• Nenhum resultado encontrado

Uma Ferramenta do Gestor de Pessoas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Uma Ferramenta do Gestor de Pessoas"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Avaliação de Desempenho

Uma Ferramenta do Gestor de Pessoas

(2)

Apresentação

O objetivo deste modelo de avaliação de desempenho é contribuir para melhorar a competência dos diretores, gerentes, coordenadores e supervisores no exercício do papel de gestores de pessoas.

A avaliação de desempenho, no enfoque mostrado neste manual, ajuda os gestores a identificar os pontos de maior relevância para o planejamento de suas ações visando a melhorar o seu desempenho individual e o desempenho de suas equipes.

O manual foi desenvolvido para ser utilizado tanto por profissionais, de forma

independente, como por empresas, como parte de um programa formal de avaliação de desempenho.

Portanto, este modelo de avaliação de desempenho se destina a:

1. profissionais com atribuições que envolvam a gestão de pessoas, para saber como estão se saindo nesse papel;

2. empresas e organizações em geral, como um modelo pronto para ser utilizado imediatamente, ou como um ponto de partida para personalizar um modelo mais ajustado à sua realidade organizacional.

Qual a novidade deste modelo de avaliação de desempenho?

O desenho deste modelo de avaliação pressupõe que o desempenho de uma empresa ou de um departamento depende do desempenho de uma pessoa: o líder principal dessa empresa ou departamento, independente da competência dos membros da sua equipe (pelo menos inicialmente).

Uma equipe competente com um líder que não tenha competência não chegará a lugar algum. Um líder competente sempre conseguirá resultados com qualquer equipe, mesmo que inicialmente seus integrantes não tenham a competência necessária. Se os integrantes da equipe não tiverem a competência exigida pelos seus cargos, o líder competente remanejará as pessoas que não tenham perfil para seus cargos e desenvolverá aquelas que tenham potencial.

Este manual foi desenvolvido com o objetivo de ajudar o líder a melhorar seu desempenho, por meio da análise do desempenho de sua equipe.

O líder avalia o desempenho dos integrantes de sua equipe, identifica os pontos que merecem ser trabalhados e utiliza essas informações como feedback para o

planejamento de suas ações visando a melhorar o desempenho da sua área.

(3)

2

Os sistemas tradicionais de avaliação de desempenho, em que o avaliador dá

feedback aos avaliados, têm produzido muita frustração, na maior parte das vezes. O motivo é simples: poucas pessoas têm habilidade para dar feedback na forma

proposta pelos sistemas. Quem tem essa habilidade não necessita de um sistema formal de avaliação de desempenho. O feedback é dado espontaneamente, no dia-a-dia, sem necessidade de um instrumento de apoio para isso.

O feedback programado, como parte de uma avaliação formal de desempenho, torna-se, na maior parte das vezes, um exercício de faz-de-conta, uma história da

carochinha.

Então, por que não utilizar a análise do desempenho da equipe para dar um feedback a quem realmente precisa dele: o próprio avaliador, o gestor da equipe? Afinal, é ele, o gestor, o responsável principal pelo desempenho da equipe.

Benefícios do modelo

A análise dos resultados das avaliações mostrará caminhos importantes que beneficiarão todas as partes envolvidas.

Benefícios para os gestores e suas equipes

 Os integrantes da equipe serão beneficiados com uma orientação mais segura de seu superior imediato em relação ao seu desenvolvimento profissional. Isso acontecerá no dia-a-dia, naturalmente, sem necessidade de feedback formal programado.

 O gestor (diretor, gerente, supervisor) conseguirá ver com mais clareza os pontos que necessitam de sua atenção em relação ao seu estilo e forma de “gerenciar pessoas”.

 O gestor terá uma visão de planejamento de longo prazo das necessidades de sua área em termos de competências e potencial humano.

(4)

Benefícios para a empresa (quando o sistema for aplicado na empresa)

 A área de Recursos Humanos terá uma visão do perfil dos profissionais avaliados, na percepção dos seus principais líderes, bem como das

necessidades dos funcionários e dos gestores, em termos de treinamento e desenvolvimento.

