• Nenhum resultado encontrado

Bibliotecas em Rede: Serviços de Documentação do IPL, Biblioteca Municipal de Leiria e Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Leiria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Bibliotecas em Rede: Serviços de Documentação do IPL, Biblioteca Municipal de Leiria e Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Leiria"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

B

B

i

i

b

b

l

l

i

i

o

o

t

t

e

e

c

c

a

a

s

s

e

e

m

m

R

R

e

e

d

d

e

e

:

:

S

S

e

e

r

r

v

v

i

i

ç

ç

o

o

s

s

d

d

e

e

D

D

o

o

c

c

u

u

m

m

e

e

n

n

t

t

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

d

d

o

o

I

I

P

P

L

L

,

,

B

B

i

i

b

b

l

l

i

i

o

o

t

t

e

e

c

c

a

a

M

M

u

u

n

n

i

i

c

c

i

i

p

p

a

a

l

l

d

d

e

e

L

L

e

e

i

i

r

r

i

i

a

a

e

e

R

R

e

e

d

d

e

e

C

C

o

o

n

n

c

c

e

e

l

l

h

h

i

i

a

a

d

d

e

e

B

B

i

i

b

b

l

l

i

i

o

o

t

t

e

e

c

c

a

a

s

s

E

E

s

s

c

c

o

o

l

l

a

a

r

r

e

e

s

s

d

d

e

e

L

L

e

e

i

i

r

r

i

i

a

a

Dulce Correia

Instituto Politécnico de Leiria

dulce.correia@ipleiria.pt

Liliana Gonçalves

Instituto Politécnico de Leiria

liliana.goncalves@ipleiria.pt

Resumo

Desde 2010, os Serviços de Documentação do IPL são parceiros da Biblioteca Municipal de Leiria e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Leiria na organização de dois eventos, a Semana da Leitura de Leiria e o Encontro de Bibliotecas Escolares. As atividades desenvolvidas no âmbito destes dois eventos têm-se alargado gradualmente a outros parceiros como, por exemplo, à comunicação social local, ao Leiria Shopping, à Acilis – Associação Comercial e Industrial de Leiria, as livrarias, entre outros. Esta estratégia de cooperação institucional tem permitido potenciar esforços e recursos com vista a um objetivo comum, alterar a perceção pública sobre cada parceiro envolvido e angariar futuros potenciais utilizadores, para além de contribuir para a aproximação entre as instituições e os seus profissionais.

Palavras-chave: Bibliotecas; Parcerias; Cooperação; Dinâmicas em rede; Semana da leitura de Leiria

Abstract

Since 2010 the Documentation Services of the IPL partnered with the Municipal Library of Leiria and the School Libraries Network of Leiria in the organization of two events, the Reading Week of Leiria and the M eeting of School Libraries. This partnership has been gradually extended to other partners such as the local media,

(2)

the Leiria Shopping, the Acilis - Commercial and Industrial Association of Leiria, bookstores, among others. This strategy has allowed the enhancing of cooperation efforts and resources towards a common goal, the changing of the public perception about each partner involved, as well as raising potential future users, besides contributing to the rapprochement between the institutions and their professionals. Key-words: Libraries; Networking; Co-operation; Partnership; Leiria reading week

Introdução

Em 2010, em resposta ao desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares, através da Coordenadora Interconcelhia, os Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria uniram-se à Biblioteca Municipal e à Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares para organizar a Semana da Leitura de Leiria cujas iniciativas invadiram as escolas mas, também, a própria cidade. Depois dessa experiência bem-sucedida, a parceria entre instituições e profissionais manteve-se viva e estendeu a sua ação a outras dinâmicas locais, designadamente ao Encontro das Bibliotecas Escolares de Leiria.

Centrando-se na organização anual destes dois eventos, a ação tem-se alargado gradualmente a outros parceiros como, por exemplo, à comunicação social local, ao Leiria Shopping, à Acilis – Associação Comercial e Industrial de Leiria, às livrarias, entre outros. Esta estratégia de cooperação institucional abriu caminho para a mudança de paradigma ao nível do trabalho desenvolvido por instituições locais e regionais congéneres, nomeadamente as Bibliotecas existentes no concelho de Leiria.

O presente

Numa altura de fortes constrangimentos orçamentais, de constantes alterações legislativas e de grandes exigências ao nível da administração pública nacional, também aos serviços de Bibliotecas é exigido fazer mais e melhor com os mesmos recursos. De facto, vivemos uma fase histórica que exige de cada um de nós, em particular, e de todos , no geral, nomeadamente dos que prestam serviços públicos, a capacidade de resiliência para lidar com os problemas, superar os obstáculos e resistir à pressão de situações adversas.

