• Nenhum resultado encontrado

Saiba Mais! TV Paulo Freire

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Saiba Mais! TV Paulo Freire"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Como citar este material:

SILVA, Simone C. P. da. Tecnologias Aplicadas à Educação: A Era Digital e a Aprendizagem Colaborativa. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera

Educacional, 2015.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são recursos que auxiliam o professor no processo de ensino e aprendizagem, propiciando o compartilhamento de conhecimento de forma mais democrática, participativa, colaborativa e dinâmica. Ampliam as oportunidades de formação social e exercício da cidadania, o interesse por dialogar e aprender, ao fazer uso de recursos que fazem parte do cotidiano dos alunos.

Saiba Mais!

A TV Paulo Freire apresenta o programa com o professor José Manuel Moran, que aborda o uso da internet na educação, em temas como a aplicação das diferentes mídias na Educação e a aprendizagem colaborativa.

(2)

NÓS da Educação: José Manuel Moran (parte 1 de 3). TV Paulo Freire. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G1_g-N4sDuA/. Acesso em: 24 nov. 2014.

As redes sociais e outros recursos de interação e colaboração ganham importância à medida que facilitam a comunicação, fazendo com que a internet evolua de um conceito de acesso passivo à informação para um conceito de transformação, criação, colaboração e partilha de conteúdos. As redes sociais, com fins educativos, devem ser acompanhadas por mudanças nos modelos de ensino-aprendizagem, sendo complementadas com os novos cenários suportados pelas ferramentas de comunicação.

Esta ideia vai ao encontro da perspectiva de colaboração promovida pelas redes sociais, nas quais as ferramentas utilizadas complementam os métodos tradicionais, permitindo ao aluno a construção de seu próprio saber em colaboração com seus pares e professores. Além de usar as tecnologias digitais como ferramentas de ensino, o professor pode passar a seus alunos a importância desses novos meios na disseminação da informação, tornando-os capazes de procurar novas fontes e de produzir suas próprias ideias.

É importante entender a relevância deste recurso no dia a dia dos estudantes, trabalhar para minimizar os riscos do acesso a estes espaços virtuais e tirar o melhor proveito para fins educacionais, visto que é uma ferramenta que interessa a todos. Mais que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação e colaboração valiosas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, desde que bem-utilizadas. Quando o professor sabe quais são os interesses dos jovens para os quais planeja as aulas, ele prepara atividades mais focadas e interessantes, o que facilita a aprendizagem. Esse é o desafio atual do professor na era digital!

(3)

Saiba Mais!

Assista à palestra da pesquisadora Martha Gabriel, que coloca em discussão o acesso às TICs e os novos papéis dos professores e alunos no mundo digital. A palestra faz parte do lançamento do livro Educ@r ‒ A (r)evolução digital na educação.

SEMPRE um papo com Martha Gabriel. Disponível em: http://goo.gl/AdQO2K. Acesso em: 24 nov. 2014.

GABRIEL, M. Educ@r - A (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.

Atualmente, não é fácil aprender e conviver sem, em algum momento, sermos estimulados a trabalhar em equipe de forma colaborativa. Crescemos com nossos pais e professores nos ensinando que, na escola, devemos dividir nossos brinquedos, ajudar quem precisa e ser solidários.

Independentemente do que acontece ao longo do caminho, as questões colaborativas e cooperativas têm se tornado cada vez mais presentes, em razão dos recursos virtuais de

(4)

estímulo à aprendizagem. Você não deve apenas trabalhar sozinho, em seu computador, mas também ter uma postura de aprendiz e colaborador em qualquer processo.

Saiba Mais!

Existem sites que disponibilizam ferramentas para facilitar o estudo em grupo, já que muitas vezes é difícil conciliar os horários. A tecnologia pode ajudar muito, como colaborar na organização de material e na divisão dos conteúdos entre várias pessoas. Confira!

Permite a criação de documentos que podem ser editados por usuários que tenham uma conta no Gmail.

