• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado do Ambiente - SEA Instituto Estadual do Ambiente - INEA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado do Ambiente - SEA Instituto Estadual do Ambiente - INEA"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Secretaria de Estado do Ambiente - SEA

Instituto Estadual do Ambiente - INEA

Plano Estadual de Recursos Hídricos

do Estado do Rio de Janeiro

Janeiro 2012

LABORATÓRIO DE HIDROLOGIA - COPPE/UFRJ

A2 - Relatório de Andamento

(2)

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Secretaria de Estado do Ambiente - SEA

Instituto Estadual do Ambiente - INEA

ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE RECURSOS

HÍDRICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A2 - Relatório de Andamento

(Período 31/10/2011 a 31/12/2011)

Elaboração: Fundação COPPETEC

Laboratório de Hidrologia e Estudos de Meio Ambiente

(3)

Instituto Estadual do Ambiente (INEA)

Av. Venezuela, 110 – 3º andar - Saúde Rio de Janeiro, RJ

22.640-102

Elaboração e Execução: Fundação COPPETEC

Laboratório de Hidrologia e Estudos de Meio Ambiente

Todos os direitos Reservados.

É permitida a reprodução de dados e de informações contidos nesta publicação, desde que citada a fonte.

(4)

SUMÁRIO

1.APRESENTAÇÃO... 1

2.IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTRATADOS E PERÍODO DE EXECUÇÃO... 2

3.DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS SERVIÇOS REALIZADOS NO PERÍODO... 3

3.1. Atividades desenvolvidas ...3 3.2. Reuniões de Trabalho ...7 4. MEDIÇÕES DE CONTRATO ... 8 5.RESULTADOS ALCANÇADOS ... 8 6.PENDÊNCIAS E JUSTIFICATIVAS... 8 ANEXOS

Anexo 1 – Atas das Reuniões de Supervisão e Acompanhamento Anexo 2 - Cronograma

(5)

1

1.

APRESENTAÇÃO

O presente Relatório de Andamento (A-2), abrangendo o período de 31/10/2011 a 31/12/2011, tem por objetivo a apresentação sintética dos serviços desenvolvidos pela Fundação COPPETEC no âmbito da elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro.

Os relatórios bimestrais de andamento estão estruturados da seguinte forma: • Identificação dos serviços contratados e período de execução;

• Descrição sumária dos serviços realizados no período abrangido pelo relatório; • Medições do contrato;

• Resultados alcançados (relatórios emitidos); • Pendências e justificativas;

(6)

2

2.

IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTRATADOS E

PERÍODO DE EXECUÇÃO

Este item tem por objetivo relacionar os serviços realizados ou em andamento no período compreendido entre 31/10/2011 e 31/12/2011 (término do período em análise) em atendimento às metas previstas no Plano de Trabalho. São elas:

Macroatividade 100 - Mobilização, Consolidação do Plano de Trabalho Atividade 110 - Mobilização dos Recursos Físicos e Humanos (concluída) Atividade 120 - Consolidação do Plano de Trabalho (concluída)

Atividade 130 - Reuniões de Supervisão e Acompanhamento (Reuniões iniciais de planejamento – já efetuadas)

Macroatividade 200 – Elaboração do diagnóstico

Já foram concluídas ou encontram-se em desenvolvimento as seguintes atividades: Atividade 210 - Levantamento e Consolidação das Informações Disponíveis (concluída) Atividade 220 - Mobilização de Atores Regionais Estratégicos (em andamento)

Atividade 240 – Caracterização Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (em andamento) Atividade 250 - Disponibilidades Hídricas: Superficiais e Subterrâneas (em andamento) Atividade 260 - Usos e Demandas de Recursos Hídricos (em andamento)

Atividade 270 – Infraestrutura de Saneamento Básico (em andamento) Macroatividade 300 - Elaboração dos estudos estratégicos

Atividade 310 - Estudos hidrológicos e de vazões extremas (em andamento)

Atividade 320 - Avaliação da Rede Quali-Quantitativa para a Gestão das Águas no ERJ e Proposição de Pontos de Controle em Bacias Estratégicas (em andamento)

Atividade 330 - Mapeamento de Áreas Vulneráveis a Eventos Críticos (em andamento) Atividade 340 - Avaliação de Fontes Alternativas para Abastecimento do ERJ, com

(7)

3

3.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS SERVIÇOS REALIZADOS NO

PERÍODO

3.1. Atividades desenvolvidas

No período abrangido por este relatório foram desenvolvidas ou se encontram em desenvolvimento todas as atividades previstas no Plano de Trabalho e descritas no item anterior.

Macroatividade 100 – Mobilização e Consolidação do Plano de Trabalho Todas as Atividades relativas a esta Macroatividade estão concluídas. Macroatividade 200 - Elaboração do Diagnóstico

− Atividade 210 - Levantamento e Consolidação das Informações Disponíveis

Embora essa atividade esteja formalmente encerrada é esperado que novas informações sejam incorporadas aos estudos durante a elaboração dos temas estratégicos e devido à própria dinâmica de discussões envolvendo a Fundação COPPETEC, o INEA e o CERH.

