• Nenhum resultado encontrado

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO. Ênfase em Finanças, Marketing e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos. Presença nacional, reconhecimento mundial.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO. Ênfase em Finanças, Marketing e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos. Presença nacional, reconhecimento mundial."

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Presença nacional,

reconhecimento mundial.

ESPECIALIZAÇÃO

EM GESTÃO

Ênfase em Finanças,

Marketing e Mercados,

Negócios, Pessoas e Projetos.

(2)

Conheça a Fundação Dom Cabral

Uma das melhores escolas de negócios do mundo,

pelo ranking de educação executiva do Financial Times.

Conexão entre teoria e prática, formação acadêmica com experiência empresarial. É assim que, há mais de 38 anos, a Fundação Dom Cabral contribui para a formação de executivos, gestores públicos, empresários, empresas e organizações dos mais diversos segmentos. A FDC oferece o que há de mais inovador por meio de soluções educacionais nacionais e internacionais, sustentadas em alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Rússia e América Latina, que permitem o acesso a modernas ferramentas e à geração conjunta de conhecimento, como a troca de experiências entre participantes, professores, organizações e outras escolas de negócios.

Nossa filosofia – trabalhar COM o cliente e não apenas para ele – respeita a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. Graças a esses e inúmeros outros esforços, a FDC se tornou referência internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e capacitação: recebemos anualmente em nossos Programas cerca de 35.000 executivos. Todo esse conhecimento de alto valor gerado pela FDC tem relevância estratégica para as organizações, para a sociedade e pode ser convertido em negócios sustentáveis e bem-sucedidos na sua empresa.

(3)

Programa de Especialização em Gestão

Pós-graduação Lato Sensu com Ênfase em Finanças, Marketing

e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos.

O Programa de Especialização em Gestão visa o desenvolvimento de habilidades e atitudes, além do conhecimento técnico em gestão, contribuindo de forma efetiva para o crescimento pessoal e profissional do participante e auxiliando-o em sua carreira e nos negócios em que atua.

A reconhecida excelência educacional da FDC alia teoria e prática sob a orientação de professores com experiência acadêmica e empresarial. Além disso, respeita a necessidade individual do participante, oferecendo possibilidades de escolha de conteúdo e tempo de duração do Programa, a partir de uma carga horária mínima de 450 horas/aula*. No Programa de Especialização em Gestão, o participante pode escolher uma entre as cinco Ênfases: Finanças, Marketing e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos.

Público

Resultados

Metodologia

Equilibrar teoria e prática visando a aplicabilidade dos conceitos é uma das filosofias da Fundação Dom Cabral. É com essa proposta que a metodologia desenvolvida para o Programa reúne momentos de aporte de conhecimento teórico em gestão intercalados por atividades que levarão os participantes a experimentar e vivenciar situações reais do mundo corporativo, representados pela aprendizagem vivencial.

Nossas aulas são voltadas para a prática, nossos professores são profissionais com larga experiência no dia a dia das organizações, nossas metodologias promovem o debate e a troca de experiências. Nosso foco é o seu aprendizado, ou seja, alavancar sua capacidade de aplicar teoria e ferramentas na sua prática diária.

*Equivalente a 375 horas de 60 minutos. Esse Programa é destinado a profissionais graduados em ensino superior que buscam o autodesenvolvimento e desejam:

• Reconhecimento pelo mercado e aumento da empregabilidade.

• Ampliação da visão sistêmica e consequente melhoria da capacidade de argumentação em temas relacionados à gestão.

• Ampliação da competência para solução de problemas gerenciais.

• Desenvolvimento da competência para construção de planos e estudos de viabilidade para participantes que queiram empreender o próprio negócio.

• Reflexão e planejamento da carreira com foco nos objetivos pessoais e profissionais.

• Alavancar a carreira e ampliar o networking.

• Ampliar a base de conhecimento para novos desafios em gestão ou gerir o próprio negócio.

• Aprofundar conhecimentos em áreas específicas de atuação. • Tornar-se competitivos para novas demandas do mercado

(4)

Diferenciais do Programa

Estrutura do Programa

O Programa é estruturado em quatro blocos denominados Termos, totalizando uma carga horária mínima de 450 horas/aula, a serem cursadas em até dois anos. A flexibilidade da escolha de parte do conteúdo se dá no Termo 3.

72 h/a

108 h/a

Eletivas em Marketing e Mercados

Obrigatórias em Marketing e Mercados

108 h/a 72 h/a 54 h/a 126 h/a Eletivas em outras Ênfases (90 h/a) Desenvolvimento de Carreira Competência Emocional Marketing e Mercados Finanças Negócios Pessoas Projetos Atividades Presenciais e Extraclasse Fundamentos Integrados e Aplicados de Gestão 54h/a 126 h/a Desenvolvimento de Equipes Ser ético * Trabalho de Conclusão de Curso

• Escolha do conteúdo: o Programa oferece um leque

de disciplinas obrigatórias e eletivas, a partir do qual o participante define parte da sua grade curricular, podendo, inclusive, cursar disciplinas em outras Ênfases, de acordo com sua necessidade de formação em gestão.

• Flexibilidade no período de realização de disciplinas: em parte do Programa, o participante

pode cursar disciplinas durante a semana e/ou fim de semana, de acordo com sua disponibilidade, reduzindo o período de duração do curso.

• Ampliação da carga horária: o participante pode

ampliar a carga horária total do Programa, cursando além das 450 horas/aula, de acordo com sua necessidade, disponibilidade de tempo e de recursos financeiros.

• Gestão de carreira: atividades extracurriculares

em que o participante tem a oportunidade de revisitar as suas escolhas de carreira, avaliando o “onde estou” e “para onde vou” à luz de um mercado global e em constante transformação. Como protagonista de sua história, aprende a lidar com a evolução da carreira de forma planejada.

• Corpo docente: professores com reconhecida

experiência e atuação no mercado.

• Networking: intensa troca entre participantes

das diversas Ênfases.

• Módulo Internacional (opcional): possibilidade

de cursar um Módulo Internacional com foco em inovação e empreendedorismo na University of Cambridge - Judge Business School.

