• Nenhum resultado encontrado

O Nosso Mission Statement

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Nosso Mission Statement"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

A nossa

missão é a

melhoria

contínua da

qualidade do

serviço a

prestar,

assegurando

um valor

acrescentando

para o cliente.

A nossa

forma de

organização

potencia a

capacidade de

resposta da

Sociedade.

Introdução

A Abreu Advogados é uma Sociedade de Advogados Portuguesa, com escritórios em Lisboa, Porto, Madeira e Angola (em Associação). Constituída em 1993, a Abreu Advogados cresceu de 6 advogados para 170 advogados, entre os quais 32 sócios, num total de 240 colaboradores. A Abreu Advogados afirmou-se como uma sociedade de advogados

de referência, independente, e inovadora, assumindo desde sempre um compromisso

absoluto pela qualidade dos serviços prestado aos seus clientes e pela sua gestão e organização profissionais.

A Abreu Advogados está organizada por Áreas de Prática, sob a responsabilidade de sócios e divididas em vários Grupos de Trabalho especializados. A nossa missão é a melhoria contínua da qualidade do serviço a prestar, assegurando um valor acrescentado para o cliente, a honorários competitivos e com custos controlados. Valorizamos a relação com os nossos clientes e empenhamo-nos em desenvolver esse relacionamento. Acreditamos que esta forma de organização potencia a capacidade de resposta da Sociedade para apresentar aos seus Clientes a melhor solução jurídica às questões colocadas. Nas Áreas de Prática ressalta a conjugação de experiências internacionais da maioria dos Advogados que integram a Sociedade com a elevada especialização a que muitos votaram a sua formação, sempre sem perder a necessária visão de conjunto.

A Abreu Advogados incentiva a sua equipa de profissionais a desenvolver estudos de pós-graduação e especializações em reputadas faculdades de direito quer a nível nacional, quer internacional, onde muitos completam programas de mestrado, L.LM. ou MBA.

A carteira de clientes da Abreu Advogados inclui algumas das maiores empresas Portuguesas e Multinacionais a operar em Portugal, em áreas tão diversas como aquisições, intermediação financeira e serviços bancários, capital de risco, gestão de fundos de investimento, telecomunicações, comércio electrónico, energia, obras públicas, project finance, construção, engenharia, farmacêutica, química, distribuição e retalho, indústria automóvel e ambiente.

Certificação ISO 9001

A Abreu Advogados foi a primeira Sociedade de Advogados portuguesa a obter a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, no âmbito da Norma Portuguesa ISO 9001, o que ocorreu em Setembro de 2001.

Em 2003 a Abreu Advogados completou com sucesso a transição para a ISO 9001 (versão standard 2000) e, em 2006, renovou a certificação em Lisboa estendendo-a também ao,

(3)

então novo, escritório no Porto. Em 2009 e na sequência do reforço no escritório da Madeira - que resultou da integração da SMS - Sociedade de Advogados - a Abreu Advogados renovou a certificação em Lisboa e no Porto e estendeu-a ao seu escritório no Funchal, altura em que volta a completar com sucesso a transição para a ISO 9001 (versão standard 2008).

Sistema de Gestão Documental Interwoven Worksite

A Abreu Advogados foi a primeira Sociedade de Advogados Portuguesa a instalar o Interwoven Worksite, uma plataforma de gestão documental especificamente desenhada para uma prática integrada em sociedades de advogados. O Worksite permite efectivamente consolidar todos os conteúdos relevantes para quaisquer matérias – documentos, e-mails, facturação e contactos – num único local, criando um verdadeiro arquivo que pode ser acedido interna ou externamente, por todos os escritórios.

Assim, uma vez mais, a Abreu Advogados mantém a sua tradição de usar a mais avançada tecnologia em benefício dos seus clientes.

A Sustentabilidade na Advocacia

A Abreu Advogados foi a primeira sociedade de advogados, e a primeira entidade no Sector Jurídico em Portugal, a publicar um Relatório de Sustentabilidade, disponível para leitura online no nosso site (indicado em rodapé).

Porto

A Abreu Advogados abriu, em 2006, um escritório na cidade do Porto, resultado da integração de uma equipa de Advogados daquela cidade. Potenciando deste modo sinergias e reforçando a prestação de uma assistência jurídica diversificada, respondendo aos desafios impostos por clientes nacionais e internacionais que procuram uma sociedade de advogados de dimensão nacional com fortes ligações internacionais.