− Atividade 220 - Mobilização de Atores Regionais Estratégicos

Em reunião realizada para a apresentação do PERHI ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos, ao final do mês de setembro/2011, ficou acertado que a mobilização dos atores será conduzida pelo CERH em articulação com comitês de bacia. Essa decisão implicou na extensão da atividade até a última Consulta Pública (ver cronograma ao final).

− Atividade 240 – Caracterização Ambiental do Estado do Rio de Janeiro

De acordo com o previsto no Plano de Trabalho (relatório PERHI-RE-01), foi entregue em novembro um relatório preliminar de caracterização ambiental do estado do Rio de Janeiro. Este relatório apresenta uma caracterização geral dos principais aspectos ambientais relacionados à gestão dos recursos hídricos no território fluminense.

Esta caracterização geral foi realizada a partir da análise de mapas, dados e informações secundárias de abrangência regional. A maior parte do material de consulta utilizado foi fornecida pelo INEA e compõe a base de dados utilizada no estudo de indicadores ambientais, recentemente divulgado pelo Instituto.

Os temas priorizados nesta caracterização ambiental regional foram o relevo, a vegetação e os usos do solo e das águas (rural, urbano, mineral e industrial), procurando-se realizar uma análiprocurando-se temática integrada, georreferenciada e comparativa, considerando as Regiões Hidrográficas do estado e as bacias compartilhadas com os demais estados da Região Sudeste - rios Paraíba do Sul (MG e SP), Itabapoana (ES e MG) e Mambucaba (SP).

O relatório completo da Caracterização Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, com análises mais detalhadas, por Região Hidrográfica, está em fase de finalização.

− Atividade 250 - Disponibilidades Hídricas: Superficiais e Subterrâneas

(8)

4

Em relação às disponibilidades hídricas subterrâneas, estão sendo consistidos os dados hidrogeológicos de poços e aqüíferos cadastrados pelo INEA, fornecidos em planilhas Excel.

− Atividade 260 - Usos e Demandas de Recursos Hídricos

Foram fornecidas pelo INEA, através do GELIRH/DILAM, planilhas Excel contendo as relações das captações e lançamentos já cadastradas ou em processo de cadastramento com dominialidade estadual e federal.

As relações estão sendo consistidas uma vez que foram observadas inúmeras duplicidades de registro dentre os mais de 11 mil registros recebidos. Nas planilhas relativas às captações foram detectadas mais de 800 duplicidades. Tão logo o trabalho de consistência seja concluído será agendada uma reunião com o INEA para a finalização do trabalho de consistência e identificação de pendências na base de dados. Em relação às demandas de recursos hídricos para abastecimento público e esgotamento sanitário foram concluídos os estudos das populações urbanas atuais e projeções futuras para o horizonte de planejamento até 2030.

Conforme acordado com o INEA, foram consideradas as populações urbanas das sedes municipais, tendo em vista a disponibilidade dos dados secundários e a constatação estatística de que nas sedes municipais residem 94% das populações urbanas totais, o que é bastante representativo quando o propósito é avaliar a situação atual e futura dos sistemas de abastecimento de água.

Na avaliação das projeções populacionais foram empregados os métodos da Curva Logística e do ajustamento pelo modelo Linear Logarítmico.

Em segunda etapa passou-se a avaliar as demandas requeridas pelos diversos sistemas considerando a situação atual em termos percentuais de atendimento às populações e perdas físicas dos sistemas de distribuição.

Para a avaliação das demandas futuras correspondentes aos anos de 2015, 2020, 2025 e 2030, foram utilizados parâmetros de cálculo clássicos em dois cenários: o primeiro, considerando a manutenção dos índices de atendimento e de perdas físicas atuais e o segundo, reduzindo-se as perdas físicas ao limite inferior de 30%, e a universalização do atendimento.

As fontes de consulta foram, basicamente, os censos demográficos publicados pelo IBGE e os dados sobre saneamento do SNIS/2010.

− Atividade 270 – Infraestrutura de Saneamento Básico

Nesta atividade, em elaboração, estão sendo descritos os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário existentes, separados por Regiões Hidrográficas. Estão sendo considerados tanto os sistemas isolados de abastecimento como os sistemas integrados de abrangência regional, como o caso dos sistemas Guandu/Lajes, Juturnaíba, Imunana/Laranjal e outros menores.

Esta avaliação tem como base de informação os dados contidos no Atlas Brasil de Abastecimento Urbano de Água publicado pela ANA, na relação de usuários de recursos hídricos do CNARH e na relação de usuários no ICMS – Ecológico. Como estas fontes de

(9)

5

informações não apresentam todos os dados de interesse ao trabalho, foram enviados questionários solicitando informações às concessionárias CEDAE, PROLAGOS, Águas de Juturnaíba e demais operadoras de sistemas de saneamento, cujas informações estão chegando parcialmente.

A metodologia de análise adotada permitirá a avaliação do alcance dos sistemas de produção de água ao longo dos anos e a economia gerada, caso sejam implementados programas de redução de perdas físicas.