GOOGLE DOCS. Disponível em:

http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/tour1.html. Acesso em: 27 nov. 2014.

Permite o armazenamento de arquivos na nuvem, além de criação, compartilhamento, colaboração e manutenção de conteúdo, acessível em todos os dispositivos, como computadores, celulares e tablets.

GOOGLE DRIVE. Disponível em: http://goo.gl/JiD6LY. Acesso em: 27 nov. 2014.

Permite criar uma sala de estudos e enviar imagens, vídeos e todo tipo de conteúdo.

(5)

THINKBINDER. Disponível em: http://thinkbinder.com/. Acesso em: 27 nov. 2014.

No Vyew, várias pessoas de um mesmo grupo podem cadastrar e atualizar documentos, criar discussões, agendas e checklists de tarefas feitas.

VYEW. Disponível em: http://vyew.com/s/. Acesso em: 27 nov. 2014.

Ideal para organizar pesquisas em grupo: nele, você pode marcar frases de páginas da web, dividir anotações e criar uma biblioteca na nuvem.

DIIGO. Disponível em: www.diigo.com. Acesso em: 27 nov. 2014.

É possível constatar que a utilização de diferentes mídias de forma integrada ao processo de ensino-aprendizagem contribui para a formação de uma pessoa mais criativa e engajada em seu desenvolvimento. Entretanto, um dos focos no desenvolvimento de nossos alunos é a habilidade de trabalhar em equipe (local ou virtual), de forma colaborativa.

Muitos alunos utilizam com frequência o contexto de colaboração no dia a dia, no uso de MSN, Facebook, Instagram etc. Porém, o conceito de cooperação a favor da construção de um conhecimento com o uso dessas ferramentas precisa sempre ser explorado.

Os avanços tecnológicos dos meios de comunicação possibilitam novas formas de comunicação entre as pessoas. Em um primeiro momento, havia apenas a comunicação do foco; posteriormente, o compartilhamento de experiências e, com isso, a troca de informações e conceitos.

(6)

Um adolescente, quando recorre a um amigo on-line para lhe perguntar sobre características pessoais ou acadêmicas e obtém respostas, cria, sem perceber, um ambiente colaborativo de aprendizagem.

Mas, de fato, o que é um ambiente colaborativo de aprendizagem?

Para Almeida (2001), ambientes colaborativos de aprendizagem podem ser criados por meio de um software específico para comunicação on-line. Por meio desse software, um grupo de pessoas aprende em colaboração mediada pelas TICs e com o apoio de um professor-orientador, ou seja, forma-se então uma rede de inter-relações entre pessoas, práticas, valores, hábitos, crenças e tecnologias em um contexto de aprendizagem.

Saiba Mais!

O pesquisador e professor João Mattar trata do novo perfil dos professores em tempos de redes sociais e do uso dessa ferramenta na Educação no livro Web 2.0 e Redes Sociais na Educação.

MATTAR, J. Web 2.0 e Redes Sociais na Educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

Moran (2013) explica que os ambientes colaborativos possibilitam a socialização das produções, ideias e pesquisas de alunos e professores com fácil atualização e participação de terceiros. Entre as principais características desses ambientes colaborativos, podemos destacar que a comunicação não depende nem do tempo, nem do local, e que a participação ativa do grupo gera um produto coletivo, que torna a escrita estimulada. Existem diversos tipos de ambientes colaborativos disponíveis na internet, tais como blogs, podcasts, redes sociais e wiki.

(7)

Saiba Mais!

O e-ProInfo também é um ambiente colaborativo de aprendizagem que utiliza a tecnologia internet e permite a concepção, a administração e o desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem.

e-ProInfo

e-PROINFO. Disponível em: http://eproinfo.mec.gov.br/. Acesso em: 27 nov. 2014.