Madeira

Em Janeiro de 2009, a Abreu Advogados integrou a SMS - Sociedade de Advogados, a maior sociedade de advogados da Madeira, reforçando a sua posição como uma das sociedades de advogados líderes no mercado Português.

Esta integração visa não só comprovar o crescimento consolidado da Abreu Advogados, como também demonstrar, sobretudo, um interesse no exercício da advocacia local, neste

(4)

caso em particular, na Região Autónoma da Madeira.

Angola

No âmbito da política de crescimento da Sociedade, em 2007, a Abreu Advogados associou-se a uma das maiores Sociedades de Advogados em Angola.

A associação com a sociedade de advogados FBSL Advogados, líder em Angola, resulta do trabalho conjunto desenvolvido em diversos casos e transacções nas áreas de energia, ambiente, infra-estruturas, recursos naturais e finanças/mercado de capitais, para diversas empresas Portuguesas, Angolanas e Internacionais.

Referências

Em 2006, a Abreu Advogados foi galardoada com o importante prémio de “International Law Office Client Choice Awards to Portugal” pelo facto de o seu trabalho representar um verdadeiro valor acrescentado no negócio dos seus clientes.

A nível nacional, em três anos consecutivos, a Abreu Advogados foi distinguida como a Melhor Sociedade de Advogados onde Trabalhar em Portugal pela revista Exame e pela Heidrick & Struggles. Em 2008, a Sociedade foi distinguida como a Melhor Empresa Portuguesa para Trabalhar em Portugal.

A Abreu Advogados foi eleita “Portuguese Tax Law Firm of the Year 2008” pela revista britânica “ACQ Finance Magazine”.

A Abreu Advogados é vencedora do Prémio “Melhor Sociedade de Advogados em Portugal em Direito do Trabalho 2009” atribuído pela prestigiada Revista Corporate Intl, no âmbito dos “2009 International Legal Awards for Practice Excellence”.

A Abreu Advogados foi eleita “Portuguese Corporate Tax Law Firm of the year 2009” pela revista britânica “ACQ Finance Magazine”.

A Abreu Advogados surge no grupo das sociedades referenciadas em quatro áreas de Direito pela Chambers Global 2009: Societário, Fusões e Aquisições, Bancário e Financeiro, Mercado de Capitais, e Resolução de Conflitos e, ainda, no capítulo sobre Angola - em Direito Societário Geral. Surge, também, no grupo das sociedades recomendadas pela

Chambers Europe 2009 (3ª edição), onde a Abreu Advogados e os seus Advogados são

referenciados em 11 Áreas de Direito: Bancário e Financeiro, Mercado de Capitais, Concorrência e Regulação, Societário, Fusões e Aquisições, Resolução de Conflitos, Laboral, Energia e Recursos Naturais, Propriedade Industrial, Capital de Risco, Fiscal e

(5)

Marítimo (para mais informações consultar www.chambersandpartners.com).

Na edição de 2009 da Chambers Global Miguel de Avillez Pereira é recomendado em Direito Societário Geral (General Business Law) – Angola e, em conjunto com Miguel Teixeira de Abreu, é recomendado em Societário, Fusões e Aquisições. Miguel Castro Pereira, é recomendado nas áreas de Bancário e Financeiro, Mercado de Capitais, em conjunto com Sofia Santos Machado e, ainda, em Resolução de Conflitos.

Na 3ª Edição do Chambers Europe 2009, Miguel Teixeira de Abreu, Miguel de Avillez Pereira e José Maria Corrêa de Sampaio são referenciados em Societário, Fusões e Aquisições. Igualmente e, em conjunto com Ana Sofia Batista, Miguel Teixeira de Abreu é referenciado em Capital de Risco e em Direito Fiscal em conjunto com Duarte de Athayde, Maria Dulce Soares e Mariana Gouveia de Oliveira. Miguel Castro Pereira, líder da Área de Prática de Bancário e Financeiro da Abreu Advogados, é recomendado nas áreas de Bancário e Financeiro, Mercado de Capitais, em conjunto com Sofia Santos Machado e, ainda, em Resolução de Conflitos. Carmo Sousa Machado é referenciada em Direito do Trabalho, João Veiga Gomes e Leonor Chastre em Propriedade Industrial, Armando Martins Ferreira é referenciado em Concorrência e Regulação e Guilherme Santos Silva é referenciado em Direito Marítimo.

