• Nenhum resultado encontrado

Principal desafio da PM hoje é reduzir índices de criminalidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Principal desafio da PM hoje é reduzir índices de criminalidade"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Vacinação

Promoção Social

Saúde vacinou cerca de 130 idosos no último sábado

Pág. 3

Chicão assume presidência do Fundo Social de Solidareidade

Pág. 3

ANO X- Edição nº 239 - Iracemápolis, 9 de abril de 2021 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Divulgação

Divulgação

Principal desafio da PM hoje é

reduzir índices de criminalidade

Mesmo com número baixos se comparado à região, para PM a meta é sempre zerar o número de crimes

Em entrevista a Tribuna de Iracemápolis, o 1º Sargento Evandro Luis Gaioto, fez um balanço do seu primeiro ano frente ao comando do grupamento da Polícia Mi-litar de Iracemápolis. Ele destacou durante esse período ações que contribuíram no enfrentamento da criminalidade na cidade e também pontuou ações importan-te que devem aconimportan-tecer no futuro para que os índices de criminalidade, mesmo baixos se comparados à região, possam ainda ser mais reduzidos. Pág. 6

(2)

2

9 de ABRIL de 2021

Diretora Comercial

Rita de Cássia F. Villela - |19| 99796-3700 comercial@tribunadeiracemapolis.com.br Diretor Responsável Henry Villela contato@tribunadeiracemapolis.com.br

╣CULINÁRIA

Delícias da cozinha

Panqueca de Carne

com molho branco

Ingredientes

1 ½ xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de farinha de trigo 2 ovos

1 colher (chá) de sal

manteiga ou óleo para untar a frigideira

Preparo

No liquidificador, junte o leite, o ovo, a farinha de trigo e o sal. Bata até ficar liso. Transfira para uma tigela e deixe descansar por, no mínimo 20 minutos em temperatura ambiente (se qui-ser deixar mais de 20 minutos, leve para a geladeira). Enquanto isso, aproveite para preparar molho bechamel (veja a receita abaixo).

Passado o tempo de descanso da massa, leve uma frigideira antiaderente (ou panquequeira), de cerca de 20 cm de diâmetro ao fogo médio. Quando aquecer, com um pedaço de papel to-alha, espalhe um pouquinho de manteiga (ou óleo) para untar o fundo.

Dê uma boa mexida na massa. Com a mão direita (se você não for canhoto!), levante a frigideira e com a outra, coloque a massa com uma concha no centro da frigideira (cerca de ¼ de xícara de massa). Faça um movimento circular com a frigideira para cobrir todo o fundo e mantenha em fogo médio. Quando as bolhas começarem a aparecer e a panqueca soltar do fundo da frigideira, vire com uma espátula de silicone para dourar do outro lado – o processo todo leva menos de 3 minutos por dis-co. Transfira para um prato, e repita com o restante da massa, sempre untando o fundo de frigideira a cada disco.

CANAL 1

Sônia Fernandes

www.tribunadeiracemapolis.com.br www.facebook/tribunadeiracemapolis

Tiragem 6.500 Exemplares | Distribuidos Gratuitamente

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores e não representam necessariamente a opinião deste jornal.

╣POESIA

Aparecido Rosales

A bandeira brasileira Que tremula no céu do Brasil Tendo a cor do céu e da terra Aonde todas as raças se uniram. Toda raça que vive aqui é brasi-leira

Vai gostar muito dessa nação É mora na roça ou na cidade Trabalhar cumprindo com sua obrigação.

Bandeira, Bandeira, Bandeira De todas as cores

É a terra que não tem guerra Neste pais só tem paz e amor. É o progresso que está escrito nela As estrelas do cruzeiro do Sul Todas as cores são mais belas É o sol que na nossa terra é luz.

Bandeira do Brasil

╣BOA NOTÍCIA

■ Redação ■ IRACEMÁPOLIS ■ redacao@tribunadeiracemapolis.com.br A Assembleia Legislati-va do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou hoje o projeto de lei que autoriza a compra de vacinas contra a Covid-19 pelo governo estadual e pelo setor privado. O deputado Murilo Félix (Podemos) votou a favor da medida. “É uma demanda urgente que está acima de qualquer discussão partidária ou ideológica e traz esperança de imunização mais rápida da população, ajudando a salvar vidas”, afirma.