(5)

Termo 1

Competências Comportamentais do Gestor

Com maior enfoque comportamental e vivencial, no Termo 1 o participante desenvolve competências individuais, coletivas e profissionais imprescindíveis ao gestor contemporâneo, que contribuirão para o seu desenvolvimento durante o Programa e serão referência ao longo da sua carreira.

O Termo 1 propicia ao participante tomar maior consciência de si, desenvolver a capacidade de refletir sobre atitudes, valores e contextos, como caminho de construção de relacionamentos consistentes e sustentáveis. Esse Termo é composto por quatro disciplinas obrigatórias, somando 72 horas/aula (4 créditos).

Competência Emocional 18 horas/aula Conhecer os próprios estados emocionais e desenvolver a capacidade de manejá-los para melhor lidar com ansiedade, raiva, medo e estados de euforia, enfrentando de forma construtiva os altos e baixos da vida – condição para desenvolver uma carreira consistente. Desenvolvimento de Equipes 18 horas/aula Conhecer a dinâmica dos grupos e equipes, os papéis assumidos pelos indivíduos, os comportamentos adequados e desenvolver a competência para trabalhar em equipe. Desenvolvimento de Carreira 18 horas/aula Investir no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal como elementos decisivos para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso e sustentável.

Ser Ético 18 horas/aula Entender a ética como elemento fundamental da convivência humana, dos relacionamentos, do exercício do poder e da responsabilidade, a partir dos princípios da alteridade, confiança, tolerância, respeito e inclusão.

(6)

Termo 3

Competências Técnicas para a Gestão

No Termo 3, o participante cursa as disciplinas técnicas relacionadas às Ênfases oferecidas. É neste Termo que o participante escolhe grande parte do conteúdo, definindo a grade curricular de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais, atuais e futuros.

As Ênfases disponíveis são: Finanças, Marketing e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos. De acordo com a Ênfase escolhida, há uma carga horária a ser cursada de disciplinas obrigatórias, de disciplinas eletivas na própria Ênfase e de disciplinas eletivas em qualquer Ênfase, ampliando o escopo do Programa.

A carga horária mínima desse Termo é de 288 horas/aula, podendo ser ampliada de acordo com o interesse e possibilidades do participante.

Assessoria para Customização Curricular – ACC

Para apoiar e orientar a escolha da Ênfase e das disciplinas que irá cursar, o participante conta com a assessoria da Equipe Técnica do Programa, presencialmente e por vídeos.

Disciplina obrigatória Carga horária

Fundamentos Integrados e Aplicados de Gestão 54 horas/aula (3 créditos)

Termo 2

Competências para a Gestão Responsável e Integrada

No Termo 2, o participante conhece os elementos centrais de gestão empresarial nas áreas de Finanças, Marketing e Mercados, Negócios (estratégia), Pessoas e Projetos.

Utilizando um estudo de caso como eixo central, os participantes são desafiados a resolver problemas de uma empresa real. Ou seja, a partir de situações-problema que impactam na estratégia da empresa, os participantes são convidados a refletir e construir soluções sustentáveis que envolvem a revisão e a articulação de todas as áreas da gestão.

São adotadas metodologias diferenciadas, como depoimentos empresariais, pesquisa de campo, estudo de caso, videoaulas, debates, discussão em grupos, quizzes, entre outros.

O objetivo é trazer a realidade empresarial para dentro da sala de aula, propiciando um ambiente rico em discussões e aprendizado, desenvolvendo assim as capacidades de leitura do contexto, reflexão e aplicação do conhecimento. O Termo 2 é obrigatório para todas as Ênfases e totaliza 54 horas/aula (3 créditos). Além das atividades presenciais, esse Termo exige disponibilidade para estudo extraclasse e preparação de atividades a distância.

(7)

Disciplinas obrigatórias 72 horas/aula (4 créditos) Disciplinas eletivas na Ênfase 108 horas/aula (6 créditos) Disciplinas eletivas em qualquer Ênfase 108 horas/aula (6 créditos)

Total 288 horas/aula (16 créditos)

Disciplinas Obrigatórias:

Finanças

A Ênfase em Finanças tem o objetivo de preparar gestores financeiros proativos, com pensamento estratégico e inovador. A Ênfase também pode suprir de conhecimentos financeiros os profissionais de outras áreas de gestão que queiram conhecer e aplicar os fundamentos de finanças na sua prática de gestão, bem como profissionais que queiram redirecionar a sua carreira para a área financeira.

A gestão financeira engloba a compreensão, aplicação e análise dos alicerces financeiros para a elaboração do planejamento e controle orçamentário, estratégias de investimentos, financiamentos e políticas de dividendos, analisando os riscos envolvidos nesses instrumentos de gestão.

O entendimento do mercado financeiro torna-se fundamental para a tomada de decisão, tanto em condições estáveis como em momentos de incerteza, considerando, no âmago das decisões, a sustentabilidade em termos ambientais, sociais e econômico-financeiros.

Regra da Ênfase:

A Ênfase em Finanças permite construir um currículo de disciplinas que combine o desenvolvimento de conhecimentos e competências específicas para a condução da gestão, de acordo com a necessidade de formação do participante. Para cursar a Ênfase em Finanças, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma:

As disciplinas obrigatórias constituem os pilares de uma boa gestão de finanças. Estes conteúdos também se caracterizam como o arcabouço conceitual para o melhor entendimento das demais disciplinas do Programa.

Análise Econômica de Investimento 18 horas/aula

Analisar e tomar decisões em relação a novos investimentos utilizando as técnicas tradicionais.

Conhecer, compreender e saber utilizar os principais fundamentos da gestão financeira.

Valuation: Avaliação pelo Fluxo de Caixa Descontado 18 horas/aula

Contabilidade Financeira 18 horas/aula

Compreender, analisar e avaliar os instrumentos contábeis.

Mercado de Finanças 18 horas/aula

(8)

Disciplinas Eletivas:

As disciplinas eletivas desenvolvem conhecimentos e habilidades e podem ser cursadas conforme interesses e necessidades do participante. Cada disciplina aborda um aspecto específico da gestão financeira e, em conjunto, podem promover maior desenvolvimento especializado em uma das funções estratégicas de finanças. A apresentação a seguir agrupa as disciplinas eletivas em três grandes áreas de conhecimento: Investimentos e Financiamentos, Gestão de Custos e Mercado de Finanças. Há também disciplinas agrupadas como Competências Gerais em Finanças que compõem bem com estas áreas de conhecimento. O participante pode ou não se concentrar nestes grupos de disciplinas, estando atento, no entanto, ao cumprimento da regra da Ênfase, que é obrigatório.

