• Nenhum resultado encontrado

Aluno (a): 1. Leia a canção abaixo e marque a alternativa que completa corretamente as lacunas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno (a): 1. Leia a canção abaixo e marque a alternativa que completa corretamente as lacunas."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

“Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele” Prov.22.6 Bateria de Exercícios Data: 13/05/2016 Turma: 7º Ano___ Área I

Aluno (a): ______________________________________________________________________ Prezado aluno caso prefira responder na “folha de respostas”, tente organizar da melhor maneira possível, para que o professor não se confunda na hora da correção.

Língua Portuguesa

1. Leia a canção abaixo e marque a alternativa que completa corretamente as lacunas.

“ (…) Espero que o tempo _________ (passar – 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo)

Espero que a semana _________ (acabar - 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo) Pra que eu _________ te ver de novo (poder - 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo) Espero que o tempo_________ (voar - 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo)

Para que você _________ (retornar - 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo)

Pra que eu _________ te abraçar (...)”. (poder - 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo

(“N”, Nando Reis) A sequência que preenche corretamente a letra da música é:

a) passe – acabe – possa – voe – retorne – possa. b) passar- acabar – poder – voar – retornar – poder. c) passa – acaba – possa – voa – retorna – possa. d) passe – acaba – possa – voa – retorne – poder.

e) passasse – acabasse – pudesse – voasse – retornasse – pudesse. 2. Leia o trecho do poema abaixo e marque a alternativa correta.

“(...) Se você gritasse, se você gemesse, se você tocasse a valsa vienense, se você dormisse, se você cansasse, se você morresse… Mas você não morre, você é duro, José! (...)”.

(2)

Os verbos gritar, gemer, tocar, dormir, cansar e morrer no poema de Drummond estão conjugados: a) na 1ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do modo subjuntivo.

b) na 1ª pessoa do plural do presente do modo indicativo.

c) na 2ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do modo subjuntivo. d) na 2ª pessoa do singular do futuro do modo imperativo.

e) na 2ª pessoa do plural do presente do modo subjuntivo.

3. Leia os verbos abaixo e responda às perguntas. Chorei, não procurei esconder

Todos viram, fingiram Pena de mim, não precisava Ali onde eu chorei

Qualquer um chorava

Dar a volta por cima que eu dei Quero ver quem dava

(Paulo Vanzolini, Volta por cima) a) Destaque o radical do verbo chorar:____________________

b) Qual a vogal temática do verbo fingir?__________________________

c) No verbo precisava, a desinência VA indica que o verbo foi conjugado no tempo e modo:_______________________________________

A propaganda acima comemora o Dia Mundial da Água.

4. Segundo o texto, porque não se pode perder mais tempo quando o assunto é a preservação da água?

R.: _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

5. Complete as orações abaixo com os verbos indicados entre parênteses no modo subjuntivo. a) Se ela _________________ a verdade, teria a consciência menos pesada. (falar)

b) Nós comeríamos a sobremesa, se ela ________________ servida. (ser) c) Talvez eu _________________ para você dormir. (cantar)

d) Se eu ___________________ mais com o meu pai, ele me compreenderia melhor. (conversar) e) Quando eu ________________, trarei as encomendas. (voltar)

(3)

História

1) O que significa Sahel?

a) palavra de origem árabe que significa margem ou borda, nesta região desenvolveu-se grandes povos como o Bizantino e o Mesopotâmico;

b) palavra de origem árabe que significa margem ou borda, nesta região desenvolveu-se grandes povos como o Gana e o Mali;

c) Região extremamente agrícola com pouco desenvolvimento comercial;

d) palavra de origem árabe que significa margem ou borda, pois a toda sua faixa de terra é rica em sal; e) Extensa faixa de terra situada ao norte do Deserto do Saara.