Perante esta realidade, aos serviços resta apenas reagir à adversidade, continuando a focar a atenção no utilizador e nas suas necessidades e serem criativos na procura de soluções que permitam agregar valor ao serviço público que prestam. Um dos caminhos passa por investir no melhoramento da eficiência e da eficácia dos serviços que fornecem e explorar novos modelos de sustentabilidade. A abertura das Bibliotecas à comunidade externa, às instituições onde estão inseridas e o estabelecimento de parcerias,

(3)

nomeadamente as locais e regionais, com instituições congéneres ou de outros ramos de atividade complementares é, sem dúvida, uma opção a explorar.

Parcerias

Em sentido lato, as parcerias aliam instituições com interesses comuns que, mediante uma ação conjunta, procuram atingir objetivos idênticos. O seu estabelecimento com instituições públicas e privadas da localidade ou região onde a instituição está inserida acarretará, certamente, vantagens visíveis. A poupança de recursos e esforços para ambas as partes é a mais imediata mas, fruto desse trabalho comum, a obtenção de melhores e mais serviços para a comunidade e, consequentemente, maior impacto e mais visibilidade das instituições envolvidas são outras vantagens a ter em conta.

Portanto, a realização de projetos em parceria é uma oportunidade para alterar ou melhorar a perceção pública sobre cada parceiro envolvido e angariar utilizadores. O usufruto estende-se também aos colaboradores das instituições envolvidas, uma vez que o trabalho em comum favorece a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, estimula a aplicação de boas práticas apreendidas e conduz a uma maior proximidade entre as instituições.

As bibliotecas de Leiria como parceiras

A primeira experiência de cooperação entre os Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, a Biblioteca Municipal de Leiria e a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares correu de forma muito positiva. Embora com um orçamento reduzido, o evento realizou-se com sucesso, uma vez que cada parceiro pôs à disposição do projeto comum o seu know-how e experiência, acrescidos de serviços, recursos humanos e materiais que a respetiva instituição poderia dispensar.

No primeiro ano de organização em parceria, a conceção da imagem do evento coube ao IPL, por se considerar que tinha ao seu serviço designers com muita experiência, situ ação que se tem mantido até hoje. Na verdade, até o próprio designer escolhido tem anualmente manifestado interesse em se manter ao serviço da iniciativa, uma vez que a conceção gráfica dos materiais de divulgação é vista como uma mais-valia essencial para a atração dos vários públicos-alvo e, para além disso, ao fim destes anos de colaboração, sente-se envolvido e comprometido com o projeto.

Os SDIPL ficaram ainda responsáveis pela organização da atividade cultural de abertura do evento e, neste âmbito, foi realizada uma sessão de teatro no castelo de Leiria, pelo Grupo de Teatro Apollo, com o título Leandro, Rei da Helíria. Esta peça teve a particularidade de decorrer em vários espaços do castelo, percorridos pelos atores e pelo público, e de ser traduzida em língua gestual. Durante a semana, os SDIPL colaboraram

(4)

ainda com o banco de contadores de histórias, atividade que teve como objetivo levar sessões de animação do livro e da leitura a escolas e instituições relativamente distantes e que não tinham meios para se deslocarem ao centro das atividades desta iniciativa.

Em 2011, o teatro voltou ao castelo com a peça Na Terra dos Sonhos pelo Grupo de Teatro Apollo, representando a sessão de abertura da Semana da Leitura, e a participação dos SDIPL estendeu-se novamente ao banco de contadores de histórias.

Em Novembro do mesmo ano, os SDIPL foram inseridos na equipa organizadora do IV Encontro de Bibliotecas Escolares de Leiria com o título wwwlerpontoescola, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Leiria. Aos SDIPL coube, nesta primeira edição em conjunto, a elaboração da imagem gráfica desta iniciativa, mas também endereçar alguns convites a profissionais da área das tecnologias aplicadas a Bibliotecas, mediar um dos debates e dinamizar momentos de storytelling, para além de outras tarefas de organização e logísticas partilhadas.

Em 2012, com o regresso da Semana da Leitura em Abril, além da já habitual colaboração com o banco de contadores de histórias, as Histórias de Encantar, pela voz de Cristina Taquelim, da Biblioteca Municipal de Beja, ocuparam o Mercado de Santana. Esta sessão, da responsabilidade dos SDIPL, em conjunto com uma sessão de música organizada pela Biblioteca Municipal de Leiria no mesmo espaço, deram por terminada a edição de 2012.