Para que a compra seja efetivada, as vacinas precisar ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sani-tária (Anvisa) ou autoridades sanitárias estrangeiras.

De acordo com o texto substitutivo, a aquisição pelo Estado e pelo setor privado só poderá ser feita seguin-do as leis federais e se não houver prejuízo aos demais entes da federação (União e Estados). O governo esta-dual também fica autorizado a abrir crédito adicional especial para a compra. Já o setor privado também poderá distribuir e aplicar as vacinas.

Murilo Félix vota a favor

da compra de vacinas

Como foi divulgado pela Alesp, o projeto também possibilita a utilização do “soro anti-Covid”, produzido pelo Instituto Butantan. Pela regra, a administração deverá ser feita apenas em ambiente hospitalar, com os resultados registrados detalhadamente no prontuário do paciente, e pelo menos um hospital de referência no tratamento do vírus deverá ser destacado para sistematizar os resulta-dos da aplicação.

LINHAS DE CRÉDITO

Outro item apreciado envolve empréstimos. Con-forme o projeto aprovado, a existência de registro no Ca-dastro Informativo dos Cré-ditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin Estadual) não poderá ser con-siderado um impeditivo para a concessão ou renegociação de linhas de crédito da Agên-cia de Fomento do Estado de São Paulo (Desenvolve SP) e do Banco do Povo Paulista, desde que a inclusão tenha se dado a partir do dia 20 de março de 2020 e válida até 31 de dezembro de 2022. O texto segue agora para sanção ou veto, total ou parcial, do governador João Doria.

■ Marta Alexandra Ferro

Rodrigues

■ Advogada

■ malexandra.adv@gmail.com

No dia 22.03.2021 foi publicada uma nova Por-taria do INSS-Instituto Nacional de Seguridade Social, de nº 1.282/21, que trata sobre o BPC-Benefí-cio de Prestação Continua-da e LOAS- Lei Orgânica da Assistência Social. An-tes, para ter direito ao bene-fício BPC/LOAS, o INSS somava todas as rendas recebidas pelos membros da família para fins de apu-ração da renda familiar, o que não poderia ultrapassar 1/4 (um quarto) do valor de um salário-mínimo por pessoa da família. Agora, segundo as novas regras, para os pedidos de BPC/ LOAS feitos a partir do dia 02 de abril de 2020, o INSS não considerará para fins de apuração da renda

familiar, os bene-fícios previden-ciários no valor de um salário-míni-mo recebido por idoso com mais de 65 anos de ida-de, ou pessoa com deficiência, mem-bro da mesma fa-mília. A mudança

vem para ajudar aqueles que precisam do benefí-cio BPC/LOAS, mas não conseguem a aprovação do INSS, justamente porque já existem membros apo-sentados ou outros benefi-ciários de LOAS na mes-ma família. Enfim, agora que este cenário mudou e ampliou a possibilidade de recebimento do LOAS, muitas pessoas terão este direito uma vez que, o maior empecilho era provar a renda total da família, o que deixava muita gente de fora. Se você teve seu benefício suspenso,

nega-do ou cancelanega-do por este motivo, é hora de requer ou recorrer. Você pode solicitar o BPC nas agências do INSS, pelo aplicativo “MEU INSS”, pelo site do INSS ou pelo 135. Mas antes de ir a uma agência, cheque se estão sendo feitos aten-dimentos presenciais em razão da pandemia. Feito o requerimento junto ao INSS, é preciso aguardar a realização da visita de um assistente social na residência do requerente e a perícia médica, em caso de pessoa com deficiência. Após a visita da assistente social do INSS e da perícia, no caso das pessoas com deficiência, é só aguardar a resposta do INSS. Em caso de uma resposta negativa, você ainda poderá recorrer à justiça.

Alterações importantes para a concessão

do BCP/LOAS

╣OPINIÃO

╣SAÚDE

Stress

■ Elisandra Rizzo ■ Psicóloga

O stress é uma reação do organismo diante de situa-ções difíceis ou excitantes.

Geralmente os órgãos trabalham em equilíbrio e quando esse equilíbrio é afetado, ocorre um descon-forto físico e mental. Isto acontece, porque os órgãos começam a trabalhar em ritmos diferentes. O cora-ção pode trabalhar rápido demais, ou o estômago tra-balhar bem devagar e por isso demorar pra digerir a comida.