A Abreu Advogados surge também como uma das três sociedades de advogados portuguesas a ser recomendada em todas as áreas do Direito referidas pela European Legal 500 – edição de 2009: Societário, Fusões e Aquisições; Bancário e Financeiro; Mercados de Capital; Resolução de Conflitos; Comunitário e Concorrência; Laboral; Propriedade Industrial; Project Finance; Direito Público; Imobiliário; Marítimo e Transportes;

Telecomunicações e Fiscal (para mais informações consultar www.legal500.com).

Na publicação European Legal Experts – 2009 (Legal Business) os seguintes advogados da Abreu Advogados foram identificados como sendo altamente referenciados nas suas Áreas de Prática: Miguel Castro Pereira (em Bancário e Financeiro; em Resolução de Conflitos e em Imobiliário), Miguel de Avillez Pereira (em Bancário e Financeiro e em Comercial e Societário), José Henriques da Silva, Rui Peixoto Duarte e Duarte de Athayde (em Comercial e Societário) Miguel Teixeira de Abreu (em Comercial e Societário e em Fiscal), Carmo Sousa Machado (em Laboral e em Resolução de Conflitos) Guilherme Santos Silva (em Laboral e em Project Finance/Energia), José Maria Corrêa de Sampaio (em Resolução de Conflitos), José Eduardo Martins (em Direito Europeu e Concorrência), João Veiga Gomes e Armando Martins Ferreira (em Propriedade Industrial). Para mais

informações consultar www.legalexpertsdirectory.com.

No Directório PLC Which Lawyer? – 2009 Yearbook, a Abreu Advogados é reconhecida como “Leading Firm” em Direito do Ambiente; como “Highly Recommended Firm” em

(6)

Mercados de Capital: capital e dívida, em Fusões e Aquisições e em Direito Fiscal; como “Recommended Firm” em Direito da Concorrência, em Direito do Trabalho, em Direito Privado e em Capital de Risco; e, ainda, como “Recognized Firm” em Direito Financeiro e em Outsourcing.

A mesma publicação destaca alguns dos Sócios da Abreu Advogados como Leading

Individuals (Manuel de Andrade Neves e José Eduardo Martins em Direito do Ambiente);

como Highly Recommended (Miguel Teixeira de Abreu em Direito Fiscal); como

Recommended Individuals (Miguel Castro Pereira, Miguel Teixeira de Abreu e Sofia Santos

Machado em Mercados de Capital: capital e dívida, Miguel de Avillez Pereira e Miguel Teixeira de Abreu em Fusões e Aquisições, Ana Sofia Batista e Miguel Teixeira de Abreu em Capital de Risco, Miguel Teixeira de Abreu em Direito Privado e Carmo Sousa Machado em Laboral e Benefícios Sociais) e, ainda, como Recognized Individuals (Armando Martins

Ferreira em Concorrência). Para mais informações consultar www.abreuadvogados.com.

Networks, Parcerias e Associações

A Abreu Advogados participa ou é membro de várias networks, alianças e associações. Neste âmbito gostaríamos de salientar que: (i) o Sócio Duarte de Athayde é o Immediate Past-President da AIJA – Association International des Jeunes Avocats, é Membro da Direcção da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira e da Direcção do Clube de Empresários do Brasil, (ii) o Sócio Miguel de Avillez Pereira é Vice-chair da Insolvency, Restructuring and Creditors' Rights Section da International Bar Association (IBA), membro do Council do Human Rights Institute da IBA, membro do Council of the European Forum (EF) e Presidente Honorário da AIJA, (iii) o Sócio Pedro Pais de Almeida é o actual Presidente da Comissão de Investimento Estrangeiro da UIA – Union International des Avocats, representando ainda a UIA junto do ILAC- International Legal Assistance Consortium e é Chair de Portugal da International Section da NYSBA – New York State Bar Association.

