aperfeiçoar habilidades e atitudes indispensáveis ao pleno exercício da Medicina Veterinária.

III – Incentivar a curiosidade científica, estimulando a pesquisa e interesse à docência. Art. 20 – O processo seletivo para o Programa de Residência em Medicina Veterinária – PRMV ocorrerá por meio de Edital de Seleção Pública, obedecendo aos critérios definido pelos Regimentos da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde ou em Área Profissional da Saúde - COREMU e da UFRPE - COREMU/UFRPE.

CAPÍTULO XI

DO PATRIMÔNIO, DA RECEITA E DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Art. 21 - Constitui patrimônio da HVU/UAG:

I – Bens móveis e imóveis, instalações e equipamentos incorporados e destinados ao seu funcionamento.

II – Outros bens que, adquiridos por compra, doação e/ou legados, vierem a ser incorporados.

Art. 22 - Os recursos de manutenção do Hospital Veterinário Universitário – HVU/UAG serão oriundos:

(9)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

(ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 014/2015 DO CONSU).

II – De convênio com entidades públicas para desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

III – Do orçamento do MEC, através do Fórum Nacional de Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários das Instituições Federais de Ensino Superior - FORDHOV.

Art. 23 - O atendimento nas diversas modalidades de serviços (consultas, cirurgias, exames, laudos, internações, entre outros), colocados à disposição da comunidade, poderá ser gratuito e/ou cobrado conforme tabela elaborada pelo Conselho Hospitalar do HVU/UAG, e encaminhada à Pró-Reitoria de Administração - PROAD e Vice-Reitoria da UFRPE, após aprovação pelo Conselho de Curadores.

Parágrafo Único- A cobrança de taxas de serviço será realizada através de Guia de Recolhimento da União – GRU e será destinada à melhoria da infraestrutura física, bem como compra de material de consumo e equipamentos para o HVU/UAG, observada a execução orçamentária.

CAPÍTULO XII DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 24 - Os casos omissos nesse Regimento Interno e não previstos no Regimento Geral da UFRPE serão analisados em primeira instância pelo Conselho Hospitalar do HVU/UAG, e em segunda instância pelo Conselho Universitário – CONSU/UFRPE.

Art. 25 - Este Regimento Interno entra em vigor nesta data. SALA DOS CONSELHOS DA UFRPE, em 03 de março de 2015.

PROFA. MARIA JOSÉ DE SENA = PRESIDENTE =

Referências

Documentos relacionados

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

An increase of R$ 1 million in credit at the municipality level in the Caatinga, which corresponds to 27.5% of the average municipal credit supply of this biome, increases

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

INCLUSÃO SOCIAL E DESEMPENHO DOS ALUNOS COTISTAS NO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.. Belo

A IA como a simulaçao da inteligência humana em máquinas que são programadas para pensar como os humanos e emular as suas

A área de 10 ha foi implantada em 2008 como estratégia de recuperação de uma pastagem de Urochloa decumbens degradada, utilizando o sistema de integração

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Trata-se do recredenciamento da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que vem à apreciação desta Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de