 A alta direção da empresa terá informações importantes sobre aspectos que afetam diretamente a vitalidade da organização e terá condições de fazer os ajustes necessários em seus planos estratégicos.

(5)

4

Processo de Avaliação Sugerido

O processo de avaliação sugerido neste manual abrange três partes.

Parte 1 - Avaliação de desempenho, a ser feita pelo superior imediato.

Parte 2 - Verificação da avaliação, a ser feita pelo próprio avaliador.

Parte 3 - Avaliação da área do avaliador, a ser feita pelo gestor de uma área cliente.

A Parte 3 acima é opcional e constitui uma informação adicional que ajudará o gestor a melhorar a sua auto-percepção. Sabendo como os outros o vêem, o gestor poderá planejar mudanças no seu comportamento em relação aos integrantes da sua equipe. O gestor terá também uma melhor percepção do ambiente, quando interagir com outras áreas da empresa.

Esta terceira parte da avaliação serve com uma opção para treinar o gestor para receber e assimilar feedback num contexto organizacional. O feedback dos pares tende a ser mais fácil de assimilar do que o feedback de um superior na hierarquia.

Advertência!

É recomendável fazer essa terceira parte apenas quando o gestor concordar espontaneamente. Caso contrário, estaríamos na mesma situação do feedback programado.

No caso de um programa formal de avaliação de desempenho na empresa, esta parte poderia ser considerada como opcional. Cada gestor teria a liberdade de escolher uma área cliente para fazer essa avaliação. O gestor deveria ter a opção de tornar público o resultado da avaliação, ou simplesmente utilizar o feedback representado pela avaliação para seu “consumo próprio”, mantendo a confidencialidade da avaliação.

Sobre a “mecânica” deste modelo de Avaliação de Desempenho

A parte instrumental deste modelo já é conhecida.

O modelo utiliza fatores comportamentais como ponto de partida para a avaliação do desempenho individual. É um sistema do tipo BARS simplificado. (BARS é a sigla em inglês para Behaviorally Anchored Ratings Scales, que significa algo como Escalas de Avaliação Baseadas em Fatores Comportamentais).

(6)

Orientação Para o Avaliador

Qualquer avaliação fundamentada em fatores comportamentais é essencialmente subjetiva. Portanto, dois avaliadores poderão ter percepções diferentes sobre a atuação de um mesmo funcionário.

As orientações a seguir ajudarão você, como avaliador, a exercer o seu melhor julgamento ao analisar o desempenho dos integrantes de sua equipe.

 O que está sendo avaliado é o desempenho do funcionário, a partir de uma análise de alguns fatores comportamentais. Para o propósito dessa análise, o que importa é o que o funcionário faz, e não a personalidade ou traços de personalidade do funcionário.

 O importante na avaliação é o padrão de desempenho do funcionário no período que está sendo considerado para a avaliação. Eventualmente, fatos isolados (positivos ou negativos), que claramente não representem o padrão de desempenho do funcionário, não devem ser considerados.

 O que importa é a qualidade final do seu julgamento. Portanto, você tem liberdade para trocar idéias com outras pessoas que conheçam bem o desempenho do funcionário, em caso de dúvida. Quanto melhor for o seu julgamento, melhor será a qualidade da informação sobre os funcionários da sua área.

 Tente identificar as diferenças de desempenho individual. Um dos objetivos do sistema de avaliação é justamente melhorar o senso crítico e a capacidade de discernimento dos profissionais em cargos chaves da empresa.

 Você e o funcionário avaliado serão beneficiados somente quando sua avaliação corresponder, o melhor possível, à realidade. Fazer um funcionário “ficar bem na foto”, com avaliações “boas” ou positivas, poderá levar você a tomar decisões que prejudicarão a carreira do funcionário, com possíveis reflexos negativos no desempenho da sua área.

 Os fatores de avaliação devem ser entendidos como um roteiro para se

conhecer melhor o perfil dos funcionários. Na prática, não há avaliações finais “boas” ou “más”, respostas “certas” ou “erradas”. O que há são informações importantes que servirão para ajudar você a melhorar a sua forma de gerenciar pessoas no dia-a-dia. Quando a avaliação for feita no contexto de um

programa formal da empresa, seus resultados darão informações importantes para o planejamento de treinamentos e outros programas de desenvolvimento profissional.