INVESTIMENTOS E FINANCIAMENTOS

Analisar, avaliar e decidir sobre os melhores investimentos considerando as fontes de financiamento.

Project Finance 18 horas/aula

Conhecer, elaborar, implementar e avaliar uma estruturação financeira visando viabilizar um determinado projeto de investimento.

Finanças Pessoais 18 horas/aula

Saber cuidar do próprio recurso otimizando os retornos e reduzindo risco.

Gestão da Liquidez 18 horas/aula

Saber avaliar e tomar decisões gerenciais relativas à composição das contas de curto prazo.

Opções Reais 18 horas/aula

Avaliar os investimentos considerando variáveis.

Gestão de Valor:

Metodologias de Economic Value Added (EVA) e Cash Value Added (CVA)

18 horas/aula

Verificar, avaliar e tomar decisões relativas às variáveis que impactam no valor do negócio.

Private Equity e Venture Capital 18 horas/aula

Conhecer e saber preparar o negócio para utilizar as melhores opções de financiamento considerando o mercado.

(9)

GESTÃO DE CUSTOS

Avaliar de forma consistente e integrada os aspectos de custo e a sua influência nos resultados.

Gestão Estratégica de Custos 18 horas/aula

Compreender as diversas formas de custeio para apoiar a tomada de decisão.

Orçamento Empresarial 18 horas/aula

Saber utilizar o orçamento como instrumento de planejamento, análise, avaliação e controle de gestão.

Controladoria Financeira 18 horas/aula

Saber estruturar e avaliar o processo de gestão com base na lógica do processo decisório, contemplando as etapas de planejamento, execução e controle.

MERCADO DE FINANÇAS

Conhecer e saber utilizar a dinâmica do mercado de finanças.

Mercado de Crédito 18 horas/aula

Conhecer e saber utilizar as fontes de financiamentos mais adequadas.

Mercado de Capitais 18 horas/aula

Compreender o processo de abertura de capital (IPO) e o funcionamento da Bolsa de Valores.

Aplicações em Renda Fixa 18 horas/aula

Compreender e analisar produtos e aplicações no mercado financeiro nacional, adequadas às necessidades e riscos associados ao investidor.

Mercado Cambial & Finanças Internacionais

18 horas/aula

Conhecer, compreender e saber analisar a dinâmica dos mercados de câmbio e a sua influência na economia.

Derivativos 18 horas/aula

Compreender, aplicar e avaliar os principais produtos derivativos e ferramentas existentes no mercado financeiro.

Teoria de Carteiras 18 horas/aula

Compreender, aplicar e analisar a dinâmica de montagem de carteiras de forma a obter melhores desempenhos dos portfólios.

(10)

COMPETÊNCIAS GERAIS EM FINANÇAS

Conhecer e desenvolver capacidade de percepção, análise e síntese com foco na tomada de decisão.

Estatística Aplicada a Finanças 18 horas/aula

Conhecer e aplicar técnicas estatísticas para estruturar melhor os problemas financeiros.

Contabilidade Financeira Avançada 18 horas/aula

Desenvolver a capacidade de análise e síntese das informações contábeis por meio da elaboração de relatórios gerenciais.

Gestão de Risco 18 horas/aula

Analisar o contexto e os projetos empresariais procurando tomar decisões antecipadas para a melhoria dos resultados.

Abertura de Capital

e Relacionamento com o Investidor

18 horas/aula

Conhecer o processo de abertura de capital (IPO) e o perfil do profissional de relações com o investidor (RI).

Finanças Comportamentais 18 horas/aula

Entender e analisar o processo de tomada de decisão de investimento que envolve riscos.

Laboratório de Finanças 18 horas/aula

(11)

Marketing

e Mercados

A Ênfase em Marketing e Mercados destina-se aos profissionais de todos os setores que buscam diferenciar a organização no mercado por meio da geração de valor ao cliente, à organização e à sociedade.

A nova dinâmica dos mercados, a instabilidade ambiental e o volume de informações que pressionam hoje os executivos tornou a gestão de mercados nas organizações uma função cada vez mais complexa. As atividades migram de um modelo baseado na publicidade e propaganda para uma preocupação crescente com aspectos relacionados à estratégia de mercado, gestão de clientes, marca e oferta de valor.

A diversificação de competências, antes mais ligadas às mídias tradicionais, favorece profissionais com perfil mais estratégico, que tenham condições de dar uma visibilidade diferente ao negócio, trabalhando o posicionamento de mercado e a oferta de valor. A Ênfase em Marketing e Mercados oferece disciplinas que podem ajudá-lo a se preparar melhor para enfrentar esses novos desafios da gestão de mercados.

Regra da Ênfase:

A Ênfase em Marketing e Mercados permite construir um currículo de disciplinas que combine o desenvolvimento de competências específicas para a condução da gestão do mercado com o desenvolvimento de competências trabalhadas pelas outras Ênfases, de acordo com a sua necessidade de formação.

Para cursar essa Ênfase, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma:

Disciplinas obrigatórias 54 horas/aula (3 créditos) Disciplinas eletivas na Ênfase 126 horas/aula (7 créditos) Disciplinas eletivas em qualquer Ênfase 108 horas/aula (6 créditos)

Total 288 horas/aula (16 créditos)

Disciplinas Obrigatórias:

Estratégia de Mercado 18 horas/aula Discutir as diferentes possibilidades de formatação do negócio a partir da articulação das variáveis de relacionamento com o mercado e da integração dessas decisões com o processo de formulação estratégica de mercado.

Plano de Marketing 36 horas/aula Elaborar um planejamento de mercado que viabilize a implementação das estratégias propostas, integrando o mundo real e o virtual.

As disciplinas obrigatórias trabalham as atividades essenciais para a gestão de mercados: formulação da estratégia de mercado e implementação da estratégia.