Nessas comunidades, o conceito de comunicação passa a ser revisto. Nelas, a linguagem utilizada na comunicação em tempo real, mediada por computador, é praticamente uma transcrição da fala, porque o que se escreve é aquilo que se quer falar. Com isso, a linguagem está sendo recontextualizada, passando a ter características como o imediatismo, a repetição e elementos da fala em situações de interação verbal em tempo real. Pode-se afirmar, então, que uma nova escrita está sendo criada, com características da fala, a qual não respeita as regras da linguagem escrita tradicional.

Os ambientes colaborativos de aprendizagem modificam também a forma de realizar a leitura, pois na internet temos a opção de escolher somente o que nos interessa ou o que nos chama mais atenção. Se compararmos dois leitores, constataremos que escolheram caminhos diferentes, pois, em uma página com vários recursos de comunicação, como escrita, imagens e sons, um deles poderá escolher somente ler um texto, enquanto o outro prefere ouvir música ou observar uma imagem antes de ler o texto. O mesmo fato acontece

(8)

quando o leitor se depara com um hipertexto, já que ele, à medida que lê, escolhe os links de seu interesse.

Podemos afirmar, então, que a linguagem utilizada na internet é composta por um conjunto complexo de habilidades que interagem, tais como leitura, escrita, fala, compreensão oral. Moran (2000; 2013), em seus textos, incita-nos a refletir sobre os avanços tecnológicos e a inserção desses recursos em sala de aula. Segundo ele, tudo aconteceu tão rápido que não tivemos condições nem de explorá-los intensamente, nem de aprender a utilizá-los; por isso, ainda hoje, encontramos muitos professores que utilizam as tecnologias somente para ilustrar suas aulas.

Saiba Mais!

O filósofo Pierre Lévy falou sobre cultura, democracia e inteligência coletiva em duas palestras no Centro Universitário Senac, Santo Amaro, em março de 2014. O pesquisador é autor de vários livros sobre o assunto, traduzidos para mais de 12 línguas e estudados em diferentes universidades em todo o mundo.

Senac SP

PIERRE LÉVY no Senac São Paulo: Diálogos sobre ciberdemocracia. Senac SP, 17 mar. 2014. Disponível em: http://goo.gl/AcYuuI. Acesso em: 24 nov. 2014.

PIERRE LÉVY no Senac São Paulo: diálogos sobre inteligência coletiva. Senac SP, 17 mar. 2014. Disponível em: http://goo.gl/nYnYH1. Acesso em: 24 nov. 2014.

A internet está presente no cotidiano e provoca mudanças tanto na Educação Presencial quanto na Educação a Distância, pois favorece um trabalho cooperativo e colaborativo

(9)

entre as pessoas. Quando utilizada a favor do processo educacional, pode potencializar a aprendizagem colaborativa por meio da comunicação entre as partes.

Para Silva (2002), a aprendizagem é um processo de construção, em que o aluno é o autor de sua própria aprendizagem. Neste contexto, o professor que consegue transpor o simples fato de comunicar por meio digital e direcionar seus alunos para uma comunicação participativa estimulará a responsabilidade, a participação, a comunicação, a interação e o confronto de ideias dos alunos, além de desenvolver as competências básicas, fundamentais também para o mercado de trabalho: curiosidade, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, de saber comunicar-se e de buscar informações.

Saiba Mais!

O Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária (Lidec) da Escola do Futuro, da USP, produziu o vídeo “Web 2.0 – a máquina somos nós”, com base na adaptação do vídeo “The Machine is Us/ing Us”, de Michael Wesch, em que o autor discute a importância da tecnologia digital em nossas vidas.

Escola do Futuro

WEB 2.0 – A Máquina Somos Nós. Escola do Futuro. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg. Acesso em: 24 nov. 2014.

Desta forma, as pessoas que trabalham de maneira colaborativa são coautoras do processo de interação e criação. Cada uma é responsável pela sua própria aprendizagem e pela ação colaborativa. Assim, seguindo esse mesmo raciocínio, as pessoas tornam-se corresponsáveis pela aprendizagem do grupo.