Em relação ao esgotamento sanitário, o conhecimento da situação dos serviços atualmente prestados permitirá dimensionar a necessidade de ações estruturais, tanto em redes coletoras como em tratamento dos efluentes.

Macroatividade 300 - Elaboração dos estudos estratégicos

− Atividade 310 - Estudos hidrológicos e de vazões extremas

Em relação aos estudos hidrológicos voltados para a avaliação da disponibilidade hídrica e para o cálculo das vazões de cheia foi acordado entre a equipe que elabora o plano, o INEA e a CPRM, em reunião realizada no INEA em 09 de novembro de 2011, o seguinte:

- Sub-Bacia 57: Será realizado, pela CPRM, um novo estudo de regionalização de vazões para essa sub-bacia, com início previsto para 2013, após a finalização dos estudos da sub-bacia 58.

- Sub-bacia 58: O estudo da Q95 para esta bacia está sendo realizado pela CPRM e

encontra-se em processo de finalização. O relatório com as informações obtidas nesse estudo estará disponível a partir de meados de 2012. O estudo da Q7,10 tem

previsão de início para o mês de janeiro de 2012 e contará com apoio da Fundação COPPETEC. Sua conclusão está prevista para julho/agosto do mesmo ano;

- Sub-bacia 59: Encontra-se em fase de levantamento e organização dos dados disponíveis. A partir daí será iniciado o processo de consistência dos mesmos.

− Atividade 320 - Avaliação da rede Quali-Quantitativa para Gestão das Águas no ERJ e Proposição de Pontos de Controle em Bacias Estratégicas

Foi realizado o levantamento das estações pluviométricas e fluviométricas existentes no Estado do Rio de Janeiro, bem como dos dados disponíveis para cada uma delas. Os dados brutos e consistidos foram obtidos no Hidroweb/ANA e posteriormente armazenados em forma de bancos de dados do software Hidro/ANA. Informações como nome da estação, localização, período de coleta dos dados, entre outros, foram organizados em planilhas do Excel.

O INEA disponibilizou informações referentes às análises de qualidade da água do ERJ dos últimos cinco anos, em formato de banco de dados e shapes com a localização geográfica de cada uma delas. Esses dados fornecidos estão sendo trabalhados e analisados com vista à elaboração do diagnóstico de qualidade da água e ao estudo de violação de classes das estações e dos parâmetros avaliados.

(10)

6

− Atividade 330 - Mapeamento de Áreas Vulneráveis a Eventos Críticos

Esta atividade teve início com o levantamento de estudos já realizados e coleta de dados atualizados sobre áreas vulneráveis a deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, com foco especial na Região Serrana, tendo em vista a magnitude dos impactos das chuvas de janeiro/2011 e as condições ambientais indicativas de maior vulnerabilidade nesta região.

Na reunião realizada no INEA em 09/12/2011 para identificação das iniciativas em andamento, no Instituto e demais instituições envolvidas no mapeamento, monitoramento e elaboração de projetos de recuperação das áreas atingidas, foram tratadas questões relevantes relacionadas ao tema “Áreas vulneráveis a eventos críticos”. Nessa reunião ficou acertado que:

- O INEA organizaria para o dia 20/12 os estudos e projetos (em concepção, desenvolvimento ou concluídos) da SEA/INEA relacionados ao tema;

- O INEA disponibilizaria à equipe técnica da COPPE os contatos da DRM/PUC/EMOP/Secretaria de Obras e outros órgãos envolvidos com o tema.

Esses estudos deverão ser incluídos no PERHI juntamente com os mapas de vulnerabilidade de encostas elaborados pelo DRM.

A equipe técnica da COPPE iniciou contato com o DRM para obtenção dos estudos já desenvolvidos para as Regiões Hidrográficas do Estado.

Embora haja a previsão inicial de elaboração do PERH exclusivamente com dados secundários, esta atividade demanda a realização de estudos e mapeamentos primários, para os quais estão sendo analisadas imagens de satélite e outras bases de estudo.

− Atividade 340 - Avaliação de Fontes Alternativas para Abastecimento do ERJ, com Ênfase no Abastecimento da RMRJ

O desenvolvimento desta atividade teve início com o levantamento dos dados dos sistemas de abastecimento de água das 92 sedes municipais envolvidas.

Esta avaliação permitirá a identificação dos sistemas já deficitários em comparação com as demandas, aqueles cujos alcances da produção de água são limitados no tempo e aqueles sistemas cujas disponibilidades hídricas são suficientes dentro do horizonte do Plano e cujas obras de ampliação não implicarão em aumento da produção.

Em relação à RMRJ, contida em duas Regiões Hidrográficas, os estudos terão como base a disponibilidade hídrica do sistema Guandu/Lajes, estudada no Plano Diretor de Recursos Hídricos dos Rios Guandu, Guandu-Mirim e da Guarda, em comparação com as demandas estimadas em dois cenários de avaliação.