(12)

Disciplinas Eletivas:

A seguir, são apresentadas as competências necessárias para uma gestão contemporânea de mercados, relacionando as disciplinas eletivas que contribuem para o desenvolvimento dessas competências.

CLIENTES E MERCADOS

Conhecer e interagir com clientes e prospects, a fim de compreender melhor suas necessidades.

Clienting (CRM) 18 horas/aula

Potencializar o valor de seus clientes, aumentando a eficiência dos recursos empregados nas estratégias de fidelização.

Comportamento do Consumidor 18 horas/aula

Compreender o processo de tomada de decisão de compra, reconhecendo as formas de influenciar esse processo.

Relações Business to Business 18 horas/aula

Ultrapassar o desafio da comoditização para gerar mais valor nas relações com clientes, canais e parceiros de negócios.

Inteligência de Mercado 18 horas/aula

Construir um processo de geração de informações de mercado que garanta o alcance das metas e subsidie a tomada de decisão em marketing.

MARCA

Buscar a excelência da promessa da marca, materializando um jeito de pensar e de fazer negócios que desperte a confiança e a admiração em todos os seus relacionamentos.

Branding e Gestão de Imagem 18 horas/aula

Construir uma marca relevante e única, identificando novas oportunidades de posicionamento e compreendendo como ele afeta o comportamento das pessoas que se relacionam com o seu negócio.

Reputação Corporativa 18 horas/aula

Valorizar sua empresa a partir da percepção dos seus stakeholders, tornando-se um parceiro desejado, um bom lugar para trabalhar, uma organização cujos produtos e serviços inspiram confiança.

Posicionamento Digital 18 horas/aula

Estar presente na internet de forma que resultados sólidos e constantes apareçam, utilizando ferramentas e estratégias de presença digital.

Brand Experience 18 horas/aula

Quebrar paradigmas na criação de uma experiência diferenciada para o seu cliente como estratégia para maior identificação da marca com as pessoas.

(13)

OFERTA DE VALOR

Desenvolver e entregar um produto ou serviço de qualidade, alinhado às expectativas dos clientes, prospects e à promessa da marca.

Gestão da Proposta de Valor 18 horas/aula

Gerenciar a entrega de resultados tangíveis que seus clientes terão ao adquirir seus produtos e/ou serviços.

Pricing e Valor Percebido 18 horas/aula

Compreender os fatores externos que influenciam a formação do preço, identificar os fatores que afetam a percepção de valor do cliente, gerenciando o melhor preço para cada transação.

Serviços Diferenciados 18 horas/aula

Gerenciar a qualidade dos serviços oferecidos pela sua empresa, utilizando ferramentas que integram estratégia e prática.

Design Thinking 18 horas/aula

Construir soluções criativas para a entrega de valor para o cliente.

COMERCIALIZAÇÃO

Planejar a venda de produtos e serviços visando maior rentabilidade

e produtividade para a empresa.

Gestão Comercial 18 horas/aula

Planejar e organizar os recursos e atividades envolvidos no processo de vendas e distribuição de produtos e serviços.

Trade Marketing 18 horas/aula

Construir estratégias conjuntas entre a indústria e o varejo, visando influenciar o shopper em sua decisão de compra.

Omni-Channel 18 horas/aula

Repensar sua arquitetura de canais e modelo de negócio a partir da perspectiva multicanais, integrando lojas físicas e virtuais.

(14)

Negócios

A Ênfase em Negócios atende profissionais provenientes de todas as áreas de atuação que desejam desenvolver carreira na área de gestão ou empreender o próprio negócio. A Ênfase prepara o participante para identificar aspectos fundamentais nos níveis estratégico, tático e operacional, necessários à gestão de negócios.

Essa Ênfase dispõe de um conjunto amplo de disciplinas que tem por objetivo ajudar o participante a se preparar para atuar em contextos complexos, apresentando e discutindo conteúdos que ajudam a formar o conjunto de competências requeridas pelo mercado de trabalho, além de oferecer oportunidades para a avaliação das tendências de gestão. A Ênfase também contribui para o desenvolvimento da visão sistêmica no âmbito das organizações.

Regra da Ênfase:

O participante dessa Ênfase deverá combinar disciplinas obrigatórias e eletivas da Ênfase em Negócios com disciplinas das outras Ênfases do Programa.

Para cursar a Ênfase em Negócios, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma:

Disciplinas obrigatórias em Negócios 54 horas/aula (3 créditos) Disciplinas eletivas em Negócios 126 horas/aula (7 créditos) Disciplinas eletivas em Finanças 36 horas/aula (2 créditos) Disciplina eletiva em Pessoas 18 horas/aula (1 crédito) Disciplina eletiva em Projetos 18 horas/aula (1 crédito) Disciplina eletiva em Marketing e Mercados 18 horas/aula (1 crédito) Disciplina eletiva em qualquer Ênfase 18 horas/aula (1 crédito)

Total 288 horas/aula (16 créditos)

Disciplinas Obrigatórias:

As disciplinas obrigatórias têm por objetivo desenvolver a capacidade de leitura da organização como um todo.

Gestão da Performance (Balanced Scorecard) 18 horas/aula

Aprender e utilizar os conceitos de gerenciamento da performance.

Arquitetura Organizacional 18 horas/aula

Analisar as opções de estruturas organizacionais e seus modelos de gestão e compreender as variáveis envolvidas nessa escolha.

18 horas/aula

Analisar e compreender o potencial do supply chain of management para a obtenção

de vantagem competitiva e melhoria dos resultados da empresa. Visão Integrada da Cadeia de Valor – Supply Chain Management

(15)

1. Empreendedorismo – voltada para aqueles participantes que desejam empreender seja investindo em negócio próprio ou para aqueles que desejam desenvolver essa capacidade na sua atuação dentro das organizações.

Esse caminho permitirá conhecer e aplicar ferramentas e conceitos na área de empreendedorismo e contribuirá para que você entenda o que forma um espírito empreendedor dentro e fora das organizações.