A Abreu Advogados é a representante legal e fiscal para Portugal na EVCA - European Venture Capital Association, é também um membro, bastante activo, da APCRI – Associação Portuguesa de Capital de Risco, estando também envolvida nalguns projectos na FNABA - Federação Nacional de Associações de Business Angels. A Sociedade é ainda membro do III – International Institute of Insolvency, uma associação sem fins lucrativos que se dedica ao melhoramento dos Sistemas e Processos Internacionais de Insolvência, da ISDA – International Swaps and Derivatives Association, de um Grupo Internacional de Fiscalistas e da INTA – International Trademark Association, entre outras.

(7)

As Nossas Áreas de Prática

A Abreu Advogados está estruturada em dez áreas de prática de Direito: Concorrência, Regulação e União Europeia; Contencioso; Direito Comercial; Direito do Desporto; Direito Financeiro; Direito Fiscal; Direito Imobiliário; Direito da Propriedade Industrial e Tecnologias da Informação; Direito Público & Ambiente; e Direito do Trabalho.

Área de Prática de Concorrência, Regulação e União Europeia

A Área de Prática de Concorrência, Regulação e União Europeia (“APCRUE”) é composta por uma equipa com mais de 15 advogados e 2 consultores, com experiência reconhecida, encontrando-se organizada em 3 Grupos de Trabalho. Prestamos um aconselhamento profissional e pragmático, atento às preocupações comerciais dos nossos clientes quanto às implicações jusconcorrenciais e regulatórias das respectivas actividades, no âmbito nacional e europeu.

******

Área de Prática de Contencioso

A Área de Prática de Contencioso (“APC”) é composta por uma equipa de mais de 40

Advogados e 3 Solicitadores com vasta experiência no acompanhamento judicial e extra-judicial da vida e das operações das empresas nacionais e multinacionais e está particularmente vocacionada para a prevenção e resolução de litígios, garantindo assim a necessária assistência jurídica em:

• Contencioso Civil, que abrange a assistência pré-contenciosa, o aconselhamento sobre os riscos inerentes ao processo judicial, a assistência em litígios submetidos aos Tribunais Portugueses, incluindo a elaboração de providências cautelares, bem como o acompanhamento do processo nos três graus de recurso possíveis;

• Contencioso Penal, que inclui o aconselhamento de pré-contencioso, a avaliação de riscos, o patrocínio jurídico, preparação de queixas, articulados e quaisquer requerimentos, peças processuais ou recursos, para todos os tipos criminais, sobretudo de natureza económica;

• Contencioso Comercial, que abrange a assistência pré-contenciosa, o aconselhamento sobre os riscos inerentes ao processo judicial, o patrocínio nos Tribunais Portugueses, incluindo a elaboração de providências cautelares, bem como o acompanhamento do processo nos três graus de recurso possíveis;

• Arbitragens nacionais e internacionais, que inclui o aconselhamento na fase prévia do litígio, a análise dos riscos inerentes ao processo de arbitragem, assistência na elaboração de regulamentos de arbitragem, petições, contestações e outros requerimentos, bem como a assistência em eventuais recursos;

(8)

• Contencioso de Massa, que dispõe de um software de gestão próprio interactivo com o Cliente e potenciador de economias de escala.

******

Área de Prática de Direito Comercial

A Área de Prática de Direito Comercial (APDC) é composta por uma equipa de mais de 60 Advogados, com sólida experiência e profundos conhecimentos na área do direito comercial em geral. No âmbito da APDC prestamos serviços profissionais através de grupos de especialidade que abrangem, essencialmente, o direito societário, fusões e aquisições, capital de risco, direito da concorrência e regulação, direito marítimo e dos transportes, insolvência e reestruturação de empresas.

A Abreu Advogados presta assessoria jurídica especializada em todas as áreas do direito comercial e societário, incluindo concorrência, abrangendo a montagem e o acompanhamento de operações de fusão e aquisição, cisão de sociedades, transferência de activos, formação e negociação de joint ventures e outro tipo de acordos comerciais, relações entre accionistas, bem como aconselhamento jurídico relacionado com a actividade corrente dos nossos clientes. Os nossos advogados prestam aconselhamento jurídico a administradores, em matéria de deveres de diligência, corporate governance e responsabilidade.