Normalmente o stress “procura” o órgão mais vul-nerável para se manifestar. Se este órgão for o intestino por exemplo, provavelmen-te provavelmen-teremos diarreia e quem já tem problema de pressão alta é só ficar nervoso que a pressão vai subir.

Os sintomas do stress po-dem ser emocionais como ansiedade, dificuldade nas relações interpessoais, timi-dez, desânimo, insegurança, agressividade, choro sem motivo aparente, tristeza e medos em excesso.

Já os sintomas físicos normalmente são dores

abdominais, diar-reia, distúrbios do apetite (emagre- cimento/obesida-de), mãos frias e suadas, coração disparado, dores de cabeça, vômito, gagueira, tensão muscular, dificul-dade para respirar,

dor no pescoço, distúrbios do sono (insônia/sonolên-cia), irritações dermatoló-gicas, roer unhas, tristeza, irritabilidade, agressividade e inquietação.

Tanto os sintomas psi-cológicos quanto os físicos podem causar cansaço ao acordar e dificultar a me-mória.

O stress também pode ter sua causa por fontes externas ou internas. As fontes externas podem ser ocasionadas por mudanças significativas na vida da pessoa. Mudar de casa, de cidade, de escola, perder um emprego, terminar um rela-cionamento, separação dos pais, brigas constantes em casa ou no trabalho, excesso de responsabilidade, morte na família, hospitalização, doenças, avaliações e mais tantas outras causas que vão depender de pessoa para

pessoa.

As fontes inter-nas do stress tem mais a ver com a modo de ser da pessoa como inse-gurança, timidez, desejo de agradar, medo de falhar, não saber dizer não, não saber es-cutar o não, querer contro-lar tudo, perfeccionismo, querer a aprovação dos outros e falta de tempo, por exemplo, são algumas situações que podem gerar os sintomas emocionais ou psicológicos e por conse-quência disso acarretar os sintomas físicos. E é assim que entramos no ciclo do stress, não conseguindo sair dele.

Quando as pessoas apre-sentam sintomas de stress ansiosos ou depressivos não tratados, seu quadro pode evoluir de stress para ansiedade ou depressão, podendo chegar até mesmo a desenvolver transtorno de pânico, TOC e as mais variadas comorbidades. São essas mesmas pessoas que também podem começar a exagerar no cigarro, bebida e outras drogas para fugir dos seus problemas.

Por: Flávio Ricco

Colaboração: José Carlos Nery

TV TUDO Precavido

Extremamente cuidadoso, Sergi-nho Groisman pediu uma carta na Globo, informando que é funcio-nário de lá. Quer ter com ele. Mo-rando no Guarujá e vindo a São Paulo nos dias de gravação, tem o receio de que algum comando desavisado não o reconheça e não permita a sua passagem.

Na cozinha

Zeca Camargo terá um programa diário, segunda a sexta, na grade do “Sabor & Arte”, o novo canal gastronômico do Grupo Bandei-rantes na TV paga. A definir ainda o horário de exibição e se ao vivo ou gravado.

Lançamento

E tudo indica que o lançamen-to do “Sabor & Arte” só será em junho. Por causa da pandemia e negociações com “cast”, os pla-nos em relação ao canal também foram modificados.

Vacinado

Liberado pelo dr. Roberto Kalil, imediatamente após a segunda dose, Carlos Alberto de Nóbrega passou toda terça-feira no SBT. Foi conferir as mudanças no cená-rio de “A Praça é Nossa”, para as gravações da semana que vem. A principal delas é que agora serão dois bancos, formando um ângu-lo de 120 graus, mas guardando distância regulamentar.

Primeiro lugar

O canal Viva, da Globo, fechou o pri-meiro trimestre na liderança da TV paga, conforme registros do Kantar Ibope em 15 Mercados. E também bateu recorde de audiência, share e tempo médio, em relação aos perí-odos anteriores, atingindo mais de 17 milhões de pessoas.

HORÓSCOPO

ÁRIES (21/3 - 20/4) - Tome cuidado com a precipitação.

Evite o nervosismo, ansiedade e a desconfiança em si mesmo. Busque um ponto de equilíbrio em sua vida profissional.

TOURO (21/4 - 21/5) - Poderá elevar-se no plano social, quer

pelo que fizer, quer pela colaboração que poderá receber de pessoas amigas e compreensivas.

