• Nenhum resultado encontrado

PERCEPÇÃO AMBIENTAL E DIAGNÓSTICO DA PAISAGEM: INSTRUMENTOS PARA CARACTERIZAÇÃO DE POTENCIAL TURÍSTICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERCEPÇÃO AMBIENTAL E DIAGNÓSTICO DA PAISAGEM: INSTRUMENTOS PARA CARACTERIZAÇÃO DE POTENCIAL TURÍSTICO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PERCEPÇÃO AMBIENTAL E DIAGNÓSTICO DA PAISAGEM: INSTRUMENTOS PARA CARACTERIZAÇÃO DE POTENCIAL TURÍSTICO

Camila Cabral de Castro

milinhapitanga@hotmail.com

Bruna Lourenço Ribeiro Paulo Victor Pinto Rivera Luana das Chagas Abreu Profa. Dra./Orientadora - Roberta de Sousa Ramalho Inst. Fed. de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IF Fluminense

INTRODUÇÃO

A percepção ambiental tem sido adotada como um instrumento de caracterização de potencialidades turísticas por apontar as interações homem-natureza a partir da vivência dos indivíduos de uma comunidade qualquer. Esse instrumento associado ao diagnóstico de paisagem promove um conjunto de informações capaz de orientar investimentos públicos e privados voltados para o desenvolvimento turístico local. Como também aponta necessidades de cursos de formação inicial e continuada para população local a partir de seus interesses e impressões da realidade que os cerca. Sob a perspectiva de que o turismo de base local seja capaz de promover desenvolvimento econômico em pequenas comunidades e orientar a valorização ambiental e cultural do interior dos estados, tomou-se como objeto de investigação o município de Cardoso Moreira, também conhecido como a “cidade carinho”, situado na porção Norte do Estado do Rio de Janeiro.

Com uma população de aproximadamente 12 mil habitantes, esse município traduz a realidade do interior do estado, caracterizado pela morfologia de mares de morros, encobertos por pastagens e baixos índices de educação e renda familiar. Inseridas em uma realidade culturalmente interpretada como rural tais comunidades ignoram outras possibilidades para geração de trabalho e renda além daquelas relativas ao trabalho no campo ou no comércio varejista local.

A metodologia empregada apoiou-se na percepção ambiental, obtida a partir de entrevistas semi-estruturadas desenvolvidas com os moradores locais do Município de Cardoso Moreira.

Os resultados alcançados apontam que o município dispõe de aspectos históricos regionais passíveis de serem transformados em objetos de atração turística, a saber: a Ponte de Outeiro, o Rio Muriaé, a Igreja Matriz de São José e uma réplica do Cristo

(2)

Redentor que remontam aos ciclos econômicos históricos nacionais dos séculos XVI, XVII e XVIII, que imprimiram na região inúmeras peculiaridades.

Igualmente, observou-se que a população necessita de um programa de ensino técnico capaz de orientar a formação inicial e continuada para o turismo, bem como lhes proporcionar a compreensão e valorização de seu patrimônio histórico/cultural e ambiental, os quais se encontram em franco processo de degradação.

OBJETIVOS

O objetivo geral do trabalho é apontar como o diagnóstico da percepção ambiental de uma comunidade local pode ser um importante instrumento de levantamento de dados. Associado a essa premissa também consistem objetivos secundários identificar o imaginário da população do Município de Cardoso Moreira quanto ao seu potencial para desenvolvimento de práticas turísticas.

METODOLOGIA

As investigações conforme mencionado anteriormente apoiaram-se no diagnóstico da percepção ambiental e da paisagem. Desta forma, a pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira, a análise e avaliação das paisagens obedeceram aos critérios adotados para classificação de paisagens turísticas, que se subdividem em três segmentos: o estético relativo exclusivamente à percepção individual do turista ou morador local; o cultural que engloba as relações topofílicas que os indivíduos constroem a partir de suas estórias de vida; e o aspecto ecológico ou geográfico que se delimita a partir dos elementos físicos, biológicos e processos típicos de um recorte espacial, aqui denominado paisagem. Na segunda etapa, foram desenvolvidas 100 entrevistas com moradores de Cardoso Moreira visando-se diagnosticar a percepção ambiental em relação ao potencial turístico do Município. Devido à grande aglomeração de pessoas, bem como maior circulação, o centro da cidade foi eleito como principal foco de amostragem. As entrevistas seguiram a ordem das sentenças e os entrevistadores foram orientados a explicar o sentido das solicitações com explicações previamente elaboradas afim de que todos garantissem o mesmo ou o mais próximo possível entendimento para todos os entrevistados.