Esta metodologia será empregada para os demais sistemas de maior relevância, destacando-se o complexo Imunana-Laranjal, bastante crítico, responsável pelo atendimento de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, e o sistema Juturnaíba que atende oito cidades situadas na região dos Lagos.

(11)

7

3.2. Reuniões de Trabalho

Desde o início dos serviços foram realizadas 11 Reuniões de Trabalho cujas respectivas “Ajudas Memória” constam do Anexo 1. As datas das reuniões e os temas tratados foram:

Reunião Temas Tratados

Reunião 1 14/9/2011 Reunião de início do projeto de desenvolvimento do PERHI-RJ Reunião 2 30/9/2011 Reunião com GEAG/DIMAM - Dados de qualidade

Reunião 3 5/10/2011 Reunião com GEAG/DIMAM para apresentação à equipe do PERHI sobre o IQA FAL

Reunião 4 6/10/2011 Reunião com GELIRH/DILAM - Demandas dos setores usuários e de disponibilidade hídrica: outorga e monitoramento quantitativo

Reunião 5 13/10/2011 Reunião com GEGET/DIGAT GESEF/DIBAP e Superintendência de Saneamento da SEA: Caracterização Ambiental e Saneamento

Reunião 6 18/10/2011 Reunião com DIBAP: Caracterização Ambiental

Reunião 7 19/10/2011 Rede de Monitoramento Hidrológico e Sistema de Alerta de Cheia

Reunião 8 09/11/2011 Regionalização de vazões feitas pela CPRM e subsídios ao PERHI

Reunião 9 24/11/2011 Qualidade da Água - IQA FAL

Reunião 10 9/12/2011 Discutir abordagem no PERHI do tema: áreas vulneráveis e eventos extremos

(12)

8

4.

MEDIÇÕES DE CONTRATO

A seguir é apresentado o quadro referente aos faturamentos contratuais. Quadro - Medições do Contrato.

Datas Faturamento

Relatório

Previstas Efetivas % Valor (R$) Acumulado (R$) Situação PERHI-RE-01 (R1) 05/10/2011 05/10/2011 1,58 25.593,17 25.593,17 Paga

PERHI-RE-03 (R2-P) 07/11/2011 21/11/2011 3,39 54.912,80 80.505,97 Paga

5.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Até a conclusão do período abrangido por este relatório (31/12/2011) foram apresentados os seguintes relatórios:

Produto Codificação Revisão Emissão

Plano de Trabalho Consolidado (R1) PERHI-RE-01 00 05/10/2011

Relatório de Andamento A1 PERHI-RE-02 00 07/11/2011

Caracterização Ambiental (R2-P) PERHI-RE-03 00 21/11/2011

6.

PENDÊNCIAS E JUSTIFICATIVAS

(13)

ANEXO 1

ATAS DAS REUNIÕES DE SUPERVISÃO E

(14)

OBJETO:

REUNIÃO Nº: 1

Rosa Maria Formiga Johnsson - INEA/DIGAT Leonardo Silva Fernandes - INEA/DIGAT/GEIRH Fernanda Pedroza - INEA/DIGAT/GEIRH Paulo Roberto F. Carneiro - Fundação COPPETEC Evaristo Pedras - Fundação COPPETEC

PAUTA: RESPONSÁVEL Inea e Fundação COPPETEC Fundação COPPETEC Fundação COPPETEC Fundação COPPETEC Fundação COPPETEC e INEA Fundação COPPETEC e INEA 3- Outras considerações:

3.1 Solicitação pela contratada de alteração na coordenação e equipe chave

3.2 Entrega do PT consolidado em 04/10/2011

3.3 Contratada informou que para realização de simulação hidrodinâmica do Estudo Técnico de Intrusão salina, previsto no TDR, não foi incoporrado ao orçamento

Encaminhamento de solicitação formal à coordenação para avaliação do Inea

Reunião de coordenação a ser agendada para avaliação do PT Avaliação da viabilidade da inclusão da simulação hidrodinâmica no Estudo Fundação COPPETEC Verificar escopo e possibilidade de incorporação, com identificação de profissional para compor a equipe de apoio nesse tema Verificar escopo e possibilidade de incorporação Considerar ações em andamento na elaboração do PERHI

consultar estudo e demais ações coordenadas pelo Inea neste tema

consultar estudo em elaboração pela ANA na bacia do Rio Paraíba do Sul

2- Considerações do CERHI:

Agendar reunião com a CT Água Subterrânea do CERHI (Coord. Marcelo Torres) Água subterrânea

Uso de recursos hídricos em unidades de conservação Lagoas Costeiras

Impactos de Novas Transposições, Impactos de PCHs e Regularização fundiária nas margens do P do Sul em Barra Mansa

Regularização Fundiária nas margens do P do Sul em Volta Redonda- em Volta Redonda

consultar estudos a serem contratados pela AGEVAP consultar estudo piloto a ser realizado pelo INEA Gestão Integrada de Riscos e Desastres (a ser contratado pelo Inea

com recursos do BID ); Mapeamento áreas de risco; Sistema de Alerta

PDS-SEPETIBA (coordenado pelo Inea) consultar temas relacionados ao RH da Região Pacto pelo Saneamento

