• Nenhum resultado encontrado

Apresentação - volume 7, número 1 (2013)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação - volume 7, número 1 (2013)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

I

I

n

n

t

t

e

e

r

r

f

f

a

a

c

c

e

e

s

s

e

e

m

m

D

D

e

e

s

s

e

e

n

n

v

v

o

o

l

l

v

v

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

,

,

A

A

g

g

r

r

i

i

c

c

u

u

l

l

t

t

u

u

r

r

a

a

e

e

S

S

o

o

c

c

i

i

e

e

d

d

a

a

d

d

e

e

(2)

Revista IDEAS - Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

A Revista de estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, é uma publicação coordenada e editada pelos alunos do Programa de Pós-Graduação de Ciências Soci-ais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS

Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - DDAS Programa Pós-Graduação de Ciências Sociais em

Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – CPDA Reitora: Ana Maria Dantas Soares

Vice-Reitor: Eduardo Mendes Callado

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação: Roberto Carlos Costa Lelis Diretor do ICHS: Ricardo de Oliveira

Chefe do DDAS: Andrey Cordeiro Ferreira Coordenador do CPDA: Renato Jamil Maluff. Editores:

Bruno de Almeida Gambert Fabricio Teló

Rômulo Castro Comissão Editorial:

Ailton Fernandes da Rosa Junior Aline Borghoff Maia

Ariane Brugnara

Diana Marcela Bautista Osorio Maria Luiza Duarte Barbosa Mirna Silva Oliveira

Conselho Editorial:

Alfredo Kingo Oyama Homma (Embrapa/PA) Ana Maria Motta Ribeiro (UFF)

Andréa Luisa Moukhaiber Zhouri (UFMG) César Augusto Da Ros (UFRRJ)

Flavio Sacco dos Anjos (UFPEL) Guilherme Costa Delgado (IPEA) Jalcione Pereira de Almeida (UFRGS) José Manuel Carvalho Marta (UFMT) John Wilkinson (UFRRJ)

Leonilde Servolo de Medeiros (UFRRJ) Luís Carlos Mior (EPAGRI-SC) Marcel Bursztyn (UNB) Marcelo Miná Dias (UFV)

Maria Emília Lisboa Pacheco (FASE) Maria José Teixeira Carneiro (UFRRJ) Maria Verônica Secreto (UFF)

Marilda Aparecida de Menezes (UFCG) Moacir Gracindo Soares Palmeira (UFRJ) Paulo Roberto Raposo Alentejano (UERJ) Sérgio Pereira Leite (UFRRJ)

Vera Lucia Silveira Botta Ferrante (UNIARA) Colaboraram nessa edição:

Ana Dominguez (UDELAR-Uruguai) Canrobert Penn Lopes Costa Neto (UFRRJ) Carlos Leandro Esteves (UFPA)

(3)

Claudio Marques Ribeiro (UFRGS) Flaviane de Carvalho Canavesi (UFRJ) Franscisco Roberto Caporal (UFRPE) Josué da Costa Silva (UNIR)

Liliane da Costa Freitag (UNICENTRO) Luiz Antônio Mafra (Unifal)

Luiz Carlos Mior (EPAGRI)

Luiz Ernesto Brambatti (UFPR-Litoral) Marcio Antônio Both da Silva (UNIOESTE) Marco Antônio Verardi Fialho (UFSM)

Norma Kiyota (Instituto Agronômico do Paraná) Octávio Costa de Oliveira (IBGE)

Raquel Lunardi (IFF/São Borja/RS) Ricardo Rezende Figueira (UFRJ) Robert Macedo (UFRRJ)

Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol (UNESP/Presidente Prudente) Vitale Joanoni Neto (UFMT)

Revisão:

Isabel Newlands. Contato:

Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Av. Presidente Vargas, 417, 6° andar Centro – 20071-003 Rio de Janeiro, RJ Tel./fax: (21) 22 24 85 77

revistaideas@gmail.com www.ufrrj.br/cpda/ideas

(4)

Sumário

Apresentação...5

TRANSFORMAÇÕES NOS TERRITÓRIOS DE PRODUÇÃO BOVINA PELO DESENVOLVIMENTO DO SETOR AGROPECUÁRIO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E URUGUAI

Livio Claudino, Maëlle Gédouin, René Poccad-Chapuis, Laura Ferreira Darnet, Paulo Waquil e Jean François Tourrand………..8

A ELEIÇÃO DE “HERÓIS” PIONEIROS NA REVOLTA DOS POSSEIROS DE 1957 NO SUDOESTE DO PARANÁ

Ronaldo Zatta e Leomar Rippel...42

VIOLÊNCIA E ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA NOS CANAVIAIS GOIANOS