GÊMEOS (21/5 - 20/6) - Um obstáculo poderá surgir em seu

trabalho que será criado por uma pessoa amiga. Você saberá como contorná-lo. Terá uma fase feliz e promissora.

CÂNCER (21/6 - 21/7) - Poderá contar com as melhores

con-dições nos negócios, nas especulações e obrigações sociais. Haverá melhoria no campo amoroso e familiar.

LEÃO (22/7 - 22/8) - Os aspectos astrais indicam relações

harmoniosas com o cônjuge, pessoas amigas, vizinhos e fami-liares. O êxito financeiro e social. Bom no amor.

VIRGEM (23/8 - 22/9) - Momento em que haverá muita

tran-quilidade na vida familiar e profissional, com bastante dispo-sição para solucionar problemas. Ótimo para a saúde.

LIBRA (23/9 - 22/10) - Para obter boa posição no campo

pro-fissional, tudo dependerá de você, aproveite a fase que é ótima. Êxito social, muito romantismo à noite. Boa saúde.

ESCORPIÃO (23/10 - 21/11) - Momento em que tudo poderá acontecer a seu favor. Ótimas oportunidades de ganhar di-nheiro, pelo esforço no trabalho e pela influência dos amigos.

SAGITÁRIO (22/11 - 21/12) - Boas coisas deverão acontecer

para você. Vênus vai lhe dar excelentes chances de conseguir realizar o que pretende Bom para os assuntos amorosos.

CAPRICÓRNIO (22/12 - 20/1) - Tome muito cuidado para

que seu crédito e moral permaneçam elevados. O fluxo denota sucesso em pesquisas. Surpresas no seu trabalho.

AQUÁRIO (21/1 - 19/2) - Imponha um novo ritmo em suas

atividades e ficará surpreso com os resultados. Faça planos para esse período. Saúde excelente.

PEIXES (20/2 - 20/3) - Se necessitar de alguém para ajudá-

lo a solucionar problemas e negócios importantes, escolha-o com muito cuidado. A saúde vai melhorar.

(3)

3

9 de ABRIL de 2021

Divulgação

╣SOCIAL

Chicão assume presidência do Fundo

Social de Solidariedade em Iracemápolis

Órgão tem como objetivo promover ações de promoção social na cidade

■ Redação ■ IRACEMÁPOLIS

■ redacao@tribunadeiracemapolis.com.br

O vice-prefeito de Irace-mápolis, Chicão Rossetti, assume a presidência do Fundo Social de Solida-riedade. A portaria com a definição foi publicada na edição do Diário Oficial. O Fundo Social é um órgão que tem como objetivo formular, propor, articular e integrar as políticas e ações de promoção social.

Chicão destaca que a área social sempre foi uma de suas prioridades e essa visão tem sido intensifica-da, ainda mais diante do agravamento da pandemia, em que muitos precisam de ajuda.

Chicão destaca que a área social sempre foi uma de suas prioridades

“Diante desse momento em que estamos, tenho sido muito procurado por

moradores que desejam contribuir com nossa cida-de. Articulamos algumas

ações e, agora, de forma oficial, assumo o Fundo Social de Solidariedade

para ampliarmos ainda mais esse tipo de traba-lho. Estive com a

coor-Divulgação Divulgação

╣IMUNIZAÇÃO

╣CAMPANHA

╣AÇÃO

■ Redação ■ IRACEMÁPOLIS ■ redacao@tribunadeiracemapolis.com.br

Começou hoje, em Limei-ra, a vacinação dos agentes de segurança da região contra a covid-19. Guardas civis mu-nicipais, policiais militares, policiais civis e bombeiros de Iracemápolis receberam hoje a primeira dose.

Como a imunização ocor-reu na cidade vizinha, o mu-nicípio forneceu um profis-sional da Saúde para auxiliar na ação. De acordo com o governo estadual, devem ser vacinados 180 mil agentes de segurança em todo o Estado de São Paulo.

Além de Iracemápolis, ou-tros sete municípios tiveram a vacinação de suas forças de segurança concentradas em Limeira.