Em Novembro de mesmo ano, o V Encontro de Bibliotecas Escolares de Leiria decorreu no espaço da Escola Secundária Domingos Sequeira, subordinado à temática da leitura digital, tendo os SDIPL colaborado não só nas tarefas de índole logística, mas também nos momentos de animação, incluindo o storytelling. Foi também neste ano, e fruto da necessidade de depositar os materiais e as conclusões deste encontro, que nasceu o blogue Leiri@tec@.

O nascimento desta plataforma esteve a cargo dos SDIPL. Mais tarde, agregara m-se ao mesmo suporte os conteúdos e informações relativos à Semana da Leitura, sendo atualmente um veículo de divulgação das atividades que se realizam nestes dois momentos, mas também um meio de comunicação digital.

Em 2013, a Semana da Leitura decorreu durante o mês de Março e o teatro Nem

tanto ao mar, nem tanto à terra!, encenado pelo Grupo de Teatro Pirata Automático,

percorreu os corredores do Leiria Shopping, numa verdadeira epopeia em busca de leitores. A atualização diária do blogue Leiria@tec@, com as várias e vastas atividades que aconteceram a nível concelhio, esteve sob a responsabilidade dos SDIPL.

A Semana da Leitura de 2013 teve uma grande projeção na cidade, situação que só foi possível porque, por iniciativa do grupo de parceiros, foi deci dido envolver o Leiria

(5)

Shopping e toda a comunicação social local, para além das livrarias locais e da ACILIS - Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós.

Conclusão

Numa altura de fortes constrangimentos orçamentais, na qual é exi gido aos serviços públicos, nomeadamente aos serviços de Biblioteca, a procura e proposta de soluções que os tornem sustentáveis e lhes permitam agregar valor ao serviço que prestam, o estabelecimento de parcerias com instituições congéneres ou complementares, locais ou regionais, é um dos caminhos a apostar.

Foi esse caminho que os SDIPL, a Biblioteca Municipal e a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Leiria decidiram percorrer, com resultados muito positivos para todos. No seio do grupo de parceiros existe a forte convicção de que as instituições envolvidas se fortalecem com esta parceria, trilhando um caminho conjunto de afirmação positiva no cumprimento da respetiva missão, rentabilizando recursos e esforços e alargando fortemente o público-alvo a atingir.

Referências bibliográficas

SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA – Portal dos Serviços

de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria [Em linha]. Leiria: Serviços de

Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, actul. 2013. [Consult. 13 Jun. 2013]. Disponível na Internet :<URL: http://www.sdoc.ipleiria.pt/>.

THE PUBLIC SECTOR RESEARCH INSTITUTE (2007) - O futuro da prestação de serviços

públicos [Em linha]. S. Paulo: PricewaterhouseCoopers. [Consult. 13 Jun. 2013].

Disponível na Internet :<URL:

http://www.pwc.com/en_GX/gx/psrc/pdf/the_road_ahead_for_public_service_deliver y_brazil.pdf>.

Referências

Documentos relacionados

Poderá o azote ser absorvido, aprehendi- do directamente pelas vegetaes ? E' uma ques- tão que segundo creio está hoje resolvida af- íirmamente como veremos. Da exposição al- guma

No caso dos idosos o próprio Ministério da Saúde reforça a ideia quando diz ser imprescindível que os profissionais de saúde da Atenção Básica utilizem

A fase de registo de propriedades que é onde os jogadores têm de fazer as medições da suscetibilidade do terreno, e a fase de planeamento, onde o objetivo é planear quais as

Amorim-Silva e Antunes-Rocha (2017), Duarte (2017) e Barcelos (2017) discutem as representações acerca da educação nas prisões por parte dos educadores e nos indicam a necessidade

Quando os clientes de mineração da Caterpillar pediram melhor visibilidade em caminhões grandes, os especialistas da Caterpillar Electronics and Electrical Systems trabalharam

Seus objetivos foram: identificar eventos metacognitivos nas mensagens dos membros da comunidade virtual e caracterizar tais eventos em relação ao tipo apresentado (Pessoa,

Atestar uma fatura, como todo ato administrativo, faz atrair a responsabilidade pela regularidade e fidelidade das declarações e coloca o agente que o

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemio- lógicos do Ministério da Saúde e recomen- dações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Contro-