2) A África pré-colonial consiste em:

a) fase da história africana anterior à chegada dos europeus a ao domínio colonialista ou imperialista que durou aproximadamente do século IX ao XIX.

b) fase da história africana posterior à chegada dos europeus a ao domínio colonialista ou imperialista que durou aproximadamente do século IX ao XIX.

c) fase da história africana posterior à chegada dos europeus a ao domínio colonialista ou imperialista que durou aproximadamente do século I ao XV.

d) Período que os impérios africanos dominavam toda a região saheliana. e) Fase de imensa pobreza comercial e cultural africana.

3) Mansa Musa foi um importante governante do Império Mali. Ele para cumprir com as regras do Alcorão fez uma imensa peregrinação à Meca. Escreva como aconteceu esta peregrinação e o como a riqueza levada para Meca transformou a economia daquela região.

R.: _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 4) O que significa a palavra Saara? Escreva sobre esta região.

R.: _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 5) O sal era conhecido como um produto de comércio contrário, ou seja, diferente de todos os produtos

que saíam da África para o norte do Saara e costa do Mediterrâneo, o sal ia para o centro e o sul da própria África. Explique esta afirmação.

R.: _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

Geografia

1) Vários povos constituem a população brasileira, sabendo-se disso responda:

a)Quais os diversos povos que aos poucos foram se afastando de suas raízes e incorporando características físicas e culturais uns dos outros?

R.:_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

b) Em quais regiões do Brasil ocorrem uma maior distribuição da população por cor ou raça?

R.:_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

(4)

2) O que é migração ou movimento migratório?

R.:_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 3) O que são comunidades quilombolas?

R.:_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 4) Considera-se que no Brasil atual a população indígena seja formada por cerca de 400 mil pessoas.

Analise o mapa da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), que mostra as terras indígenas, áreas de maior concentração dessa população na atualidade:

Assinale V (verdadeira) ou F (falsa) para as afirmações:

I. ( ) As áreas de concentração mostradas são praticamente as mesmas da época da colonização, porém o número de indígenas atual é muito maior que no passado.

II. ( ) No passado os grupos indígenas eram muito mais numerosos e grande parte deles se concentravam em áreas mais próximas ao litoral.

III. ( ) Graças à grande extensão das terras indígenas que permite aos seus habitantes se esconderem na mata, conflitos e mortes são evitados quando essas terras são invadidas por garimpeiros, fazendeiros e exploradores de madeira.

5) “Hoje, é cada vez maior o número de casais que resolvem não ter filhos. O problema é que nem sempre existe concordância entre os dois sobre o desejo de deixar descendentes, o que gera brigas e questionamentos sobre o relacionamento.”

Portal Caras – Ed. 792- Ano 16 – nº 02 – por Célia Horta.

Por que atualmente os casais têm poucos ou nenhum filhos?

R.:_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

Principais terras

indígenas atuais

(5)

Inglês

 Put the words in order to make a question in the Present Continuous. 1. friends / what time / your / coming / are / ?

a) Are your friends coming what time? b) Are what time your friends coming? c) What time your friends are coming? d) What time are your friends coming?

2. is / when / arriving / your / Moscow / train / in/ ? a) When in Moscow your train is arriving?

b) When is arriving in Moscow your train? c) When is your train arriving in Moscow? d) When your train is arriving in Moscow?

 Making questions according to the information given. Use question words. 3. A: ______________________________________

B: Joe is repairing his bike.

4. A: ______________________________________ B: Ashley is going to a restaurant.

5. A: ______________________________________ B: Mandy is leaving at nine.

Referências

Documentos relacionados

51º do CIRE, a massa insolvente deve em primeiro lugar satisfazer os créditos que são uma consequência da própria situação de insolvência, sendo só depois

O feijão-caupi (Vigna unguiculata L., Walp .) é amplamente cultivado pelos pequenos produtores na região Nordeste, e constitui um dos principais componentes da

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

A cirurgia, como etapa mais drástica do tratamento, é indicada quando medidas não invasivas como dietas restritivas e a prática regular de exercícios físicos

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no