AÇÃO QUESTÕES RELEVANTES

Local: INEA/RJ

Alinhamento e diretrizes para o Plano de Trabalho consolidado

Vazão Remanescente

Horário: 14:30 as 16:30 Participantes :

Eventos Críticos

consulta ao PERH - MG Reunião de início do projeto de desenvolvimento do PERHI-RJ

1- Estudos concluídos e em andamento a serem consultados para consolidação do PT: consulta a estudos de impactos de PCHs em SP e MG Data: 14/09/11 Vazão de Referência

Reunião de Coordenação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI - RJ)

(15)

OBJETO:

REUNIÃO Nº: 2

Moema Versiani Acselrad - GEIRH/DIGAT Leonardo Silva Fernandes - GEIRH/DIGAT Fátima Soares - GEAG/DIMAM

Leonardo Daemon - GEAG/DIMAM Melissa - Fundação COPPETEC

Fernanda Thomas - Fundação COPPETEC Paulo Roberto F. Carneiro - Fundação COPPETEC Evaristo Pedras - Fundação COPPETEC

PAUTA: RESPONSÁVEL GEIRH (Moema) GEAG (Leonarodo Daemon) Diponibilizar para equipe de

elaboração do PERHI

INEA

Cronograma de desenvolvimento e entrega dos produtos do PERHI já estabelecidos: avaliação da forma de incorporação dos resultados desses estudos ao PERHI

Reunião agendada para 5/10/2011 INEA e Fundação COPPETEC

Avaliação de utilização do IQA FAL para caracterização da qualidade de água superficial no PERHI

Reunião com GEAG/DIMAM - Dados qualidade

1- Séries de dados disponíveis a partir de 2005

Data: 30/09/11 Horário: 9:30 as 10:30

Participantes :

QUESTÕES RELEVANTES

Local: INEA/RJ

Dados de qualidade de água superficial para o desenvolvimento do PERHI

5- Estudos em desenvolvimento com relevância para o PERHI (Contratos GEAG/BID):

Desenvolvimento sistema para migração dos dados de qualidade (previsão: 4 meses)

Avaliação da rede de monitoramento de qualidade (previsão: 6 meses)

AÇÃO

3- Projeto CT Hidro em desenvolvimento no INEA iniciado em

dezembro/2010 cujo objetivo é a integração de dados quali-quantitativos. Primeiro relatorio: diagnóstico das bases de dados quali-quantitativas administradas e/ou operadas pelo INEA no Estado do Rio de Janeiro

4- Reunião para apresentação da concepção e resultados da aplicação do IQA FAL pela GAEG/DIMAM

2- Shapes com localização das estações operadas pelo INEA

Reunião de Coordenação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI - RJ)

(16)

OBJETO:

REUNIÃO Nº: 3

Leonardo Fernandes - GEIRH/DIGAT/INEA Fernanda Pedroza - GEIRH/DIGAT/INEA Leonardo Fidalgo - GEAG/DIMAM/INEA Fátima Soares - GEAG/DIMAN/INEA Lilian Machado - GEIRH/DIGAT/INEA Bruno Leite Medina - COPPE Osvaldo Resende - COPPE

Albino A. Esteves - GEGET/DIGAT/INEA Nicole Mehdi - GEGET/DIGAT/INEA Melissa Martingil - COPPE Monique Marins - COPPE Ana Caroline Jacob - COPPE Juliana Bahiense - COPPE Paulo Carneiro - COPPE Fernanda Thomaz - COPPE Rosa Formiga - DIGAT/INEA

Maria Augusta Nogueira - GEIRH/DIGAT/INEA

PAUTA:

RESPONSÁVEL

GEAG (Maco Pessoa) Informar a demanda necessária

(recursos humanos e técnicos) para que a COPPE avalie a possibilidade de incorporação do

IQA FAL no PERHI

Participantes :

Reunião com GEAG/DIMAM para apresentação à equipe do PERHI sobre o IQA FAL

1- Apresentação da concepção e resultados da aplicação do IQA FAL (lógica Fuzzy) pela GAEG/DIMAM

Data: 05/10/11 Horário: 9:30 as 10:30

AÇÃO QUESTÕES RELEVANTES

Local: INEA/RJ

Apresentação do IQA FALpara a equipe da COPPETEC

Reunião de Coordenação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI - RJ)

(17)

OBJETO:

REUNIÃO Nº: 4

Moema Versiani Acselrad - GEIRH/DIGAT Leonardo Silva Fernandes - GEIRH/DIGAT Mauro Medeiros - GELIRH/DILAM Giselle Menezes - GELIRH/DILAM Melissa - Fundação COPPETEC Fernanda Thomas - Fundação COPPETEC Paulo Roberto F. Carneiro - Fundação COPPETEC Paulo Marcelo - Fundação COPPETEC José Roberto Gago - Fundação COPPETEC Monique de Faria - Fundação COPPETEC Evaristo Pedras - Fundação COPPETEC

