• Nenhum resultado encontrado

2014 termina com luta e 2015 começa com luta contra atrasos de pagamento e quebra de promessas do GDF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2014 termina com luta e 2015 começa com luta contra atrasos de pagamento e quebra de promessas do GDF"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

2014 termina com luta e 2015 começa

com luta contra atrasos de pagamento

e quebra de promessas do GDF

Não queremos saber de quem é a culpa e

sim que o GDF pague o que nos deve e diante de tantas acusações de lado a lado, mentiras e quebras de promessas, terminamos 2014 com intensas lutas pelo pagamento de salá-rios, 13º, férias, entre outros benefícios. E ini-ciamos 2015, sem descanso no Natal ou Ano Novo, com a continuidade da luta, pois mudou o governo, mas os problemas permaneceram.

Desde então, temos nos reunido em as-sembleias, atos públicos, acampamentos

para defender direitos elementares e sagra-dos como pagamento de salários e benefícios em dia. Em resposta recebemos propostas infames de parcelamento de pagamento de salários e até ameaças de retirar conquistas arrancadas na luta.

A direção do SAE-DF está determinada a não permitir retrocesso em nossos direitos e conquistas e, junto com outras categorias, cobra do GDF, diariamente, respeito às de-mandas dos servidores da Carreira Assistência

à Educação. Não vamos recuar da nossa luta para que todos os atrasados sejam pagos e o governo atual garanta o cumprimento dos acordos feitos no governo anterior.

Esta é uma luta que exige a participação de todos e todas, pois somente com muita pres-são e participação da categoria, mostraremos ao novo governo que os servidores da Carreira Assistência à Educação não aceitam retroces-so e merecem tratamento respeitoretroces-so e valori-zação profissional.

(2)

em Dezembro de 2014 e em 2015

Sem descanso e sem trégua até a vitória da categoria!.

08/12/2014 - SAE e Sinpro realizam Ato Público diante da ameaça de atraso no pagamento. Na oca-sião o Secretário de Estado de Administração Pública, Wilmar Lacerda, garantiu que os pagamentos dos sa-lários dos profissionais de educação estariam dispo-níveis nas contas bancárias dos servidores na noite do dia 08/12.

09/12/2014 - O GDF prometeu que os salários estariam depositados nas contas dos servidores na noite de se-gunda-feira (08/12) e mais uma vez a promessa não foi cumprida. Diante disso, os servidores da Carreira Assis-tência à Educação, junto com outras categorias, continu-aram em frente ao Palácio do Buriti com a disposição de só sairem de lá com o pagamento dos salários.

09/12/2014 - Direção do SAE tem reuniões na Câma-ra Legislativa paCâma-ra tCâma-ratar de orçamento ao LOA paCâma-ra o Auxílio Saúde e Reestruturação da Carreira

10/12/2014 - Atraso no pagamento do salário com quebra de promessa do GDF, faz com que servidores realizem grande ato de protesto. Os servidores da Educação fecharam o Eixo monumental.

11/12/2014 - ORÇAMENTO 2015 – SAE acompanha debate orçamentário na Câmara Legislativa

Depois dos grandes atos promovidos na Praça do Bu-riti em defesa do pagamento dos salários, inclusive com interdição do Eixo Monumental por cerca de oito horas, dirigentes do SAE marcaram presença na Câ-mara Legislativa no dia 11/12 com o objetivo de de-fender dotações orçamentárias voltadas para o aten-dimento de demandas reprimidas da nossa carreira.

16/12/2014 - Dirigentes do SAE marcaram presença na Câmara Legislativa no exercício de legítimas pres-sões defendendo os interesses da categoria no pro-cesso de discussão e deliberação acerca do orçamento do GDF para 2015.

A informação mais relevante sobre esse assunto nas discussões dos parlamentares ocorridas no dia 16/12 é de que a bancada de líderes da CLDF se articularia no sentido de aumentar o aporte de recursos desti-nados à educação, o que fortalece a possibilidade de assegurarmos recursos orçamentários para o atendi-mento de nossas demandas, entre elas o pagaatendi-mento do auxílio-saúde e a revisão da Lei nº 5.106/2013.

18/12/2015 - AUXÍLIO-SAÚDE INCLUÍDO NO ORÇAMEN-TO – 2015 - A proposta orçamentária foi aprovada por volta no dia 18/12 com emenda destinada ao pagamen-to do auxílio-saúde em 2015. Segundo a então Deputa-da Distrital, Eliana Pedrosa, autora Deputa-da emenDeputa-da, o valor constante na proposta pode garantir o pagamento do auxílio-saúde por algum tempo, o que indica a necessi-dade de a luta continuar para garantir a continuinecessi-dade do pagamento do benefício até que um projeto melhor de atendimento à saúde do servidor seja instituído.

09-01-2015 – SAE/DF em Ato público em

fren-te ao Palácio do Buriti para pressionar o GDF

junto com a categoria por pagamento já!

12/01-2015 – Acampamento em frente ao

Palácio do Buriti, ato unificado do SAE, CUT e

centrais sindicais.