(7)

6

aspecto, o objetivo é saber como a empresa poderá ajudar o funcionário a se desenvolver profissionalmente.

Sugestão de Procedimento

Os procedimentos sugeridos a seguir têm o objetivo de permitir a você, o avaliador, fazer uma análise de como você está agindo no papel de líder ou responsável por uma equipe e descobrir o que você poderá fazer para melhorar sua competência e

desempenho nesse papel.

Procure um ambiente “psicologicamente seguro” para preencher os formulários de avaliação. Geralmente o local de trabalho não tem esse atributo. O local de trabalho é naturalmente influenciado por pressões “políticas” de toda espécie. Você

inconscientemente procurará fazer avaliações “politicamente corretas”, o que não iria contribuir muito para o objetivo proposto por esta abordagem de avaliação de

desempenho.

O melhor local para essa avaliação seria um ambiente tranqüilo e “psicologicamente seguro”, como sua casa, por exemplo. Se você não tem computador em casa, imprima os formulários e leve-os com você. As tabulações dos resultados e as análises e interpretações da sua avaliação podem ser feitas em qualquer lugar, até mesmo no local de trabalho.

É recomendável fazer a avaliação em duas etapas. Para isso, se você for utilizar papel para fazer as avaliações, imprima duas cópias dos formulários de avaliação. Se você for utilizar o próprio formulário em meio eletrônico (arquivos do Word e do Excel), antes de iniciar sua avaliação, salve o arquivo que você irá trabalhar com outro nome, para preservar o original e poder utilizá-lo na segunda etapa da avaliação.

Primeira Etapa - Preenchimento da Parte I - Avaliação a Ser Feita Pelo Superior Imediato

Na primeira tentativa, procure preencher esse formulário de forma “impulsiva”, fazendo as avaliações com base na primeira sensação que você tiver ao ler as alternativas que representam o desempenho do funcionário. Não pare muito para pensar. Nesta fase, é sua primeira impressão que vale.

Se você está fazendo as avaliações no computador, salve o arquivo com um nome diferente, para preservar o original, que será utilizado novamente na etapa seguinte.

Segunda Etapa - Preenchimento da Parte II - Verificação da Avaliação

(8)

reflexão mais profunda sobre suas percepções relacionadas com sua atuação no dia-a-dia e seu relacionamento com sua equipe de trabalho.

Depois de preencher essa parte do formulário de avaliação, faça as alterações que você considerar necessárias na Parte I. Antes de alterar as avaliações que você fez na Parte I, salve o arquivo com um nome diferente, por exemplo Avaliação2.doc. Você vai precisar das avaliações feitas por “impulso” na primeira etapa para uma

comparação.

(9)

Formulário de Avaliação de Desempenho

Parte I - Avaliação a Ser Feita Pelo Superior Imediato

Nome do funcionário

Seção/Departamento Data:

Avaliação de Desempenho

1. Competência Demonstrada

Considerando a atuação do funcionário no último período, pode-se afirmar que:

Opção Descrição de Situação ou Fato Relacionado ao Desempenho do Funcionário

4

Os conhecimentos, habilidades e competência demonstrados pelo funcionário no período foram reconhecidos por pelo menos um Diretor, Gerente ou Supervisor de outra área. O reconhecimento pode ter vindo na forma de elogio, comentário sobre um trabalho realizado, solicitação para que o funcionário fizesse

determinada tarefa ou qualquer fato que indicasse o reconhecimento da competência do avaliado por pessoas de fora do seu departamento.

3

Os conhecimentos, habilidades e competência demonstrados pelo funcionário no período foram reconhecidos pelos colegas da sua equipe. O reconhecimento pode ter vindo na forma de elogio ou comentários sobre a qualidade do serviço ou das tarefas realizadas pelo funcionário. O reconhecimento da competência do funcionário ficou restrito ao seu departamento.