2. Gestão empresarial – voltada para aqueles profissionais que precisam desenvolver habilidades gerenciais.

No portfólio de disciplinas eletivas, existem aquelas que permitem conhecer e aplicar conceitos e ferramentas utilizados pelas organizações na prática diária. Ao cursá-las, o participante será capaz de entender como os negócios são geridos, entender como é feita uma análise de mercado e, desse modo, ser capaz de contribuir com a organização na busca pela excelência na gestão.

3. Visão estratégica – voltada para aqueles que já possuem certa familiaridade com as principais ferramentas de gestão, mas desejam aprofundar sua leitura e visão estratégica.

As disciplinas dessa área possibilitam conhecer e aplicar ferramentas e conceitos na área de estratégia, além de desenvolver raciocínio sistêmico, contribuindo com a organização na formulação e implementação estratégica.

Em função da diversidade de caminhos, o participante fará suas escolhas apoiado pela Equipe Técnica do Programa, que o ajudará a discutir quais são as melhores alternativas para o seu momento de carreira.

Disciplinas Eletivas:

As disciplinas eletivas em Negócios permitem ao participante a escolha da melhor trajetória para seus objetivos profissionais, possibilitando o direcionamento da formação para as seguintes áreas:

Inteligência Competitiva 18 horas/aula

Identificar e analisar diversas fontes de informação para uma adequada tomada de decisão.

Implementação Estratégica 18 horas/aula

Conhecer e saber gerenciar os desafios envolvidos na implementação da estratégia escolhida, sabendo envolver as pessoas nesse processo.

Cenários Econômicos 18 horas/aula

(16)

Tecnologia da Informação 18 horas/aula Identificar mecanismos para modernizar processos empresariais por meio do uso

de Sistemas de Informação (ERP, CRM, SCM). Compreender como usar a Web (redes sociais e comércio eletrônico) para gerar oportunidades de negócios.

Economia Empresarial 18 horas/aula

Discutir a lógica do ambiente microeconômico que envolve a empresa e como ele afeta a dinâmica competitiva da organização.

Gestão da Qualidade 18 horas/aula

Aplicar métodos e ferramentas de gestão que permitam organizar, melhorar e medir resultados organizacionais.

Governança Corporativa, Stakeholders

e Relações com Investidores 18 horas/aula

Avaliar as aplicações práticas da governança corporativa nas organizações e no mercado de capitais. Analisar seu impacto no valor e sustentabilidade da empresa, nos stakeholders e na tomada de decisão dos investidores.

Inovação e Competitividade 18 horas/aula

Desenvolver análise crítica quanto à capacidade da empresa de gerar inovação. Estruturar práticas e processos que apoiem a inovação.

Aspectos Trabalhistas do Negócio 18 horas/aula

Discutir e entender os atuais temas polêmicos relativos a direitos trabalhistas.

Aspectos Tributários do Negócio 18 horas/aula

Analisar e compreender os aspectos tributários essenciais aos negócios.

Planejamento Tributário 18 horas/aula

Analisar a realidade tributária e entender a complexidade do sistema tributário brasileiro.

Inovação Aberta 18 horas/aula

Entender os desafios da inovação compartilhada, da cocriação, da transferência e aquisição de conhecimentos entre stakeholders.

Empreendedorismo e Inovação Social 18 horas/aula

Identificar e analisar modelos de empreendimentos de impacto social, incluindo investimentos sociais privados de empresas de médio e grande porte, iniciativas filantrópicas nacionais/ internacionais e financiamentos coletivos (crowdfunding).

Empreendedorismo 18 horas/aula

Desenvolver visão crítica sobre empreendedorismo. Discutir e avaliar

modelos mentais e comportamentos identificados em empreendedores de sucesso.

Plano de Negócios 18 horas/aula

Aprender a desenvolver um plano de negócios.

Gestão de Processos 18 horas/aula

Compreender e aplicar metodologias de redesenho e gerenciamento de processos.

Negociação para Gestores 18 horas/aula

Ampliar a capacidade de negociação, sabendo escolher entre abordagens competitivas ou cooperativas.

Negócios Internacionais 18 horas/aula

Compreender os desafios organizacionais enfrentados pelas empresas em sua trajetória internacional.

Gestão de Operações 18 horas/aula

Identificar os principais trade-offs entre o desempenho e a formulação da estratégia de operações.

(17)

Pessoas

A Ênfase em Pessoas destina-se aos profissionais de todos os setores que buscam ampliar suas competências como gestores de pessoas. Tem por objetivo oferecer ao participante desenvolver competências, acessar ferramentas e práticas atualizadas, como forma de aprimorar a gestão de pessoas e alcançar resultados empresariais.

A Ênfase propicia a compreensão de atitudes, comportamentos e relações dos indivíduos nas organizações. Também estimula o participante a desenvolver habilidades interpessoais para liderar, trabalhar em equipe e responder aos desafios advindos da dinâmica do contexto organizacional.

Para cursar a Ênfase em Pessoas, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma: Disciplinas obrigatórias 108 horas/aula (6 créditos)

Disciplinas eletivas na Ênfase 72 horas/aula (4 créditos) Disciplinas eletivas em qualquer Ênfase 108 horas/aula (6 créditos)

Total 288 horas/aula (16 créditos)

Disciplinas Obrigatórias:

As disciplinas obrigatórias da Ênfase em Pessoas constituem importantes pilares para o desenvolvimento de gestores e líderes de pessoas. Contempla as dimensões indivíduo, equipes e relações de forma abrangente e orientada para a prática.

Poder nas Organizações 18 horas/aula

Compreender e analisar as relações de poder e sua influência nas práticas de gestão nas organizações contemporâneas.

Equipes de Alta Performance 18 horas/aula

Potencializar as condições para trabalhar em equipe, visando alcançar alta performance

em situações específicas.

Motivação nas Organizações 18 horas/aula

Compreender a psicodinâmica da motivação e sua influência no comportamento humano na vida e nas organizações.

Liderança: Evolução e Estilos 18 horas/aula

Construir referenciais teóricos e práticos a partir da evolução histórica e dos diferentes estilos e modelos de liderança.

18 horas/aula Compreender os desafios da liderança na contemporaneidade, aprofundando as fases do processo de desenvolvimento dos líderes e sua prática.