A comandante da GCM, Simone Rizzo, citou a im-portância da imunização aos profissionais da segurança que, durante todo o período da pandemia, estão nas ruas, atuando em prol da sociedade. “Quero agradecer e elogiar o empenho dos policiais do Batalhão que nos receberam”, destacou. ■ Redação ■ IRACEMÁPOLIS ■ redacao@tribunadeiracemapolis.com.br Na manhã do último sábado, a Coordenadoria da Saúde realizou uma importante ação para ace-lerar a vacinação contra a covid-19 no município. A ação ocorreu das 8h às 12h no posto onde funciona a unidade USF Angelo Ar-lindo Lobo (Noé).

De acordo com a pasta, 130 idosos com idades en-tre 69 e 71 anos receberam a primeira dose da vacina. O objetivo foi atender ido-sos nestas idades já com o agendamento realizado nas unidades de saúde.

■ Redação ■ IRACEMÁPOLIS

■ redacao@tribunadeiracemapolis.com.br

A mesa diretora da Câ-mara Municipal de Ira-cemápolis realizou nesta semana uma reunião junto com Sindicato Municipal dos Funcionários Públicos de Iracemápolis.

O encontro foi realizado diante da ação proposta pelo Ministério Público do Estado que deve afetar diretamente o pagamento dos servidores assim como o conjunto de direitos tra-balhistas.

De acordo com o pre-sidente da Câmara, Jean Ferreira, a ação do MP deve trazer impactos na rotina de muitos

traba-Câmara discute com Sindicato situação

do Funcionalismo público

Reunião aconteceu na sede do Legislativo

lhadores do setor público da cidade. “O que estiver diante do nosso alcance e dentro daquilo que Lei nos permita fazer, vamos nos empenhar para auxiliar todo o funcionalismo para que essa situação seja

resol-vida da melhor forma pos-sível”, destacou o vereador. Além do presidente, funcionários da Câmara e Prefeitura, estiveram pre-sentes ainda os vereadores Claudinho Cosenza Filho e Valdenito de Almeida.

No último sábado, ação

vacinou 130 idosos

A prefeita Nelita Michel e o vice-prefeito Chicão Rossetti acompanharam a ação ao lado do coorde-nador de Saúde, Juvenal Baptistella Chiochetti.

Foram ofertadas aos idosos duas opções de vacinação: o drive thru para os que possuem pro-blemas de mobilidade e a sala de vacinação para aqueles que podem se locomover.

Devido ao movimento no local, a ação contou com apoio da Coordenado-ria de Trânsito e da GCM, com orientações aos moto-ristas devido a mudanças nas vias em torno da uni-dade de Saúde.

Foram ofertadas aos idosos opções de vacinação drive thru

Vacinação

de Agente de

Segurança

tem início

denadora da Promoção Social, Márcia Baldini, e a prefeita Nelita Michel, e já desenvolvemos diversas propostas para o setor. Em breve, teremos muitas no-vidades para atender aque-les que mais precisam”, destaca o vice-prefeito. Divulgação

╣SAÚDE

■ Redação ■ IRACEMÁPOLIS ■ redacao@tribunadeiracemapolis.com.br

A prefeita Nelita Mi-chel e o coordenador de Saúde, Juvenal Baptistel-la Chiochetti, explicaram nesta semana, em vídeo, sobre os avanços que estão ocorrendo no mu-nicípio com objetivo de oferecer o melhor atendi-mento aos pacientes com covid-19.

Ao lado estão os médi-cos Damiana Bérgamo, diretora clínica e Marco Antônio Dalfré, coorde-nador médico do Pronto Socorro, que também

co-Prefeitura divulga avanços no

atendimento a pacientes com covid-19

menta sobre as ações. São muito os pontos fundamentais e, entre eles, está o fato do Pronto So-corro passar a oferecer

exames laboratoriais. O fato é inédito. Eles também destacam a ampliação nas equipes de profissionais e a estrutura

Equipe de profissionais foi ampliada

Saiba mais

Entre os pontos de destaque estão:

• O atendimento conta com três clínicos de plantão das 7h às 19h, sendo um deles emer-gencista;

• Dois clínicos no plantão das 19h às 7h;

• Um médico ambulatorial mais equipe para atendimento da covid-19;

• Médicos supervisores da enfermaria que fazem avalia-ção e acompanhamento dos pacientes;

• De forma inédita, o espaço

passa a contar com exames laboratoriais em parceria com a Santa Casa de Limeira;

• Equipe multidisciplinar que conta com fisioterapia, nutri-cionista, psicóloga e assistente social;