(3)

As entrevistas obedeceram a um roteiro composto por seis questões descritas a seguir conforme seus objetivos específicos:

1. O que é mais bonito aqui? - com a finalidade de descobrir quais lugares ou outros aspectos quaisquer são tomados como belos no Município.

2. As pessoas costumam visitá-lo? - com o intuito de saber se há visitação ao que foi citado anteriormente, o que denotaria potencialidade turística.

3. O que você acha que tem de bom aqui? - visa diagnosticar aspectos positivos apontados pelos moradores locais, o que poderá ser tomado como meio de promoção turística.

4. O que poderia ser feito para melhorar? - possibilidades, perspectivas de investimentos e anseios para o local.

5. Nessa região o que mais se destaca quanto à dança, festa, comida, artesanato e construção antiga? – ponto da entrevista em que se visou alcançar perspectivas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas peculiares no local.

6. Que esportes são praticados aqui? – visou identificar possibilidades esportivas como atrativo turístico local.

7. Qual a paisagem mais bonita aqui? - foi direcionada possibilidades de práticas turísticas de contemplação.

RESULTADOS

O Município de Cardoso Moreira situado na porção Norte do Estado do Rio de Janeiro encontra-se no meio dos 100 quilômetros que separam as cidades de Campos dos Goytacazes e Itaperuna, principais municípios da Região Norte e Noroeste do Estado. Possui uma área de 515 km2 (Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira – Gestão 2005 – 2008) e uma população de 12.595 hab (IBGE, 2005) (Figura 1). A sua economia é baseada na agropecuária, indústria, comércio e serviços. Contudo, vários aspectos sociais, como: educação e saúde, não atendem às necessidades da população.

(4)

O diagnóstico das paisagens indica que o município dispõe de aspectos históricos regionais passíveis de serem transformados em objetos de atração turística, a saber: a Ponte de Outeiro, o Rio Muriaé, a Igreja Matriz de São José e uma réplica do Cristo Redentor que remontam aos ciclos econômicos históricos nacionais dos séculos XVI, XVII e XVIII, que imprimiram na região inúmeras peculiaridades. E que a maioria de suas paisagens ecológico-geográficas encontram-se totalmente descaracterizadas, sobretudo no que diz respeito ao domínio morfoclimático de mares de morros em que se inserem. Tal fato reforça o aspecto histórico regional intensamente marcado pela produção de cana-de-açúcar e pastagens. O cenário de mares de morros recobertos por pastos já faz parte da cultura local, que o identifica como belo, traduzindo as relações topofílicas construídas ao longo do tempo nessa região.

(5)

Figura 3: Igreja Matriz de São José

Ainda sobre a análise das paisagens, convém destacar que aspectos de degradação rural e urbana não foram tomados como relevantes. Tal fato indica haver uma banalização de problemas como, disposição de lixo e esgoto a céu aberto, além de queimadas e destruição de mata ciliar, nem ao menos, registrados, nas entrevistas, como aspectos negativos e corriqueiros no local.

Quanto à percepção ambiental da população local, a partir de uma amostra de cem indivíduos, coletados aleatoriamente, pode-se afirmar que as imagens de “natureza” e do “Cristo” são tomadas como ícones de beleza local. Fato que se destaca em 23% dos

(6)

diversificada estruturas como farmácia (10%), escolas, praças, pontes, ruas entre outras estruturas que foram agrupadas em uma classe outros, por não denotarem especificamente potencial ou referência de beleza passível de aproveitamento turístico.

Gráfico 1: O que é mais bonito aqui?

O que é mais bonito aqui?

5% 22% 1% 3% 1% 2% 2% 22% 23% 1% 6% 1% 10% 1% A cidade Cristo Escola Estádio Farmácia Igreja Mirante Não respondeu Natureza Parque de exposição Pessoas Ponte Praça Rodoviária

A pergunta seguinte, relativa à visitação dos locais apontados como belos confirmou o potencial turístico, pois 72% afirmaram haver interesse de visitantes aos pontos citados, sobretudo o “Cristo”, os outros 28% não responderam.

(7)

A “tranqüilidade” (30% das respostas) se destacou como principal aspecto positivo do lugar.

Quanto às expectativas ou perspectivas de melhora importam destacar que 25% dos entrevistados responderam “tudo”, 29% saúde, educação e infra-estrutura, 7% turismo, lazer, cultura e prestação de serviços, o restante ou não respondeu, ou se distribuiu em termos diversos como: asilo, agropecuária, emprego, segurança pública entre outros.