Glauber Lopes Xavier...67

A DIVERSIDADE DO ESTILO DE AGRICULTURA FAMILIAR ECOLÓGICA EM CANGUÇU/RS E OS MOMENTOS DA TRANSIÇÃO PARA A AGRICULTURA ECOLÓGICA

Joana Cicconeto e Roberto Verdum...107

A DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA ADOTADA PELOS PRODUTORES FAMILIARES DAS UNIDADES DE PRODUÇÃO DO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO AO LONGO DO TEMPO – UMA ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE

Luiz Fernando Fritz Filho, Lovois de Andrade Miguel e Karen Beltrame Becker Fritz...136

ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DAS PASTAGENS CULTIVADAS NO BIOMA CERRADO ENTRE 1970 E 2006

Elaine Barbosa da Silva, Laerte Guimarães Ferreira Júnior, Antonio Fernandes dos Anjos e Fausto Miziara...174

(5)

Apresentação

É com muita satisfação que lançamos a edição de número 1, volume 7 da Revista IDeAS – Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, uma publicação semestral dos estudantes do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universi-dade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRRJ). Damos continuiUniversi-dade à proposta interdisciplinar da revista, ao divulgarmos estudos das diversos campos científicos sobre o mundo rural. Nesta edição, especificamente, cons-tam trabalhos historiográficos, agronômicos, econômicos, sociológicos e geo-gráficos, todos balizados pelo escopo editorial da revista.

A edição inicia com o estudo intitulado “Transformações nos territórios de produção bovina pelo desenvolvimento do setor agropecuário: estudo compa-rativo entre Brasil e Uruguai”, cujos autores são: Livio Claudino, Maëlle Gédouin, René Poccad-Chapuis, Laura Ferreira Darnet, Paulo Waquil e Je-an FrJe-ançois TourrJe-and. O artigo divide-se em dois estudos de caso que en-globam a comparação das modificações dos sistemas produtivos entre duas cidades. O clima e a vegetação das cidades comparadas são claramente dis-tintos, o município de São Félix do Xingu, da Amazônia brasileira, contrasta com Tacuarembó, nos pampas uruguaios. Estes contrastam em área, popu-lação, produção, clima e vegetação. Entretanto há um processo em comum destacado pelos autores, e desenvolvido em época recente, como a retirada da vegetação originária (florestas, pampas), aumento no valor da terra, e a imersão em sistemas produtivos vinculados produção de commodities desti-nadas a mercados internacionais. Trata-se de um estimulante exercício comparativo.

O segundo artigo da edição contempla o tema que envolve memória e histó-ria. Ronaldo Zatta e Leomar Rippel, em “A eleição de heróis pioneiros na re-volta dos posseiros de 1957 no sudoeste do Paraná”, relatam, de forma críti-ca, a construção da memória coletiva referente ao conflito agrário entre co-lonos (posseiros) e jagunços (milícia de companhias comerciais). Os autores demonstram contradições entre a pesquisa histórica de sua autoria e a tra-dição dos poderes locais, instituídos no município de Francisco Beltrão PR, em construir a memória de heróis pioneiros convenientes aos seus interesses de grupo. Segundo os autores, “as lutas pelas representações do passado, são movidas pelos interesses do presente e do futuro, e são tão importantes quanto as lutas econômicas”. Os autores fazem abundante uso de fotografias de época, não como ilustração, mas no exercício de sustentar suas afirma-ções, permitindo, muitas vezes, contrapor os mitos cultivados na sociedade com as conclusões advindas de sua investigação. O artigo busca romper o

(6)

silêncio oficial a respeito dos interesses, sociais e de classe, pertinentes aos personagens institucionalizados como heróis da revolta de 1957.

No artigo intitulado “Violência e Escravidão Contemporânea nos Canaviais Goianos”, Glauber Lopes Xavier chama atenção para a permanência de rela-ções de trabalho arcaicas que, em meio a um contexto de intensos avanços tecnológicos, constituem uma situação paradoxal a que José de Souza Mar-tins denominou de modernidade anômala. Partindo de um estudo empírico acerca das relações de trabalho no complexo sucroalcooleiro no estado de Goiás, o autor demonstra como a inserção nos mercados internacionais in-terfere no estabelecimento deste tipo de relação entre patrões e empregados e de que forma a tão disseminada ideologia do progresso é utilizada como justificativa para este tipo de situação.

Joana Cicconeto e Roberto Verdum, no artigo intitulado “A diversidade do estilo de agricultura familiar ecológica em Canguçu/RS e os momentos da transição para a agricultura ecológica”, discutem o surgimento de diferentes estilos de agricultura no referido município, dando ênfase para os atores so-ciais que promoveram a transição do modelo convencional de agricultura para modelos alternativos (tais como instituições religiosas e movimentos sociais) e quais são os rumos e desdobramentos desse “novo” estilo de agri-cultura, o que constituiria, segundo os autores, “um processo incompleto de modernização”.