Em relação ao aluno, espera-se que eles sejam mais ativos, autodirigidos, criativos, críticos, pesquisadores e atuantes, caso nós, professores, queiramos que eles produzam

(10)

conhecimento e transformem nossa realidade. Porém, aprender neste novo contexto requer habilidades que deverão ser desenvolvidas junto ao processo, desde que o professor crie situações para tanto.

O professor que estimula esse projeto torna-se um dos aprendizes por meio do teste e da análise crítica de suas iniciativas. À medida que os participantes de uma comunidade virtual se relacionam, eles realizam trocas que se somam a outras vivências. Tais trocas ocorrem em diversas direções e, simultaneamente, lançam novas informações que provocam situações de desafios na sala de aula, contribuindo para o processo de aprendizagem. Peters (2003) destaca a grande diferença entre espaços de aprendizagem colaborativos reais tradicionais e os espaços de aprendizagem virtuais. Nos espaços tradicionais, as atividades de aprendizagem são fixas em razão do tempo e da localização, ou seja, o grupo apresenta-se em locais e horas preestabelecidos para trocar informações e experiências. Já nos espaços virtuais, o tempo e os locais não são fixos, criando uma infinidade de atividades, iniciativas de pesquisas e, principalmente, de troca de informações, experiências e conhecimento, conforme os desafios são apresentados e a iniciativa de cada integrante do grupo.

Se você observar e analisar criticamente, perceberá que todas essas sugestões tiveram como ponto de partida a tradicional visita a uma biblioteca, as reuniões em casas de amigos e a redação de um único trabalho coletivo criado, hoje, com o avanço da tecnologia. Essa integração entre os elementos possibilitou a transposição das questões de tempo e espaço. Neste contexto, para que o trabalho atinja o objetivo proposto de construção colaborativa do conhecimento, é fundamental o papel do professor, direcionando o processo para que o grupo não se afaste do objetivo preestabelecido, ou seja, é preciso dar significado ao conteúdo a ser ministrado. Toda iniciativa de aprendizagem colaborativa só é eficaz quando está integrada a um projeto pedagógico viável, ao conteúdo a ser apresentado e ao conhecimento a ser adquirido.

(11)

Saiba Mais!

Ana Paula Solino Bastos e Nelson Barrelo Junior falam sobre a importância das interações que podem ocorrer em sala de aula, tanto interações entre os alunos, que podem ter mediação do professor, quanto interações do professor com os alunos ou dos alunos com o material didático. A aula é disponibilizada dentro do Projeto e-Aulas USP, que tem como objetivo permitir que professores disponibilizem suas videoaulas e que alunos acessem videoaulas de diversas disciplinas da Universidade de São Paulo. O projeto é aberto ao público.

Projeto e-Aulas USP

A SALA de aula como um espaço de interações. E-Aulas USP. Disponível em:

http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=4587. Acesso em: 24 nov.

2014.

Blog: página na internet utilizada como diário virtual. O usuário pode postar textos, imagens, vídeos e sons. Pode ser utilizada pedagogicamente como uma ferramenta de registro e de socialização.

Compreensão oral: está relacionada à capacidade de entender o que está sendo falado, isto é, o estabelecimento de relações e a contextualização necessários para entender o sentido de uma mensagem transmitida.

Podcast: arquivos de áudio que podem ser acessados pela internet. Wiki: ambiente colaborativo que permite a edição coletiva.

(12)

Instruções

Agora, chegou a sua vez de exercitar seu aprendizado. A seguir, você encontrará algumas questões de múltipla escolha e dissertativas. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que está sendo pedido.

Questão 1

(UEMA/2013 - adaptada)

A letra da música de Gilberto Gil trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital, do ponto de vista socioeconômico.

Pela Internet Criar meu web site Fazer minha home-page Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleje [...]

Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via Internet

Um grupo de tietes de Connecticut De Connecticut acessar

O chefe da milícia de Milão

Um hacker mafioso acaba de soltar Um vírus pra atacar programas no Japão Eu quero entrar na rede pra contactar Os lares do Nepal, os bares do Gabão

Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular

Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar

(13)

A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:

a) A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.

b) A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.

c) A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação, e à inclusão.

d) A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação ocorre de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.

e) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.