• Parceria com a Humanitária para aperfeiçoamento da equipe; • Pediatra: devido ao avanço da pandemia, as crianças serão atendidas somente nas unidades de Saúde. Ao final da pandemia, essa situação receberá nova análise;

• Além dos leitos de enfermaria, sala de emergência equipada com três leitos e contando com

4 respiradores, monitor cardía-co, eletrocardiograma, desfibri-lador, monitores e outros itens; • Alimentação para pacientes (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar) e almoço e jantar para a equipe de profis-sionais;

• Foi realizada adequação para compra de oxigênio e, neste sentido, a cidade conta com apoio do Grupo São Martinho/ Usina Iracema para a logística; • Teste rápido Swab;

• Administração de medica-mentos aos pacientes, seguin-do protocolo da Humanitária/ URC.

(4)
(5)

5

9 de ABRIL de 2021

╣BOA INICIATIVA

■ Redação ■ IRACEMÁPOLIS ■ redacao@tribunadeiracemapolis.com.br

O vereador Fábio Simão foi autor, nessa semana, de uma moção de aplausos e reconhecimento à Guar-da Civil Municipal por uma ação que coibiu uma tentativa de feminicídio na cidade. A moção foi aprovada e por todos os vereadores que ainda na sessão fizeram discursos de apoio e enalteceram a iniciativa do parlamentar assim com o trabalho da Guarda Municipal.

A origem da moção foi um caso onde os Guardas, se depararam com uma vítima de 25 anos que foi atingida com um disparo de arma de fogo em seu pé. Na ocasião, ex-compa-nheiro da vítima não teria aceitado o término do rela-cionamento e desferiu três disparos de arma de fogo em direção a mulher, tendo ela sido alvejada em um dos pés. Após atuação da GM o autor dos disparos foi conduzido à delegacia e teve sua prisão em flagran-te decretada.

Simão destacou que o Poder Legislativo, sente-se honrado em parabenizar na pessoa do Delegado Dr. Rodrigo Rodrigues, da

Co-Fábio Simão faz moção aplausos à GCM e

chama atenção para o feminicídio

mandante da Guarda Civil Municipal Simone Mar-ciano Rizzoe dos GCMs Everton Elvio Fernandes e Antônio Donizete da Silva, toda corporação da Guarda Civil Municipal pelo im-portante papel prestado em prol a Segurança Pública da cidade. “A moção não é apenas pelo heroísmo que deve ser sim ser re-conhecido, mas também pelo feminicídio, onde

ve-╣PÁSCOA

■ Redação ■ IRACEMÁPOLIS

■ redacao@tribunadeiracemapolis.com.br

Durante a última sema-na e nesta, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) distribuirá ovos de chocolate para as famílias com crianças que são acompanhadas pela equipe no local. O CRAS executa políticas públicas de proteção social básica e desenvolve programas de acompanhamento técnico às famílias com vulnerabi-lidade de vínculos.

“Temos equipe psicos-social capacitada para atender e fortalecer víncu-los familiares e comunitá-rios e oferecemos progra-mas para isso”, diz Ivone Pereira, assistente social e Coordenadora do local.

Além disso, o CRAS continua desenvolvendo o programa Criança Feliz,

Crianças acompanhadas pelo

CRAS recebem ovos de chocolate

também receberão ovos de chocolate nos próximos dias. Segundo Ivone, “é o momento de nos unirmos, mesmo com o distancia-mento, em uma corrente de esperança, pensando nas crianças e famílias, que vem sofrendo muitas perdas”, destaca.

O CRAS executa políticas públicas de proteção social básica

que trabalha os primeiros anos de desenvolvimento da criança junto com sua família, em sua residência.

Neste momento de pico da pandemia, as visitas foram suspensas, mas as famílias continuam sendo acompanhadas de forma remota. Essas crianças

Divulgação

mos os índices e fica claro que há uma frequência de violência contra mulher que acontece com muita frequência. A ideia dessa moção é valorizar sim a Guarda Municipal, mas ligar uma coisa com outra, onde chamamos a atenção pela valorização da segu-rança e principalmente para inibição desse crime cruel que é o feminicídio”, destacou Simão.