PAUTA: RESPONSÁVEL GELIRH (Mauro) GEIRH (Moema) GEIRH (Moema) COPPE (Zé Roberto) INEA e COPPE Moema Mauro e COPPE (Evaristo) COPPE Moema COPPE Mauro e COPPE Moema e Mauro Mauro e COPPE COPPE e INEA Mauro e COPPE COPPE e INEA INEA e COPPE INEA e COPPE GEIRH (Moema) GERAM - Alencar: parte de

caracterização de água subterrânea à época do estudo específico

Agendar com Aquiles e Mariana

2.2- CPRM opera rede convencional INEA

Utilização e comparação com procon-água e cadastro da GELIN

GELANI - Ana Lucia Marchon (agendar)

ANEEL - dados disponiveis no SIGEL

2.3- Sistema de Altera de Cheia

GELAF - Agendar com João Carlos CNARH e outorga - disponibilizarbancos para setor agropecuária

Agendar com Luiz Paulo

Agendar com Luiz Paulo e Tarcisio 1.10- Agricultura

1.11- Agropecuária

2.1- Disponibilidade - estudo da CPRM de disponibilização de vazões (58 e 59)

1.1 Banco de dados de outorga

2- Disponibilidade Hídrica superficial

Enviar PT para todos os setores envolvidos com o PERHI no INEA 1.4- Atlas de abastecimento urbano da ANA: Demandas para

abastecimento das sedes urbanas

1.7- Industria - procon-água: licenciamento Agendar com Marlene 1.5- Demandas fururas saneamento decisão de considerar apenas sedes urbanas - A DEFINIR

Incorporar Atlas entre estudos a serem consultados

1.14- Resíduos Sólidos GELSAR 1.12- Mineração

1.13- Contaminação de água subterrânea (postos de gasolina primordialmente) - monitoramento

1.8- Industria - cadastro FIRJAN

1.6- Cadastro Industrial GELIN - Heckmaier (agendar)

GELIN - Heckmaier (agendar) CNARH - passar informações do CNARH para COPPE (declarações aprovadas)

Horário: 15:00 as 17:00

1.3- Demandas setor saneamento

Em fase de consolidação pela GELIRH. Disponibilizar dados consolidados. Mauro vai informar prazo de finalização.

Participantes :

Reunião com GELIRH/DILAM - Demandas dos setores usuários e de disponibilidade hídrica: outorga e monitoramento quantitativo

1- Demanda Data: 06/10/11 Local: INEA/RJ

Demandas dos setores usuários e de disponibilidade hídrica superficial para o desenvolvimento do PERHI

Plano de Trabalho deve ser disseminado no INEA

AÇÃO

Sistema de Outorga do Estado

QUESTÕES RELEVANTES

3- Outros assuntos

1.9- PCHs

1.2- CNARH: dados de captação e lançamento (apenas DBO) para usos

outorgados (declarações aprovadas válidas)Disponibilizar dados CNARH

Reunião de Coordenação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI - RJ)

(18)

OBJETO:

REUNIÃO Nº: 5

Moema Versiani Acselrad - GEIRH/DIGAT Leonardo Silva Fernandes - GEIRH/DIGAT Fernanda Pedroza - GEIRH/DIGAT Guilherme - GEGET/DIGAT

Cláudia Silva Teixeira - Fundação COPPETEC Melissa Martingil - Fundação COPPETEC Júlia Kishida Bochner - GESEF/DIBAT

Paulo Roberto F. Carneiro - Fundação COPPETEC José Barbedo - Fundação COPPETEC

José Roberto F. Gago - Fundação COPPETC Lorena Costa Procópio - SEA

PAUTA: RESPONSÁVEL GEGET (Sâmia) GEOPEA (Andrea) GESEF (Júlia) GEIRH (Leonardo) SEA (Lorena) Reunião com GEGET/DIGAT GESEF/DIBAP e Superintendência de Saneamento da SEA: Caracterização Ambiental e Saneamento 1- Caracterização Ambiental Data: 13/10/11 AÇÃO QUESTÕES RELEVANTES Local: INEA/RJ Horário: 15:00 as 17:00 Participantes :

Levantamento das informações, tipos de dados e disponibilidade para desenvolvimento do PERHI

1.2 PDS-SEPETIBA Disponibilizar dados do diagnóstico

Disponibilizar dados da base existente

1.1 Informações sobre o território

2- Saneamento

1.2 Informações sobre UC's

Disponibilizar dados da base existente (UC´s Estaduais, Federais e RPPN's)

Disponibilizar dados do ICMS Ecológico

2.1 ICMS Ecológico

Reunião de Coordenação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI - RJ)

(19)

OBJETO:

REUNIÃO Nº: 6

Leonardo Silva Fernandes - GEIRH/DIGAT Fernanda Pedroza - GEIRH/DIGAT Melissa Martingil - Fundação COPPETEC Eduardo Lardosa - GEPRO/DIBAP Mônica Debuche de Paiva - DIBAP

PAUTA:

RESPONSÁVEL

GEOPEA (Andrea)