******

Área de Prática de Direito do Desporto

A Área de Prática de Direito do Desporto (APDD) conta com uma equipa de mais de 13 Advogados com uma experiência assinalável na prestação de serviços no domínio do contencioso desportivo, seja junto das instâncias nacionais, seja junto das instituições desportivas e tribunais internacionais. Além disso, a equipa de advogados da APDD tem participado muito activamente no desenvolvimento científico da área de Direito do Desporto, através da organização e participação em seminários, colóquios e congressos de Direito do Desporto, bem como pela publicação de artigos e livros nesta área de especialidade.

(9)

Área de Prática de Direito Financeiro

A Área de Prática de Direito Financeiro (APDFIN) é composta por uma equipa de mais de 20 advogados e presta serviços através dos seguintes grupos de trabalho que desenvolvem, nomeadamente, operações de titularização de créditos (montagem, constituição de fundos e sociedades de titularização de créditos); emissão e colocação de valores mobiliários e produtos estruturados; admissão, negociação e liquidação de operações em mercados organizados (a contado ou a termo); aquisições de valores mobiliários através de ofertas públicas (obrigatórias ou facultativas) ou particulares; assessoria a entidades emitentes, investidores e intermediários financeiros, bem como a respectiva representação perante as autoridades de supervisão e ainda em processos administrativos e judiciais, quanto ao cumprimento de deveres legais e regulamentares, corporate governance e relações com o mercado; consultoria a intermediários financeiros e companhias e mediadores de seguros, designadamente quanto a questões envolvendo autoridades de supervisão, regras de prudência e de conduta destas áreas; constituição, registo, compliance e representação destas entidades perante as autoridades de supervisão e em processos administrativos e judiciais; assessoria na estruturação, montagem e aconselhamento de operações de crédito e reestruturação de capitais, designadamente project finance (representando bancos ou sindicatos bancários, bem como grandes empresas, em transacções domésticas e internacionais); gestão de activos financeiros (constituição, gestão, colocação de fundos de investimento, de pensões e capital de risco, gestão de activos financeiros e operações de corretagem) e seguros (novos produtos e cumprimento de deveres perante as autoridades de supervisão e consumidores); produtos e serviços bancários e E-banking.

******

Área de Prática de Direito Fiscal

A Área de Prática de Direito Fiscal (APDF) é composta por uma equipade mais de 15

advogados, com sólida experiência e profundos conhecimentos na área do direito fiscal, e presta serviços através de 5 Grupos de Trabalho, dedicados à tributação doméstica, à tributação internacional, à Zona Franca da Madeira, ao contencioso tributário e a clientes privados.

A Abreu Advogados presta assessoria fiscal em todos os impostos de raiz portuguesa, designadamente, IRC, IRS, IVA, IMI, IMT, Imposto do Selo e Impostos Especiais de Consumo, actuando ao nível da consultoria, estruturação de operações comerciais, reembolso de impostos, pedidos de informação prévia vinculativa e emissão de pareceres e opiniões fiscais.

(10)

Área de Prática de Direito Imobiliário

A Área de Prática de Direito Imobiliário (APDI) é composta por uma equipade mais de

35 advogados e, ainda, 3 solicitadores, com sólida experiência e profundos conhecimentos na área do direito imobiliário, prestando serviços jurídicos através de grupos de especialidade que abrangem, nomeadamente, a compra e venda de imóveis, o licenciamento de projectos imobiliários (comerciais e industriais), os fundos de investimento imobiliário, o arrendamento comercial e gestão de imóveis, o planeamento, urbanismo e ambiente, o retalho e a reabilitação urbanística.

******

Área de Prática de Direito da Propriedade Industrial e Tecnologias da Informação

A Área de Prática de Direito da Propriedade Industrial e Tecnologias da Informação (APPITI) é composta por uma equipa de mais de 15 advogados.

Temos uma visão integrada e integral da Propriedade Intelectual, oferecendo um atractivo leque de serviços ao mercado desta área, com características muito próprias e inovadoras. Desenvolvemos essencialmente a nossa actuação na protecção, aquisição, manutenção, valorização e maximização dos activos intangíveis dos nossos Clientes, nacionais e internacionais.

******

Área de Prática de Direito Público & Ambiente

A Área de Prática de Direito Público & Ambiente (APDP&A) é composta por uma equipa de mais de 20 advogados, com sólida experiência e profundos conhecimentos destas áreas do Direito e oferece aos Clientes da Abreu Advogados a necessária assistência jurídica em direito administrativo e contencioso administrativo, concursos públicos, direito do ambiente e do ordenamento do território, urbanismo e direito da energia e dos recursos naturais.