Divulgação

Ivone: “É uma corrente de esperança”

Objetivo é valorizar a segurança e a inibir o feminicídio

╣COVID-19

■ Redação ■ IRACEMÁPOLIS

■ redacao@tribunadeiracemapolis.com.br

O Estado de São Paulo registrou nesta quarta-feira (7) 28.631 pacientes in-ternados pela COVID-19, sustentando a tendência de queda nas hospitalizações pela doença. O patamar é similar ao registrado em 21 de março, e após essa data, até ontem, os números se mantinham acima de 29 a 31 mil. Entre os 28,6 mil internados, 12.818 estão em leitos de Terapia In-tensiva e 15.813 em enfer-maria. Em ambos os tipos de leitos houve queda: o patamar em UTIs esteve acima de 13 mil pacientes em UTIs e chegou a ul-trapassar 18 mil em leitos clínicos.

Nesta data, as taxas de ocupação dos leitos de UTI atingiram de 88,6% no Es-tado e de 88% na Grande São Paulo, as menores do mês de abril.

SP tem queda de internações na

taxa de ocupação das UTIs

Desde o início da pan-demia são 79.443 mortes e 2.576.362 casos, sendo 889 óbitos e 21.521 casos registrados de ontem para hoje. Entre os recuperados estão 2.218.618 pessoas e dessas 260.756 pessoas que estiveram internadas e receberam alta hospitalar.

A Fase Emergencial do Plano São Paulo segue até o dia 11 de abril, com a manutenção das restrições

mais rígidas visando ga-rantir a assistência a vida e conter a sobrecarga em hospitais de todo o Estado, além de frear o aumento de novos casos, internações e mortes pelo coronavírus.

O Governo de SP reitera a importância das medidas de distanciamento pessoal, uso de máscaras e higiene das mãos. É fundamental que a população fique em casa, neste momento.

(6)

6

9 de ABRIL de 2021

╣SEGURANÇA

■ Redação ■ IRACEMÁPOLIS ■ redacao@tribunadeiracemapolis.com.br Em entrevista a Tribu-na de Iracemápolis, o 1º Sargento Evandro Luis Gaioto, fez um balanço do seu primeiro ano frente ao comando do grupamento da Polícia Militar de Iracemá-polis. Ele destacou durante esse período ações que con-tribuíram no enfrentamento da criminalidade na cidade e também pontuou ações im-portante que devem acon-tecer no futuro para que os índices de criminalidade possam ser reduzidos. Con-fira abaixo os principais trechos da entrevista.

Tribuna de Iracemápo-lis: Nesses últimos dozes meses qual sua avaliação da segurança na cidade ?

Sargento Gaioto: Nos últimos 12 meses vejo Ira-cemápolis como uma cidade segura para os munícipes há desafios a serem enfre-nado e problemas a serem resolvidos, mas dentro do contexto regional nossa ci-dade tem índices positivos

Divulgação

“Desafio da PM hoje é reduzir

índices de criminalidade”, diz comandante

Sargento Gaioto completa 1 ano frente ao comando da Polícia Militar

de criminalidade, mas que certamente podem e devem ser melhorados.

TI: O senhor completa um ano frente ao comando da PM de Iracemápolis, quais foram as principais conquistas nesse período?

Gaioto: As principais conquistas que nós tive-mos foi a confiança das autoridades e os cidadãos em geral, que confiaram no trabalho desenvolvido pela nossa equipe. Também temos agora o apoio do Ba-talhão de Ações Especiais

da Policia Militar (BAEP), que tem nos atendido com rondas na cidade. Além dis-so, tivemos ainda a reforma do prédio do grupamento que demos alguns passos importante graças ao em-penho de todos e também com apoio da prefeitura junto com a vinda de novos policiais para o município.

TI: Hoje Iracemápolis diferente de Cordeirópo-lis tem uma limitação de contingente, isso na sua avaliação precisa ser alte-rado ou é suficiente para

anteder a realidade da cidade?

Gaioto: Hoje em ques-tão de contingente policial militar estamos iguais a Cordeiropolis, portando entendo que é um número adequado para cidade, mas é claro que quanto mais ho-mens nas ruas mais amplo é nosso poder de segurança pública.

TI: Como o senhor ava-lia o uso de tecnologias como a Marulha Digital do enfrentamento da cri-minalidade?