Dezembro/ 2014

(3)

19-01-2015 - Diante de decisões tomadas pelo GDF, entre elas o parcelamento de salários, SAE,

CUT Brasília e sindicatos filiados promovem atos de protestos na rodoviária do Plano Piloto.

19-01-2015 - Reunião da comissão de negociação do SAE juntamente com a CUT Brasília com o GDF para tratar da decisão do governo de parcelar pagamentos de verbas em atraso e salários dos servidores não chegou a um acordo.

20-01-2015 - Reunião terça-feira (20), o governo admitiu enviar à Câmara Legislativa do Distrito Federal, imedia-tamente após o retorno dos parlamentares à atividade legislativa, uma proposta de antecipação de receitas vi-sando à quitação de todos os débitos, em parcela única.

23-01-2015 - Em reunião realizada sexta-feira (23) na sede do sindicato, direção do SAE avalia como po-sitivos os encaminhamentos coordenados pela CUT Brasília contra atrasos e parcelamento de salários.

26-01-2015 – SAE participa de reunião realizada pela CUT Brasília e sindicatos filiados na manhã de segunda-feira (26) e define estratégias para as atividades sindicais previstas para o Dia Na-cional de Luta.

26-01-2015 - A comissão integrada por dirigentes sindicais do SAE, CUT e sindicatos filiados reuniram-se na tarde de reuniram-segunda-feira (26) com a Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal Celina Leão para tratar da possível Antecipação de Receitas Or-çamentárias – ARO com o fim de saldar os débitos do GDF relativos a verbas salariais em atraso.

28/01-2015 – Dia Nacional de luta, ato em frente ao Ministério da Fazenda ressalta a autonomia e a independência da CUT e sindicatos filiados em rela-ção a qualquer partido ou governo.

28/01/2015 - Reunião com a comissão paritária do SAE/DF, Sinpro e Cut com a Presidente da Câmara dos Deputados Celina Leão. Na pauta da reunião, a comissão cobra agilidade no encaminhamento da ARO (antecipa-ção de receita orçamentária), para a Câmara Legislativa.

12-01-2015 - Comissão de negociação do SAE

reunida com o governador Rollemberg, na

pau-ta, as pendências do governo com a categoria

da Educação, salário referente a dezembro de

2014, gratificação natalícia e férias para quem

solicitou período aquisitivo em janeiro.

16-01-2015 - Direção do SAE/DF permanece em frente ao Palácio do Buriti em ato unificado

com a CUT/DF, categoria não aceita a proposta do governo em parcelar o pagamento do salário

dos servidores públicos.

(4)

04/02/2015 - Encontro de líderes na Câmara Legisla-tiva para ajustes visando aprovação da ARO

06/02/2015 - Votação da ARO adiada para o dia 10/02

09/02/2015 - Reunião direção do SAE para

mobiliza-ção votamobiliza-ção da ARO

10/02/2015 - Votação da ARO - aprovada

pela CLDF

23/02/2015 - Assembleia Geral cobrando,

mais uma vez, o pagamento dos atrasados

27/02/2015 - Documento expedido pelo GDF

03/02/2015 - Votação da ARO é prioridade máxima

para as categorias sem pagamentos

23/02/2015 - Em assembleia, categoria decide por Estado de Alerta, debates e esclarecimentos nos locais de trabalho e convocação de assem-bleia em data a ser definida pela direção.

26/02/2015 - GDF se compromete em Audiência da Educação na CLDF em remanejar recursos para pagar atrasados da categoria

25/02/2015 - Comissão de negociação do SAE se reúne com o Secretário de Educação Júlio Gregó-rio e a Subsecretária de Gestão dos Profissionais de Educação Eliane Barbosa e protocola pauta de reivindicações.

A direção do SAE-DF está atenta

para defender os direitos

e conquistas da categoria.

(5)

QUITAÇÃO DAS PARCELAS SALARIAIS

Governo apresenta nova proposta e pagamentos das parcelas atrasadas podem

ser realizados neste mês de março ou, no mais tardar, até o mês de abril.

Depois de cerca de seis horas de de-bates entre as comissões de negociações do SAE e do SINPRO, o GDF apresentou uma proposta, na qual se compromete a pagar as parcelas em atraso no máximo até o mês de abril. No documento, o go-verno afirma que, dependendo da arreca-dação de receitas, todos os débitos pode-rão ser liquidados já no mês de março. O documento reafirma que o governo não encaminhará projetos destinados a retirar direitos legalmente assegurados aos pro-fissionais de educação.

No início do ano, a decisão do GDF era no sentido de parcelar essas obrigações até o mês de outubro, o que gerou forte reação da CUT Brasília e SAE, obrigando o GDF a reaver decisões e negociar com as categorias. A autorização da Câmara Legislativa para que o GDF contratasse junto ao mercado financeiro a Antecipa-ção de Receitas – ARO foi um dos resul-tados desse processo.