GEIRH (Leonardo) 1.2 Informações sobre RPPN Conversar com André Ilha sobre a

disponibilização dos dados 1.1 Informações sobre UC's

Disponibilizar dados da base existente (UC´s Estaduais e Federais)

Levantamento das informações, tipos de dados e disponibilidade para desenvolvimento do PERHI Reunião com DIBAP: Caracterização Ambiental

1- Caracterização Ambiental Data: 18/10/11 AÇÃO QUESTÕES RELEVANTES Local: INEA/RJ Horário: 10:00 as 11:00 Participantes :

Reunião de Coordenação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI - RJ)

(20)

OBJETO:

REUNIÃO Nº: 7

Leonardo Fernandes - GEIRH/DIGAT/INEA Claudia Silva Teixeira - COPPE

Paulo Marcelo Lambert Gomes - COPPE Melissa Martingil - COPPE

Fernanda Rocha Thomaz - COPPE Luiz Tarciso de Maraes - INFORPER Luiz Paulo Viana - CCO/INEA

PAUTA: RESPONSÁVEL GEIRH (Leonardo) GEIRH (Leonardo) Horário: 14:00 as 15:00

Disponibilizar as informações para a COPPE

Apresentação da Rede de Monitoramento e Alerta de Cheia

Reunião a Rede de Monitoramento Hidrológico e Sistema de Alerta de Cheia

1- Dados hidrológicos e coordenadas das estações

Data: 19/10/11

Disponibilizar as informações para a COPPE

1.1 - Dados do Sistema de Alerta de Cheias e coordenadas das estações

Participantes :

AÇÃO QUESTÕES RELEVANTES

Local: INEA/RJ

Reunião de Coordenação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI - RJ)

(21)

OBJETO:

REUNIÃO Nº: 8

Leonardo Fernandes - GEIRH/DIGAT/INEA Paulo Marcelo Lambert Gomes - COPPE Achiles Monteiro - CPRM

Fernanda Rocha Thomaz - COPPE José Paulo Azevedo - COPPE Mauro Medeiros - GELIRH/DILAM/INEA Mariana Dias Vilas Boas - CPRM Myrla de Souza Batista Vieira - CPRM Monique de Farias Marins - COPPE

Giselle Fundão de Menezes - SEHID/GELIRH/INEA Melissa Martingil - COPPE

Maria Augusta Nogueira - INEA

PAUTA: RESPONSÁVEL GELIRH (Mauro) COPPE CPRM (Érico) GELIRH (Mauro) CPRM (Achiles / Myrla) COPPE Revisar os valores de Q7,10 do

PERHI considerando a revisão dos estudos de regionalização 1.3 - Incluir a revisão das equações de vazões Q7,10 nos estudos de

regionalização da Sub-bacia 58 (Bacia do Rio Paraíba do Sul)

Direcionar servidora da CPRM do Recife para definição das equações Q7,10 (término previsto

para ago/2012) Disponibilizar uma pessoa para fazer a consistência dos dados

Levantar a demanda junto ao SEHID e SEORH 1.2 - Levantar a demanda do INEA para futuros calculos de vazões

mínimas na Sub-bacia 57

Treinamento/Orientação do processo de consistência dos

dados 1.1 - Conhecer o volume de serviço para consistir a base de dados

hidrológicas de algumas estações do INEA, com a finalidade de gerar informações para a CPRM revisar as equações de regionalização de vazões Q7,10 da Sub-bacia 59 (Bacias Litorâneas do Estado do Rio de

Janeiro)

Regionalização de Vazões

Data: 09/11/11 Horário: 10:00 as 11:30

Levantar a demanda junto à Giselle (SEHID) e ao Luiz Paulo

(DIMAM)

AÇÃO QUESTÕES RELEVANTES

Local: INEA/RJ

O trabalho de regionalização de vazões da CPRM e subsídeos ao PERHI

Participantes :

Reunião de Coordenação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI - RJ)

(22)

OBJETO:

REUNIÃO Nº: 9

Leonardo Fernandes - GEIRH/DIGAT/INEA Fátima Soares - GEAG/DIMAM/INEA Moema Acselrad - GEIRH/DIGAT/INEA Monique de Farias Marins - COPPE Paulo Carneiro - COPPE

PAUTA:

RESPONSÁVEL

COPPE

GEAG A GEAG irá calcuar o IQA FAL e

elaborar o relatório de qualidade da água (estudo comparativo para

diversas bacias) 1.2 - IQA FAL

Participantes :

1.1 - Diagnóstico da qualidade da água.