Gaioto: A muralha di-gital hoje seria uma ótima alternativa para diminuir a questão de furtos de veí-culos e também o monito-ramento dos veículos que trazem criminosos para cometer os delitos. Além disso com esse sistema seria possível identificar veículos roubados ou furtados que entrem no município. En-tendo que é uma ferramen-ta imporferramen-tante e que deve ser implantada dentro um projeto futuro para nossa cidade.

PM destaca pareceria entre as forças policiais

TI: Iracemápolis hoje acaba ficando dentro de três grandes centros urba-nos, Limeira e Piracicaba e Rio Claro. Quando a criminalidade é reprimida nessas cidade há discursos que pregam que o crime escoa para cidades meno-res como o senhor vê essa questão ?

Gaioto: Com referência as cidades de Piracicaba e Rio Claro é lógico que os ladrões escolhem locais mais fáceis para cometerem delitos e devido ao sistema da muralha digital estar operando nas citadas cida-des ocorrem migração de ladrões para nossa cidade, mas isso é reprimido atra-vés de estudo e do direcio-namento do patrulhamento das equipes nesses locais.

TI: Houve uma que-da no furto de veículos por exemplo, em 2020 no primeiro bimestre foram registrados 14 furtos e neste ano caíram para 5. Ano passado ainda neste período foram registra-dos 6 roubos e em 2021 nenhum, a que o senhor

atribui essa redução?

Gaioto: A redução nos índices criminais foi devido ao melhor planejamento es-tratégico do posicionamen-to das equipes e do modo a realizar o patrulhamento ostensivo. Além disso há um trabalho conjunto entre as três forças policiais da cidade a GM, PM e a Polí-cia Civil.

TI: O que o senhor en-tende como sendo hoje é o grande desafio no en-frentamento da crimina-lidade?

Gaioto: O grande de-safio de hoje é reduzir os índices de criminalidade e mantê-los sempre baixos, principalmente os crimes mais violentos. Além disso, evidentemente, combater os pequenos delitos para não se tornarem grandes problemas. É um trabalho conjunto que envolve sim todos os agendas de se-guranças públicos, poder municipal, legislativo e principalmente a socieda-de que nos apoio e ajuda na construção de uma cidade cada vez melhor.

╣COMÉRCIO

■ Redação ■ IRACEMÁPOLIS

■ redacao@tribunadeiracemapolis.com.br

Como forma de mo-vimentar as vendas em meio à fase emergencial, o comércio de

Iracemá-Aciai apoia comércio local no

desenvolvimento e divulgação de lives

polis organiza uma série de lives. O objetivo é que consumidores possam conhecer as opções e promoções do comércio local.

A ação tem o apoio da Associação Comercial,

Industrial e Agrícola de Iracemápolis (ACIAI) e Prefeitura de Iracemápolis, como meio de fortalecer o comércio.

As lives ocorrem pelas redes sociais das lojas as-sociadas.

07/04 - 19:00 – O BOTICÁRIO “Live in Love”

@meuuniversoboti

08/04 - 19:00 – MANFREDI KIDS “ Meni-nos”

@manfredi.kids

09/04 - 16:00 – FAFÁ E MARIA BONITA @mariabonitanaweb

09/04 - 18:00 - BR Óticas - Iracemápolis @br.oticasiracemapolis

09/04 - 19:30 – LIVE BELADITA “Promo-ção”

Programação das Lives das lojas

associadas do mês de abril:

@beladitaboitique

10/04 - 13:00 – DEFFINITY “Live de Opor-tunidades”

@deffinity

10/04 - 14h30 – LILÁS COSMÉTICOS “Live Shop” @lilascosmeticos 10/04 - 14:30 ACONCHEGO @aconchegoiracemapolis 13/04 - 18:30 – BELLA ROSA @bellarosairacemapolis

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Ventilador + resistência circular (cozedura ventilada): indicado para cozinhar alimentos diferentes sobre várias alturas, desde que necessitem da mesma temperatura e do mesmo tipo

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

A empresa acima referenciada, caso o seu Representante Legal não se faça presente à reunião de abertura e julgamento da presente licitação DECLARA desde já perante

RESUMO - Uma das limitações para que o desenvolvimento florestal sustentável seja atingido está relacionado com a questão do tráfego durante a realização das operações de colheita

Como profissional de marketing digital, você precisa da permissão de um consumidor, cliente ou visitante do site para enviar a eles qualquer forma de comunicação que

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de