Gestão da Mudança Pessoal 18 horas/aula

Investir no autoconhecimento como caminho para a compreensão dos processos

de mudança pessoal e seu impacto na vida profissional a partir do exercício da flexibilidade. Liderança Contemporânea: Desafios e Práticas

(18)

Disciplinas Eletivas :

As disciplinas a seguir constituem um leque de possibilidades para o desenvolvimento do gestor de pessoas, contemplando aspectos do indivíduo, das equipes, das relações no mundo do trabalho, das competências e habilidades para lidar com ambientes complexos e das práticas para a gestão de pessoas no cotidiano das organizações.

Liderança Coaching 18 horas/aula

Desenvolver competências para uma liderança inspiradora e desenvolvedora de pessoas. 18 horas/aula Entender as relações tóxicas nas organizações, suas fontes e seus efeitos e como lidar com elas no cotidiano de maneira eficiente.

Gerenciamento de Conflitos nas Organizações 18 horas/aula

Desenvolver atitudes e habilidades eficazes para lidar com conflitos, identificando sua origem, modos de abordagem, estilo pessoal e manejo.

Toxidade nas Relações Interpessoais nas Empresas

Estratégias de Tomada de Decisão Negociada 18 horas/aula

Aprender a tomar decisões mais eficazes, utilizando estratégias e técnicas de negociação, compreendendo o papel das emoções e seus impactos nas tomadas de decisão e modelos de negociação colaborativa.

Cultura nas Organizações 18 horas/aula

Compreender os diferentes elementos da cultura organizacional, sua abrangência, implicações e desdobramentos na vida das organizações, bem como a importância do alinhamento e comprometimento do indivíduo com a cultura.

Ferramentas de Avaliação em Gestão de Pessoas 18 horas/aula

Conhecer um conjunto de ferramentas que auxiliam no desenvolvimento dos colaboradores, alinhando estratégia, gestão e resultados organizacionais.

Desenvolvimento de Gestores Globais 18 horas/aula

Saber lidar com os desafios do desenvolvimento de gestores globais em um contexto de expansão internacional de empresas e conhecer as competências necessárias para um gestor global.

(19)

Gestão Estratégica de Pessoas 18 horas/aula Entender as complexidades contemporâneas na gestão estratégica de pessoas, o papel das lideranças na gestão do talento humano e a conexão com a estratégia organizacional.

Atração e Retenção de Talentos 18 horas/aula

Compreender as principais técnicas de atração e retenção de colaboradores em um contexto de mudanças e valorização do capital humano.

36 horas/aula Desenvolver habilidades em consultoria compreendendo processos, estilos, competências necessárias e a dinâmica da relação consultor-cliente.

Treinamento e Desenvolvimento do Capital Humano 18 horas/aula

Valorizar o capital humano das organizações, aprimorando o treinamento e o desenvolvimento dos indivíduos, por meio de habilidades e instrumentos de Gestão de Pessoas.

Gestão de Competências 18 horas/aula

Identificar, desenvolver e aplicar conceitos, técnicas e sistemas de gestão por competências, ampliando o potencial e o desempenho das pessoas e o alinhamento com as estratégias do negócio.

Gestão do Conhecimento 18 horas/aula

Conhecer diferentes abordagens da gestão do conhecimento como forma de lidar com o capital intelectual, a inovação, a aprendizagem coletiva e ampliação dos ativos intangíveis das organizações.

t Comunicação Profissional 18 horas/aula

Desenvolver a capacidade de se comunicar em público de forma clara, objetiva, concisa e correta.

(20)

Projetos

Regra da Ênfase:

A Ênfase em Projetos permite construir um currículo de disciplinas que combine o desenvolvimento de competências específicas para a condução de projetos estratégicos e táticos, de acordo com a necessidade de formação do participante.

Para cursar a Ênfase em Projetos, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma:

Disciplinas obrigatórias 72 horas/aula (4 créditos) Disciplinas eletivas na Ênfase 108 horas/aula (6 créditos) Disciplinas eletivas em qualquer Ênfase 108 horas/aula (6 créditos)

Total 288 horas/aula (16 créditos)

Disciplinas Obrigatórias:

A gestão de projetos torna-se cada dia mais relevante para as organizações, sendo responsável pelo desdobramento das metas estratégicas em resultados efetivos. Para tanto, gerir projetos deve ser algo ágil e alinhado a práticas inovadoras, dado o ambiente complexo e repleto de incertezas.

A Ênfase em Projetos destina-se aos profissionais de todas as áreas de atuação que buscam desenvolver conhecimentos, habilidades e práticas, com base nas áreas de conhecimento e melhores práticas da gestão de projetos, de acordo com o PMI (Project Management Institute), IPMA (International Project Management Association), Prince (Project in Controlled Environments) e métodos ágeis. Ao final do Programa, o participante deverá ser capaz de aplicar, analisar, sintetizar e avaliar projetos em qualquer área do conhecimento, pois a metodologia de gerenciamento em projetos se aplica a todas as áreas de atuação.

As disciplinas obrigatórias trabalham as atividades essenciais para a gestão de projetos: fundamentos de projetos, gestão do escopo, prazo e custos.

Gestão de Pessoas em Projetos 18 horas/aula

Potencializar a gestão de pessoas em projetos, analisando a formação de grupos de trabalhos, conflitos e a capacidade de geração de resultados em alta performance.

Resolução de Problemas em Projetos 18 horas/aula

Analisar conflitos em projetos (informação, incerteza e poder), avaliando processos de negócios e relações de poder.

18 horas/aula Elaborar um planejamento de projetos a partir da clara definição do escopo, integrando os objetivos estratégicos e táticos aos resultados esperados. Finalmente, sugere-se a elaboração da gestão de prazos a partir de um cronograma de ações para fins de acompanhamento e controle.

Análises de Custos e Viabilidade de Projetos 18 horas/aula

Elaborar um planejamento de custos e análise de viabilidade de projetos, de acordo com o escopo e prazos estabelecidos, para fins de acompanhamento, controle e resultados alcançados.

(21)

Disciplinas Eletivas:

O quadro abaixo apresenta as competências necessárias para uma gestão contemporânea de projetos, bem como as disciplinas eletivas que podem apoiar no desenvolvimento dessas competências.