2

Só você como superior imediato teve condições de avaliar os conhecimentos, habilidades e competência demonstrados pelo funcionário no período. O

funcionário ainda não teve oportunidade de realizar tarefas que demonstrassem para outras pessoas a sua competência. O reconhecimento da competência do funcionário ficou restrito a seu superior imediato.

1

O funcionário demonstrou competência apenas para cumprir sua rotina, dentro do que era esperado. O funcionário não realizou tarefas ou não teve a iniciativa de ações que demonstrassem claramente sua competência.

(10)

2. Iniciativa Para o Desenvolvimento Profissional

Observando-se a iniciativa do funcionário para se desenvolver profissionalmente, pode-se dizer que:

Opção Descrição de Situação ou Fato Relacionado ao Desempenho do Funcionário

4

O funcionário esteve sempre procurando adquirir novos conhecimentos e habilidades e se desenvolver profissionalmente. Isso ficou comprovado pelos comentários fundamentados do funcionário sobre leituras e pesquisas que realizou no período, pelos cursos que realizou por iniciativa própria, pelo aproveitamento e assimilação de conteúdos de treinamentos realizados ou patrocinados pela empresa. Pode-se dizer que o funcionário cuida do seu próprio desenvolvimento profissional, independente do apoio da empresa.

3

O funcionário às vezes tomou a iniciativa para melhorar sua competência profissional. Isso ficou comprovado pelo grande interesse demonstrado pelo funcionário em determinado assunto relacionado com seu trabalho ou sua evolução profissional. Pode-se dizer que o funcionário responde bem às

oportunidades que a empresa oferece ou sugestões de outras pessoas sobre o seu desenvolvimento profissional.

2

O funcionário só tomou a iniciativa de aprender coisas novas quando apareceu uma oportunidade única ou recebeu alguma sugestão do superior ou outras pessoas para aproveitar determinada oportunidade de fazer um curso fora, participar de um treinamento interno, ler um livro ou aprender novas tarefas. O funcionário responde bem às oportunidades de desenvolvimento profissional apenas quando recebe um leve “empurrão” do superior ou outras pessoas.

1

O funcionário só tomou a iniciativa para adquirir novos conhecimentos ou habilidades quando fortemente incentivado, ou direta ou indiretamente pressionado pelo superior ou outras pessoas para realizar algum curso ou aprender novas tarefas.

(11)

10

3. Potencial Para Promoção

Considerando o nível de amadurecimento técnico e profissional do funcionário, quando o assunto for uma promoção, você diria que:

Opção Descrição de Situação ou Fato Relacionado ao Desempenho do Funcionário

4

O funcionário está plenamente capacitado a ser promovido para um cargo maior. Isso foi comprovado pelo número de vezes que o funcionário realizou tarefas que exigiam conhecimentos e habilidades acima daquelas exigidas pelo seu cargo. Por exemplo, ele pode ter realizado tarefas importantes, de responsabilidade do seu superior imediato com o mesmo grau de competência. Além dos aspectos técnicos, o funcionário tem perfil para o cargo do seu superior imediato e é reconhecido como o sucessor natural deste.

3

O funcionário precisará de pouco treinamento ou orientação para ser promovido. No período ele realizou algumas das tarefas de responsabilidade de seu superior com grau de competência satisfatório, ou realizou tarefas que exigiam

conhecimentos acima dos exigidos para o seu cargo. O funcionário é

reconhecido como tendo potencial para um dia suceder seu superior imediato ou ocupar um cargo maior em outra área.

2

O funcionário dependerá de treinamento específico para ser promovido. O funcionário ainda não demonstrou estar preparado para tarefas que exijam conhecimentos superiores aos exigidos pelo seu cargo. O funcionário ainda não demonstrou que tem o estilo e o potencial necessário para uma promoção para um cargo maior.

1

O funcionário precisará, além do treinamento específico, de uma preparação especial ou amadurecimento profissional para ser promovido. No momento, não existem elementos que garantam que o funcionário tem potencial para ser promovido para um cargo maior.