Os serviços prestados incluem o aconselhamento em projectos de infra-estruturas rodoviárias, empreitadas de obras públicas, concursos públicos, concessões, autorizações administrativas e licenciamentos, parcerias público-privadas, análise e preparação de instrumentos de gestão territorial e urbanismo (licenciamento, expropriações, empreendimentos turísticos e project finance), direito do ambiente (licenciamento do domínio hídrico, licenças ambientais, avaliações de impacto ambiental, higiene e segurança e relações de vizinhança) e direito da energia e dos recursos naturais (projectos hidroeléctricos e licenciamento de projectos de energias renováveis, incluindo mini-hídricas

(11)

e parques eólicos, concessões mineiras e concursos públicos nesta área) e todo o contencioso relacionado com todas as matérias descritas.

Estes serviços são assegurados com o rigor e profissionalismo que caracteriza a Abreu Advogados através dos vários Grupos que compõem a APDP&A.

O Grupo de Direito do Ambiente e do Ordenamento do Território está vocacionado para responder às questões jurídicas sobre relações de vizinhança, avaliação de impacto ambiental, licenciamento do domínio hídrico, licenciamento ambiental e outros licenciamentos, avaliações de impacto ambiental, gestão de resíduos, higiene e segurança. Também tem forte experiência na análise e preparação de instrumentos de gestão territorial, licenciamentos urbanísticos e expropriações. Finalmente, salienta-se a actividade relativa aos novos aspectos jurídicos de economia de carbono (acompanhamento e constituição de fundos de carbono, negociações de TEGEE’s, preparação de agrupamentos de empresas e requerimentos de participação de novos entrantes na reserva de licenças, bem como assistência à realização de contratos ERPA).

O Grupo de Direito da Energia e dos Recursos Naturais foi criado para prestar assistência jurídica ao Clientes em assuntos relacionados, entre outros, com a exploração de recursos naturais, energias renováveis e licenciamentos, estando particularmente envolvido no licenciamento de projectos de produção de energia eléctrica com base em fontes de energia renováveis (FER), como a mini-hídrica, eólica e foto voltaica, sendo ainda de salientar o licenciamento de centrais de ciclo combinado a gás natural e o acompanhamento ao estabelecimento de sociedades de prestação de serviços energéticos (ESCOs).

******

Área de Prática de Direito do Trabalho

A Área de Prática de Direito do Trabalho (APDT) é composta por uma equipa de mais de 20 Advogados com sólida experiência e profundos conhecimentos na área do direito laboral, prestando serviços profissionais através de grupos de especialidade que abrangem, entre outros, o aconselhamento diário em matéria de disposições legais e convencionais, elaboração de contratos de trabalho, acordos para cessação de contratos de trabalho, contribuições para a Segurança Social, procedimentos de negociação/contratação colectiva, negociações com sindicatos e seus representantes, transmissão de estabelecimentos, despedimentos colectivos, extinção de postos de trabalho, bem como esquemas de stock options e fringe benefits.

Referências

Documentos relacionados

Interposição de recurso pelo amicus curiae nas ações de controle concentrado de constitucionalidade .... Coisa

O resultado deste estudo indica que dentre o total de casos suspeitos de cinomose, os adultos (12/22) foram a faixa etária mais acometida, sendo o mesmo observado por VICENTE, ABREU

para ocupação das primeiras páginas de jornais diários de abrangência local e regional do Paraná, levando-se em consideração possíveis efeitos da presença ou não de imagens

Assim o sujeito, com base nos conhecimentos fornecidos pelo ordenamento jurídico (destinador-manipulador), vai transformar o fato do nível referencial (falta de

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Considerada tanto como forma de mutação do direito (problema teórico) quanto como ferramenta analítica para analisar a mutação do direito (problema metodológico), a noção

Os telejornais noticiaram diariamente pautas diferentes: sofrimento de gestantes, bebês e famílias, caráter infeccioso e de transmissibilidade da doença,

Identificar, com base em informação selecionada, a predominância dos metais de transição na composição de catalisadores utilizados para os mais diversos fins.. - Compreender