GESTÃO ESTRATÉGICA

Conhecer o contexto de mercado, estruturando projetos relevantes a partir da estratégia organizacional.

Gestão da Integração - Planejamento, Acompanhamento

e Controle de Projetos

18 horas/aula

Ultrapassar o conceito de projetos, integrando as várias frentes de trabalho na organização.

Gestão de Programas e Portfólios de Projetos

18 horas/aula

Elaborar um plano integrado de portfólio de projetos, analisando os resultados esperados para a organização.

Project Management Office – PMO e Gestão da Maturidade

18 horas/aula

Potencializar a gestão de projetos a partir da estruturação de um escritório de projetos e por meio das análises de maturidade.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS

Buscar adotar as melhores ferramentas da gestão de projetos para solucionar problemas reais.

Gestão de Comunicação e de Stakeholders em Projetos

18 horas/aula

Desenvolver um plano de comunicação claro entre as equipes e stakeholders na gestão de projetos.

Gestão de Riscos em Projetos 18 horas/aula

Gerenciar os projetos, utilizando as metodologias de gestão de projetos para a mitigação de riscos.

Métodos Ágeis de Projetos 18 horas/aula

Potencializar a gestão de projetos a partir de novas metodologias, como Prince, IMPA e gestão ágil.

SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE STAKEHOLDERS

Buscar simular a gestão de projetos, de acordo com o dia a dia empresarial.

Simulador de Projetos 18 horas/aula

Buscar uma visão diversificada da gestão de projetos, por meio da simulação de projetos em equipe, analisando os pontos críticos e oportunidades de melhoria de problemas reais.

Gestão de Projetos e Melhoria de Processos

18 horas/aula

Definir planos de ação para a melhoria de processos, determinando projetos relacionados a metodologias como Six-Sigma, Kaizen e Maturidade.

(22)

Termo 4

O Termo 4 é uma oportunidade especial de aplicação e consolidação do conhecimento em gestão, a partir da qual é desenvolvido o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC*).

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido baseado na reflexão da prática profissional, acompanhada de uma discussão teórica sobre o tema escolhido para a consolidação do aprendizado, e de uma discussão da relação do tema com outras áreas de gestão para a construção da visão sistêmica após a entrada no Programa.

Gestão de Carreira FDC

Com o objetivo de orientar o desenvolvimento profissional do participante, o Programa de Especialização em Gestão contempla serviços de apoio à carreira e atividades curriculares e extracurriculares.

Como atividades curriculares, no Termo 1 o participante é estimulado a refletir sobre seus valores, interesses e características pessoais, favorecendo o processo de autoconhecimento que o ajudará no planejamento de sua carreira. Antes de iniciar o Termo 3, o participante recebe apoio da Coordenação Técnica das Ênfases para construir sua grade curricular, de acordo com seu planejamento e suas necessidades profissionais atuais e futuras.

Além disso, como atividades extracurriculares, são oferecidos atendimentos personalizados para aconselhamento profissional, palestras e divulgação de vagas no site do Programa.

O Programa oferece o Gestão de Carreira FDC,

que proporciona oportunidades para reflexão sobre valores

e interesses, contribuindo com o autoconhecimento

e direcionamento da carreira.

* O TCC tem caráter obrigatório para obtenção da certificação, de acordo com a regulamentação do Ministério da Educação.

Simulador de Investimentos

O Programa de Especialização em Gestão da FDC oferece aos participantes de todas as Ênfases a oportunidade de participar do Simulador de Investimentos, que tem o objetivo de proporcionar conhecimentos técnicos e práticos sobre o funcionamento do mercado financeiro, especificamente no que se refere ao Mercado de Capitais e Investimentos em Bolsas de Valores.

O Simulador de Investimentos é desenvolvido a partir de uma ferramenta educacional que permite a vivência do Mercado de Capitais em um ambiente simulado. A metodologia utilizada equilibra realidade e teoria, possibilitando ao participante testar diferentes hipóteses e visualizar os impactos de suas decisões em um ambiente que produz o cenário real das Bolsas de Valores.

Trata-se de atividade extracurricular, sem custo para os participantes, que alterna encontros presenciais e tarefas a distância.

(23)

Outras Modalidades de Certificação

São oferecidas outras possibilidades de certificação no Programa de Especialização em Gestão, no Termo 3, para profissionais graduados de todas as áreas que tenham necessidade de formação pontuais:

Disciplinas isoladas

Para o profissional de formação superior que tenha necessidades pontuais de conhecimento em gestão, o Programa oferece a possibilidade de cursar disciplinas isoladas (de 18 a 54 horas/aula), obtendo uma declaração de sua participação.

Atualização

Essa modalidade é indicada para o profissional com formação superior que deseja estar em dia com o estado da arte em sua área de atuação e interesse. Cursando de 72 a 198 horas/aula nas disciplinas do Programa, o participante obtém o certificado de Atualização em Gestão.

Aperfeiçoamento

A modalidade Aperfeiçoamento é indicada para o profissional com nível superior que deseja expandir seus conhecimentos em gestão. Cursando de 216 a 414 horas/aula, o participante obtém o certificado de Aperfeiçoamento em Gestão.

Especialização em segunda Ênfase

O ex-participante do Programa de Especialização em Gestão, ao cursar a segunda Ênfase, aproveita parte da carga horária cursada na primeira Ênfase. Este aproveitamento está condicionado ao prazo máximo de 60 meses da data de início da primeira Ênfase. A segunda Ênfase está vinculada, também, ao cumprimento do Termo 4, com o desenvolvimento de um novo TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Módulo Internacional

A vivência internacional tem sido progressivamente valorizada pelas organizações atuantes em vários setores da economia. Como parte do conjunto de competências do gestor global, trata-se de uma experiência que permite um olhar multicultural e diverso sobre o ambiente competitivo dos negócios. Acompanhando esse movimento, a FDC, em parceria com a University of Cambridge – Judge Business School (Inglaterra), oferece o Pós-Especialização, um Módulo Internacional com foco em Inovação e Empreendedorismo. Esse módulo poderá ser contratado opcionalmente pelos participantes, que terão a oportunidade de trocar experiências, conhecimento e construir network com participantes de outros Programas de Especialização da FDC.