(12)

4. Resultados e Contribuição

Analisando contribuição do funcionário para resultados, em termos de quantidade e qualidade, você concluiria que:

Opção Descrição de Situação ou Fato Relacionado ao Desempenho do Funcionário

4

Para conseguir os resultados esperados, o funcionário dependeu essencialmente do seu próprio esforço e competência. A participação de outras pessoas foi apenas subsidiária, dentro dos padrões normais do trabalho em equipe. O funcionário foi facilmente reconhecido como uma das pessoas que fizeram a diferença no grupo. Foi um dos principais destaques na equipe.

3

Para conseguir os resultados esperados, o funcionário em alguns momentos dependeu de uma atenção especial de outras pessoas para ajudá-lo a completar seu trabalho. Foi possível reconhecer o mérito da sua participação no resultado do trabalho, mesmo no contexto de um trabalho de equipe. Em vários momentos sua atuação foi destacada.

2

Para conseguir os resultados esperados, o funcionário dependeu de significativa participação da equipe como um todo. O mérito de sua participação não ficou evidente dentro da equipe. Mesmo sem se destacar, foi importante como membro da equipe.

1

O funcionário não conseguiu apresentar os resultados esperados, mesmo tendo recebido ajuda dos demais membros da equipe. Ou só conseguiu apresentar os resultados esperados com a ajuda de outras pessoas da equipe e constante orientação superior.

(13)

12

5. Solução de Problemas

Analisando a habilidade demonstrada pelo funcionário para entender e solucionar problemas, é certo afirmar que:

Opção Descrição de Situação ou Fato Relacionado ao Desempenho do Funcionário

4

O funcionário conseguiu resolver os problemas mais complexos que surgiram, cuja solução exigiu um grau de raciocínio lógico ou abstrato claramente mais alto do que aquele exigido pelo seu cargo. O raciocínio exercido envolveu alguma criatividade ou uma abordagem original para encontrar a melhor solução para esses problemas. O funcionário soube resolver os problemas mais complexos que surgiram, praticamente sem orientação superior.

3

O funcionário conseguiu resolver os problemas mais complexos que surgiram, descritos no item anterior, com alguma ajuda e orientação do seu superior imediato. O funcionário conseguiu demonstrar habilidades para analisar e encontrar a solução para alguns dos problemas mais complexos, porém a participação do seu superior foi decisiva na escolha das alternativas de solução analisadas.

2

O funcionário conseguiu resolver os problemas de rotina, contando com o apoio do superior quando necessário. Em algumas situações, o funcionário precisou fazer escolhas entre alternativas de solução já conhecidas, mas sem

necessidade de uma reflexão mais profunda. As habilidades de raciocínio demonstradas pelo funcionário são compatíveis com os requisitos do seu cargo, ou seja, são habilidades que constam do perfil do seu cargo.

1

O funcionário soube resolver apenas os problemas de rotina, com precedentes bem conhecidos e contando com o apoio constante do superior imediato. As habilidades demonstradas pelo funcionário não foram suficientes para solucionar os problemas que saíram da estrita rotina do seu cargo. As habilidades de análise e julgamento demonstradas pelo funcionário foram apenas para fazer escolhas óbvias, em situações com precedentes bem conhecidos.

(14)

6. Desenvolvimento Profissional

Em relação aos novos conhecimentos ou habilidades adquiridos pelo funcionário nos últimos 12 meses, pode-se afirmar que:

Opção Descrição de Situação ou Fato Relacionado ao Desempenho do Funcionário

4

Foram decisivos para melhorar a sua competência e desempenho. Os novos conhecimentos e habilidades tiveram reflexos positivos visíveis na qualidade ou resultados do trabalho do funcionário. Os resultados do trabalho do funcionário foram claramente superiores àqueles apresentados antes da aquisição dos novos conhecimentos e habilidades. A diferença de “antes” e “depois”, em termos de desempenho do funcionário, são percebidas mesmo numa análise superficial.

3

Contribuíram para melhorar a competência e desempenho do funcionário. Tiveram alguns reflexos positivos na qualidade ou resultados do trabalho do funcionário. Os resultados do trabalho do funcionário foram ligeiramente

superiores àqueles apresentados antes da aquisição dos novos conhecimentos e habilidades. Para notar a melhora no desempenho do funcionário, é necessária uma análise mais atenta e detalhada do trabalho realizado no período.