A proposta entregue dia 27/02 às co-missões avançou bastante em relação à

situação anterior. O REFIS - programa de recuperação fiscal para empresas com dívidas tributárias junto ao GDF – e um projeto que visa à permissão da Câ-mara Legislativa para que o GDF possa

usar recursos dos fundos distritais para quitar os débitos estão entre as medidas anunciadas para garantir o compromis-so firmado.

VALEU A LUTA!

SAE-DF – Um Sindicato atuante em defesa dos

Servidores da Carreira Assistência à Educação.

Com a crise institucional que se abateu sobre o GDF, es-tamos de plantão permanente para defender os direitos e conquistas da categoria, cobrando do governo o que nos é devido e, ao mesmo tempo, vislumbrando novas etapas das nossas lutas para avançar em nossas reivindicações.

Assim, cumprimos o papel que é do Sindicato de ser atuante, compromissado, transparente, combativo e aglutinador da mobilização e participação dos trabalha-dores para fortalecer a luta em busca da vitória, que é o nosso maior objetivo.

A prova do nosso compromisso e empenho está em nossas ações cotidianas, quando nos desdobramos para atuar em todas as frentes e direções em defesa do que é justo e necessário para uma vida melhor para os servi-dores da Carreira. As imagens falam por si.

Um Sindicato atuante está sempre atento às deman-das dos trabalhadores, trabalhando diariamente para vencer os obstáculos que nos são impostos.

O momento atual exige um grande esforço da direção do SAE e de toda a categoria para que a nossa união nos fortaleça cada vez mais.

(6)

ARROCHO SALARIAL!

Início do Governo Rollemberg chega com possibilidade

de arrocho salarial dos servidores públicos distritais.

O Ministério Público

local entrou com uma

ação contra as últimas

fases de implantação

das reestruturações de

carreiras previstas para

2015, medida essa que

pode afetar mais de 30

categorias de servidores

públicos em todo o

Dis-Homenagam da direção do SAE-DF a todas as guerreiras da Carreira Assistência à Educação

08 de Março - Dia Internacional da Mulher

Diretoras do SAE-DF

Mulheres de luta:

Antônia da Costa Souza

Izaura Oliveira Santos

Josefa Alves da Silva

Maria de Lourdes da Silva Galvão

Maria do Carmo Magalhães Filha Sousa

Rita do Carmo Araújo Torres

Rosenilda Santos Almeida

Sônia Maria Vilarindo Carvalho

Sônia Queiroz de Paula

trito Federal.

Constitucionalmente

te-mos direito à revisão

ge-ral anual dos nossos

sa-lários, o que nem sempre

é respeitado.

A continuar assim, vêm

aí tempos difíceis e, ao

que tudo leva a crer,

gran-des lutas.

A você, mulher, que luta por um mundo

com mais justiça. Parabéns!

EXPEDIENTE: SAE-DF – Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal - site: www.saedf.org.br

Diretoria Colegiada - Secretaria de Imprensa - Jornalista: Walkiria Simões - Fotos: Félix Pereira - Avaliação e Revisão: Conselho Editorial

Sede e subsedes do SAE-DF: Plano Piloto: SDS Ed. Venâncio IV Bloco Q Loja 74 (Conic) - Fones: (61) 3223-8575 / 3224-6000 / 3223-0075 / 3322-6173 Fax: (61) 3226-2526 - DDG: 0800 619797 - Email: imprensa@saedf.org.br - Gama: AE 20/21 Ed. Alternativo Center Sala 163 Setor Central - Fones:(61) 3384-5164

Email: gama@saedf.org.br - Celular: (61) 8625-9159 - Planaltina: SHD lote 01 Bloco L Loja 05 (Setor Central) - Fones: (61) 3389-2938

Email: planaltina@saedf.org.br - Celular: (61) 8625-9158 - Taguatinga: C12 Bloco G Área Especial n°01 Ed. Paranoá Center Salas 104 e 105 (Tag. Centro) Fones:(61) 3352-1585 - Fax: (61) 3561-0559 - Email: taguatinga@saedf.org.br - Celular: (61) 8625-9160 / 8521-4575

Referências

Documentos relacionados

aulas a serem ministradas, possibilitando a construção do senso crítico do aluno diante do estudo, buscando sempre uma relação com a temática proposta e o cotidiano

Effects on body mass, visceral fat, blood glucose and hepatic steatosis were assessed in clinical use and by measuring the triglyceride, cholesterol and hepatic glycogen in

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Acrescenta, também, que as preocupações centrais para as feministas quanto à prestação de trabalho não remunerado debruçam-se sobre como valorizá-lo e partilhá-lo de

Para conhecer os efeitos de um sistema integrado de gestão nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES – sobre a utilização da informação contábil, o Departamento

Foi realizado o cálculo dos custos, excesso de capacidade e resultado para as 500 ocorrências para 15 funcionários mantendo a mesma infraestrutura, com 12 funcionários e reduzindo

Como mencionado anteriormente, em Cuba a densidade de médicos por número de habitantes é de 6,72 para cada 1 mil habitantes, média considerada altíssima, tendo