Verifique a resposta correta no final deste material na seção Gabarito.

Questão 2

(IBMECRJ/2009 - adaptada)

Uma malha digital que cresce em velocidade vertiginosa cobre nosso planeta: é a internet, a rede mundial de computadores. Considerando essa importante inovação tecnológica contemporânea, analise a informação: A integração econômica global é facilitada pelo uso das mesmas técnicas; contudo, integrar não significa incluir a todos.

Com base nas informações e em seus conhecimentos, escolha a alternativa que melhor explica a afirmativa apresentada.

a) Ao mesmo tempo em que a internet facilita o processo de integração econômica global, é também responsável pela chamada exclusão digital, pois acentua a

(14)

distância entre os usuários e aqueles que já viviam em situação de marginalidade econômica e social.

b) A era da informação e da revolução científica prioriza a qualificação da mão de obra e a incorporação de novas habilidades, reconhecendo a diferença existente entre ricos e pobres.

c) A velocidade da informação é o benefício apresentado pela internet para a globalização, pois reduz o espaço mundial a um espaço virtual, sem a necessidade de integrar todos os internautas.

d) A internacionalização da rede e a incorporação de centenas de milhões de usuários por todo o planeta excluem as diferenças culturais e econômicas por causa da mundialização dos padrões de consumo.

e) A internet dinamizou e tornou imediatas transações e negociações em escala mundial, evitando a exclusão digital pelas parcerias com empresas e investimentos em inovações tecnológicas.

Verifique a resposta correta no final deste material na seção Gabarito.

Questão 3

(FUNCAB/2012 - adaptada)

As TICs aplicadas na Educação ‒ tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente se dispõe ‒ estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre elas, é correto afirmar:

a) Em nada ou muito pouco vem colaborar para tornar o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.

b) A integração das novas tecnologias à educação deverá ocorrer de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.

c) São usadas para substituir as técnicas e metodologias convencionais, por exemplo, o livro, o quadro de giz e o mimeógrafo.

(15)

d) Os resultados serão favoráveis graças ao grande preparo da equipe docente para qualquer eventualidade, ao longo do processo ensino-aprendizagem.

e) A obtenção de resultados qualitativos no processo educacional escolar com o uso dessas tecnologias depende da forma como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.

Verifique a resposta correta no final deste material na seção Gabarito.

Questão 4

(IFRN/2012 – adaptada)

As TICs aplicadas à educação permitem interações e a participação dos estudantes nos espaços colaborativos dos ambientes virtuais de aprendizagem e em sala da aula, nas formas oral ou escrita. Cite dois exemplos de espaços colaborativos virtuais como esse. Verifique a resposta correta no final deste material na seção Gabarito.

Questão 5

(IFRN/2012 – adaptada)

Uma prática docente verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação. Explique o papel do professor em tempos de tecnologias digitais em sala de aula.

Verifique a resposta correta no final deste material na seção Gabarito.

Atualmente, é inegável que o termo colaboração está diretamente ligado à nova forma de trabalho e de vida na sociedade moderna, uma vez que a aprendizagem passa a ser uma necessidade constante, o que ocasiona uma mudança de foco da aprendizagem centrada no indivíduo para a colaborativa, na qual, além das habilidades tradicionalmente consideradas essenciais, também passam a ser necessários o uso e o domínio da

(16)

tecnologia, a capacidade de resolver problemas e de trabalhar em colaboração com criatividade.

As pessoas se desenvolvem e aprendem mais quando estão inseridas em um processo coletivo de aprendizagem. Nesta condição, elas compartilham significados e representações comuns, comunicam e discutem seus pontos de vista, examinam e aperfeiçoam suas ideias e, ainda, podem estabelecer o diálogo acerca das questões colocadas, seja revisando, modificando ou contrapondo soluções e alternativas.