Geralmente só o superior do funcionário conseguiria notar essa melhora de desempenho.

2

Contribuíram para melhorar a competência do funcionário, porém não tiveram reflexos significativos na qualidade ou resultados do trabalho do funcionário. O desempenho do funcionário ficou dentro dos padrões já apresentados por ele anteriormente.

1

Praticamente não contribuíram para a qualidade ou resultados do trabalho do funcionário ou para melhorar a competência e desempenho do funcionário. O desempenho do funcionário ficou abaixo do esperado, ou foi minimamente aceitável.

(15)

14

Formulário de Avaliação de Desempenho

Parte II - Verificação da Avaliação

Avaliação de Desempenho

7. Fato Marcante

O objetivo deste item é esclarecer ou fundamentar o processo de raciocínio e análise que o levou às conclusões sobre o desempenho do funcionário mensurado por meio dos fatores de 1 a 6 deste formulário.

Descreva, em cinco linhas, um fato que foi representativo da competência, esforço e interesse do funcionário no período e que influenciaram o seu desempenho.

8. Avaliação Sintética - Consistência e Sintonia Fina da Avaliação

O objetivo deste item da avaliação é dar a você, avaliador, uma pausa para reflexão sobre suas avaliações nos fatores de 1 a 6 deste formulário. É uma espécie de “verificação cruzada”, em que a análise das partes é confrontada com a análise do todo. Se alguma coisa lhe parecer estranha, reflita e revise suas opções para concluir a avaliação.

8.1 - Avaliação Total

Utilizando uma escala de 1 a 4, mostre como você resumiria a avaliação geral do desempenho do funcionário.

Opção Descrição de Situação ou Fato Relacionado ao Desempenho do Funcionário

4

Foi superior: o funcionário superou as melhores expectativas.

3

Foi bom: o funcionário foi um pouco além do que se esperava.

2

Foi regular: o funcionário fez exatamente o que se esperava dele.

(16)

8.2 - Avaliação do Desempenho Relativo - Ordenação Forçada

O objetivo deste item é fazer uma “sintonia fina” nas suas avaliações. Caso você tenha feito avaliações muito parecidas para todos os integrantes da sua equipe, agora é a hora de estabelecer as diferenças de desempenho, por mais sutis que elas sejam.

Relacione os funcionários da sua equipe, ordenando os nomes das pessoas do melhor para o pior desempenho. Por exemplo:

1 - Nome do funcionário com o melhor desempenho

2 - Nome do funcionário com o segundo melhor desempenho, e assim por diante.

Não pode haver “empate” numa determinada posição.

Ordem

Nome do Funcionário

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

(17)

16

Formulário de Avaliação de Desempenho

Parte III - Avaliação da Seção, Departamento ou Área

Com opção de feedback para o gestor

Advertência!

É recomendável fazer essa terceira parte apenas quando o gestor concordar espontaneamente. Caso contrário, estaríamos na mesma situação do feedback programado.

(18)

Avaliação de Desempenho

Esta parte da avaliação deve ser feita por um gerente, coordenador ou supervisor de uma área cliente da área avaliada, se possível, por uma pessoa em cargo do mesmo nível hierárquico que o do avaliado.

Área prestadora do serviço ou informação (área fornecedora)

(nome da área prestadora do serviço ou informação - área avaliada)

Área usuária do serviço ou informação (área cliente)

(nome da área usuária do serviço ou informação - área avaliadora)

Esta avaliação deve ser feita pela área cliente em relação à qualidade, eficiência e eficácia das informações ou serviços prestados pela área fornecedora.

Instrução para o avaliador (diretor, gerente, coordenador ou

supervisor da uma área cliente):

As informações que você vai fornecer a seguir são opinativas, isto é, correspondem ao seu pensamento sobre a área fornecedora. Esta avaliação deve refletir a sua

(19)

18

1. Atendimento e compreensão das necessidades da área cliente. A área

avaliada presta informação ou serviço dentro da especificação solicitada?