O texto de Luiz Fernando Fritz Filho, Lovois de Andrade Miguel e Karen Beltrame Becker Fritz, intitulado “A Diversificação Produtiva Adotada pelos Produtores Familiares das Unidades de Produção do Município de Passo Fundo ao Longo do Tempo – Uma Estratégia de Sustentabilidade”, analisa as transformações na produção agropecuária, a partir do processo de moder-nização da agricultura. Para isso os autores reconstituem as trajetórias nas unidades de produção agrícola do Município de Passo Fundo no Estado do Rio Grande do Sul. Assim, discutem as modificações nas estratégias de re-produção social e as novas inserções dos produtores em novos mercados a partir da reconstituição histórica dos sistemas de produção na região e da caracterização atual das unidades produtivas, destacando a diversidade das estratégias dos produtores, dentre as quais se destaca a diversificação da produção agrícola familiar.

Encerramos a nossa publicação com o artigo de Elaine Barbosa da Silva, La-erte Guimarães Ferreira Júnior, Antonio Fernandes dos Anjos e Fausto Mi-ziara, intitulado “Análise da Distribuição Espaço-temporal das Pastagens Cultivadas no Bioma Cerrado entre 1970 e 2006”, que debate a expansão das pastagens cultivadas e da pecuária no Cerrado. Os autores realizaram uma reconstituição histórica da ocupação da região a partir de estudos

(7)

his-tóricos, censos agropecuários do IBGE e de dados de sensoriamento remoto. O estudo destaca a expansão da pecuária e das pastagens cultivadas a partir do incentivo estatal, do baixo preço das terras, da implantação de infraestru-tura viária e do crescimento do mercado da carne bovina, primeiro interno e posteriormente externo. Por sua vez, demonstram como essa expansão e modernização, que transformou o país no maior produtor comercial de bovi-nos e no quarto país do mundo em área de pastagem, modificou o padrão técnico de produção, fazendo com que a pequena produção familiar e a gran-de produção rudimentar gran-de bovinos cegran-dessem lugar à produção gran-de alto pa-drão técnico voltada para o mercado interno e, mais recentemente, para a exportação.

Queremos agradecer aos autores e às autoras que escolheram a Revista co-mo meio de circulação de suas pesquisas e reflexões. Agradececo-mos também aos professores e professoras e funcionários e funcionárias do CPDA/UFRRJ que têm apoiado o trabalho da Revista IDeAS, especialmente à coordenação do programa nas pessoas dos professores Renato Maluff e Claudia Schmitt. Enfatizamos nossa gratidão a todos(as) os(as) pareceristas, responsáveis por avaliar os artigos e que tem contribuído para melhorar cada vez mais a qua-lidade da revista e fazemos uma homenagem especial ao professor José An-tônio Costabeber, falecido no último dia 28 de julho. Por diversas vezes, atu-ou como parecerista de artigos para a nossa revista. Com uma longa trajetó-ria de trabalho, o professor Costabeber atuou durante muitos anos na Ema-ter-RS e como professor na UFSM. Desenvolveu importantes pesquisas e trabalhos no campo da agroecologia e da extensão rural e foi uma das lide-ranças que ajudaram a fundar a Associação Brasileira de Agroecologia, da qual ocupava o cargo de presidente na gestão 2012/2013. Fica registrada a homenagem da Revista IDeAS a este importante intelectual do meio rural brasileiro.

Encerramos a apresentação desta primeira edição de 2013 tendo a alegria de informar que estamos preparando para o mês de outubro deste ano uma edi-ção especial sobre os impactos e os conflitos dos grandes empreendimentos no Brasil. É uma temática que converge com os debates que serão feitos du-rante a Semana Acadêmica do CPDA, que será realizada nos dias 3 e 4 de setembro e cujo tema é "Projetos políticos de desenvolvimento rural e o pa-pel do Brasil no contexto internacional: que desenvolvimento é esse?" Con-vidamos desde já os leitores e as leitoras a participarem.

Desejamos a todos e todas uma ótima leitura.

Referências

Documentos relacionados

De modo a criar os parâmetros de simulação mais próximos das condições de serviço, foram impostas várias fixações, esquematizadas na Figura 12, para melhor

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Contagem de bactérias lácticas e probióticas em diferentes formulações de leites fermentados contendo ou não probióticos, após o processamento e durante a

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Il a les identifications, par sentiment inconscient de culpabilité, au parent «perdant»,, avec le désir de réparation qui peut entraîner tel enfant à désirer

Manejo da doença e seu tratamento The management of food cravings and thirst in hemodialysis patients: A qualitative study 14 Singapura 2016 Entrevista semi-estruturada

In magenta we have the solar case (Model D), as expected for Models B and C, we have an excess of free electrons due to the high metallicity that they present, on the other hand, it