(24)

Período de Realização/Local 2015

Início das aulas:

A partir de fevereiro Turmas Durante a semana 2a a 4a feira – das 19h às 22h30 Fim de semana 6a feira – das 19h às 22h30

Sábado – das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30 FDC, Campus BH

Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

A Fundação Dom Cabral é credenciada para ministrar Programas de Especialização em Gestão pela Portaria nº 68, de 12 de janeiro de 2006, do Ministério da Educação, que são realizados em estrita conformidade com os critérios estabelecidos pela Resolução CNE/ CES nº 1, de 8 de junho de 2007 (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior).

Processo Seletivo

Etapas

• Preenchimento da ficha de inscrição no site

www.fdc.org.br

• Participação na apresentação do Programa. • Entrevista de seleção (individual).

Documentos Necessários

Para a entrevista:

Curriculum vitae atualizado.

• Histórico escolar (cópia). Para a matrícula:

Condicionada à aprovação no processo seletivo:

• Diploma de conclusão de curso superior (original

e cópia frente e verso).

• Carteira de identidade e CPF (original e cópia). • Foto 3 x 4 (recente).

(25)

Equipe Técnica

A equipe técnica do Programa de Especialização em Gestão – formada por professores, gerentes de negócios e especialistas nas diversas Ênfases – é titulada em escolas nacionais e internacionais. São profissionais atuantes no mercado, com titulação de especialista, mestre e/ou doutor, combinando experiência empresarial, embasamento conceitual e capacidade didática.

• Silene Magalhães – Coordenação Geral dos Programas de Pós-Graduação • Andréa Vanni Guerra – Gerência do Programa de Especialização em Gestão • Hugo Ferreira Braga Tadeu – Coordenação Técnica da Ênfase em Projetos • Ivani de Arruda Becker – Coordenação Técnica do Termo 4

• Luciana Faluba Damázio – Coordenação Técnica da Ênfase em Marketing • Rosileia das Mercês Milagres – Coordenação Técnica da Ênfase em Negócios • Vanderlei Soela – Coordenação Técnica da Ênfase em Pessoas

(26)

A especialização na FDC sempre fez parte do meu planejamento profissional, desde a graduação em Engenharia. Durante esse período, fui capacitado por professores de excelente nível com experiências práticas, os quais me permitiram criar competências para alavancar minha carreira como consultor de Negócios. Além disso, as atividades extracurriculares de Gestão de Carreira e o Módulo Internacional foram imprescindíveis para o êxito do programa.

Leonardo Farias Campos

Consultor de Negócios, Smart Inteligência Empresarial

Sempre tive vontade de estudar na Fundação Dom Cabral, não por causa do título, mas por entender que a interação com as pessoas de alto nível de experiência, com uma metodologia que se baseia na prática das empresas, alinhado a professores altamente especializados, poderiam fazer toda a diferença no modo como enxergo o mundo corporativo. Para minha surpresa, o nível de aprendizado e conhecimento foi muito maior do que esperava e ainda tive, através do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), conhecimento sobre meus pontos fortes e onde poderia melhorar, a ponto de mudar radicalmente minha vida profissional. A Fundação foi feita para alunos que querem crescer, pois a instituição tem muito a oferecer além do curso, palestras, pesquisas e networking. Minha sugestão para os alunos é que se dediquem e absorvam todo o conhecimento disponível, porque se desejarem pouco, será um desperdício.

Julio César Damião

Diretor Global Capital Consultoria

A participação na Especialização da FDC fez da minha empresa um grande laboratório. Gestão se tornou palavra constante nas reuniões, assim como processo, estratégia, inteligência competitiva. A interação com os colegas fez surgir boas amizades e parcerias profissionais. Valeu a pena!

Rafael Araújo

Jornalista, Diretor Executivo da Árvore de Comunicação

O curso da FDC nos coloca em contato com conteúdo e professores de alto nível, que passam conhecimentos que vão além da literatura existente. Outro ponto de destaque é o networking gerado com os participantes, que nos faz enxergar a teoria aplicada a várias indústrias e realidades diferentes. A Fundação nos estimula a buscar excelência em todas as ações que executamos, um aprendizado que levamos para a vida.

Pedro Reis

(27)
(28)

Fotos

Jorge Sato, fotógrafo brasileiro que retrata o mundo com um olhar imprevisível e surpreendente. Campus RJ

Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – 2º- andar Shopping Leblon – Leblon

22430-060 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil Campus SP

Av. Dr. Cardoso de Melo, 1.184 – 15º- andar Vila Olímpia

04548-004 – São Paulo – SP – Brasil Campus BH

Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho

30140-083 – Belo Horizonte – MG – Brasil Campus Aloysio Faria

Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses

34000-000 – Nova Lima – MG – Brasil

www.fdc.org.br

atendimento@fdc.org.br 0800 941 9200

Referências

Documentos relacionados

Para tanto, foram utilizadas imagens TM Landsat 5, utilizou-se o algoritmo SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) e o método de classificação não

A estrutura do Curso inclui a realização de no mínimo 34 créditos que devem ser realizados em disciplinas obrigatórias (16 créditos), eletivas (18 créditos) e

o participante cumpre uma carga horária mínima de 360 horas, entre disciplinas obrigatórias e eletivas, define a sua grade curricular e também quando deseja cursar

a) Integralizar as disciplinas obrigatórias e eletivas, com um total de 20 (vinte) créditos, e as atividades complementares, em um total de 04 (quatro) créditos. b) Obter aprovação

(5) demonstraram a eficácia de iprodione no controle da mancha de alternaria em frutos, aumentando a porcentagem de frutos de primeira classe de qualidade; neste experimento

Dentro das horas-aula obrigatórias analisadas, dividi didaticamente os currículos em seis grandes eixos, sendo eles: o das disciplinas metodológicas; o das disciplinas de ensino; o

ANDRÉ LUIZ DA SILVA SEIXAS – Associação dos Moradores da Vila Mato Grosso e 485. Presidente do CMDCA: Esse parecer chegou para a Juliana,

Que, como quer que seja, é em sua opinião muito discutível que o disposto no art. 8.º-C seja aplicável aos títulos para cancelamento de hipoteca, atendendo ao facto de a