Diante deste novo cenário de Educação, é importante perceber que a busca pelo conhecimento deve integrar a recriação do significado das coisas, a colaboração, a discussão, a negociação e a solução de problemas. E, para que isso ocorra, é necessária a existência da interação entre os indivíduos que buscam a construção deste conhecimento.

A sociedade da informação requer, hoje, um professor que atue como mediador, facilitador, incentivador, desafiador e investigador. Ao mesmo tempo em que são autores, os alunos são coautores e constroem seu conhecimento por meio da exploração, navegação, comunicação e trocas.

ALMEIDA, M. E. B. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: Proem, 2001.

MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem Inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria e Prática, PGIE – UFRGS, v. 3, n. 1, p. 137-144, set. 2000.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (Orgs.) Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.

NEVADO, R. A. Ambientes virtuais que potencializam as relações de ensino-aprendizagem. Boletim Salto para o futuro. Rio de Janeiro: TV Escola, SEED-MEC, 2005. (Série novas

(17)

formas de aprender: comunidades de aprendizagem). Disponível em:

http://goo.gl/rGMOAu. Acesso em: 2 nov. 2014.

PETERS, O. A Educação a Distância em transição. Rio Grande do Sul: Unisinos, 2003. SILVA, M. Internet na escola e inclusão. In: BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Tecnologias na escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em: 2 nov. 2014.

SILVA, M. Sala de aula interativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2012.

Questão 1

Resposta: Alternativa E.

Comentário: Fatores socioeconômicos desencadeiam a exclusão digital por dificultarem o acesso às TICs; neste caso, ambientes educacionais também sofrem pela falta de estrutura e acesso à internet, deixando que o processo ensino-aprendizagem não seja beneficiado pelas potencialidades das TICs.

Questão 2

Resposta: Alternativa A.

Comentário: O desenvolvimento desigual provocado pela concentração de poder e renda é ainda mais radical quando olhamos pelo viés da exclusão digital, que distancia aqueles que usam a tecnologia e se beneficiam dela no cotidiano daqueles que não possuem acesso a ela.

(18)

Questão 3

Resposta: Alternativa E.

Comentário: O uso dos recursos tecnológicos na educação deve encorajar as mudanças tão necessárias para a revisão do processo ensino-aprendizagem na escola. Deve estimular professores e alunos a recriar estratégias de uso das TICs em sala de aula para impulsionar ações que ressignifiquem qualitativamente o ensino.

Questão 4

Resposta: Wikipedia e redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, podcasts) são exemplos de ambientes virtuais que permitem a interação de alunos fora da sala de aula. Questão 5

Resposta: As transformações decorrentes do avanço das TICs têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor é classificado, hoje, como mediador.

Referências

Documentos relacionados

Em 1931, Harriet Creighton e Barbara McClintock estavam estudando dois genes de milho que eles sabiam estarem situados no cromossomo 9. Eles descobriram que

Por exemplo, procure se especializar em uma região e em um perfil específico, dessa forma, tenho certeza que seus resultados irão

É necessário usá-lo como tecnologia para uma educação dinâmica, auxiliando professores e alunos para que ocorra uma aprendizagem mais significativa, não esquecendo que

Após a definição dos modelos adotados na simulação, um algoritmo genético simples foi adaptado para o problema de simular duas redes: uma rede homogênea, onde todos os cem

a) as unidades de transporte carregadas com um único pro- duto perigoso, ou com resíduos de um único produto perigoso, que não tenham sido descontaminadas, devem exibir os rótulos

( ) É papel da escola incluir as informações sobre a arte produzida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo criticamente também aquelas produzidas

COMENTÁRIO: ENVOLVIA CONHECIMENTO de cinemática, mais uma questão envolvendo o conceito de movimento retilíneo uniforme (m.ru.).. EAM-2015

Se Paulo Freire, em Educação e atualidade brasileira, considerava a educação um instrumento de crucial importância para promover a passagem da consciência popular do