Gráfico 2: E o que poderia ser feito para melhorar?

E o que poderia ser feito para melhorar?

1%1% 3% 9% 25% 8% 1% 15% 3% 23% 2%1% 5% 3% Agropecuária Asilo Cultura Educação Emprego Infra-estrutura Lazer Não respondeu Saneamento básico Saúde Segurança pública Serviços Tudo Turismo

(8)

Quanto à pergunta “Nessa região o que mais se destaca quanto à dança, festa e construção antiga?” cada uma das opções foi apresentada com relação à dança metade dos entrevistados, não respondeu, talvez pelo fato de pertencerem a religiões que não permitam a dança ou por não se identificarem com os tipos de danças atuais. Tais justificativas foram observadas ao longo das entrevistas, dificultando, desta forma, o conhecimento dos mesmos quanto a essa questão. 34% elegeram o forró como o tipo de dança que mais se destaca e 9% ressaltaram o “funk”. Também apareceu o folclore, a Folia de Reis, o balé e a dança de salão em respostas isoladas ou apresentadas de forma aleatória.

As festas que mais se destacam são as da “cidade” e da “Exposição Agropecuária”, respectivamente representam 41% e 40% das respostas. Já a “festa caipira” correspondeu a 7%, 4% salientaram a “festas religiosas” e 8% não responderam. Grande parte dos entrevistados só considera “construção antiga” algo que tenha o aspecto de velho, em ruínas, sujo, destruído. Isso fez com que 43% que não apontasse nenhuma construção. Porém 18% destacaram a Estação, 13% os Casarões e 7% a loja de maçonaria estruturas que remontam ao século XVIII.

Com a pergunta “Qual a paisagem mais bonita aqui?” muitos dos entrevistados responderam o mesmo que disseram quanto à “O que é mais bonito aqui?”. Assim, o “Cristo” novamente se destacou com 47%, seguido do rio com 23%, 10% responderam a serra, 3% a floresta e 11% não responderam a esse questionamento.

(9)

Qual a paisagem mais bonita aqui? 47% 3% 11% 1% 1% 1% 1% 23% 2% 10% Cristo Floresta Não respondeu Parque de exposição Pastos Ponte Praça Rio Rua Serra CONSIDERAÇÕES FINAIS

Quanto à metodologia adotada, importa destacar a aproximação com o imaginário local, seus anseios e a falta de perspectiva quanto às possibilidades econômicas ainda não exploradas. Para que o turismo de base local se torne um instrumento de promoção de sustentabilidade econômica, cultural e ambiental há necessidade de um conjunto de investimentos que vão desde ações e medidas de administração pública, até o entendimento da comunidade local de que as atividades turísticas são geradoras de trabalho e renda que podem se tornar perenes. Vale destacar a necessidade de programas voltados à valorização do interior do estado, promovendo na população interesse pelo resgate histórico e cultural regional, bem como ambiental. O “Cristo” é um ícone que já faz parte do imaginário local, se destacando como principal atrativo já em processo de visitação. Expectativas de melhorias no local que indicaram turismo, laser e cultura denotam possibilidades presentes no imaginário de uma minoria da população, mas que são passíveis de fomento, no sentido de se promover o turismo como uma nova atividade a ser estimulada na região.

(10)

BIBLIOGRAFIA

Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira - www.cardosomoreira.rj.gov.br

Fundação CIDE - www.cide.rj.gov.br

Portal do Cidadão – Governo do Estado do Rio de Janeiro - www.governo.rj.gov.br

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE - 2005) - www.ibge.gov.br

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR) - www.turismo.mg.gov.br

Referências

Documentos relacionados

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Figure 6.4 shows the results of using different hash functions in the ISB scheme and the impact of the hash functions presented in Section 5.2.1 on the usage of local (on-chip)

Apesar de pesquisadores na França, na Inglaterra e no Brasil (e talvez em outros tantos lugares) terem identificado igualmente seus processos de fixação da imagem

Guedes RM., ‘Mathematical Analysis of Energies for Viscoelastic Materials and Energy Based Failure Criteria for Creep Loading’, Mechanics of Time- Dependent Materials

Tabela 6 - Frequência da quantidade de apoio oferecido na fase de desenvolvimento Quantidade de apoio Número de respostas Mais que suficiente 1 Suficiente 4 Razoável 1 Não