Indique na escala abaixo, como você percebe a compreensão da área fornecedora em relação às suas solicitações ou necessidades e como é o atendimento destas.

Na sua opinião, a área fornecedora:

Escala Sua avaliação

4

Sempre demonstrou total compreensão de necessidades, e prestou um serviço ou informação que atendeu plenamente às suas especificações e correspondeu plenamente às suas expectativas.

3

Na maioria das vezes a informação ou serviço prestado demonstrou total compreensão em relação às suas especificações, necessidades e expectativas.

2

Teve alguma dificuldade para compreender suas necessidades. Você precisou gastar mais tempo do que seria necessário, dando as explicações sobre suas especificações e necessidades. Nas raras vezes em que conseguiu prestar um bom serviço ou informação, foi a um custo acima do que seria esperado, em termos de utilização do tempo de outras pessoas ou outros recursos da empresa.

1

Sempre teve dificuldade para compreender suas necessidades. Você precisou gastar muito tempo dando as explicações sobre o que você necessitava. Quando chegou a prestar um serviço aceitável, este teve um custo muito elevado, em termos de utilização do tempo de outras pessoas ou outros recursos da empresa.

(20)

2. Qualidade do atendimento - prazo

Indique até que ponto a área fornecedora presta a informação ou serviço no tempo esperado, para que você possa realizar seu trabalho.

Na sua avaliação, a área fornecedora:

Escala Sua avaliação

4

Sempre entregou o serviço ou informação no tempo estabelecido ou combinado.

3

Na maioria das vezes, entregou o serviço ou informação no tempo estabelecido ou combinado.

2

Em cerca de 50% das oportunidades, entregou o serviço ou informação no tempo estabelecido ou combinado.

1

Raramente entregou o serviço ou informação no tempo estabelecido ou combinado.

(21)

20

3. Comprometimento

Avalie como você percebeu o comprometimento da área fornecedora em atender a suas necessidades. Na sua percepção, a área fornecedora:

Escala Sua avaliação

4

Sempre demonstrou comprometimento em prestar o serviço ou informação que atendesse plenamente às suas necessidades.

3

Na maioria das vezes demonstrou comprometimento pleno em prestar o serviço ou informação que atendesse plenamente às suas necessidades.

2

Demonstrou pouco comprometimento em relação à qualidade ou eficiência na prestação do serviço ou informação.

1

Raramente demonstrou comprometimento em relação à qualidade ou eficiência na prestação do serviço ou informação.

(22)

4. Perfil da área fornecedora - qualificação da equipe

Na sua opinião, qual o grau de preparo técnico e maturidade profissional demonstrados pela equipe da área fornecedora.

Escala Sua avaliação

4

Demonstrou estar bem qualificada e preparada. Precisa apenas se manter atualizada.

3

Demonstrou estar precisando de treinamento em algumas áreas ou disciplinas para reforçar sua competência e melhorar a qualidade dos serviços ou informações prestados.

2

Demonstrou estar precisando de um treinamento especial para suprir algumas deficiências que podem comprometer a qualidade da prestação do serviço ou informação.

1

Demonstrou estar precisando de treinamento em muitas áreas ou disciplinas. Está muito defasada em relação ao conhecimento disponível no mercado.

Referências

Documentos relacionados

Como avalia a sua actual capacidade para o trabalho relativamente às exigências físicas.. Como avalia a sua actual capacidade para o trabalho relativamente às

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Esse trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do processo de filtração, utilizando como adsorventes carvão vegetal de coco de dendê e babaçu para

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

The DCF model using the Free Cash Flow to the Firm (FCFF) method, estimates in the first place the Enterprise Value of the company, that represents the value of all future cash

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

Figure III. 37: Water vapor-liquid interfacial tension.. 38: Ethanol vapor-liquid interfacial tension. Interfacial tension was calculated using these coefficients in

...48 Figura 4.15 Variação da fração solar com o coeficiente de perda efectivo da parede não solar, para a Cavidade I em Aveiro, ao longo de um ano...49 Figura 4.16 Variação