A COPPE irá calcular os índices de violação de classes com os

dados fornecidos pela GEAG (últimos 5 anos)

AÇÃO QUESTÕES RELEVANTES

Local: INEA/RJ

Definição dos trabalhos a serem desenvolvidos Qualidade da Água - IQA Fal

Data: 24/11/11 Horário: 09:30 as 10:30

Reunião de Coordenação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI - RJ)

(23)

OBJETO: REUNIÃO Nº: 10

Leonardo Fernandes - GEIRH/DIGAT/INEA Maria Augusta Nogueira - GEIRH/DIGAT/INEA Moema Acselrad - GEIRH/DIGAT/INEA Edson Falcão - DIGAT/INEA

Ernani Cavalcante - INEA Davyd Faria - INEA

Claudia Silva Teixeira - COPPE Paulo Marcelo Gomes - COPPE Claudia Silva Teixeira - COPPE Paulo Carneiro - COPPE

PAUTA:

RESPONSÁVEL

Edson Falcão

Edson Falcão Discutir abordagem no PERHI do tema: áreas vulneráveis e eventos extremos

Data: 09/12/11 Horário: 12:30 as 13:30

QUESTÕES RELEVANTES

Local: INEA/RJ

Disponibilização de dados

Disponibilizar à equipe técnica da COPPE os contatos da DRM/PUC/EMOP/Secretaria de Obras e outros órgãos envolvidos

com o tema 1.2 - Contatos com órgãoes e instituições que desenvolvem estudos e

projetos relacionados à mapeamento de áreas vulneráveis a eventos críticos extremos

Participantes :

1.1 - Estudos e projetos relacionados à mapeamento de áreas vulneráveis a eventos críticos extremos

Organizar para o dia 20/12 os estudos e projetos (em concepção,

desenvolvimento ou concluídos) da SEA/INEA relacionados ao

tema

AÇÃO

Reunião de Coordenação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI - RJ)

(24)

OBJETO: REUNIÃO Nº: 11

Leonardo Fernandes - GEIRH/DIGAT/INEA Giselle Menezes - SEHID/DILAM/INEA Fernanda Thomaz - COPPE

PAUTA:

RESPONSÁVEL

Giselle (SEHID)

Fernanda Tomaz (COPPE) Verificar com Paulo Carneiro a

forma e o tempo de disponibilização de pessoal para ajuda na consistência dos dados

(sub-bacia 59) 1.2 - Demanda para consistir os dados

Participantes :

1.1 - Levantmento de dados

Verificar quais estações foram utilizados nos relatórios de regionalização de vazão e depois

definir a real demanda para consistência dos dados.

AÇÃO QUESTÕES RELEVANTES

Local: INEA/RJ

O SEHID apresentou o levantamento das estações do INEA com dados, em meio digital, de nível d'água e dados de resumo de descarga para ajuste de curvas-chave. Ficou acordado que o SEHID irá excluir as estações que já foram utilizadas nos relatórios de regionalização, pois estas já terão séries de vazões definidas. Em seguida, o SEHID irá definir a real demanda de estações com a possibilidade de geração de série de vazões para consistência dos dados. A COPPE se comprometeu a disponibilizar uma pessoa para fazer a consistência dos dados, com a orientação da CPRM. A previsão é de que a equação de regionalização da sub-bacia 59 não fique pronto à tempo para ser utilizado no PERHI, no entanto é de grande interesse para o ERJ.

Consitência de dados hidrológicos

Data: 13/1211

Horário: 10:00 as 11:00

Reunião de Coordenação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI - RJ)

(25)

ANEXO 2

CRONOGRAMA

(26)

ATIVIDADES SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ETAPA 1

110- Mobilização

120-Consolidação do plano de trabalho Executado

130-Reuniões de super. e acompanhamento Planejado

ETAPA 2 Replanejado

210-Levant. das informações disponíveis 220-Mob. de atores regionais estratégicos 230-Sist.de gestão de recursos hídricos 240-Caracterização Ambiental do ERJ 250-Disponibilidades Hídricas 260-Usos e Demandas de Rec. Hídricos 270-Saneamento Básico

280-Balanço hídrico

ETAPA 3

310- Est. hidrológicos e de vazões extremas 320-Avaliação da rede quali-quantitativa 330-Map.de áreas vuln. a eventos críticos 340-Aval. de fontes alt. para abastecimento 350-Impactos sinérgicos dos aprov. hidr. 360-Aval. do potencial hidrog. dos aquíferos 370-Avaliação da intrusão salina 380-Ident. das unidades de conservação

ETAPA 4

410-Estudos de cenários estratégicos 420-Def.de objetivos e metas do PERHI-RJ 430-Elaboração dos prog de investimentos 440-Pactuação do Plano - Oficinas 450-Def. das estratégias impl. do PERHI-ERJ 460-Desenvolvimento do banco de dados 470-Proposta de ind.de avaliação de metas 480-Diret.p/ elab. e atualização de Planos 490-Consolidação do rel. do Plano

ETAPA 5

510-Elab. dos rel. Sintese e Gerencial Consultas Públicas (Fase do Diagnóstico) Consultas Públicas (Fase do Plano Final)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

m balanço das principais iniciativas do governo para o fo- mento da competitividade do país inclui a elaboração de programas focados na disseminação de uma mentalidade orientada

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Relativamente aos sistemas multimunicipais, o mesmo diploma, além da consagração de alguns Princípios comuns aos sistemas municipais, apenas previu as modalidades de gestão

O(a) candidato(a) à bolsa de estudo do Programa Erasmus+ UFRJ-FUB deverá acessar o Formulário específico de inscrição ao Programa Erasmus+ UFRJ-FUB no website da DRI ( link